Cuidado com os Deslizamentos: A Queda de Golem em RBY OU

Feito por Plague von Karma. Traduzido por Tico 21. Publicado em: 15/06/2021.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
RBY OU Golem art

Arte por Shadowshocker.

Introdução

Desde o início de Pokémon Red e Green, Rhydon e Golem têm sido considerados como os melhores Rock- e Ground-types em RBY. Suas resistências aos moves Normal-type e imunidade aos Electric-type os tornam checks ideais para muitos Pokémon que, caso contrário, atacariam desenfreadamente, como o poderoso Zapdos. Além disso, a abundância de ataques Normal-type faz deles escolhas excelentes para lhes resistir. Como se isso não bastasse, suas proezas ofensivas physical apoiadas por STAB Earthquake, o move physical sem desvantagens mais forte do jogo, dá-lhes forte potencial ofensivo. No entanto, se você tem jogado RBY recentemente, deve ter percebido que Golem não tem mais tanta utilidade apesar de ser mencionado com bastante frequência sempre que Rhydon é, até mesmo sendo referido como "GolDon" nas discussões sobre eles. Por que isso acontece?

Bem, Golem nem sempre esteve na sombra de Rhydon. Na verdade, em certo momento, foi exatamente o contrário. Sem mais delongas, vamos olhar detalhadamente o que levou ao declínio de Golem em RBY OU.


Rhydon VS Golem

Rhydon Golem
Rhydon Golem
HP: 105 HP: 80
ATK: 130 ATK: 110
DEF: 120 DEF: 130
SPC: 45 SPC: 55
SPE: 40 (7.8% Crit) SPE: 45 (8.78% Crit)

Antes de entrarmos no assunto, vamos rever as duas opções que têm sido utilizadas por mais de duas décadas.

Zapdos

Geralmente, os dois Rock-types possuem um objetivo simples: impedir que Jolteon e Zapdos façam progresso, absorver Hyper Beams e Explosions e atacar extremamente forte com seus moves physical. É um papel muito importante, considerando o quão fortes essas ameaças podem ser. Eles também são bastante lentos e pedem frequentemente um pouco de apoio de paralysis, razão pela qual o status é tão comum em jogos de alto nível.

Superficialmente, é um pouco difícil dizer qual é melhor. Rhydon possui muito mais HP e Attack, mas Defense, Special e Speed menores. Esse Attack mais alto tem alguma relevância, incluindo danos muito altos contra seu suposto check Exeggutor, que simplesmente falha em fazer wall após fazer switch in duas vezes. Além disso, embora Golem pareça ter vantagem no lado defensivo quando comparamos os stats, o HP de Rhydon torna-o melhor efetivamente; considerando isso através de um pouco de matemática, Rhydon é 21,15% mais bulky pelo lado physical e 7,38% mais bulky pelo lado special em comparação com Golem. Como consequência, tudo que Golem tem é Speed, o que lhe permite vencer o mano a mano contra Rhydon, assim como lhe deixa um pouco mais instável com uma taxa de critical hit maior: 8,78% de chance contra 7,8%. No entanto, a utilidade fora disso deixa muita a desejar fora o simples fato de vencer Rhydon.

Então, com isso em mente, por que Golem era usado? Bem, aqui está a grande razão: Explosion.

Explosion de Golem é o segundo ataque physical mais poderoso do jogo, apenas atrás de Self-Destruct de Snorlax, em parte devido ao fato de cortar a Defense do adversário pela metade durante o cálculo de dano. Ele é ridiculamente forte e é um dos poucos jeitos de dar OHKO em Chansey sem impulsionar seus stats. Com um critical hit, Explosion de Golem dará OHKO em quase todos os Pokémon do jogo; sem ele, a maioria dos Pokémon cairá caso tenham sofrido algum dano. A utilidade de Explosion torna Golem quase incapaz de perder sua utilidade mesmo quando está com paralysis; não há nada dizendo que ele não pode explodir em determinado turno. Como consequência, em metagames onde as ameaças são menos bulky, Golem é excelente em se sacrificar e levar o inimigo junto, tornando-o uma escolha muito comum nos times que dependem mais de Explosion. Ademais, mesmo que Explosion não nocauteie um Pokémon adversário, as mecânicas de RBY fazem o turno terminar após o usuário do golpe desmaiar, então é um switch in livre para o aliado de Golem. Isso normalmente significava trazer Tauros a campo para manter a pressão com seu notável potencial ofensivo. Antes de 2016, Golem tinha alto uso nos principais torneios, com 20,27% de uso na SPL VI e 15,25% na SPL VII. Embora tenha diminuído um pouco, ainda possuía uma taxa de uso extremamente saudável no geral, e não parecia que isso mudaria.


O que mudou?

