OU Tyranitar

https://www.smogon.com/forums/threads/tyranitar-qc-2-2-gp-1-2.3680532/

[OVERVIEW]
A tipagem única de Tyranitar e sólido bulk durante sand permitem que ele faça check a special attackers notáveis na tier, como Dragapult, Heatran, Tornadus-T e Volcarona. Alternativamente, o Attack excelente de Tyranitar, sua tipagem ofensiva fantástica, boas opções de coverage e Choice Band permitem que ele se torne um wallbreaker poderoso. Sand Stream permite que Tyranitar dê suporte a sweepers de sand como Excadrill, Dracozolt e Sand Veil Garchomp. No entanto, a tipagem de Tyranitar o torna vulnerável a Pokémon comuns no metagame, como Landorus-T, Rillaboom e Tapu Lele. A falta de recovery confiável torna fácil enfraquecer Tyranitar e diminuir sua capacidade de ser um check ao longo de um jogo. Adicionalmente, Tyranitar possui baixa Speed, tornando-o vulnerável a oponentes mais rápidos, como Landorus-T, Garchomp e Rillaboom. Por fim, muitos Pokémon aos quais Tyranitar devia fazer check, como Tornadus-T e Kyurem, utilizam coverage super efetiva para sobrecarregá-lo.

[SET]
name: Defensivo Special
move 1: Stealth Rock
move 2: Rock Blast
move 3: Earthquake
move 4: Thunder Wave / Toxic
item: Leftovers / Heavy-Duty Boots
ability: Sand Stream
nature: Careful
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

[SET COMMENTS]
Tyranitar é capaz de pressionar as formas mais comuns de remoção de entry hazards, como Tornadus-T, Zapdos e Mandibuzz, o que o torna um ótimo usuário de Stealth Rock. Rock Blast é o move STAB de escolha, pois possui mais PP e accuracy que Stone Edge, além de ajudar contra usuários de Substitute, como Kyurem. Earthquake acerta Heatran por um OHKO, enquanto causa bom dano em Toxapex, Bisharp e Tyranitar rival. Thunder Wave prejudica switch-ins defensivas como Corviknight e Clefable, enquanto Toxic pode ser usado para limitar a longevidade de Ground-types como Landorus-T e Hippowdon. Leftovers fornece recovery passiva, aumentando a longevidade de Tyranitar; entretanto, Heavy Duty Boots pode ser usado para prevenir que Tyranitar seja enfraquecido por entry hazards.

Flying-types como Corviknight e Skarmory podem lidar com Grass- e Ground-types como Rillaboom, Kartana, Landorus-T e Garchomp para Tyranitar, que em retorno ajuda fazendo check a Heatran e Volcarona. Corviknight fornece suporte com Defog, prevenindo que Tyranitar seja enfraquecido por entry hazards, enquanto Skarmory pode usar Spikes para formar um core que empilha entry hazards e possui ótima sinergia defensiva. Nasty Plot Tornadus-T é digno de atenção, pois é capaz de atrair Zapdos e derrotá-lo com Weather Ball Rock-type durante sand, algo que ajuda Tyranitar a manter Stealth Rock em campo. Slowbro pode lidar com Ground-, Water- e Fighting-types que assombram Tyranitar, como Landorus-T, Barraskewda e Urshifu-R, além de trazê-lo a campo em segurança com Teleport. Similarmente, Slowking pode fazer check a algumas ameaças que Tyranitar não consegue, como Tapu Lele e Clefable, enquanto providencia um segundo check a Heatran. Ambos Slowbro e Slowking apreciam a capacidade de Tyranitar fazer check a Dragapult e Volcarona. Além disso, eles podem trazer wallbreakers de sand de forma segura ao campo com Teleport, como Excadrill e especialmente Dracozolt, enquanto usam Future Sight, o que é uma excelente oportunidade para enfraquecer oponentes em benefício desses wallbreakers. Tangrowth pode fazer check a Ground-, Grass- e Water-types como Landorus-T, Garchomp, Rillaboom e Barraskewda, além de atrair Flying-types como Tornadus-T e Zapdos, que Tyranitar pode utilizar como oportunidade para usar Stealth Rock ou prejudicá-los com status. Sand sweepers como Excadrill, Dracozolt e Sand Veil Garchomp apreciam sand e Stealth Rock de Tyranitar, que ajudam a enfraquecer os seus checks para o late-game. Excadrill também providencia Rapid Spin para remover entry hazards e aumentar sua própria Speed simultaneamente.


[SET]
name: Choice Band
move 1: Stone Edge
move 2: Crunch
move 3: Fire Punch
move 4: Ice Punch / Heavy Slam
item: Choice Band
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Tyranitar possui um alto Attack, que complementado com Choice Band e ótimas opções de coverage o tornam um excelente wallbreaker. Adicionalmente, o seu fantástico bulk special em sand lhe garante utilidade defensiva e possibilita agir como check a Heatran e Volcarona. Fire Punch permite que Tyranitar acerte Steel-types como Ferrothorn, Kartana e Scizor, ameaçando-os com um OHKO, enquanto ainda providencia outra opção para causar 2HKO em Corviknight e Skarmory caso PP ou accuracy de Stone Edge sejam problemas. Ice Punch derrota Landorus-T e Garchomp na switch enquanto causa dano decente em Hippowdon. Heavy Slam pode ser usado para causar OHKO em Clefable.

Choice Band Tyranitar combina bem com pivots, como Slowbro, Slowking, Tornadus-T e Corviknight, que são capazes de fornecer uma switch com pouco risco para atacar. Slowbro faz check a Ground- e Water-types, como Landorus-T, Garchomp e Urshifu-R, enquanto Slowking faz check a Tapu Lele e Clefable. Ambos oferecem Teleport para trazer Tyranitar a campo em segurança enquanto fornecem suporte com Future Sight, tornando mais difícil absorver os ataques de Tyranitar. Flying-types como Tornadus-T e Corviknight podem lidar com Grass- e Ground-types, como Rillaboom, Kartana e Landorus-T, e também podem trazer Tyranitar para campo em segurança com U-turn contra seus próprios checks, como Zapdos e Heatran. Bulk Up Corviknight é um excelente companheiro de equipe, pois aprecia a capacidade de Tyranitar de lidar com seus checks, como Zapdos, Heatran e Volcarona, para um sweep no late-game. Sand sweepers como Excadrill, Dracozolt e Sand Veil Garchomp apreciam sand de Tyranitar e a sua habilidade de enfraquecer seus checks como Landorus-T e Corviknight, permitindo que eliminem o time inimigo enfraquecido durante o late-game. Fora de times sand, Pokémon como Zeraora, Swords Dance Scizor e Landorus-T se beneficiam de Tyranitar enfraquecendo Landorus-T rivais e Corviknight, pois aumentam suas oportunidades para fazer setup e derrotar cores defensivos ou fazer clean no late-game.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====
O set defensivo special pode utilizar Ice Beam para atrair Landorus-T e Garchomp, causando alto dano durante a switch, porém possui uso limitado tirando essa exceção e Thunder Wave é mais útil, pois prejudica Corviknight e Clefable permanentemente. Chople Berry permite que Tyranitar sobreviva moves Fighting-type de Pokémon como Tornadus-T e Kyurem e derrote-os com seu STAB Rock-type ou prejudique-os com status; no entanto, é um item de uso único e Tyranitar prefere a longevidade fornecida por Leftovers ou Heavy-Duty Boots. Um set de Dragon Dance com Weakness Policy com suporte de dual screens pode ser utilizado em times de hyper offense, pois as dual screens permitem que Tyranitar sobreviva moves super efetivos fortes, como Earthquake de Garchomp e Moonblast de Tapu Lele, enquanto faz setup. No entanto, sua Speed tier medíocre não permite ultrapassar ameaças como Zeraora, Choice Scarf Landorus-T e Kartana mesmo após um boost, e esses Pokémon são capazes de fazer revenge kill após dano residual. O set Choice Band pode utilizar uma distribuição de EVs de 40 HP / 252 Atk / 48 SpD / 168 Spe para sobreviver Moonblast de Choice Specs Tapu Lele enquanto ainda ultrapassa Azumarill e Skarmory. Choice Band Tyranitar também pode utilizar Superpower para quase causar OHKO em Ferrothorn caso rain enfraqueça Fire Punch, enquanto ainda causa OHKO em Heatran. Contudo, Tyranitar não possui espaço suficiente para isso nesse set e também é forçado a sair de campo devido ao stat drop, algo que pode dar turnos grátis para grande ameaças.

Checks e Counters
====

**Ground-types**: Ground-types ofensivos como Landorus-T, Garchomp e Excadrill ameaçam derrotar Tyranitar com seus poderosos STAB Earthquake. Eles podem usar Stealth Rock ou ganhar um boost com Swords Dance enquanto Tyranitar é forçado a sair de campo. No entanto, eles são enfraquecidos rapidamente se tentarem fazer switch em ataques de Choice Band Tyranitar. Apesar de ser incomum, Hippowdon focado em Defense pode vencer qualquer set de Tyranitar que não tenha Toxic e usar Stealth Rock ou acertá-lo com seu STAB Earthquake.

**Grass-types**: Grass-types ofensivos como Rillaboom e Kartana podem dar OHKO em Tyranitar com seus moves STAB Grass-type. No entanto, eles não gostam de Thunder Wave, além de também não absorverem muito bem ataques de Choice Band Tyranitar. Tangrowth possui ótimo bulk que ao lado de Regenerator lhe permite fazer switch in contra Tyranitar com certa facilidade. No entanto, pode ser prejudicado por Thunder Wave ou Toxic do set defensivo special. Ferrothorn pode fazer switch in contra o set defensivo special praticamente sem sofrer dano e usar Spikes ou prejudicar Tyranitar com Leech Seed. No entanto, precisa ser cauteloso com Fire Punch do set Choice Band.

**Water-types**: Urshifu-R e Barraskewda ameaçam Tyranitar com seus moves STAB, além de poderem gerar momentum com U-turn ou Flip Turn. No entanto, odeiam levar Thunder Wave ou Toxic. Water-types bulky como Toxapex e Swampert podem absorver um ataque e ameaçar de volta com burn de Scald ou apenas sair de campo.

**Pokémon Fighting-type e Coverage**: Apesar de precisarem ser cautelosos com Thunder Wave, Fighting-types poderosos como Urshifu-R e Galarian Zapdos forçam Tyranitar a sair de campo com seus moves STAB e podem gerar momentum com U-turn simultaneamente. Pokémon aos quais Tyranitar é um suposto check, como Tornadus-T, Kyurem e Reuniclus, geralmente usam coverage Fighting-type para derrotá-lo.

**Fairy-types**: Fairy-types como Clefable e Tapu Fini podem vencer o set defensivo special com certa facilidade e poder causar dano resídual em Tyranitar com seus moves STAB. No entanto, elas não podem fazer switch confiáveis contra Choice Band Tyranitar. Fairy-types ofensivos como Tapu Lele e Tapu Koko podem ameaçar Tyranitar com seus moves STAB. Entretanto, nenhum desses pode fazer switch in contra ataques de Choice Band, pois não possuem o bulk necessário.

[CREDITS]
- Written by: [[Lando-San, 398969]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Quality checked by: [[Katy, 415305]], [curiosity, 443485]]
- Grammar checked by: [[Bandkrook, 301217]], [[Mitsuki, 262009]]
 
Last edited:

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
adicionar / (AV): adicionar vírgula
remover / (RV): remover vírgula
comentários

[Overview]
A tipagem única de Tyranitar possui uma tipagem defensiva única e, ao lado do seu e sólido bulk durante sand,(RV) permite agir como um check de permitem que ele faça check a special attackers notáveis na tier,(AV) como Dragapult, Heatran, Tornadus-T e Volcarona. Alternativamente, o Attack excelente de Tyranitar possui um excelente Attack stat, tipagem ofensiva fantástica, boas opções de coverage e, com Choice Band, torna-se permitem que ele se torne um wallbreaker poderoso. Sand Stream permite que Tyranitar dê suporte a sand sweepers de sand como Excadrill, Dracozolt e Sand Veil Garchomp. No entanto, a tipagem de Tyranitar o torna vulnerável para a Pokémon comum comuns no metagame,(AV) como Landorus-T, Rillaboom e Tapu Lele. A falta de recovery confiável torna fácil enfraquecer Tyranitar e diminuir sua capacidade de ser um check ao longo de um jogo. Adicionalmente, Tyranitar possui baixa speed, tornando-se Speed, tornando-o vulnerável para a oponentes mais rápidos,(AV) como Landorus-T, Garchomp e Rillaboom. Por fim, muitos Pokémon que Tyranitar é um suposto aos quais Tyranitar devia fazer check,(AV) como Tornadus-T e Kyurem,(AV) utilizam coverage super efetiva para sobrecarregá-lo.

[SET]
name: Specially Defensive
move 1: Stealth Rock
move 2: Rock Blast
move 3: Earthquake
move 4: Thunder Wave / Toxic
item: Leftovers / Heavy-Duty Boots
ability: Sand Stream
nature: Careful
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

[SET COMMENTS]
Tyranitar é capaz de pressionar as formas mais comuns de entry hazard removal remoção de entry hazards,(AV) como Tornadus-T, Zapdos e Mandibuzz, o que o torna um ótimo usuário de Stealth Rock. Rock Blast é o move STAB de escolha, pois possui mais PP e accuracy que Stone Edge, além de ajudar contra usuários de Substitute como Kyurem. Earthquake acerta Heatran por um OHKO, enquanto ainda causa bom dano em Toxapex, Bisharp e Tyranitar rivais rival. Thunder Wave prejudica switch-ins defensivas como Corviknight e Clefable, enquanto Toxic pode ser usado para limitar a longevidade de Ground-types como Landorus-T e Hippowdon. Leftovers fornece recovery passiva, aumentando a longevidade de Tyranitar; entretanto, Heavy Duty Boots pode ser usado para prevenir que Tyranitar seja enfraquecido por entry hazards.

Flying-types como Corviknight e Skarmory podem lidar com Grass- e Ground-types como Rillaboom, Kartana, Landorus-T e Garchomp para Tyranitar, que em retorno ajuda fazendo check de a Heatran e Volcarona. Corviknight fornece suporte com Defog, prevenindo que Tyranitar seja enfraquecido por entry hazards, enquanto Skarmory pode usar Spikes para formar um core que empilha entry hazards e possuem possui ótima sinergia defensiva. Nasty Plot Tornadus-T é digno de atenção, pois é capaz de atrair Zapdos e derrotá-lo com Weather Ball Rock-type durante sand, algo que ajuda Tyranitar a manter Stealth Rock em campo. Slowbro pode lidar com Ground-, Water- e Fighting-types que assombram Tyranitar, como Landorus-T, Barraskewda e Urshifu-R, além de trazê-lo a campo em segurança com Teleport. Similarmente, Slowking pode fazer check de a algumas ameaças que Tyranitar não consegue, como Tapu Lele e Clefable, enquanto providencia um segundo check de a Heatran. Ambos Slowbro e Slowking apreciam a capacidade de Tyranitar fazer check de a Dragapult e Volcarona. Além disso, eles podem trazer, em segurança, para campo sand wallbreakers wallbreakers de sand de forma segura ao campo com Teleport, como Excadrill e especialmente Dracozolt, enquanto usam Future Sight, o que é uma excelente oportunidade para enfraquecer oponentes em benefício desses wallbreakers. Tangrowth pode fazer check de a Ground-, Grass- e Water-types como Landorus-T, Garchomp, Rillaboom e Barraskewda, além de atrair Flying-types como Tornadus-T e Zapdos, que Tyranitar pode utilizar como oportunidade para usar Stealth Rock ou prejudicá-los com status. Sand sweepers como Excadrill, Dracozolt e Sand Veil Garchomp apreciam a sand e Stealth Rock de Tyranitar, que ajudam a enfraquecer os seus checks para o late-game. Excadrill também providencia Rapid Spin para remover entry hazards e aumentar sua própria speed Speed simultaneamente.


[SET]
name: Choice Band
move 1: Stone Edge
move 2: Crunch
move 3: Fire Punch
move 4: Ice Punch / Heavy Slam
item: Choice Band
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Tyranitar possui um alto Attack, que complementado com Choice Band e ótimas opções de coverage, lhe tornam um excelente wallbreaker. Adicionalmente, o seu fantástico bulk special em sand lhe garante utilidade defensiva e possibilita agir como check de a Heatran e Volcarona. Fire Punch permite que Tyranitar acerte Steel-types como Ferrothorn, Kartana e Scizor, ameaçando com OHKO, enquanto ainda providência providencia outra opção para causar 2HKO em Corviknight e Skarmory, caso PP ou accuracy de Stone Edge PP ou accuracy sejam problemas. Ice Punch derrota Landorus-T e Garchomp durante a na switch,(remover vírgula) enquanto causa dano decente em Hippowdon. Heavy Slam pode ser usado para causar OHKO em Clefable.

Choice Band Tyranitar combina bem com pivots,(vírgula) como Slowbro, Slowking, Tornadus-T e Corviknight, que são capazes de fornecer uma switch com pouco risco para atacar. Slowbro faz check de a Ground- e Water-types,(vírgula) como Landorus-T, Garchomp e Urshifu-R, enquanto Slowking faz check de a Tapu Lele e Clefable. Ambos oferecem Teleport para trazer Tyranitar a campo em segurança,(vírgula) enquanto ainda fornecem suporte com Future Sight, tornando mais difícil absorver os ataques de Tyranitar. Flying-types como Tornadus-T e Corviknight podem lidar com Grass- e Ground-types,(vírgula) como Rillaboom, Kartana e Landorus-T, e também podem trazer Tyranitar para campo em segurança com U-turn contra seus próprios checks,(vírgula) como Zapdos e Heatran. Bulk Up Corviknight é um excelente companheiro de equipe, pois aprecia a capacidade de Tyranitar de lidar com seus checks,(vírgula) como Zapdos, Heatran e Volcarona,(vírgula) para um sweep de late-game sweep. Sand sweepers como Excadrill, Dracozolt e Sand Veil Garchomp apreciam a sand de Tyranitar e a sua habilidade de enfraquecer seus checks como Landorus-T e Corviknight, permitindo que façam clean eliminem o time inimigo enfraquecido durante o late-game. Fora de times sand, Pokémon como Zeraora, Swords Dance Scizor e Landorus-T se beneficiam de Tyranitar enfraquecendo Landorus-T rivais e Corviknight, pois aumentam suas oportunidades para set up e quebrar fazer setup e derrotar cores defensivos ou fazer clean no late-game.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====
O set specially defensive pode utilizar Ice Beam para atrair Landorus-T e Garchomp, causando alto dano durante a switch, porém possui uso limitado tirando essa exceção, e Thunder Wave é mais útil, pois prejudica Corviknight e Clefable permanentemente. Chople Berry permite que Tyranitar sobreviva moves Fighting-type de Pokémon como Tornadus-T e Kyurem, e derrotá-los derrote-os com seu STAB Rock-type ou prejudicá-los prejudique-os com status; no entanto, é um item de uso único e Tyranitar prefere a longevidade fornecida por Leftovers ou Heavy-Duty-Boots Heavy-Duty Boots. Um set de Dragon Dance com Weakness Policy ao lado do com suporte de dual screens pode ser utilizado em times de hyper offense, pois as dual screens permitem que Tyranitar sobreviva moves super efetivos fortes, como Earthquake de Garchomp e Moonblast de Tapu Lele, enquanto faz set up. No entanto, sua Speed tier medíocre não permite ultrapassar ameaças como Zeraora, Choice Scarf Landorus-T e Kartana, mesmo após um boost, e esses Pokémon são capazes de fazer revenge kill após dano residual. O set Choice Band pode utilizar uma EV spread de 40 HP / 252 Atk / 48 SpD / 168 Spe para sobreviver Moonblast de Choice Specs Tapu Lele, enquanto ainda ultrapassa Azumarill e Skarmory. Choice Band Tyranitar também pode utilizar Superpower para quase causar OHKO em Ferrothorn,(remover vírgula) caso rain enfraqueça Fire Punch, enquanto ainda causa OHKO em Heatran. Contudo, Tyranitar não possui espaço suficiente para isso nesse set, e também é forçado a sair de campo devido ao stat drop, algo que pode dar turnos grátis para grande ameaças.

Checks e Counters
====

**Ground-types**: Ground-types ofensivos como Landorus-T, Garchomp e Excadrill ameaçam KO em Tyranitar com seus poderosos STAB Earthquake. Eles podem usar Stealth Rock ou ganhar um boost com Swords Dance enquanto Tyranitar é forçado a sair de campo. No entanto, eles são enfraquecidos rapidamente se tentarem fazer switch em ataques de Choice Band Tyranitar. Apesar de ser incomum, physically defensive Hippowdon focado em Defense pode vencer qualquer set de Tyranitar que não tenha Toxic e usar Stealth Rock ou acertá-lo com seu STAB Earthquake.

**Grass-types**: Grass-types ofensivos como Rillaboom e Kartana podem dar OHKO em Tyranitar com seus moves STAB Grass-type. No entanto, eles não gostam de ser paralyzed por Thunder Wave, além de também não absorverem muito bem ataques de Choice Band Tyranitar. Tangrowth possui ótimo bulk que ao lado de Regenerator o permite fazer switch in contra Tyranitar com certa facilidade. No entanto, pode ser prejudicado por Thunder Wave ou Toxic do set specially defensive. Ferrothorn pode fazer switch in contra o set specially defensive praticamente sem sofrer dano e usar Spikes ou prejudicar Tyranitar com Leech Seed. No entanto, precisa ser cauteloso com Fire Punch do set Choice Band.

**Water-types**: Urshifu-R e Barraskewda ameaçam Tyranitar com seus moves STAB, além de poder gerar momentum com U-turn ou Flip Turn. No entanto, odeiam sofrer levar Thunder Wave ou Toxic. Bulky Water-types bulky como Toxapex e Swampert podem absorver um ataque e ameaçar de volta com Scald burn ou apenas pivot out. burn de Scald ou apenas sair de campo.

**Fighting-type Pokemon e Coverage**: Apesar de que precisam precisarem ser cautelosos com Thunder Wave, Fighting-types poderosos como Urshifu-R e Galarian Zapdos forçam Tyranitar a sair de campo com seus moves STAB e podem gerar momentum com U-turn simultaneamente. Pokémon que aos quais Tyranitar é um suposto check,(vírgula) como Tornadus-T, Kyurem e Reuniclus,(vírgula) geralmente usam coverage Fighting-type coverage para derrotá-lo.

**Fairy-types**: Fairy-types como Clefable e Tapu Fini podem vencer o set specially defensive com certa facilidade, e elas podem dar chip em Tyranitar com seus moves STAB. No entanto, elas não podem fazer switch confiáveis contra Choice Band Tyranitar. Fairy-types ofensivos como Tapu Lele e Tapu Koko podem ameaçar Tyranitar com seus moves STAB. Entretanto, nenhum desses pode fazer switch in contra ataques de Choice Band pois não possuem o bulk necessário.

[CREDITS]
- Written by: [[Lando-San, 398969]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Quality checked by: [[Katy, 415305], [curiosity, 443485]]
- Grammar checked by: [[Bandkrook, 301217], [nome, id]]
 
adicionar ou corrigir remover (comentários)

[OverviewOVERVIEW]
A tipagem única de Tyranitar e sólido bulk durante sand permitem que ele faça check a special attackers notáveis na tier, como Dragapult, Heatran, Tornadus-T e Volcarona. Alternativamente, o Attack excelente de Tyranitar, (adicionar vírgula) sua tipagem ofensiva fantástica, boas opções de coverage e Choice Band permitem que ele se torne um wallbreaker poderoso. Sand Stream permite que Tyranitar dê suporte a sweepers de sand como Excadrill, Dracozolt e Sand Veil Garchomp. No entanto, a tipagem de Tyranitar o torna vulnerável a Pokémon comuns no metagame, como Landorus-T, Rillaboom e Tapu Lele. A falta de recovery confiável torna fácil enfraquecer Tyranitar e diminuir sua capacidade de ser um check ao longo de um jogo. Adicionalmente, Tyranitar possui baixa Speed, tornando-o vulnerável a oponentes mais rápidos, como Landorus-T, Garchomp e Rillaboom. Por fim, muitos Pokémon aos quais Tyranitar devia fazer check, como Tornadus-T e Kyurem, utilizam coverage super efetiva para sobrecarregá-lo.

[SET]
name: Specially Defensive Defensivo Special
move 1: Stealth Rock
move 2: Rock Blast
move 3: Earthquake
move 4: Thunder Wave / Toxic
item: Leftovers / Heavy-Duty Boots
ability: Sand Stream
nature: Careful
evs: 252 HP / 4 Def / 252 SpD

[SET COMMENTS]
Tyranitar é capaz de pressionar as formas mais comuns de remoção de entry hazards, como Tornadus-T, Zapdos e Mandibuzz, o que o torna um ótimo usuário de Stealth Rock. Rock Blast é o move STAB de escolha, pois possui mais PP e accuracy que Stone Edge, além de ajudar contra usuários de Substitute, (adicionar vírgula) como Kyurem. Earthquake acerta Heatran por um OHKO, enquanto causa bom dano em Toxapex, Bisharp e Tyranitar rival. Thunder Wave prejudica switch-ins defensivas como Corviknight e Clefable, enquanto Toxic pode ser usado para limitar a longevidade de Ground-types como Landorus-T e Hippowdon. Leftovers fornece recovery passiva, aumentando a longevidade de Tyranitar; entretanto, Heavy Duty Boots pode ser usado para prevenir que Tyranitar seja enfraquecido por entry hazards.

Flying-types como Corviknight e Skarmory podem lidar com Grass- e Ground-types como Rillaboom, Kartana, Landorus-T e Garchomp para Tyranitar, que em retorno ajuda fazendo check a Heatran e Volcarona. Corviknight fornece suporte com Defog, prevenindo que Tyranitar seja enfraquecido por entry hazards, enquanto Skarmory pode usar Spikes para formar um core que empilha entry hazards e possui ótima sinergia defensiva. Nasty Plot Tornadus-T é digno de atenção, pois é capaz de atrair Zapdos e derrotá-lo com Weather Ball Rock-type durante sand, algo que ajuda Tyranitar a manter Stealth Rock em campo. Slowbro pode lidar com Ground-, Water- e Fighting-types que assombram Tyranitar, como Landorus-T, Barraskewda e Urshifu-R, além de trazê-lo a campo em segurança com Teleport. Similarmente, Slowking pode fazer check a algumas ameaças que Tyranitar não consegue, como Tapu Lele e Clefable, enquanto providencia um segundo check a Heatran. Ambos Slowbro e Slowking apreciam a capacidade de Tyranitar fazer check a Dragapult e Volcarona. Além disso, eles podem trazer wallbreakers de sand de forma segura ao campo com Teleport, como Excadrill e especialmente Dracozolt, enquanto usam Future Sight, o que é uma excelente oportunidade para enfraquecer oponentes em benefício desses wallbreakers. Tangrowth pode fazer check a Ground-, Grass- e Water-types como Landorus-T, Garchomp, Rillaboom e Barraskewda, além de atrair Flying-types como Tornadus-T e Zapdos, que Tyranitar pode utilizar como oportunidade para usar Stealth Rock ou prejudicá-los com status. Sand sweepers como Excadrill, Dracozolt e Sand Veil Garchomp apreciam a sand e Stealth Rock de Tyranitar, que ajudam a enfraquecer os seus checks para o late-game. Excadrill também providencia Rapid Spin para remover entry hazards e aumentar sua própria Speed simultaneamente.


[SET]
name: Choice Band
move 1: Stone Edge
move 2: Crunch
move 3: Fire Punch
move 4: Ice Punch / Heavy Slam
item: Choice Band
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Tyranitar possui um alto Attack, que complementado com Choice Band e ótimas opções de coverage, lhe o tornam um excelente wallbreaker. Adicionalmente, o seu fantástico bulk special em sand lhe garante utilidade defensiva e possibilita agir como check a Heatran e Volcarona. Fire Punch permite que Tyranitar acerte Steel-types como Ferrothorn, Kartana e Scizor, ameaçando-os com um OHKO, enquanto ainda providencia outra opção para causar 2HKO em Corviknight e Skarmory, (remover vírgula) caso PP ou accuracy de Stone Edge sejam problemas. Ice Punch derrota Landorus-T e Garchomp na switch enquanto causa dano decente em Hippowdon. Heavy Slam pode ser usado para causar OHKO em Clefable.

Choice Band Tyranitar combina bem com pivots, como Slowbro, Slowking, Tornadus-T e Corviknight, que são capazes de fornecer uma switch com pouco risco para atacar. Slowbro faz check a Ground- e Water-types, como Landorus-T, Garchomp e Urshifu-R, enquanto Slowking faz check a Tapu Lele e Clefable. Ambos oferecem Teleport para trazer Tyranitar a campo em segurança enquanto fornecem suporte com Future Sight, tornando mais difícil absorver os ataques de Tyranitar. Flying-types como Tornadus-T e Corviknight podem lidar com Grass- e Ground-types, como Rillaboom, Kartana e Landorus-T, e também podem trazer Tyranitar para campo em segurança com U-turn contra seus próprios checks, como Zapdos e Heatran. Bulk Up Corviknight é um excelente companheiro de equipe, pois aprecia a capacidade de Tyranitar de lidar com seus checks, como Zapdos, Heatran e Volcarona, para um sweep de no late-game. (adicionar ponto) Sand sweepers como Excadrill, Dracozolt e Sand Veil Garchomp apreciam a sand de Tyranitar e a sua habilidade de enfraquecer seus checks como Landorus-T e Corviknight, permitindo que eliminem o time inimigo enfraquecido durante o late-game. Fora de times sand, Pokémon como Zeraora, Swords Dance Scizor e Landorus-T se beneficiam de Tyranitar enfraquecendo Landorus-T rivais e Corviknight, pois aumentam suas oportunidades para fazer setup e derrotar cores defensivos ou fazer clean no late-game.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====
O set specially defensive defensivo special pode utilizar Ice Beam para atrair Landorus-T e Garchomp, causando alto dano durante a switch, porém possui uso limitado tirando essa exceção, (remover vírgula) e Thunder Wave é mais útil, pois prejudica Corviknight e Clefable permanentemente. Chople Berry permite que Tyranitar sobreviva moves Fighting-type de Pokémon como Tornadus-T e Kyurem, (remover vírgula) e derrote-os com seu STAB Rock-type ou prejudique-os com status; no entanto, é um item de uso único e Tyranitar prefere a longevidade fornecida por Leftovers ou Heavy-Duty Boots. Um set de Dragon Dance com Weakness Policy com suporte de dual screens pode ser utilizado em times de hyper offense, pois as dual screens permitem que Tyranitar sobreviva moves super efetivos fortes, como Earthquake de Garchomp e Moonblast de Tapu Lele, enquanto faz set(remover espaço)up. No entanto, sua Speed tier medíocre não permite ultrapassar ameaças como Zeraora, Choice Scarf Landorus-T e Kartana, (remover vírgula) mesmo após um boost, e esses Pokémon são capazes de fazer revenge kill após dano residual. O set Choice Band pode utilizar uma distribuição de EVs spread de 40 HP / 252 Atk / 48 SpD / 168 Spe para sobreviver Moonblast de Choice Specs Tapu Lele, (remover vírgula) enquanto ainda ultrapassa Azumarill e Skarmory. Choice Band Tyranitar também pode utilizar Superpower para quase causar OHKO em Ferrothorn caso rain enfraqueça Fire Punch, enquanto ainda causa OHKO em Heatran. Contudo, Tyranitar não possui espaço suficiente para isso nesse set, (remover vírgula) e também é forçado a sair de campo devido ao stat drop, algo que pode dar turnos grátis para grande ameaças.

Checks e Counters
====

**Ground-types**: Ground-types ofensivos como Landorus-T, Garchomp e Excadrill ameaçam KO em derrotar Tyranitar com seus poderosos STAB Earthquake. Eles podem usar Stealth Rock ou ganhar um boost com Swords Dance enquanto Tyranitar é forçado a sair de campo. No entanto, eles são enfraquecidos rapidamente se tentarem fazer switch em ataques de Choice Band Tyranitar. Apesar de ser incomum, Hippowdon focado em Defense pode vencer qualquer set de Tyranitar que não tenha Toxic e usar Stealth Rock ou acertá-lo com seu STAB Earthquake.

**Grass-types**: Grass-types ofensivos como Rillaboom e Kartana podem dar OHKO em Tyranitar com seus moves STAB Grass-type. No entanto, eles não gostam de Thunder Wave, além de também não absorverem muito bem ataques de Choice Band Tyranitar. Tangrowth possui ótimo bulk que ao lado de Regenerator o lhe permite fazer switch in contra Tyranitar com certa facilidade. No entanto, pode ser prejudicado por Thunder Wave ou Toxic do set specially defensive defensivo special. Ferrothorn pode fazer switch in contra o set specially defensive defensivo special praticamente sem sofrer dano e usar Spikes ou prejudicar Tyranitar com Leech Seed. No entanto, precisa ser cauteloso com Fire Punch do set Choice Band.

**Water-types**: Urshifu-R e Barraskewda ameaçam Tyranitar com seus moves STAB, além de poderem gerar momentum com U-turn ou Flip Turn. No entanto, odeiam levar Thunder Wave ou Toxic. Water-types bulky como Toxapex e Swampert podem absorver um ataque e ameaçar de volta com burn de Scald ou apenas sair de campo.

**Fighting-type Pokémon Fighting-type e Coverage**: Apesar de precisarem ser cautelosos com Thunder Wave, Fighting-types poderosos como Urshifu-R e Galarian Zapdos forçam Tyranitar a sair de campo com seus moves STAB e podem gerar momentum com U-turn simultaneamente. Pokémon aos quais Tyranitar é um suposto check, como Tornadus-T, Kyurem e Reuniclus, geralmente usam coverage Fighting-type para derrotá-lo.

**Fairy-types**: Fairy-types como Clefable e Tapu Fini podem vencer o set specially defensive defensivo special com certa facilidade, e elas podem dar chip e poder causar danor residual em Tyranitar com seus moves STAB. No entanto, elas não podem fazer switch confiáveis contra Choice Band Tyranitar. Fairy-types ofensivos como Tapu Lele e Tapu Koko podem ameaçar Tyranitar com seus moves STAB. Entretanto, nenhum desses pode fazer switch in contra ataques de Choice Band, (adicionar vírgula) pois não possuem o bulk necessário.

[CREDITS]
- Written by: [[Lando-San, 398969]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Quality checked by: [[Katy, 415305]], [curiosity, 443485]]
- Grammar checked by: [[Bandkrook, 301217]], [Mitsuki, 262009]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top