Monotype Togekiss (Flying/Fairy)

MrPanda

not a bear
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Contributor to Smogon
Moderator
Link para a análise: https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/togekiss/monotype/

[SET]
name: Nasty Plot (Flying)
move 1: Nasty Plot
move 2: Air Slash
move 3: Roost
move 4: Thunder Wave
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
O ótimo bulk de Togekiss e seu acesso a recovery confiável em Roost lhe permitem fazer setup com Nasty Plot seguramente. Além disso, Togekiss pode usar seu bulk para espalhar status muito bem com Thunder Wave, retardando Pokémon mais rápidos, como Dragapult e Duraludon, com que times Flying têm problemas. Air Slash combinado a Serene Grace é útil para lidar com adversários, como Toxapex, Ferrothorn e Corviknight, com flinches, especialmente depois que eles são afetados por Thunder Wave. Nasty Plot possibilita a Togekiss pressionar Pokémon mais bulky e indutores de status, como Corviknight, Toxapex e Seismitoad, mais facilmente. Togekiss deve geralmente procurar por situações seguras em que ela possa distribuir paralysis, enfraquecer o time oponente e fazer setup sem muitos empecilhos. Apesar de ser bulky, ela precisa ter cuidado com certos wallbreakers, como Choice Band Weavile e Choice Scarf Dracovish, que ameaçam lhe causar OHKO sem que tenha chance de debilitá-los.

Choice Scarf Charizard é um bom parceiro para Togekiss, pois ele pode derrotar Pokémon Steel-type, como Excadrill, Ferrothorn e Corviknight, com que Togekiss pode ter dificuldade. Ele também pode lidar com wallbreakers mais rápidos, como Galarian Darmanitan, Choice Specs Gengar e Weavile, que ameaçam OHKO em Togekiss. Setup sweepers mais lentos, como Corviknight e Gyarados, apreciam Thunder Wave de Togekiss, permitindo-lhes ultrapassar Pokémon mais rápidos, como Mew e Barraskewda, o que faz seu sweep mais fácil. Corviknight também pode receber ataques Poison- e Steel-type, como Sludge Wave de Gengar e Iron Head de Excadrill, assim como fazer switch em Toxic. Xatu provê Light Screen e Reflect para facilitar setup, bem como a capacidade de manter Stealth Rock fora do campo com Magic Bounce, o que o torna um parceiro ideal para Togekiss. Ter Reflect e Light Screen ativos ajuda Togekiss especialmente contra os já mencionados wallbreakers, que agora têm dificuldades para derrotá-la. Mandibuzz pode remover Stealth Rock se Xatu falhar em impedi-las e fazer check a Pokémon como Excadrill e Aegislash com Foul Play, além de ser capaz de trazer Togekiss a campo com U-turn.

[SET]
name: Choice Scarf (Flying)
move 1: Air Slash
move 2: Dazzling Gleam
move 3: Flamethrower / Fire Blast
move 4: Trick
item: Choice Scarf
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Choice Scarf Togekiss é capaz de fazer revenge kill a Pokémon mais rápidos com que times Flying têm dificuldades, como Dragapult, Dracovish e Dracozolt, tornando-o incrível no matchup contra Dragon. Air Slash trabalha junto de Serene Grace para vencer com flinches Pokémon em que Togekiss não consegue bater totalmente. Dazzling Gleam acerta Pokémon Dragon- e Dark-types, como Hydreigon, Kommo-o e Sableye, com dano super efetivo. Flamethrower e Fire Blast são usados para atingir Pokémon Steel-type, como Ferrothorn e Bisharp, com dano super efetivo e Trick é usado para prejudicar Pokémon, a exemplo de walls defensivas como Toxapex e setup sweepers como Corviknight, dando-lhes um Choice Scarf e prendendo-os a um move. Contudo, Trick deve ser usado com cuidado, uma vez que entregar seu Choice Scarf significa que Togekiss não poderá ultrapassar as ameaças já mencionadas por conta de sua Speed mediana.

