Os Deuses Que Derrubamos: Os Bans de SS Godly Gift

Por UT. Traduzido por Frixel. Publicado em: 30/08/2022.
« Artigo Anterior Próximo Artigo »
SS Godly Gifts bans art

Arte por Daylight.

Introdução

Godly Gift é um Other Metagame onde é possível adicionar um Pokémon Uber a uma equipe OU outrora legal, sendo que o Uber doa os seus stats ao resto da equipe (aqui está uma boa introdução caso queira aprender mais). Mesmo com os Pokémon Uber reinando, alguns Pokémon são demasiado fortes e precisam ser banidos, tanto os deuses como aqueles que recebem o boost. Sword e Shield trouxe grandes mudanças ao metagame, pois Godly Gift já foi visto como um meta paralela, mas agora faz parte do Circuito de Torneios de OM e recebeu muita mais atenção, desenvolvimento e criação de recursos do que nunca. Dado o aumento de popularidade, decidimos contar a história de Godly Gift de Sword e Shield através dos seus banimentos e os impactos deles no metagame. Afinal, até os deuses sangram...


Pré História: As Pokémon Que Nunca Viram O Nascer Do Sol

Blissey Chansey

Para começar a Geração 8, Godly Gift não tinha uma ladder permanente, e como outras OM paralelas, só estava elegível para ser escolhida como ladder do mês a cada seis meses. Assim sendo, a tier teve pouco balanceamento, e o pouco que ocorreu limitou-se a abilities que outrora seriam muito opressivas, como Shadow Tag e Huge Power. No entanto, duas Pokémon foram banidas mesmo antes de serem lançadas na DLC: as blobs. Godly Gift já existia na Geração 7 e só três Pokémon foram banidos na sua totalidade: Blissey, Chansey e Mega Sableye. Não é difícil de ver o porquê, mas caso esteja com dificuldades, deixe-me mostrar este cálculo de Chansey recebendo 120 de base Defense de Giratina:

252+ Atk Guts Conkeldurr Close Combat vs. 248 HP / 252+ Def Eviolite Chansey (120 Def): 288-342 (40.9 - 48.6%) -- 3HKO garantido.

É desnecessário dizer que Blissey e Chansey seriam presenças claramente prejudiciais ao metagame e foram banidas antes de ver a luz do dia.


História Inicial: Pokémon Banidos Antes da Spotlight League

Como Godly gift só podia ter ladder a cada seis meses, mesmo que ganhasse a votação para a Other Meta of the Month (OMotM) ou fosse selecionada como Leader's Choice pelos lideres das OM, tinha sempre um número muito limitado de jogos e era pouquíssima explorada. Desde o seu estabelecimento em janeiro de 2020 até agosto, a única ação tomada na tier foram os quickbans de Blissey e Chansey previamente ditos quando foram introduzidas com o DLC The Isle of Armor.

Toxapex

Finalmente, em agosto de 2020, Godly Gift ganhou pela primeira vez a votação para OMotM e recebeu uma ladder. E havia um ouriço-do-mar feio em qualquer lado que olhasse: Toxapex. Já bastante irritante no jogo normal com Regenerator, Recover, Haze e imunidade a Poison, Godly Gift o impulsionou, substituindo os seus 50 de base HP por até 150 no caso de Giratina. Quase todos os deuses têm pelo menos 100 de base HP, o que significava que mesmo equipes mais ofensivas podiam usar esta monstruosidade imortal e fazer wall à maioria dos atacantes com facilidade. Você já tentou nocautear algo com bulk 150/152/142 , Recover e Haze? Eu já. Não, não é divertido. Toxapex recebeu um quickban no início do mês, mas foi a única ação relacionada a tier que o metagame viu naquele mês.

Melmetal Calyrex-S

Godly Gift adormeceu até abril de 2021, quando recebeu a segunda OMotM ladder, e desta vez o council foi muito mais proativo nas ações de tier. Antes da ladder ser aberta ao público, o council anunciou os quickbans de Melmetal e Calyrex-S. Melmetal é um dos titãs de SS OU graças ao seu incrível bulk e absurdamente poderoso Double Iron Bash. Quando pode ter mais de 130 de base Speed e os 51% de chance de flinch são muito mais relevantes? Qualquer time sem um Pokémon bulky resistente a Steel era imediatamente varrido e mesmo equipes com um estavam à mercê da chance de flinch. Mesmo que conseguisse aguentar os seus ataques, nocauteá-lo de volta não era propriamente fácil.

Calyrex-S foi o primeiro deus banido da geração e não é difícil perceber o porquê. Ele terroriza Ubers, já que seu único check semi-consistente é Yveltal, que não pode ser usado em qualquer time em Godly Gift. Na eventualidade de Calyrex-S não ganhar a batalha sozinho, os seus ridículos 165 de base Special Attack e 150 de base Speed passados aos seus companheiros eram usados para acabar o serviço. Fazer wall a Calyrex-S e aos seus dois recebedores ofensivos (especialmente sem Blissey para fazer check ao recebedor de Special Attack) era uma tarefa quase impossível.

Zacian-C

Com a saída de Calyrex-S, outro deus rapidamente entrou em destaque: Zacian-C. Apesar de ser mais fácil de fazer wall do que Calyrex-S (Quagsire doado com Defense pode pará-lo, assim como HP Skarmory pode abrandá-lo), é bastante difícil fazer check a ele. Zacian-C também doa os seus stats incríveis, incluindo um fantástico 138 de Speed, um bom 130 de ataque e sólidos stats defensivos em 92/115/115 (uma vez que Zacian-C é, tecnicamente, uma transformação de batalha, doa os stats base de Zacian). Esta distribuição encaixa num maior número de equipes e não só aquelas do tipo "matar ou morrer" centradas em 3 Pokémon ofensivos suportadas por Calyrex-S. Era difícil justificar a escolha de outro deus que não Zacian-C, que para além de ser um terror por si só, doava grandes stats ofensivos e defensivos e não tinha nenhum matchup ruim. Uma semana depois recebeu um quickban.

Zacian Kyogre

Mas o council ainda não estava satisfeito; e a três semanas do fim do mês decidiu realizar o primeiro suspect test da tier! Eles miraram em dois deuses: Zacian e Kyogre. Zacian doava os mesmos stats que Zacian-C, apenas não tinha Behemoth Blade, mas em compensação podia usar Choice Scarf ou Choice Band. Por outro lado, Kyogre sempre foi uma ameaça controversa em Godly Gift. Os stats que doava eram decididamente medíocres, claro; ele tem um incrível 150 de base Special Attack, mas outros deuses também, e 140 de base Special Defense pode ser difícil de aproveitar. Todo o resto é de 100 ou abaixo. Contudo, Kyogre era o próprio titã. Sem as blobs cor-de-rosa e sem Eternatus na maior parte das equipes, Kyogre partia times ao meio com Water Spout reforçado por Choice Specs ou ultrapassava as equipes mais ofensivas com Choice Scarf. Em última instância, os votantes do suspect test obteram maioria por pouco para banir Zacian e pouparam Kyogre. Após um mês bastante ativo, a ladder terminou e Godly Gift voltou a adormecer novamente...


À Vista de Tudo e Todos: Godly Gift Ganha Terreno

Spotlight League foi um torneio em equipe que visava aumentar a visibilidade de OMs que não tinham ladders permanentes e dar a jogadores que não estavam ao nível da OMPL uma oportunidade de jogar um torneio em equipe grande. Godly Gift foi selecionado como um de seis metagames, recebendo pela primeira vez algum tipo de reconhecimento em torneios. Para melhorar, também foi selecionada como a OMotM via Leader's Choice para setembro, ganhando uma ladder e visibilidade em torneios ao mesmo tempo!

Alolan Marowak

O council não perdeu tempo em realizar o segundo suspect test, desta vez para um receptor: Alolan Marowak. Com Thick Club, Jolly Alolan Marowak atingia 518 de Attack e possuía poderosos moves STAB em Flare Blitz (que não tem recoil graças a Rock Head) e Poltergeist. A sua maior limitação no jogo padrão é, de longe, o seu mero 45 de base Speed, o que é facilmente corrigido em Godly Gift. Além disso, foi o motor de equipes de Trick Room, que eram bem mais poderosas na época já que conseguia atingir bem mais de 900 de Attack com uma doação e tornar-se imparável. Apesar de o council ter seguido via suspect test, o resultado esteve sempre à vista e Alolan Marowak foi banido.

Pikachu Hawlucha

Foi a Spotlight League que deu a Godly Gift o espaço que precisava para crescer, proporcionando jogos de alto nível semanalmente. Estas batalhas permitiram ao council concentrar-se em outros aspetos problemáticos. Um dos principais alvos foi Pikachu (não, é serio, para de rir). Graças a Light Ball, também era capaz de aproveitar as doações para atingir mais de 900 de Attack. Além disso, Fake Out + Extreme Speed compensava a seu Speed tier mediana, permitindo que desse revenge kill em quase qualquer ameaça ofensiva. Mesmo Ghost-types tinham medo de fazer switch devido a Knock Off, para não falar em Volt Tackle que removia algo instantaneamente.

Outra ameaça centralizadora na Spotlight League foi Hawlucha. A história repete-se e, assim sendo, moves STAB com alto Base Power são extremamente fortes em Godly Gift e Hawlucha tem acesso a dois: Close Combat e Acrobatics. Adicionalmente, com um Terrain Seed e Unburden, Adamant Hawlucha era capaz de ultrapassar todo o metagame após entrar em campo. Sua combinação de Speed e poder eram sufocantes e a sua utilização foi elevada na Spotlight League devido a ser uma das condições de vitória mais consistentes. Vários jogos resumiram-se inclusivamente a qual dos Hawlucha vencia a Speed tie. Perto do final da temporada regular, o council anunciou que tanto Hawlucha como Pikachu foram banidos.

Xerneas Dragapult

Mas espere, há mais! Dois outros elementos que geravam controvérsia na Spotlight League eram Dragapult e Xerneas. Dragapult tinha uma excelente Speed tier e boas opções de coverage , incluindo o cobiçado Shadow Ball STAB sem nenhuma Blissey para pará-lo. Com U-turn possibilitando pivot contra seus poucos checks, Choice Specs Dragapult era uma ameaça, pois conseguia sobrecarregar muitas equipes ao disparar Shadow Ball atrás de Shadow Ball, com um ocasional Draco Meteor para manter eles humildes. Xerneas, assim como Hawlucha, tornou-se um temido sweeper. Após o boost de Geomancy, era praticamente impossível fazer revenge kill sem prioridade e, mesmo assim, Xerneas tinha o bulk para sobreviver à maioria dos ataques com prioridade. Sendo os seus melhores checks Pokémon como Necrozma-DM e Ho-Oh, restritos a ocuparem o cargo de Uber, era muito difícil lidar consistentemente com Xerneas, para não mencionar a sua excelente doação de stats ao resto da equipe. Pouco tempo depois do término da Spotlight League, Dragapult e Xerneas foram removidos do metagame.

A Spotlight League foi uma boa demonstração de Godly Gift, com toda a atenção e mudanças que recebeu, o futuro era otimista. Contudo, nem mesmo os fãs mais esperançosos percebiam o quão longo era o caminho....


História Moderna: Ladder Permanente e Circuito de Torneios

Com a ladder removida e o fim do torneio, Godly Gift parecia destinado a voltar para as sombras até que, no dia 14 de dezembro de 2021, o seu futuro foi permanente alterado. A liderança das OM anunciou que Godly Gift seria adicionado aos torneios de equipe, o que significaria que seria incluindo na OMPL e na WCoOM, dois dos maiores torneios de equipes de OM! Adicionalmente, recebeu uma ladder permanente e os seus próprios torneios Open e Seasonal também! Da noite para o dia, Godly Gift ascendeu às grandes ligas.

Mantine

Agora que a ladder operava, havia um grande problema: não parava de chover. Equipes de rain dominavam a ladder, liderados pelo poderoso Mantine (mais uma vez, não, não é uma piada). Hurricane + Hydro Pump STAB tinham poucas switch-ins, especialmente quando Mantine tinha até 170 de base Special Attack, Choice Specs e Swift Swim. Equipes de rain usavam deuses com elevado Attack e Special Attack como Yveltal ou Kyurem-W, usuários de Swift Swim em ambos os compartimentos ofensivos e um poderoso wallbreaker como Crawdaunt (que será mais discutido posteriormente) em Speed. Adicione Pelipper para invocar rain e algo como Ferrothorn para fingir ter um core defensiva e terá seu time de rain mais comum.

O council de Godly Gift, em primeira instância, tomou decisões apenas contra Mantine. Banir uma ability numa OM que não é baseada em abilities seria um grande problema e queria analisar o seguinte: seria Mantine o problema ou seria Swift Swim como um todo? Outros utilizadores de Swift Swim tinham a mesma Speed e potência; contudo, uma coverage mais reduzida. Com o Godly Gift Open, o council queria agilizar o processo e decidiu dar quickban em Mantine.

Apesar de tudo, rain era demasiado opressor mesmo sem Mantine e, uma semana depois, o council anunciou o ban de Swift Swim e o unban de Mantine. Oops.

Eternatus

A outra história dominante do Godly Gift Open foi a centralização de Eternatus. Por si só, Eternatus tinha muito a oferecer: tinha uma Speed e poder insanos, com coverage quase perfeita entre seus moves STAB e Flamethrower. Adicionalmente, Recover lhe permitia utilizar Life Orb sem se desgastar permanentemente e tinha o bulk para sair por cima contra quase tudo. Foi um deus incrível com HP, Special Attack e Speed de primeira, permitindo que apoiasse tanto offense como balance. O seu stat de Attack era o único defeito a apontar; contudo, ele poderia simplesmente se encaixar no mesmo. Uma vez que banir deuses não é tarefa fácil em Godly Gift, o council levou avante o terceiro suspect test, do qual resultou a decisão unânime de banir Eternatus. Parece que todos concordamos por uma vez.

Crawdaunt

Com o metagame a moldar-se após a ban de Eternatus, uma nova potência surgiu: uma lagosta ou, por outras palavras, Crawdaunt. Com uma doação de Speed, Adaptability e fantásticos moves STAB como Crabhammer e Knock Off, era uma força a ser reconhecida. Os seus checks consistentes eram reduzidos e muitos não tinham recovery confiável, como Tapu Fini, recebendo um quickban não muito depois.

Nidoking Nidoqueen

Enquanto que Crawdaunt foi o último receptor de Speed que tinha uma excelente ability para ganhar uma vantagem, dois receptores de Special Attack destacavam-se graças à sua ability e vasta coverage: Nidoking e Nidoqueen. Graças a Sheer Force e Life Orb livre de recoil, fortes moves STAB em Earth Power e Sludge Wave, quase perfeitas opções de coverage como Flamethrower, Ice Beam e Thunderbolt, fazer switch neles era quase impossível. Estes punham demasiada pressão em qualquer switch-in defensiva não apelidada Gastrodon defensivo special e, mesmo assim, eles tinham Speed suficiente para pressionar qualquer wall que não tivesse investimento sério em Speed. O council decidiu levar avante um suspect test que resultou num ban decisivo do rápido Nidoking e um mais acirrado da robusta Nidoqueen.


História Futura: O que mais pode ser banido?

Godly Gift teve uma exibição impressionante nos seus primeiros torneios. O metagame tem sido diversificado e variado, com vários arquétipos e estilos a demonstrarem serem viáveis. Dito isso, o metagame ainda é jovem e em constante mudança, pelo que algumas ameaças possam vir a ser sujeitas a ações no futuro.

Kyogre Tapu Koko Galarian Moltres

Kyogre já sobreviveu a um suspect test, mas é um bom candidato para ser retestado. Eternatus, um dos seus melhores checks, foi banido e continua a ser extremamente difícil de lidar defensivamente. Mesmo sendo um doador pobre, será que isso importa quando Choice Specs Water spout simplesmente deleta a sua special wall? Da mesma forma, hyper offense é um estilo de jogo poderoso que pode usar até 3 recebedores sobrecarregados mais um Uber para explodir núcleos defensivos. Se fala em banir Light Clay, já que dual screens é a forma mais comum de hyper offense, ou Galarian Moltres, que talvez seja o sweeper mais aterrorizante da tier. Só o tempo dirá se se mostram dignos de serem banidos já que o Godly Gift Seasonal e a World Cup of Other Metagames estão a decorrer.

Quer fazer parte da história de Godly Gift? Confira os nossos recursos, faça perguntas na Sala OM no Showdown, e jogue algumas partidas na ladder. Há sempre mais alguns deuses a serem abatidos....

HTML por Ryota Mitarai.
« Artigo Anterior Próximo Artigo »