Monotype Tapu Lele (Fairy)

https://www.smogon.com/forums/threads/tapu-lele-fairy.3674140/

[OVERVIEW]
Fairy
========
Tapu Lele funciona como um wallbreaker único para times Fairy graças à sua ability Psychic Surge, que fortalece seus moves Psychic-type, enquanto bloqueia moves de prioridade de oponentes como Scizor, Weavile e Dragonite. Ademais, Tapu Lele possui uma combinação de STAB que é muito boa em diversos matchups, e com ajuda de aliados wallbreakers, como Azumarill e Tapu Bulu, torna-se capaz de limpar no late-game. Opções de coverage como Focus Blast e Thunderbolt podem ajudar Tapu Lele a enfrentar Pokémon que normalmente não conseguiria vencer, como Heatran, Celesteela e Mantine. No entanto, sua Speed tier é mediana; mesmo com Choice Scarf, Tapu Lele ainda é mais lenta que outros usuários comuns de Choice Scarf, como Gengar, Blacephalon e Weavile. Essa Speed, combinada com suas baixas defesas, significa que Tapu Lele não pode fazer switch segura contra ameaças e geralmente é limitada a fazer revenge kill ou aceitar sofrer dano alto. Isso também torna Tapu Lele vulnerável aos usuários de Choice Scarf mencionados anteriormente. Por fim, Psychic Terrain também bloqueia moves de prioridade de aliados, como Aqua Jet de Azumarill e Shadow Sneak de Mimikyu.

[SET]
name: Choice Scarf (Fairy)
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Focus Blast
move 4: Thunderbolt
item: Choice Scarf
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Psychic é o STAB principal de Tapu Lele e lida com Poison-types, como Dragalge, Toxapex e Nidoking, e, com ajuda de Psychic Terrain, é capaz de apanhar alvos neutros, como Mamoswine e Cinderace, após certo dano residual. Moonblast permite que Tapu Lele vença Dragon-types, como Kyurem, Garchomp e Latios. Focus Blast causa dano a Steel-types, como Heatran, Ferrothorn e Bisharp, assim como Tyranitar. Thunderbolt acerta Mantine e Celesteela. Uma nature Timid e 252 EVs em Speed tornam Tapu Lele mais rápida o possível e Choice Scarf lhe permite ultrapassar Choice Scarf Excadrill e não Choice Scarf Dragapult, Zeraora e Tapu Koko.

Tapu Lele é melhor utilizada como cleaner no late game; Azumarill e Tapu Bulu são aliados fantásticos para enfraquecer a equipe oponente em preparação. Azumarill é útil contra Steel- e Fire-types, como Celesteela, Heatran, Victini e Cinderace, enquanto Tapu Bulu pode desmantelar Electric-, Ground- e Water-types, como Rotom-W, Swampert, Hippowdon e Mantine. Klefki é outro aliado de suporte excelente graças à sua abundância de moves de utilidade; Spikes contribuem muito para enfraquecer a equipe adversária, Thunder Wave prejudica usuários de Choice Scarf mais rápidos, como Terrakion, Keldeo e Urshifu-R, e suporte de dual screens torna mais difícil para ameaças rivais lidarem com Tapu Lele, especialmente no late-game. Clefable é uma opção de suporte decente, pois providencia Stealth Rock para enfraquecer o time oponente. Clefable também pode utilizar Knock Off para retirar a recovery passiva de Pokémon como Celesteela e Ferrothorn, o que significa que esses Pokémon serão enfraquecidos após fazerem várias switches, e pode ameaçá-los com Flamethrower. Mimikyu é um excelente revenge killer e um check genérico de uso único da maioria dos Pokémon devido à sua ability Disguise, sendo útil contra times Psychic, que se beneficiam do Psychic Terrain de Tapu Lele. Tapu Koko pode lidar com Flying-types, como Celesteela e Mantine, para Tapu Lele e fazer pivot com Volt Switch. Togekiss pode ajudar contra Steel-types, como Celesteela e Ferrothorn, com Flamethrower. Togekiss também fornece suporte com Heal Bell contra condições de status, como paralysis e poison de Toxic, além de poder utilizar Defog. Galarian Weezing é excelente contra times Fairy-types rivais e fornece Toxic Spikes para Tapu Lele vencer Pokémon bulky, como Porygon2, com mais facilidade.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============
Fairy
--------
Choice Specs pode ser usado em vez de Choice Scarf para mais poder imediato em troca de Speed. Shadow Ball pode ser usado no lugar de Thunderbolt para acertar Aegislash e Jirachi com um move super efetivo.


Checks e Counters
===================

Fairy
--------
**Pokémon Steel-type**: Apesar de Tapu Lele utilizar Focus Blast para vencer Steel-types, o move é pouco confiável devido à baixa accuracy e PP, e Steel-types como Aegislash e Jirachi não são muito afetados. Ademais, Steel-types que geralmente utilizam Protect, como Celesteela e Ferrothorn, podem fazer scout do move que Tapu Lele escolheu e fazer pivot de acordo.

**Revenge Kills**: Usuários de Choice Scarf mais rápidos como Terrakion, Keldeo, Dragapult e Urshifu-R podem ultrapassar Choice Scarf Tapu Lele e ameaçá-la. Outras ameaças mais rápidas incluem Excadrill em sand, Barraskewda em rain e Alolan Raichu em Electric Terrain.

**Pokémon Focados em Special Defense**: Pokémon como Blissey, Aegislash e Jirachi podem absorver ataques de Tapu Lele com facilidade e derrotá-la com condições de status, como poison.

**Pokémon Dark-type**: Tapu Lele é ameaçada por Dark-types pois corre o risco de ficar Choice-locked em Psychic. Pokémon como Weavile, Bisharp, Drapion e Tyranitar podem todos tomar vantagem de Tapu Lele, porém precisam ser cautelosos com Moonblast e Focus Blast.

**Paralysis**: Tapu Lele depende de Choice Scarf para melhorar sua Speed tier mediana, em vista disso, é importante evitar propagadores de paralysis, como Zapdos e Tyranitar. No entanto, os Pokémon mencionados anteriormente precisam ser cautelosos com Tapu Lele, pois podem sofrer dano considerável.


[CREDITS]
- Written by: [[Perish Song, 419696]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [Pubo,535121]]
- Quality checked by: [[maroon, 305839], [Harpp, 320110], [Conflux, 408641]]
 
Last edited:

Miketw

So, goodbye yellow brick road...
is a Top Social Media Contributor Alumnus
Iwae! Eu sou aquele que te acompanhará nesta tradução. Sem mais delongas, espero que leia os comentários e sugestões abaixo. Gonna TIGA, take me, take me higher!

Original:
https://www.smogon.com/forums/threads/tapu-lele-fairy.3674140/

Adicionar | Remover | Sugestões/Comentários

[OVERVIEW]
Fairy
========
Tapu Lele funciona como um wallbreaker único para times Fairy graças à sua ability Psychic Surge, que fortalece o seus moves Psychic-type, enquanto também bloqueia moves de prioridade de oponentes como Scizor, Weavile e Dragonite. Ademais, Tapu Lele possui uma combinação de STAB que é muito boa em diversos matchups, e com ajuda de aliados wallbreakers como Azumarill e Tapu Bulu, torna-se capaz de fazer clean no late-game. Opções de coverage como Focus Blast e Thunderbolt podem ajudar Tapu Lele a enfrentar Pokémon que normalmente não conseguiria vencer, como Heatran, Celesteela e Mantine. No entanto, sua Speed tier é mediana; mesmo com Choice Scarf, Tapu Lele ainda é mais lenta que outros usuários comuns de Choice Scarf, como Gengar, Blacephalon e Weavile. Essa Speed, combinada com suas pobres defesas, significa que Tapu Lele não pode fazer switch segura contra ameaças e geralmente é limitada a fazer revenge kill ou aceitar sofrer dano alto. Isso também torna Tapu Lele vulnerável aos usuários de Choice Scarf mencionados anteriormente. Por fim, Psychic Terrain também bloqueia moves de prioridade de aliados, como Aqua Jet de Azumarill e Shadow Sneak de Mimikyu.

[SET]
name: Choice Scarf (Fairy)
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Focus Blast
move 4: Thunderbolt
item: Choice Scarf
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Psychic é o STAB principal de Tapu Lele e lida com Poison-types, como Dragalge, Toxapex e Nidoking, e, com ajuda de Psychic Terrain, é capaz de apanhar alvos neutros, como Mamoswine e Cinderace, após certo dano residual. Moonblast permite que Tapu Lele vença Dragon-types, como Kyurem, Garchomp e Latios. Focus Blast causa dano a Steel-types, como Heatran, Ferrothorn e Bisharp, igualmente com Tyranitar. Thunderbolt acerta Mantine e Celesteela. Uma nature Timid e 252 EVs em Speed tornam Tapu Lele mais rápida o possível e Choice Scarf permite ultrapassar Choice Scarf Excadrill e não Choice Scarf Dragapult, Zeraora e Tapu Koko.

Tapu Lele é melhor utilizada como cleaner no late game; Azumarill e Tapu Bulu são aliados fantásticos para enfraquecer a equipe oponente em preparação. Azumarill é útil contra Steel- e Fire-types, como Celesteela, Heatran, Victini e Cinderace, enquanto Tapu Bulu pode desmantelar Electric-, Ground- e Water-types, como Rotom-W, Swampert, Hippowdon e Mantine. Klefki é outro aliado de suporte excelente graças à sua abundância de moves de utilidade; Spikes contribuem muito para enfraquecer a equipe adversária, Thunder Wave prejudica usuários de Choice Scarf mais rápidos, como Terrakion, Keldeo e Urshifu-R, e suporte com dual screens torna mais difícil para ameaças rivais lidarem com Tapu Lele, especialmente no late-game. Clefable é uma opção de suporte decente, pois providencia Stealth Rock para enfraquecer o time oponente. Clefable também pode utilizar Knock Off para retirar a recovery passiva de Pokémon como Celesteela e Ferrothorn, significando que esses Pokémon são enfraquecidos após fazer várias switches, e pode ameaçá-los com Flamethrower. Mimikyu é um excelente revenge killer e uma vez check genérico da maioria dos Pokémon devido à sua habilidade Disguise, e é útil contra times Psychic, que se beneficiam do Psychic Terrain de Tapu Lele. Tapu Koko pode lidar com Flying-types, como Celesteela e Mantine, para Tapu Lele e fazer pivot com Volt Switch. Togekiss pode ajudar contra Steel-types, como Celesteela e Ferrothorn, com Flamethrower. Togekiss também fornece suporte com Heal Bell contra condições de status, como paralysis e poison de Toxic, além de poder utilizar Defog. Galarian Weezing é excelente contra times Fairy-types rivais, e fornece Toxic Spikes para Tapu Lele vencer Pokémon bulky como Porygon2 com mais facilidade.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============
Fairy
--------
Choice Specs pode ser usado em vez de Choice Scarf, para mais poder imediato em troca de Speed. Shadow Ball pode ser usado no lugar de Thunderbolt para acertar Aegislash e Jirachi com um move super efetivo.


Checks e Counters
===================

Fairy
--------
**Pokémon Steel-type**: Apesar de Tapu Lele utilizar Focus Blast para vencer Steel-types, o move é pouco confiável devido à baixa accuracy e PP, e Steel-types como Aegislash e Jirachi não são muito afetados. Ademais, Steel-types que geralmente utilizam Protect, como Celesteela e Ferrothorn podem fazer scout do move que Tapu Lele escolheu e fazer pivot de acordo.

**Revenge Killing**: Usuários de Choice Scarf mais rápidos como Terrakion, Keldeo, Dragapult e Urshifu-R podem ultrapassar Choice Scarf Tapu Lele e ameaçá-la. Outras ameaças mais rápidas incluem Excadrill em sand, Barraskewda em rain e Alolan Raichu em Electric Terrain.

**Pokémon focado em Special Defense**: Pokémon como Blissey, Aegislash e Jirachi podem absorver ataques de Tapu Lele com facilidade e derrotá-la com status effect como poison.

**Pokémon Dark-type**: Tapu Lele é ameaçada por Dark-types pois corre o risco de ficar choice-locked em Psychic. Pokémon como Weavile, Bisharp, Drapion e Tyranitar podem todos tomar vantagem de Tapu Lele, porém precisam ser cautelosos com Moonblast e Focus Blast.

**Paralysis**: Tapu Lele depende de Choice Scarf para melhorar sua Speed tier mediana, em vista disso, é importante evitar propagadores de paralysis, como Zapdos e Tyranitar. No entanto, os Pokémon mencionados anteriormente precisam ser cautelosos com Tapu Lele, pois podem sofrer dano considerável.


[CREDITS]
- Written by: [[Perish Song, 419696]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [username2, userid2]]
- Quality checked by: [[maroon, 305839], [Harpp, 320110], [Conflux, 408641]]

1. Devo dizer, foi uma excelente tradução! Encontrei poucos erros, eles estão espalhados então sugiro tomar cuidado na correção. De qualquer forma está aprovada com altíssima qualidade! Agora basta esperar o próximo GP.
2. Agradecemos sua contribuição, sua ajuda é de extrema importância para o projeto.
3. Se tiver alguma dúvida ou sugestão/crítica, basta me chamar.
4. Agradeço pela leitura e atenção, let's rise.


Att.
Miketw
 

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
Isto é um Am Check que será posteriormente revisado.

Adicionar
Remover
Adicionar vírgula (AV) / Remover vírgula (RV)
Sugestão
Comentários

Excelente tradução, mudei pouca coisa. :blobthumbsup:


[OVERVIEW]
Fairy
========
Tapu Lele funciona como um wallbreaker único para times Fairy graças à sua ability Psychic Surge, que fortalece seus moves Psychic-type, enquanto também (enquanto também fica um pouco redundante na minha opinião) bloqueia moves de prioridade de oponentes como Scizor, Weavile e Dragonite. Ademais, Tapu Lele possui uma combinação de STAB que é muito boa em diversos matchups, e com ajuda de aliados wallbreakers (AV) como Azumarill e Tapu Bulu, torna-se capaz de fazer clean limpar (traduzido) no late-game. Opções de coverage como Focus Blast e Thunderbolt podem ajudar Tapu Lele a enfrentar Pokémon que normalmente não conseguiria vencer, como Heatran, Celesteela e Mantine. No entanto, sua Speed tier é mediana; mesmo com Choice Scarf, Tapu Lele ainda é mais lenta que outros usuários comuns de Choice Scarf, como Gengar, Blacephalon e Weavile. Essa Speed, combinada com suas pobres baixas defesas, significa que Tapu Lele não pode fazer switch segura contra ameaças e geralmente é limitada a fazer revenge kill ou aceitar sofrer dano alto. Isso também torna Tapu Lele vulnerável aos usuários de Choice Scarf mencionados anteriormente. Por fim, Psychic Terrain também bloqueia moves de prioridade de aliados, como Aqua Jet de Azumarill e Shadow Sneak de Mimikyu.

[SET]
name: Choice Scarf (Fairy)
move 1: Psychic
move 2: Moonblast
move 3: Focus Blast
move 4: Thunderbolt
item: Choice Scarf
ability: Psychic Surge
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Psychic é o STAB principal de Tapu Lele e lida com Poison-types, como Dragalge, Toxapex e Nidoking, e, com ajuda de Psychic Terrain, é capaz de apanhar derrotar alvos neutros, como Mamoswine e Cinderace, após certo dano residual. Moonblast permite que Tapu Lele vença Dragon-types, como Kyurem, Garchomp e Latios. Focus Blast causa dano a Steel-types, como Heatran, Ferrothorn e Bisharp, igualmente com assim como (soa melhor) Tyranitar. Thunderbolt acerta Mantine e Celesteela. Uma nature Timid e 252 EVs em Speed tornam Tapu Lele mais o rápida o possível e Choice Scarf lhe permite ultrapassar Choice Scarf Excadrill e não Choice Scarf Dragapult, Zeraora e Tapu Koko.

Tapu Lele é melhor utilizada usada como cleaner no late game; Azumarill e Tapu Bulu são aliados fantásticos para enfraquecer a equipe oponente em preparação. Azumarill é útil contra Steel- e Fire-types, como Celesteela, Heatran, Victini e Cinderace, enquanto Tapu Bulu pode desmantelar Electric-, Ground- e Water-types, como Rotom-W, Swampert, Hippowdon e Mantine. Klefki é outro aliado de suporte excelente graças à sua abundância de moves de utilidade; Spikes contribuem muito para enfraquecer a equipe adversária, Thunder Wave prejudica usuários de Choice Scarf mais rápidos, como Terrakion, Keldeo e Urshifu-R, e suporte com de dual screens torna mais difícil para ameaças rivais lidarem com Tapu Lele, especialmente no late-game. Clefable é uma opção de suporte decente, pois providencia provê Stealth Rock para enfraquecer o time oponente. Clefable também pode utilizar (toda vez que você colocar "utilizar" lembre-se que pode colocar "usar" no lugar para evitar repetição ao decorrer da tradução) Knock Off para retirar a recovery passiva de Pokémon como Celesteela e Ferrothorn, significando o que significa que esses Pokémon são serão enfraquecidos após fazerem várias switches, e pode ameaçá-los com Flamethrower. Mimikyu é um excelente revenge killer e uma vez check genérico um check genérico de uso único da maioria dos Pokémon devido à sua habilidade ability (mantido em inglês) Disguise, e é sendo útil contra times Psychic, que se beneficiam do Psychic Terrain de Tapu Lele. Tapu Koko pode lidar com Flying-types, como Celesteela e Mantine, para Tapu Lele e fazer pivot com Volt Switch. Togekiss pode ajudar contra Steel-types, como Celesteela e Ferrothorn, com Flamethrower. Togekiss também fornece suporte com Heal Bell contra condições de status, como paralysis e poison de Toxic, além de poder utilizar Defog. Galarian Weezing é excelente contra times Fairy-types rivais, (RV) e fornece Toxic Spikes para Tapu Lele vencer Pokémon bulky (AV) como Porygon2 (AV) com mais facilidade.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============
Fairy
--------
Choice Specs pode ser usado em vez de Choice Scarf, (RV) para mais poder imediato em troca de Speed. Shadow Ball pode ser usado no lugar de Thunderbolt para acertar Aegislash e Jirachi com um move super efetivo.


Checks e Counters
===================

Fairy
--------
**Pokémon Steel-type**: Apesar de Tapu Lele utilizar Focus Blast para vencer Steel-types, o move é pouco confiável devido à baixa accuracy e PP, e Steel-types como Aegislash e Jirachi não são muito afetados. Ademais, Steel-types que geralmente utilizam Protect, como Celesteela e Ferrothorn (AV) podem fazer scout do move que Tapu Lele escolheu e fazer pivot de acordo.

**Revenge Killing Kills**: Usuários de Choice Scarf mais rápidos como Terrakion, Keldeo, Dragapult e Urshifu-R podem ultrapassar Choice Scarf Tapu Lele e ameaçá-la. Outras ameaças mais rápidas incluem Excadrill em sand, Barraskewda em rain e Alolan Raichu em Electric Terrain.

**Pokémon fFocados em Special Defense**: Pokémon como Blissey, Aegislash e Jirachi podem absorver ataques de Tapu Lele com facilidade e derrotá-la com status effect (traduzido) condições de status (AV) como poison.

**Pokémon Dark-type**: Tapu Lele é ameaçada por Dark-types pois corre o risco de ficar cChoice-locked em Psychic. Pokémon como Weavile, Bisharp, Drapion e Tyranitar podem todos tomar vantagem de Tapu Lele, porém precisam ser cautelosos com Moonblast e Focus Blast.

**Paralysis**: Tapu Lele depende de Choice Scarf para melhorar sua Speed tier mediana, em vista disso, é importante evitar propagadores de paralysis, como Zapdos e Tyranitar. No entanto, os Pokémon mencionados anteriormente precisam ser cautelosos com Tapu Lele, pois podem sofrer dano considerável.


[CREDITS]
- Written by: [[Perish Song, 419696]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [nome,id]]
- Quality checked by: [[maroon, 305839], [Harpp, 320110], [Conflux, 408641]]
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Vamos lá:
Ademais, Tapu Lele possui uma combinação de STAB que é muito boa em diversos matchups, e com ajuda de aliados wallbreakers (AV) como Azumarill e Tapu Bulu, torna-se capaz de fazer clean no late-game.
"Clean" geralmente traduzimos para "limpar" ou "limpa". Estou ciente de que a função "cleaner" está presente no glossário e "clean" até seria viável, mas para manter constância com outras análises traduziria.
Essa Speed, combinada com suas pobres defesas, significa que Tapu Lele não pode fazer switch segura contra ameaças e geralmente é limitada a fazer revenge kill ou aceitar sofrer dano alto.
pobres defesas > baixas defesas.
Uma nature Timid e 252 EVs em Speed tornam Tapu Lele mais rápida o possível e Choice Scarf lhe permite ultrapassar Choice Scarf Excadrill e não Choice Scarf Dragapult, Zeraora e Tapu Koko.
Remover "o" antes de "possível". Acho que a intenção era colocar o "o" antes de "mais rápida", mas remover totalmente me parece uma boa correção também. Deixo a seu critério incluir ou não.
Mimikyu é um excelente revenge killer e uma vez check genérico da maioria dos Pokémon devido à sua habilidade Disguise, e é sendo útil contra times Psychic, que se beneficiam do Psychic Terrain de Tapu Lele.
uma vez check genérico > um check genérico de uso único / habilidade Disguise > ability Disguise
**Revenge Killing**: Usuários de Choice Scarf mais rápidos como Terrakion, Keldeo, Dragapult e Urshifu-R podem ultrapassar Choice Scarf Tapu Lele e ameaçá-la. Outras ameaças mais rápidas incluem Excadrill em sand, Barraskewda em rain e Alolan Raichu em Electric Terrain.

**Pokémon focados em Special Defense**: Pokémon como Blissey, Aegislash e Jirachi podem absorver ataques de Tapu Lele com facilidade e derrotá-la com status effect (traduzido) efeitos de status (AV) como poison.
Revenge killing > Revenge kills (sei que "killing" está no inglês, mas geralmente não conjugados os verbos em inglês [por exemplo, wallbreaking, pivoting, etc.) / usar maiúsculo em "Focados" / efeitos de status > condições de status.
**Pokémon Dark-type**: Tapu Lele é ameaçada por Dark-types pois corre o risco de ficar choice-locked em Psychic. Pokémon como Weavile, Bisharp, Drapion e Tyranitar podem todos tomar vantagem de Tapu Lele, porém precisam ser cautelosos com Moonblast e Focus Blast.
choice-locked > Choice-locked (Choice vem em maiúsculo, sempre)

Boa revisão! Pode considerar como GP 2/2. Avise ao tradutor quando ele pode aplicar.
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top