Residual-effect changes

No final de 2014, um usuário por nome de Crystal_ fez uma descoberta surpreendente: em RBY, Pokémon não podem levar burn, freeze ou paralysis por moves do mesmo tipo. Devido a essa regra, por exemplo, Thunderbolt não pode causar paralysis a Electric-types. Além disso, isso também significa que Body Slam não pode causar paralysis a Normal-types. Mais tarde foi descoberto que essa mecânica era intencional porquê, em Pokemon Stadium 2, a Pokémon Academy de Earl tem um artigo completamente dedicado a anunciar a mudança para a segunda geração! Portanto, pode-se dizer que se tratava mais de uma redescoberta. Embora inicialmente vista como uma mudança pequena, ela acabou por ter um impacto formidável no metagame, com uma mudança lenta, mas clara, até um ponto onde se tornou muito mais bulky. Logo após, o uso de Reflect Chansey e Snorlax explodiu devido às suas capacidades de evitar a propagação de paralysis por Body Slam e parar physical attackers muito bem.

Jolteon

Antes das mudanças, o metagame de RBY era um pouco mais diversificado, com OU sendo uma tier muito maior. Por exemplo, Pokémon como Articuno, Dragonite, Hypno, Persian e Tentacruel foram OU em certos pontos da história. Chansey e Snorlax também não eram vistos em todos os times. Isso significava naturalmente que o metagame era muito menos bulky, o que permitiu que as equipes com Golem funcionassem. Contudo, a eventual mudança para um metagame mais bulky significava que o poder de permanência se tornava muito mais favorecido entre os jogadores, mas essa seria uma mudança lenta do metagame. Essa mudança em breve colocaria Golem num dilema peculiar: ele quer usar Explosion para eliminar uma grande ameaça e ajudar seus companheiros de equipe, mas ele também precisa ficar mais tempo no jogo para neutralizar Zapdos e Jolteon quando o late-game se aproxima. Considerando a utilidade defensiva inferior de Golem em comparação com Rhydon, em breve seria claro que Rhydon era simplesmente a melhor opção. Além disso, o potencial ofensivo de Rhydon era muito maior, possuindo o Earthquake mais poderoso do jogo, o que também significava que ele era o melhor ataque physical saem desvantagens ou setup. Isso lhe permitia dar 2HKO em Chansey, potencialmente um 3HKO em Slowbro e até mesmo uma chance de dar 2HKO em Starmie. Como se a capacidade de dar 2HKO em Chansey sem Reflect não fosse suficiente, seu HP lhe possibilitava criar Substitutes com 103 de HP, permitindo-lhe aguentar um Seismic Toss de graça e atacar mais vezes. Fora isso, algumas outras opções de nicho como Leer e Rest também eram usadas efetivamente por Rhydon. Golem não conseguia fazer nada disso, e para piorar a situação, também não conseguia realmente se adaptar a esses avanços. Seu Attack tornava Earthquake incapaz de conseguir qualquer um dos nocautes mencionados, e seu HP não era alto o suficiente para criar Substitutes com mais de 100 HP para lidar com Seismic Toss. Ainda assim, deve ser mencionado que apesar das mudanças que Crystal_ encontrou, Golem ainda foi considerado tão relevante sobre Rhydon, que o último foi considerado como um Pokémon que poderia cair pra UU, e algumas comunidades realmente chegaram a experimentar isso.


A Queda

Considerando os pontos anteriores, vale a pena comparar as estatísticas de uso de Rhydon e Golem na SPL para mostrar o ponto em que Golem realmente caiu. Inicialmente, as mudanças nas mecânicas foram vistas como notáveis, mas a mudança completa só foi compreendida cerca de 18 meses mais tarde.

Tournament Rhydon Golem
SPL VI 6.76% 20.27%
SPL VII 5.08% 15.25%
SPL VIII 18.26% 4.56%
SPL IX 22.05% 1.57%
SPL X 28.88% 2.59%
SPL XI 23.31% 0.85%
Tauros

A SPL VI aconteceu em 2015, logo após as descobertas feitas por Crystal_. Naquele momento, em vez de cair, Golem passou a ser mais usado, visto que Thunder Wave se tornou mais comum do que já era para lidar com a crescente frequência do tipo Normal, que impedia Body Slam de fazer o trabalho para você. Além disso, os jogadores estavam num período mais experimental, uma vez que Tauros era visto como mais poderoso do que nunca devido a não ser afetado por paralysis de Body Slam. Esse era um grande ponto a favor de Golem, visto que entrar de graça com Tauros nesse período era excepcionalmente valioso. Isso significava que as descobertas de Crystal_ inicialmente prejudicaram Rhydon; anteriormente, ele buscaria causar paralysis com Body Slam com mais frequência, o que lhe ajudaria a ganhar vantagem contra muitas switch-ins. Por exemplo, caso fosse possível causar paralysis a Tauros, ele poderia seguir com 2HKO de Earthquake. Com a mudança nas mecânicas, isso acabou por dar a Tauros um ponto de entrada, visto que fazer switch em Body Slam e ameaçar Rhydon com Blizzard, embora arriscado, muitas vezes poderia fazer de Rhydon uma fraqueza. O poder de permanência e matchups um contra um superiores de Rhydon ainda não tinham visto seu valor total até a SPL VIII em 2017, onde a taxa de uso de Golem caiu muito, para uma taxa até mais baixa que a anterior de Rhydon, trocando as posições numa grande escala. Na SPL desse ano, SPL XII, Golem não foi usado pela primeira vez na história.