Toda a equipe Flying não só aprecia a capacidade de Togekiss ultrapassar e fazer revenge kill a Pokémon que seriam difíceis de lidar em outras ocasiões, mas também por se destacar no, outrora, difícil matchup contra Dragon. Charizard combina bem com Togekiss como outro usuário de Choice Scarf e ambos trabalham em conjunto para quebrar checks e fazer sweep a times. Charizard também pode se livrar de Pokémon Steel-type mais bulky, como Corviknight, que Togekiss tem problemas em derrubar. Setup sweepers, como Gyarados e Corviknight, apreciam a habilidade de Togekiss de prejudicar Pokémon de outra forma problemáticos, como Toxapex e Rhyperior, usando Trick. Xatu é um bom parceiro para Togekiss por Magic Bounce, que é útil para manter Stealth Rock fora do campo, e pode trazer Togekiss com U-turn. Xatu também pode usar Thunder Wave para debilitar outros usuários de Choice Scarf, como Gardevoir e Duraludon, a fim de assegurar que Togekiss possa ultrapassá-los.

[SET]
name: Nasty Plot (Fairy)
move 1: Nasty Plot
move 2: Air Slash
move 3: Roost
move 4: Thunder Wave
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Togekiss serve como um stallbreaker poderoso para times Fairy-type. Nasty Plot é a principal ferramenta para esse propósito, proporcionando a Togekiss a ferramenta para lidar com Pokémon defensivos lentos, como Toxapex, Galarian Corsola e Mandibuzz, de modo muito mais fácil e consistente. Air Slash é sua única forma de atacar, propiciando que Togekiss potencialmente derrote os Pokémon defensivos já mencionados. Roost ajuda Togekiss a permanecer saudável ao longo da partida, permitindo-lhe suportar o dano de Stealth Rock e ataques de Pokémon ofensivos special como Hatterene e Dragapult. Thunder Wave possibilita a Togekiss prejudicar Pokémon com Choice Scarf, como Duraludon, Drapion, Gengar e Jirachi, na switch, tal como outros Pokémon rápidos como Dragapult, Charizard e Hydreigon. Serene Grace complementa Air Slash, uma vez que ele dobra a chance de flinch, tornando Togekiss muito mais perigoso de enfrentar junto de Nasty Plot e Thunder Wave. Togekiss deve procurar por oportunidades de setup contra Pokémon defensivos que não conseguem causar muito dano, como Toxapex, Galarian Corsola, Clefable e Mandibuzz. Togekiss precisa estar atento a efeitos de status, como poison e paralysis, de oponentes como Toxapex, Seismitoad defensivo e Celebi, embora Togekiss possa encarar esses Pokémon confortavelmente depois de um Nasty Plot.

Ribombee é um dos melhores colegas de equipe de Togekiss, já que ele pode fornecer suporte de Sticky Web. Graças a ele a boa Speed tier de Togekiss é ainda mais acentuada, deixando Togekiss ultrapassar adversários como Mimikyu e Salazzle. Além disso, Stun Spore de Ribombee permite-lhe infligir paralysis a Ground-types rápidos, como Excadrill, na switch, o que ajuda muito Togekiss. Mimikyu é outro parceiro decente que forma um sólido core ofensivo com Togekiss, eliminando Ghost-types problemáticos que representam uma ameaça a ela, como Aegislash e Gengar, graças a sua tipagem Ghost e ability Disguise. Em troca, Togekiss vence Pokémon bulky contra os quais Mimikyu tem dificuldades, como Snorlax, Toxapex e Avalugg. Clefable provê Stealth Rock para Togekiss, assim facilitando para ela derrote tipos como Ice e Fire de forma mais consistente. Clefable pode optar por opções de utilidade como Thunder Wave e Knock Off, que podem ser usados para debilitar os oponentes ainda mais. Ademais, variantes ofensivas de Clefable formam cores ofensivos com Togekiss, e o acesso de Clefable a Flamethrower possibilita que ela lide com certos Steel-types, como Ferrothorn e Corviknight. Hatterene pode se livrar de Poison-types perigosos a Togekiss, mais notavelmente Salazzle. Além do mais, a combinação de Trick Room e Mystical Fire propicia a Hatterene encarar Steel-types, mais especificamente Excadrill, e dar conta de Choice Scarf Duraludon. Seu acesso a Magic Bounce permite a Hatterene devolver Stealth Rock para Togekiss, além de condições de status como Toxic e Thunder Wave. Gardevoir é outro bom parceiro ofensivo que pode vencer os Poison-types já mencionados. Adicionalmente, Gardevoir pode enfraquecer adversários Steel-type com Focus Blast e curar Togekiss com Healing Wish se necessário. Com Trace, Gardevoir também age como uma wincon sólida contra times que dependem de weather sweepers, como rain Water e sun Grass, por copiar suas abilities. Por fim, Alolan Ninetales oferece suporte de Aurora Veil para Togekiss, o que torna muito mais difícil de enfrentá-la.

