OU Tyranitar

https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/tyranitar/
[SET]
name: Choice Band
move 1: Stone Edge
move 2: Crunch
move 3: Heavy Slam
move 4: Fire Punch
item: Choice Band
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Embora possua várias fraquezas, Tyranitar possui uma ótima tipagem ofensiva, o que em conjunto com seu ótimo Attack e poderosas opções de coverage, faz dele um temido wallbreaker, especialmente quando equipado com Choice Band. Adicionalmente, sua Special Defense com boost de sand lhe permite servir como um check decente para algumas ameaças como Rotom-H, Togekiss, Gengar e Chandelure. Heavy Slam lhe permite lidar com Clefable, enquanto Fire Punch ameaça Ferrothorn, Bisharp e Corviknight, pois a accuracy inconsistente e o PP baixo de Stone Edge podem impedi-lo de ameaçar confiavelmente os últimos citados. Alternativamente, Ice Punch é uma opção para ameaçar Kommo-o e Hippowdon, e Earthquake pode ser usado para atingir Toxapex e Fighting-types entrando no campo como Terrakion e Conkeldurr.

Sand Rush Excadrill é um aliado excepcional para Tyranitar, pois a sand permite a ele ultrapassar quase todo o metagame, permitindo a ele limpar o campo depois que Tyranitar criou buracos no time adversário. No entanto, eles podem ter dificuldade ao enfrentar Fighting-types como Kommo-o e Conkeldurr, fazendo com que switch-ins como Clefable e Hippowdon sejam excelentes parceiros de equipe. O primeiro pode fornecer suporte de Wish e trazer Tyranitar em segurança com Teleport, enquanto o segundo pode dar suporte adicional de sand para Excadrill. Togekiss cobre ofensivamente suas fraquezas ao Fighting-type e pode lidar com Hippowdon, que é outro check sólido para ambos Tyranitar e Excadrill. Finalmente, Rotom-H é outro ótimo aliado, pois cobre Hippowdon, Corviknight e Ferrothorn.

[CREDITS]
- Written by: [[Ruft, 295110]]
- Translated by: [[H3nryng, 502732]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510188]]
- Quality checked by: [[Jordy, 395754], [curiosity, 443485]]
 
Last edited:

Miketw

So, goodbye yellow brick road...
is a Top Social Media Contributor Alumnus
Saudações! Estou aqui para avaliar sua tradução, agradeço por sua dedicação no fórum. Qualquer dúvida basta me chamar, prezo por um bom feedback, e sem mais delongas:

Original: https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/tyranitar/
Remover | Adicionar

[SET]
name: Choice Band
move 1: Stone Edge
move 2: Crunch
move 3: Heavy Slam
move 4: Fire Punch
item: Choice Band
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Embora possua várias fraquezas, o tipo de Tyranitar é incrível ofensivamente, que em conjunto com seu ótimo Attack e poderosas opções de coverage, faz dele um temido wallbreaker, especialmente quando equipado com Choice Band. Adicionalmente, sua Special Defense com boost da Sandstorm de sandstorm lhe permite servir como um xeque check decente para algumas ameaças como Rotom-H, Togekiss, Gengar e Chandelure. Heavy Slam lhe permite lidar com Clefable, enquanto Fire Punch ameaça Ferrothorn, Bisharp e Corviknight, pois a accuracy inconsistente e o baixo PP de Stone Edge pode impedi-lo de ser realmente ameaçador para os últimos citados. Alternativamente, Ice Punch é uma opção para ameaçar Kommo-o e Hippowdon, e enquanto Earthquake pode ser usado utilizado para atingir Toxapex e Fighting-types entrando no campo como Terrakion e Conkeldurr.

Sand Rush Excadrill é um aliado excepcional para Tyranitar, pois a sand permite a ele ultrapassar quase todo o metagame de OU, permitindo a ele limpar o campo depois que Tyranitar criou buracos no time adversário. No entanto, eles podem ter dificuldade ao enfrentar Fighting-types como Kommo-o e Conkeldurr, fazendo com que switch-ins como Clefable e Hippowdon tornem-se excelentes parceiros excelentes de equipe. O primeiro pode fornecer suporte de Wish e trazer Tyranitar em segurança para o campo com Teleport, enquanto o segundo pode dar suporte adicional de sand para Excadrill. Togekiss cobre suas fraquezas do de Fighting-types ofensivamente e pode lidar com Hippowdon, que é outro xeque check sólido para ambos Tyranitar e Excadrill. Finalmente, Rotom-H é outro ótimo aliado, pois cobre Hippowdon, Corviknight e Ferrothorn.

[CREDITS]
- Written by: [[Ruft, 295110]]
- Translated by: [[H3nryng, 502732]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510188]] (Você tinha invertido a ordem, aqui eu arrumei para ti.)
- Quality checked by: [[Jordy, 395754], [curiosity, 443485]]


Primeiramente, agradeço pelo tempo em ter lido a avaliação. Mas peço calma pois outros moderadores ainda irão vir para avaliar as colocações.

1. Houveram poucos erros, na maioria relacionados aos termos competitivos. É sempre válido lembrar para consultar o glossário em caso de dúvida. (https://www.smogon.com/forums/threads/glossário-e-guia-para-tradução.3658996/)
2. Houve uma frase em específico que menciona os switch-ins de Cleffable e Hippondow, eu alterei um pouco de sua estrutura visando trazer mais sentido para a frase.
3. Outro cuidado é com a ordem do créditos, tente sempre manter a mesma sequência que outras análises.
4. A tradução ficou ótima, é sempre bom lembrar que sua ajuda para as traduções é essencial para o fórum.
5. Outros moderadores também irão vir, então, keep going!



Att.
Miketw
 

Natan

...
is a Smogon Media Contributor Alumnus
Miketw
Obs: Como é um texto curto com poucos períodos, eu só fui deixando meus comentários abaixo de cada parte do texto na correção em laranja.
Original: https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/tyranitar/
Remover | Adicionar

[SET]
name: Choice Band
move 1: Stone Edge
move 2: Crunch
move 3: Heavy Slam
move 4: Fire Punch
item: Choice Band
ability: Sand Stream
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Embora possua várias fraquezas, o tipo de Tyranitar é incrível ofensivamente, que em conjunto com seu ótimo Attack e poderosas opções de coverage, faz dele um temido wallbreaker, especialmente quando equipado com Choice Band.
Duas coisas aqui: 1-os tipos ou a tipagem de Tyranitar: Tyranitar não tem só um tipo e typing se traduz pra tipagem; 2-o que em conjunto [...]: essa frase se refere ao fato de que Ttar tem uma ótima tipagem, não a sua tipagem em si (eu achei meio complicado explicar isso, mas, basicamente, para usar apenas que aqui, a construção teria de ser "Tyranitar tem uma ótima tipagem ofensiva, que em conjunto[...]". Eu também acho temível uma tradução melhor pra fearsome, mas é só um comentário e não precisa mudar isso.
Adicionalmente, sua Special Defense com boost da Sandstorm de sandstorm lhe permite servir como um xeque check decente para algumas ameaças como Rotom-H, Togekiss, Gengar e Chandelure.
Como a análise usa "sand" e não "sandstorm" (tanto a original quanto os outros trechos com esse termo na tradução), é melhor manter esse termo (o boost de sand), é bom ser constante em relação ao uso de termos como esse, é como usar diferentes gêneros para se referir a um mesmo Pokémon numa mesma análise.
Heavy Slam lhe permite lidar com Clefable, enquanto Fire Punch ameaça Ferrothorn, Bisharp e Corviknight, pois a accuracy inconsistente e o baixo PP de Stone Edge pode impedi-lo de ser realmente ameaçador para os últimos citados.
Podem impedi-lo: a accuracy e o PP baixo são duas coisas, portanto usa-se a conjugação do plural; "de ser realmente ameaçador" não acho essa construção muito precisa, CB Ttar sempre vai ser ameaçador e o texto não sugere o contrário, sugestão: pode impedi-lo de ameaçar confiavelmente os últimos citados.
Alternativamente, Ice Punch é uma opção para ameaçar Kommo-o e Hippowdon, e enquanto Earthquake pode ser usado utilizado para atingir Toxapex e Fighting-types entrando no campo como Terrakion e Conkeldurr.
Não vejo necessidade em nenhuma das duas correções, a frase original funcionaria igualmente bem aqui. Normalmente a gente tenta manter as escolhas do autor a menos que haja algum motivo para as mudar, se você ainda acha que essas correções são necessárias (e isso vale pra quaisquer correções, exceto as mais óbvias, você pode colocar um comentário justificando a mudança.
Sand Rush Excadrill é um aliado excepcional para Tyranitar, pois a sand permite a ele ultrapassar quase todo o metagame de OU, permitindo a ele limpar o campo depois que Tyranitar criou buracos no time adversário.
Desnecessário, a análise é de OU e portanto está implícito que esse é o metagame, além de que a análise original não usa esse termo, mesma coisa que o trecho anterior.
No entanto, eles podem ter dificuldade ao enfrentar Fighting-types como Kommo-o e Conkeldurr, fazendo com que switch-ins como Clefable e Hippowdon tornem-se excelentes parceiros excelentes de equipe.
Não gosto muito de "tornar-se" aqui, isso dá a ideia de mudança, eu preferiria usar algo como "sejam excelentes parceiros".
O primeiro pode fornecer suporte de Wish e trazer Tyranitar em segurança para o campo com Teleport, enquanto o segundo pode dar suporte adicional de sand para Excadrill. Togekiss cobre suas fraquezas do de Fighting-types ofensivamente e pode lidar com Hippowdon, que é outro xeque check sólido para ambos Tyranitar e Excadrill. Finalmente, Rotom-H é outro ótimo aliado, pois cobre Hippowdon, Corviknight e Ferrothorn.
"Fraquezas a Fighting-types", não de; eu também sugeriria trazer o advérbio para ficar "cobre ofensivamente", acho que esse advérbio onde está fica meio confuso, eles são fracos ofensivamente ou Togekiss cobre as fraquezas ofensivamente? Antecipar o advérbio impede isso; fora isso, esse trecho tá ok.

[CREDITS]
- Written by: [[Ruft, 295110]]
- Translated by: [[H3nryng, 502732]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510188]] (Você tinha invertido a ordem, aqui eu arrumei para ti.)
- Quality checked by: [[Jordy, 395754], [curiosity, 443485]]

Comentários:

Primeiramente, agradeço pelo tempo em ter lido a avaliação. Mas peço calma pois outros moderadores ainda irão vir para avaliar as colocações.

1. Houveram poucos erros, na maioria relacionados aos termos competitivos. É sempre válido lembrar para consultar o glossário em caso de dúvida. (https://www.smogon.com/forums/threads/glossário-e-guia-para-tradução.3658996/)
2. Houve uma frase em específico que menciona os switch-ins de Cleffable e Hippondow, eu alterei um pouco de sua estrutura visando trazer mais sentido para a frase.
3. Outro cuidado é com a ordem do créditos, tente sempre manter a mesma sequência que outras análises.
4. A tradução ficou ótima, é sempre bom lembrar que sua ajuda para as traduções é essencial para o fórum.
5. Outros moderadores também irão vir, então, keep going!

Ao tradutor: Boa análise, o comentário do AM Checker vale: se tiver dúvida sobre algum termo use o glossário, se não tiver lá, você pode perguntar no discord. Fora isso foram erros simples e comuns, coisas que se aperfeiçoa com o tempo. Continue nesse caminho :blobthumbsup: .

Ao AM Checker: O check foi bom, mas eu encontrei algumas correções que achei bem desnecessárias enquanto outras coisas mais importantes passaram desapercebido, dica: quando eu quero sugerir uma mudança que não é de fato necessária, eu normalmente coloco algo como "e enquanto (eu acho que isso fica melhor aqui por isso e por isso). Eu também gosto de explicar as mudanças no geral, explicar porque uma construção/um termo está errado, ou explicar porque mudar no geral (mesmo que seja só um "pra seguir o original"), isso ajuda a esclarecer/evitar potenciais dúvidas que o tradutor possa ter ao implementar o check. Fora isso, é o que eu citei, antes de sugerir uma mudança, pergunte a si mesmo "a frase original está errada?" se sim, corrija-a (e de preferencia justifique a correção); se não, pergunte-se "minha mudança melhoraria o texto?" se sim, sugira sua mudança e a justifique. Claro que algumas coisas são óbvias o bastante para não necessitarem de uma explicação, aí vai do seu julgamento de o que vale a pena ser comentado e do que não. Enfim, lembre-se que esse feedback foi feito para melhorar seus checks, não para desanimá-lo, o check estava bom mas tinha alguns pontos que eu precisava citar, espero ler mais AM checks seus no futuro e ver sua evolução, boa sorte e bom trabalho. :blobthumbsup:
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top