Então, qual foi o contexto por trás disso? Naquela época, os melhores jogadores estavam analisando mais Rhydon e Golem para ver se Explosion valia realmente a pena, principalmente no site Pokémon Perfect. Nessas discussões, os matchups superiores de Rhydon foram mais considerados, sobretudo por seu potencial de vencer Exeggutor e Starmie com paralysis, algo que Golem não conseguia fazer. Deve-se notar que Rhydon foi considerado melhor em times que anteriormente não queriam Explosion, mas já que a quantidade de Normal-types com Reflect estava crescendo, o dano de Explosion era menos importante, tornando tais times menos viáveis. Por exemplo, com Reflect ativo, Golem já não conseguia mais dar OHKO em Chansey com Explosion, o que era de longe uma de suas maiores façanhas. Então, como podemos ver na tabela, a resposta para o debate Rhydon contra Golem se tornou muito mais claro, com Golem desmoronando e tendo uma taxa de uso quase zerada. Até mesmo Pokémon menos viáveis, como Sandslash e Articuno, estão aparecendo mais vezes na SPL XI; Golem tem sido praticamente esquecido, e não muito depois, caiu para UU, essencialmente trocando de lugar com Rhydon.

A nova descoberta sobre o imenso poder de Rhydon acabariam por ir na ladder, onde Golem experimentou um declínio constante.

A graph of Rhydon and Golem's usage

(Fonte: PoryDex)

Antes do declínio, podemos ver Golem sendo frequentemente muito usado — atingindo um pico de 42,9% em Junho de 2016, 6º colocado no geral — mostrando quanto algumas pessoas o valorizaram no passado. Depois, em Junho de 2018, um ano após a SPL VIII, onde os dois trocaram de posição, podemos ver Rhydon rapidamente ultrapassando Golem em uso. Logo após, a taxa de uso de Golem caiu para cerca de 6%, e embora ela varie, não subiu acima de 10% em mais de um ano. A era de Golem acabou, mas sua relevância histórica — tanto em torneios quanto na ladder — não pode ser subestimada.


Conclusão

Golem

O declínio de Golem foi bastante surpreendente para muitos seguidores de RBY, mas fez mais sentido à medida que o tempo foi passando. Ele acabou por ser superado devido a uma série de defeitos que voltaram para o assombrar: bulk mais baixo, potencial ofensivo menor exceto por Explosion e uma mudança de metagame que não foi nada simpática para ele. Foi uma descoberta lenta, mas esse avanço do metagame pode ser visto como um evento histórico no competitivo de Pokémon como um todo. Golem foi usado como um Pokémon padrão do metagame durante mais de duas décadas, e vê-lo finalmente cair é assustador. RBY OU não é uma tier estática que muitos equivocadamente queriam acreditar que era, e as mudanças do metagame continuam a acontecer apesar da grande otimização.

Hoje em dia, Golem é uma visão rara em RBY OU, mesmo em torneios; é simplesmente visto como uma escolha inferior, a menos que você seriamente precise de Explosion. Considerando que Self-Destruct de Snorlax é mais poderoso, mesmo nos casos que Explosion de Golem parece sedutor, Snorlax pode simplesmente comprimir esse papel e deixar espaço para o superior Rhydon. Golem foi, na maior parte, condenado a times centrados ao redor de Explosion, que, no metagame mais bulky de hoje, são muitas vezes vistos como um desvio acentuado da norma.

Em tempos mais recentes, Golem teve grandes problemas de adaptação à sua nova casa em RBY UU, ao contrário de Rhydon, devido as mudanças de metagame que ocorreram ao longo dos anos. O seu nicho era muito menos relevante, uma vez que o metagame conduzido por Tentacruel tornou sua tipagem muito menos favorável, especialmente considerando o quão lento é. Ele teve pequenas utilizações em times que apreciaram ter o ataque physical mais forte da tier — seu Explosion — já que pode dar OHKO em Tentacruel e Hypno, que muitas vezes são considerados estando entre as maiores ameaças das tier. No entanto, mesmo com um amplo suporte de equipe, ele era muitas vezes considerado um fardo. Embora tenha caído recentemente para o novo RBY NU, devido a instabilidade atual da tier, sua viabilidade ainda está por ser definida.

HTML por Ryota Mitarai.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »