Monotype Tapu-Koko (electric)

Grillo

⭐⭐⭐
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/tapu_koko/monotype/

[OVERVIEW]

Electric
========

Tapu Koko é um dos wallbreakers e revenge killers mais letais de Electric por sua combinação de STABs Electric- e Fairy-type e por sua capacidade de aumentar o poder dos moves Electric-type com Electric Surge. STAB Fairy-type é incrível para Tapu Koko, já que pode ameaçar confiavelmente Dragon-types como Kommo-o, Kyurem-B e Hydreigon, que normalmente são problemáticos para os times Electric. Sua enorme base Speed de 130 lhe permite ultrapassar ameaças sem boosts como Latios, Mega Gallade e Dugtrio. É fundamental para equipes Electric, pois Electric Terrain fornecido por Electric Surge incrementa o poder de todos os moves Electric-type em 50%. Electric Terrain também oferece nichos mais pequenos, como evitar que Spore e Sleep Powder de Breloom e Mega Venusaur afetem Pokémon no chão. Tapu Koko também pode funcionar como um poderoso anti-lead com Taunt para vencer usuários de entry hazards e setup sweepers, além de poder usar Volt Switch ou U-turn para fornecer momentum ofensivo a ele e aos seus companheiros. No entanto, apesar de ser poderoso, Tapu Koko é fraco defensivamente e normalmente pode ser derrotado por ameaças como Tapu Bulu e Mega Scizor em +2. Já que os times Electric constantemente têm que confiar na capacidade de Tapu Koko de pôr Electric Terrain, ele geralmente vai entrar em campo muitas vezes para manter a pressão ofensiva, o que pode ser aproveitado pelo rival.

[SET]
name: Choice Specs (Electric)
move 1: Thunderbolt
move 2: Volt Switch
move 3: Hidden Power Ice
move 4: Dazzling Gleam
item: Choice Specs
ability: Electric Surge
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Thunderbolt é o move Electric-type special mais confiável no arsenal de Tapu Koko e seu poder é bem incrementado por Electric Terrain. Volt Switch é usado principalmente como uma ferramenta para fazer pivot, o que permite aos times Electric manter a pressão ofensiva e o momentum. Hidden Power Ice lida com Ground- e Grass-types como Landorus e Rotom-C, que de outra forma podem receber confortavelmente os ataques Electric-type de Tapu Koko. Dazzling Gleam é o melhor STAB Fairy-type de Tapu Koko, atingindo Dragon-types problemáticos, como Kyurem-B e Mega Altaria, contra os quais de outra forma as equipes Electric teriam problemas.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Special Attack com Choice Specs e Electric Terrain fazem de Tapu Koko um wallbreaker muito poderoso. Investimentos máximos em Speed com uma nature Timid lhe permitem ultrapassar ameaças como Dugtrio e Alakazam. Os 4 EVs restantes são colocados em Defense para que Tapu Koko tenha bulk suficiente para aguentar um Earthquake de Gliscor sem investimento. Electric Surge é muito importante, já que todos os moves Electric-type de Pokémon no chão são fortalecidos por 50% sob Electric Terrain. Choice Specs aumenta significativamente o poder dos ataques de Tapu Koko; no entanto, ficar choice-locked em um move que um rival resista pode ser aproveitado por Pokémon inimigos.

Dicas de Uso
========

Quando estiver usando Tapu Koko, normalmente é importante fazer lead com ele, já que isso ativa Electric Terrain cedo para ele e os seus companheiros de equipe poderem aplicar pressão ofensiva imediatamente. Tenha cuidado com outros invocadores de Terrain como Tapu Bulu e Mewnium Z Mew. Enquanto o último precisa fazer muito setup para funcionar, o primeiro pode entrar diretamente contra Tapu Koko, trocar o Terrain e diminuir o poder dos Electric-types em geral. Tapu Koko precisa fazer pivot continuamente com Volt Switch para manter momentum e reiniciar Electric Terrain se for necessário. Ele também funciona bem como um revenge killer, então entre com ele contra inimigos mais lentos enfraquecidos e faça pivot com Volt Switch para manter momentum ao mesmo tempo que recebe poucos danos de ataques dos Pokémon rivais. Tapu Koko é muito ameaçador para equipes Dragon pela capacidade de fazer revenge kill a quase todos os Dragon-type sem boosts, como Kyurem-B, Hydreigon ou Garchomp, com Dazzling Gleam e Hidden Power Ice. Fazer pivot com Tapu Koko e seus companheiros usando VoltTurn também é ótimo para enfraquecer inimigos, além de fugir de Pokémon que entrem contra Tapu Koko como Ferrothorn e Mega Venusaur e trocar para um companheiro como Magnezone ou Alolan Raichu, os quais podem lidar melhor com eles.

Opções de Equipe
========

Alolan Raichu é quem mais aproveita Electric Surge de Tapu Koko, já que a sua Speed é dobrada sob Electric Terrain, permitindo-lhe lidar com revenge killers que de outro jeito vencem Tapu Koko em um cenário um contra um, como Choice Scarf Greninja, Choice Scarf Nihilego e Sand Rush Excadrill sob sand. Em contrapartida, Tapu Koko lida com Dark-types como Mega Sableye, os quais Alolan Raichu não pode vencer facilmente. Rotom-W é um excelente companheiro defensivo para fazer Tapu Koko sair de campo, visto que pode evitar moves Ground-type com Levitate, responder com Hydro Pump e prejudica physical attackers, como Mega Lopunny e Mega Garchomp, usando Will-O-Wisp. Zapdos é outro parceiro defensivo que pode evitar ser atingido por moves Ground-type ao mesmo tempo que pode fazer check a physical sweepers de setup, como Mega Scizor e Tapu Bulu, graças à sua excelente tipagem defensiva. Também oferece um sólido suporte de Defog para Tapu Koko, permitindo-lhe receber o menor dano possível de hazards. Magnezone pode prender Steel-types, como Excadrill, Celesteela, Klefki e Ferrothorn, e fazer revenge kill neles com Hidden Power Fire ou um move Electric-type. Os dois primeiros são especialmente importantes de capturar, levando em conta que Choice Scarf Excadrill pode fazer revenge kill a Tapu Koko com Earthquake, enquanto Celesteela pode fazer scout a qualquer move em que Tapu Koko fique locked graças a Protect. Alolan Golem dá suporte sólido de Stealth Rock, o que pode quebrar Focus Sash e causar dano residual em Pokémon adversários para o sweep de Tapu Koko. Alolan Golem também oferece mais força para o lado physical aos times Electric, podendo fazer check a Pokémon defensivos focados em Special Defense, contra os quais Tapu Koko não vence facilmente, como Chansey e Alolan Muk. Thundurus é um mixed attacker que pode ajudar Tapu Koko contra equipes Steel com Superpower e Thunderbolt enquanto também pode exercer a função de suporte com moves como Thunder Wave e Taunt com Prankster. A combinação de Thundurus e Tapu Koko faz um core ofensivo VoltTurn rápido. Zeraora é um dos poucos physical attackers disponíveis para times Electric, e é enormemente apreciado no matchup contra Normal devido a Knock Off e Close Combat.

[SET]
name: Utilidade (Electric)
move 1: Thunderbolt
move 2: Hidden Power Ice
move 3: Taunt
move 4: U-turn
item: Magnet
ability: Electric Surge
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Thunderbolt é o STAB Electric-type mais confiável de Tapu Koko e é muito poderoso com Electric Surge. Hidden Power Ice é uma opção de coverage contra Ground-types como Garchomp e Landorus, que são problemáticos para times Electric. Taunt age como uma opção anti-lead, evitando entry hazards como Stealth Rock de Chansey e Sticky Web de Ribombee, setup de Mega Latias e Volcarona e, por último, moves de utilidade como Substitute e Toxic de Zapdos. U-turn é a principal opção de pivot no lugar de Volt Switch, permitindo a Tapu Koko fazer pivot contra rivais como Dugtrio, o qual pode prender Tapu Koko em campo e puni-lo por usar um move Electric-type.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed e Special Attack lhe permitem bater o mais forte e rápido possível. Os últimos 4 EVs em Defense evitam que Gliscor faça OHKO a Tapu Koko com Earthquake. Uma nature Timid lhe permite conseguir Speed tie com Aerodactyl e Crobat enquanto ultrapassa Greninja e Dugtrio. Magnet dá poder extra a um Thunderbolt já fortalecido por Electric Terrain, fazendo muito dano em qualquer Pokémon que não resista a Electric e sem se preocupar com recoil de Life Orb. Electric Surge é a única ability disponível de Tapu Koko, a qual ativa Electric Terrain e fortalece todos os moves Electric-type em 50%.

Dicas de Uso
========

Tapu Koko é geralmente um ótimo lead, levando em conta que pode colocar Electric Terrain em campo, usar Taunt para incomodar outros rivais de utilidade, como Chansey e Forretress, e fazer pivot para sair de um matchup desfavorável, já que é naturalmente mais rápido do que quase tudo. No entanto, outros invocadores de Terrain, como Tapu Bulu, Tapu Fini e Mewnium Z Mew, podem tirar o Electric Terrain de Tapu Koko. Além disso, Electric Terrain some após alguns poucos turnos. Certifique-se de fazer pivot para outros companheiros de forma consistente para manter o momentum e reiniciar o Terrain quando for necessário. Evite o dano residual de entry hazards e status, especialmente de Toxic Spikes, visto que uma contínua exposição a hazards incapacita Tapu Koko e diminui a sua capacidade de ativar livremente Electric Terrain. Fazer pivot constantemente entre Tapu Koko e seus parceiros é a chave para manter o time rival levando dano residual constante e para manter o momentum. Manter Electric Terrain é vital para o sucesso de qualquer time Electric, uma vez que esse set carece do poder de Choice Specs e depende dos parceiros para vencer ameaças mais rápidas. Graças à sua boa Speed natural, Tapu Koko pode fazer revenge kill a ameaças fracas com Thunderbolt. Embora Tapu Koko deva ativar constantemente Electric Terrain para seus parceiros, ele não deve receber muito dano, especialmente porque seu bulk é longe dos melhores.

Opções de Equipe
========

Alolan Raichu é beneficiado muito com Tapu Koko no time, já que Electric Terrain dobra sua Speed, tornando-o na presença mais rápida no campo. Sob Electric Terrain, Alolan Raichu pode fazer check a usuários comuns de Choice Scarf como Greninja e Nihilego, assim como sweepers de weather como Excadrill e Alolan Sandslash. Tapu Koko também fornece ajuda usando Taunt contra inimigos de utilidade e fazendo pivot de volta para Alolan Raichu, criando oportunidades de esse último usar Nasty Plot. Rotom-W oferece a Tapu Koko um check de Ground-types graças a Hydro Pump, além de uma imunidade aos ataques com STAB deles na forma de Levitate e a capacidade de ameaçar physical attackers, como Scizor e Mamoswine, com Will-O-Wisp. Zapdos fornece capacidades defensivas, incluindo uma ótima tipagem defensiva que ignora Ground-types, e Defog, que pode eliminar entry hazards, como Toxic Spikes, os quais podem enfraquecer Tapu Koko. Magnezone prende Steel-types problemáticos, como Ferrothorn, Klefki e Excadrill, com sua ability Magnet Pull e elimina eles com Hidden Power Fire. Pegar e eliminar Excadrill é especialmente importante, já que Tapu Koko assume um papel de suporte maior com esse set. Alolan Golem oferece Stealth Rock para os times Electric, quebrando Focus Sash e enfraquecendo gradualmente o time rival. Também é um dos poucos physical attackers disponíveis para Electric, podendo vencer Pokémon com special bulk como Chansey e Alolan Muk, contra os quais Tapu Koko teria dificuldades. Em troca, Tapu Koko pode usar Taunt contra anti-leads e usuários de Defog que tentem evitar Stealth Rock, como lead Aerodactyl e Mew defensivo. Thundurus é outro physical attacker disponível para equipes Electric, ajudando Tapu Koko principalmente a derrotar o Normal core de Chansey e Porygon2 usando Knock Off e Superpower. Ele também ajuda contra Steel- e Psychic-types, como Excadrill e Latios. Mega Manectric oferece uma resposta mais imediata a physical attackers na forma de Intimidate. Seu acesso a moves Fire-type como Flamethrower e Overheat lhe dá uma boa forma de lidar com Grass-types como Ferrothorn e Tapu Bulu. Zeraora se destaca por ser incrivelmente rápido, ultrapassando naturalmente ameaças ofensivas como Mega Lopunny, sendo muito apreciado contra times Normal graças à sua grande Speed e à combinação de Knock Off e Close Combat.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Electric
--------

Grass Knot pode ser usado com Hidden Power Ice nas variantes Choice Specs de Tapu Koko, já que lhe permite ameaçar melhor as equipes Ground se Magnezone conseguir prender e eliminar Excadrill. Porém, Grass Knot faz mais dano exclusivamente nesses rivais e nem assegura OHKO, além de sacrificar Volt Switch ou Dazzling Gleam; o primeiro é importante para fazer pivot e o segundo para ameaçar times Dragon de forma efetiva. U-turn age como substituto de Volt Switch no set Choice Specs sem ser parado por inimigos Ground-type, especialmente Dugtrio, o qual pode prender Tapu Koko se estiver preso em um move Electric-type. Contudo, U-turn é consideravelmente menos poderoso do que Volt Switch, já que não é fortalecido por STAB ou Electric Terrain e faz Tapu Koko mais suscetível ao dano de contato de Rocky Helmet e Iron Barbs.

Checks e Counters
===================

Electric
--------

**Ground-types**: Muitos Ground-types bulky podem receber a maioria dos ataques de Tapu Koko. Mega Garchomp, Gliscor, Hippowdon e Excadrill aguentam a maioria dos moves de coverage de Tapu Koko com facilidade e ameaçam com KO de Earthquake. No entanto, Gliscor deve tomar cuidado com Hidden Power Ice. Gastrodon e bulky Swampert também podem ser um problema se Tapu Koko não carrega Grass Knot. Além disso tudo, Tapu Koko não pode fazer pivot com Volt Switch contra eles, obrigando-o a usar o pouco comum U-turn ou fazer uma troca diretamente, perdendo momentum.

** Grass-types Bulky**: Apesar de Hidden Power Ice poder ajudar contra times Grass-type, alguns deles, como Cradily e Ferrothorn, podem entrar contra qualquer ataque de Tapu Koko sem medo de levar muito dano. Porém, devem tomar cuidado com Taunt, já que o move evita que usem status, moves de recovery ou hazards. Mega Venusaur, contudo, para completamente Tapu Koko e o ameaça com KO de Sludge Bomb.

**Alolan Marowak**: Alolan Marowak é capaz de fazer wall completamente a Tapu Koko graças à sua ability Lightning Rod, evitando que Tapu Koko ganhe momentum com Volt Switch. Resiste U-turn, Dazzling Gleam e Hidden Power Ice, além de geralmente obrigar Tapu Koko a sair do campo. Isso lhe dá oportunidades de colocar entry hazards ou usar um STAB muito poderoso contra qualquer Pokémon que tente entrar.

**Lanturn**: Lanturn pode aguentar qualquer move de Tapu Koko com seu ótimo special bulk, incluindo Grass Knot. Também pode curar seu HP com Volt Absorb se entrar contra um move Electric-type de Tapu Koko. Além disso, pode ajudar seus parceiros com Heal Bell ou ganhar momentum com seu próprio Volt Switch.

**Special Walls**: Muitas special walls como Tyranitar, Chansey, Dragalge e Alolan Muk não temem os ataques de Tapu Koko e usualmente obrigam ele a sair. Contudo, eles devem ter cuidado com Taunt do set de utilidade, já que pode evitar que se curem ou coloquem hazards antes de que Tapu Koko use U-turn para trazer ao campo uma resposta mais adequada.

**Weather Sweepers**: Kingdra e Excadrill são muito problemáticos para Tapu Koko. Kingdra sob rain e Excadrill sob sand ultrapassam Tapu Koko, graças a Swift Swim e Sand Rush, e ambos lhe dão OHKO com Surf e Earthquake.

**Revenge Killers**: Apesar de Tapu Koko ser muito rápido, ele é ultrapassado por muitos usuários de Choice Scarf comuns, tais como Terrakion, Excadrill e Mamoswine, os quais carregam Earthquake. Seu bulk também não é dos melhores e, ainda que resista ao Mach Punch de Breloom e o Sucker Punch de Bisharp, ainda pode sofrer revenge kill de moves como Aqua Jet de Choice Band Azumarill e Extreme Speed de Choice Band Dragonite.

**Entry Hazards**: Levando em conta que o papel principal de Tapu Koko em um time Electric é colocar Electric Terrain em campo o máximo possível, ele é suscetível a ser enfraquecido por entry hazards, já que recebe dano residual cada vez que entra em campo. Isso prejudica sua longevidade, diminuindo o número de vezes que pode ativar seu Terrain para a equipe.

[CREDITS]
- Written by: [[Havens, 391540], [maroon, 305839]]
- Electric analysis by: [[Havens, 391540]]
- Translated by: [[Grillo, 381424]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [Mitsuki, 262009]]
- Quality checked by: [[Eien, 100418], [scpinion, 239869], [Vid, 239907], [Misaka Mikoto, 240969], [Havens, 391540], [Decem, 362454], [terrors, 279058], [Moosical, 215618]]
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

(A)notações e (G)ramática. Outras mudanças você pode ver no diffchecker;

— Termos predominantes foram "equipas", "recever", "se bem", etc. Para "equipas" recomendo que use "times", "recever" use "receber" e "se bem" use "apesar de". É melhor usar substitutos;

— Advérbios terminados em "-mente" não precisam ser acentuados. "Fácilmente", "difícilmente" e "consíderavelmente" não possuem acento;

— Para "os que" recomendo que use "os quais". É pronome relativo;

— "physical attackers", "special attackers" e "mixed attackers" mantemos no inglês;

— Um substituto para "mentras" que você pode usar é "enquanto" e "ao mesmo tempo que";

Comentários

— Caso queira pedir correção prévia de alguns trechos de tradução no server do Discord, recomendo. Se tiver dúvidas, não se intimide de perguntar;

— Gostei da tradução! Estou esperando por outras... Also, desculpe-me pela demora. Feliz navidad atrasado, Grillo

:blobthumbsup:

GP 1/2

[OVERVIEW]

Electric
========

Tapu Koko é um dos wallbreakers e revenge killers mais letais de Electric por sua combinação de STABs Electric- e Fairy-type e por sua capacidade de aumentar o poder dos moves Electric-type com Electric Surge. STAB Fairy-type é incrível para Tapu Koko, que pode ameaçar confiavelmente Dragon-types como Kommo-o, Kyurem-B e Hydreigon, que normalmente são problemáticos para os times Electric. Sua enorme base 130 de Speed lhe permite ultrapassar (A: geralmente traduzimos "outspeed" para "ultrapassar") ameaças sem boosts como Latios, Mega Gallade e Dugtrio. É fundamental para equipes Electric, pois Electric Terrain fornecido por Electric Surge incrementa o poder de todos os moves Electric-type em 50%. Electric Terrain também oferece nichos mais pequenos, como evitar que Spore e Sleep Powder de Breloom e Mega Venusaur afetem Pokémon no chão. Tapu Koko também pode funcionar como um poderoso anti-lead com Taunt para vencer usuários de (A: geralmente "setters" trocamos por "usuários") entry hazards e setup sweepers, além de poder usar Volt Switch ou U-turn para fornecer momentum ofensivo a ele e aos seus companheiros. No entanto, apesar de ser poderoso, Tapu Koko é fraco defensivamente e normalmente pode receber KO de ameaças como Tapu Bulu e Mega Scizor em +2. que os times Electric constantemente tem que confiar na capacidade de Tapu Koko de pôr Electric Terrain, ele geralmente vai entrar muitas vezes para manter a pressão ofensiva, o que pode ser aproveitado pelo rival.

[SET]
name: Choice Specs (Electric)
move 1: Thunderbolt
move 2: Volt Switch
move 3: Hidden Power Ice
move 4: Dazzling Gleam
item: Choice Specs
ability: Electric Surge
nature: Jolly
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Thunderbolt é o move Electric-type special (A: vou adicionar isso pois estava na análise original e faz diferença, apesar de eu não lembrar de algum outro move Electric-type muito usado por Tapu Koko) mais confiável no arsenal de Tapu Koko e seu poder é bem incrementado por Electric Terrain. Volt Switch é usado principalmente como uma ferramenta para fazer pivot, o que permite aos times Electric manter a pressão ofensiva e o momentum. Hidden Power Ice lida com Ground- e Grass-types como Landorus e Rotom-C, que de outra forma podem receber confortavelmente os ataques Electric-type de Tapu Koko. Dazzling Gleam é o melhor STAB Fairy-type de Tapu Koko, atingindo Dragon-types problemáticos, como Kyurem-B e Mega Altaria, contra os quais de outra forma as equipes Electric teriam problemas.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Special Attack com Choice Specs e Electric Terrain fazem de Tapu Koko um wallbreaker muito poderoso. Investimentos máximos em Speed com uma nature Timid lhe permitem ultrapassar ameaças como Dugtrio e Alakazam. Os 4 EVs restantes são colocados na Defense para que Tapu Koko tenha bulk suficiente para aguentar Earthquake de Gliscor sem investimento. Electric Surge é muito importante, já que todos os moves Electric-type de Pokémon no chão são fortalecidos por 50% sob Electric Terrain. Choice Specs aumenta significativamente o poder dos ataques de Tapu Koko; no entanto, ficar choice-locked em um move que um rival resista pode ser aproveitado por Pokémon inimigos.

Dicas de Uso
========

Quando estiver usando Tapu Koko, normalmente é importante fazer lead com ele, que coloca Electric Terrain cedo para ele e os seus companheiros de equipe poderem aplicar pressão ofensiva imediatamente. Tenha cuidado com outros invocadores de Terrain como Tapu Bulu e Mewnium Z Mew. Enquanto o último precisa fazer muito setup para funcionar, o primeiro pode entrar diretamente contra Tapu Koko, trocar o Terrain e diminuir o poder dos Electric-types em geral. Tapu Koko precisa fazer pivot continuamente com Volt Switch para manter momentum e reiniciar Electric Terrain se for necessário. Ele também funciona bem como um revenge killer, então entre com ele contra inimigos mais lentos enfraquecidos e faça pivot com Volt Switch para manter momentum ao mesmo tempo que recebe poucos danos de ataques dos Pokémon rivais. Tapu Koko é muito ameaçador para equipes Dragon pela capacidade de fazer revenge kill a quase todos os Dragon-type sem boosts, como Kyurem-B, Hydreigon ou Garchomp, com Dazzling Gleam e Hidden Power Ice. Fazer pivot com Tapu Koko e seus companheiros usando VoltTurn também é ótimo para enfraquecer inimigos, além de fugir de Pokémon que entrem contra Tapu Koko como Ferrothorn e Mega Venusaur e trocar para um companheiro como Magnezone ou Alolan Raichu, os quais podem lidar melhor com eles.

Opções de Equipe
========

Alolan Raichu é quem mais aproveita Electric Surge de Tapu Koko, que a sua Speed é dobrada sob Electric Terrain, permitindo-lhe (G: após vírgula, ênclise) lidar com revenge killers que de outro jeito vencem Tapu Koko em um cenário um contra um, como Choice Scarf Greninja, Choice Scarf Nihilego e Sand Rush Excadrill sob sand. Em contrapartida, Tapu Koko lida com Dark-types como Mega Sableye, os quais Alolan Raichu não pode vencer facilmente. Rotom-W é um excelente companheiro defensivo para fazer Tapu Koko sair de campo, visto que pode evitar moves Ground-type com Levitate, responder com Hydro Pump e prejudica physical attackers (A: physical attackers, special attackers e mixed attackers mantemos no inglês), como Mega Lopunny e Mega Garchomp, usando Will-O-Wisp. Zapdos é outro parceiro defensivo que pode evitar ser atingido por moves Ground-type ao mesmo tempo que pode fazer check a physical sweepers de setup, como Mega Scizor e Tapu Bulu, graças à sua excelente tipagem defensiva. Também oferece um sólido apoio de Defog para Tapu Koko, permitindo-lhe receber o menor dano possível de hazards. Magnezone pode fazer trap a Steel-types, como Excadrill, Celesteela, Klefki e Ferrothorn, e fazer revenge kill neles com Hidden Power Fire ou um move Electric-type. Os dois primeiros são especialmente importantes de capturar, levando em conta que Choice Scarf Excadrill pode fazer revenge kill a Tapu Koko com Earthquake enquanto Celesteela pode fazer scout a qualquer move em que Tapu Koko fique locked graças a Protect. Alolan Golem dá suporte sólido de Stealth Rock, o que pode quebrar Focus Sash e fazer dano residual em Pokémon para o sweep de Tapu Koko. Alolan Golem também oferece mais força para o lado physical aos times Electric, podendo fazer check a Pokémon defensivos focados em Special Defense, contra os quais Tapu Koko não vence facilmente, como Chansey e Alolan Muk. Thundurus é um mixed attacker que pode ajudar Tapu Koko contra equipes Steel com Superpower e Thunderbolt enquanto pode levar moves de utilidade usando Thunder Wave e Taunt com Prankster. A combinação de Thundurus e Tapu Koko faz um core ofensivo VoltTurn rápido. Zeraora é um dos poucos physical attackers disponíveis para times Electric, e é enormemente apreciado no matchup contra Normal devido a Knock Off e Close Combat.

[SET]
name: Utilidade (Electric)
move 1: Thunderbolt
move 2: Hidden Power Ice
move 3: Taunt
move 4: U-turn
item: Magnet
ability: Electric Surge
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Thunderbolt é o move Electric-type com STAB mais confiável de Tapu Koko e é muito poderoso com Electric Surge. Hidden Power Ice é uma opção de coverage contra Ground-types como Garchomp e Landorus, que são problemáticos para times Electric. Taunt age como uma opção anti-lead, evitando entry hazards como Stealth Rock de Chansey e Sticky Web de Ribombee, setup de Mega Latias e Volcarona e, por último, moves de utilidade como Substitute e Toxic de Zapdos. U-turn é a principal opção de pivot no lugar de Volt Switch, permitindo a Tapu Koko fazer pivot contra rivais como Dugtrio, o qual (G: evite usar o pronome relativo "quem" a não ser que você esteja se referindo a uma pessoa) pode fazer trap a Tapu Koko e obter vantagem se usar um move Electric-type.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed e Special Attack lhe permitem bater o mais forte e rápido possível. Os últimos 4 EVs em Defense evitam que Gliscor faça OHKO a Tapu Koko com Earthquake. Uma nature Timid lhe permite conseguir Speed tie com Aerodactyl e Crobat enquanto ultrapassa Greninja e Dugtrio. Magnet dá poder extra a um Thunderbolt já fortalecido por Electric Terrain, fazendo muito dano em qualquer Pokémon que não resista a Electric e sem se preocupar com recoil de Life Orb. Electric Surge é a única ability disponível de Tapu Koko, a qual coloca Electric Terrain e fortalece todos os moves Electric-type em (A: "num" é informal. Evite) 50%.

Dicas de Uso
========

Tapu Koko é geralmente um ótimo lead, levando em conta que pode colocar Electric Terrain, usar Taunt para incomodar outros rivais de utilidade, como Chansey e Forretress, e fazer pivot para um lead mais favorável, (G: a conjunção causal deve ser acompanhada de vírgula) já que é naturalmente mais rápido do que quase tudo. No entanto, outros invocadores de Terrain, como Tapu Bulu, Tapu Fini e Mewnium Z Mew, podem tirar o Electric Terrain. Além disso, Electric Terrain some após alguns poucos turnos. Certifique-se de fazer pivot para outros companheiros de forma consistente para manter o momentum e reiniciar o Terrain quando for necessário. Evita o dano residual de entry hazards e status, especialmente de Toxic Spikes, visto que uma contínua (G: "contínua" com acento é substantivo; sem acento é verbo) exposição a esse hazard incapacita Tapu Koko e diminui a sua capacidade de colocar livremente Electric Terrain. Fazer pivot constantemente entre Tapu Koko e seus parceiros é a chave para manter o time rival levando dano residual constante e para manter o momentum. Manter Electric Terrain é vital para o sucesso de qualquer time Electric, uma vez que esse set carece do poder de Choice Specs e depende dos parceiros para vencer ameaças mais rápidas. Graças à sua boa Speed natural, Tapu Koko pode fazer revenge kill a ameaças fracas com Thunderbolt. Embora Tapu Koko deva colocar constantemente Electric Terrain para seus parceiros, não deveria receber muito dano, especialmente porque seu bulk é mediano.

Opções de Equipe
========

Alolan Raichu é beneficiado muito com Tapu Koko no time, já que Electric Terrain dobra sua Speed, tornando-o na presença mais rápida no campo. Sob Electric Terrain, Alolan Raichu pode fazer check a usuários comuns de Choice Scarf como Greninja e Nihilego, assim como sweepers de weather como Excadrill e Alolan Sandslash. Tapu Koko também fornece ajuda usando Taunt contra inimigos de utilidade e fazendo pivot de volta para Alolan Raichu, criando oportunidades de usar Nasty Plot para Alolan Raichu. Rotom-W oferece a Tapu Koko um check de Ground-types graças a Hydro Pump, além de uma imunidade aos ataques com STAB deles na forma de Levitate e a capacidade de ameaçar physical attackers, como Scizor e Mamoswine, com Will-O-Wisp. Zapdos fornece capacidades defensivas, incluindo uma ótima tipagem defensiva que ignora Ground-types e Defog, que pode eliminar entry hazards, como Toxic Spikes, os quais podem enfraquecer Tapu Koko. Magnezone prende Steel-types problemáticos, como Ferrothorn, Klefki e Excadrill, com sua ability Magnet Pull e elimina eles com Hidden Power Fire. Pegar e eliminar Excadrill é especialmente importante, já que Tapu Koko assume um papel de suporte maior com esse set. Alolan Golem oferece Stealth Rock para os times Electric, quebrando Focus Sash e enfraquecendo gradualmente o time rival. Também é um dos poucos physical attackers disponíveis para Electric, podendo vencer Pokémon com special bulk como Chansey e Alolan Muk, contra os quais Tapu Koko teria dificuldades. Em troca, Tapu Koko pode usar Taunt contra anti-leads e usuários de Defog que tentem evitar Stealth Rock, como lead Aerodactyl e Mew defensivo. Thundurus é outro physical attacker disponível para equipes Electric, ajudando Tapu Koko principalmente quebrando o Normal core de Chansey e Porygon2 usando Knock Off e Superpower. Ele também ajuda contra Steel- e Psychic-types, como Excadrill e Latios. Mega Manectric oferece uma resposta mais imediata a physical attackers na forma de Intimidate. Seu acesso a moves Fire-type como Flamethrower e Overheat lhe uma boa forma de lidar com Grass-types como Ferrothorn e Tapu Bulu. Zeraora se destaca por ser incrivelmente rápido, ultrapassando naturalmente ameaças ofensivas como Mega Lopunny, sendo muito apreciado contra times Normal graças à sua grande Speed e à combinação de Knock Off e Close Combat.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Electric
--------

Grass Knot pode ser usado com Hidden Power Ice nas variantes Choice Specs de Tapu Koko, já que lhe permite ameaçar melhor as equipes Ground se Magnezone conseguir prender e eliminar Excadrill. Porém, Grass Knot faz mais dano exclusivamente nesses rivais e nem assegura OHKO, além de sacrificar Volt Switch ou Dazzling Gleam; o primeiro é importante para fazer pivot e o segundo para ameaçar times Dragon de forma efetiva. U-turn age como substituto de Volt Switch no set Choice Specs sem ser parado por inimigos Ground-type, especialmente Dugtrio, o qual pode prender Tapu Koko se estiver preso em um move Electric-type. Contudo, U-turn é consideravelmente menos poderoso do que Volt Switch, já que não é fortalecido por STAB ou Electric Terrain e faz Tapu Koko mais suscetível ao dano de contato de Rocky Helmet e Iron Barbs.

Checks e Counters
===================

Electric
--------

**Ground-types**: Muitos Ground-types bulky podem receber a maioria dos ataques de Tapu Koko. Mega Garchomp, Gliscor, Hippowdon e Excadrill aguentam a maioria dos moves de coverage de Tapu Koko com facilidade e ameaçam com KO de Earthquake. No entanto, Gliscor deve tomar cuidado com Hidden Power Ice. Gastrodon e bulky Swampert também podem ser um problema se Tapu Koko não carrega Grass Knot. Além disso tudo, Tapu Koko não pode fazer pivot com Volt Switch contra eles, obrigando-o a usar o pouco comum U-turn ou fazer uma troca diretamente, perdendo momentum.

**Bulky Grass-types**: Apesar de Hidden Power Ice poder ajudar contra times Grass-type, alguns deles, como Cradily e Ferrothorn, podem entrar contra qualquer ataque de Tapu Koko sem medo de levar muito dano. Porém, devem tomar cuidado com Taunt, já que o move evita que usem status, moves de recovery ou hazards. Mega Venusaur, contudo, para completamente Tapu Koko e ameaça KO de Sludge Bomb.

**Alolan Marowak**: Alolan Marowak é capaz de fazer wall completamente a Tapu Koko graças à sua ability Lightning Rod, evitando que Tapu Koko ganhe momentum com Volt Switch. Resiste U-turn, Dazzling Gleam e Hidden Power Ice, além de geralmente obrigar Tapu Koko a sair do campo. Isso lhe oportunidades de colocar entry hazards ou usar um STAB muito poderoso contra qualquer Pokémon que tente entrar.

**Lanturn**: Lanturn pode aguentar qualquer move de Tapu Koko com seu ótimo special bulk, incluindo Grass Knot. Também pode curar seu HP com Volt Absorb se entrar contra um move Electric-type de Tapu Koko. Além disso, pode ajudar seus parceiros com Heal Bell ou ganhar momentum com seu próprio Volt Switch.

**Special Walls**: Muitas special walls como Tyranitar, Chansey, Dragalge e Alolan Muk não temem os ataques de Tapu Koko e usualmente obrigam ele a sair. Contudo, eles devem ter cuidado com Taunt do set utility, já que pode evitar que se curem ou coloquem hazards antes de que Tapu Koko use U-turn para trazer ao campo uma resposta mais adequada.

**Weather Sweepers**: Kingdra e Excadrill são muito problemáticos para Tapu Koko. Kingdra sob rain e Excadrill sob sand ultrapassam Tapu Koko, graças a Swift Swim e Sand Rush, e ambos lhe dão OHKO com Surf e Earthquake.

**Revenge Killers**: Apesar de Tapu Koko ser muito rápido, ele é ultrapassado por muitos usuários de Choice Scarf comuns, tais como Terrakion, Excadrill e Mamoswine, os quais carregam Earthquake. Seu bulk também não é dos melhores e, ainda que resista ao Mach Punch de Breloom e o Sucker Punch de Bisharp, ainda pode sofrer revenge kill de moves como Aqua Jet de Choice Band Azumarill e Extreme Speed de Choice Band Dragonite.

**Entry Hazards**: Levando em conta que o papel principal de Tapu Koko em um time Electric é colocar Electric Terrain o máximo possível, ele é suscetível a ser enfraquecido por entry hazards, já que recebe dano residual cada vez que entra em campo. Isso prejudica sua longevidade, diminuindo o número de vezes que pode colocar seu Terrain para a equipe.

[CREDITS]
- Written by: [[Havens, 391540], [maroon, 305839]]
- Electric analysis by: [[Havens, 391540]]

- Translated by: [[Grillo, 381424]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]

- Quality checked by: [[Eien, 100418], [scpinion, 239869], [Vid, 239907], [Misaka Mikoto, 240969], [Havens, 391540], [Decem, 362454], [terrors, 279058], [Moosical, 215618]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/rb6SJrPS:

[OVERVIEW]

Electric
========

Tapu Koko é um dos wallbreakers e revenge killers mais letais de Electric por sua combinação de STABs Electric- e Fairy-type e por sua capacidade de aumentar o poder dos moves Electric-type com Electric Surge. STAB Fairy-type é incrível para Tapu Koko, já que pode ameaçar confiavelmente Dragon-types como Kommo-o, Kyurem-B e Hydreigon, que normalmente são problemáticos para os times Electric. Sua enorme base 130 de Speed lhe permite ultrapassar ameaças sem boosts como Latios, Mega Gallade e Dugtrio. É fundamental para equipes Electric, pois Electric Terrain fornecido por Electric Surge incrementa o poder de todos os moves Electric-type em 50%. Electric Terrain também oferece nichos mais pequenos, como evitar que Spore e Sleep Powder de Breloom e Mega Venusaur afetem Pokémon no chão. Tapu Koko também pode funcionar como um poderoso anti-lead com Taunt para vencer usuários de entry hazards e setup sweepers, além de poder usar Volt Switch ou U-turn para fornecer momentum ofensivo a ele e aos seus companheiros. No entanto, apesar de ser poderoso, Tapu Koko é fraco defensivamente e normalmente pode receber KO de ameaças como Tapu Bulu e Mega Scizor em +2. Já que os times Electric constantemente tem que confiar na capacidade de Tapu Koko de pôr Electric Terrain, ele geralmente vai entrar muitas vezes para manter a pressão ofensiva, o que pode ser aproveitado pelo rival.

[SET]
name: Choice Specs (Electric)
move 1: Thunderbolt
move 2: Volt Switch
move 3: Hidden Power Ice
move 4: Dazzling Gleam
item: Choice Specs
ability: Electric Surge
nature: Jolly
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Thunderbolt é o move Electric-type special mais confiável no arsenal de Tapu Koko e seu poder é bem incrementado por Electric Terrain. Volt Switch é usado principalmente como uma ferramenta para fazer pivot, o que permite aos times Electric manter a pressão ofensiva e o momentum. Hidden Power Ice lida com Ground- e Grass-types como Landorus e Rotom-C, que de outra forma podem receber confortavelmente os ataques Electric-type de Tapu Koko. Dazzling Gleam é o melhor STAB Fairy-type de Tapu Koko, atingindo Dragon-types problemáticos, como Kyurem-B e Mega Altaria, contra os quais de outra forma as equipes Electric teriam problemas.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Special Attack com Choice Specs e Electric Terrain fazem de Tapu Koko um wallbreaker muito poderoso. Investimentos máximos em Speed com uma nature Timid lhe permitem ultrapassar ameaças como Dugtrio e Alakazam. Os 4 EVs restantes são colocados na Defense para que Tapu Koko tenha bulk suficiente para aguentar Earthquake de Gliscor sem investimento. Electric Surge é muito importante, já que todos os moves Electric-type de Pokémon no chão são fortalecidos por 50% sob Electric Terrain. Choice Specs aumenta significativamente o poder dos ataques de Tapu Koko; no entanto, ficar choice-locked em um move que um rival resista pode ser aproveitado por Pokémon inimigos.

Dicas de Uso
========

Quando estiver usando Tapu Koko, normalmente é importante fazer lead com ele, já que coloca Electric Terrain cedo para ele e os seus companheiros de equipe poderem aplicar pressão ofensiva imediatamente. Tenha cuidado com outros invocadores de Terrain como Tapu Bulu e Mewnium Z Mew. Enquanto o último precisa fazer muito setup para funcionar, o primeiro pode entrar diretamente contra Tapu Koko, trocar o Terrain e diminuir o poder dos Electric-types em geral. Tapu Koko precisa fazer pivot continuamente com Volt Switch para manter momentum e reiniciar Electric Terrain se for necessário. Ele também funciona bem como um revenge killer, então entre com ele contra inimigos mais lentos enfraquecidos e faça pivot com Volt Switch para manter momentum ao mesmo tempo que recebe poucos danos de ataques dos Pokémon rivais. Tapu Koko é muito ameaçador para equipes Dragon pela capacidade de fazer revenge kill a quase todos os Dragon-type sem boosts, como Kyurem-B, Hydreigon ou Garchomp, com Dazzling Gleam e Hidden Power Ice. Fazer pivot com Tapu Koko e seus companheiros usando VoltTurn também é ótimo para enfraquecer inimigos, além de fugir de Pokémon que entrem contra Tapu Koko como Ferrothorn e Mega Venusaur e trocar para um companheiro como Magnezone ou Alolan Raichu, os quais podem lidar melhor com eles.

Opções de Equipe
========

Alolan Raichu é quem mais aproveita Electric Surge de Tapu Koko, já que a sua Speed é dobrada sob Electric Terrain, permitindo-lhe lidar com revenge killers que de outro jeito vencem Tapu Koko em um cenário um contra um, como Choice Scarf Greninja, Choice Scarf Nihilego e Sand Rush Excadrill sob sand. Em contrapartida, Tapu Koko lida com Dark-types como Mega Sableye, os quais Alolan Raichu não pode vencer facilmente. Rotom-W é um excelente companheiro defensivo para fazer Tapu Koko sair de campo, visto que pode evitar moves Ground-type com Levitate, responder com Hydro Pump e prejudica physical attackers, como Mega Lopunny e Mega Garchomp, usando Will-O-Wisp. Zapdos é outro parceiro defensivo que pode evitar ser atingido por moves Ground-type ao mesmo tempo que pode fazer check a physical sweepers de setup, como Mega Scizor e Tapu Bulu, graças à sua excelente tipagem defensiva. Também oferece um sólido apoio de Defog para Tapu Koko, permitindo-lhe receber o menor dano possível de hazards. Magnezone pode fazer trap a Steel-types, como Excadrill, Celesteela, Klefki e Ferrothorn, e fazer revenge kill neles com Hidden Power Fire ou um move Electric-type. Os dois primeiros são especialmente importantes de capturar, levando em conta que Choice Scarf Excadrill pode fazer revenge kill a Tapu Koko com Earthquake enquanto Celesteela pode fazer scout a qualquer move em que Tapu Koko fique locked graças a Protect. Alolan Golem dá suporte sólido de Stealth Rock, o que pode quebrar Focus Sash e fazer dano residual em Pokémon para o sweep de Tapu Koko. Alolan Golem também oferece mais força para o lado physical aos times Electric, podendo fazer check a Pokémon defensivos focados em Special Defense, contra os quais Tapu Koko não vence facilmente, como Chansey e Alolan Muk. Thundurus é um mixed attacker que pode ajudar Tapu Koko contra equipes Steel com Superpower e Thunderbolt enquanto pode levar moves de utilidade usando Thunder Wave e Taunt com Prankster. A combinação de Thundurus e Tapu Koko faz um core ofensivo VoltTurn rápido. Zeraora é um dos poucos physical attackers disponíveis para times Electric, e é enormemente apreciado no matchup contra Normal devido a Knock Off e Close Combat.

[SET]
name: Utilidade (Electric)
move 1: Thunderbolt
move 2: Hidden Power Ice
move 3: Taunt
move 4: U-turn
item: Magnet
ability: Electric Surge
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Thunderbolt é o move Electric-type com STAB mais confiável de Tapu Koko e é muito poderoso com Electric Surge. Hidden Power Ice é uma opção de coverage contra Ground-types como Garchomp e Landorus, que são problemáticos para times Electric. Taunt age como uma opção anti-lead, evitando entry hazards como Stealth Rock de Chansey e Sticky Web de Ribombee, setup de Mega Latias e Volcarona e, por último, moves de utilidade como Substitute e Toxic de Zapdos. U-turn é a principal opção de pivot no lugar de Volt Switch, permitindo a Tapu Koko fazer pivot contra rivais como Dugtrio, o qual pode fazer trap a Tapu Koko e obter vantagem se usar um move Electric-type.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed e Special Attack lhe permitem bater o mais forte e rápido possível. Os últimos 4 EVs em Defense evitam que Gliscor faça OHKO a Tapu Koko com Earthquake. Uma nature Timid lhe permite conseguir Speed tie com Aerodactyl e Crobat enquanto ultrapassa Greninja e Dugtrio. Magnet dá poder extra a um Thunderbolt já fortalecido por Electric Terrain, fazendo muito dano em qualquer Pokémon que não resista a Electric e sem se preocupar com recoil de Life Orb. Electric Surge é a única ability disponível de Tapu Koko, a qual coloca Electric Terrain e fortalece todos os moves Electric-type em 50%.

Dicas de Uso
========

Tapu Koko é geralmente um ótimo lead, levando em conta que pode colocar Electric Terrain, usar Taunt para incomodar outros rivais de utilidade, como Chansey e Forretress, e fazer pivot para um lead mais favorável, já que é naturalmente mais rápido do que quase tudo. No entanto, outros invocadores de Terrain, como Tapu Bulu, Tapu Fini e Mewnium Z Mew, podem tirar o Electric Terrain. Além disso, Electric Terrain some após alguns poucos turnos. Certifique-se de fazer pivot para outros companheiros de forma consistente para manter o momentum e reiniciar o Terrain quando for necessário. Evita o dano residual de entry hazards e status, especialmente de Toxic Spikes, visto que uma contínua exposição a esse hazard incapacita Tapu Koko e diminui a sua capacidade de colocar livremente Electric Terrain. Fazer pivot constantemente entre Tapu Koko e seus parceiros é a chave para manter o time rival levando dano residual constante e para manter o momentum. Manter Electric Terrain é vital para o sucesso de qualquer time Electric, uma vez que esse set carece do poder de Choice Specs e depende dos parceiros para vencer ameaças mais rápidas. Graças à sua boa Speed natural, Tapu Koko pode fazer revenge kill a ameaças fracas com Thunderbolt. Embora Tapu Koko deva colocar constantemente Electric Terrain para seus parceiros, não deveria receber muito dano, especialmente porque seu bulk é mediano.

Opções de Equipe
========

Alolan Raichu é beneficiado muito com Tapu Koko no time, já que Electric Terrain dobra sua Speed, tornando-o na presença mais rápida no campo. Sob Electric Terrain, Alolan Raichu pode fazer check a usuários comuns de Choice Scarf como Greninja e Nihilego, assim como sweepers de weather como Excadrill e Alolan Sandslash. Tapu Koko também fornece ajuda usando Taunt contra inimigos de utilidade e fazendo pivot de volta para Alolan Raichu, criando oportunidades de usar Nasty Plot para Alolan Raichu. Rotom-W oferece a Tapu Koko um check de Ground-types graças a Hydro Pump, além de uma imunidade aos ataques com STAB deles na forma de Levitate e a capacidade de ameaçar physical attackers, como Scizor e Mamoswine, com Will-O-Wisp. Zapdos fornece capacidades defensivas, incluindo uma ótima tipagem defensiva que ignora Ground-types e Defog, que pode eliminar entry hazards, como Toxic Spikes, os quais podem enfraquecer Tapu Koko. Magnezone prende Steel-types problemáticos, como Ferrothorn, Klefki e Excadrill, com sua ability Magnet Pull e elimina eles com Hidden Power Fire. Pegar e eliminar Excadrill é especialmente importante, já que Tapu Koko assume um papel de suporte maior com esse set. Alolan Golem oferece Stealth Rock para os times Electric, quebrando Focus Sash e enfraquecendo gradualmente o time rival. Também é um dos poucos physical attackers disponíveis para Electric, podendo vencer Pokémon com special bulk como Chansey e Alolan Muk, contra os quais Tapu Koko teria dificuldades. Em troca, Tapu Koko pode usar Taunt contra anti-leads e usuários de Defog que tentem evitar Stealth Rock, como lead Aerodactyl e Mew defensivo. Thundurus é outro physical attacker disponível para equipes Electric, ajudando Tapu Koko principalmente quebrando o Normal core de Chansey e Porygon2 usando Knock Off e Superpower. Ele também ajuda contra Steel- e Psychic-types, como Excadrill e Latios. Mega Manectric oferece uma resposta mais imediata a physical attackers na forma de Intimidate. Seu acesso a moves Fire-type como Flamethrower e Overheat lhe dá uma boa forma de lidar com Grass-types como Ferrothorn e Tapu Bulu. Zeraora se destaca por ser incrivelmente rápido, ultrapassando naturalmente ameaças ofensivas como Mega Lopunny, sendo muito apreciado contra times Normal graças à sua grande Speed e à combinação de Knock Off e Close Combat.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Electric
--------

Grass Knot pode ser usado com Hidden Power Ice nas variantes Choice Specs de Tapu Koko, já que lhe permite ameaçar melhor as equipes Ground se Magnezone conseguir prender e eliminar Excadrill. Porém, Grass Knot faz mais dano exclusivamente nesses rivais e nem assegura OHKO, além de sacrificar Volt Switch ou Dazzling Gleam; o primeiro é importante para fazer pivot e o segundo para ameaçar times Dragon de forma efetiva. U-turn age como substituto de Volt Switch no set Choice Specs sem ser parado por inimigos Ground-type, especialmente Dugtrio, o qual pode prender Tapu Koko se estiver preso em um move Electric-type. Contudo, U-turn é consideravelmente menos poderoso do que Volt Switch, já que não é fortalecido por STAB ou Electric Terrain e faz Tapu Koko mais suscetível ao dano de contato de Rocky Helmet e Iron Barbs.

Checks e Counters
===================

Electric
--------

**Ground-types**: Muitos Ground-types bulky podem receber a maioria dos ataques de Tapu Koko. Mega Garchomp, Gliscor, Hippowdon e Excadrill aguentam a maioria dos moves de coverage de Tapu Koko com facilidade e ameaçam com KO de Earthquake. No entanto, Gliscor deve tomar cuidado com Hidden Power Ice. Gastrodon e bulky Swampert também podem ser um problema se Tapu Koko não carrega Grass Knot. Além disso tudo, Tapu Koko não pode fazer pivot com Volt Switch contra eles, obrigando-o a usar o pouco comum U-turn ou fazer uma troca diretamente, perdendo momentum.

**Bulky Grass-types**: Apesar de Hidden Power Ice poder ajudar contra times Grass-type, alguns deles, como Cradily e Ferrothorn, podem entrar contra qualquer ataque de Tapu Koko sem medo de levar muito dano. Porém, devem tomar cuidado com Taunt, já que o move evita que usem status, moves de recovery ou hazards. Mega Venusaur, contudo, para completamente Tapu Koko e ameaça KO de Sludge Bomb.

**Alolan Marowak**: Alolan Marowak é capaz de fazer wall completamente a Tapu Koko graças à sua ability Lightning Rod, evitando que Tapu Koko ganhe momentum com Volt Switch. Resiste U-turn, Dazzling Gleam e Hidden Power Ice, além de geralmente obrigar Tapu Koko a sair do campo. Isso lhe dá oportunidades de colocar entry hazards ou usar um STAB muito poderoso contra qualquer Pokémon que tente entrar.

**Lanturn**: Lanturn pode aguentar qualquer move de Tapu Koko com seu ótimo special bulk, incluindo Grass Knot. Também pode curar seu HP com Volt Absorb se entrar contra um move Electric-type de Tapu Koko. Além disso, pode ajudar seus parceiros com Heal Bell ou ganhar momentum com seu próprio Volt Switch.

**Special Walls**: Muitas special walls como Tyranitar, Chansey, Dragalge e Alolan Muk não temem os ataques de Tapu Koko e usualmente obrigam ele a sair. Contudo, eles devem ter cuidado com Taunt do set utility, já que pode evitar que se curem ou coloquem hazards antes de que Tapu Koko use U-turn para trazer ao campo uma resposta mais adequada.

**Weather Sweepers**: Kingdra e Excadrill são muito problemáticos para Tapu Koko. Kingdra sob rain e Excadrill sob sand ultrapassam Tapu Koko, graças a Swift Swim e Sand Rush, e ambos lhe dão OHKO com Surf e Earthquake.

**Revenge Killers**: Apesar de Tapu Koko ser muito rápido, ele é ultrapassado por muitos usuários de Choice Scarf comuns, tais como Terrakion, Excadrill e Mamoswine, os quais carregam Earthquake. Seu bulk também não é dos melhores e, ainda que resista ao Mach Punch de Breloom e o Sucker Punch de Bisharp, ainda pode sofrer revenge kill de moves como Aqua Jet de Choice Band Azumarill e Extreme Speed de Choice Band Dragonite.

**Entry Hazards**: Levando em conta que o papel principal de Tapu Koko em um time Electric é colocar Electric Terrain o máximo possível, ele é suscetível a ser enfraquecido por entry hazards, já que recebe dano residual cada vez que entra em campo. Isso prejudica sua longevidade, diminuindo o número de vezes que pode colocar seu Terrain para a equipe.

[CREDITS]
- Written by: [[Havens, 391540], [maroon, 305839]]
- Electric analysis by: [[Havens, 391540]]
- Translated by: [[Grillo, 381424]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [, ]]
- Quality checked by: [[Eien, 100418], [scpinion, 239869], [Vid, 239907], [Misaka Mikoto, 240969], [Havens, 391540], [Decem, 362454], [terrors, 279058], [Moosical, 215618]]
 
Last edited:
[OVERVIEW]

Electric
========

Tapu Koko é um dos wallbreakers e revenge killers mais letais de Electric por sua combinação de STABs Electric- e Fairy-type e por sua capacidade de aumentar o poder dos moves Electric-type com Electric Surge. STAB Fairy-type é incrível para Tapu Koko, já que pode ameaçar confiavelmente Dragon-types como Kommo-o, Kyurem-B e Hydreigon, que normalmente são problemáticos para os times Electric. Sua enorme base 130 de Speed de 130 (opcional, dessa forma soa melhor para mim) lhe permite ultrapassar ameaças sem boosts como Latios, Mega Gallade e Dugtrio. É fundamental para equipes Electric, pois Electric Terrain fornecido por Electric Surge incrementa o poder de todos os moves Electric-type em 50%. Electric Terrain também oferece nichos mais pequenos, como evitar que Spore e Sleep Powder de Breloom e Mega Venusaur afetem Pokémon no chão. Tapu Koko também pode funcionar como um poderoso anti-lead com Taunt para vencer usuários de entry hazards e setup sweepers, além de poder usar Volt Switch ou U-turn para fornecer momentum ofensivo a ele e aos seus companheiros. No entanto, apesar de ser poderoso, Tapu Koko é fraco defensivamente e normalmente pode receber KO de ser derrotado por (ser derrotado não é essencialmente a mesma coisa de levar KO?) ameaças como Tapu Bulu e Mega Scizor em +2. Já que os times Electric constantemente têm (plural) que confiar na capacidade de Tapu Koko de pôr Electric Terrain, ele geralmente vai entrar em campo muitas vezes para manter a pressão ofensiva, o que pode ser aproveitado pelo rival.

[SET]
name: Choice Specs (Electric)
move 1: Thunderbolt
move 2: Volt Switch
move 3: Hidden Power Ice
move 4: Dazzling Gleam
item: Choice Specs
ability: Electric Surge
nature: Jolly Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Thunderbolt é o move Electric-type special mais confiável no arsenal de Tapu Koko e seu poder é bem incrementado por Electric Terrain. Volt Switch é usado principalmente como uma ferramenta para fazer pivot, o que permite aos times Electric manter a pressão ofensiva e o momentum. Hidden Power Ice lida com Ground- e Grass-types como Landorus e Rotom-C, que de outra forma podem receber confortavelmente os ataques Electric-type de Tapu Koko. Dazzling Gleam é o melhor STAB Fairy-type de Tapu Koko, atingindo Dragon-types problemáticos, como Kyurem-B e Mega Altaria, contra os quais de outra forma as equipes Electric teriam problemas.

Detalhes do Set
========

O investimento máximo em Special Attack com Choice Specs e Electric Terrain fazem de Tapu Koko um wallbreaker muito poderoso. Investimentos máximos em Speed com uma nature Timid lhe permitem ultrapassar ameaças como Dugtrio e Alakazam. Os 4 EVs restantes são colocados na em Defense para que Tapu Koko tenha bulk suficiente para aguentar um Earthquake de Gliscor sem investimento. Electric Surge é muito importante, já que todos os moves Electric-type de Pokémon no chão são fortalecidos por 50% sob Electric Terrain. Choice Specs aumenta significativamente o poder dos ataques de Tapu Koko; no entanto, ficar choice-locked em um move que um rival resista pode ser aproveitado por Pokémon inimigos.

Dicas de Uso
========

Quando estiver usando Tapu Koko, normalmente é importante fazer lead com ele, já que isso ativa coloca Electric Terrain cedo para ele e os seus companheiros de equipe poderem aplicar pressão ofensiva imediatamente. Tenha cuidado com outros invocadores de Terrain como Tapu Bulu e Mewnium Z Mew. Enquanto o último precisa fazer muito setup para funcionar, o primeiro pode entrar diretamente contra Tapu Koko, trocar o Terrain e diminuir o poder dos Electric-types em geral. Tapu Koko precisa fazer pivot continuamente com Volt Switch para manter momentum e reiniciar Electric Terrain se for necessário. Ele também funciona bem como um revenge killer, então entre com ele contra inimigos mais lentos enfraquecidos e faça pivot com Volt Switch para manter momentum ao mesmo tempo que recebe poucos danos de ataques dos Pokémon rivais. Tapu Koko é muito ameaçador para equipes Dragon pela capacidade de fazer revenge kill a quase todos os Dragon-type sem boosts, como Kyurem-B, Hydreigon ou Garchomp, com Dazzling Gleam e Hidden Power Ice. Fazer pivot com Tapu Koko e seus companheiros usando VoltTurn também é ótimo para enfraquecer inimigos, além de fugir de Pokémon que entrem contra Tapu Koko como Ferrothorn e Mega Venusaur e trocar para um companheiro como Magnezone ou Alolan Raichu, os quais podem lidar melhor com eles.

Opções de Equipe
========

Alolan Raichu é quem mais aproveita Electric Surge de Tapu Koko, já que a sua Speed é dobrada sob Electric Terrain, permitindo-lhe lidar com revenge killers que de outro jeito vencem Tapu Koko em um cenário um contra um, como Choice Scarf Greninja, Choice Scarf Nihilego e Sand Rush Excadrill sob sand. Em contrapartida, Tapu Koko lida com Dark-types como Mega Sableye, os quais Alolan Raichu não pode vencer facilmente. Rotom-W é um excelente companheiro defensivo para fazer Tapu Koko sair de campo, visto que pode evitar moves Ground-type com Levitate, responder com Hydro Pump e prejudica physical attackers, como Mega Lopunny e Mega Garchomp, usando Will-O-Wisp. Zapdos é outro parceiro defensivo que pode evitar ser atingido por moves Ground-type ao mesmo tempo que pode fazer check a physical sweepers de setup, como Mega Scizor e Tapu Bulu, graças à sua excelente tipagem defensiva. Também oferece um sólido apoio suporte (suporte se encaixa melhor) de Defog para Tapu Koko, permitindo-lhe receber o menor dano possível de hazards. Magnezone pode fazer trap a prender Steel-types, como Excadrill, Celesteela, Klefki e Ferrothorn, e fazer revenge kill neles com Hidden Power Fire ou um move Electric-type. Os dois primeiros são especialmente importantes de capturar, levando em conta que Choice Scarf Excadrill pode fazer revenge kill a Tapu Koko com Earthquake, (AV) enquanto Celesteela pode fazer scout a qualquer move em que Tapu Koko fique locked graças a Protect. Alolan Golem dá suporte sólido de Stealth Rock, o que pode quebrar Focus Sash e fazer causar dano residual em Pokémon adversários para o sweep de Tapu Koko. Alolan Golem também oferece mais força para o lado physical aos times Electric, podendo fazer check a Pokémon defensivos focados em Special Defense, contra os quais Tapu Koko não vence facilmente, como Chansey e Alolan Muk. Thundurus é um mixed attacker que pode ajudar Tapu Koko contra equipes Steel com Superpower e Thunderbolt enquanto pode levar moves de utilidade usando também pode exercer a função de suporte com moves como Thunder Wave e Taunt com Prankster. A combinação de Thundurus e Tapu Koko faz um core ofensivo VoltTurn rápido. Zeraora é um dos poucos physical attackers disponíveis para times Electric, e é enormemente apreciado no matchup contra Normal devido a Knock Off e Close Combat.

[SET]
name: Utilidade (Electric)
move 1: Thunderbolt
move 2: Hidden Power Ice
move 3: Taunt
move 4: U-turn
item: Magnet
ability: Electric Surge
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Thunderbolt é o move STAB Electric-type com STAB mais confiável de Tapu Koko e é muito poderoso com Electric Surge. Hidden Power Ice é uma opção de coverage contra Ground-types como Garchomp e Landorus, que são problemáticos para times Electric. Taunt age como uma opção anti-lead, evitando entry hazards como Stealth Rock de Chansey e Sticky Web de Ribombee, setup de Mega Latias e Volcarona e, por último, moves de utilidade como Substitute e Toxic de Zapdos. U-turn é a principal opção de pivot no lugar de Volt Switch, permitindo a Tapu Koko fazer pivot contra rivais como Dugtrio, o qual pode fazer trap a prender Tapu Koko em campo e puni-lo por e obter vantagem se usar um move Electric-type.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed e Special Attack lhe permitem bater o mais forte e rápido possível. Os últimos 4 EVs em Defense evitam que Gliscor faça OHKO a Tapu Koko com Earthquake. Uma nature Timid lhe permite conseguir Speed tie com Aerodactyl e Crobat enquanto ultrapassa Greninja e Dugtrio. Magnet dá poder extra a um Thunderbolt já fortalecido por Electric Terrain, fazendo muito dano em qualquer Pokémon que não resista a Electric e sem se preocupar com recoil de Life Orb. Electric Surge é a única ability disponível de Tapu Koko, a qual coloca ativa Electric Terrain e fortalece todos os moves Electric-type em 50%.

Dicas de Uso
========

Tapu Koko é geralmente um ótimo lead, levando em conta que pode colocar Electric Terrain em campo, usar Taunt para incomodar outros rivais de utilidade, como Chansey e Forretress, e fazer pivot para um lead mais favorável sair de um matchup desfavorável, já que é naturalmente mais rápido do que quase tudo. No entanto, outros invocadores de Terrain, como Tapu Bulu, Tapu Fini e Mewnium Z Mew, podem tirar o Electric Terrain de Tapu Koko. Além disso, Electric Terrain some após alguns poucos turnos. Certifique-se de fazer pivot para outros companheiros de forma consistente para manter o momentum e reiniciar o Terrain quando for necessário. Evita Evite o dano residual de entry hazards e status, especialmente de Toxic Spikes, visto que uma contínua exposição a esse hazards (tá falando de hazards em geral e não só de ts. nem faz sentido na verdade falar de ts assim, já que só precisa entrar neles uma vez pra ser afetado pro resto da partida) incapacita Tapu Koko e diminui a sua capacidade de colocar ativar livremente Electric Terrain. Fazer pivot constantemente entre Tapu Koko e seus parceiros é a chave para manter o time rival levando dano residual constante e para manter o momentum. Manter Electric Terrain é vital para o sucesso de qualquer time Electric, uma vez que esse set carece do poder de Choice Specs e depende dos parceiros para vencer ameaças mais rápidas. Graças à sua boa Speed natural, Tapu Koko pode fazer revenge kill a ameaças fracas com Thunderbolt. Embora Tapu Koko deva ativar constantemente Electric Terrain para seus parceiros, ele não deveria receber muito dano, especialmente porque seu bulk é mediano longe dos melhores.

Opções de Equipe
========

Alolan Raichu é beneficiado muito com Tapu Koko no time, já que Electric Terrain dobra sua Speed, tornando-o na presença mais rápida no campo. Sob Electric Terrain, Alolan Raichu pode fazer check a usuários comuns de Choice Scarf como Greninja e Nihilego, assim como sweepers de weather como Excadrill e Alolan Sandslash. Tapu Koko também fornece ajuda usando Taunt contra inimigos de utilidade e fazendo pivot de volta para Alolan Raichu, criando oportunidades de esse último usar Nasty Plot para Alolan Raichu. Rotom-W oferece a Tapu Koko um check de Ground-types graças a Hydro Pump, além de uma imunidade aos ataques com STAB deles na forma de Levitate e a capacidade de ameaçar physical attackers, como Scizor e Mamoswine, com Will-O-Wisp. Zapdos fornece capacidades defensivas, incluindo uma ótima tipagem defensiva que ignora Ground-types, (AV) e Defog, que pode eliminar entry hazards, como Toxic Spikes, os quais podem enfraquecer Tapu Koko. Magnezone prende Steel-types problemáticos, como Ferrothorn, Klefki e Excadrill, com sua ability Magnet Pull e elimina eles com Hidden Power Fire. Pegar e eliminar Excadrill é especialmente importante, já que Tapu Koko assume um papel de suporte maior com esse set. Alolan Golem oferece Stealth Rock para os times Electric, quebrando Focus Sash e enfraquecendo gradualmente o time rival. Também é um dos poucos physical attackers disponíveis para Electric, podendo vencer Pokémon com special bulk como Chansey e Alolan Muk, contra os quais Tapu Koko teria dificuldades. Em troca, Tapu Koko pode usar Taunt contra anti-leads e usuários de Defog que tentem evitar Stealth Rock, como lead Aerodactyl e Mew defensivo. Thundurus é outro physical attacker disponível para equipes Electric, ajudando Tapu Koko principalmente quebrando a derrotar o Normal core de Chansey e Porygon2 usando Knock Off e Superpower. Ele também ajuda contra Steel- e Psychic-types, como Excadrill e Latios. Mega Manectric oferece uma resposta mais imediata a physical attackers na forma de Intimidate. Seu acesso a moves Fire-type como Flamethrower e Overheat lhe dá uma boa forma de lidar com Grass-types como Ferrothorn e Tapu Bulu. Zeraora se destaca por ser incrivelmente rápido, ultrapassando naturalmente ameaças ofensivas como Mega Lopunny, sendo muito apreciado contra times Normal graças à sua grande Speed e à combinação de Knock Off e Close Combat.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Electric
--------

Grass Knot pode ser usado com Hidden Power Ice nas variantes Choice Specs de Tapu Koko, já que lhe permite ameaçar melhor as equipes Ground se Magnezone conseguir prender e eliminar Excadrill. Porém, Grass Knot faz mais dano exclusivamente nesses rivais e nem assegura OHKO, além de sacrificar Volt Switch ou Dazzling Gleam; o primeiro é importante para fazer pivot e o segundo para ameaçar times Dragon de forma efetiva. U-turn age como substituto de Volt Switch no set Choice Specs sem ser parado por inimigos Ground-type, especialmente Dugtrio, o qual pode prender Tapu Koko se estiver preso em um move Electric-type. Contudo, U-turn é consideravelmente menos poderoso do que Volt Switch, já que não é fortalecido por STAB ou Electric Terrain e faz Tapu Koko mais suscetível ao dano de contato de Rocky Helmet e Iron Barbs.

Checks e Counters
===================

Electric
--------

**Ground-types**: Muitos Ground-types bulky podem receber a maioria dos ataques de Tapu Koko. Mega Garchomp, Gliscor, Hippowdon e Excadrill aguentam a maioria dos moves de coverage de Tapu Koko com facilidade e ameaçam com KO de Earthquake. No entanto, Gliscor deve tomar cuidado com Hidden Power Ice. Gastrodon e bulky Swampert também podem ser um problema se Tapu Koko não carrega Grass Knot. Além disso tudo, Tapu Koko não pode fazer pivot com Volt Switch contra eles, obrigando-o a usar o pouco comum U-turn ou fazer uma troca diretamente, perdendo momentum.

**Bulky Grass-types Bulky**: Apesar de Hidden Power Ice poder ajudar contra times Grass-type, alguns deles, como Cradily e Ferrothorn, podem entrar contra qualquer ataque de Tapu Koko sem medo de levar muito dano. Porém, devem tomar cuidado com Taunt, já que o move evita que usem status, moves de recovery ou hazards. Mega Venusaur, contudo, para completamente Tapu Koko e o ameaça com KO de Sludge Bomb.

**Alolan Marowak**: Alolan Marowak é capaz de fazer wall completamente a Tapu Koko graças à sua ability Lightning Rod, evitando que Tapu Koko ganhe momentum com Volt Switch. Resiste U-turn, Dazzling Gleam e Hidden Power Ice, além de geralmente obrigar Tapu Koko a sair do campo. Isso lhe dá oportunidades de colocar entry hazards ou usar um STAB muito poderoso contra qualquer Pokémon que tente entrar.

**Lanturn**: Lanturn pode aguentar qualquer move de Tapu Koko com seu ótimo special bulk, incluindo Grass Knot. Também pode curar seu HP com Volt Absorb se entrar contra um move Electric-type de Tapu Koko. Além disso, pode ajudar seus parceiros com Heal Bell ou ganhar momentum com seu próprio Volt Switch.

**Special Walls**: Muitas special walls como Tyranitar, Chansey, Dragalge e Alolan Muk não temem os ataques de Tapu Koko e usualmente obrigam ele a sair. Contudo, eles devem ter cuidado com Taunt do set utility de utilidade, já que pode evitar que se curem ou coloquem hazards antes de que Tapu Koko use U-turn para trazer ao campo uma resposta mais adequada.

**Weather Sweepers**: Kingdra e Excadrill são muito problemáticos para Tapu Koko. Kingdra sob rain e Excadrill sob sand ultrapassam Tapu Koko, graças a Swift Swim e Sand Rush, e ambos lhe dão OHKO com Surf e Earthquake.

**Revenge Killers**: Apesar de Tapu Koko ser muito rápido, ele é ultrapassado por muitos usuários de Choice Scarf comuns, tais como Terrakion, Excadrill e Mamoswine, os quais carregam Earthquake. Seu bulk também não é dos melhores e, ainda que resista ao Mach Punch de Breloom e o Sucker Punch de Bisharp, ainda pode sofrer revenge kill de moves como Aqua Jet de Choice Band Azumarill e Extreme Speed de Choice Band Dragonite.

**Entry Hazards**: Levando em conta que o papel principal de Tapu Koko em um time Electric é colocar Electric Terrain em campo o máximo possível, ele é suscetível a ser enfraquecido por entry hazards, já que recebe dano residual cada vez que entra em campo. Isso prejudica sua longevidade, diminuindo o número de vezes que pode colocar ativo seu Terrain para a equipe.

[CREDITS]
- Written by: [[Havens, 391540], [maroon, 305839]]
- Electric analysis by: [[Havens, 391540]]
- Translated by: [[Grillo, 381424]]
- Grammar checked by: [[Repu, 304761], [Mitsuki, 262009]]
- Quality checked by: [[Eien, 100418], [scpinion, 239869], [Vid, 239907], [Misaka Mikoto, 240969], [Havens, 391540], [Decem, 362454], [terrors, 279058], [Moosical, 215618]]
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top