Ubers Yveltal

:ss/Yveltal:
https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/yveltal/

[OVERVIEW]

Yveltal é o Pokémon mais usado em SS Ubers e é uma parte essencial do metagame. É de longe o check a Calyrex-S mais confiável, forçando Calyrex-S a depender de Trick e dano passivo para derrotá-lo. Também é o Defogger mais comum em um metagame que não possui muitas opções, e Knock Off de Yveltal limita switch-ins ao ponto de forçar a maioria dos times a ter uma switch-in de Knock Off dedicada apenas para ele. Opções de utilidade como U-turn e Taunt fornecem momentum fantástico, e Yveltal tem boas opções para revenge kill em sets Choice Scarf, Sucker Punch e Foul Play. Ademais, o suporte de equipe certo libera Yveltal para utilizar um dos seus devastadores sets ofensivos; fortalecido por Hone Claws ou Choice Band em adição a Dark Aura, Knock Off se torna um move aterrorizante de se fazer switch. Em geral, quase todos os times sérios devem fortemente considerar ter Yveltal.

[SET]
name: Utilidade Rápido
move 1: Knock Off / Foul Play
move 2: Taunt / Toxic / Knock Off
move 3: Defog / Toxic
move 4: Roost
item: Heavy-Duty Boots
ability: Dark Aura
nature: Jolly / Timid
evs: 16 HP / 240 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set foca em Speed enquanto faz switch contra Calyrex-S relativamente bem graças ao investimento em Special Defense. Esse investimento em Speed permite que Yveltal faça check a ameaças que não iria conseguir normalmente, além de aumentar a viabilidade de algumas opções de utilidade. Knock Off é um ataque forte e fornece ótimo suporte para o time. Foul Play permite que Yveltal faça revenge kill a Pokémon como Groudon e Rayquaza, e causa grande dano mesmo em sets de Necrozma-DM sem investimento. Taunt previne Pokémon como Ferrothorn e Eternatus de ganhar momentum contra Yveltal, e é útil em geral contra times stall e bulky. Taunt também é bom contra sets SubSeed de Calyrex-S, contanto que o oponente não consiga muitas chances para se fortalecer com Nasty Plot. Toxic é um ótimo move para apanhar Yveltal adversários ou Buzzwole desprevenidos, tornando Yveltal um bom check para Yveltal ofensivo adversário. Esse set é um usuário fantástico de Defog, sendo especialmente útil contra times Sticky Web, ultrapassando Pokémon como Kyogre e Xerneas. Roost garante recovery confiável, e remover o Flying-type de Yveltal pode ser útil contra Groudon. Heavy-Duty Boots é obrigatório para tornar Yveltal um usuário de Defog confiável. Jolly é a nature preferível se você estiver utilizando Knock Off; caso contrário, use Timid. Uma distribuição de EVs alternativa para ambas natures é 72 HP / 252 SpD / 184 Spe para ter mais bulk e ainda ultrapassar Pokémon com base 90 Speed e investimento máximo. Se você deseja ainda mais bulk, use uma nature Careful, e Yveltal ainda irá ultrapassar Pokémon com base 90 Speed e uma nature neutra. Com esses EVs, U-turn se torna uma opção viável no segundo moveslot.

Comparado ao set mais defensivo, o investimento em Speed é ótimo para utilizar Defog contra times de Sticky Web, visto que Yveltal é imune a Sticky Web, mas a perda de bulk significa que ele se torna incapaz de fazer check a Focus Sash Nasty Plot Calyrex-S. Em geral, Foul Play, Taunt e Toxic todos funcionam muito melhor quando Yveltal tem investimento em Speed. Foul Play permite ter mais segurança contra Groudon e Necrozma-DM, o que é especialmente apreciado por aliados como Zygarde, que é pressionado pelo set Sword Dance dos dois. Ho-Oh é um bom parceiro, pois é um check reserva para Calyrex-S enquanto ainda traz suporte com Defog. Isso permite que Yveltal utilize Taunt e Toxic juntos, formando um stallbreaker muito efetivo. Necrozma-DM pode fazer switch contra Eternatus que será atraído por esse set. Groudon, Zygarde e Zekrom são bons companheiros de equipe que podem fazer pivot contra Necrozma-DM adversário sem medo de paralysis. Blissey funciona como uma sólida check secundária de Calyrex-S, incluindo sets SubSeed, e pode fornecer o muito desejado suporte de cleric e status.

[SET]
name: Defensivo Special
move 1: Knock Off
move 2: U-turn / Snarl / Sucker Punch
move 3: Defog / Sucker Punch
move 4: Roost
item: Heavy-Duty Boots
ability: Dark Aura
nature: Careful
evs: 248 HP / 72 Def / 188 SpD

[SET COMMENTS]

Esse é o set mais bulky de Yveltal, fornecendo-o a maior flexibilidade possível para lidar com Choice Specs e Nasty Plot Calyrex-S. Knock Off é a opção de STAB mais confiável de Yveltal e providencia fantástico suporte para o time. U-turn é uma ótima opção para ganhar momentum contra Pokémon como Eternatus, Buzzwole, Zarude e Tangrowth, que geralmente são utilizados para lidar com Knock Off e fazer wall a Yveltal. U-turn funciona bem com a falta de investimento em Speed desse set, fornecendo switches vantajosas com mais frequência. Snarl garante que Yveltal irá vencer todos os sets SubSeed de Calyrex-S. Também é útil contra Calm Mind Kyogre quando acompanhado de Mystical Fire Eternatus. Sucker Punch pode ser utilizado para tornar Yveltal um revenge killer decente, o que é muito apreciado em times que não possuem usuários de Choice Scarf ou prioridade. Defog providencia suporte imensurável para o time, e em muitos times, Yveltal é o único usuário viável do move. Caso você esteja utilizando outro usuário de Defog, como Ho-Oh, Sucker Punch pode ser considerado. Heavy-Duty Boots certifica que Yveltal não irá sofrer dano de Stealth Rock. O investimento em HP e Special Defense previne Nasty Plot Calyrex-S de causar 2HKO em Yveltal com Draining Kiss ou que Choice Specs Calyrex-S cause 3HKO com Astral Barrage. 72 EVs em Defense são útéis para fazer pivot contra Marshadow e impedir que Poltergeist seguido de Rock Tomb fortalecidos por Life Orb causem KO em Yveltal. Se você estiver optando por U-turn, 248 HP / 72 Atk / 184 SpD podem ser utilizados para ter uma chance de quebrar o Substitute de SubSeed Calyrex-S com U-turn. Ainda mais investimento em Attack pode ser utilizado; U-turn investido, em combinação a um revenge killer, como Choice Scarf Calyrex-S ou Shadow Sneak Marshadow, podem formar uma defesa adequada contra SubSeed Calyrex-S. Se Marshadow e SubSeed Calyrex-S não oferecem perigo, Yveltal pode utilizar investimento máximo em Special Defense.

Esse Yveltal encaixa em times de quaisquer arquétipos, com exceção de hyper offense. Enquanto esse set é um counter de Calyrex-S, você precisa ter cautela e manter Yveltal saudável. Efeitos de status e Stealth Rock, caso Yveltal perca seu item, podem enfraquecê-lo a ponto de Calyrex-S conseguir derrotá-lo. Ademais, Yveltal recebendo um item Choice com Trick pode facilmente te colocar em situações perigosas. Por exemplo, se Yveltal enfrenta Calyrex-S e precisa usar Roost para fazer check a Calyrex-S quando este voltar em campo, o oponente pode prever isso, permanecer em campo e utilizar Nasty Plot. Para aliados, Eternatus e Necrozma-DM formam o clássico core de SS Ubers com Yveltal. Eternatus faz check a Kyogre, absorve Knock Off e Toxic e pode até ser um check secundário para Calyrex-S graças ao seu bulk special e Pressure. Necrozma-DM faz check a Ice-types, Eternatus e Xerneas que forçam Yveltal a sair de campo, e fornece suporte com status e entry hazards. Checks para Ground-types, como Buzzwole, Tangrowth e Zarude têm boa sinergia com os Pokémon mencionados anteriormente, garantindo que seu time tenha checks para a vasta maioria das ameaças do metagame. Ho-Oh pode providenciar seu próprio suporte com Defog para liberar o terceiro moveslot de Yveltal; Ho-Oh também tem um matchup excelente contra Necrozma-DM, que é o usuário mais comum de Stealth Rock do metagame e pode punir Yveltal por usar Defog contra ele graças a Thunder Wave e Iron Head. Outras switch-ins úteis para Necrozma-DM são Groudon, Zygarde, Zekrom e Kyogre. Marshadow e Calyrex-S são bons revenge killers, e eles combinam particularmente bem com U-turn Yveltal como segurança contra SubSeed Calyrex-S; Calyrex-S também fornece suporte com Aromatherapy, assim como Blissey, que pode ser de extrema importância para manter o Calyrex-S adversário sob controle caso Yveltal sofra poison ou paralysis.

[SET]
name: Hone Claws
move 1: Hone Claws
move 2: Knock Off
move 3: Sucker Punch / Roost
move 4: Acrobatics / Roost
item: Life Orb / Black Glasses
ability: Dark Aura
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 72 SpD / 184 Spe

[SET COMMENTS]

Com Hone Claws elevando seu Attack, Yveltal se torna um wallbreaker devastador. Com +1, Knock Off fortalecido por Dark Aura é algo que quase nenhum Pokémon quer fazer switch contra. A switch-in para Knock Off mais comum do metagame, Eternatus, tem 93.8% de chance de sofrer OHKO de um Knock Off +1 fortalecido por Life Orb. Sucker Punch fornece uma opção de prioridade valiosa, permitindo que Yveltal ainda faça check a Calyrex-S até certo ponto. Acrobatics acerta Pokémon resistentes a Dark, como Buzzwole e Zarude, com dano super efetivo. Adicionalmente, se torna muito forte caso Yveltal sofra um Knock Off. Uma opção alternativa é Roost, que aumenta a longevidade desse set ao custo de perder coverage. Os EVs em Speed permitem ultrapassar Pokémon com base 90 Speed, nature neutra e investimento máximo, como Kyogre, e o restante é jogado em Special Defense para melhorar a capacidade de lidar com ataques de Calyrex-S. Life Orb garante mais poder para Yveltal, aumentando muito mais a chance de um OHKO em Eternatus com +1 Knock Off. Black Glasses ainda é uma alternativa que torna os moves Dark de Yveltal incrivelmente fortes, enquanto mantém muito mais bulk ao longo do tempo.

Esse set encaixa em muito menos times do que o set defensivo devido ao fato que não é um check confiável para Calyrex-S. Assim, checks alternativos para Calyrex-S são aliados obrigatórios. Zarude faz check não apenas a Calyrex-S, mas também a Groudon e Zygarde, ambos capazes de realizar check a esse set de Yveltal. Ho-Oh é útil para providenciar suporte com Defog, que falta nesse set, e também faz pivot contra Calyrex-S e Xerneas. Ambos aliados mencionados anteriormente apreciam Yveltal atraindo e derrotando Eternatus. Blissey fornece mais um check a Calyrex-S, assim como suporte valioso com Aromatherapy e Wish. Para sets Black Glasses, Tyranitar tem boa sinergia, visto que o dano de sand pode colocar Eternatus no alcance de OHKO com +1 Knock Off. Ademais, sand prejudicar a capacidade de Yveltal realizar check a Calyrex-S não é um problema, visto que Tyranitar é um check muito mais seguro. Xatu pode ser utilizado para prevenir Stealth Rock de ser colocado em campo.

[SET]
name: Special Attacker
move 1: Dark Pulse
move 2: Oblivion Wing
move 3: Taunt / Sucker Punch
move 4: Sucker Punch / Rock Slide
item: Life Orb
ability: Dark Aura
nature: Hasty
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set de Yveltal é mais comum em equipes hyper offense, pois caso contrário esses times têm dificuldade em lidar com Calyrex-S. Assim, é designado para manter o momentum ofensivo. Ao focar principalmente em Special Attack, Yveltal pode usar seu poderoso Oblivion Wing para se curar e atacar ao mesmo tempo, minimizando os efeitos do recoil de Life Orb. Taunt previne Yveltal adversários e Ho-Oh de usarem Defog, mantendo Sticky Web ou outros entry hazards em campo. Sucker Punch fornece Yveltal um ataque physical, e a prioridade é importante para manter Calyrex-S sob controle. Rock Slide é uma opção alternativa para Yveltal atrair Ho-Oh com Dark Pulse antes de derrotá-lo. Rock Slide também é útil contra Yveltal adversários. A distribuição de EVs fornecida e nature permitem que Yveltal ultrapasse e use Taunt contra Yveltal adversários.

Esse Yveltal é fundamental para times hyper offense, então ele funciona bem com suicide leads, como Slurpuff, Froslass, Galvantula, Shuckle e Aerodactyl. Necrozma-DM é um aliado fantástico, pois faz switch contra Xerneas e Eternatus, que fazem wall a Yveltal. Eternatus ofensivo e Naganadel podem absorver Toxic Spikes, que pode ser muito perigoso para times hyper offense, e apreciam Yveltal nocauteando Ho-Oh com Rock Slide. Wallbreakers poderosos, como Groudon, Zekrom e Marshadow, são ótimos companheiros de equipe para manter a pressão contra times bulky. Checks adicionais a Calyrex-S são apreciados, especialmente se você não utilizar Sucker Punch. Marshadow, Urshifu-S, Grimmsnarl e Hydreigon desempenham bem essa função.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Foul Play
move 2: Roost / Oblivion Wing
move 3: U-turn / Knock Off
move 4: Defog
item: Choice Scarf
ability: Dark Aura
nature: Jolly / Hasty
evs: 252 HP / 72 SpD / 184 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Scarf Yveltal é um revenge killer decente que também fornece utilidade única e poderosa. Primeiramente, ele cria uma das defesas mais sólidas contra times Sticky Web, visto que é imune ao entry hazard e pode utilizar Defog sem o risco de sofrer Taunt vindo de usuários de Prankster. Segundamente, Yveltal não teme Trick de Choice Scarf Calyrex-S. Foul Play é uma opção de STAB forte, que permite a Yveltal fazer revenge kill em Zekrom, Groudon, Marshadow, Necrozma-DM ofensivo e Calyrex-S com facilidade. Graças a Foul Play, Yveltal tem o luxo de poder investir em seu bulk em vez dos seus stats ofensivos. Apesar de Roost ter pouca sinergia com Choice Scarf, Yveltal muitas vezes força Calyrex-S a sair de campo, criando amplas oportunidades para curar dano residual. Oblivion Wing é uma opção de cura menos passiva que tem o bônus de permitir que Yveltal atraia e derrote switch-ins comuns, como Buzzwole e Tangrowth. No entanto, sua cura será muito menos consistente. U-turn é uma ótima opção para ganhar momentum contra switches óbvias para Pokémon como Eternatus e Xerneas, enquanto Knock Off providencia utilidade em remover itens e é uma opção de STAB secundária para Pokémon que sofrem dano mínimo de Foul Play, como Blissey. Finalmente, Defog arruína Sticky Web e outros times hyper offense que dependem de entry hazards. Os EVs fornecidos permitem que Yveltal ultrapasse Pokémon com base 90 e nature positiva +1, como Dragon Dance Zekrom. O restante dos EVs são postos em HP e Special Defense para lidar melhor com Calyrex-S. Hasty deve ser escolhido caso escolha Oblivion Wing; caso contrário, utilize Jolly.

Esse Yveltal encaixa melhor em times que não possuem um revenge killer, como Choice Scarf Calyrex-S ou Shadow Sneak Marshadow, ou quer vencer o matchup Sticky Web. Ho-Oh é um aliado praticamente obrigatório, visto que esse Yveltal não possui Heavy-Duty Boots e por conseguinte, não consegue utilizar Defog consistentemente contra usuários de Stealth Rock. Necrozma-DM e Blissey podem fazer switch contra Eternatus e Xerneas, enquanto ainda providenciam suporte com Stealth Rock e paralysis. Blissey também pode funcionar como cleric e Wish passer. Uma switch-in para Knock Off, como Eternatus, Buzzwole, Tangrowth ou Zarude, é necessário, pois esse set perde sua capacidade de revenge kill sem Choice Scarf.

[SET]
name: Physical Attacker
move 1: Knock Off
move 2: Sucker Punch
move 3: Taunt
move 4: Roost
item: Black Glasses / Life Orb
ability: Dark Aura
nature: Jolly
evs: 188 Atk / 68 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set é visto quase exclusivamente em times hyper offense como uma forma de fazer check a Calyrex-S e prevenir Defog com um Taunt rápido. Knock Off facilmente causa 2HKO na maioria das variantes de Eternatus e previne, com Taunt, que recuperem HP. Como esse set utiliza apenas moves Dark-type, Black Glasses é geralmente escolhido para evitar o recoil de Life Orb. Life Orb pode ser útil em algumas situações, como permitindo que Yveltal cause OHKO em sets ofensivos de Kyogre após Stealth Rock e quase sempre dar OHKO em Marshadow. Investimento máximo em Speed é utilizado para aumentar as chances de usar Taunt primeiro contra Yveltal adversário, enquanto 68 EVs em Special Defense evita 2HKO de Astral Barrage fortalecido por Choice Specs.

Esse set permite que Yveltal pressione Eternatus mais do que um set special, o que é ótimo para aliados como Rayquaza, Marshadow, Mewtwo e Weavile, que podem ser ameaçados por um Eternatus mais rápido. No entanto, isso vem com custo de coverage. A falta de Oblivion Wing ou Rock Slide significa que Yveltal não pode punir bem Yveltal adversários se vencerem a Speed tie e conseguirem usar Defog, enquanto Ho-Oh pode causar jogos mentais entre usar Defog ou Sacred Fire. Assim, esse set tende a ser utilizado com leads como Aerodactyl, Excadrill e Froslass, visto que perder seus entry hazards não é tão crítico como seria para um time Sticky Web. Como Xerneas pode entrar facilmente contra esse set, Necrozma-DM é um aliado altamente recomendado, pois também garante segurança útil contra Galarian Darmanitan. Buzzwole faz wall a esse set, então aliados como Meteor Beam Eternatus e Nasty Plot Calyrex-S funcionam bem com ele. Eternatus e Zekrom são apreciados por fazerem switch contra Sacred Fire de Ho-Oh.

[SET]
name: Choice Band
move 1: Knock Off
move 2: Dual Wingbeat / U-turn
move 3: U-turn / Roost
move 4: Sucker Punch / U-turn
item: Choice Band
ability: Dark Aura
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 72 SpD / 184 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Band Yveltal é um set de wallbreak surpreendente graças ao seu poderoso Knock Off. Ele causa 2HKO em todos os Eternatus na switch, com exceção dos sets focados em Defense, prevenindo que absorvam Knock Off, permitindo que Yveltal remova os itens da equipe adversária com muita eficácia. Dual Wingbeat é uma forte opção de STAB secundária que vai destruir walls típicas para Yveltal, como Zarude, Buzzwole e Tangrowth. Notavelmente, isso permite que esse Yveltal faça check a SubSeed Calyrex-S. U-turn se torna uma opção de momentum poderosa caso o set suceda em derrotar Eternatus. Uma alternativa é Roost, permitindo que esse set faça check a Calyrex-S com mais confiança. Sucker Punch se torna uma opção de revenge kill extremamente poderosa quando fortalecido por Dark Aura e Choice Band. Como bônus, Choice Band fornece uma das piores opções de itens para Calyrex-S, caso decida usar Trick. O investimento em Speed é utilizado para ultrapassar Pokémon com base 90 Speed com investimento máximo e natures neutras ou positivas, dependendo da nature de Yveltal. Caso Eternatus focado em Special Defense se cure com sucesso após perder seu item, Adamant Yveltal ainda sempre causará 2HKO com Knock Off, mesmo com redução do poder, enquanto Jolly garante apenas 53% de chance. No entanto, Jolly é útil para Yveltal ultrapassar Pokémon com base 90 e nature positiva, como Zekrom e Choice Specs Kyogre.

Esse set de Yveltal precisa de suporte do time para funcionar. Ho-Oh é muito apreciado por fornecer Defog e fazer check a Calyrex-S e Xerneas. Blissey é outro check a Calyrex-S que providencia suporte de entry hazards, paralysis, cleric e Wish. Pokémon que adoram ver Eternatus derrotado ou enfraquecido, como Marshadow, Buzzwole e Zarude, são aliados com boa sinergia. Marshadow e Zarude funcionam como checks secundários a Calyrex-S e Buzzwole pode lidar com Ground-types defensivos, como Groudon, Zygarde e Landorus-T. Xatu é outro aliado possível que pode prevenir Stealth Rock de ser utilizado.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Oblivion Wing pode ser usado nos sets Defensivo Special ou Utilidade Rápido para que Yveltal atraia e derrote Buzzwole ou Tangrowth. Um set ofensivo com Knock Off, Sucker Punch e U-turn com Black Glasses é uma opção entre os sets Specially Defensive e Hone Claws, mas geralmente é melhor utilizar um dos outros dois sets. Block pode ser utilizado para prender Pokémon e realizar stall com Toxic, como contra Yveltal adversários. No entanto, esse set não é confiável devido ao fato que muitos Yveltal utilizam U-turn ou Taunt. Itens como Iron Ball podem virar o jogo contra Calyrex-S usando Trick, mas essas opções são situacionais e inferiores a Heavy-Duty Boots.

Checks e Counters
====

**Eternatus**: Eternatus é a switch-in para Knock Off mais comum do metagame, e ele geralmente tem pouco a temer de Yveltal. Sets ofensivos podem causar KO em muitos Eternatus, mas Eternatus focado em Defense tem poucos problemas em realizar wall até mesmo contra esses sets.

**Xerneas**: Xerneas defensivo tem pouco a temer em relação a quase todas opções de Yveltal. Geomancy Xerneas não pode fazer switch imprudentemente, para não perder seu Power Herb, mas em outros casos facilmente força Yveltal a sair de campo.

**Absorvedores de Knock Off**: Buzzwole, Zamazenta-C e Tangrowth podem lidar com Knock Off muito bem e fazer wall a sets de Yveltal sem coverage Flying-type. Zarude pode fazer wall a sets sem U-turn ou move Flying-type. Toxapex tipicamente pode fazer wall a maioria dos Yveltal e se manter saudável com Regenerator.

**Status e Dano Residual**: Paralysis, poison, burn e Stealth Rock podem todos limitar significantemente a habilidade de Yveltal realizar check a Calyrex-S e outras ameaças.

**Yveltal Adversário**: Os sets de Yveltal mais defensivos podem vencer os sets de Yveltal ofensivos com os moves certos, como Toxic ou Foul Play.

**Tanks Defensivos**: Enquanto nenhum deles aprecia fazer switch contra Knock Off, Pokémon como Zygarde, Groudon, Necrozma-DM e Zekrom podem ameaçar Yveltal significantemente com seus fortes ataques physical ou moves de status. Sets como Bulk Up Groudon e Dragon Dance Necrozma-DM podem tirar vantagem de times que dependem de Foul Play Yveltal para realizar check a eles.


[CREDITS]
- Written by: [[Manaphy, 50695]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [Band, 301217]]
- Quality checked by: [[SiTuM, 274590], [Minority, 222996]]
 
Last edited:

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
cara o tamanho disso me lembra SM Monotype:worrywhirl:
adicionar remover comentários e sugestões

[OVERVIEW]

Yveltal é o Pokémon mais usado em SS Ubers e é uma parte essencial do metagame. É de longe o check a Calyrex-S mais confiável, forçando Calyrex-S a depender de Trick e dano passivo para derrotá-lo. Também é o Defogger mais comum em um metagame que não possui muitas opções, e o Knock Off de Yveltal limita switch-ins ao ponto de forçar a maioria dos times a ter uma switch-in de Knock Off dedicada apenas para ele. Opções de utilidade, como U-turn e Taunt, (AV) fornecem momentum, e Yveltal tem boas opções de para revenge kill em sets Choice Scarf, Sucker Punch e Foul Play. Ademais, o suporte de equipe certo libera Yveltal para utilizar um dos seus ofensivos devastadores; fortalecido por Hone Claws ou Choice Band em adição a Dark Aura, Knock Off se torna um move aterrorizante de fazer switch. Em geral, quase todos os times sérios devem fortemente considerar ter Yveltal.

[SET]
name: Utilidade Rápido
move 1: Knock Off / Foul Play
move 2: Taunt / Toxic / Knock Off
move 3: Defog / Toxic
move 4: Roost
item: Heavy-Duty Boots
ability: Dark Aura
nature: Jolly / Timid
evs: 16 HP / 240 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set coloca muito foco em Speed enquanto ainda faz switch contra Calyrex-S relativamente bem graças ao investimento em Special Defense. Esse investimento em Speed permite que Yveltal faça check a ameaças que não iria conseguir normalmente, além de aumentar a viabilidade de algumas opções de utilidade. Knock Off é um ataque forte e fornece ótimo suporte para o time. Foul Play permite que Yveltal faça revenge kill a Pokémon como Groudon e Rayquaza, e causa grande dano mesmo em sets de Necrozma-DM sem investimento. Taunt previne Pokémon como Ferrothorn e Eternatus de ganhar momentum contra Yveltal, e é útil em geral contra times stall e bulky. Taunt também é bom contra sets SubSeed de Calyrex-S, contanto que não consiga muitas chances para se fortalecer com Nasty Plot. Toxic é um ótimo move para apanhar Yveltal adversários ou Buzzwole desprevenidos, tornando Yveltal um bom check para Yveltal ofensivo adversário. Esse set é um usuário fantástico de Defog, e é sendo repetição especialmente útil contra times Sticky Web, ultrapassando Pokémon como Kyogre e Xerneas. Roost garante recovery confiável, e remover o Flying-type de Yveltal pode ser útil contra Groudon. Heavy-Duty Boots é obrigatório para tornar Yveltal um usuário de Defog confiável. Jolly é a nature preferível se você estiver utilizando Knock Off; caso contrário, use Timid. Uma distribuição de EVs alternativa para ambas natures é 72 HP / 252 SpD / 184 Spe para ter mais bulk e ainda ultrapassar Pokémon com base 90 Speed e investimento máximo. Se você deseja ainda mais bulk, use uma nature Careful, e Yveltal ainda ultrapassa Pokémon com base 90 Speed e uma nature neutra. Com esses EVs, U-turn se torna uma opção viável no segundo moveslot.

Comparado ao set mais defensivo, o investimento em Speed é ótimo para utilizar Defog contra times de Sticky Web, visto que Yveltal é imune a Sticky Web, mas a perda de bulk significa que ele se torna incapaz de fazer check a Focus Sash Nasty Plot Calyrex-S. Em geral, Foul Play, Taunt e Toxic todos funcionam muito melhor quando Yveltal tem investimento em Speed. Foul Play permite ter mais segurança contra Groudon e Necrozma-DM, o que é especialmente apreciado por aliados como Zygarde, que é pressionado pelo set Sword Dances dos dois. Ho-Oh é um bom parceiro, pois providência um check de reserva para Calyrex-S enquanto ainda trás traz (traz = verbo , trás = advérbio) suporte com Defog. Isso permite que Yveltal utilize Taunt e Toxic juntos, formando um stallbreaker muito efetivo. Necrozma-DM pode fazer switch contra Eternatus que será atraído por esse set. Groudon, Zygarde e Zekrom são bons companheiros de equipe que podem fazer pivot contra Necrozma-DM adversário sem medo de paralysis. Blissey funciona como um sólido check secundário de Calyrex-S, incluindo sets SubSeed, e pode fornecer o muito desejado suporte de cleric e status.

[SET]
name: Defensivo Special
move 1: Knock Off
move 2: U-turn / Snarl / Sucker Punch
move 3: Defog / Sucker Punch
move 4: Roost
item: Heavy-Duty Boots
ability: Dark Aura
nature: Careful
evs: 248 HP / 72 Def / 1848 SpD

[SET COMMENTS]

Esse é o set de Yveltal com mais bulk, garantindo mais flexibilidade para lidar com Choice Specs e Nasty Plot Calyrex-S. Knock Off é a opção de STAB mais confiável de Yveltal e providencia fantástico suporte para o time. U-turn é uma ótima opção para ganhar momentum contra Pokémon como Eternatus, Buzzwole, Zarude e Tangrowth, que geralmente são utilizados para lidar com Knock Off e fazer wall a Yveltal. U-turn funciona bem com a falta de investimento em Speed desse set, fornecendo switches vantajosas com mais frequência. Snarl garante que Yveltal irá vencer todos os sets SubSeed de Calyrex-S. Também é útil contra Calm Mind Kyogre quando acompanhado de Mystical Fire Eternatus. Sucker Punch pode ser utilizado para tornar Yveltal um revenge killer decente, o que é muito apreciado em times que não possuem usuários de Choice Scarf ou prioridade. Defog providencia suporte imensurável para o time, e em muitos times, Yveltal é o único usuário viável do move. Caso você esteja utilizando outro usuário de Defog, como Ho-Oh, Sucker Punch pode ser considerado. Heavy-Duty Boots certifica que Yveltal não irá sofrer dano de Stealth Rock. O investimento em HP e Special Defense previne Nasty Plot Calyrex-S de causar 2HKO em Yveltal com Draining Kiss ou que Choice Specs Calyrex-S cause 3HKO com Astral Barrage. 72 EVs em Defense é útil para fazer pivot contra Marshadow e impedir que Poltergeist seguido de Rock Tomb fortalecidos por Life Orb causem KO em Yveltal. Se você estiver optando por U-turn, 248 HP / 72 Atk / 184 SpD podem ser utilizados para ter uma chance de quebrar o Substitute de SubSeed Calyrex-S com um U-turn. Ainda mais investimento em Attack pode ser utilizado; U-turn investido, em combinação a um revenge killer, como Choice Scarf Calyrex-S ou Shadow Sneak Marshadow, podem formar uma defesa adequada contra SubSeed Calyrex-S. Se Marshadow e SubSeed Calyrex-S não oferecem perigo, Yveltal pode utilizar investimento máximo em Special Defense.

Esse Yveltal encaixa em times de quaisquer arquétipos, com exceção de hyper offense. Enquanto esse set é um counter de Calyrex-S, você precisa ter cautela e manter Yveltal saudável. Efeitos de status e Stealth Rock, caso Yveltal perca seu item, podem potencialmente restringi-lo o suficiente para Calyrex-S superar. Ademais, Yveltal recebendo um item Choice com Trick pode facilmente te forçar a situações perigosas. Por exemplo, se Yveltal enfrenta Calyrex-S e precisa usar Roost para realizar check na próxima vez que voltar em campo, o oponente pode prever isso, permanecer em campo e utilizar Nasty Plot. Para aliados, Eternatus e Necrozma-DM formam o clássico core de SS Ubers com Yveltal. Eternatus faz check a Kyogre, absorve Knock Off e Toxic e pode até ser um check secundário para Calyrex-S graças ao seu bulk special e Pressure. Necrozma-DM faz check a Ice-types, Eternatus e Xerneas, (RV) que forçam Yveltal a sair de campo, e fornece suporte com status e entry hazards. Checks para Ground-types, como Buzzwole, Tangrowth e Zarude tem boa sinergia com os Pokémon mencionados anteriormente, garantindo que seu time tenha checks para a vasta maioria das ameaças do metagame. Ho-Oh pode providenciar seu próprio suporte com Defog para liberar o terceiro moveslot de Yveltal; Ho-Oh também tem um matchup excelente contra Necrozma-DM, que é o usuário mais comum de Stealth Rock do metagame e pode punir Yveltal por usar Defog contra ele graças a Thunder Wave e Iron Head. Outras switch-ins úteis para Necrozma-DM são Groudon, Zygarde, Zekrom e Kyogre. Marshadow e Calyrex-S são bons revenge killers, e eles combinam particularmente bem com U-turn Yveltal como segurança contra SubSeed Calyrex-S; Calyrex-S também fornece suporte com Aromatherapy, assim como Blissey, que pode ser de extrema importância para manter o Calyrex-S adversário sob controle caso Yveltal sofra poison ou paralysis.

[SET]
name: Hone Claws
move 1: Hone Claws
move 2: Knock Off
move 3: Sucker Punch / Roost
move 4: Acrobatics / Roost
item: Life Orb / Black Glasses
ability: Dark Aura
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 72 SpD / 184 Spe

[SET COMMENTS]

Com Hone Claws elevando seu Attack, Yveltal se torna um wallbreaker devastador. Durante/Com +1, Knock Off fortalecido por Dark Aura é algo que quase nenhum Pokémon quer fazer switch contra. A switch-in para Knock Off mais comum do metagame, Eternatus, tem uma chance de 93.8% de sofrer OHKO de um Knock Off +1 fortalecido por Life Orb. Sucker Punch fornece uma opção de prioridade valiosa, permitindo que Yveltal ainda faça check a Calyrex-S até certo ponto. Acrobatics acerta Pokémon que resiste Dark, como Buzzwole e Zarude, (AV) com dano super efetivo. Adicionalmente, se torna muito forte caso Yveltal sofra um Knock Off. Uma opção alternativa é Roost, que aumenta a longevidade desse set com custo de perder coverage. Os EVs em Speed permitem vencer passar Pokémon com base 90 Speed, nature neutra e investimento máximo, como Kyogre, e o restante é jogado em Special Defense para melhorar a capacidade de lidar com ataques de Calyrex-S. Life Orb garante mais poder para Yveltal, tornando Knock Off +1 em Eternatus uma roll chance muito mais favorável para OHKO. Black Glasses ainda é uma alternativa que ainda torna os moves Dark de Yveltal muito fortes, enquanto mantém muito mais bulk ao longo do tempo.

Esse set encaixa em muitos menos times do que o set defensivo devido ao fato que não é um check confiável para Calyrex-S. Assim, checks alternativos para Calyrex-S são aliados obrigatórios. Zarude faz check não apenas a Calyrex-S, mas também a Groudon e Zygarde, ambos que são capazes de realizar check a esse set de Yveltal. Ho-Oh é útil para providenciar suporte com Defog, que falta nesse set, e também faz pivot contra Calyrex-S e Xerneas. Ambos aliados mencionados anteriormente apreciam Yveltal ser capaz de atrair e derrotar Eternatus. Blissey fornece mais um check a Calyrex-S, assim como suporte valioso com Aromatherapy e Wish. Para sets Black Glasses, Tyranitar tem boa sinergia, visto que o dano de sand pode colocar Eternatus em range no alcance de OHKO com +1 Knock Off. Ademais, sand prejudicar a capacidade de Yveltal realizar check a Calyrex-S não é um problema, visto que Tyranitar é um check muito mais seguro. Xatu pode ser utilizado para prevenir Stealth Rock de ser colocado em campo.

[SET]
name: Special Attacker
move 1: Dark Pulse
move 2: Oblivion Wing
move 3: Taunt / Sucker Punch
move 4: Sucker Punch / Rock Slide
item: Life Orb
ability: Dark Aura
nature: Hasty
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set de Yveltal é mais comum em equipes hyper offense, pois caso contrário esses times teriam dificuldade em lidar com Calyrex-S. Assim, é designado para manter o momentum ofensivo. Ao focar majoritamente em Special Attack, Yveltal pode usar seu poderoso Oblivion Wing para se curar e atacar ao mesmo tempo, minimizando os efeitos do recoil de Life Orb. Taunt previne Yveltal adversários e Ho-Oh de usar Defog, mantendo Sticky Web ou outros entry hazards em campo. Sucker Punch fornece Yveltal um ataque physical, e a prioridade é importante para manter Calyrex-S sob controle. Rock Slide é uma opção alternativa para Yveltal atrair Ho-Oh em sofrer um com Dark Pulse antes de derrotá-lo (acho que é isso o que o autor queria dizer? toma o Dark Pulse e depois finaliza com Rock Slide?). Rock Slide também é útil contra Yveltal adversários. A distribuição de EVs fornecida e nature permitem que Yveltal ultrapasse e use Taunt contra Yveltal adversários.

Esse Yveltal é fundamental para times hyper offense, então ele funciona bem com suicide leads, como Slurpuff, Froslass, Galvantula, Shuckle e Aerodactly. Necrozma-DM é um aliado fantástico, pois faz switch contra Xerneas e Eternatus, que fazem wall a Yveltal. Eternatus ofensivo e Naganadel podem absorver Toxic Spikes, que pode ser muito perigoso para times hyper offense, e eles apreciam Yveltal causando KO nocauteando em Ho-Oh com Rock Slide. Wallbreakers poderosos, como Groudon, Zekrom e Marshadow, (AV) são ótimos companheiros de equipe para manter a pressão contra times bulky. Adicionalmente, checks a Calyrex-S são apreciados, especialmente se você não utilizar Sucker Punch. Marshadow, Urshifu-S, Grimmsnarl e Hydreigon desempenham bem essa função.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Foul Play
move 2: Roost / Oblivion Wing
move 3: U-turn / Knock Off
move 4: Defog
item: Choice Scarf
ability: Dark Aura
nature: Jolly / Hasty
evs: 252 HP / 72 SpD / 184 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Scarf Yveltal é um revenge killer decente que também fornece utilidade única e poderosa. Primeiramente, ele cria uma das defesas mais sólidas contra times Sticky Web, visto que é imune ao entry hazard e pode utilizar Defog sem o risco de sofrer Taunt. Segundamente, Yveltal não teme Trick de Choice Scarf Calyrex-S. Foul Play é uma opção de STAB forte, que permite a Yveltal fazer revenge kill a Zekrom, Groudon, Marshadow, Necrozma-DM ofensivo e Calyrex-S com facilidade. Graças a Foul Play, Yveltal tem a luxúria de investir em seu bulk em vez dos seus stats ofensivos. Enquanto Roost sincroniza mal com Choice Scarf, Yveltal muitas vezes força Calyrex-S a sair de campo, criando amplas oportunidades para curar o dano residual. Oblivion Wing é uma opção de cura menos passiva que tem o bônus de permitir que Yveltal atraia e derrote switch-ins comuns, como Buzzwole e Tangrowth. No entanto, sua cura será muito menos consistente. U-turn é uma ótima opção para ganhar momentum contra switches óbvias para Pokémon como Eternatus e Xerneas, enquanto Knock Off providencia utilidade em remover itens e é uma opção de STAB secundária para Pokémon que sofrem dano mínimo de Foul Play, como Blissey. Finalmente, Defog arruína Sticky Web e outros times hyper offense que dependem de entry hazards. Os EVs fornecidos permitem que Yveltal ultrapasse Pokémon com base 90 nature positiva +1, como Dragon Dance Zekrom. O restante dos EVs são jogados em HP e Special Defense para lidar melhor com Calyrex-S. Hasty deve ser escolhido caso escolha Oblivion Wing; nas outras situações, utilize Jolly.

Esse Yveltal encaixa melhor em times que não possuem um revenge killer, como Choice Scarf Calyrex-S ou Shadow Sneak Marshadow, ou quer vencer o matchup Sticky Web. Ho-Oh é um aliado praticamente obrigatório, visto que esse Yveltal não possui Heavy-Duty Boots e por conseguinte, não consegue utilizar Defog consistentemente contra usuários de Stealth Rock. Necrozma-DM e Blissey podem fazer switch contra Eternatus e Xerneas, enquanto ainda providenciam suporte com Stealth Rock e paralysis. Blissey pode funcionar como um cleric e Wish passer. Uma switch-in para Knock Off, como Eternatus, Buzzwole, Tangrowth ou Zarude, (AV) é necessário, pois esse set perde sua capacidade de revenge kill sem Choice Scarf.

[SET]
name: Choice Band
move 1: Knock Off
move 2: Dual Wingbeat / U-turn
move 3: U-turn / Roost
move 4: Sucker Punch / U-turn
item: Choice Band
ability: Dark Aura
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 72 SpD / 184 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Band Yveltal é um set de wallbreaking surpreendente graças ao seu poderoso Knock Off. Ele causa 2HKO em todos os Eternatus na switch, com exceção dos sets focados em Defense, prevenindo que absorva Knock Off, permitindo que Yveltal efetivamente remova os itens da equipe adversária. Dual Wingbeat é uma forte opção de STAB secundária que vai destruir walls típicas para Yveltal, como Zarude, Buzzwole e Tangrowth. Notavelmente, isso permite que esse Yveltal faça check a SubSeed Calyrex-S. U-turn se torna uma opção de momentum poderosa caso o set suceda em derrotar Eternatus. Uma alternativa é Roost, permitindo que esse set faça check a Calyrex-S com mais confiança. Sucker Punch se torna uma opção de revenge kill extremamente poderosa quando fortalecido por Dark Aura e Choice Band. Como bônus, Choice Band fornece uma das piores opções de itens para Calyrex-S, caso decida usar Trick. O investimento em Speed é utilizado para vencer ultrapassar Pokémon com base 90 Speed Pokémon com investimento máximo e natures neutras ou positivas, dependendo da nature de Yveltal. Caso Eternatus focado em Special Defense se cure com sucesso após perder seu item, Adamant Yveltal ainda sempre causará 2HKO com Knock Off, mesmo com redução do poder power, enquanto Jolly garante apenas 53% de chance. No entanto, Jolly é útil para Yveltal ultrapassar Pokémon com base 90 e nature positiva, como Zekrom e Choice Specs Kyogre.

Esse set de Yveltal precisa de suporte do time para funcionar. Ho-Oh é muito apreciado por fornecer Defog e fazer check a Calyrex-S e Xerneas. Blissey é outro check a Calyrex-S que providencia suporte com entry hazards, paralysis, cleric e Wish. Pokémon que adoram ver Eternatus derrotado ou enfraquecido, como Marshadow, Buzzwole e Zarude, (AV) são aliados com boa sinergia. Marshadow e Zarude funcionam como check secundário a Calyrex-S e Buzzwole pode lidar com Ground-types defensivos, como Groudon, Zygarde e Landorus-T. Xatu é outro aliado possível que pode prevenir Stealth Rock der ser utilizado.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Oblivion Wing pode ser usado nos sets Defensivo Special ou Utilidade Rápido para que Yveltal atraia e derrote Buzzwole ou Tangrowth. Um set ofensivo consistindo de com Knock Off, Sucker Punch e U-turn com Black Glasses é uma opção entre os sets Defensivo Special e Hone Claws, mas geralmente é melhor utilizar um desses sets. Block pode ser utilizado para prender Pokémon e realizar Toxic stall, como contra Yveltal adversários. No entanto, esse set não é confiável devido ao fato que muitos Yveltal utilizam U-turn ou Taunt. Itens como Iron Ball podem virar o jogo contra Calyrex-S usando Trick, mas essas opções são gimmick situacionais e inferiores a Heavy-Duty Boots.

Checks e Counters
====

**Eternatus**: Eternatus é a switch-in para Knock Off mais comum do metagame, e ele geralmente tem pouco para temer de Yveltal. Sets ofensivos podem causar KO em muitos Eternatus, mas Eternatus focado em Defense tem poucos problemas em realizar wall até mesmo contra esses sets.

**Xerneas**: Xerneas defensivo tem pouco a temer em relação a quase todas opções de Yveltal. Geomancy Xerneas não pode fazer switch imprudentemente, para não perder seu Power Herb, mas em outros casos facilmente força Yveltal a sair de campo.

**Absorvedores de Knock Off**: Buzzwole, Zamazenta-C e Tangrowth podem lidar com Knock Off muito bem e fazer wall a sets de Yveltal sem move Flying-type. Zarude pode fazer wall a sets sem U-turn ou move Flying-type. Toxapex tipicamente pode fazer wall a maioria dos Yveltal e se manter saudável com Regenerator.

**Status e Dano Residual**: Paralysis, poison, burn e Stealth Rock podem todos limitar significantemente a habilidade de Yveltal realizar check a Calyrex-S e outras ameaças.

**Yveltal Adversário**: Os sets de Yveltal mais defensivos podem vencer os sets de Yveltal ofensivos com os moves certos, como Toxic ou Foul Play.

**Tanks Defensivos**: Enquanto nenhum deles aprecia fazer switch contra Knock Off, Pokémon como Zygarde, Groudon, Necrozma-DM e Zekrom podem ameaçar Yveltal significantemente com seus fortes ataques physical ou moves de status. Sets como Bulk Up Groudon e Dragon Dance Necrozma-DM podem tirar vantagem de times que dependem de Foul Play Yveltal para realizar check a eles.


[CREDITS]
- Written by: [[Manaphy, 50695]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [nome, id]]
- Quality checked by: [[SiTuM, 274590], [Minority, 222996]]

1/2

outro set :worrywhirl: (aguardando o dia que criaram o set subdisable yveltal)

[SET]
name: Physical Attacker
move 1: Knock Off
move 2: Sucker Punch
move 3: Taunt
move 4: Roost
item: Black Glasses / Life Orb
ability: Dark Aura
nature: Jolly
evs: 188 Atk / 68 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set é visto quase exclusivamente em times hyper offense como uma forma de fazer check a Calyrex-S e prevenir Defog com um Taunt rápido. Knock Off confortavelmente causa 2HKO na maioria das variantes de Eternatus e previne, com Taunt, que recupere HP. Como esse set utiliza apenas moves Dark-type, Black Glasses é geralmente escolhido para evitar o recoil de Life Orb. Life Orb pode ser útil em algumas situações, como permitindo que Yveltal cause OHKO em sets ofensivos de Kyogre após dano residual de Stealth Rock e quase sempre OHKO em Marshadow. Investimento máximo em Speed é utilizado para aumentar as chances de usar Taunt primeiro contra o Yveltal adversário, enquanto 68 EVs em Special Defense evita 2HKO de Astral Barrage fortalecido por Choice Specs.

Esse set permite que Yveltal cause mais pressão em Eternatus do que um set special causaria, o que é ótimo para aliados como Rayquaza, Marshadow, Mewtwo e Weavile, que podem ser ameaçados por um Eternatus mais rápido. No entanto, isso vem com custo de coverage. A falta de Oblivion Wing ou Rock Slide significa que Yveltal não pode punir bem Yveltal adversários se vencerem a Speed tie e conseguirem usar Defog, enquanto Ho-Oh pode causar jogos mentais entre usar Defog ou Sacred Fire. Assim, esse set tende a ser utilizado com leads Aerodactyl, Excadrill e Froslass, visto que perder seus entry hazards não é tão crítico como seria para um time Sticky Web. Como Xerneas pode entrar facilmente contra esse set, Necrozma-DM é um aliado altamente recomendado, pois também garante segurança útil contra Galarian-Darmanitan. Buzzwole faz wall a esse set, então aliados como Meteor Beam Eternatus e Nasty Plot Calyrex-S funcionam bem com ele. Eternatus e também Zekrom são apreciados por fazerem switch contra Sacred Fire de Ho-Oh.
 
Last edited:

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
adicionar remover comentários sugestões
GP 2/2
https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/yveltal/

[OVERVIEW]

Yveltal é o Pokémon mais usado em SS Ubers e é uma parte essencial do metagame. É de longe o check a Calyrex-S mais confiável, forçando Calyrex-S a depender de Trick e dano passivo para derrotá-lo. Também é o Defogger mais comum em um metagame que não possui muitas opções, e Knock Off de Yveltal limita switch-ins ao ponto de forçar a maioria dos times a ter uma switch-in de Knock Off dedicada apenas para ele. Opções de utilidade (RV) como U-turn e Taunt (RV) fornecem momentum fantástico, e Yveltal tem boas opções para revenge kill em sets Choice Scarf, Sucker Punch e Foul Play. Ademais, o suporte de equipe certo libera Yveltal para utilizar um dos seus ofensivos devastadores devastadores sets ofensivos; fortalecido por Hone Claws ou Choice Band em adição a Dark Aura, Knock Off se torna um move aterrorizante de se fazer switch. Em geral, quase todos os times sérios devem fortemente considerar ter Yveltal.

[SET]
name: Utilidade Rápido
move 1: Knock Off / Foul Play
move 2: Taunt / Toxic / Knock Off
move 3: Defog / Toxic
move 4: Roost
item: Heavy-Duty Boots
ability: Dark Aura
nature: Jolly / Timid
evs: 16 HP / 240 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set coloca muito foco foca em Speed enquanto ainda faz switch contra Calyrex-S relativamente bem graças ao investimento em Special Defense. Esse investimento em Speed permite que Yveltal faça check a ameaças que não iria conseguir normalmente, além de aumentar a viabilidade de algumas opções de utilidade. Knock Off é um ataque forte e fornece ótimo suporte para o time. Foul Play permite que Yveltal faça revenge kill a Pokémon como Groudon e Rayquaza, e causa grande dano mesmo em sets de Necrozma-DM sem investimento. Taunt previne Pokémon como Ferrothorn e Eternatus de ganhar momentum contra Yveltal, e é útil em geral contra times stall e bulky. Taunt também é bom contra sets SubSeed de Calyrex-S, contanto que o oponente não consiga muitas chances para se fortalecer com Nasty Plot. Toxic é um ótimo move para apanhar Yveltal adversários ou Buzzwole desprevenidos, tornando Yveltal um bom check para Yveltal ofensivo adversário. Esse set é um usuário fantástico de Defog, sendo especialmente útil contra times Sticky Web, ultrapassando Pokémon como Kyogre e Xerneas. Roost garante recovery confiável, e remover o Flying-type de Yveltal pode ser útil contra Groudon. Heavy-Duty Boots é obrigatório para tornar Yveltal um usuário de Defog confiável. Jolly é a nature preferível se você estiver utilizando Knock Off; caso contrário, use Timid. Uma distribuição de EVs alternativa para ambas natures é 72 HP / 252 SpD / 184 Spe para ter mais bulk e ainda ultrapassar Pokémon com base 90 Speed e investimento máximo. Se você deseja ainda mais bulk, use uma nature Careful, e Yveltal ainda ultrapassa ira ultrapassar Pokémon com base 90 Speed e uma nature neutra. Com esses EVs, U-turn se torna uma opção viável no segundo moveslot.

Comparado ao set mais defensivo, o investimento em Speed é ótimo para utilizar Defog contra times de Sticky Web, visto que Yveltal é imune a Sticky Web, mas a perda de bulk significa que ele se torna incapaz de fazer check a Focus Sash Nasty Plot Calyrex-S. Em geral, Foul Play, Taunt e Toxic todos funcionam muito melhor quando Yveltal tem investimento em Speed. Foul Play permite ter mais segurança contra Groudon e Necrozma-DM, o que é especialmente apreciado por aliados como Zygarde, que é pressionado pelo set Sword Dance dos dois. Ho-Oh é um bom parceiro, pois providência é um check reserva para Calyrex-S enquanto ainda traz suporte com Defog. Isso permite que Yveltal utilize Taunt e Toxic juntos, formando um stallbreaker muito efetivo. Necrozma-DM pode fazer switch contra Eternatus que será atraído por esse set. Groudon, Zygarde e Zekrom são bons companheiros de equipe que podem fazer pivot contra Necrozma-DM adversário sem medo de paralysis. Blissey funciona como um sólido check secundário uma sólida check secundária de Calyrex-S, incluindo sets SubSeed, e pode fornecer o muito desejado suporte de cleric e status.

[SET]
name: Defensivo Special
move 1: Knock Off
move 2: U-turn / Snarl / Sucker Punch
move 3: Defog / Sucker Punch
move 4: Roost
item: Heavy-Duty Boots
ability: Dark Aura
nature: Careful
evs: 248 HP / 72 Def / 188 SpD

[SET COMMENTS]

Esse é o set de Yveltal com mais bulk, garantindo mais flexibilidade Esse é o set mais bulky de Yveltal, fornecendo-o a maior flexibilidade possível para lidar com Choice Specs e Nasty Plot Calyrex-S. Knock Off é a opção de STAB mais confiável de Yveltal e providencia fantástico suporte para o time. U-turn é uma ótima opção para ganhar momentum contra Pokémon como Eternatus, Buzzwole, Zarude e Tangrowth, que geralmente são utilizados para lidar com Knock Off e fazer wall a Yveltal. U-turn funciona bem com a falta de investimento em Speed desse set, fornecendo switches vantajosas com mais frequência. Snarl garante que Yveltal irá vencer todos os sets SubSeed de Calyrex-S. Também é útil contra Calm Mind Kyogre quando acompanhado de Mystical Fire Eternatus. Sucker Punch pode ser utilizado para tornar Yveltal um revenge killer decente, o que é muito apreciado em times que não possuem usuários de Choice Scarf ou prioridade. Defog providencia suporte imensurável para o time, e em muitos times, Yveltal é o único usuário viável do move. Caso você esteja utilizando outro usuário de Defog, como Ho-Oh, Sucker Punch pode ser considerado. Heavy-Duty Boots certifica que Yveltal não irá sofrer dano de Stealth Rock. O investimento em HP e Special Defense previne Nasty Plot Calyrex-S de causar 2HKO em Yveltal com Draining Kiss ou que Choice Specs Calyrex-S cause 3HKO com Astral Barrage. 72 EVs em Defense é útil são úteis para fazer pivot contra Marshadow e impedir que Poltergeist seguido de Rock Tomb fortalecidos por Life Orb causem KO em Yveltal. Se você estiver optando por U-turn, 248 HP / 72 Atk / 184 SpD podem ser utilizados para ter uma chance de quebrar o Substitute de SubSeed Calyrex-S com um U-turn. Ainda mais investimento em Attack pode ser utilizado; U-turn investido, em combinação a um revenge killer, como Choice Scarf Calyrex-S ou Shadow Sneak Marshadow, podem formar uma defesa adequada contra SubSeed Calyrex-S. Se Marshadow e SubSeed Calyrex-S não oferecem perigo, Yveltal pode utilizar investimento máximo em Special Defense.

Esse Yveltal encaixa em times de quaisquer arquétipos, com exceção de hyper offense. Enquanto esse set é um counter de Calyrex-S, você precisa ter cautela e manter Yveltal saudável. Efeitos de status e Stealth Rock, caso Yveltal perca seu item, podem potencialmente restringi-lo o suficiente para Calyrex-S superar enfraquecê-lo a ponto de Calyrex-S conseguir derrotá-lo. Ademais, Yveltal recebendo um item Choice com Trick pode facilmente forçar te colocar em situações perigosas. Por exemplo, se Yveltal enfrenta Calyrex-S e precisa usar Roost para realizar check na próxima vez que voltar em campo fazer check a Calyrex-S quando este voltar em campo, o oponente pode prever isso, permanecer em campo e utilizar Nasty Plot. Para aliados, Eternatus e Necrozma-DM formam o clássico core de SS Ubers com Yveltal. Eternatus faz check a Kyogre, absorve Knock Off e Toxic e pode até ser um check secundário para Calyrex-S graças ao seu bulk special e Pressure. Necrozma-DM faz check a Ice-types, Eternatus e Xerneas que forçam Yveltal a sair de campo, e fornece suporte com status e entry hazards. Checks para Ground-types, como Buzzwole, Tangrowth e Zarude tem têm boa sinergia com os Pokémon mencionados anteriormente, garantindo que seu time tenha checks para a vasta maioria das ameaças do metagame. Ho-Oh pode providenciar seu próprio suporte com Defog para liberar o terceiro moveslot de Yveltal; Ho-Oh também tem um matchup excelente contra Necrozma-DM, que é o usuário mais comum de Stealth Rock do metagame e pode punir Yveltal por usar Defog contra ele graças a Thunder Wave e Iron Head. Outras switch-ins úteis para Necrozma-DM são Groudon, Zygarde, Zekrom e Kyogre. Marshadow e Calyrex-S são bons revenge killers, e eles combinam particularmente bem com U-turn Yveltal como segurança contra SubSeed Calyrex-S; Calyrex-S também fornece suporte com Aromatherapy, assim como Blissey, que pode ser de extrema importância para manter o Calyrex-S adversário sob controle caso Yveltal sofra poison ou paralysis.

[SET]
name: Hone Claws
move 1: Hone Claws
move 2: Knock Off
move 3: Sucker Punch / Roost
move 4: Acrobatics / Roost
item: Life Orb / Black Glasses
ability: Dark Aura
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 72 SpD / 184 Spe

[SET COMMENTS]

Com Hone Claws elevando seu Attack, Yveltal se torna um wallbreaker devastador. Com +1, Knock Off fortalecido por Dark Aura é algo que quase nenhum Pokémon quer fazer switch contra. A switch-in para Knock Off mais comum do metagame, Eternatus, tem uma chance de 93.8% 93.8% de chance de sofrer OHKO de um Knock Off +1 fortalecido por Life Orb. Sucker Punch fornece uma opção de prioridade valiosa, permitindo que Yveltal ainda faça check a Calyrex-S até certo ponto. Acrobatics acerta Pokémon que resiste resistentes a Dark, como Buzzwole e Zarude, com dano super efetivo. Adicionalmente, se torna muito forte caso Yveltal sofra um Knock Off. Uma opção alternativa é Roost, que aumenta a longevidade desse set com ao custo de perder coverage. Os EVs em Speed permitem ultrapassar Pokémon com base 90 Speed, nature neutra e investimento máximo, como Kyogre, e o restante é jogado em Special Defense para melhorar a capacidade de lidar com ataques de Calyrex-S. Life Orb garante mais poder para Yveltal, tornando Knock Off +1 em Eternatus uma chance muito mais favorável para OHKO aumentando muito mais a chance de um OHKO em Eternatus com +1 Knock Off. Black Glasses ainda é uma alternativa que torna os moves Dark de Yveltal muito incrivelmente (pra frisar ainda mais) fortes, enquanto mantém muito mais bulk ao longo do tempo.

Esse set encaixa em muitos muito menos times do que o set defensivo devido ao fato que não é um check confiável para Calyrex-S. Assim, checks alternativos para Calyrex-S são aliados obrigatórios. Zarude faz check não apenas a Calyrex-S, mas também a Groudon e Zygarde, ambos capazes de realizar check a esse set de Yveltal. Ho-Oh é útil para providenciar suporte com Defog, que falta nesse set, e também faz pivot contra Calyrex-S e Xerneas. Ambos aliados mencionados anteriormente apreciam Yveltal ser capaz de atrair e derrotar atraindo e derrotando Eternatus. Blissey fornece mais um check a Calyrex-S, assim como suporte valioso com Aromatherapy e Wish. Para sets Black Glasses, Tyranitar tem boa sinergia, visto que o dano de sand pode colocar Eternatus no alcance de OHKO com +1 Knock Off. Ademais, sand prejudicar a capacidade de Yveltal realizar check a Calyrex-S não é um problema, visto que Tyranitar é um check muito mais seguro. Xatu pode ser utilizado para prevenir Stealth Rock de ser colocado em campo.

[SET]
name: Special Attacker
move 1: Dark Pulse
move 2: Oblivion Wing
move 3: Taunt / Sucker Punch
move 4: Sucker Punch / Rock Slide
item: Life Orb
ability: Dark Aura
nature: Hasty
evs: 4 Atk / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set de Yveltal é mais comum em equipes hyper offense, pois caso contrário esses times teriam têm dificuldade em lidar com Calyrex-S. Assim, é designado para manter o momentum ofensivo. Ao focar majoritamente principalmente em Special Attack, Yveltal pode usar seu poderoso Oblivion Wing para se curar e atacar ao mesmo tempo, minimizando os efeitos do recoil de Life Orb. Taunt previne Yveltal adversários e Ho-Oh de usarem Defog, mantendo Sticky Web ou outros entry hazards em campo. Sucker Punch fornece Yveltal um ataque physical, e a prioridade é importante para manter Calyrex-S sob controle. Rock Slide é uma opção alternativa para Yveltal atrair Ho-Oh com Dark Pulse antes de derrotá-lo. Rock Slide também é útil contra Yveltal adversários. A distribuição de EVs fornecida e nature permitem que Yveltal ultrapasse e use Taunt contra Yveltal adversários.

Esse Yveltal é fundamental para times hyper offense, então ele funciona bem com suicide leads, como Slurpuff, Froslass, Galvantula, Shuckle e Aerodactly Aerodactyl. Necrozma-DM é um aliado fantástico, pois faz switch contra Xerneas e Eternatus, que fazem wall a Yveltal. Eternatus ofensivo e Naganadel podem absorver Toxic Spikes, que pode ser muito perigoso para times hyper offense, e apreciam Yveltal nocauteando Ho-Oh com Rock Slide. Wallbreakers poderosos, como Groudon, Zekrom e Marshadow, são ótimos companheiros de equipe para manter a pressão contra times bulky. Adicionalmente, checks Checks adicionais a Calyrex-S são apreciados, especialmente se você não utilizar Sucker Punch. Marshadow, Urshifu-S, Grimmsnarl e Hydreigon desempenham bem essa função.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Foul Play
move 2: Roost / Oblivion Wing
move 3: U-turn / Knock Off
move 4: Defog
item: Choice Scarf
ability: Dark Aura
nature: Jolly / Hasty
evs: 252 HP / 72 SpD / 184 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Scarf Yveltal é um revenge killer decente que também fornece utilidade única e poderosa. Primeiramente, ele cria uma das defesas mais sólidas contra times Sticky Web, visto que é imune ao entry hazard e pode utilizar Defog sem o risco de sofrer Taunt vindo de usuários de Prankster. Segundamente, Yveltal não teme Trick de Choice Scarf Calyrex-S. Foul Play é uma opção de STAB forte, que permite a Yveltal fazer revenge kill a em (pra não repetir "a" um seguido do outro) Zekrom, Groudon, Marshadow, Necrozma-DM ofensivo e Calyrex-S com facilidade. Graças a Foul Play, Yveltal tem a luxúria o luxo (luxúria tem outro significado) de poder investir em seu bulk em vez dos seus stats ofensivos. Enquanto Roost sincroniza mal Apesar de Roost ter pouca sinergia com Choice Scarf, Yveltal muitas vezes força Calyrex-S a sair de campo, criando amplas oportunidades para curar o dano residual. Oblivion Wing é uma opção de cura menos passiva que tem o bônus de permitir que Yveltal atraia e derrote switch-ins comuns, como Buzzwole e Tangrowth. No entanto, sua cura será muito menos consistente. U-turn é uma ótima opção para ganhar momentum contra switches óbvias para Pokémon como Eternatus e Xerneas, enquanto Knock Off providencia utilidade em remover itens e é uma opção de STAB secundária para Pokémon que sofrem dano mínimo de Foul Play, como Blissey. Finalmente, Defog arruína Sticky Web e outros times hyper offense que dependem de entry hazards. Os EVs fornecidos permitem que Yveltal ultrapasse Pokémon com base 90 e nature positiva +1, como Dragon Dance Zekrom. O restante dos EVs são jogados postos ("jogados" me parece muito agressivo) em HP e Special Defense para lidar melhor com Calyrex-S. Hasty deve ser escolhido caso escolha Oblivion Wing; nas outras situações caso contrário, utilize Jolly.

Esse Yveltal encaixa melhor em times que não possuem um revenge killer, como Choice Scarf Calyrex-S ou Shadow Sneak Marshadow, ou quer vencer o matchup Sticky Web. Ho-Oh é um aliado praticamente obrigatório, visto que esse Yveltal não possui Heavy-Duty Boots e por conseguinte, não consegue utilizar Defog consistentemente contra usuários de Stealth Rock. Necrozma-DM e Blissey podem fazer switch contra Eternatus e Xerneas, enquanto ainda providenciam suporte com Stealth Rock e paralysis. Blissey também pode funcionar como cleric e Wish passer. Uma switch-in para Knock Off, como Eternatus, Buzzwole, Tangrowth ou Zarude, é necessário, pois esse set perde sua capacidade de revenge kill sem Choice Scarf.

[SET]
name: Physical Attacker
move 1: Knock Off
move 2: Sucker Punch
move 3: Taunt
move 4: Roost
item: Black Glasses / Life Orb
ability: Dark Aura
nature: Jolly
evs: 188 Atk / 68 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set é visto quase exclusivamente em times hyper offense como uma forma de fazer check a Calyrex-S e prevenir Defog com um Taunt rápido. Knock Off confortavelmente facilmente causa 2HKO na maioria das variantes de Eternatus e previne, com Taunt, que recuperem HP. Como esse set utiliza apenas moves Dark-type, Black Glasses é geralmente escolhido para evitar o recoil de Life Orb. Life Orb pode ser útil em algumas situações, como permitindo que Yveltal cause OHKO em sets ofensivos de Kyogre após dano residual de Stealth Rock e quase sempre dar OHKO em Marshadow. Investimento máximo em Speed é utilizado para aumentar as chances de usar Taunt primeiro contra Yveltal adversário, enquanto 68 EVs em Special Defense evita 2HKO de Astral Barrage fortalecido por Choice Specs.

Esse set permite que Yveltal cause mais pressão em pressione Eternatus mais do que um set special causaria, o que é ótimo para aliados como Rayquaza, Marshadow, Mewtwo e Weavile, que podem ser ameaçados por um Eternatus mais rápido. No entanto, isso vem com custo de coverage. A falta de Oblivion Wing ou Rock Slide significa que Yveltal não pode punir bem Yveltal adversários se vencerem a Speed tie e conseguirem usar Defog, enquanto Ho-Oh pode causar jogos mentais entre usar Defog ou Sacred Fire. Assim, esse set tende a ser utilizado com leads como Aerodactyl, Excadrill e Froslass, visto que perder seus entry hazards não é tão crítico como seria para um time Sticky Web. Como Xerneas pode entrar facilmente contra esse set, Necrozma-DM é um aliado altamente recomendado, pois também garante segurança útil contra Galarian-Darmanitan Galarian Darmanitan. Buzzwole faz wall a esse set, então aliados como Meteor Beam Eternatus e Nasty Plot Calyrex-S funcionam bem com ele. Eternatus e também Zekrom são apreciados por fazerem switch contra Sacred Fire de Ho-Oh.

[SET]
name: Choice Band
move 1: Knock Off
move 2: Dual Wingbeat / U-turn
move 3: U-turn / Roost
move 4: Sucker Punch / U-turn
item: Choice Band
ability: Dark Aura
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 72 SpD / 184 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Band Yveltal é um set de wallbreak surpreendente graças ao seu poderoso Knock Off. Ele causa 2HKO em todos os Eternatus na switch, com exceção dos sets focados em Defense, prevenindo que absorvam Knock Off, permitindo que Yveltal efetivamente remova os itens da equipe adversária com muita eficácia. Dual Wingbeat é uma forte opção de STAB secundária que vai destruir walls típicas para Yveltal, como Zarude, Buzzwole e Tangrowth. Notavelmente, isso permite que esse Yveltal faça check a SubSeed Calyrex-S. U-turn se torna uma opção de momentum poderosa caso o set suceda em derrotar Eternatus. Uma alternativa é Roost, permitindo que esse set faça check a Calyrex-S com mais confiança. Sucker Punch se torna uma opção de revenge kill extremamente poderosa quando fortalecido por Dark Aura e Choice Band. Como bônus, Choice Band fornece uma das piores opções de itens para Calyrex-S, caso decida usar Trick. O investimento em Speed é utilizado para ultrapassar Pokémon com base 90 Speed com investimento máximo e natures neutras ou positivas, dependendo da nature de Yveltal. Caso Eternatus focado em Special Defense se cure com sucesso após perder seu item, Adamant Yveltal ainda sempre causará 2HKO com Knock Off, mesmo com redução do poder, enquanto Jolly garante apenas 53% de chance. No entanto, Jolly é útil para Yveltal ultrapassar Pokémon com base 90 e nature positiva, como Zekrom e Choice Specs Kyogre.

Esse set de Yveltal precisa de suporte do time para funcionar. Ho-Oh é muito apreciado por fornecer Defog e fazer check a Calyrex-S e Xerneas. Blissey é outro check a Calyrex-S que providencia suporte com de entry hazards, paralysis, cleric e Wish. Pokémon que adoram ver Eternatus derrotado ou enfraquecido, como Marshadow, Buzzwole e Zarude, são aliados com boa sinergia. Marshadow e Zarude funcionam como checks secundários a Calyrex-S e Buzzwole pode lidar com Ground-types defensivos, como Groudon, Zygarde e Landorus-T. Xatu é outro aliado possível que pode prevenir Stealth Rock de ser utilizado.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Oblivion Wing pode ser usado nos sets Defensivo Special ou Utilidade Rápido para que Yveltal atraia e derrote Buzzwole ou Tangrowth. Um set ofensivo com Knock Off, Sucker Punch e U-turn com Black Glasses é uma opção entre os sets Defensivo Special Specially Defensive e Hone Claws, mas geralmente é melhor utilizar um desses dos outros dois sets. Block pode ser utilizado para prender Pokémon e realizar stall com Toxic stall, como contra Yveltal adversários. No entanto, esse set não é confiável devido ao fato que muitos Yveltal utilizam U-turn ou Taunt. Itens como Iron Ball podem virar o jogo contra Calyrex-S usando Trick, mas essas opções são situacionais e inferiores a Heavy-Duty Boots.

Checks e Counters
====

**Eternatus**: Eternatus é a switch-in para Knock Off mais comum do metagame, e ele geralmente tem pouco a temer de Yveltal. Sets ofensivos podem causar KO em muitos Eternatus, mas Eternatus focado em Defense tem poucos problemas em realizar wall até mesmo contra esses sets.

**Xerneas**: Xerneas defensivo tem pouco a temer em relação a quase todas opções de Yveltal. Geomancy Xerneas não pode fazer switch imprudentemente, para não perder seu Power Herb, mas em outros casos facilmente força Yveltal a sair de campo.

**Absorvedores de Knock Off**: Buzzwole, Zamazenta-C e Tangrowth podem lidar com Knock Off muito bem e fazer wall a sets de Yveltal sem move coverage Flying-type. Zarude pode fazer wall a sets sem U-turn ou move Flying-type. Toxapex tipicamente pode fazer wall a maioria dos Yveltal e se manter saudável com Regenerator.

**Status e Dano Residual**: Paralysis, poison, burn e Stealth Rock podem todos limitar significantemente a habilidade de Yveltal realizar check a Calyrex-S e outras ameaças.

**Yveltal Adversário**: Os sets de Yveltal mais defensivos podem vencer os sets de Yveltal ofensivos com os moves certos, como Toxic ou Foul Play.

**Tanks Defensivos**: Enquanto nenhum deles aprecia fazer switch contra Knock Off, Pokémon como Zygarde, Groudon, Necrozma-DM e Zekrom podem ameaçar Yveltal significantemente com seus fortes ataques physical ou moves de status. Sets como Bulk Up Groudon e Dragon Dance Necrozma-DM podem tirar vantagem de times que dependem de Foul Play Yveltal para realizar check a eles.


[CREDITS]
- Written by: [[Manaphy, 50695]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [Band, 301217]]
- Quality checked by: [[SiTuM, 274590], [Minority, 222996]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top