[CREDITS]
- Written by: [[Decem, 362454], [Perish Song, 419696]]
- Translated by: [[Mr.Panda411, 441160]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761]]
- Quality checked by: [[Confluxx, 408641], [maroon, 305839], [Harpp, 320110]]
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
(A)notações e (G)ramática. Outras mudanças você conferir este link do diffchecker.

Dessa vez quero especificar algumas anotações para você ler, porque elas são manuais. São elas:

1) O primeiro parágrafo do primeiro set sobre a anotação "forçar passagem";
2) O segundo parágrafo do segundo set sobre "de contrário".

GP 1/1
[SET]
name: Nasty Plot (Flying)
move 1: Nasty Plot
move 2: Air Slash
move 3: Roost
move 4: Thunder Wave
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
O ótimo bulk de Togekiss e seu acesso a recovery confiável em Roost lhe permitem fazer setup (A: nas traduções fica junto) com Nasty Plot seguramente. Além disso, Togekiss pode usar seu bulk para espalhar status muito bem com Thunder Wave, retardando Pokémon mais rápidos, como Dragapult e Duraludon, com que times Flying têm problemas. Air Slash combinado a Serene Grace é útil para lidar com (A: pessoalmente acho "quebrar" agressivo. Quando traduzo, prefiro optar por eufemismos) adversários, como Toxapex, Ferrothorn e Corviknight, com flinches, especialmente depois que eles são afetados por Thunder Wave. Nasty Plot possibilita a Togekiss forçar sua passagem por (A: forçar passagem? Passagem de quê? Será que o significado disso está claro? Se sim, o que significa? Por mim trocaria por "pressionar", mas gostaria de saber sua opinião quanto a esse trecho) Pokémon mais bulky e indutores de status, como Corviknight, Toxapex e Seismitoad, mais facilmente. Togekiss deve geralmente procurar por situações seguras em que (G: "onde" é usado para se referir a um lugar literal, o que não é o caso. Outras opções são "na qual", "nas quais", "nos quais" ou "no qual" para substituir "onde") ela possa distribuir paralysis, enfraquecer o time oponente e fazer setup sem muitos empecilhos. Apesar de ser bulky, ela precisa ter cuidado com certos wallbreakers, como Choice Band Weavile e Choice Scarf Dracovish, que ameaçam lhe causar OHKO sem que tenha chance de debilitá-los.

Choice Scarf Charizard é um bom parceiro para Togekiss, pois ele pode derrotar Pokémon Steel-type, como Excadrill, Ferrothorn e Corviknight, com que Togekiss pode ter dificuldade. Ele também pode lidar com wallbreakers mais rápidos, como Galarian Darmanitan, Choice Specs Gengar e Weavile, que ameaçam OHKO em Togekiss. Setup sweepers mais lentos, como Corviknight e Gyarados, apreciam Thunder Wave de Togekiss, (G: se for optar por gerúndio e ênclise aqui, não esqueça a vírgula) permitindo-lhes ultrapassar Pokémon mais rápidos, como Mew e Barraskewda, o que faz seu sweep mais fácil. Corviknight também pode receber ataques Poison- e Steel-type, como Sludge Wave de Gengar e Iron Head de Excadrill, assim como fazer switch em Toxic. Xatu provê Light Screen e Reflect para facilitar setup, bem como a capacidade de manter Stealth Rock fora do campo com Magic Bounce, o que o torna um parceiro ideal para Togekiss. Ter Reflect e Light Screen ativos (A: achei "de pé" um pouco informal para uma análise) ajuda Togekiss especialmente contra os já mencionados wallbreakers, que agora têm dificuldades para derrotá-la. Mandibuzz pode remover Stealth Rock se Xatu falhar em impedi-las e fazer check a Pokémon como Excadrill e Aegislash com Foul Play, além de ser (A: aquele "enquanto também sendo" ficou confuso, em minha opinião) capaz de trazer Togekiss a campo com U-turn.

[SET]
name: Choice Scarf (Flying)
move 1: Air Slash
move 2: Dazzling Gleam
move 3: Flamethrower / Fire Blast
move 4: Trick
item: Choice Scarf
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Choice Scarf Togekiss é capaz de fazer revenge kill a Pokémon mais rápidos com que times Flying têm dificuldades, como Dragapult, Dracovish e Dracozolt, tornando-o incrível no matchup contra Dragon. Air Slash trabalha junto de Serene Grace para vencer com flinches Pokémon em (G: "Togekiss não consegue bater em alguma coisa...") que Togekiss não consegue bater totalmente. Dazzling Gleam acerta Pokémon Dragon- e Dark-types, como Hydreigon, Kommo-o e Sableye, com dano super efetivo. Flamethrower e Fire Blast são usados para atingir Pokémon Steel-type, como Ferrothorn e Bisharp, com dano super efetivo e Trick é usado para prejudicar Pokémon, a exemplo de (A: não acho que essa repetição de "como" tenha ficado muito boa) walls defensivas como Toxapex e setup sweepers como Corviknight, dando-lhes um Choice Scarf e prendendo-os a um move. Contudo, Trick deve ser usado com cuidado, uma vez que entregar seu Choice Scarf significa que Togekiss não poderá ultrapassar as ameaças já mencionadas por conta de sua Speed mediana.

Toda a equipe Flying não só (A: estou fazendo uma adição, mas você vai entender adiante) aprecia a capacidade de Togekiss ultrapassar e fazer revenge kill a Pokémon que seriam difíceis de lidar em outras ocasiões (A: esse "de outro modo" me deixou um pouco confuso, por isso, mudei), mas também por se destacar no, de contrário (A: vou manter, mas também acho que você devia dar uma relida aqui antes de atualizar), difícil matchup contra Dragon. Charizard combina bem com Togekiss como outro usuário de Choice Scarf e ambos trabalham em conjunto para quebrar checks e fazer sweep a times. Charizard também pode se livrar de Pokémon Steel-type mais bulky, como Corviknight, que Togekiss tem problemas em derrubar. Setup sweepers, como Gyarados e Corviknight, apreciam a habilidade de Togekiss de prejudicar Pokémon de outra forma problemáticos, como Toxapex e Rhyperior, usando Trick. Xatu é um bom parceiro para Togekiss por Magic Bounce, que é útil para manter Stealth Rock fora do campo, e pode trazer Togekiss com U-turn. Xatu também pode usar Thunder Wave para debilitar outros usuários de Choice Scarf, como Gardevoir e Duraludon, a fim de assegurar que Togekiss possa ultrapassá-los.

[SET]
name: Nasty Plot (Fairy)
move 1: Nasty Plot
move 2: Air Slash
move 3: Roost
move 4: Thunder Wave
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Togekiss serve como um stallbreaker poderoso para times Fairy-type. Nasty Plot é a principal ferramenta para esse propósito, proporcionando a Togekiss a ferramenta para (A: se "proporciona", proporciona algo e não acho que "lidar com" tenha ficado bom nesse sentido) lidar com Pokémon defensivos lentos, como Toxapex, Galarian Corsola e Mandibuzz, de modo muito mais fácil e consistente. Air Slash é sua única forma de atacar, propiciando que Togekiss potencialmente derrote os Pokémon defensivos já mencionados. Roost ajuda Togekiss a permanecer saudável ao longo da partida, permitindo-lhe suportar o dano de Stealth Rock e ataques de Pokémon ofensivos special como Hatterene e Dragapult. Thunder Wave possibilita a Togekiss prejudicar Pokémon com Choice Scarf, como Duraludon, Drapion, Gengar e Jirachi, na switch, tal como outros Pokémon rápidos como Dragapult, Charizard e Hydreigon. Serene Grace complementa Air Slash, uma vez que ele dobra a chance de flinch, tornando Togekiss muito mais perigoso de enfrentar junto de Nasty Plot e Thunder Wave. Togekiss deve procurar por oportunidades de setup contra Pokémon defensivos que não conseguem causar grandes quantidades de (A: manterei, mas a vontade de trocar por "muito" é bem forte aqui) dano, como Toxapex, Galarian Corsola, Clefable e Mandibuzz. Togekiss precisa estar atento a efeitos de status, como poison e paralysis, de oponentes como Toxapex, Seismitoad defensivo e Celebi, embora Togekiss possa encarar esses Pokémon confortavelmente depois de um Nasty Plot.

Ribombee é um dos melhores colegas de equipe de Togekiss, já que ele pode fornecer suporte de Sticky Web. Graças a ele a boa Speed tier de Togekiss é ainda mais acentuada, deixando Togekiss ultrapassar adversários como Mimikyu e Salazzle. Além disso, Stun Spore de Ribombee permite-lhe infligir paralysis a Ground-types rápidos, como Excadrill, na switch, o que ajuda muito Togekiss. Mimikyu é outro parceiro decente que forma um sólido core ofensivo com Togekiss, eliminando Ghost-types problemáticos que representam uma ameaça a ela, como Aegislash e Gengar, graças a sua tipagem Ghost e ability Disguise. Em troca, Togekiss vence Pokémon bulky contra os quais Mimikyu tem dificuldades, como Snorlax, Toxapex e Avalugg. Clefable provê Stealth Rock para Togekiss, assim facilitando para ela derrote tipos como Ice e Fire de forma mais consistente. Clefable pode optar por opções de utilidade como Thunder Wave e Knock Off, que podem ser usados para debilitar os oponentes ainda mais. Ademais, variantes ofensivas de Clefable formam cores ofensivos com Togekiss, e o acesso de Clefable a Flamethrower possibilita que ela lide com certos Steel-types, como Ferrothorn e Corviknight. Hatterene pode se livrar (A: encurtei) de Poison-types perigosos (A: encurtei outra vez) a Togekiss, mais notavelmente Salazzle. Além do mais, a combinação de Trick Room e Mystical Fire propicia a Hatterene encarar Steel-types, mais especificamente Excadrill, e dar conta de Choice Scarf Duraludon. Seu acesso a Magic Bounce permite a Hatterene devolver Stealth Rock para Togekiss, além de condições de status como Toxic e Thunder Wave. Gardevoir é outro bom parceiro ofensivo que pode vencer os Poison-types já mencionados. Adicionalmente, Gardevoir pode enfraquecer adversários Steel-type com Focus Blast e curar Togekiss com Healing Wish se necessário. Com Trace, Gardevoir também age como uma wincon sólida contra times que dependem de weather sweepers, como rain Water e sun Grass, por copiar suas abilities. Por fim, Alolan Ninetales oferece suporte de Aurora Veil para Togekiss, o que torna muito mais difícil de enfrentá-la.

[CREDITS]
- Written by: [[Decem, 362454], [Perish Song, 419696]]
- Translated by: [[Mr.Panda411, 441160]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761]]
- Quality checked by: [[Confluxx, 408641], [maroon, 305839], [Harpp, 320110]]

Copy-paste & https://www.diffchecker.com/IIKikOTH:
[SET]
name: Nasty Plot (Flying)
move 1: Nasty Plot
move 2: Air Slash
move 3: Roost
move 4: Thunder Wave
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
O ótimo bulk de Togekiss e seu acesso a recovery confiável em Roost lhe permitem fazer setup com Nasty Plot seguramente. Além disso, Togekiss pode usar seu bulk para espalhar status muito bem com Thunder Wave, retardando Pokémon mais rápidos, como Dragapult e Duraludon, com que times Flying têm problemas. Air Slash combinado a Serene Grace é útil para lidar com adversários, como Toxapex, Ferrothorn e Corviknight, com flinches, especialmente depois que eles são afetados por Thunder Wave. Nasty Plot possibilita a Togekiss forçar sua passagem por Pokémon mais bulky e indutores de status, como Corviknight, Toxapex e Seismitoad, mais facilmente. Togekiss deve geralmente procurar por situações seguras em que ela possa distribuir paralysis, enfraquecer o time oponente e fazer setup sem muitos empecilhos. Apesar de ser bulky, ela precisa ter cuidado com certos wallbreakers, como Choice Band Weavile e Choice Scarf Dracovish, que ameaçam lhe causar OHKO sem que tenha chance de debilitá-los.

Choice Scarf Charizard é um bom parceiro para Togekiss, pois ele pode derrotar Pokémon Steel-type, como Excadrill, Ferrothorn e Corviknight, com que Togekiss pode ter dificuldade. Ele também pode lidar com wallbreakers mais rápidos, como Galarian Darmanitan, Choice Specs Gengar e Weavile, que ameaçam OHKO em Togekiss. Setup sweepers mais lentos, como Corviknight e Gyarados, apreciam Thunder Wave de Togekiss, permitindo-lhes ultrapassar Pokémon mais rápidos, como Mew e Barraskewda, o que faz seu sweep mais fácil. Corviknight também pode receber ataques Poison- e Steel-type, como Sludge Wave de Gengar e Iron Head de Excadrill, assim como fazer switch em Toxic. Xatu provê Light Screen e Reflect para facilitar setup, bem como a capacidade de manter Stealth Rock fora do campo com Magic Bounce, o que o torna um parceiro ideal para Togekiss. Ter Reflect e Light Screen ativos ajuda Togekiss especialmente contra os já mencionados wallbreakers, que agora têm dificuldades para derrotá-la. Mandibuzz pode remover Stealth Rock se Xatu falhar em impedi-las e fazer check a Pokémon como Excadrill e Aegislash com Foul Play, além de ser capaz de trazer Togekiss a campo com U-turn.

[SET]
name: Choice Scarf (Flying)
move 1: Air Slash
move 2: Dazzling Gleam
move 3: Flamethrower / Fire Blast
move 4: Trick
item: Choice Scarf
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Choice Scarf Togekiss é capaz de fazer revenge kill a Pokémon mais rápidos com que times Flying têm dificuldades, como Dragapult, Dracovish e Dracozolt, tornando-o incrível no matchup contra Dragon. Air Slash trabalha junto de Serene Grace para vencer com flinches Pokémon em que Togekiss não consegue bater totalmente. Dazzling Gleam acerta Pokémon Dragon- e Dark-types, como Hydreigon, Kommo-o e Sableye, com dano super efetivo. Flamethrower e Fire Blast são usados para atingir Pokémon Steel-type, como Ferrothorn e Bisharp, com dano super efetivo e Trick é usado para prejudicar Pokémon, a exemplo de walls defensivas como Toxapex e setup sweepers como Corviknight, dando-lhes um Choice Scarf e prendendo-os a um move. Contudo, Trick deve ser usado com cuidado, uma vez que entregar seu Choice Scarf significa que Togekiss não poderá ultrapassar as ameaças já mencionadas por conta de sua Speed mediana.

Toda a equipe Flying não só aprecia a capacidade de Togekiss ultrapassar e fazer revenge kill a Pokémon que seriam difíceis de lidar em outras ocasiões, mas também por se destacar no, de contrário, difícil matchup contra Dragon. Charizard combina bem com Togekiss como outro usuário de Choice Scarf e ambos trabalham em conjunto para quebrar checks e fazer sweep a times. Charizard também pode se livrar de Pokémon Steel-type mais bulky, como Corviknight, que Togekiss tem problemas em derrubar. Setup sweepers, como Gyarados e Corviknight, apreciam a habilidade de Togekiss de prejudicar Pokémon de outra forma problemáticos, como Toxapex e Rhyperior, usando Trick. Xatu é um bom parceiro para Togekiss por Magic Bounce, que é útil para manter Stealth Rock fora do campo, e pode trazer Togekiss com U-turn. Xatu também pode usar Thunder Wave para debilitar outros usuários de Choice Scarf, como Gardevoir e Duraludon, a fim de assegurar que Togekiss possa ultrapassá-los.

[SET]
name: Nasty Plot (Fairy)
move 1: Nasty Plot
move 2: Air Slash
move 3: Roost
move 4: Thunder Wave
item: Leftovers
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 HP / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Togekiss serve como um stallbreaker poderoso para times Fairy-type. Nasty Plot é a principal ferramenta para esse propósito, proporcionando a Togekiss a ferramenta para lidar com Pokémon defensivos lentos, como Toxapex, Galarian Corsola e Mandibuzz, de modo muito mais fácil e consistente. Air Slash é sua única forma de atacar, propiciando que Togekiss potencialmente derrote os Pokémon defensivos já mencionados. Roost ajuda Togekiss a permanecer saudável ao longo da partida, permitindo-lhe suportar o dano de Stealth Rock e ataques de Pokémon ofensivos special como Hatterene e Dragapult. Thunder Wave possibilita a Togekiss prejudicar Pokémon com Choice Scarf, como Duraludon, Drapion, Gengar e Jirachi, na switch, tal como outros Pokémon rápidos como Dragapult, Charizard e Hydreigon. Serene Grace complementa Air Slash, uma vez que ele dobra a chance de flinch, tornando Togekiss muito mais perigoso de enfrentar junto de Nasty Plot e Thunder Wave. Togekiss deve procurar por oportunidades de setup contra Pokémon defensivos que não conseguem causar grandes quantidades de dano, como Toxapex, Galarian Corsola, Clefable e Mandibuzz. Togekiss precisa estar atento a efeitos de status, como poison e paralysis, de oponentes como Toxapex, Seismitoad defensivo e Celebi, embora Togekiss possa encarar esses Pokémon confortavelmente depois de um Nasty Plot.

Ribombee é um dos melhores colegas de equipe de Togekiss, já que ele pode fornecer suporte de Sticky Web. Graças a ele a boa Speed tier de Togekiss é ainda mais acentuada, deixando Togekiss ultrapassar adversários como Mimikyu e Salazzle. Além disso, Stun Spore de Ribombee permite-lhe infligir paralysis a Ground-types rápidos, como Excadrill, na switch, o que ajuda muito Togekiss. Mimikyu é outro parceiro decente que forma um sólido core ofensivo com Togekiss, eliminando Ghost-types problemáticos que representam uma ameaça a ela, como Aegislash e Gengar, graças a sua tipagem Ghost e ability Disguise. Em troca, Togekiss vence Pokémon bulky contra os quais Mimikyu tem dificuldades, como Snorlax, Toxapex e Avalugg. Clefable provê Stealth Rock para Togekiss, assim facilitando para ela derrote tipos como Ice e Fire de forma mais consistente. Clefable pode optar por opções de utilidade como Thunder Wave e Knock Off, que podem ser usados para debilitar os oponentes ainda mais. Ademais, variantes ofensivas de Clefable formam cores ofensivos com Togekiss, e o acesso de Clefable a Flamethrower possibilita que ela lide com certos Steel-types, como Ferrothorn e Corviknight. Hatterene pode se livrar de Poison-types perigosos a Togekiss, mais notavelmente Salazzle. Além do mais, a combinação de Trick Room e Mystical Fire propicia a Hatterene encarar Steel-types, mais especificamente Excadrill, e dar conta de Choice Scarf Duraludon. Seu acesso a Magic Bounce permite a Hatterene devolver Stealth Rock para Togekiss, além de condições de status como Toxic e Thunder Wave. Gardevoir é outro bom parceiro ofensivo que pode vencer os Poison-types já mencionados. Adicionalmente, Gardevoir pode enfraquecer adversários Steel-type com Focus Blast e curar Togekiss com Healing Wish se necessário. Com Trace, Gardevoir também age como uma wincon sólida contra times que dependem de weather sweepers, como rain Water e sun Grass, por copiar suas abilities. Por fim, Alolan Ninetales oferece suporte de Aurora Veil para Togekiss, o que torna muito mais difícil de enfrentá-la.

[CREDITS]
- Written by: [[Decem, 362454], [Perish Song, 419696]]
- Translated by: [[Mr.Panda411, 441160]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761]]
- Quality checked by: [[Confluxx, 408641], [maroon, 305839], [Harpp, 320110]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top