Guia Competitivo de Random Battles

Feito por Pujo. Traduzido por Tico 21. Publicado em: 07/01/2021.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Random Battles Competitive Guide art

Arte por Shadowshocker.

Introdução

Olá a todos! Se você está lendo este artigo, provavelmente quer melhorar suas habilidades em SS Random Battles, o que é perfeitamente compreensível. Em Random Battles, você e seu oponente recebem uma equipe gerada aleatoriamente com sets previamente codificados para cada Pokémon. Assim como em outras tiers clássicas, seu objetivo é nocautear todos os seis Pokémon de seu oponente para vencer a batalha. Este guia lhe ajudará a melhorar suas habilidades, porque não, Random Battles NÃO é somente sorte. Observe que sempre há espaço para melhorar no formato, portanto, o objetivo deste artigo é dar algumas dicas sobre o que pode-se esperar num time de Random Battles e o que você precisa considerar para tomar decisões durante um jogo.


Farfetch'd Use O Que ConseguirDunsparce

Um aspecto importante de Random Battles é fazer o melhor uso dos Pokémon recebidos. Infelizmente, nem todos os Pokémon são criados igualmente e alguns deles vão ser piores do que outros. Entretanto, lembre-se que cada time aleatório possui possíveis planos de batalha e cabe a você encontrá-los e segui-los.

Embora Random Battles possa ser um formato bem casual para jogar sem pensar muito, lembre-se que você não irá conhecer seu time antes do início da partida. Então, é altamente recomendado analisar cuidadosamente seu time inteiro antes de fazer seu primeiro movimento. Ter um senso claro da composição da sua equipe é o primeiro passo para construir um plano de jogo.

Ainda mais quando seu time está aparentemente em desvantagem, é importante estar o mais informado possível utilizando de diferentes recursos, como a calculadora de dano de Random Battles (/rcalc) e o comando /randbats. Além disso, não se esqueça de fazer uso adequado de ferramentas como Dynamax e entry hazards para virar o jogo até mesmo nas situações mais terríveis.

Por fim, tenha em mente que Random Battles possui um sistema de nivelamento vagamente baseado em tiers e nas taxas de vitória em Random Battles, onde alguns Pokémon de tiers baixas podem ser muito úteis aqui. Por exemplo, Bellossom apenas pode sonhar em subir de tier além de PU, mas sua combinação de Quiver Dance e Strength Sap e nível alto fazem dele uma das maiores ameaças em Random Battles. Basicamente, nem sempre desconsidere os Pokémon de tiers baixas e não espere que todos os Uber e Pokémon lendários sejam suas condições de vitória!


Chandelure Itens e SetsDrapion

Os stats em Random Battles são relativamente iguais e previsíveis: cada Pokémon usa 85 EVs em cada stat com uma nature neutra. Em casos onde um stat alto for prejudicial, como o Attack de special attackers e a Speed de usuários de Gyro Ball e Trick Room, o stat em questão tem 0 EVs e 0 IVs. Porém, nesses casos a nature ainda será neutra. Tenha em mente que a variação de Speed listada na batalha de cada Pokémon vai de 0 EVs e 0 IVs com nature neutra a 85 EVs e 31 IVs com nature neutra, então qualquer stat de Speed possível que um Pokémon tiver vai ser mostrado claramente na barra de informações.

Por outro lado, itens em Random Battles são gerados pelo código de Random Battles e dependem de moves, base stats e ability do Pokémon. Esse código é alterado frequentemente com a intenção de otimizar a geração de sets. Isso significa que, embora na próxima seção algumas regras de geração de itens comuns sejam revisadas, há algumas exceções a elas e mais algumas aparecerão no futuro.

Basicamente, a geração de itens segue estas regras:

Por exemplo, Azelf possui 75 HP, 70 Defense e 70 Special Defense. A soma do bulk de Azelf é 215, o que lhe permite pegar Life Orb caso tenha 3 ataques. Por outro lado, Swampert tem 100 HP, 90 Defense e 90 Special Defense, fazendo a soma de seu bulk ser 280. Logo, mesmo que obtenha 3 ataques, Swampert receberá Leftovers.

Drapion

Um ótimo exemplo de como a geração de itens funciona é Drapion. Graças ao comando /randbats Drapion nós sabemos que ele recebe estes moves: Aqua Tail, Earthquake, Knock Off, Poison Jab, Swords Dance, Taunt e Toxic Spikes.

Pikachu

Também existem algumas espécies que sempre irão obter o mesmo item, seja por ter um item assinatura ou se apoiar numa uma ability ou set de nicho. Por exemplo, Pikachu sempre tem Light Ball, Unfezant Scope Lens, Marowak Thick Club e Ditto Choice Scarf. Então, como mencionamos, tornar-se familiar com todos os sets e itens possíveis significa praticar e manter-se atualizado com o formato, já que algumas dessas regras de itens e exceções podem mudar no futuro.

Artwork representing sets determination in Random Battles

Arte por Shadowshocker.


Scizor Fazer Pivot Rotom-Wash

Especialmente no early-game, uma estratégia sólida é tirar proveito de Volt Switch, U-turn, Parting Shot, Teleport e Flip Turn o máximo possível. Esses moves já são excelentes nas tiers regulares, mas em Random Battles, eles são particularmente úteis. É quase sempre um objetivo no early-game descobrir o máximo possível sobre a equipe adversária; quanto mais informações tiver, mais fácil será determinar quais Pokémon no seu time podem fazer sweep no oponente e quais Pokémon no time inimigo podem potencialmente fazer sweep em você. Numa situação onde você não sabe o que fazer, é importante fazer pivot ou switch dupla por uma quantia razoável de vezes a fim de coletar informações sobre o que seu oponente tende a trazer em campo contra seus Pokémon.


Araquanid Entry Hazards Ferrothorn

Ao contrário de times bem construídos em tiers normais, um time de Random Battles nem sempre vai ter entry hazards, assim como removedores de hazards e Magic Bounce são bem raros. Entry hazards são uma peça chave de Random Battles, visto que eles dissuadem seu oponente de fazer pivot, aumentando a eficiência de seus próprios moves de pivot, como U-turn e Volt Switch, e ajudam seus Pokémon ofensivos a conseguirem nocautes. Às vezes, o entry hazard certo pode fazer você vencer a partida. Por causa de Heavy-Duty Boots, muitos pensam que entry hazards perderam parte de sua eficácia no geral, mas em Random Battles, esse item geralmente é limitado a Pokémon fracos a Rock. Embora isso signifique que Stealth Rock não é nem de perto tão atraente de colocar em campo como nas gerações passadas, o uso de Spikes muitas vezes ainda muda o jogo. Sticky Web também é extremamente útil, visto que permite a ameaças lentas como Dracovish e Sirfetch'd se tornarem ainda mais perigosas na maioria dos matchups, bem como impede os Pokémon oponentes de se moverem antes em alguns matchups mais extremos.

Toxic Spikes pode enfraquecer um time oponente sem sorte mais rapidamente que quaisquer outros hazards, mas ele também é mais inconsistente que os outros devido à prevalência de Poison-types. No entanto, assim como em metagames regulares sem Team Preview, ele pode forçar seu oponente a revelar um Pokémon de tipo Poison ou Steel, tornando Toxic Spikes uma ótima ferramenta de scout mesmo quando seu oponente tem contra-jogo. Em alguns matchups contra times altamente ofensivos, colocar uma camada de Toxic Spikes pode ser mais eficaz para enfraquecer adversários, considerando o número de switches que normalmente ocorrem em Random Battles. Duas camadas irão causar Toxic poison, algo que é particularmente útil para enfraquecer Pokémon bulky, então não hesite em colocar uma segunda camada caso seu adversário tenha qualquer Pokémon que seja difícil de derrotar.


Slurpuff Fazendo Setup Xerneas

Um grande erro que jogadores novos devem evitar é fazer setup muito cedo. Pode ser tentador usar Geomancy com Xerneas no turno 1 e esperar vencer o jogo em 10 turnos, mas tente considerar todas as outras coisas que você pode fazer para ajudar seu melhor Pokémon a fazer sweep. Colocar entry hazards ajuda a enfraquecer Pokémon defensivos, e usar moves de status para enfraquecer e diminuir a velocidade do time inimigo são estratégias que vão beneficiar seu Pokémon de setup. Também é prudente apenas fazer setup quando você conhecer a maioria, se não todo, do time adversário para assegurar que ele não esteja usando um counter para seu Pokémon de setup, ou ainda pior: um Ditto.


Togekiss Usando Dynamax OfensivamenteGyarados

A nova mecânica adicionada na oitava geração foi votada para ficar em Gen 8 Random Battles pela comunidade, o que diferencia este formato da maioria dos outros metagames da oitava geração com base em singles. Como este é um dos únicos locais onde Dynamax pode ser usado, muitos usuários não sabem como usá-lo de forma ideal. A seção a seguir ensinará como e quando você deve usar Dynamax para que possa otimizar o uso da sua ferramenta mais importante de seu arsenal em Random Battles.

Usar Dynamax ofensivamente pode ser uma ótima maneira de ganhar um jogo. Na extremidade inferior da ladder, os jogadores tendem a usar a mecânica muito cedo, principalmente com um Pokémon muito ofensivo; no entanto, isso é um erro na maioria das vezes. Assim como fazer setup, é muito importante checar e utilizar suas opções de suporte possíveis antes de seu uso. Certifique-se de enfraquecer quaisquer switch-ins em potencial para seu usuário que usará Dynamax através de entry hazards, ataques e status, caso queira obter o máximo de seus três turnos. Os melhores usuários são Pokémon com ótimas Speed e moves de setup. Pokémon ofensivos com moves do tipo Flying também são ótimos usuários de Dynamax, uma vez que podem se beneficiar do impulso em Speed fornecido por Max Airstream. Pokémon com acesso a ambos moves de setup e STAB Flying-type, tais como Togekiss, Noctowl, Landorus-T e Gyarados, tornam-se usuários incríveis que podem possivelmente vencer um jogo imediatamente. Muitas vezes pode ser vital analisar o que seu oponente traz a campo e quais são suas switch-ins iniciais a seus Pokémon. Por exemplo, se um adversário envia repetidamente um Passimian para forçar a saída de seu Xurkitree, ele provavelmente não tem um Pokémon resistente a Electric adequado e usar Dynamax com Xurkitree pode resultar em grandes danos. Ou se alguém envia Eldegoss em seu Flapple, você pode simplesmente usar Max Wyrmwind nele e fazer sweep em vez de fazer switch para uma melhor oportunidade de setup.


Galarian CorsolaUsando Dynamax DefensivamenteBronzong

Numa situação em que um Pokémon adversário muito ameaçador para seu time teve uma oportunidade de setup e você tem uma grande chance de perder o jogo caso ele use Dynamax, é muito inteligente usar Dynamax defensivamente para combater essas ameaças. Mais uma vez, não se esqueça de tirar seu tempo para checar todas as opções a seu alcance e não hesite em usar a calculadora de dano Random Battles para saber qual de seus Pokémon pode aguentar um golpe e potencialmente fazer revenge kill na ameaça oponente. Max Guard é extremamente útil para fazer stall nos turnos de Dynamax. Tente não usar Max Guard duas vezes seguidas caso não seja absolutamente necessário, já que dar um turno livre a uma ameaça com Dynamax pode fazer você perder um jogo na hora.


Krookodile NocauteandoMagearna

Um aspecto muito importante de Random Battles é como e quando você deve nocautear um Pokémon adversário, especialmente no late-game. Bons jogadores tendem a manter seus melhores Pokémon atrás, principalmente caso ele tenha potencial para fazer sweep no time adversário. Por exemplo, numa situação onde sua Choice Scarf Gardevoir pode facilmente nocautear um Pokémon adversário com Moonblast, mas você sabe que seu oponente tem um Zacian-C no fundo que pode facilmente fazer switch in e forçar a saída de Gardevoir e prosseguir fazendo setup, é muito importante nocautear com algo que não deixe Zacian-C fazer setup, mesmo que você tenha de sacrificar um Pokémon para fazer isso. Para evitar esse tipo de situação, tente impedir o adversário de fazer setup ao prejudicá-lo com status ou Taunt.


Abra /rcalc e /randbats Uxie

As partidas da ladder no PS! têm um tempo de 2 minutos e 30 segundos. Isso é mais que suficiente para utilizar duas das melhores ferramentas em seu arsenal:/randbats e /rcalc. O comando /randbats fornece uma lista com todos os moves que um Pokémon pode ter. Por exemplo, "/randbats Pikachu", mostra a seguinte lista: Iron Tail, Surf, Knock Off, Volt Switch e Volt Tackle. Um importante detalhe a ser notado é que se você não achar um Pokémon com o comando /randbats, como Lapras por exemplo, tente checar sua forma Gigantamax ou formas alternativas. Nesse caso, Lapras não existe em Gen 8 Random Battles, mas Gigantamax Lapras sim, então /randbats lapras-gmax funciona corretamente. Os únicos Pokémon que usam formas G-Max em Random Battles são aqueles com moves G-Max úteis, então não são todas as formas G-Max inclusas. Nesse caso, o já mencionado comando /randbats pode ajudar a descobrir quais Pokémon podem usar Gigantamax e lembrar que alguns Pokémon, como Butterfree e Copperajah, têm sets para ambas suas formas Gigantamax e Dynamax.

O comando /randbats pode te ajudar a sair de situações difíceis e, além de lhe permitir fazer scout no time adversário, geralmente permite deduzir quais as opções de set de um Pokémon. Aqui está um exemplo: se seu oponente tem um Pokémon de setup perigoso como Nasty Plot Azelf, mas está segurando Leftovers, você sabe que ele tem 2 ataques e, já que a maioria dos Pokémon tem pelo menos um move STAB, um deles precisa ser Psyshock. Agora, a questão é: o outro ataque é Fire Blast ou Dazzling Gleam? Aqui é onde fazer pivot e fazer scout entram. Fazer switch para um Steel-type, então trocando novamente para um Pokémon resistente a Fire ou algo que possa ser sacrificado pode seguramente lhe dizer qual ataque esse Pokémon tem. É claro, isso não é uma estratégia perfeita, visto que um bom jogador pode facilmente prever isso e fazer setup no turno de sua switch dupla na busca das suas opções, mas num metagame onde cada pedaço de informação importa, isso pode ser a diferença entre vencer e perder um jogo.

Os comandos /rcalc ou /randbatscalc lhe dão acesso à calculadora de dano de Random Battles. Todas as oito gerações de Random Battles estão disponíveis na calculadora e a maioria, senão todos os melhores jogadores, a usam regularmente. A calculadora está atualmente atualizada no momento do lançamento deste artigo e, novamente, o temporizador lhe dá tempo suficiente para calcular várias opções para ajudar a escolher qual delas é a melhor. A calculadora também lhe dá muitas informações interessantes em diferentes itens e abilities que um Pokémon pode conseguir, tornando-a ainda mais útil.


Mr. Mime Divirta-se! Sneasel

Embora deva-se pensar bastante em um jogo competitivo de Random Battles, o formato é fundamentalmente menos cruel que jogos em tiers. Random Battles é interessante, pois você não precisa ser um especialista em construção de equipes para começar a jogar e ainda pode aprender os básicos rapidamente e aplicar esse conhecimento em formatos mais competitivos! De fato, existem várias estratégias para dominar. Em cada partida, com várias variáveis importantes a pensar; o quão rápido você pode identificar ameaças no time adversário? Quando se deve usar Dynamax? Qual membro da sua equipe é melhor deixar na reserva? Mas, embora cada batalha apresente desafios únicos, ainda existirão situações inevitáveis onde você e seu oponente terminarão com equipes incompatíveis. Por fim, Random Battles é sobre divertir-se com qualquer Pokémon jogado em seu caminho, então não se preocupe muito sobre qualquer derrota ou lance ruim. A ladder sempre é ativa e as conversas na sala Random Battles sempre são amigáveis e frequentes. Boa sorte, divirta-se e aproveite Random Battles!

HTML por Ryota Mitarai.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »