OU Zapdos

Agatorian

Everything has a Pryce
Zapdos


[OVERVIEW]

A tipagem defensiva única e ability Static de Zapdos permitem que ele faça check e puna ameaças ofensivas comuns, como Rillaboom, Kartana e Tornadus-T, e também usuários comuns de U-turn, como Urshifu-R e Landorus-T. Ele também tira proveito de rain com seus moves STAB em Thunder e Hurricane, que se tornam 100% precisos em rain, e Weather Ball, que lhe permite atingir Ground-types e Heatran com mais força. Este set concorre com outros usuários de rain, como Thundurus-T e Tornadus-T, que são mais rápidos e podem romper times defensivos mais facilmente em razão do acesso a Nasty Plot. No entanto, Zapdos com suas defesas sólidas e recovery confiável é melhor em fazer check a Rillaboom e Kartana, contra os quais times de rain muitas vezes sofrem. Infelizmente, Zapdos é muito suscetível a ter seu item removido por Knock Off de Pokémon aos quais ele faz check, como Rilaboom e Kartana, tornando-o um check muito menos confiável após sofrer dano residual de Stealth Rock. Uma vez que Knock Off prejudica sua habilidade de fazer check a estes Pokémon a longo prazo, ele muitas vezes depende de Static para debilitar ameaças ofensivas. Zapdos também é bastante fraco a Toxic, por isso alguns Pokémon como Excadrill e Melmetal optam por usá-lo. Zapdos também encontra concorrência de outras walls, como Corviknight e Skarmory, que possuem uma tipagem defensiva melhor. A neutralidade deles a Stealth Rock também lhes permite absorver Knock Off com facilidade.

[SET]
name: Utilidade
move 1: Discharge / Volt Switch
move 2: Hurricane / Heat Wave
move 3: Roost
move 4: Defog
item: Heavy-Duty Boots
ability: Static
nature: Timid
evs: 248 HP / 220 Def / 40 Spe

[SET COMMENTS]

Discharge aplica paralysis, tornando difícil para que switch-ins defensivas special comuns, como Heatran, Clefable e Galarian Slowking, entrem com segurança. Volt Switch pode ser usado no lugar de Discharge, pois permite a Zapdos fazer pivot contra Blissey e os já mencionados checks. Volt Switch deve ser usado junto de Hurricane para punir Ground-types que tentam bloqueá-lo. Heat Wave pode ser usado no lugar de Hurricane, visando atingir Steel-types, como Ferrothorn, Scizor, Excadrill e Magnezone, ao custo de muito menos dano contra Ground-types. Defog melhora a utilidade de Zapdos, permitindo-lhe remover entry hazards, embora muitas vezes seja forçado a fazê-lo em turnos livres, como switches forçadas, já que perde para muitos usuários de Stealth Rock comuns, como Landorus-T, Hippowdon e Clefable, que são capazes de debilitar Zapdos com Knock Off ou Toxic. Alguns usuários de Stealth Rock, como Garchomp, Landorus-T e Tyranitar, também podem usar coverage Rock-type para pressionar Zapdos. Static pode punir usuários de U-turn, como Landorus-T, Urshifu-R e Dragapult. 40 EVs em Speed permite a Zapdos superar Rillaboom e o resto é investido em HP e Defense para maximizar seu bulk physical.

