Monotype Serperior

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/serperior/monotype/

[OVERVIEW]

Grass
========

Os ótimos Special Attack, Speed e ability em Contraty tornam Serperior um sweeper poderoso. Contrary aumenta seu Special Attack sempre que Leaf Storm é usado, permitindo-lhe derrotar walls como Toxapex, Mantine e Porygon2, e sua grande Speed lhe possibilita ultrapassar a maior parte do metagame, incluindo Pokémon como Mega Gallade, Landorus e Mega Diancie. Ele também possui ótimas opções de utilidade com Glare, Substitute e Leech Seed, que lhe deixam enfraquecer o time oponente. Entretanto, seu bulk medíocre o torna alvo fácil de revenge kill por Pokémon mais rápidos, como Mega Lopunny e Weavile, usuários de Choice Scarf, como Latios e Heracross, e usuários de prioridade, como Dragonite e Diggersby. Serperior também sofre por não ter boas opções de coverage, já que depende de Hidden Power Fire para atingir Steel-types com dano super efetivo. Ele também depende de Leaf Storm para causar danos maiores devido a seu Special Attack medíocre. Além disso, é difícil justificar um lugar no time para Serperior quando outros Pokémon como Celebi, Whimsicott e Decidueye melhoram alguns matchups individualmente, como Steel e Poison, Dragon e Dark e Psychic, respectivamente.

[SET]
name: SubSeed (Grass)
move 1: Leech Seed
move 2: Substitute
move 3: Leaf Storm
move 4: Hidden Power Fire
item: Leftovers
ability: Contrary
nature: Timid
evs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Leech Seed ajuda Serperior a manter-se saudável contra walls como Celesteela, Toxapex e Chansey. Usar Substitute é essencial para forçar switches em adversários como Toxapex e Ferrothorn e facilitar previsões para deixar mais difícil para a equipe oponente fazer revenge kill em Serperior. A combinação de Leech Seed e Substitute também ajuda Serperior a enfraquecer Pokémon como Heatran e Chansey. Leaf Storm aumenta o Special Attack de Serperior para vencer oponentes bulky como Toxapex e Mega Sableye e limpar times enfraquecidos no late-game. Hidden Power Fire, após um boost de Special Attack, possibilita Serperior tomar conta de Steel-types como Mega Scizor, Forretress e Ferrothorn.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed com uma nature Timid permitem a Serperior ultrapassar Pokémon como Mega Gallade e Keldeo. Leftovers lhe dá recovery passivo enquanto usa Substitute + Leech Seed para recuperar HP. Contrary lhe permite aumentar seu Special Attack usando Leaf Storm e tirar proveito de Sticky Web para ganhar um boost em Speed.

Dicas de Uso
========

Deixe Serperior entrar em Pokémon bulky como Mega Sableye, em ataques fracos como Gyro Ball de Forretress, em switches previstas ou em entry hazards previstos de Landorus-T ou Garchomp adversários. Certifique-se de fazer scout em Pokémon defensivos comuns como Chansey, Ferrothorn e Celesteela para ter certeza que eles não estão usando Toxic, bem como usuários de Thunder Wave como Jirachi, visto que status prejudicam Serperior significativamente. Devido a seu bulk medíocre, não deixe Serperior levar ataques fortes como Draco Meteor de Hydreigon e Heavy Slam de Celesteela. Tire Serperior do campo quando usuários de prioridade comuns como Dragonite, Diggersby, Weavile e Bisharp estiverem em campo, visto que Serperior não aguenta bem esses ataques. Priorize o uso de Leech Seed contra times mais bulky como Normal, Poison e Flying, visto que isso os enfraquecerá, principalmente caso entry hazards estejam em campo. Use Serperior para fazer clean no late-game, uma vez que ele terá mais facilidade fazendo sweep caso seus checks e counters estejam fora do caminho. No matchup contra Steel, tente enfraquecer Heatran o máximo possível, já que após Serperior se fortalecer com Leaf Storm poderá fazer sweep com Hidden Power Fire. Ele também pode fazer PP stall em Magma Storm de Heatran usando Substitute, buscando por um erro e, quando dada uma oportunidade, usar Leech Seed para ajudar a enfraquecê-lo. Tenha cuidado contra Pokémon com a ability Pressure como Zapdos e Suicune, visto que eles podem se livrar dos PPs de Leaf Storm e incapacitar Serperior de fazer uma limpa no late-game.

Opções de Equipe
========

Mega Venusaur é um parceiro obrigatório para Serperior por conta de sua ability em Thick Fat e bulk physical, pois isso lhe permite enfrentar adversários como Infernape e Mamoswine. Mega Venusaur também pode absorver Toxic Spikes, o que Serperior aprecia. Ferrothorn ajuda a enfraquecer times bulky como Normal e Dark com Spikes e pode prejudicar equipes Ice e Flying com Stealth Rock e Leech Seed ao forçar switches. Seu tipo Steel também é ótimo para aguentar ataques Ice-, Dragon e Fairy-type, como Ice Beam de Greninja, Draco Meteor de Latios e Play Rough de Mimikyu, e forçar a saída de seus usuários, o que ajuda Serperior a fazer sweep no late-game. Breloom ajuda muito nos matchus contra Ice-, Normal- e Dark-type com seu tipo Fighting contra Pokémon como Weavile, Chansey e Greninja. Com Spore, ele pode pôr Pokémon passivos como Toxapex e usuários de Stealth Rock comuns como Garchomp para dormir. Ao usar Rockium Z e Stone Edge, Breloom pode vencer Celesteela e Mandibuzz após um Swords Dance. Celebi pode ajudar no matchup contra Steel, visto que pode usar Groundium Z para dar OHKO em Heatran e ameaçar Mega Scizor e Ferrothorn com Hidden Power Fire. Com seu STAB Psychic-type, Celebi também melhor o matchup contra Poison, visto que pode forçar a entrada de Alolan Muk e lhe dar OHKO após um Nasty Plot quando está usando Groundium Z. Tapu Bulu é o melhor usuário de Choice Scarf para Grass, já que pode dar OHKO em Mega Charizard Y e Volcarona com Stone Edge e ajudar contra Pokémon rápidos como Hydreigon e Mega Lopunny. Graças a Grassy Terrain, ele também fornece mais recovery passivo a Serperior e torna Leaf Storm mais poderoso, algo que é apreciado. Cradily é capaz de pôr Stealth Rock para completar a dupla de acúmulo de hazards com Ferrothorn; além disso, ele também é uma ótima wall focada em Special Defense que pode enfrentar Hydreigon, Latios e Fire-types como Volcarona e Blacephalon. Whimsicott pode ajudar nos matchus como Dragon, Dark e Fighting com seu tipo Fairy, ameaçando adversários como Garchomp, Mega Sableye e Mega Gallade. Graças a seu tipo Fairy, Whimsicott impede Kommo-o de usar Clangorous Soulblaze, (adicionar vírgula) que caso contrário seria uma ameaça ao time. Whimsicott também pode ajudar com seus moves de utilidade em Tailwind, Encore e Stun Spore para auxiliar Serperior a ultrapassar Pokémon mais rápidos como Latios e Pokémon de setup como Volcarona, além de desacelerar ameaças como Greninja e Victini. Decidueye ajuda no matchup contra Psychic-type devido à sua combinação de Swords Dance, Spirit Shackle e Shadow Sneak, sendo capaz de vencer a maioria dos Pokémon. Com Spirit Shackle, Swords Dance e Roost, ele pode prender walls problemáticas como Toxapex, Mantine e Celesteela e tomar conta delas. Decidueye também ajuda bastante com Victini, uma grande ameaça a equipes Grass, já que quando um Pokémon é nocauteado por V-create, ele pode entrar e tomar conta dele ou usar a chance para fazer setup com Swords Dance.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Grass
--------

Glare pode ser usado em vez de Leech Seed para causar paralysis em inimigos problemáticos como Mega Charizard Y, Victini e Kyurem-B; contudo, Serperior terá dificuldades para se manter saudável sem Leech Seed, pois dependerá mais do recovery passivo de Leftovers. Dragon Pulse pode ser usado no lugar de Hidden Power Fire para ameaçar Dragon-types como Kyurem-B e Dragonite; no entanto, sem esse golpe Serperior é incapaz de atingir Pokémon importantes como Mega Scizor e Ferrothorn no matchup contra Steel. Choice Scarf pode ser usado para deixar Serperior ultrapassar adversários como Weavile e Choice Scarf Latios; entretanto, seu Special Attack medíocre, falta de opções de coverage e a incapacidade de trocar de moves torna difícil justificar seu uso em vez de usuários de Choice Scarf melhores como Tapu Bulu.

Checks e Counters
===================

Grass
--------

**Status**: Pokémon que normalmente usam Toxic como Chansey e Celesteela podem atrapalhar Serperior, já que ele não pode mais se manter saudável enquanto usa Leaf Storm. Serperior também não deve fazer switch in caso Toxic Spikes de Toxapex estejam em campo, visto que isso anulará seu recovery passivo de Leftovers. Thunder Wave de Jirachi ou Porygon2 pode deixar Serperior incapaz de ultrapassar Pokémon como Heatran, o qual ele precisa ser mais veloz para fazer PP stall em Magma Storm com Substitute.

**Fire-types**: Serperior falha ao tomar ataques Fire-type de Heatran, Mega Charizard X e Y e Volcarona, visto que embora ultrapasse esses Pokémon, não consegue causar danos significativos neles antes de ser nocauteado.

**Poison-types**: Poison-types irritantes como Alolan Muk e Mega Venusaur podem causar problemas para Serperior, visto que esses Pokémon podem aguentar qualquer um de seus ataques e dar OHKO nele com seus STABs.

**Usuários de Haze**: Usuários de Haze como Toxapex e Mantine podem tanto se livrar dos boosts de Serperior quanto fazê-lo gastar os PPs de Leaf Storm; contudo, após dois boosts de Leaf Storm, eles têm problemas para removê-los.

**Atacantes rápidos e Prioridade**: Pokémon rápidos como Weavile e usuários de Choice Scarf como Latios, Kyurem-B e Infernape podem ultrapassar Serperior e facilmente o derrotar com seus ataques STAB. Serperior também tem problemas para lidar com Sucker Punch de Bisharp ou Bullet Punch de Mega Scizor devido a seu bulk medíocre.

**Special Walls**: Special walls como Chansey e Mantine podem aguentar os ataques de Serperior após os boosts de Leaf Storm e facilmente o enfraquecer com seus ataques. No entanto, caso sejam pegos por Leech Seed na switch, Serperior pode usar Substitute para enfraquecê-los junto a Leaf Storm.

**Wallbreakers**: Poderosos physical e special wallbreakers como Hydreigon e Kommo-o podem aguentar facilmente um ataque de Serperior e lhe dar OHKO em troca com seus ataques poderosos.

[CREDITS]
- Written by: [[Yami, 393488]]
- Translated by: [[Tico 21, 413994]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118] [Mitsuki, 262009]]
- Quality control by: [[maroon, 305839], [Decem, 362454], [Moosical, 215618]]
 
Last edited:

Miketw

So, goodbye yellow brick road...
is a Top Social Media Contributor Alumnus
Arriba, me sinto lisonjeado em poder corrigir sua tradução. Sem mais delongas, espero que leia os comentários e sugestões abaixo. Now, let's pull the trigger!

Original: https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/serperior/monotype/

Adicionar | Remover | Sugestões

[OVERVIEW]

Grass
========

Os ótimos Special Attack, Speed e ability em Contraty tornam Serperior um sweeper poderoso. Contrary aumenta seu Special Attack sempre que Leaf Storm é usado, permitindo-lhe derrotar walls como Toxapex, Mantine e Porygon2, e sua grande Speed lhe possibilita ultrapassar a maior parte do metagame, incluindo Pokémon como Mega Gallade, Landorus e Mega Diancie. Ele também possui ótimas opções de utilidade com Glare, Substitute e Leech Seed que lhe deixam enfraquecer o time oponente. Entretanto, seu bulk medíocre o torna alvo fácil de revenge kill por Pokémon mais rápidos, como Mega Lopunny e Weavile, usuários de Choice Scarf, como Latios e Heracross, e usuáriso usuários de prioridade, como Dragonite e Diggersby. Serperior também sofre por não ter boas opções de coverage, já que depende de Hidden Power Fire para atingir Steel-types com dano super efetivo. Ele também depende de Leaf Storm para dar causar danos maiores devido a seu Special Attack medíocre. Além disso, é difícil justificar um lugar no time para Serperior quando outros Pokémon como Celebi, Whimsicott e Decidueye melhoram alguns matchups individualmente, como Steel e Poison, Dragon e Dark e Psychic, respectivamente.

[SET]
name: SubSeed (Grass)
move 1: Leech Seed
move 2: Substitute
move 3: Leaf Storm
move 4: Hidden Power Fire
item: Leftovers
ability: Contrary
nature: Timid
evs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Leech Seed ajuda Serperior a manter-se saudável contra walls como Celesteela, Toxapex e Chansey. Usar Substitute é essencial para forçar switches em adversários como Toxapex e Ferrothorn e facilitar previsões para deixar mais difícil para a equipe oponente fazer revenge kill em Serperior. A combinação de Leech Seed e Substitute também ajuda Serperior a enfraquecer Pokémon como Heatran e Chansey. Leaf Storm aumenta o Special Attack de Serperior para vencer oponentes bulky como Toxapex e Mega Sableye e limpar times enfraquecidos no late-game. Hidden Power Fire, após um boost de Special Attack, possibilita a Serperior tomar conta de Steel-types como Mega Scizor, Forretress e Ferrothorn.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed com uma nature Timid permitem a Serperior ultrapassar Pokémon como Mega Gallade e Keldeo. Leftovers lhe dá recovery passivo enquanto usa Substitute + Leech Seed para recuperar HP. Contrary lhe permite aumentar seu Special Attack usando Leaf Storm e tirar proveito de Sticky Web para ganhar um boost em Speed.

Dicas de Uso
========

Deixe Serperior entrar em Pokémon bulky como Mega Sableye, em ataques fracos como Gyro Ball de Forretress, em switches previstas ou em entry hazards previstos de Landorus-T ou Garchomp adversários. Certifique-se de fazer scout em Pokémon defensivos comuns como Chansey, Ferrothorn e Celesteela para ter certeza que eles não estão usando Toxic, bem como usuários de Thunder Wave como Jirachi, visto que status prejudicam Serperior significativamente. Devido a seu bulk medíocre, não deixe Serperior levar ataques fortes como Draco Meteor de Hydreigon e Heavy Slam de Celesteela. Tire Serperior quando usuários de prioridade comuns como Dragonite, Diggersby, Weavile e Bisharp estão em campo, visto que Serperior não aguenta bem esses ataques. Priorize o uso de Leech Seed contra times mais bulky como Normal, Poison e Flying, visto que irá enfraquecê-los principalmente caso entry hazards estejam em campo. Use Serperior para fazer clean no late-game, uma vez que ele terá mais facilidade fazendo sweep caso seus checks e counters estejam fora do caminho. No matchup contra Steel, tente enfraquecer Heatran o máximo possível, já que após Serperior se fortalecer com Leaf Storm poderá fazer sweep com Hidden Power Fire. Ele também pode fazer PP stall em Magma Storm de Heatran usando Substitute, buscando por um erro e, quando dada uma oportunidade, usar Leech Seed para ajudar a enfraquecê-lo. Tenha cuidado contra Pokémon com a ability Pressure como Zapdos e Suicune, visto que eles podem se livrar dos PPs de Leaf Storm e incapacitar Serperior de fazer uma limpa no late-game.

Opções de Equipe
========

Mega Venusaur é um parceiro obrigatório para Serperior por conta de sua ability em Thick Fat e bulk physical, pois isso lhe permite enfrentar adversários como Infernape e Mamoswine. Mega Venusaur também pode absorver Toxic Spikes, o que Serperior aprecia. Ferrothorn ajuda a enfraquecer times bulky como Normal e Dark com Spikes e pode prejudicar equipes Ice e Flying com Stealth Rock e Leech Seed e forçando switches. Seu tipo Steel também é ótimo para aguentar ataques Ice-, Dragon e Fairy-type, como Ice Beam de Greninja, Draco Meteor de Latios e Play Rough de Mimikyu, e forçar a saída de seus usuários, o que ajuda Serperior a fazer sweep no late-game. Breloom ajuda muito nos matchus contra Ice-, Normal- e Dark-type com seu tipo Fighting contra Pokémon como Weavile, Chansey e Greninja. Com Spore, ele pode causar sleep e Pokémon passivos como Toxapex e usuários de Stealth Rock comuns como Garchomp. Ao usar Rockium Z e Stone Edge, Breloom pode vencer Celesteela e Mandibuzz após um Swords Dance. Celebi pode ajudar no matchup contra Steel, visto que pode usar Groundium Z para dar OHKO em Heatran e ameaçar Mega Scizor e Ferrothorn com Hidden Power Fire. Com seu STAB Psychic-type, Celebi também melhor o matchup contra Poison, visto que pode forçar a entrada de Alolan Muk e lhe dar OHKO após um Nasty Plot quando está usando Groundium Z. Tapu Bulu é o melhor usuário de Choice Scarf para Grass, já que pode dar OHKO em Mega Charizard Y e Volcarona com Stone Edge e ajudar contra Pokémon rápidos como Hydreigon e Mega Lopunny. Graças a Grassy Terrain, ele também fornece mais recovery passivo a Serperior e torna Leaf Storm mais poderoso, algo que é apreciado. Cradily é capaz de por Stealth Rock para completar a dupla de acúmulo de hazards com Ferrothorn; além disso, ele também é uma ótima wall focada em Special Defense que pode enfrentar Hydreigon, Latios e Fire-types como Volcarona e Blacephalon. Whimsicott pode ajudar nos matchus como Dragon, Dark e Fighting com seu tipo Fairy, ameaçando adversários como Garchomp, Mega Sableye e Mega Gallade. Graças a seu tipo Fairy, Whimsicott impede Kommo-o de usar Clangorous Soulblaze que caso contrário seria uma ameaça ao time. Whimsicott também pode ajudar com seus moves de utilidade em Tailwind, Encore e Stun Spore para auxiliar Serperior a ultrapassar Pokémon mais rápidos como Latios e Pokémon de setup como Volcarona, além de desacelerar ameaças como Greninja e Victini. Decidueye ajuda no matchup contra Psychic-type devido a sua combinação de Swords Dance, Spirit Shackle e Shadow Sneak, sendo capaz de vencer a maioria dos Pokémon. Com Spirit Shackle, Swords Dance e Roost, ele pode prender walls problemáticas como Toxapex, Mantine e Celesteela e tomar conta delas. Decidueye também ajuda grandemente com Victini, uma grande ameaça a equipes Grass, já que quando um Pokémon é nocauteado por V-create, ele pode entrar e tomar conta dele ou usar a chance para fazer setup com Swords Dance.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Grass
--------

Glare pode ser usado em vez de Leech Seed para causar paralysis em inimigos problemáticos como Mega Charizard Y, Victini e Kyurem-B; contudo, Serperior terá dificuldades para se manter saudável sem Leech Seed pois dependerá mais do recovery passivo de Leftovers. Dragon Pulse pode ser usado sobre Hidden Power Fire para ameaçar Dragon-types como Kyurem-B e Dragonite; no entanto, sem esse golpe Serperior é incapaz de atingir Pokémon importantes como Mega Scizor e Ferrothorn no matchup contra Steel. Choice Scarf pode ser usado para deixar Serperior ultrapassar adversários como Weavile e Choice Scarf Latios; entretanto, seu Special Attack medíocre, falta de opções de coverage e a incapacidade de trocar de moves torna difícil justificar seu uso sobre usuários de Choice Scarf melhores como Tapu Bulu.

Checks e Counters
===================

Grass
--------

**Status**: Pokémon que normalmente usam Toxic como Chansey e Celesteela podem atrapalhar Serperior, já que ele não pode mais se manter saudável enquanto usa Leaf Storm. Serperior também não deve fazer switch in caso Toxic Spikes de Toxapex estejam em campo, visto que isso anulará seu recovery passivo de Leftovers. Thunder Wave de Jirachi ou Porygon2 pode deixar Serperior incapaz de ultrapassar Pokémon como Heatran, o qual ele precisa ser mais veloz para fazer PP stall em Magma Storm com Substitute.

**Fire-types**: Serperior falha ao tomar ataques Fire-type de Heatran, Mega Charizard X e Y e Volcarona, visto que embora ultrapasse esse Pokémon, não consegue causar danos significativos neles antes de ser nocauteado.

**Poison-types**: Poison-types irritantes como Alolan Muk e Mega Venusaur podem causar problemas para Serperior, visto que esses Pokémon podem aguentar qualquer um de seus ataques e dar OHKO com seus STABs.

**Usuários de Haze**: Usuários de Haze como Toxapex e Mantine podem tanto se livrar dos boosts de Serperior quanto fazê-lo gastar os PPs de Leaf Storm; contudo, após dois boosts de Leaf Storm, eles têm problemas para removê-los.

**Atacantes rápidos e Prioridade**: Pokémon rápidos como Weavile e usuários de Choice Scarf como Latios, Kyurem-B e Infernape podem ultrapassar Serperior e facilmente derrotá-lo com seus ataques STAB. Serperior também têm problemas lidando com Sucker Punch de Bisharp ou Bullet Punch de Mega Scizor devido a seu bulk medíocre.

**Special Walls**: Special walls como Chansey e Mantine podem aguentar os ataques de Serperior após os boosts de Leaf Storm e facilmente enfraquecê-lo com seus ataques. No entanto, caso sejam pegos por Leech Seed na switch, Serperior pode usar Substitute para enfraquecê-los junto a Leaf Storm.

**Wallbreakers**: Poderosos wallbreakers physical e special como Hydreigon e Kommo-o podem aguentar facilmente um ataque de Serperior e lhe dar OHKO em troca com seus ataques poderosos.

[CREDITS]
- Written by: [[Yami, 393488]]
- Translated by: [[Tico 21, 413994]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118] [nome, id]]
- Quality control by: [[maroon, 305839], [Decem, 362454], [Moosical, 215618]]

1. Devo dizer, foi uma excelente tradução! Encontrei mais alguns erros, agora apenas peço que preste atenção na correção. De qualquer forma está aprovada com altíssima qualidade. Basta esperar a próxima correção!
2. Agradecemos sua contribuição, sua ajuda é de extrema importância para o projeto.
3. Se tiver alguma dúvida ou sugestão/crítica, basta me chamar.
4. Agradeço pela leitura e atenção, let's rise.


Att.
Miketw
 
adicionar ou corrigir remover (comentários)

[OVERVIEW]

Grass
========

Os ótimos Special Attack, Speed e ability em Contraty tornam Serperior um sweeper poderoso. Contrary aumenta seu Special Attack sempre que Leaf Storm é usado, permitindo-lhe derrotar walls como Toxapex, Mantine e Porygon2, e sua grande Speed lhe possibilita ultrapassar a maior parte do metagame, incluindo Pokémon como Mega Gallade, Landorus e Mega Diancie. Ele também possui ótimas opções de utilidade com Glare, Substitute e Leech Seed, (adicionar vírgula) que lhe deixam enfraquecer o time oponente. Entretanto, seu bulk medíocre o torna alvo fácil de revenge kill por Pokémon mais rápidos, como Mega Lopunny e Weavile, usuários de Choice Scarf, como Latios e Heracross, e usuários de prioridade, como Dragonite e Diggersby. Serperior também sofre por não ter boas opções de coverage, já que depende de Hidden Power Fire para atingir Steel-types com dano super efetivo. Ele também depende de Leaf Storm para causar danos maiores devido a seu Special Attack medíocre. Além disso, é difícil justificar um lugar no time para Serperior quando outros Pokémon como Celebi, Whimsicott e Decidueye melhoram alguns matchups individualmente, como Steel e Poison, Dragon e Dark e Psychic, respectivamente.

[SET]
name: SubSeed (Grass)
move 1: Leech Seed
move 2: Substitute
move 3: Leaf Storm
move 4: Hidden Power Fire
item: Leftovers
ability: Contrary
nature: Timid
evs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Leech Seed ajuda Serperior a manter-se saudável contra walls como Celesteela, Toxapex e Chansey. Usar Substitute é essencial para forçar switches em adversários como Toxapex e Ferrothorn e facilitar previsões para deixar mais difícil para a equipe oponente fazer revenge kill em Serperior. A combinação de Leech Seed e Substitute também ajuda Serperior a enfraquecer Pokémon como Heatran e Chansey. Leaf Storm aumenta o Special Attack de Serperior para vencer oponentes bulky como Toxapex e Mega Sableye e limpar times enfraquecidos no late-game. Hidden Power Fire, após um boost de Special Attack, possibilita Serperior tomar conta de Steel-types como Mega Scizor, Forretress e Ferrothorn.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Speed com uma nature Timid permitem a Serperior ultrapassar Pokémon como Mega Gallade e Keldeo. Leftovers lhe dá recovery passivo enquanto usa Substitute + Leech Seed para recuperar HP. Contrary lhe permite aumentar seu Special Attack usando Leaf Storm e tirar proveito de Sticky Web para ganhar um boost em Speed.

Dicas de Uso
========

Deixe Serperior entrar em Pokémon bulky como Mega Sableye, em ataques fracos como Gyro Ball de Forretress, em switches previstas ou em entry hazards previstos de Landorus-T ou Garchomp adversários. Certifique-se de fazer scout em Pokémon defensivos comuns como Chansey, Ferrothorn e Celesteela para ter certeza que eles não estão usando Toxic, bem como usuários de Thunder Wave como Jirachi, visto que status prejudicam Serperior significativamente. Devido a seu bulk medíocre, não deixe Serperior levar ataques fortes como Draco Meteor de Hydreigon e Heavy Slam de Celesteela. Tire Serperior do campo quando usuários de prioridade comuns como Dragonite, Diggersby, Weavile e Bisharp estão estiverem em campo, visto que Serperior não aguenta bem esses ataques. Priorize o uso de Leech Seed contra times mais bulky como Normal, Poison e Flying, visto que irá enfraquecê-los isso os enfraquecerá, principalmente caso entry hazards estejam em campo. Use Serperior para fazer clean no late-game, uma vez que ele terá mais facilidade fazendo sweep caso seus checks e counters estejam fora do caminho. No matchup contra Steel, tente enfraquecer Heatran o máximo possível, já que após Serperior se fortalecer com Leaf Storm poderá fazer sweep com Hidden Power Fire. Ele também pode fazer PP stall em Magma Storm de Heatran usando Substitute, buscando por um erro e, quando dada uma oportunidade, usar Leech Seed para ajudar a enfraquecê-lo. Tenha cuidado contra Pokémon com a ability Pressure como Zapdos e Suicune, visto que eles podem se livrar dos PPs de Leaf Storm e incapacitar Serperior de fazer uma limpa no late-game.

Opções de Equipe
========

Mega Venusaur é um parceiro obrigatório para Serperior por conta de sua ability em Thick Fat e bulk physical, pois isso lhe permite enfrentar adversários como Infernape e Mamoswine. Mega Venusaur também pode absorver Toxic Spikes, o que Serperior aprecia. Ferrothorn ajuda a enfraquecer times bulky como Normal e Dark com Spikes e pode prejudicar equipes Ice e Flying com Stealth Rock e Leech Seed e forçando ao forçar switches. Seu tipo Steel também é ótimo para aguentar ataques Ice-, Dragon e Fairy-type, como Ice Beam de Greninja, Draco Meteor de Latios e Play Rough de Mimikyu, e forçar a saída de seus usuários, o que ajuda Serperior a fazer sweep no late-game. Breloom ajuda muito nos matchus contra Ice-, Normal- e Dark-type com seu tipo Fighting contra Pokémon como Weavile, Chansey e Greninja. Com Spore, ele pode causar sleep e pôr Pokémon passivos como Toxapex e usuários de Stealth Rock comuns como Garchomp para dormir. Ao usar Rockium Z e Stone Edge, Breloom pode vencer Celesteela e Mandibuzz após um Swords Dance. Celebi pode ajudar no matchup contra Steel, visto que pode usar Groundium Z para dar OHKO em Heatran e ameaçar Mega Scizor e Ferrothorn com Hidden Power Fire. Com seu STAB Psychic-type, Celebi também melhor o matchup contra Poison, visto que pode forçar a entrada de Alolan Muk e lhe dar OHKO após um Nasty Plot quando está usando Groundium Z. Tapu Bulu é o melhor usuário de Choice Scarf para Grass, já que pode dar OHKO em Mega Charizard Y e Volcarona com Stone Edge e ajudar contra Pokémon rápidos como Hydreigon e Mega Lopunny. Graças a Grassy Terrain, ele também fornece mais recovery passivo a Serperior e torna Leaf Storm mais poderoso, algo que é apreciado. Cradily é capaz de pôr Stealth Rock para completar a dupla de acúmulo de hazards com Ferrothorn; além disso, ele também é uma ótima wall focada em Special Defense que pode enfrentar Hydreigon, Latios e Fire-types como Volcarona e Blacephalon. Whimsicott pode ajudar nos matchus como Dragon, Dark e Fighting com seu tipo Fairy, ameaçando adversários como Garchomp, Mega Sableye e Mega Gallade. Graças a seu tipo Fairy, Whimsicott impede Kommo-o de usar Clangorous Soulblaze, (adicionar vírgula) que caso contrário seria uma ameaça ao time. Whimsicott também pode ajudar com seus moves de utilidade em Tailwind, Encore e Stun Spore para auxiliar Serperior a ultrapassar Pokémon mais rápidos como Latios e Pokémon de setup como Volcarona, além de desacelerar ameaças como Greninja e Victini. Decidueye ajuda no matchup contra Psychic-type devido à sua combinação de Swords Dance, Spirit Shackle e Shadow Sneak, sendo capaz de vencer a maioria dos Pokémon. Com Spirit Shackle, Swords Dance e Roost, ele pode prender walls problemáticas como Toxapex, Mantine e Celesteela e tomar conta delas. Decidueye também ajuda grandemente bastante com Victini, uma grande ameaça a equipes Grass, já que quando um Pokémon é nocauteado por V-create, ele pode entrar e tomar conta dele ou usar a chance para fazer setup com Swords Dance.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Grass
--------

Glare pode ser usado em vez de Leech Seed para causar paralysis em inimigos problemáticos como Mega Charizard Y, Victini e Kyurem-B; contudo, Serperior terá dificuldades para se manter saudável sem Leech Seed, (adicionar vírgula) pois dependerá mais do recovery passivo de Leftovers. Dragon Pulse pode ser usado sobre no lugar de Hidden Power Fire para ameaçar Dragon-types como Kyurem-B e Dragonite; no entanto, sem esse golpe Serperior é incapaz de atingir Pokémon importantes como Mega Scizor e Ferrothorn no matchup contra Steel. Choice Scarf pode ser usado para deixar Serperior ultrapassar adversários como Weavile e Choice Scarf Latios; entretanto, seu Special Attack medíocre, falta de opções de coverage e a incapacidade de trocar de moves torna difícil justificar seu uso sobre em vez de usuários de Choice Scarf melhores como Tapu Bulu.

Checks e Counters
===================

Grass
--------

**Status**: Pokémon que normalmente usam Toxic como Chansey e Celesteela podem atrapalhar Serperior, já que ele não pode mais se manter saudável enquanto usa Leaf Storm. Serperior também não deve fazer switch in caso Toxic Spikes de Toxapex estejam em campo, visto que isso anulará seu recovery passivo de Leftovers. Thunder Wave de Jirachi ou Porygon2 pode deixar Serperior incapaz de ultrapassar Pokémon como Heatran, o qual ele precisa ser mais veloz para fazer PP stall em Magma Storm com Substitute.

**Fire-types**: Serperior falha ao tomar ataques Fire-type de Heatran, Mega Charizard X e Y e Volcarona, visto que embora ultrapasse esses Pokémon, não consegue causar danos significativos neles antes de ser nocauteado.

**Poison-types**: Poison-types irritantes como Alolan Muk e Mega Venusaur podem causar problemas para Serperior, visto que esses Pokémon podem aguentar qualquer um de seus ataques e dar OHKO nele com seus STABs.

**Usuários de Haze**: Usuários de Haze como Toxapex e Mantine podem tanto se livrar dos boosts de Serperior quanto fazê-lo gastar os PPs de Leaf Storm; contudo, após dois boosts de Leaf Storm, eles têm problemas para removê-los.

**Atacantes rápidos e Prioridade**: Pokémon rápidos como Weavile e usuários de Choice Scarf como Latios, Kyurem-B e Infernape podem ultrapassar Serperior e facilmente o derrotar derrotá-lo com seus ataques STAB. Serperior também têm tem problemas lidando para lidar com Sucker Punch de Bisharp ou Bullet Punch de Mega Scizor devido a seu bulk medíocre.

**Special Walls**: Special walls como Chansey e Mantine podem aguentar os ataques de Serperior após os boosts de Leaf Storm e facilmente o enfraquecer enfraquecê-lo com seus ataques. No entanto, caso sejam pegos por Leech Seed na switch, Serperior pode usar Substitute para enfraquecê-los junto a Leaf Storm.

**Wallbreakers**: Poderosos physical e special wallbreakers physical e special como Hydreigon e Kommo-o podem aguentar facilmente um ataque de Serperior e lhe dar OHKO em troca com seus ataques poderosos.

[CREDITS]
- Written by: [[Yami, 393488]]
- Translated by: [[Tico 21, 413994]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118] [Mitsuki, 262009]]
- Quality control by: [[maroon, 305839], [Decem, 362454], [Moosical, 215618]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top