OU Tapu Fini

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/forums/threads/tapu-fini-gp-1-2.3680273/
:xy/tapu-fini:

[OVERVIEW]
Tapu Fini é uma excelente presença defensiva em OU graças aos seus stats sólidos e ótima tipagem defensiva, os quais permitem que ela faça check a Pokémon ameaçadores como Weavile, Urshifu-R, Heatran e Hydreigon. Ela pode usar um set de Choice Scarf para fazer switch e ameaçar Pokémon como Urshifu-R e Dragapult, ou pode se aproveitar de Pokémon defensivos, comuns como Slowking, Toxapex e Blissey, ao prendê-los e eliminá-los para ajudar seus aliados ou usar esses inimigos como isca de setup. Ela também possui uma ability útil em Misty Surge para limitar o progresso de Pokémon que espalham status, como Dragapult e Toxapex, e um movepool de utilidade vasto incluindo Defog, Taunt e Knock Off. Porém, Tapu Fini não tem recovery confiável, o que significa que ela pode ser desgastada rapidamente, especialmente se seu Leftovers for removido pelo comum Knock Off ou se usar Choice Scarf. Se ela precisa fazer check a múltiplas ameaças, seu time talvez precise de um check secundário a elas. Muitos dos Pokémon os quais ela quer entrar em campo contra, como Dragapult e Urshifu-R, têm U-turn para enfraquecê-la ainda mais. Apesar das resistências úteis de Tapu Fini, ameaças ofensivas mais rápidas como Rillaboom, Tapu Koko, Kartana e Zeraora se aproveitam de sua tipagem. Ela compete com Slowbro, Slowking e Toxapex no papel de um Water-type defensivo e Clefable no de Fairy-type defensivo, que também pode usar sets de Calm Mind. Contudo, Tapu Fini se diferencia com sua combinação única de utilidade, sua ability rara e valiosa e capacidade de simultaneamente fazer check a Pokémon como Heatran e Weavile.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Scald
move 2: Moonblast
move 3: Trick
move 4: Taunt / Defog
item: Choice Scarf
ability: Misty Surge
nature: Timid
evs: 248 HP / 44 SpD / 216 Spe

[SET COMMENTS]
Com Choice Scarf, Tapu Fini pode ultrapassar e ameaçar Pokémon como Garchomp, Tornadus-T e Dragapult. Trick prejudica Ferrothorn, Blissey, Galarian Slowking e Toxapex, os quais podem fazer switch nos ataques de Tapu Fini com facilidade, ajudando aliados a vencê-los. Taunt pode parecer estranho num set de item Choice, mas impede que Toxapex e Slowking entrem em campo de graça contra ela e que setup sweepers bulky, como Volcarona e Dragonite, façam setup contra ela. Defog pode ser usado em seu lugar em times que requerem controle de hazard ocasional. 216 EVs em Speed são usados para ultrapassar +1 Dragonite, mas os EVs são customizáveis; por exemplo, investimento máximo em Defense pode ser usado se seu time tem outro revenge killer, e EVs podem ser colocados em Special Attack, permitindo que Tapu Fini dê OHKO em Pokémon como Weavile e Dragapult.

Esse set se encaixa em times ofensivos que não precisam da utilidade defensiva de Tapu Fini e apreciam a compressão de papéis que ela oferece: revenge killer; switch-in situacional de Dragapult, Urshifu-R e Weavile e Defogger em potencial. Pokémon que se aproveitam da habilidade de Tapu Fini atrair e prejudicar Galarian Slowking, Blissey e Toxapex, como Volcarona e Nasty Plot Tornadus-T, os quais também ajudam contra Rillaboom e Kartana, são aliados ideais. Ferrothorn pode usar Spikes para enfraquecer Pokémon inimigos o suficiente para Tapu Fini conseguir um KO neles, e pressionar Water-types como Slowking. Ele também faz switch em Tapu Koko para ela. Ground-types como Landorus-T e Garchomp podem fazer switch em Tapu Koko e Galarian Slowking e eles gostam da habilidade de Tapu Fini fazer check a Weavile e Urshifu-R para eles.

[SET]
name: Whirlpool
move 1: Whirlpool
move 2: Moonblast
move 3: Nature's Madness
move 4: Taunt
item: Leftovers
ability: Misty Surge
nature: Calm
evs: 252 HP / 216 Def / 40 SpD

Whirlpool permite que Tapu Fini prenda e remova vários Pokémon que não conseguem machucá-la o suficiente, como Toxapex, Blissey, Slowbro, Slowking e Ferrothorn sem Power Whip. Nature's Madness providencia dano consistente em Pokémon mais bulky, como os mencionados anteriormente que ela pode prender, além de switch-ins como Galarian Slowking. Taunt é necessário para que Pokémon como Toxapex, Blissey e Slowking não possam usar seus moves de recovery ou fazer pivot com Teleport. Knock Off pode ser usado no lugar de Moonblast para atrair Galarian Slowking e remover sua Assault Vest, além de remover o Black Sludge ou Shed Shell de Toxapex para desgastá-lo mais rapidamente, mas isso faz de Tapu Fini um check menos confiável de Weavile e Urshifu-R. Os EVs permitem que Tapu Fini sobreviva a três Close Combats impulsionados por Choice Band de Urshifu-R e dois Shadow Balls impulsionados por Choice Specs de Blacephalon se totalmente saudável.

Esse set se encaixa numa variedade de times, mas como seu principal propósito é prender e eliminar certos Pokémon defensivos, como Toxapex, Blissey e Slowking, ele deve ser usado com Pokémon que apreciam tais inimigos removidos. Weavile é uma ótima opção, já que Toxapex e Ferrothorn são checks comuns a ele, e ele derrota Grass-types e Galarian Slowking para Tapu Fini. Urshifu-R similarmente pode se beneficiar de Toxapex e Slowbro sendo removidos, e ele facilita o matchup contra times com Ferrothorn. Volcarona e Dragonite podem fazer check a Grass-types para Tapu Fini e ambos conseguem fazer sweep com muito mais facilidade se Toxapex for eliminado. Ground-types como Landorus-T e Garchomp podem fazer switch em Electric-types para Tapu Fini e gostam dela fazendo check a Weavile e Urshifu-R. Se Tapu Fini optar por Knock Off, Pokémon que apreciam Galarian Slowking perdendo sua Assault Vest, como Kyurem, são bons aliados.

[SET]
name: Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Taunt
move 3: Scald
move 4: Draining Kiss
item: Leftovers
ability: Misty Surge
nature: Bold
evs: 252 HP / 116 Def / 140 Spe

[SET COMMENTS]
Taunt transforma Pokémon que dependem de moves de status para causar dano a Tapu Fini, como Blissey e Toxapex, em isca de setup. Ele também previne que Slowking use Teleport e que Pokémon como Corviknight e Clefable usem seus moves de recovery, forçando eles a tomarem cuidado para impedir que sejam enfraquecidos. Scald é mais fraco do que Surf, mas desencoraja Pokémon que não são protegidos por Misty Terrain, como Landorus-T e Rillaboom, de fazerem switch in devido à ameaça de um burn. Draining Kiss é preferível a Moonblast para tornar Tapu Fini mais difícil de ser desgastada, mas Moonblast pode ser considerado devido à sua força imediata. 140 EVs em Speed são usados para ultrapassar Bisharp e Timid Magnezone. Os EVs em Defense e uma nature Bold são usados pois Calm Mind já impulsiona o bulk special de Tapu Fini.

Magnezone é um ótimo aliado, podendo prender e eliminar Ferrothorn, um dos counters mais comuns a Tapu Fini, além de outros Steel-types, como Corviknight, que podem fazer switch nela sem boosts. Ground-types como Landorus-T, Hippowdon e Garchomp podem fazer check a Electric-types como Zeraora e Tapu Koko e pressionar Galarian Slowking, o qual faz counter a esse set. Eles apreciam Tapu Fini sendo uma switch-in confiável a Weavile e Urshifu-R, dois dos poucos physical attackers que eles não conseguem fazer check. Weavile pode sobrecarregar Grass-types e Galarian Slowking e aprecia a switch-in para Urshifu-R que Tapu Fini providencia.

[STRATEGY COMMENTS]

Other Options
====
Um set mais defensivo de Choice Scarf com Whirlpool, Moonblast, Nature's Madness e Trick pode ser usado para prender Pokémon passivos, similar a sets de Whirlpool, enquanto ainda permite que Tapu Fini ultrapasse e ameaça vários Pokémon. 252 HP / 116 SpD / 140 Spe e uma nature Calm devem ser usados nesse set. Tapu Fini também pode usar um set de utilidade com Knock Off e Defog ou Taunt, mas é geralmente pior do que outros usuários de Defog, como Corviknight, e outros Water-types, como Slowking e Toxapex, que têm mais longevidade, e no caso de Corviknight, podem pressionar a maioria usuários de Stealth Rock.

Checks and Counters
====

**Galarian Slowking**: Galarian Slowking faz wall completo a Tapu Fini e quase sempre consegue um Future Sight de graça ou atinge-a de volta com Sludge Bomb. Porém, ele pode ser desgastado se perder seu Assault Vest para Trick ou Knock Off, e não gosta de estar Choice-locked, mas fazer isso limitará Tapu Fini imensamente, já que ela será incapaz de usar moves que não dão dano.

**Revenge Killers**: Pokémon comuns, como Zeraora, Tapu Koko, Kartana e Rillaboom, podem ultrapassar Tapu Fini sem Choice Scarf e causar muito dano. Eles também aguentam pelo menos um ataque de sets de Choice Scarf.

*Steel-types**: Ferrothorn pode fazer switch em Tapu Fini e atingi-la fortemente com Power Whip ou desgastá-la com Leech Seed, apesar de que sets sem Power Whip podem ser presos e removidos pelo set de Whirlpool, e ele não gosta de Trick. Apesar de Corviknight não ameaçar Tapu Fini ofensivamente e odiar levar burn, ele pode aguentar seus ataques bem e fazer pivot num revenge killer. Melmetal não leva 2HKO de nenhum move e pode dar 2HKO em retorno com Double Iron Bash ou Thunder Punch. Kartana resiste os moves STAB de Tapu Fini e pode dar OHKO nela com Leaf Blade fortalecido por Life Orb ou Choice Band, mas seu bulk special horrendo faz com que ele quase sofra um 2HKO de Tapu Fini.

**Dano Residual**: Muitas vezes, o melhor jeito de derrotar Tapu Fini é se aproveitar da sua falta de recovery confiável com dano residual, como Future Sight de Slowbro, Slowking e Galarian Slowking, os quais são frequentemente vistos juntos de Pokémon aos quais ela quer fazer check, como Urshifu-R e Weavile. Ambos wallbreakers anteriormente mencionados podem enfraquecê-la ao decorrer do jogo com seus fortes ataques. Knock Off de Pokémon como Weavile e Clefable removendo seu Leftovers e U-turn de Dragapult, Urshifu-R e Corviknight também são efetivos.

[CREDITS]
- Written by: [[TailGlowVM, 546123]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Quality checked by: [[ausma, 360720], [airfare, 513717]]
- Grammar checked by: [[Ropalme1914, 245099], [Pubo, 535121]][/SPOILER][/QUOTE]
 
Last edited:

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
Colocando isso de volta em WIP pq estão mexendo no original
[SET]
name: Utility
move 1: Scald
move 2: Moonblast
move 3: Knock Off
move 4: Taunt / Defog
item: Leftovers
ability: Misty Surge
nature: Timid
evs: 252 HP / 64 SpD / 192 Spe

[SET COMMENTS]

Apesar de parecer estranho usar Scald junto de Misty Surge, ele ainda pode conseguir um burn em Pokémon imunes a Ground, como Landorus-T e Dragonite, assim como Rillabom e Tapu Bulu, prevenindo que eles entrem em campo livremente. Knock Off atinge Pokémon que Tapu Fini não consegue ameaçar com seus ataques STAB, como Ferrothorn e Kartana. Taunt é geralmente preferido para limitar Pokémon como Toxapex, Slowking e Volcarona, que caso contrário fazem wall a Tapu Fini e se aproveitam dela, ou faz setup na sua frente, no caso de Volcarona. Alternativamente, Defog Tapu Fini é uma removedora de hazards efetiva graças a seu matchup decente contra usuários de Stealth Rock comuns, como Landorus-T, Garchomp e Heatran. Contudo, mantenha em mente que Defog remove Misty Terrain, então você terá que tomar cuidado ao lidar com variantes desses Pokémon que carregam Toxic. 192 EVs em Speed e uma nature Timid permitem que Tapu Fini ultrapasse Heatran Timid, com o resto dos EVs sendo colocados em Special Defense para lidar melhor com special attackers como Dragapult, Heatran, e Hydreigon.

Corviknight e Scizor são bons parceiros para Tapu Fini, já que podem fazer switch em Rillaboom e Kartana para ela, e ela pode entrar em campo com o U-turn deles para lidar com Heatran. Corviknight também pode usar seu set de Bulk Up com mais liberdade se Tapu Fini carregar Defog. Tangrowth pode fazer switch em todos os Electric- e Grass-type comuns, exceto Zapdos, e sdiminui a pressão de Tapu Fini para fazer check a Urshifu-R e outros physical attackers. Em retorno, Tapu Fini pode fazer switch em Heatran, que muitas vezes tenta se aproveitar da passividade de Tangrowth, e o protege de Toxic vindo de Pokémon como Zeraora e Garchomp. Heatran pode fazer switch em Choice-locked Rillaboom e Kyurem, e aprecia Tapu Fini fazendo switch em ataques Water- e Fighting-type e removendo Heavy-Duty Boots de Pokémon como Slowbro, assim ele pode prendê-los e eliminá-los com facilidade usando Magma Storm. Setup sweepers como Volcarona, Weavile e Kartana apreciam Misty Terrain protegendo-os de status, facilitando com que façam setup contra Pokémon como Blissey, Clefable e Slowbro, que carregam Toxic ou Thunder Wave. Tapu Fini muitas vezes pode forçar walls focadas em Special Defense como Galarian Slowking, Ferrothorn e Blissey a entrarem em campo e remover seus itens. Isso ajuda outros special attackers como Kyurem e Calm Mind Clefable a derrotá-los.
 
Last edited:

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
[OVERVIEW]
Tapu Fini é uma excelente presença defensiva em OU graças aos seus O stats sólidos e ótima tipagem defensiva, os quais de Tapu Fini permitem que ela faça check a Pokémon ameaçadores como Weavile, Urshifu-R, Heatran e Hydreigon. Ela pode usar um set de Choice Scarf que pode fazer switch e ameaçar Pokémon como Urshifu-R e Dragapult, ou pode se aproveitar de Pokémon defensivos comum como Slowking, Toxapex e Blissey ao prendê-los e eliminá-los para ajudar seus aliados ou usar esses inimigos como isca de setup. Ela também possui uma ability útil em Misty Surge para limitar o progresso de Pokémon que espalham status, como Dragapult e Toxapex, e um movepool de utilidade vasto incluindo Defog, Taunt e Knock Off. Porém, Tapu Fini não tem recovery confiável, o que significa que ela pode ser desgastada rapidamente, especialmente se seu Leftovers for removido pelo comum Knock Off, enquanto o set de Choice Scarf não tem qualquer tipo de recovery. Se ela precisa fazer check a múltiplas ameaças, seu time talvez precise de um check secundário a elas. Muitos dos Pokémon os quais ela quer entrar em campo contra, como Dragapult e Urshifu-R, têm U-turn para enfraquecê-la ainda mais. Apesar das resistências úteis de Tapu Fini, ameaças ofensivas mais rápidas como Rillaboom, Tapu Koko, Kartana e Zeraora se aproveitam de sua tipagem. Ela compete com Slowbro, Slowking e Toxapex no papel de um Water-type defensivo e Clefable no de Fairy-type defensivo, que também pode usar sets de Calm Mind. Contudo, Tapu Fini se diferencia com sua combinação única de utilidade, sua ability rara e valiosa e capacidade de simultaneamente fazer check a Pokémon como Heatran e Weavile.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Scald
move 2: Moonblast
move 3: Trick
move 4: Taunt / Defog
item: Choice Scarf
ability: Misty Surge
nature: Timid
evs: 248 HP / 44 SpD / 216 Spe

[SET COMMENTS]
Com uma Choice Scarf, Tapu Fini pode ultrapassar e ameaçar Pokémon como Garchomp, Tornadus-T e Dragapult. Trick prejudica Ferrothorn, Blissey e Toxapex, os quais podem fazer switch nos ataques de Tapu Fini com facilidade, ajudando aliados a derrotarem-nos. Taunt pode parecer estranho num set de item Choice, mas impede que Toxapex e Slowking entrem em campo de graça contra ela e que setup sweepers bulky, como Volcarona e Dragonite, de fazerem façam setup contra ela. Defog pode ser usado em seu lugar em times que requerem controle de hazard ocasional. 216 EVs em Speed são usados para ultrapassar +1 Dragonite, e o resto é colocado em HP e Special Defense para receber ataques de Pokémon como Weavile e Dragapult com mais facilidade. mas os EVs são customizáveis; por exemplo, investimento máximo em Defense pode ser usado se seu time tem outro usuário que preenche o cargo de Tapu Fini revenge killer, e EVs podem ser colocados em Special Attack, permitindo que Tapu Fini dê OHKO em Pokémon como Weavile e Dragapult.

Esse set se encaixa em times ofensivos que não precisam da utilidade defensiva de Tapu Fini e apreciam a compressão de papéis que ela oferece: revenge killer; switch-in situacional de Dragapult, Urshifu-R e Weavile e Defogger em potencial. Pokémon que se aproveitam da habilidade de Tapu Fini de atrair e prejudicar Galarian Slowking, Blissey e Toxapex, como Volcarona e Nasty Plot Tornadus-T, os quais também ajudam contra Rillaboom e Kartana, são aliados ideais. Ferrothorn pode usar Spikes para enfraquecer Pokémon inimigos o suficiente para Tapu Fini conseguir um KO neles, e pressionar Water-types como Slowking. Ele também faz switch em Tapu Koko para ela. Ground-types como Landorus-T e Garchomp podem fazer switch em Tapu Koko e Galarian Slowking, e eles gostam da habilidade de Tapu Fini de fazer check a Weavile e Urshifu-R para eles.

[SET]
name: Whirlpool Trapper
move 1: Whirlpool
move 2: Moonblast
move 3: Nature's Madness
move 4: Taunt
item: Leftovers
ability: Misty Surge
nature: Calm
evs: 252 HP / 216 Def / 40 SpD

Whirlpool permite que Tapu Fini prenda e remova vários Pokémon que não conseguem machucá-la o suficiente, como Toxapex, Blissey, Slowbro, Slowking e Ferrothorn sem Power Whip. Nature's Madness providencia dano constante consistente em Pokémon mais bulky, como os mencionados anteriormente que ela pode prender, além de switch-ins como Galarian Slowking. Taunt é necessário para que Pokémon como Toxapex, Blissey e Slowking não possam usar seus moves de recovery ou fazer pivot com Teleport. Knock Off pode ser usado no lugar de Moonblast para atrair Galarian Slowking e remover sua Assault Vest, além de remover o Black Sludge ou Shed Shell de Toxapex para desgastá-lo mais rapidamente, mas isso faz de Tapu Fini um check menos confiável a de Weavile e Urshifu-R. Os EVs permitem que Tapu Fini sobreviva a três Close Combats impulsionados por Choice Band de Urshifu-R e dois Shadow Balls impulsionados por Choice Specs de Blacephalon se totalmente saudável.

Esse set se encaixa numa variedade de times, mas como seu principal propósito é prender e eliminar certos Pokémon defensivos, como Toxapex, Blissey e Slowking, ele deve ser usado com Pokémon que apreciam tais inimigos removidos. Weavile é uma ótima opção, já que Toxapex e Ferrothorn são checks comuns a ele, e ele derrota Grass-types e Galarian Slowking para Tapu Fini. Urshifu-R similarmente pode se beneficiar de Toxapex e Slowbro sendo removidos, e ele facilita o matchup contra times com Ferrothorn. Volcarona e Dragonite podem fazer check a Grass-types para Tapu Fini, e ambos conseguem fazer sweep com muito mais facilidade se Toxapex for eliminado. Ground-types como Landorus-T e Garchomp podem fazer switch em Electric-types para Tapu Fini e gostam dela fazendo check a Weavile e Urshifu-R. Se Tapu Fini optar por Knock Off, Pokémon que apreciam Galarian Slowking perdendo sua Assault Vest, como Kyurem, são bons aliados.

[SET]
name: Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Taunt
move 3: Scald
move 4: Draining Kiss
item: Leftovers
ability: Misty Surge
nature: Bold
evs: 252 HP / 116 Def / 140 Spe

[SET COMMENTS]
Taunt transforma Pokémon que dependem de moves de status para causar dano à Tapu Fini, como Blissey e Toxapex, em isca de setup. Ele também previne que Slowking use Teleport e que Pokémon como Corviknight e Clefable usem seus moves de recovery, forçando eles a tomarem cuidado para impedir que sejam enfraquecidos. Scald é mais fraco do que Surf, mas desencoraja Pokémon que não são protegidos por Misty Terrain, como Landorus-T e Rillaboom, de fazerem switch in devido à ameaça de um burn. Draining Kiss é preferível a Moonblast para tornar Tapu Fini mais difícil de ser desgastada, mas Moonblast pode ser considerado devido a sua força imediata. 140 EVs em Speed são usados para ultrapassar Bisharp e Timid Magnezone. Os EVs de em Defense e uma nature Bold são usados pois Calm Mind já impulsiona o bulk special de Tapu Fini.

Magnezone é um ótimo aliado, podendo prender e eliminar Ferrothorn, um dos counters mais comuns a Tapu Fini, além de outros Steel-types, como Corviknight, que podem fazer switch nela sem boosts. Ground-types como Landorus-T, Hippowdon e Garchomp podem fazer check a Electric-types como Zeraora e Tapu Koko e pressionar Galarian Slowking, o qual faz counter a este set. Eles apreciam Tapu Fini sendo uma switch-in confiável a Weavile e Urshifu-R, dois dos poucos atacantes physical aos quais eles não conseguem fazer check. Weavile pode sobrecarregar Grass-types e Galarian Slowking, e aprecia a switch-in para Urshifu-R que Tapu Fini providencia.

[STRATEGY COMMENTS]

Other Options
====
Um set mais defensivo de Choice Scarf com Whirlpool, Moonblast, Nature's Madness e Trick pode ser usado para prender Pokémon passivos, similar a sets de Whirlpool, enquanto ainda permitindo permite que Tapu Fini ultrapasse e ameaça vários Pokémon. 252 HP / 116 SpD / 140 Spe e uma nature Calm nature devem ser usados nesse set. Tapu Fini também pode usar um set de utility utilidade com Knock Off e Defog ou Taunt, mas é geralmente pior do que outros usuários de Defog, como Corviknight, e outros Water-types, como Slowking e Toxapex, que têm mais longevidade, e no caso de Corviknight, podem pressionar a maioria usuários de Stealth Rock.

Checks and Counters
====

**Galarian Slowking**: Galarian Slowking faz wall completo a Tapu Fini e quase sempre consegue um Future Sight de graça ou atinge-a de volta com Sludge Bomb. Porém, ele pode ser desgastado se perder seu Assault Vest para Trick ou Knock Off, e não gosta de estar Choice-locked, mas fazer isso limitará Tapu Fini imensamente, já que ela será incapaz de usar moves que não dão dano.

**Revenge Killers**: Pokémon comuns, como Zeraora, Tapu Koko, Kartana e Rillaboom, podem ultrapassar Tapu Fini sem Choice Scarf e causar muito dano. Eles também aguentam pelo menos um ataque de sets de Choice Scarf.

*Steel-types**: Ferrothorn pode fazer switch em Tapu Fini e atingi-la fortemente com Power Whip ou desgastá-la com Leech Seed, apesar de que sets sem Power Whip podem ser presos e removidos pelo set de Whirlpool, e ele não gosta de Trick. Apesar de Corviknight não ameaçar Tapu Fini ofensivamente e odiar levar burn, ele pode aguentar seus ataques bem e fazer pivot num revenge killer. Melmetal não leva 2HKO de nenhum move e pode dar 2HKO em retorno com Double Iron Bash ou Thunder Punch. Kartana resiste os moves STAB de Tapu Fini e pode dar OHKO nela com Leaf Blade, mas seu bulk special horrendo faz com que ele quase sofra um 2HKO de Tapu Fini.

**Dano Residual**: Muitas vezes, o melhor jeito de derrotar Tapu Fini é se aproveitar da sua falta de recovery confiável com dano residual, como Future Sight de Slowbro, Slowking e Galarian Slowking, os quais são frequentemente vistos junto de Pokémon aos quais ela quer fazer check, como Urshifu-R e Weavile. Knock Off de Pokémon como Weavile e Clefable removendo seu Leftovers e U-turn de Dragapult, Urshifu-R e Corviknight também são efetivos.
 

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
Adicionar / Remover / Comentários

GP 2/2 :blobthumbsup: (acho que você mudou o título da thread mas esqueceu de aplicar o GP do Ropalme. Pra facilitar a aplicação e garantir que não deixamos passar nada, vou fazer esse segundo e incluir também as mudanças do primeiro)

gp stamp 1.gif


[OVERVIEW]
Tapu Fini é uma excelente presença defensiva em OU graças aos seus O stats sólidos e ótima tipagem defensiva, os quais de Tapu Fini permitem que ela faça check a Pokémon ameaçadores como Weavile, Urshifu-R, Heatran e Hydreigon. Ela pode usar um set de Choice Scarf que pode para fazer switch e ameaçar Pokémon como Urshifu-R e Dragapult, ou pode se aproveitar de Pokémon defensivos, (AV) comunsm como Slowking, Toxapex e Blissey, (AV) ao prendê-los e eliminá-los para ajudar seus aliados ou usar esses inimigos como isca de setup. Ela também possui uma ability útil em Misty Surge para limitar o progresso de Pokémon que espalham status, como Dragapult e Toxapex, e um movepool de utilidade vasto incluindo Defog, Taunt e Knock Off. Porém, Tapu Fini não tem recovery confiável, o que significa que ela pode ser desgastada rapidamente, especialmente se seu Leftovers for removido pelo comum Knock Off ou se usar Choice Scarf.(AP), enquanto o set de Choice Scarf não tem qualquer tipo de recovery. Se ela precisa fazer check a múltiplas ameaças, seu time talvez precise de um check secundário a elas. Muitos dos Pokémon os quais ela quer entrar em campo contra, como Dragapult e Urshifu-R, têm U-turn para enfraquecê-la ainda mais. Apesar das resistências úteis de Tapu Fini, ameaças ofensivas mais rápidas como Rillaboom, Tapu Koko, Kartana e Zeraora se aproveitam de sua tipagem. Ela compete com Slowbro, Slowking e Toxapex no papel de um Water-type defensivo e Clefable no de Fairy-type defensivo, que também pode usar sets de Calm Mind. Contudo, Tapu Fini se diferencia com sua combinação única de utilidade, sua ability rara e valiosa e capacidade de simultaneamente fazer check a Pokémon como Heatran e Weavile.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Scald
move 2: Moonblast
move 3: Trick
move 4: Taunt / Defog
item: Choice Scarf
ability: Misty Surge
nature: Timid
evs: 248 HP / 44 SpD / 216 Spe

[SET COMMENTS]
Com uma Choice Scarf, Tapu Fini pode ultrapassar e ameaçar Pokémon como Garchomp, Tornadus-T e Dragapult. Trick prejudica Ferrothorn, Blissey,(AV) Galarian Slowking e Toxapex, os quais podem fazer switch nos ataques de Tapu Fini com facilidade, ajudando aliados a vencê-los derrotarem-nos. Taunt pode parecer estranho num set de item Choice, mas impede que Toxapex e Slowking entrem em campo de graça contra ela e que setup sweepers bulky,(AV) como Volcarona e Dragonite,(AV) de fazerem façam setup contra ela. Defog pode ser usado em seu lugar em times que requerem controle de hazard ocasional. 216 EVs em Speed são usados para ultrapassar +1 Dragonite, e o resto é colocado em HP e Special Defense para receber ataques de Pokémon como Weavile e Dragapult com mais facilidade. mas os EVs são customizáveis; por exemplo, investimento máximo em Defense pode ser usado se seu time tem outro usuário que preenche o cargo de Tapu Fini revenge killer, e EVs podem ser colocados em Special Attack, permitindo que Tapu Fini dê OHKO em Pokémon como Weavile e Dragapult.

Esse set se encaixa em times ofensivos que não precisam da utilidade defensiva de Tapu Fini e apreciam a compressão de papéis que ela oferece: revenge killer; switch-in situacional de Dragapult, Urshifu-R e Weavile e Defogger em potencial. Pokémon que se aproveitam da habilidade de Tapu Fini de atrair e prejudicar Galarian Slowking, Blissey e Toxapex, como Volcarona e Nasty Plot Tornadus-T, os quais também ajudam contra Rillaboom e Kartana, são aliados ideais. Ferrothorn pode usar Spikes para enfraquecer Pokémon inimigos o suficiente para Tapu Fini conseguir um KO neles, (RV) e pressionar Water-types como Slowking. Ele também faz switch em Tapu Koko para ela. Ground-types como Landorus-T e Garchomp podem fazer switch em Tapu Koko e Galarian Slowking, e eles gostam da habilidade de Tapu Fini de fazer check a Weavile e Urshifu-R para eles.

[SET]
name: Whirlpool Trapper
move 1: Whirlpool
move 2: Moonblast
move 3: Nature's Madness
move 4: Taunt
item: Leftovers
ability: Misty Surge
nature: Calm
evs: 252 HP / 216 Def / 40 SpD

Whirlpool permite que Tapu Fini prenda e remova vários Pokémon que não conseguem machucá-la o suficiente, como Toxapex, Blissey, Slowbro, Slowking e Ferrothorn sem Power Whip. Nature's Madness providencia dano constante consistente em Pokémon mais bulky, como os mencionados anteriormente que ela pode prender, além de switch-ins como Galarian Slowking. Taunt é necessário para que Pokémon como Toxapex, Blissey e Slowking não possam usar seus moves de recovery ou fazer pivot com Teleport. Knock Off pode ser usado no lugar de Moonblast para atrair Galarian Slowking e remover sua Assault Vest, além de remover o Black Sludge ou Shed Shell de Toxapex para desgastá-lo mais rapidamente, mas isso faz de Tapu Fini um check menos confiável a de Weavile e Urshifu-R. Os EVs permitem que Tapu Fini sobreviva a três Close Combats impulsionados por Choice Band de Urshifu-R e dois Shadow Balls impulsionados por Choice Specs de Blacephalon se totalmente saudável.

Esse set se encaixa numa variedade de times, mas como seu principal propósito é prender e eliminar certos Pokémon defensivos, como Toxapex, Blissey e Slowking, ele deve ser usado com Pokémon que apreciam tais inimigos removidos. Weavile é uma ótima opção, já que Toxapex e Ferrothorn são checks comuns a ele, e ele derrota Grass-types e Galarian Slowking para Tapu Fini. Urshifu-R similarmente pode se beneficiar de Toxapex e Slowbro sendo removidos, e ele facilita o matchup contra times com Ferrothorn. Volcarona e Dragonite podem fazer check a Grass-types para Tapu Fini, (RV) e ambos conseguem fazer sweep com muito mais facilidade se Toxapex for eliminado. Ground-types como Landorus-T e Garchomp podem fazer switch em Electric-types para Tapu Fini e gostam dela fazendo check a Weavile e Urshifu-R. Se Tapu Fini optar por Knock Off, Pokémon que apreciam Galarian Slowking perdendo sua Assault Vest, como Kyurem, são bons aliados.

[SET]
name: Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Taunt
move 3: Scald
move 4: Draining Kiss
item: Leftovers
ability: Misty Surge
nature: Bold
evs: 252 HP / 116 Def / 140 Spe

[SET COMMENTS]
Taunt transforma Pokémon que dependem de moves de status para causar dano à a (não usamos crase em nomes próprios) Tapu Fini, como Blissey e Toxapex, em isca de setup. Ele também previne que Slowking use Teleport e que Pokémon como Corviknight e Clefable usem seus moves de recovery, forçando eles a tomarem cuidado para impedir que sejam enfraquecidos. Scald é mais fraco do que Surf, mas desencoraja Pokémon que não são protegidos por Misty Terrain, como Landorus-T e Rillaboom, de fazerem switch in devido à ameaça de um burn. Draining Kiss é preferível a Moonblast para tornar Tapu Fini mais difícil de ser desgastada, mas Moonblast pode ser considerado devido à sua força imediata. 140 EVs em Speed são usados para ultrapassar Bisharp e Timid Magnezone. Os EVs de em Defense e uma nature Bold são usados pois Calm Mind já impulsiona o bulk special de Tapu Fini.

Magnezone é um ótimo aliado, podendo prender e eliminar Ferrothorn, um dos counters mais comuns a Tapu Fini, além de outros Steel-types, como Corviknight, (AV) que podem fazer switch nela sem boosts. Ground-types como Landorus-T, Hippowdon e Garchomp podem fazer check a Electric-types como Zeraora e Tapu Koko e pressionar Galarian Slowking, o qual faz counter a essete set. Eles apreciam Tapu Fini sendo uma switch-in confiável a Weavile e Urshifu-R, dois dos poucos atacantes physical attackers aos quais que eles não conseguem fazer check. Weavile pode sobrecarregar Grass-types e Galarian Slowking, (RV)e aprecia a switch-in para Urshifu-R que Tapu Fini providencia.

[STRATEGY COMMENTS]

Other Options
====
Um set mais defensivo de Choice Scarf com Whirlpool, Moonblast, Nature's Madness e Trick pode ser usado para prender Pokémon passivos, similar a sets de Whirlpool, enquanto ainda permitindo permite que Tapu Fini ultrapasse e ameaça vários Pokémon. 252 HP / 116 SpD / 140 Spe e uma nature Calm nature devem ser usados nesse set. Tapu Fini também pode usar um set de utility utilidade com Knock Off e Defog ou Taunt, mas é geralmente pior do que outros usuários de Defog, como Corviknight, e outros Water-types, como Slowking e Toxapex, que têm mais longevidade, e no caso de Corviknight, podem pressionar a maioria usuários de Stealth Rock.

Checks and Counters
====

**Galarian Slowking**: Galarian Slowking faz wall completo a Tapu Fini e quase sempre consegue um Future Sight de graça ou atinge-a de volta com Sludge Bomb. Porém, ele pode ser desgastado se perder seu Assault Vest para Trick ou Knock Off, e não gosta de estar Choice-locked, mas fazer isso limitará Tapu Fini imensamente, já que ela será incapaz de usar moves que não dão dano.

**Revenge Killers**: Pokémon comuns, como Zeraora, Tapu Koko, Kartana e Rillaboom, podem ultrapassar Tapu Fini sem Choice Scarf e causar muito dano. Eles também aguentam pelo menos um ataque de sets de Choice Scarf.

*Steel-types**: Ferrothorn pode fazer switch em Tapu Fini e atingi-la fortemente com Power Whip ou desgastá-la com Leech Seed, apesar de que sets sem Power Whip podem ser presos e removidos pelo set de Whirlpool, e ele não gosta de Trick. Apesar de Corviknight não ameaçar Tapu Fini ofensivamente e odiar levar burn, ele pode aguentar seus ataques bem e fazer pivot num revenge killer. Melmetal não leva 2HKO de nenhum move e pode dar 2HKO em retorno com Double Iron Bash ou Thunder Punch. Kartana resiste os moves STAB de Tapu Fini e pode dar OHKO nela com Leaf Blade fortalecido por Life Orb ou Choice Band, mas seu bulk special horrendo faz com que ele quase sofra um 2HKO de Tapu Fini.

**Dano Residual**: Muitas vezes, o melhor jeito de derrotar Tapu Fini é se aproveitar da sua falta de recovery confiável com dano residual, como Future Sight de Slowbro, Slowking e Galarian Slowking, os quais são frequentemente vistos juntos de Pokémon aos quais ela quer fazer check, como Urshifu-R e Weavile. Ambos wallbreakers anteriormente mencionados podem enfraquecê-la ao decorrer do jogo com seus fortes ataques. Knock Off de Pokémon como Weavile e Clefable removendo seu Leftovers e U-turn de Dragapult, Urshifu-R e Corviknight também são efetivos.

[CREDITS]
- Written by: [[TailGlowVM, 546123]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Quality checked by: [[ausma, 360720], [airfare, 513717]]
- Grammar checked by: [[Ropalme1914, 245099], [Pubo, 535121]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top