Scizor é um excelente parceiro, já que pode aliviar a pressão de Zapdos ao fazer check a Rillaboom e Ice-types, como Kyurem e Weavile. Zapdos também pode fazer pivot em alguns de seus checks, como Galarian Slowking e Blissey, para que Scizor entre e ameace-os com Knock Off ou continue o ciclo de VoltTurn. Landorus-T também é um ótimo parceiro, já que pode ajudar Zapdos fazendo check a Landorus-T oponente, Swords Dance Garchomp e Zeraora, enquanto Zapdos é capaz de fazer switch em Grass-types ofensivos que atrapalham Landorus-T, como Rillaboom e Kartana. Dragapult pode tirar proveito da habilidade de Zapdos forçar a saída de alguns de seus checks, como Mandibuzz e Corviknight, enquanto Zapdos se beneficia da habilidade de Dragapult forçar a saída de Kyurem e Ground-types ofensivos, como Garchomp e Landorus-T. Rillaboom pressiona Ground-types, como Hippowdon e Garchomp, que podem fazer wall a Zapdos. Rillaboom também se beneficia da habilidade de Zapdos forçar para fora Flying-types comuns, como Tornadus-T e Corviknight, e de causar dano massivo a Ferrothorn, permitindo a Rillaboom usar seus STABs Grass-type mais livremente e de forma repetida. Melmetal também é um excelente parceiro, já que Zapdos pode usar Volt Switch para trazê-lo em segurança contra Pokémon como Clefable e Galarian Slowking. Melmetal também se beneficia da habilidade de Zapdos fazer switch em Fighting-types e Pokémon com coverage Fighting-type, como Urshifu-R e Kartana.

[SET]
name: Rain Sweeper Ofensivo
move 1: Thunder
move 2: Hurricane
move 3: Weather Ball
move 4: Roost
item: Heavy-Duty Boots
ability: Static
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Os moves STAB Thunder e Hurricane de Zapdos se tornam 100% precisos em rain, permitindo-lhe usá-los sem problemas e assumir uma função de wallbreaker, enquanto fornece utilidades defensivas necessárias contra Rillaboom, Kartana e Tornadus-T, que de outro modo faltam em times de rain. Weather Ball o torna um usuário de rain ainda melhor, nocauteando Heatran e Landorus-T que poderiam acertar um debilitante Knock Off ou Toxic. Essa coverage sem resistências permite a Zapdos ser uma potente ameaça ofensiva, em especial contra times ofensivos que carecem de sólidas walls special, como Tyranitar, Hippowdon e Blissey. Static beneficia muito seus companheiros de equipe mais lentos, como Urshifu-R, já que pode causar paralysis a Pokémon como Kartana, tornando-os mais fáceis de lidar. É preferida a nature Timid, pois permite a Zapdos ser mais rápido que ameaças como Kyurem, Tapu Lele, Urshifu-R e Swords Dance Landorus-T.

Outros Pokémon que podem tirar proveito de rain, como Barraskewda e Urshifu-R, são bons parceiros. Eles podem fazer pivot em seus checks, como Tangrowth e Rillaboom, e trazer Zapdos para uma oportunidade de wallbreak. Pelipper pode iniciar rain, fazer pivot e também usar Defog para remover entry hazards, o que beneficia muito o time pois deixa livre um moveslot para Zapdos. Ferrothorn também é um companheiro de time muito valioso, pois pode fazer switch em Electric-types oponentes, como Tapu Koko, e fornecer suporte com Spikes para ajudar Zapdos e seus parceiros a derrotar times mais facilmente. Os dois também compartilham a capacidade de fazer check a Grass-types ofensivos, como Kartana e Rillaboom. Garchomp é um bom parceiro em razão de sua imunidade a Electric e acesso a Stealth Rock; em retorno, Zapdos faz check aos Grass-types ofensivos para os quais ele sofre.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Em sets defensivos também é possível usar Toxic para punir Ground-types defensivos, como Garchomp, Hippowdon e Landorus-T defensivo special, que de outra forma não sofrem muito com seus ataques, além de debilitar outras switch-ins circunstanciais, como Tapu Koko, Zeraora e Kyurem. No entanto, ele somente deve ser usado se o time tem outra forma de controle de entry hazards. Um set com Substitute e Pressure pode ser usado para sobrecarregar núcleos defensivos comuns e fazer PP stall a checks comuns como Heatran e Blissey. Porém, este set é superado por Pressure Kyurem e Moltres. Uma variante ofensiva com Heat Wave, Thunderbolt e Hurricane pode ser uma boa escolha, já que se encaixa em arquétipos diferentes de rain e traz boas utilidades defensivas para o time ao fazer soft check a Pokémon como Hawlucha, Rillaboom e Kartana, o que muitos outros Pokémon ofensivos não são capazes de fazer. Essa coverage também permite a Zapdos aborrecer e atingir uma grande variedade de Pokémon. No entanto, este set encontra concorrência de Pokémon como Tornadus-T, que também oferece utilidades como Knock Off e acesso a Nasty Plot.

Checks e Counters
====

**Knock Off**: Em razão da abundância de usuários de Knock Off na tier e a dependência de Zapdos em sua Heavy-Duty Boots, ele é um alvo fácil para usuários de Knock Off, como Rillaboom, Kartana e Tornadus-T, tornando-se muito mais fácil de sobrecarregar ofensivamente.

**Ice-types e Coverage Ice-type**: Ice-types como Weavile e Kyurem podem facilmente ameaçar Zapdos com seus fortes ataques STAB. No entanto, Weavile não pode fazer switch in muito fácil, já que não possui recovery confiável e corre o risco de receber paralysis por Discharge ou ser nocauteado por Heat Wave. Melmetal também pode escolher usar Ice Punch para impedir Zapdos de fazer switch in frequentemente ou usar Protective Pads para ignorar Static.

**Rock-types e Coverage Rock-type**: Tyranitar é um check muito bom de Zapdos, pois recebe dano mínimo de seus moves e o ameaça com Rock Blast ou Stone Edge. Pokémon como Landorus-T e Hawlucha também podem facilmente usar Stone Edge para lidar com Zapdos, que de outra forma faria wall a eles.

**Galarian Slowking**: O excelente bulk de Galarian Slowking com Assault Vest o torna um sólido check de Zapdos, permitindo-lhe facilmente ser atingido múltiplas vezes enquanto pressiona o set de Substitute com Future Sight e repetidos ataques. Zapdos também é incapaz de usar Roost contra ele, uma vez que corre o risco de sofrer poison por Sludge Bomb.

**Toxic**: Excadrill e Melmetal podem usar Toxic para debilitar Zapdos profundamente, deixando-o incapaz de fazer check a eles e a outras ameaças de forma consistente.

[CREDITS]
- Written by: [[Abhi, 526987]]
- Translated by: [[Agatorian, 354638]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [Repu, 304761]]
- Quality checked by: [[Katy, 415305], [airfare, 513717]]

 
Last edited:

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
adicionar remover comentários

não precisa colocar os links nos nomes dos Pokémon (não sei se isso atrapalha/ajuda no upload, confere com o repu)

Wall e switch-in sempre fica no feminino

1/2

[OVERVIEW]

A tipagem defensiva única e a ability Static de Zapdos permitem que ele faça check e puna ameaças ofensivas comuns, como Rillaboom, Kartana, Tornadus-T, e também usuários comuns de U-turn, como Urshifu-R e Landorus-T. Ele também tira proveito de rain com seus moves STAB em Thunder e Hurricane, que se tornam 100% precisos em rain,(RV) e com Weather Ball, que lhe permite atingir Ground-types e Heatran com mais força. Este set encontra concorrência de outros usuários de rain, como Thundurus-T e Tornadus-T, que são mais rápidos e podem romper times defensivos mais facilmente em razão do acesso a Nasty Plot. No entanto, Zapdos com suas defesas sólidas e recovery confiável é melhor em fazer check a Rillaboom e Kartana, contra os quais times de rain muitas vezes sofrem. Infelizmente, Zapdos é muito suscetível a ter seu item removido por Knock Off de Pokémon aos quais ele faz check, como Rilaboom e Kartana, tornando-o um check muito menos confiável após sofrer dano residual de Stealth Rock. Uma vez que Knock Off prejudica sua habilidade de fazer check a estes Pokémon a longo prazo, ele muitas vezes depende de Static para debilitar ameaças ofensivas. Zapdos também é bastante fraco a Toxic, por isso alguns Pokémon como Excadrill e Melmetal optam por usá-lo. Zapdos também encontra concorrência de outras walls defensivas, como Corviknight e Skarmory, que possuem uma tipagem defensivamente melhor. A neutralidade deles a Stealth Rock também lhes permite absorver Knock Off com facilidade. (wall fica no feminino)

[SET]
name: Utility Utilidade
move 1: Discharge / Volt Switch
move 2: Hurricane / Heat Wave
move 3: Roost
move 4: Defog
item: Heavy-Duty Boots
ability: Static
nature: Timid
evs: 248 HP / 220 Def / 40 Spe

[SET COMMENTS]

Discharge aplica paralysis, tornando difícil para que switch-ins special defensivas comuns, como Heatran, Clefable e Galarian Slowking, (AV) entrar entrem com segurança. Volt Switch pode ser usado no lugar de Discharge, pois permite a Zapdos fazer pivot contra Blissey e os já mencionados checks. Volt Switch deve ser usado junto de Hurricane,(RV) para punir Ground-types enquanto que tentam bloqueá-lo. Heat Wave pode ser usado no lugar de Hurricane, visando atingir Steel-types, como Ferrothorn, Scizor, Excadrill e Magnezone, ao custo de muito menos dano contra Ground-types. Defog melhora a utilidade de Zapdos, (AV) permitindo-lhe remover entry hazards, embora muitas vezes seja forçado a fazê-lo em turnos livres, como switches forçadas, já que perde para muitos usuários de Stealth Rock comuns, como Landorus-T, Hippowdon, e Clefable, que são capazes de debilitar Zapdos com Knock Off ou Toxic. Alguns usuários de Stealth Rock, como Garchomp, Landorus-T, e Tyranitar, também podem usar coverage Rock-type para pressionar Zapdos. Static pode punir usuários de U-turn, como Landorus-T, Urshifu-R, e Dragapult. 40 EVs em Speed permite a Zapdos superar Rillaboom, e o resto é investido em HP e Defense para maximizar seu bulk physical.

Scizor é um excelente parceiro, já que pode aliviar a pressão de Zapdos em ao fazer check a Rillaboom e faz check a Ice-types, (RV) como Kyurem e Weavile. Zapdos também pode fazer pivot em alguns de seus checks, como Galarian Slowking e Blissey, para que Scizor entre e ameace-os com Knock Off ou continue o ciclo de VoltTurn. Landorus-T também é um ótimo parceiro, já que pode ajudar Zapdos fazendo check a Landorus-T oponente, Swords Dance Garchomp e Zeraora oponentes, enquanto Zapdos é capaz de fazer switch em Grass-types ofensivos que atrapalham Landorus-T, como Rillaboom e Kartana. Dragapult pode tirar proveito da habilidade de Zapdos em forçar a saída de alguns de seus checks, como Mandibuzz e Corviknight, enquanto Zapdos se beneficia da habilidade de Dragapult em forçar a saída de Kyurem e Ground-types ofensivos, como Garchomp e Landorus-T. Rillaboom pressiona Ground-types, como Hippowdon e Garchomp, que podem fazer wall a Zapdos. Rillaboom também se beneficia da habilidade de Zapdos em forçar a saída de para fora (para evitar essa repetição) Flying-types comuns, como Tornadus-T e Corviknight, e de causar dano massivo a Ferrothorn, permitindo a Rillaboom fazer spam de use seus moves STAB Grass-type mais livremente e de forma repetida (spam é traduzido). Melmetal também é um excelente parceiro, já que Zapdos pode usar Volt Switch para trazê-lo em segurança contra Pokémon como Clefable e Galarian Slowking. Melmetal também se beneficia da habilidade de Zapdos de fazer switch em Fighting-types e Pokémon com com coverage Fighting-type, como Urshifu-R e Kartana.

[SET]
name: Offensive Rain Rain Sweeper Ofensivo
move 1: Thunder
move 2: Hurricane
move 3: Weather Ball
move 4: Roost
item: Heavy-Duty Boots
ability: Static
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Os moves STAB Thunder e Hurricane de Zapdos se tornam 100% precisos em rain, permitindo-lhe abusar usá-los deles sem inconvenientes problemas e assumir uma função de wallbreaker,(AV) enquanto fornece utilidades defensivas necessárias contra Rillaboom, Kartana e Tornadus-T, que de outro modo faltam em times de rain. Weather Ball o torna um usuário de rain ainda melhor, nocauteando Heatran e Landorus-T que poderiam acertar um debilitante Knock Off ou Toxic. Essa coverage sem resistências permite a Zapdos tornar-ser uma potente ameaça ofensiva, em especial contra times ofensivos que carecem de sólidas walls special defensivos, como Tyranitar, Hippowdon, (RV) e Blissey. Static beneficia muito seus companheiros de equipe mais lentos, como Urshifu-R, já que ele pode causar paralysis a Pokémon como Kartana, tornando-os mais fáceis de lidar. É preferida a nature Timid, pois permite a Zapdos ser mais rápido que ameaças como Kyurem, Tapu Lele, Urshifu-R, (RV) e Swords Dance Landorus-T.

Outros Pokémon que podem tirar proveito de rain, como Barraskewda e Urshifu-R, são bons parceiros. Eles podem fazer pivot em seus checks, como Tangrowth e Rillaboom e trazer Zapdos para uma oportunidade de wallbreak. Pelipper pode iniciar rain, fazer pivot e também usar Defog para remover entry hazards, o que beneficia muito o time pois deixa livre um moveslot para Zapdos. Ferrothorn também é um companheiro de time muito valioso, pois pode fazer switch em Electric-types oponentes, como Tapu Koko, e fornecer suporte com Spikes para ajudar Zapdos e seus parceiros a derrotar times mais facilmente. Os dois também compartilham a capacidade de fazer check a Grass-types ofensivos, como Kartana e Rillaboom. Garchomp é um bom parceiro em razão de sua imunidade a Electric-type e acesso a Stealth Rock, em retorno Zapdos faz check aos Grass-types ofensivos contra os quais ele sofre.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Em sets defensivos também é possível usar Toxic para punir Ground-types defensivos, como Garchomp, Hippowdon, e Landorus-T defensivo special defensivo, que de outra forma não sofrem muito com seus ataques, e também para debilitar outras switch-ins circunstanciais, como Tapu Koko, Zeraora, (RV)e Kyurem. No entanto, ele somente deve ser usado se o time tem outra forma de controle de entry hazards. Um set com Substitute e Pressure pode ser usado para sobrecarregar núcleos defensivos comuns e fazer PP stall de PP a checks comuns como Heatran e Blissey. Porém, este set é superado por Pressure Kyurem e Moltres. Uma variante ofensiva com Heat Wave, Thunderbolt e Hurricane pode ser uma boa escolha, já que se encaixa em arquétipos diferentes de rain e traz boas utilidades defensivas ao time ao fazer soft check a Pokémon como Hawlucha, Rillaboom, e Kartana, o que não muitos outros Pokémons ofensivos são capazes de fazer. Essa coverage também permite a Zapdos aborrecer e atingir uma grande variedade de Pokémon. No entanto, este set encontra concorrência de Pokémon como Tornadus-T, que também oferece utilidades como Knock Off e acesso a Nasty Plot.

Checks e Counters
====

**Knock Off**: Em razão da abundância de usuários de Knock Off na tier e a dependência de Zapdos em sua Heavy-Duty Boots, ele é um alvo fácil para usuários de Knock Off, como Rillaboom, Kartana, e Tornadus-T, tornando-se muito mais fácil de sobrecarregar ofensivamente.

**Ice-types e coverage Ice-type**: Ice-types como Weavile e Kyurem podem facilmente ameaçar Zapdos com seus fortes ataques STAB. No entanto, Weavile não pode fazer switch in muito fácil, já que não possui recovery confiável e corre o risco de receber paralysis por Discharge ou ser nocauteado por Heat Wave. Melmetal também pode escolher usar Ice Punch para impedir Zapdos de fazer switch in frequentemente, ou usar Protective Pads para ignorar Static.

**Rock-types e coverage Rock-type**: Tyranitar é um check muito bom de Zapdos, pois recebe dano mínimo de seus moves e o ameaça com Rock Blast ou Stone Edge. Pokémon como Landorus-T e Hawlucha também podem facilmente usar Stone Edge para lidar com Zapdos, que de outra forma faria wall a eles.

**Galarian Slowking**: O excelente bulk de Galarian Slowking com Assault Vest o torna um sólido check de Zapdos, permitindo-lhe facilmente ser atingido múltiplas vezes enquanto pressiona o set de Substitute com Future Sight e repetidos ataques. Zapdos também é incapaz de usar Roost contra ele, uma vez que corre o risco de ser envenenado sofrer poison por Sludge Bomb.

**Toxic**: Excadrill e Melmetal podem usar Toxic para debilitar Zapdos profundamente, deixando-o incapaz de fazer check a eles e a outras ameaças de forma consistente.

[CREDITS]
- Written by: [[Abhi, 526987]]
- Translated by: [[Agatorian, 354638]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [user, id]]
- Quality checked by: [[Katy, 415305], [airfare, 513717]]
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
(A)dicionar (R)emover (S)ugerir e (C)omentar

Respondendo ao comentário do Pubo: os links não atrapalham, mas acho desnecessário colocá-los.

GP 2/2
[OVERVIEW]

A tipagem defensiva única e ability Static de Zapdos permitem que ele faça check e puna ameaças ofensivas comuns, como Rillaboom, Kartana, e (C: AV e "e") Tornadus-T, e também usuários comuns de U-turn, como Urshifu-R e Landorus-T. Ele também tira proveito de rain com seus moves STAB em Thunder e Hurricane, que se tornam 100% precisos em rain, (C: AVs) e Weather Ball, que lhe permite atingir Ground-types e Heatran com mais força. Este set encontra concorrência de (S: "concorre com") outros usuários de rain, como Thundurus-T e Tornadus-T, que são mais rápidos e podem romper times defensivos mais facilmente em razão do acesso a Nasty Plot. No entanto, Zapdos com suas defesas sólidas e recovery confiável é melhor em fazer check a Rillaboom e Kartana, contra os quais times de rain muitas vezes sofrem. Infelizmente, Zapdos é muito suscetível a ter seu item removido por Knock Off de Pokémon aos quais ele faz check, como Rilaboom e Kartana, tornando-o um check muito menos confiável após sofrer dano residual de Stealth Rock. Uma vez que Knock Off prejudica sua habilidade de fazer check a estes Pokémon a longo prazo, ele muitas vezes depende de Static para debilitar ameaças ofensivas. Zapdos também é bastante fraco a Toxic, por isso alguns Pokémon como Excadrill e Melmetal optam por usá-lo. Zapdos também encontra concorrência de outras walls, como Corviknight e Skarmory, que possuem uma tipagem defensivamente melhor. A neutralidade deles a Stealth Rock também lhes permite absorver Knock Off com facilidade.

[SET]
name: Utilidade
move 1: Discharge / Volt Switch
move 2: Hurricane / Heat Wave
move 3: Roost
move 4: Defog
item: Heavy-Duty Boots
ability: Static
nature: Timid
evs: 248 HP / 220 Def / 40 Spe

[SET COMMENTS]
Discharge aplica paralysis, tornando difícil para que switch-ins special defensivas special comuns, como Heatran, Clefable e Galarian Slowking, entrem com segurança. Volt Switch pode ser usado no lugar de Discharge, pois permite a Zapdos fazer pivot contra Blissey e os já mencionados checks. Volt Switch deve ser usado junto de Hurricane para punir Ground-types que tentam bloqueá-lo. Heat Wave pode ser usado no lugar de Hurricane, visando atingir Steel-types, como Ferrothorn, Scizor, Excadrill e Magnezone, ao custo de muito menos dano contra Ground-types. Defog melhora a utilidade de Zapdos, permitindo-lhe remover entry hazards, embora muitas vezes seja forçado a fazê-lo em turnos livres, como switches forçadas, já que perde para muitos usuários de Stealth Rock comuns, como Landorus-T, Hippowdon, (C: RV) e Clefable, que são capazes de debilitar Zapdos com Knock Off ou Toxic. Alguns usuários de Stealth Rock, como Garchomp, Landorus-T, (C: RV) e Tyranitar, também podem usar coverage Rock-type para pressionar Zapdos. Static pode punir usuários de U-turn, como Landorus-T, Urshifu-R e Dragapult. 40 EVs em Speed permite a Zapdos superar Rillaboom, (C: RV) e o resto é investido em HP e Defense para maximizar seu bulk physical.

Scizor é um excelente parceiro, já que pode aliviar a pressão de Zapdos ao fazer check a Rillaboom e Ice-types, como Kyurem e Weavile. Zapdos também pode fazer pivot em alguns de seus checks, como Galarian Slowking e Blissey, para que Scizor entre e ameace-os com Knock Off ou continue o ciclo de VoltTurn. Landorus-T também é um ótimo parceiro, já que pode ajudar Zapdos fazendo check a Landorus-T oponente, Swords Dance Garchomp e Zeraora, enquanto Zapdos é capaz de fazer switch em Grass-types ofensivos que atrapalham Landorus-T, como Rillaboom e Kartana. Dragapult pode tirar proveito da habilidade de Zapdos forçar a saída de alguns de seus checks, como Mandibuzz e Corviknight, enquanto Zapdos se beneficia da habilidade de Dragapult forçar a saída de Kyurem e Ground-types ofensivos, como Garchomp e Landorus-T. Rillaboom pressiona Ground-types, como Hippowdon e Garchomp, que podem fazer wall a Zapdos. Rillaboom também se beneficia da habilidade de Zapdos forçar para fora Flying-types comuns, como Tornadus-T e Corviknight, e de causar dano massivo a Ferrothorn, permitindo a Rillaboom usar seus moves STABs Grass-type mais livremente e de forma repetida. Melmetal também é um excelente parceiro, já que Zapdos pode usar Volt Switch para trazê-lo em segurança contra Pokémon como Clefable e Galarian Slowking. Melmetal também se beneficia da habilidade de Zapdos fazer switch em Fighting-types e Pokémon com coverage Fighting-type, como Urshifu-R e Kartana.

[SET]
name: Rain Sweeper Ofensivo
move 1: Thunder
move 2: Hurricane
move 3: Weather Ball
move 4: Roost
item: Heavy-Duty Boots
ability: Static
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Os moves STAB Thunder e Hurricane de Zapdos se tornam 100% precisos em rain, permitindo-lhe usá-los sem problemas e assumir uma função de wallbreaker, enquanto fornece utilidades defensivas necessárias contra Rillaboom, Kartana e Tornadus-T, que de outro modo faltam em times de rain. Weather Ball o torna um usuário de rain ainda melhor, nocauteando Heatran e Landorus-T que poderiam acertar um debilitante Knock Off ou Toxic. Essa coverage sem resistências permite a Zapdos ser uma potente ameaça ofensiva, em especial contra times ofensivos que carecem de sólidas walls special, como Tyranitar, Hippowdon e Blissey. Static beneficia muito seus companheiros de equipe mais lentos, como Urshifu-R, já que pode causar paralysis a Pokémon como Kartana, tornando-os mais fáceis de lidar. É preferida a nature Timid, pois permite a Zapdos ser mais rápido que ameaças como Kyurem, Tapu Lele, Urshifu-R e Swords Dance Landorus-T.

Outros Pokémon que podem tirar proveito de rain, como Barraskewda e Urshifu-R, são bons parceiros. Eles podem fazer pivot em seus checks, como Tangrowth e Rillaboom, (C: AV) e trazer Zapdos para uma oportunidade de wallbreak. Pelipper pode iniciar rain, fazer pivot e também usar Defog para remover entry hazards, o que beneficia muito o time pois deixa livre um moveslot para Zapdos. Ferrothorn também é um companheiro de time muito valioso, pois pode fazer switch em Electric-types oponentes, como Tapu Koko, e fornecer suporte com Spikes para ajudar Zapdos e seus parceiros a derrotar times mais facilmente. Os dois também compartilham a capacidade de fazer check a Grass-types ofensivos, como Kartana e Rillaboom. Garchomp é um bom parceiro em razão de sua imunidade a Electric e acesso a Stealth Rock,; (C: RV e APV) em retorno, (C: AV) Zapdos faz check aos Grass-types ofensivos contra para os quais ele sofre.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Em sets defensivos também é possível usar Toxic para punir Ground-types defensivos, como Garchomp, Hippowdon, (C: RV) e Landorus-T defensivo special, que de outra forma não sofrem muito com seus ataques, e também para além de debilitar outras switch-ins circunstanciais, como Tapu Koko, Zeraora e Kyurem. No entanto, ele somente deve ser usado se o time tem outra forma de controle de entry hazards. Um set com Substitute e Pressure pode ser usado para sobrecarregar núcleos defensivos comuns e fazer PP stall a checks comuns como Heatran e Blissey. Porém, este set é superado por Pressure Kyurem e Moltres. Uma variante ofensiva com Heat Wave, Thunderbolt e Hurricane pode ser uma boa escolha, já que se encaixa em arquétipos diferentes de rain e traz boas utilidades defensivas ao para o time ao fazer soft check a Pokémon como Hawlucha, Rillaboom, (C: RV) e Kartana, o que muitos outros Pokémon ofensivos não são capazes de fazer. Essa coverage também permite a Zapdos aborrecer e atingir uma grande variedade de Pokémon. No entanto, este set encontra concorrência de Pokémon como Tornadus-T, que também oferece utilidades como Knock Off e acesso a Nasty Plot.

Checks e Counters
====

**Knock Off**: Em razão da abundância de usuários de Knock Off na tier e a dependência de Zapdos em sua Heavy-Duty Boots, ele é um alvo fácil para usuários de Knock Off, como Rillaboom, Kartana, (C: RV) e Tornadus-T, tornando-se muito mais fácil de sobrecarregar ofensivamente.

**Ice-types e Coverage Ice-type**: Ice-types como Weavile e Kyurem podem facilmente ameaçar Zapdos com seus fortes ataques STAB. No entanto, Weavile não pode fazer switch in muito fácil, já que não possui recovery confiável e corre o risco de receber paralysis por Discharge ou ser nocauteado por Heat Wave. Melmetal também pode escolher usar Ice Punch para impedir Zapdos de fazer switch in frequentemente, (C: RV) ou usar Protective Pads para ignorar Static.

**Rock-types e Coverage Rock-type**: Tyranitar é um check muito bom de Zapdos, pois recebe dano mínimo de seus moves e o ameaça com Rock Blast ou Stone Edge. Pokémon como Landorus-T e Hawlucha também podem facilmente usar Stone Edge para lidar com Zapdos, que de outra forma faria wall a eles.

**Galarian Slowking**: O excelente bulk de Galarian Slowking com Assault Vest o torna um sólido check de Zapdos, permitindo-lhe facilmente ser atingido múltiplas vezes enquanto pressiona o set de Substitute com Future Sight e repetidos ataques. Zapdos também é incapaz de usar Roost contra ele, uma vez que corre o risco de sofrer poison por Sludge Bomb.

**Toxic**: Excadrill e Melmetal podem usar Toxic para debilitar Zapdos profundamente, deixando-o incapaz de fazer check a eles e a outras ameaças de forma consistente.

[CREDITS]
- Written by: [[Abhi, 526987]]
- Translated by: [[Agatorian, 354638]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [Repu, 304761]]
- Quality checked by: [[Katy, 415305], [airfare, 513717]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top