Top 10 Titãs da Oitava Geração de Balanced Hackmons

Feito por in the hills. Traduzido por Frixel. Publicado em: 22/10/2022.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Art by Zephyri

Arte por Zephyri.

Introdução

A oitava geração tem sido uma experiência nunca antes vista. Vimos Pokémon serem retirados, DLCs fazerem mudanças drásticas na Pokédex no meio da geração e sua principal mecânica, Dynamax, ser banida. Ao longo de todos estes eventos sem precedentes, muitos Pokémon ascenderam e caíram, enquanto outros permaneceram fortes ao longo de toda a geração. As DLCs adicionaram outro nível de complexidade, abalando os metagames múltiplas vezes com a adição de novas ameaças. Todos estes fatores devem ser ponderados ao avaliar o impacto que cada Pokémon teve nesta geração e, consequentemente, quais os dez Pokémon constituem os titãs desta geração. Nesta série com cinco capítulos, vamos ordenar o Top 10 Titãs desta geração para cada Other Metagame (OM). Cada titã foi nomeado e votado aqui no fórum dos Other Megames, com apenas dez Pokémon a chegar ao pódio.

Other Metagames é um grupo de formatos que não fazem parte do tiering oficial da Smogon. Estes formatos envolvem uma única mudança, como Almost Any Ability permitindo que o Pokémon escolha a sua ability ou NFE restringindo o conjunto de Pokémon disponíveis. As principais OMs que são descritas nesta série são Balanced Hackmons, Almost Any Ability, Mix and Mega, NFE e STABmons, todas com ladder permanente e que foram presentes no Circuito de OM durante toda a geração.

O primeiro metagame desta série é Balanced Hackmons, a OM mais popular. Balanced Hackmons permite que você use qualquer Pokémon com qualquer ability e moves, exceto alguns banidos (daí a parte "balanced"). Balanced Hackmons é único pois pode usar formas alternativas como Galarian Darmanitan-Z e Zamazenta-C sem ter a ability ou item que outrora seria necessário, permitindo que estes sejam utilizados de uma maneira totalmente nova. Tornar-se um titã em BH não é tarefa fácil, já que a maioria dos Pokémon comum são lendários de capa ou igualmente fortes. Para se destacar entre estes gigantes, é preciso ser o melhor dos melhores nas funções de ataque, defesa ou suporte. Vamos ver quais Pokémon estiveram nos holofotes.


10

reshiram

Reshiram entra na lista em maioria devido ao seu impacto no início da oitava geração. Antes do lançamento da DLC2, Reshiram era um dos Pokémon mais ameaçadores. Reshiram também influenciou diretamente duas grandes ações de tiering: Shell Smash e Dynamax. Shell Smash Reshiram era uma grande ameaça devido principalmente a Dynamax Cannon, o que significava que Pokémon oponentes não podiam usar Dynamax em uma tentativa de parar seu sweep. Ele também tinha sets ofensivos mixed perfeitos para usar Close Combat, podendo passar por Pokémon com Ice Scales comuns como Umbreon e Incineroar, algo que outros utilizadores de Shell Smash não conseguiam. Originalmente, o council de BH decidiu fazer um suspect de Dynamax, o que resultou em DNB (Dynamax foi posteriormente banido por votação do council), e logo depois baniu Shell Smash por causa de Reshiram e alguns outros Pokémon do metagame. Desde que a DLC2 adicionou muitos Pokémon mais poderosos, Reshiram caiu de sua antiga glória, mas o impacto que causou no início o coloca no 10º lugar.

9

cramorant

Tenho certeza de que a maioria de vocês que está lendo isso se pergunta: "o que diabos Cramorant está fazendo em uma lista de BH?". Por mais chocante que seja, Gorging Cramorant foi de fato um grande titã em BH nesta geração graças a Gulp Missile. Investigadores descobriram que hackear Gorging Cramorant com Gulp Missile permitia que ele causasse paralysis no inimigo (e 25% de dano) na primeira vez que fosse atingido toda vez que entrasse em campo. Cramorant teve um enorme impacto em como se jogar já que qualquer Pokémon era forçado a correr o risco de ficar paralyzed a qualquer momento que atacasse, o que era fortemente ameaçador para Pokémon ofensivos conseguirem fazer progresso nas batalhas. Os Pokémon com Poison Heal eram a principal maneira de parar Cramorant, mas atacantes como Zacian-C e Pixilate Xerneas tinham poucas ou nenhuma forma de contra-ataque à sua ability. Em BH, ficar paralyzed é severamente mais impactante devido ao nível de poder mais alto, dando pouco espaço para turnos perdidos e a Speed reduzida tornando significativamente mais difícil derrotar Imposter Chansey, logo Cramorant rapidamente se tornou o Pokémon mais proeminente no metagame. Pouco antes do banimento de Cramorant, Pokémon como Zacian-C tentariam pará-lo usando Jungle Healing para curar sua paralysis, mas mesmo essa estratégia era uma forma fraca de contra-atacar na melhor das hipóteses. Cramorant foi rapidamente banido após cerca de dois meses aterrorizando o metagame, e assim se consolidou no 9º lugar.

8

regigigas

Poison Heal Regigigas tem sido um clássico de BH por muitas gerações e esta não foi diferente. Retornando com o lançamento da DLC2, Regigigas voltou imediatamente aos holofotes com seus sets de sweeper clássicos de Dragon Dance e Spore. Embora muito ameaçador, a adição de Zamazenta-C diminuiu um pouco a sua capacidade de fazer progresso e forçou-o a escolher entre Precipice Blades e Knock Off para derrotar Zamazenta-C ou Lunala. Mais tarde na geração, Regigigas foi a principal influência na adição da Sleep Moves Clause devido aos seus sets de sweeper. Sem Spore ou Lovely Kiss, Regigigas estava em um ponto nunca antes visto, já que os seus sets de Dragon Dance começaram a ser menos potentes. Com isto, Regigigas começou a assumir um novo papel e passou a colocar Spikes para forçar progresso contra times com mais bulk. Este novo papel foi um avanço para Regigigas e, eventualmente, muitos sets até abandonaram Dragon Dance por outras opções como Flip Turn para ganhar momentum na remoção de entry hazards e contra Pokémon com Magic Bounce. No geral, Regigigas passou por altos e baixos nestas gerações, mas ao longo de tudo permaneceu forte e encontrou novas oportunidades, razão pela qual ocupa o 8º lugar.

7

zekrom

Zekrom era um poderoso wallbreaker e a cara de Bolt Beak, contribuindo amplamente para o seu banimento. Sets com Adaptability eram incrivelmente difíceis de se fazer wall e davam OHKO na maioria dos Pokémon após um boost de Shift Gear, enquanto o seu set de Poison Heal era uma sólida condição de vitória perfeita para jogos mais longos. Zekrom foi especialmente potente no início da geração devido à falta de competição e foi consistentemente um dos melhores Pokémon do metagame. Bolt Beak sempre foi um tópico de discórdia devido a Zekrom, mas com a adição de Dragon Energy na DLC2, tornou-se ainda mais difícil para os Pokémon de Fur Coat fazerem check corretamente. Após o banimento de Bolt Beak, Zekrom caiu um pouco em desuso, mas sua imunidade a paralysis criou um nicho para ele no metagame atual. O impacto de Zekrom pode ser visto como o principal contribuinte por trás do banimento de Bolt Beak e por ser um monstro absoluto para a primeira metade da geração, por isso se encontra no 7º lugar.

6

darmanitan

Galarian Darmanitan-Z saltou para os nossos corações e depois diretamente para a lista de bans. Com stats ofensivos excelentes e V-create STAB, poucos podiam fazer switch in contra este monstro. Historicamente, Pokémon com V-create sofriam check por Dragon-types bulky como Giratina, Zygarde-C e Eternatus, mas Galarian Darmanitan-Z derrubou eles com seu STAB Ice-type. Galarian Darmanitan-Z podia usar abilities como Intrepid Sword para aumentar seu Attack, Magic Guard para prevenir dano passivo de entry hazards e Mold Breaker e Desolate Land para passar pelos seus diferentes checks. Devido a coverage dos seus moves STAB e Bolt Beak, os únicos Pokémon que tiveram chance de pará-lo foram Water-types com Fur Coat, como Seismitoad, e Steel-types com Flash Fire e Primordial Sea, como Melmetal e Zamazenta-C. Galarian Darmanitan-Z tornou-se uma fera maior quando Glacial Lance foi lançado, pois não precisava mais depender de Triple Axel. Não demorou muito após o lançamento de Glacial Lance para que Galarian Darmanitan-Z fosse banido, e o impacto que deixou foi mais do que suficiente para merecer o 6º lugar.

5

xerneas

Xerneas tem sido uma presença insana desde o seu lançamento na sexta geração. O seu set de Poison Heal foi indiscutivelmente tão bom quanto o de Regigigas como o melhor usuário de Poison Heal em vários momentos, enquanto seu set de Pixilate estava em segundo plano e ganhou atração um pouco tarde na sétima geração. Quando a oitava geração chegou, essa dinâmica mudou com uma mudança notável: o buff de Rapid Spin. Enquanto o aumento de Base Power em Rapid Spin significa que o move não é mais uma opção passiva, o aumento de Speed tornou o set de Pixilate de Xerneas insanamente ameaçador. Pixilate Rapid Spin não é apenas a melhor forma de remoção de entry hazards que a tier tem a oferecer, checks ofensivos de Xerneas como Zamazenta-C não são mais rápidos após um Rapid Spin, o que significa que Xerneas é capaz de causar-lhes dano primeiro ou recuperar HP e enfraquecê-los com Strength Sap. Fazer switch in em Pixilate Boomburst já é uma tarefa difícil por si só, mas com a utilidade adicional Xerneas se tornou a personificação de um titã. Seu set de Pixilate, sem dúvida, tomou conta do metagame nesta geração, mas seu set de Poison Heal ainda é massivamente ameaçador por si só, já que a sua imunidade a Core Enforcer bloqueia algumas contra-medidas de Poison Heal. Xerneas é sem dúvida o Pokémon perfeito para iniciar o Top 5 Titãs.

4

zamazenta

Ocupando o 4º lugar, Zamazenta-C finalmente encontrou um metagame onde é ótimo. Em BH, você pode hackear as formas Crowned e usá-las sem precisar segurar o item correspondente e com qualquer ability. Isto permite que Zamazenta-C aproveite ao máximo os seus incríveis stats e tipagem, tornando-o num Pokémon flexível que tem lugar em qualquer equipe com funções ofensivas ou defensivas. Zamazenta-C pode usar tanto Fur Coat quanto Ice Scales dependendo do que quisesse fazer check ou usar Flash Fire para bloquear certas ameaças como Galarian Darmanitan-Z e Eternatus. Embora seus sets fossem geralmente simples e previsíveis, eram ainda bastante potentes e flexíveis. Sua Speed significava que ultrapassava a maioria do metagame, o que tornava fazer wall ainda mais fácil. Sets ofensivos como Belly Drum Triage e Choice Band Tough Claws também causaram um grande impacto, especialmente no início da geração. Como Zamazenta-C realmente brilhou é simples: seus incríveis stats e flexibilidade significavam que ele poderia preencher quase qualquer função que sua equipe precisasse com facilidade e eficácia.

3

chansey

Começar o Top 3 é simples. Chansey é a cara de Imposter em BH, com os seus 250 de base HP e opções de itens como Eviolite, Shed Shell, Choice Scarf e Toxic Orb. Imposter não foi tão impactante no início da geração comparado com quando Chansey e Blissey foram lançadas. Imposter é sem dúvida a ability mais impactante em BH e até tem o termo Imposter-proofing foi cunhado para estratégias contra esta ability. Para vencer Imposter, você precisa encontrar uma maneira de vencer uma cópia de si mesmo com 250 de base HP e, às vezes, aumentos de Eviolite. Para fazer isso, as pessoas estratégias contra usuários de Imposter, como fazer trap, Imprison e Nuzzle, para desabilitar ou atrapalhar os usuários do Imposter. Chansey na 3º posição faz todo o sentido quando você considera o impacto que Imposter causou no metagame.

2

enternatus

Eternatus tem sido uma das ameaças mais marcantes que BH já viu. Da mesma forma que Zamazenta-C, Eternatus tem stats gerais incríveis que lhe permitiram preencher quase qualquer papel, com abilities como Fur Coat, Ice Scales e Regenerator para fornecer o máximo de utilidade. Eternatus se destacou de outros titãs porque prosperou com seus sets ofensivos devido à sua incrível tipagem e 130 de base Speed, que é inigualável. No início da geração, Eternatus ofensivos geralmente usavam abilities como Adaptability para enaltecer seus poderosos moves STAB aos quais apenas Pokémon Steel-type ou com Ice Scales conseguiam fazer switch in de forma confiável. Steel-types como Zamazenta-C e Zacian-C eram os melhores checks para Eternatus, mas mesmo estes eram suscetíveis a coverage de Earth Power e Blue Flare. Com o seu bulk e a sua tipagem, desgastá-lo com checks defensivos era muito difícil e checks ofensivos geralmente eram mais lentos e suscetíveis a serem desgastados. Eternatus foi, sem dúvida, o Pokémon mais difícil de fazer check na maior parte da primeira metade da geração devido a estas qualidades. Com o lançamento da DLC2, Eternatus ganhou acesso a Dragon's Maw e Dragon Energy, o que o transformou em um monstro absoluto ofensivamente. Dragon's Maw Eternatus rapidamente se tornou o set dominante no qual apenas Steel-types com Ice Scales, Magearna e Zacian-C poderiam fazer switch in. À medida que o metagame se estabilizava, o contra-jogo a Eternatus girava mais em torno de provocar-lhe paralysis com walls special como Ho-Oh para facilitar o check ofensivo. No metagame atual, Eternatus ainda é um dos melhores Pokémon disponíveis e é um poderoso check ofensivo para ameaças massivas como Xerneas.

1

zacian

Zacian-C faz Mega Rayquaza suar para se manter como o Pokémon mais forte de todos os tempos a ser usado em tiers padrão. Em BH, o seu poder é de alguma forma ainda mais aparente (embora Eternatus-Eternamax leve o bolo como o Pokémon mais forte de todos os tempos e nunca viu a tier), especialmente porque iniciou a geração sem precisar de Rusted Sword. Esta foi uma das coisas mais inimagináveis que BH já viu e foi rapidamente banida, mas como Zacian-C é uma transformação de batalha, Zacian @ Rusted Sword ainda foi permitido e forçou Zacian-C a ter Intrepid Sword e segurar Rusted Sword. Mesmo assim, Zacian-C permaneceu como um dos melhores Pokémon na tier devido aos seus stats insanos e boa ability. Sunsteel Strike STAB foi uma ótima ferramenta que fez com que Pokémon de Fur Coat fossem frequentemente checks ruins, fazendo os jogadores recorrerem a Pokémon como Fur Coat Darmanitan-Z para fazer check corretamente. A principal fraqueza de Zacian-C era Imposter, mas eventualmente o metagame se tornou mais centrado em paralysis, o que tornou o check de Zacian-C mais difícil ao longo da partida. Pokémon defensivos também tiveram que tomar cuidado com o set de Imprison Transform, que se tornou popular como uma forma de tirar checks defensivos com facilidade. Zacian-C foi de fato inigualável ofensivamente e permaneceu o Pokémon mais poderoso na tier de forma consistente, até que Rusted Sword foi finalmente banido em junho de 2021. Ser banido de duas maneiras diferentes é um feito que nenhum Pokémon jamais realizou em BH antes, o que quando combinado com o enorme impacto que deixou na tier, facilmente torna Zacian-C o titã 1º da geração oitava de BH.


Conclusão

Esta geração de BH foi muito interessante, começando com alguns dos Pokémon mais poderosos já introduzidos com poucos outros lendários antes de se estabelecer com uma experiência mais familiar quando a DLC2 foi lançado. Esta geração também introduziu uma infinidade de novas abilities, moves e itens que distorceram completamente a forma como o metagame era jogado. Esta é a geração que viu Shedinja finalmente ser banido e viu Calyrex-S aterrorizar o metagame por algumas semanas. Estes dois Pokémon podem ter sido insanos durante seus respectivos metagames, mas mesmo eles não conseguiram chegar ao Top 10 Titãs quando colocados contra as presenças insanas dos titãs acima. À medida que encerramos a geração, olhamos para trás com muito apreço pelos titãs que ajudaram a moldar essa geração em uma experiência tão única e esperamos ansiosamente o que a nona geração tem a oferecer.

HTML por inactive
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »