Monotype Smeargle (Normal)

[OVERVIEW]

Normal
=======

A imensa movepool de suporte de Smeargle lhe permite ser um lead, colocando entry hazards para times Normal-type ofensivos. A combinação única de Stealth Rock, Sticky Web e Spore dá um suporte aos seus colegas de equipe com dano residual, redução de Speed e sleep nos oponentes logo no início da batalha. Smeagle é o único Normal-type com Sticky Web, portanto, sendo o único motivo pelo qual times hyper offense para esse tipo existem. A habilidade de Smeargle de prejudicar leads com Spore ou Nuzzle para utilizar entry hazards mais facilmente também providencia momentum no começo da partida. Entretanto, sua dependência em moves de suporte e seu stat de Speed medíocre o torna suscetível a receber Taunt de Pokémon mais rápidos como Cobalion e Deoxys-S. Além disso, passa por dificuldades contra Magic Bounce e usuários de Substitute, a exemplo de Mega Sableye e Suicune, que podem facilmente o sobrepujar e fazer setup em sua frente. Smeargle é restringido a times hyper offense, pois times balanceados e defensivos não necessitam do suporte de Sticky Web.

[SET]
name: Usuário de Entry Hazards
move 1: Stealth Rock
move 2: Sticky Web
move 3: Spore
move 4: Nuzzle
item: Focus Sash
ability: Own Tempo
nature: Jolly
evs: 252 HP / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Como único suicide lead viável em Normal-type, Smeargle utiliza Stealth Rock para enfraquecer times adversários. Sticky Web ajuda os colegas de equipe de Smeargle, dando vantagem contra times ofensivos dependentes de Speed. Isso é especialmente útil contra times Fighting-type com ameaças tais como Heracross e Choice Scarf Terrakion. Spore com Focus Sash permite a Smeargle incapacitar os leads adversários por alguns turnos e utilizar entry hazards sem muito medo. Nuzzle permite que Smeargle não seja inutilizado por Taunt e espalhe paralysis, o que é muito apreciado por seus colegas de equipe ofensivos. Após pôr um Pokémon para dormir com Spore, Smeargle também pode paralisar switch-ins usando Nuzzle. Magic Coat é outra opção em vez de Nuzzle para Smeargle devolver moves como Taunt. Entretanto, depende fortemente de uma previsão, e uma previsão falha pode impedir Smeargle de utilizar entry hazards. Taunt também é uma opção a fim de parar Defoggers mais lentos como Mantine, que pode remover entry hazards, o que mantém o time adversário sob pressão, e inutiliza usuários de entry hazards adversários como Ferrothorn.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Speed junto a uma nature Jolly permite que Smeargle ultrapasse e atrapalhe Pokémon mais lentos como Swampert, Mantine e Bisharp. Investimento máximo em HP melhora seu bulk geral, tomando ataques sem investimento como Scald de Swampert e Empoleon. Visto que Smeargle tem más defesas, Focus Sash é utilizado para garantir que quase sempre poderá utilizar alguma forma de entry hazard. Own Tempo, embora que só situacional, é útil contra usuários de Hurricane.

Dicas de Uso
========

Como um lead dedicado, Smeargle deve ser normalmente mandado logo de início para utilizar entry hazards. Entretanto, quando os times adversários têm usuários de Taunt mais velozes, tais como Cobalion e Deoxys-S, nesse caso, Smeargle não deve ser utilizado como lead, porque Taunt desses oponentes o inutilizaria completamente. Na maior parte do tempo, Smeargle deve utilizar Spore primeiramente para colocar os oponentes para dormir e assim poder usar entry hazards livremente. Mas, quando o time adversário possui Pokémon que podem fazer switch em Spore, como Grass-type, é importante se concentrar em botar os entry hazards em campo. É necessário lidar com usuários de Magic Bounce como Mega Diancie e Mega Sableye antes de utilizar entry hazards. Se você estiver os encarando, force-os a sair de campo no primeiro turno com um colega de equipe como Diggersby e faça uma double switch para Smeargle a fim de garantir um hazard antes de eles Mega Evoluírem. Spore pode ser reservado no late-game para incomodar uma wall defensiva problemática como Celesteela ou um setup sweeper como Bisharp. Nuzzle deve ser usado após Spore para espalhar paralysis, pois geralmente um Pokémon dormindo será substituído por um vulnerável ao move. Também permite que Smeargle incomode alguns setup sweepers, a exemplo de Taunt Gyarados. Contra leads mais rápidos com Taunt, Smeargle deve utilizar Nuzzle para incomodá-los ou deve utilizar Magic Coat para devolver Taunt. Contra tipos ofensivos, tais como Ground, Fairy e Fighting, Sticky Web deve ser priorizado, já que dá vantagem em Speed para o seu time. Contra times defensivos, como Poison, Stealth Rock deve ser priorizado a fim de nocauteá-los com mais segurança e facilidade.

Opções de Equipe
========

Diggersby não só é um grande colega de equipe para Smeargle, aproveitando-se de Sticky Web ou Stealth Rock, mas também pressiona usuários de Defog e Rapid Spin, tais como Mantine e Armaldo. Diggersby também pode usar um set de Swords Dance, tomando vantagem dos turnos livres que Spore providencia. Mega Lopunny gosta da ajuda de Sticky Web, pois permite que ultrapasse adversários com Choice Scarf como Terrakion e Victini e pressione outros times de forma mais eficaz. Também facilita o matchup contra Steel- e Rock-type graças a STAB High Jump Kick. Spore e Nuzzle de Smeargle ajudam a dar mais oportunidades de setup para Porygon-Z, que é um excelente special sweeper. Sticky Web deixa-o ultrapassar usuários de Choice Scarf mais rápidos, a exemplo de Victini e Greninja, quando está em +1. Staraptor ofensivo realiza wallbreak com mais facilidade devido à ajuda de Stealth Rock, podendo lidar com Fighting-types mais facilmente com Sticky Web. Mega Pidgeot tem uma Speed fantástica que só é favorecida pelo suporte de Sticky Web, podendo lidar melhor com times Fighting e Steel-types com a coverage de Hurricane e Heat Wave. Os entry hazards de suporte de Smeargle permitem que Meloetta realize um wallbreak mais eficiente, não se preocupando tanto com ameaças em solo como Choice Specs Keldeo. A baixa Speed de Bewear é compensada graças ao apoio de Sticky Web, que lhe permite efetuar melhor o wallbreak de times. Sua ability Fluffy faz dele um check ofensivo para usuários de prioridade como Mega Scizor e Azumarill, que são problemáticos para times ofensivos.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Normal
-------

Memento pode ser utilizado no lugar de Nuzzle para previnir que adversários utilizem Defog ou Rapid Spin, facilitando oportunidades de setup para os colegas de equipe de Smeargle e trazendo-os em segurança para a batalha.

Checks e Counters
===================

Normal
-------

**Magic Bounce**: Pokémon com a ability Magic Bounce, como Mega Diancie e Mega Sableye, evitam completamente que Smeargle utilize entry hazards.

**Usuários de Taunt**: Utilizadores de Taunt mais rápidos, como Deoxys-S, Cobalion e Aerodactyl, podem facilmente inutilizar Smeargle devido à sua dependência em moves de status.

**Tapu Koko**: Tapu Koko é um bom check de Smeargle, pois normalmente recorre a Taunt, não pode ser posto para dormir no Electric Terrain e possui uma imunidade natural a paralysis.

**Removedores de Hazard**: Usuários dedicados de Defog e Rapid Spin como Mantine, Zapdos e Armaldo podem retirar os hazards de Smeargle.

**Grass-types Mais Rápidos**: Pokémon como Celebi e Tapu Bulu não são afetados por Spore, podendo limitar Smeargle a utilizar somente um entry hazard.

**Hazards**: O baixo bulk de Smeargle facilita um OHKO após o dano residual ter desativado Focus Sash.

[CREDITS]
- Written by: [[Harpp, 320110]]
- Translated by: [[Gravelordluiz, 487133]]
- Grammar checked by: [[Randomnick, 321109], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [Eien, 100418], [Tyke, 243751]]

https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/smeargle/
 
Last edited:

Natan

...
is a Smogon Media Contributor Alumnus
Azul = Adicionar, Adicionar Vírgula (AV), Adicionar Ponto (AP)
Vermelho = Remover, Remover Vírgula (RV), Remover Ponto (RP), Remover Hífen (RH)
Verde = (Comentários)

[OVERVIEW]
=======

Normal
-------

O imenso A imensa movepool de suporte de Smeargle que o permite ser um lead de fazer set de colocando entry hazards (não traduza set como "de fazer set de") para times Normal-type ofensivos de Normal-type. A combinação única de Stealth Rock, Sticky Web e Spore permite dar suporte aos seus colegas de equipe dando com dano residual, deixando lento redução de velocidade e paralisando paralysis nos oponentes logo no início da batalha. (acho que o texto fica melhor assim, não gosto de muita coisa enumerada no gerúndio) Smeagle é o único Normal-type com Sticky Web, portanto, O suporte de Sticky Web de Smeargle é sendo o único motivo pelo qual times hyper offense de Normal-type existem, e o único jeito de se obter isso é através de Smeargle. (é isso que o texto normal quer dizer, do jeito que ficou traduzido fica meio redundante imo, além do mais n separe isto em mais de um parágrafo) A habilidade de Smeargle de prejudicar leads com Spore ou Nuzzle para utilizar entry hazards mais facilmente e também providenciar um momentum mais cedo momentum no começo da partida. (cuidado ao traduzir para não confundir / adicionar algum termo e deixar a frase sem objetivo (A habilidade de Smeargle de prejudicar leads e ganhar momentum mais cedo faz o quê?) além disso novamente a coisa do parágrafo) Entretanto, sua dependência em moves de suporte e seu stat de Speed medíocre o torna suscetível a receber Taunt de Pokémon mais rápidos como Cobalion e Deoxys-S. Também passa por dificuldades contra Magic Bounce e usuários de Substitute a exemplo de Mega Sableye e Suicune, que podem facilmente sobrepujá-lo e fazer set up em sua frente. (essa palavra é bem incomum e acho que um termo mais "normal" ficaria melhor aqui, mas como não está errado, resolvi deixar) Smeargle é restringido a times hyper offense, pois times balanceados e defensivos não necessitam do suporte de Sticky Web.

SET
name: Entry Hazard Setter
move 1: Stealth Rock
move 2: Sticky Web
move 3: Spore
move 4: Nuzzle
item: Focus Sash
ability: Own Tempo
nature: Jolly
evs: 252 HP / 4SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
=======

Como único suicide lead viável em Normal-type, Smeargle utiliza Stealth Rock para enfraquecer times adversários. Sticky Web ajuda os colegas de equipe de Smeargle tendo vantagem contra times ofensivos dependentes de Speed. Isso é especialmente útil contra times Fighting-type com ameaças tais como Heracross e Terrakion Choice Scarf. Spore em conjunto com Focus Sash permite a Smeargle incapacitar os leads adversários por alguns turnos e utilizar entry hazards sem muito medo. Nuzzle permite que Smeargle não caia na isca de seja inutilizado por Taunt e espelhar espalhe (além da concordância, espelhar e espalhar são parecidos mas tem sentido bem diferente, cuidado com isso) paralysis, que é mais muito (mais aqui dá uma ideia de comparação, mas não há nada para comparar, por isso troquei apreciado pelos por seus colegas de equipe ofensivos. Após por um Pokémon para dormir com Spore, Smeargle também pode paralisar switch-ins usando Nuzzle. Magic Coat é outra opção ao invés de Nuzzle que permite que Smeargle devolva moves como Taunt. Entretanto, é uma previsão pesada perigosa depende fortemente de uma previsão, e uma previsão falha pode resultar na capacidade de Smeargle utilizar entry hazards impedir Smeargle de utilizar entry hazards (creio que você quis dizer incapacidade, de outra maneira a frase não faz o mínimo sentido). Taunt também é uma opção para parar deffogers mais lentos como Mantine que pode remover os entry hazards, assim mantendo o time adversário sobre pressão. (RP) , (AV) e também parar usuários de entry hazards adversários como Ferrothorn. (se você vai juntar as frases com um também, não faz sentido usar um ponto)

Detalhes do Set
=======

Investimento máximo em Speed junto a uma nature Jolly permite que Smeargle ultrapasse e incomode (algo como atrapalhe ou enfraqueça me parece melhor aqui, mas vou deixar você decidir) Pokémon mais lentos como Swampert, Mantine e Bisharp. Investimento máximo em HP providencia um melhora seu (se não parece que ele só tem bulk graças ao investimento, o que não é verdade no sentido literal) bulk geral, permitindo tomar ataques sem investimento como Scald de Swampert e Empoleon. Pois Porque Smeargle tem más defesas, Focus Sash é utilizado para garantir que quase sempre será utilizado poderá utilizar alguma forma de entry hazard. (iniciar um período com pois fica muito estranho) Own Tempo, embora que só situacional, (AV) é útil contra usuários de Hurricane.

Dicas de Uso
=======

Como um lead dedicado, Smeargle deve ser normalmente mandado logo de início para utilizar entry hazards. Entretanto, quando os times adversários têm usuários de lead Taunt (usuários de lead não) mais velozes, (AV) tais como Cobalion e Deoxys-S, (isolar o aposto) neste caso Smeargle não deve ser utilizado como lead, porque o Taunt dos citados anteriormente desses o quebraria completamente. Na maior parte do tempo, Smeargle deve utilizar Spore primeiramente para colocar os oponentes para dormir e assim poder usar entry hazards livremente, mas quando o time adversário possui Pokémon que podem fazer switch em Spore como Grass-type, é importante se concentrar em botar os entry hazards em campo. É necessário lidar com usuários de Magic Bounce como Mega Diancie e Mega Sableye precisa se lidar com eles antes de utilizar entry hazards. Se você estiver encarando eles encarando-os, force-os a sair de campo a saída de campo deles no primeiro turno com um colega de equipe como Diggersby e faça uma (posso estar errado mas quase certeza que switch é feminino) double switch para Smeargle para um único hazard garantido garantir um hazard antes que eles realizem a Mega- (RH)Evolução. Spore pode ser reservado para o late-game para incomodar uma wall defensiva problemática como Celesteela ou um setup sweeper como Bisharp. Nuzzle deve ser usado após usar Spore para espalhar paralysis, pois geralmente um Pokémon dormindo será substituído por um vulnerável à isso. Também permite que Smeargle incomode alguns setup sweepers a exemplo de Taunt Gyarados. Contra leads mais rápidos com Taunt, Smeargle deve utilizar Nuzzle para incomodá-los (mesma sugestão de antes) ou deve-se (RH) (o pronome se não faz sentido aqui, mas se fizesse estaria relacionado a utilizar, não a deve, só pela informação) utilizar Magic Coat para devolver o Taunt. Contra tipos ofensivos tais como Ground, Fairy e Fighting, Sticky Web deve ser priorizado, já que dá vantagem em velocidade para o seu time. Contra times defensivos como Poison, Stealth Rock deve ser priorizado (talvez considerar trocar isso pra algo como usado primeiro pra evitar uma repetição exata? não tão importante já que o original não está assim) assim sendo possível nocauteá-los de forma segura mais eficiente e segura mais facilmente.

[STRATEGY COMMENTS]
Opções de Time
=======

Diggersby é um grande colega de equipe para Smeargle, recebe vantagem de Sticky Web ou Stealth Rock, mas também exerce pressão contra usuários de Defog e Rapid Spin tais como Mantine e Armaldo. (outra opção é botar a vírgula antes de tais e transformar o termo em aposto, mas usar o tais sem ser aposto não fica legal, imo) Diggersby também pode usufruir do usar um set de Swords Dance tomando vantagem dos turnos livres que Spore providencia. Mega Lopunny gosta da ajuda de Sticky Web, pois permite que ultrapasse adversários com Choice Scarf como Terrakion e Victini, permitindo exercer pressão contra outros times de forma mais eficaz. Também facilita o matchup contra Steel-type e Rock-type graças ao High Jump Kick com STAB (STAB em letras maiúsculas) de High Jump Kick. Spore e Nuzzle de Smeargle ajudam a dar mais opurtunidades de setup para Porygon-Z; (algum motivo especial para optar por um ponto e vírgula?) que é um excelente special sweeper. Sticky Web permite que ultrapasse usuários de Choice Scarf mais rápidos a exemplo de Victini e Greninja quando se está +1. Staraptor ofensivo encontra uma maneira de facilitar o wallbreak realiza wallbreak mais facilmenta wallbreak devido à ajuda de Stealth Rock podendo lidar com Fighting-types mais facilmente com Sticky Web. Mega Pidgeot tem uma Speed fantástica que só é aumentada pelo suporte de Sticky Web, (AV) e assim podendo detonar lidar melhor com (detonar parece um pouco demais) times de Fighting e Steel-type devido ao coverage de Hurricane e Heat Wave. Os entry hazards de suporte de Smeargle permitem que Meloetta realize um wallbreak mais eficiente, assim não se preocupando tanto como ameaças em solo como Keldeo Choice Specs. A baixa Speed de Bewear é amenizada graças ao apoio de Sticky Web, que permite efetuar melhor o wallbreak de times de melhor maneira. (ou ele efetua o wallbreak melhor, ou de melhor maneira) Sua ability Fluffy permite que seja um check ofensivo para usuários de prioridade como Mega Scizor e Azumarill, que são problemáticos para times ofensivos.

Outras opções
=======
Normal
-------

Memento pode ser utilizado no lugar de Nuzzle para previner previnir que os adversários utilizem Defog ou Rapid Spin, criando mais facilmente opurtunidades oportunidades de setup para os colegas de equipe de Smeargle e trazendo-os eles em segurança para a batalha.

Checks and Counters
=======
Normal
-------

**Magic Bounce**: Pokémon com a ability Magic Bounce como Mega Diancie e Mega Sableye previnem completamente que Smeargle utilize entry hazards. (AP)

**Usuários de Taunt**: Utilizadores de Taunt mais rápidos como Deoxys-S, Cobalion e Aerodactyl podem facilmente inutilizar Smeargle devido à sua dependência em moves de status.

**Tapu Koko**: Tapu Koko é um bom check de Smeargle, pois normalmente recorre à Taunt, não pode ser posto para dormir no Electric Terrain e a sua possui uma imunidade natural a paralysis.

**Removedores de Hazard**: Usuários dedicados de Defog e Rapid Spin como Mantine, Zapdos e Armaldo podem retirar os hazards colocados por Smeargle.

**Grass-types mais rápidos**: Pokémon como Celebi e Tapu Bulu não são afetados por Spore, (AV) podendo assim sendo assim podem limitar Smeargle a utilizar somente um entry hazard.

**Hazards**: O baixo bulk de Smeargle torna mais fácil que receba um OHKO após sabendo que dano residual desativando seu o Focus Sash.


Sobre a tradução, eu sugiro perstar mais atenção nas frases que você traduz, muitas ficaram sem objetivo nenhum, outras ficaram contraditórias ou não fazem muito sentido, além de alguns outros erros menores, usar á em próclise + terceira pessoa (nocauteá-los). Fora isso eu consigo perceber a evolução das suas traduções, bom trabalho! :blobthumbsup:
 
Last edited:
Eu notei que cometi uns erros tanto cômicos como trágicos durante essa tradução, vou me atentar quando isso agradeço o empenho em realizar o GP, desculpa só atualizar após uma semana :p
 
Last edited:

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Anotações

(A)notações e (G)ramática. Outras mudanças podem ser conferidas no diffchecker. Leia as legendas atentamente;

— Não esqueça o link da análise original: ;

— Atente-se ao formato de análise da lista de reservas, pois houve algumas discrepâncias. Lembre-se também de adicionar os [CREDITS];

Comentários

— Desculpe-me pela demora para publicar este GP. Estive atarefado com algumas outras atividades. Boa tradução;

GP 2/2

[OVERVIEW]

Normal
=======

A imensa movepool de suporte de Smeargle lhe (G: verbo "permitir" exige um objeto indireto e, portanto, deve vir com o pronome "lhe" acompanhado dele) permite ser um lead, colocando entry hazards para times Normal-type ofensivos. A combinação única de Stealth Rock, Sticky Web e Spore dá um suporte aos seus colegas de equipe com dano residual, redução de Speed (A: não se usa "velocidade" e "Speed" nas traduções) e sleep (A: "paralysis"? Geralmente, não usamos "cripple" como equivalente de "paralysis" ou de "paralisando". Mas, no caso, o status que melhor se encaixaria seria "sleep", não? Já que esse é o efeito de Spore) nos oponentes logo no início da batalha. Smeagle é o único Normal-type com Sticky Web, portanto, sendo o único motivo pelo qual times hyper offense para esse tipo existem. A habilidade de Smeargle de prejudicar leads com Spore ou Nuzzle para utilizar entry hazards mais facilmente também providencia momentum no começo da partida. Entretanto, sua dependência em moves de suporte e seu stat de Speed medíocre o torna suscetível a receber Taunt de Pokémon mais rápidos como Cobalion e Deoxys-S. Além disso, passa por dificuldades contra Magic Bounce e usuários de Substitute, a exemplo de Mega Sableye e Suicune, que podem facilmente o (G: diante de advérbios, a próclise é obrigatória) sobrepujar e fazer setup em sua frente. Smeargle é restringido a times hyper offense, pois times balanceados e defensivos não necessitam do suporte de Sticky Web.

[SET]
name: Usuário de Entry Hazards
move 1: Stealth Rock
move 2: Sticky Web
move 3: Spore
move 4: Nuzzle
item: Focus Sash
ability: Own Tempo
nature: Jolly
evs: 252 HP / 4SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
=======

Como único suicide lead viável em Normal-type, Smeargle utiliza Stealth Rock para enfraquecer times adversários. Sticky Web ajuda os colegas de equipe de Smeargle, dando vantagem contra times ofensivos dependentes de Speed. Isso é especialmente útil contra times Fighting-type com ameaças tais como Heracross e Choice Scarf (A: nome de item ou até mesmo set ficam antes do Pokémon. Por exemplo, Choice Scart Landorus-T ou Calm Mind Reuniclus) Terrakion. Spore com (A: "conjunto com" é redundante e mais longo. Se é "conjunto", no caso, pressume-se que já seja "com") Focus Sash permite a Smeargle incapacitar os leads adversários por alguns turnos e utilizar entry hazards sem muito medo. Nuzzle permite que Smeargle não seja inutilizado por Taunt e espalhe paralysis, o que é muito apreciado por seus colegas de equipe ofensivos. Após pôr um Pokémon para dormir com Spore, Smeargle também pode paralisar switch-ins usando Nuzzle. Magic Coat é outra opção em vez de Nuzzle para Smeargle devolver moves como Taunt. Entretanto, depende fortemente de uma previsão, e uma previsão falha pode impedir Smeargle de utilizar entry hazards. Taunt também é uma opção a fim de parar Defoggers mais lentos como Mantine, que pode remover entry hazards, o que mantém o time adversário sob (G: a expressão mais adequada é "sob pressão", pois adquire o sentido de "submetido a" e afins. Para esclarecer a diferença entre as preposições "sobre" e "sob" pense "estou sob um teto, mas sobre minha cama". O sentido de cada uma delas é diferente, um equivalendo a "debaixo do teto" enquanto o outro "em cima da cama") pressão, e inutiliza usuários de entry hazards adversários como Ferrothorn.

Detalhes do Set
=======

Investimento máximo em Speed junto a uma nature Jolly permite que Smeargle ultrapasse e atrapalhe Pokémon mais lentos como Swampert, Mantine e Bisharp. Investimento máximo em HP melhora seu bulk geral, tomando ataques sem investimento como Scald de Swampert e Empoleon. Visto que Smeargle tem más defesas, Focus Sash é utilizado para garantir que quase sempre poderá utilizar alguma forma de entry hazard. Own Tempo, embora que só situacional, é útil contra usuários de Hurricane.

Dicas de Uso
=======

Como um lead dedicado, Smeargle deve ser normalmente mandado logo de início para utilizar entry hazards. Entretanto, quando os times adversários têm usuários de Taunt mais velozes, tais como Cobalion e Deoxys-S, nesse caso, Smeargle não deve ser utilizado como lead, porque Taunt desses oponentes o inutilizaria completamente. Na maior parte do tempo, Smeargle deve utilizar Spore primeiramente para colocar os oponentes para dormir e assim poder usar entry hazards livremente. (A: optei por um ponto final para fazer uma pausa no trecho, pois parecia que estava se prolongando muito) Mas, quando o time adversário possui Pokémon que podem fazer switch em Spore, como Grass-type, é importante se concentrar em botar os entry hazards em campo. É necessário lidar com usuários de Magic Bounce como Mega Diancie e Mega Sableye antes de utilizar entry hazards. Se você estiver os encarando, force-os a sair de campo no primeiro turno com um colega de equipe como Diggersby e faça uma double switch para Smeargle a fim de garantir um hazard antes de eles Mega Evoluírem. Spore pode ser reservado no late-game para incomodar uma wall defensiva problemática como Celesteela ou um setup sweeper como Bisharp. Nuzzle deve ser usado após Spore para espalhar paralysis, pois geralmente um Pokémon dormindo será substituído por um vulnerável ao move (G: o pronome demonstrativo "isso" não admite crase). Também permite que Smeargle incomode alguns setup sweepers, a exemplo de Taunt Gyarados. Contra leads mais rápidos com Taunt, Smeargle deve utilizar Nuzzle para incomodá-los ou deve utilizar Magic Coat para devolver Taunt. Contra tipos ofensivos, tais como Ground, Fairy e Fighting, Sticky Web deve ser priorizado, já que dá vantagem em Speed para o seu time. Contra times defensivos, como Poison, Stealth Rock deve ser priorizado a fim de nocauteá-los com mais segurança e facilidade.

Opções de Equipe (A: padrão)
=======

Diggersby não só é um grande colega de equipe para Smeargle, aproveitando-se de Sticky Web ou Stealth Rock, mas também pressiona usuários de Defog e Rapid Spin, tais como Mantine e Armaldo. Diggersby também pode usar um set de Swords Dance, tomando vantagem dos turnos livres que Spore providencia. Mega Lopunny gosta da ajuda de Sticky Web, pois permite que ultrapasse adversários com Choice Scarf como Terrakion e Victini e pressione outros times de forma mais eficaz. Também facilita o matchup contra Steel- e Rock-type graças a (A: evite colocar artigo de gênero antes de golpe) STAB High Jump Kick. Spore e Nuzzle de Smeargle ajudam a dar mais oportunidades de setup para Porygon-Z, que é um excelente special sweeper. Sticky Web deixa-o ultrapassar usuários de Choice Scarf mais rápidos, a exemplo de Victini e Greninja, quando está em +1. Staraptor ofensivo realiza wallbreak com mais facilidade devido à ajuda de Stealth Rock, podendo lidar com Fighting-types mais facilmente com Sticky Web. Mega Pidgeot tem uma Speed fantástica que só é favorecida pelo suporte de Sticky Web, podendo lidar melhor com times Fighting e Steel-types com a (A: "coverage" fica no feminino) coverage de Hurricane e Heat Wave. Os entry hazards de suporte de Smeargle permitem que Meloetta realize um wallbreak mais eficiente, não se preocupando tanto com ameaças em solo como Choice Specs Keldeo. A baixa Speed de Bewear é compensada (A: "amenizada"? Será que o sentido antes estava apropriado? Será que "amenizar" a Speed não poderia ser "diminuir" a Speed? Cabe a nós repensar e buscar uma melhor tradução) graças ao apoio de Sticky Web, que lhe permite efetuar melhor o wallbreak de times. Sua ability Fluffy faz dele um check ofensivo para usuários de prioridade como Mega Scizor e Azumarill, que são problemáticos para times ofensivos.

[STRATEGY COMMENTS] (A: o lugar estava trocado)
Outras Opções
=======

Memento pode ser utilizado no lugar de Nuzzle para previnir que adversários utilizem Defog ou Rapid Spin, facilitando oportunidades de setup para os colegas de equipe de Smeargle e trazendo-os em segurança para a batalha.

Checks e Counters
=======

Normal
-------

**Magic Bounce**: Pokémon com a ability Magic Bounce, como Mega Diancie e Mega Sableye, evitam completamente que Smeargle utilize entry hazards.

**Usuários de Taunt**: Utilizadores de Taunt mais rápidos, como Deoxys-S, Cobalion e Aerodactyl, podem facilmente inutilizar Smeargle devido à sua dependência em moves de status.

**Tapu Koko**: Tapu Koko é um bom check de Smeargle, pois normalmente recorre a (G: não há artigo feminino "a" com o qual crasear. Além disso, evitasse usar artigo de gênero antes de move) Taunt, não pode ser posto para dormir no Electric Terrain e possui uma imunidade natural a paralysis.

**Removedores de Hazard**: Usuários dedicados de Defog e Rapid Spin como Mantine, Zapdos e Armaldo podem retirar os hazards de Smeargle.

**Grass-types Mais Rápidos**: Pokémon como Celebi e Tapu Bulu não são afetados por Spore, podendo limitar Smeargle a utilizar somente um entry hazard.

**Hazards**: O baixo bulk de Smeargle facilita um OHKO após o dano residual ter desativado Focus Sash.

[CREDITS]
- Written by: [[Harpp, 320110]]
- Translated by: [[Gravelordluiz, 487133]]
- Grammar checked by: [[Randomnick, 321109], [Repu, 304761]]

- Quality control by: [[Moosical, 215618], [Eien, 100418], [Tyke, 243751]]


Copy-paste & https://www.diffchecker.com/iTP7vjyB:

[OVERVIEW]

Normal
=======

A imensa movepool de suporte de Smeargle lhe permite ser um lead, colocando entry hazards para times Normal-type ofensivos. A combinação única de Stealth Rock, Sticky Web e Spore dá um suporte aos seus colegas de equipe com dano residual, redução de Speed e sleep nos oponentes logo no início da batalha. Smeagle é o único Normal-type com Sticky Web, portanto, sendo o único motivo pelo qual times hyper offense para esse tipo existem. A habilidade de Smeargle de prejudicar leads com Spore ou Nuzzle para utilizar entry hazards mais facilmente também providencia momentum no começo da partida. Entretanto, sua dependência em moves de suporte e seu stat de Speed medíocre o torna suscetível a receber Taunt de Pokémon mais rápidos como Cobalion e Deoxys-S. Além disso, passa por dificuldades contra Magic Bounce e usuários de Substitute, a exemplo de Mega Sableye e Suicune, que podem facilmente o sobrepujar e fazer setup em sua frente. Smeargle é restringido a times hyper offense, pois times balanceados e defensivos não necessitam do suporte de Sticky Web.

[SET]
name: Usuário de Entry Hazards
move 1: Stealth Rock
move 2: Sticky Web
move 3: Spore
move 4: Nuzzle
item: Focus Sash
ability: Own Tempo
nature: Jolly
evs: 252 HP / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Como único suicide lead viável em Normal-type, Smeargle utiliza Stealth Rock para enfraquecer times adversários. Sticky Web ajuda os colegas de equipe de Smeargle, dando vantagem contra times ofensivos dependentes de Speed. Isso é especialmente útil contra times Fighting-type com ameaças tais como Heracross e Choice Scarf Terrakion. Spore com Focus Sash permite a Smeargle incapacitar os leads adversários por alguns turnos e utilizar entry hazards sem muito medo. Nuzzle permite que Smeargle não seja inutilizado por Taunt e espalhe paralysis, o que é muito apreciado por seus colegas de equipe ofensivos. Após pôr um Pokémon para dormir com Spore, Smeargle também pode paralisar switch-ins usando Nuzzle. Magic Coat é outra opção em vez de Nuzzle para Smeargle devolver moves como Taunt. Entretanto, depende fortemente de uma previsão, e uma previsão falha pode impedir Smeargle de utilizar entry hazards. Taunt também é uma opção a fim de parar Defoggers mais lentos como Mantine, que pode remover entry hazards, o que mantém o time adversário sob pressão, e inutiliza usuários de entry hazards adversários como Ferrothorn.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Speed junto a uma nature Jolly permite que Smeargle ultrapasse e atrapalhe Pokémon mais lentos como Swampert, Mantine e Bisharp. Investimento máximo em HP melhora seu bulk geral, tomando ataques sem investimento como Scald de Swampert e Empoleon. Visto que Smeargle tem más defesas, Focus Sash é utilizado para garantir que quase sempre poderá utilizar alguma forma de entry hazard. Own Tempo, embora que só situacional, é útil contra usuários de Hurricane.

Dicas de Uso
========

Como um lead dedicado, Smeargle deve ser normalmente mandado logo de início para utilizar entry hazards. Entretanto, quando os times adversários têm usuários de Taunt mais velozes, tais como Cobalion e Deoxys-S, nesse caso, Smeargle não deve ser utilizado como lead, porque Taunt desses oponentes o inutilizaria completamente. Na maior parte do tempo, Smeargle deve utilizar Spore primeiramente para colocar os oponentes para dormir e assim poder usar entry hazards livremente. Mas, quando o time adversário possui Pokémon que podem fazer switch em Spore, como Grass-type, é importante se concentrar em botar os entry hazards em campo. É necessário lidar com usuários de Magic Bounce como Mega Diancie e Mega Sableye antes de utilizar entry hazards. Se você estiver os encarando, force-os a sair de campo no primeiro turno com um colega de equipe como Diggersby e faça uma double switch para Smeargle a fim de garantir um hazard antes de eles Mega Evoluírem. Spore pode ser reservado no late-game para incomodar uma wall defensiva problemática como Celesteela ou um setup sweeper como Bisharp. Nuzzle deve ser usado após Spore para espalhar paralysis, pois geralmente um Pokémon dormindo será substituído por um vulnerável ao move. Também permite que Smeargle incomode alguns setup sweepers, a exemplo de Taunt Gyarados. Contra leads mais rápidos com Taunt, Smeargle deve utilizar Nuzzle para incomodá-los ou deve utilizar Magic Coat para devolver Taunt. Contra tipos ofensivos, tais como Ground, Fairy e Fighting, Sticky Web deve ser priorizado, já que dá vantagem em Speed para o seu time. Contra times defensivos, como Poison, Stealth Rock deve ser priorizado a fim de nocauteá-los com mais segurança e facilidade.

Opções de Equipe
========

Diggersby não só é um grande colega de equipe para Smeargle, aproveitando-se de Sticky Web ou Stealth Rock, mas também pressiona usuários de Defog e Rapid Spin, tais como Mantine e Armaldo. Diggersby também pode usar um set de Swords Dance, tomando vantagem dos turnos livres que Spore providencia. Mega Lopunny gosta da ajuda de Sticky Web, pois permite que ultrapasse adversários com Choice Scarf como Terrakion e Victini e pressione outros times de forma mais eficaz. Também facilita o matchup contra Steel- e Rock-type graças a STAB High Jump Kick. Spore e Nuzzle de Smeargle ajudam a dar mais oportunidades de setup para Porygon-Z, que é um excelente special sweeper. Sticky Web deixa-o ultrapassar usuários de Choice Scarf mais rápidos, a exemplo de Victini e Greninja, quando está em +1. Staraptor ofensivo realiza wallbreak com mais facilidade devido à ajuda de Stealth Rock, podendo lidar com Fighting-types mais facilmente com Sticky Web. Mega Pidgeot tem uma Speed fantástica que só é favorecida pelo suporte de Sticky Web, podendo lidar melhor com times Fighting e Steel-types com a coverage de Hurricane e Heat Wave. Os entry hazards de suporte de Smeargle permitem que Meloetta realize um wallbreak mais eficiente, não se preocupando tanto com ameaças em solo como Choice Specs Keldeo. A baixa Speed de Bewear é compensada graças ao apoio de Sticky Web, que lhe permite efetuar melhor o wallbreak de times. Sua ability Fluffy faz dele um check ofensivo para usuários de prioridade como Mega Scizor e Azumarill, que são problemáticos para times ofensivos.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Normal
-------

Memento pode ser utilizado no lugar de Nuzzle para previnir que adversários utilizem Defog ou Rapid Spin, facilitando oportunidades de setup para os colegas de equipe de Smeargle e trazendo-os em segurança para a batalha.

Checks e Counters
===================

Normal
-------

**Magic Bounce**: Pokémon com a ability Magic Bounce, como Mega Diancie e Mega Sableye, evitam completamente que Smeargle utilize entry hazards.

**Usuários de Taunt**: Utilizadores de Taunt mais rápidos, como Deoxys-S, Cobalion e Aerodactyl, podem facilmente inutilizar Smeargle devido à sua dependência em moves de status.

**Tapu Koko**: Tapu Koko é um bom check de Smeargle, pois normalmente recorre a Taunt, não pode ser posto para dormir no Electric Terrain e possui uma imunidade natural a paralysis.

**Removedores de Hazard**: Usuários dedicados de Defog e Rapid Spin como Mantine, Zapdos e Armaldo podem retirar os hazards de Smeargle.

**Grass-types Mais Rápidos**: Pokémon como Celebi e Tapu Bulu não são afetados por Spore, podendo limitar Smeargle a utilizar somente um entry hazard.

**Hazards**: O baixo bulk de Smeargle facilita um OHKO após o dano residual ter desativado Focus Sash.

[CREDITS]
- Written by: [[Harpp, 320110]]
- Translated by: [[Gravelordluiz, 487133]]
- Grammar checked by: [[Randomnick, 321109], [Repu, 304761]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [Eien, 100418], [Tyke, 243751]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top