Monotype Scizor (Bug/Steel)

MrPanda

not a bear
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Contributor to Smogon
Moderator
Análise original: https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/scizor/monotype/


[OVERVIEW]

Bug
========

O tipo Steel útil de Scizor e seu acesso a um STAB repetível com boost de Technician em Bullet Punch fazem dele uma escolha fantástica em equipes Bug. Sua tipagem Bug / Steel lhe concede neutralidade a golpes Flying-type e resistência a moves Fairy-type, tornando-o muito valioso nesses matchups. Além disso, ele resiste a oito tipos, incluindo Normal e Steel, e tem um bulk natural decente. Isso lhe facilita muito mais fazer setup com Swords Dance e lhe permite atuar como pivot. Ademais, Scizor possui uma ótima movepool que complementa sua ability Technician, com moves como Bullet Punch e Bug Bite recebendo boost. Bullet Punch, sendo um move de prioridade, também lhe propicia fazer check a grandes ameaças para times Bug, como Mega Diancie, Nihilego e Tapu Koko, além de dificultar que sofra revenge kill. Scizor também não desaponta no quesito utilidade, com moves como Knock Off e U-turn, um move de setup em Swords Dance e recovery confiável em Roost. Somado a tudo isso, Mega Scizor dispõe de um ótimo bulk e um Attack monstruoso. Como pode utilizar muitos sets, Scizor é bem imprevisível, em especial quando aliado a Heracross, já que pode ser difícil saber qual é a Mega Evolução. Entretanto, quando acompanhado de Pinsir, é óbvio que Scizor não é a Mega Evolução. Infelizmente, ele tem uma fraqueza devastadora a Fire-types, geralmente inutilizando-o contra equipes Fire. Sua baixa Speed também significa que Pokémon mais rápidos que resistem a Bullet Punch, como Keldeo, podem lhe fazer switch in e revenge kill facilmente. Mega Scizor enfrenta muita competição de outras Mega Evoluções Bug-type. É preferível usar Mega Scizor quando o time tiver uma forma sólida de fazer trap a Victini e lidar com equipes Water e Poison.

Steel
========

A ótima tipagem Bug / Steel de Mega Scizor, que lhe garante neutralidade a moves Ground- e Fighting-type, combinada ao seu ótimo bulk geral e acesso a Swords Dance fazem dele um setup sweeper fantástico. Seu bulk lhe permite fazer pivot em muitas ameaças a times Steel, como Mega Alakazam, Meloetta e Alolan Raichu. Mega Scizor possui uma movepool vasta que inclui opções de coverage, como Superpower e Knock Off, e recovery confiável em Roost. Ele também pode fazer pivot com U-turn, dando suporte a setup sweepers, como Bisharp. Além disso, Mega Scizor tem acesso a um ótimo STAB com boost de Technician em Bullet Punch, o qual, sendo um move de prioridade, dificulta fazer revenge kill a ele uma vez que consiga fazer setup. Entre suas opções defensivas e ofensivas, Mega Scizor é geralmente um setup sweeper imprevisível. Em adição, ele pode utilizar Facade de forma efetiva para punir usuários Water-type bulky de Scald, como Mantine e Toxapex, que tentam prejudicar seus sets regulares. No entanto, Mega Scizor tem uma fraqueza extremamente explorável a moves Fire-type, o que significa que Pokémon com coverage Fire-type, como Garchomp, podem eliminá-lo com facilidade. Seu tipo Steel também significa que Magnezone pode prendê-lo e derrotá-lo com Hidden Power Fire. Ademais, Fire-types resistem aos seus STABs, tornando-o quase inútil no matchup contra Fire. Mega Scizor também está em uma Speed tier abaixo da média, o que significa que ele pode sofrer revenge kill facilmente de Pokémon mais rápidos que resistem a Bullet Punch, como Keldeo e Infernape.

[SET]
name: Swords Dance Ofensivo (Bug)
move 1: Swords Dance
move 2: Bullet Punch
move 3: Bug Bite
move 4: Superpower
item: Scizorite
ability: Light Metal
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance aumenta o Attack de Scizor a níveis elevados. Bullet Punch é um STAB de prioridade fantástico que é impulsionado por Technician e lhe permite fazer a limpa em times facilmente. Bug Bite é seu STAB mais forte e, uma vez com boost, propicia-lhe vencer checks, como Rotom-W e Mega Venusaur. Superpower completa a coverage de Scizor por acertar Steel-types, como Excadrill e Skarmory. O move também lhe possibilita derrotar o core defensivo ameaçador de Chansey e Porygon2 em times Normal. Depois do dano de Stealth Rock, Mega Scizor com +2 fará OHKO a Porygon2. Por outro lado, Knock Off pode ser usado para remover itens de ameaças bulky, como o já mencionado core Normal, enquanto também prejudica Pokémon que tentam fazer switch in em Mega Scizor, como Heatran e Keldeo.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Attack e Speed com uma nature Adamant permite a Scizor bater o mais forte e rápido possível, ultrapassando Pokémon como Rotom-W e Mega Venusaur. Light Metal impede usuários de Trace, como Porygon2, de obter Technician como ability, o que poderia fortalecer Hidden Power Fire. Scizorite lhe possibilita Mega Evoluir e receber bulk e Attack adicionais. Scizor também adquire Technician, que aumenta o poder dos STABs desse set. Life Orb é uma alternativa para liberar o espaço da Mega.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua Scizor rápido para conseguir os boosts em bulk e Attack. Se Mega Scizor não conseguir fazer a limpa com Bullet Punch, ele pode ser usado para fazer setup e wallbreak em outros momentos do jogo, ajudando seus aliados a subjugarem a equipe oponente. Certifique-se de manter Mega Scizor longe de burns, pois eles podem torná-lo quase inútil. Preserve o campo sem hazards, porque dano residual demais o impede de fazer setup e assolar o time adversário. Não faça setup em Pokémon com Foul Play, como Klefki e Porygon2, nem contra equipes com Choice Scarf Magnet Pull Magnezone e ameaças mais rápidas que não seriam nocauteadas por Bullet Punch. Use Bullet Punch para fazer revenge kill a ameaças enfraquecidas ou vulneráveis. Traga Mega Scizor a campo contra Pokémon que seriam forçados a fazer switch, como Mega Lopunny, e aproveite a oportunidade para usar Swords Dance.

Opções de Equipe
========

Armaldo e Forretress proveem Mega Scizor com o incrível suporte de Rapid Spin para impedi-lo de sofrer muito dano residual, assim lhe facilitando fazer setup. Ambos também têm acesso a Stealth Rock, que desgasta a equipe inimiga, o que torna o sweep de Mega Scizor muito mais fácil no late-game. Armaldo geralmente é preferido por possuir uma maior sinergia de tipos com ele, já que é neutro a ataques Fire-type. Volcarona cuida de algumas das maiores ameaças a Scizor, como Celesteela e Steel-types em geral. Ela também pode lidar com Pokémon bulky physical e enfraquecer o time oponente, permitindo a ele fazer sweep no late-game. Mega Scizor pode fazer switch in em ataques Rock-type, que ameaçam Volcarona, e fazer setup. Além disso, ele pode derrotar Pokémon defensivos special, criando uma oportunidade para ela fazer sweep. Yanmega pode ser usado para dar conta dos Water- e Fighting-types com que Mega Scizor tem problemas, particularmente Keldeo e Buzzwole. O acesso de Galvantula e Araquanid a Sticky Web compensa por sua Speed medíocre e lhe permite ultrapassar Heatran ofensivo. Araquanid também o auxilia ao lidar com Fire-types. Da mesma forma, Mega Scizor cuida de Rock-types que o ameaçam. Heracross remove ameaças, como Mega Charizard Y e Volcarona, com Stone Edge em um set de Choice Scarf e consegue fazer check a Heatran. Buzzwole pode ser usado em vez de Heracross, pois tem uma movepool mais vasta e bulk superior. Contudo, sua Speed menor lhe dificulta lidar com outros usuários de Choice Scarf, como Togekiss, e usuários de Dragon Dance, como Gyarados. Apesar disso, ele pode eliminar alguns dos Dragon-types que Mega Scizor não consegue enfrentar sem fazer setup, como Garchomp, Hydreigon sem Choice Scarf e Dragonite.

[SET]
name: Choice Band (Bug)
move 1: Bullet Punch
move 2: U-turn
move 3: Superpower
move 4: Knock Off / Pursuit
item: Choice Band
ability: Technician
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Bullet Punch é um forte move STAB de prioridade que permite a Scizor limpar times enfraquecidos no late-game e fazer revenge kill a Pokémon desgastados. U-turn é um STAB poderoso que dá momentum ao time. Ele também propicia a Scizor causar dano residual a Pokémon que o ameaçariam. Superpower acerta outros Pokémon Steel-type, como Excadrill. Knock Off ajuda ao remover itens de Pokémon que normalmente fariam switch in em Scizor, como Mantine e Toxapex. Pursuit faz trap e nocauteia Victini depois de Sticky Web e um V-create, assim eliminando uma das maiores ameaças a times Bug, e também faz trap Heatran.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Attack e Speed otimizam o uso de Scizor como uma ameaça ofensiva e lhe permitem ultrapassar Pokémon como Rotom-W. Choice Band assegura que ele bata o mais forte possível. Uma nature Jolly é usada a fim de ultrapassar Choice Scarf Victini depois de dois V-creates ou depois de um V-create e Sticky Web. Technician aumenta o poder de Bullet Punch e Pursuit, sendo o primeiro seu move mais usado. Entretanto, o último só recebe boost se o oponente não fizer switch.

Dicas de Uso
========

Esse set é melhor usado para enfraquecer walls no early-game com seus moves de coverage fortes impulsionados por Choice Band para preparar um sweep de Bullet Punch no late-game. U-turn é uma ótima forma de desgastar walls inimigas e punir as várias switches que Scizor força. Ele também provê o time com um momentum fantástico, trazendo seus aliados a campo em segurança. Tente manter Scizor longe de burns, pois ele não poderá mais fazer a limpa com Bullet Punch ou forçar switches se for afetado. Por exemplo, ele sequer consegue fazer OHKO a Pokémon extremamente frágeis como Mega Alakazam depois do dano de Stealth Rock. Preserve-o para o late-game contra equipes Fairy- e Rock-type, quando ele pode geralmente assolar com Bullet Punch. Graças ao seu poderoso Bullet Punch, Scizor também pode ser usado para fazer revenge kill a muitas ameaças, como Tapu Koko enfraquecido. Ao mesmo tempo, tome cuidado em qual move de coverage ele está preso, porque pode acabar se tornando objeto de setup para Pokémon como Gyarados ou ser preso por Magnezone. Se usando Pursuit, traga Scizor a campo depois que Victini usar V-create sob efeito de Sticky Web para prendê-lo e eliminá-lo. Da mesma forma, Pursuit pode ser usado para remover Heatran enfraquecido ou causar algum dano residual em um Pokémon que tenta fazer switch com medo de Superpower.

Opções de Equipe
========

Armaldo e Forretress conseguem limpar hazards com Rapid Spin e colocar Stealth Rock. Isso é essencial porque ajuda Scizor a fazer a limpa, uma vez que o time oponente sofreu bastante dano residual. Porém, Forretress compartilha de sua fraqueza quádrupla a Fire, então Armaldo é preferível. Volcarona dá conta dos counters Steel-type de Scizor, notavelmente Celesteela e Skarmory. Da mesma forma, Scizor lida com os Pokémon Rock-type que a pressionam. Ele também pode usar U-turn em uma switch para trazê-la a campo em segurança. Outra grande vantagem de Volcarona é que ela força Victini a usar V-create, o que permite a Scizor entrar em campo e prendê-lo. Além disso, ela cuida de walls physical. Galvantula pode colocar Sticky Web, que ameniza os efeitos da Speed medíocre de Scizor. Araquanid também pode fazer isso enquanto faz switch in facilmente em golpes Fire-type e atinge Pokémon desse tipo com fortes ataques Water-type com boost de Water Bubble. Em troca, Scizor pode eliminar os Rock-types que o ameaçam, como Terrakion. Sticky Web facilita prender Choice Scarf Victini e lhe permite ultrapassar Heatran ofensivo. Mega Pinsir o auxilia Scizor a fazer wallbreak e pode fazer a limpa na equipe adversária depois de Scizor enfraquecê-la. Como Volcarona, ele pode trazer Mega Pinsir a campo em segurança usando U-turn contra switches. Heracross é essencial por lidar com ameaças ofensivas, como Mega Charizard Y e Volcarona. Ele também dá conta de ameaças Steel-type rápidas, como Heatran, para Scizor ao lhes fazer OHKO com Close Combat. Se Scizor estiver levando Pursuit, Heracross consegue um moveslot extra. Isso abre espaço para Mega Heracross ser usado; todavia, ele funciona mais como um wallbreaker que pode destruir times com suporte de Sticky Web. Buzzwole também cumpre esse papel, mas sua Speed inferior pode ser problemática.

[SET]
name: Swords Dance Ofensivo (Steel)
move 1: Swords Dance
move 2: Bullet Punch
move 3: Bug Bite
move 4: Superpower
item: Scizorite
ability: Technician
nature: Jolly / Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance permite a Mega Scizor aumentar seu Attack a níveis ameaçadores. Bullet Punch, com boost de Technician, é uma ótima prioridade contra tipos ofensivos, como Dragon. Bug Bite, também impulsionado por Technician, é seu outro STAB que lhe propicia cuidar de walls mais resistentes, como Hippowdon. Superpower mitiga o problema de Mega Scizor não conseguir acertar Steel-types inimigos. O move também lhe possibilita derrotar checks defensivos, como Porygon2, contra os quais ele perderia caso contrário.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack e Speed tornam Mega Scizor o mais rápido e forte possível. Uma nature Jolly lhe permite ultrapassar Adamant Diggersby, e uma nature Adamant maximiza seu poder. Technician fortalece Bullet Punch e Bug Bite.

Dicas de Uso
========

Aproveite-se de atacantes Choice-locked, como Latios, fazendo setup neles. Enfraqueça respostas ofensivas, como Fire Blast Garchomp, até o alcance de Bullet Punch antes de tentar fazer sweep. Do mesmo modo, cuide de respostas defensivas, como Foul Play Mandibuzz, antes de qualquer tentativa. Como a maioria dos outros physical attackers, tome cuidado com status, sobretudo burn, pois ele prejudicará Mega Scizor. Use Bug Bite contra Pokémon que carreguem Iapapa Berry frequentemente, como Rotom-W e Alolan Muk, para uma cura de graça. É difícil explorar o bulk incrível e a tipagem defensiva fantástica de Mega Scizor sem Roost, então preserve seu HP e traga-o a campo por meio de switches duplas ou pivots, como Volt Switch Magnezone.

Opções de Equipe
========

Heatran lida com Fire-types com os quais Mega Scizor tem problemas e prejudica respostas defensivas, como Toxapex e Mandibuzz, com Magma Storm, Taunt e possivelmente Toxic. Mold Breaker Toxic de Excadrill afeta checks defensivos, como Mandibuzz e Mega Sableye. Usuários de hazards, como Ferrothorn, Heatran e Skarmory, são ótimos em desgastar respostas com Spikes e Stealth Rock. Volt Switch Magnezone é muito bom por prender e enfraquecer respostas, como Heatran, e trazer Mega Scizor a campo de graça com Volt Switch. Setup sweepers fortes, como Swords Dance Bisharp e Lucario, podem formar um core de wallbreak com Mega Scizor. Celesteela pode prover-lhe recovery de Leech Seed e remover walls com Toxic. Z-Happy Hour Jirachi e Mega Scizor formam um ótimo core, derrotando os checks e counters um do outro; por exemplo, Jirachi ajuda com Poison-types, como Toxapex, contra os quais Mega Scizor tem dificuldade. Calm Mind Jirachi também é ótimo por enfraquecer o core defensivo de times Water, que Mega Scizor não consegue vencer.

[SET]
name: Bulky Facade (Steel)
move 1: Bullet Punch
move 2: Facade
move 3: Swords Dance
move 4: Roost
item: Scizorite
ability: Technician
nature: Impish
evs: 248 HP / 72 Atk / 48 Def / 140 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Bullet Punch é o melhor STAB de Mega Scizor, sendo um move de prioridade com boost de Technician que pode eliminar ameaças mais rápidas, como Mega Lopunny e Tapu Koko. Facade lhe permite tirar vantagem de condições de status, sobretudo burns, a fim de causar um maior dano a alguns de seus checks defensivos, como Mantine e Toxapex. Swords Dance aumenta seu Attack. Roost o ajuda a permanecer saudável e criar melhores oportunidades de setup.

Detalhes do Set
========

248 EVs em HP e 48 EVs em Defense com uma nature Impish asseguram que Mega Scizor evite levar 2HKO de High Jump Kick de Mega Lopunny e também sobreviva a golpes como Supersonic Skystrike de Gyarados a +1 depois do dano de Stealth Rock. 140 EVs em Speed são usados para ultrapassar oponentes como Jolly Azumarill e variantes mais rápidas de Mantine e Mega Venusaur. Os EVs restantes são postos em Attack para maximizar seu poder. Technician é usado para melhorar o poder do Bullet Punch de Mega Scizor.

Dicas de Uso
========

Mega Scizor deve utilizar esse set para se aproveitar de burns, permitindo-lhe enfraquecer inimigos como Mantine e Toxapex com muito mais eficiência. Tente fazer setup contra oponentes como Suicune e Toxapex, pois eles provavelmente tentarão apenas prejudicá-lo com burns. Ele deve aguardar para revelar Facade a fim de atrair de forma efetiva seus alvos pretendidos, nomeadamente Water-types bulky. Entretanto, há alguns cenários em que se deve evitar burn, já que Mega Scizor requer o uso de Bullet Punch para melhor remover adversários debilitados, como Tapu Koko. Evite usuários de Taunt, como Gliscor e Mew, uma vez que eles podem impedi-lo de fazer setup e se curar, propiciando-lhes derrotá-lo. Mega Scizor também deve utilizar Bullet Punch para fazer revenge kill a inimigos e ameaças enfraquecidas, como Mega Lopunny e Tornadus-T. Além disso, deve usar Roost vez ou outra para manter-se saudável.

Opções de Equipe
========

A incrível habilidade de Heatran de prover uma imunidade a Fire é essencial para qualquer time Steel, tornando-o um aliado importante para Mega Scizor. Além disso, ele é capaz de fazer check e remover alguns dos checks de Mega Scizor, como Ferrothorn e Victini. A tipagem de Ferrothorn faz dele um check global a Water-types bulky dos quais Scizor tem dificuldade em tirar proveito, como Empoleon. Ademais, suas funções de utilidade com suporte de Leech Seed e acúmulo de hazards garantem a Mega Scizor mais oportunidades de derrotar os oponentes de forma confiável. O bulk equilibrado e a tipagem de Celesteela tornam-na uma ótima aliada que consegue suportar ataques poderosos de inimigos como Greninja e Landorus. Celesteela também pode usar um set de Autotomize com Metronome para vencer algumas das walls com que Mega Scizor tem problemas, como Hippowdon e Porygon2. Choice Scarf Excadrill é capaz de ameaçar adversários mais rápidos aos quais Mega Scizor não consegue fazer check, como Nidoking e Choice Band Victini. Em adição, Excadrill tem a opção de ser um lead de utilidade, podendo colocar e remover hazards com segurança e distribuir Toxic com a ajuda de Mold Breaker, permitindo a Mega Scizor lidar com inimigos como Mandibuzz e Mega Sableye com muito mais facilidade. Choice Scarf Magnezone pode prender Steel-types oponentes, como Celesteela e Ferrothorn, que fariam wall a Mega Scizor, por meio de Magnet Pull. Além do mais, Magnezone ameaça checks ofensivos de Mega Scizor, como Mega Charizard Y e Keldeo, e pode trazê-lo a campo com Volt Switch. Jirachi pode utilizar um set de Z-Happy Hour que o torna um revenge killer potente contra alguns dos checks de Mega Scizor, como Celesteela, Mega Charizard Y e Infernape. Bisharp auxilia Mega Scizor ao usar Knock Off para prejudicar seus checks defensivos, como Porygon2 e Mega Slowbro, enquanto também usa sua prioridade em Sucker Punch para ameaçar adversários, como Mega Gallade e Victini.

[SET]
name: Swords Dance Defensivo (Steel)
move 1: Swords Dance
move 2: Bullet Punch
move 3: Roost
move 4: U-turn
item: Scizorite
ability: Light Metal
nature: Careful
evs: 248 HP / 48 Def / 212 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance aumenta o Attack de Mega Scizor e o ajuda a manter presença ofensiva. Bullet Punch é um forte STAB de prioridade que lhe permite eliminar Pokémon enfraquecidos e fazer a limpa no late-game. Roost lhe dá uma forma confiável de recovery que o auxilia a fazer pivot em ameaças como Mega Alakazam mais facilmente. U-turn é um STAB secundário que propicia a Mega Scizor se aproveitar de switches forçadas e fazer pivot para seus aliados. Knock Off é uma opção no lugar de U-turn e lhe fornece utilidade geral por remover itens de suas switch-ins, como Porygon2 e Doublade.

Detalhes do Set
========

Os investimentos em HP e Special Defense junto a uma nature Careful permitem a Scizor fazer switch em Focus Blast de Modest Mega Alakazam na forma regular e evitar o nocaute após Mega Evoluir. Thunderbolt de Life Orb Alolan Raichu também falha em lhe fazer 2HKO mesmo depois do dano de Stealth Rock. O resto dos EVs são postos em Defense para melhor suportar golpes physical de Pokémon como Choice Scarf Terrakion. Light Metal é a ability escolhida, pois reduz o poder de Low Kick antes de Mega Evoluir. Mega Scizor adquire Technician depois de Mega Evoluir, o que fortalece o poder de seu Bullet Punch.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua Scizor assim que possível para obter o bulk extra e Technician. Use-o primariamente como um pivot no early-game para enfraquecer seus checks e trazer seus aliados a campo em segurança. Mega Scizor pode fazer switch em ameaças como Mega Alakazam, Life Orb Alolan Raichu e Meloetta, e ameaçá-los com U-turn ou Knock Off. Não tenha medo de fazer setup com Swords Dance e usar U-turn em seguida. Fazer setup torna muito mais efetivo ganhar momentum com U-turn. Todavia, tome cuidado ao usar U-turn em usuários de Rocky Helmet, como Skarmory, e Pokémon como Garchomp, pois o dano residual pode desgastá-lo rápido. Utilize Bullet Punch deliberadamente ao final do jogo uma vez que todos seus checks estejam enfraquecidos. Se Knock Off for escolhido, use-o o máximo possível no early-game para remover os itens do inimigo. Utilize Roost livremente para manter Mega Scizor saudável para fazer check a ameaças como Mega Gardevoir. Evite burns, já que isso corta seu Attack pela metade e o impede de fazer a limpa. Tenha cuidado em dar a Magnezone uma switch livre em Mega Scizor, porque ele pode prendê-lo e removê-lo com Hidden Power Fire. Nessa situação, ele deve usar U-turn em uma switch de Magnezone prevista.

Opções de Equipe
========

Heatran é um aliado fantástico graças à sua habilidade de fazer switch em moves Fire-type. Ele também pode remover walls, como Skarmory. Em troca, Mega Scizor pode fazer check a Fighting-types que ameaçam Heatran, como Terrakion e Heracross, enquanto consegue enfrentar Ground-types decentemente bem. A imunidade a Ground de Skarmory lhe permite fazer check a fortes wallbreakers Ground-type, como Choice Band Excadrill e Diggersby. Ele também pode colocar Spikes e Stealth Rock, que facilitam para Mega Scizor fazer a limpa. Ferrothorn também consegue colocar hazards, como Spikes e Stealth Rock, enquanto faz check a Water-types, como Kingdra. Celesteela pode ajudar a lidar com Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, com Earthquake e Flamethrower. Ela também pode desgastar checks de Mega Scizor com Leech Seed + Protect. Magnezone prende e remove Steel-types, como Skarmory e Celesteela, para Mega Scizor. Ele também faz check a Water-types, como Keldeo, e forma um ótimo core de VoltTurn com Mega Scizor. Excadrill pode surpreender Mega Sableye com Toxic e limpar hazards com Rapid Spin, permitindo a Mega Scizor fazer pivot livremente, enquanto ainda faz check a Fire- e Electric-types devido ao seu tipo Ground. Setup sweepers, como Bisharp, também apreciam o U-turn lento de Mega Scizor.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Bug
--------

Iron Plate pode ser usado em vez de Scizorite no set de Swords Dance para dar espaço a outra Mega Evolução. Contudo, ele o deixa dependente demais de Bullet Punch. Defog pode ser usado para remover hazards, mas isso o força a abrir mão de coverage importante ou Swords Dance. Swords Dance defensivo também pode ser usado, mas isso limita a habilidade de Mega Scizor como sweeper, o que drena muito o momentum de times Bug, que em geral são bastante ofensivos.

Steel
--------

Pursuit é uma opção para impedir ameaças às quais Mega Scizor faz check, como Meloetta e Alolan Raichu, de fazerem switch out. No entanto, a utilidade fornecida por U-turn e Knock Off é mais proveitosa. Defog é uma opção; porém, muitas equipes Steel dependem de acumular hazards, o que o torna contra produtivo. Em Mega Scizor ofensivo, Knock Off ajuda com cores defensivos encontrados em tipos como Water, contra os quais a coverage original tem dificuldade.

Checks e Counters
===================

Bug
--------

**Magnezone**: Magnezone consegue prender Scizor com Magnet Pull e eliminá-lo facilmente com Hidden Power Fire.

**Fire-types**: Pokémon Fire-type resistem a ambos os STABs de Scizor e removem-no sem esforço com seus próprios STABs. Além disso, certos Fire-types, como Mega Charizard X, podem usá-lo para fazer setup.

**Volcarona**: Volcarona é uma ameaça ainda maior que outros Fire-types porque ela resiste a Superpower e não sofre muito dano de Knock Off devido ao seu Z-Crystal. Ela pode fazer switch in em um ataque de Scizor, prejudicá-lo com um burn de Flame Body e fazer setup nele.

**Coverage Fire-type**: Pokémon como Dragonite conseguem aguentar Bullet Punch de Scizor e lhe fazer OHKO com um move Fire-type.

**Pokémon Resistentes a Steel**: Pokémon como Keldeo e Zapdos resistem a Bullet Punch e, em geral, são capazes de eliminá-lo com um ataque forte.

**Burn**: Usuários de Scald e Will-O-Wisp podem deixá-lo totalmente inútil com um burn.

**Pokémon Defensivos Physical**: Pokémon defensivos physical conseguem levar golpes de Scizor enquanto o forçam a sair de campo por métodos diferentes. Por exemplo, Porygon2 pode nocauteá-lo com Hidden Power Fire e Water-types defensivos podem infligir burn com Scald.

**Celesteela**: Celesteela aguenta qualquer ataque de Scizor com facilidade enquanto consegue fazer-lhe OHKO com Flamethrower.

**Skarmory**: Skarmory lhe faz wall completamente, causa dano residual com Rocky Helmet e o impede de fazer setup com Whirlwind.

**Toxapex**: Toxapex resiste a todos os seus ataques, exceto Knock Off, enquanto pode lhe infligir burn com Scald e impedi-lo de fazer setup com Haze.

Steel
--------

**Fire-types**: Fire-types resistem a Bullet Punch e sofrem pouco dano dos outros moves de Mega Scizor. Em troca, eles podem dar OHKO Scizor com facilidade graças à sua fraqueza quádrupla aos seus STABs.

**Skarmory**: Skarmory lhe faz wall totalmente e pode fazer phaze ou usá-lo como oportunidade para colocar Spikes ou Stealth Rock.

**Toxapex**: Toxapex lhe faz wall completamente e pode limpar seus boosts com Haze. Ele pode recuperar HP repetidas vezes com Recover e pescar burns com Scald. No entanto, se Mega Scizor tem Facade e sofre burn, Toxapex é derrotado com facilidade.

**Magnezone**: Magnezone pode prendê-lo com Magnet Pull e nocauteá-lo com Hidden Power Fire.

**Water-types**: Quase todo Water-type consegue suportar um Bullet Punch com boost facilmente. Water-types defensivos podem ameaçá-lo com Scald enquanto wallbreakers, como Keldeo, podem lhe fazer 2HKO sem problemas.

**Pokémon Resistentes a Steel**: Steel- e Electric-types, como Heatran e Zapdos, podem levar um Bullet Punch com boost tranquilamente e ultrapassá-lo e nocauteá-lo em retorno.

**Coverage Super Efetiva**: Pokémon como Dragonite, Garchomp e Greninja podem sobreviver a um Bullet Punch com boost e eliminar Mega Scizor com seus respectivos moves de coverage Fire-type. Fairy-types como Clefable e Togekiss, que usam Babiri Berry, podem surpreendê-lo e derrotá-lo com Fire Blast.

**Pokémon Defensivos Physical**: Pokémon como Porygon2, Swampert e Hippowdon conseguem aguentar um golpe de Mega Scizor com boost e removê-lo com Hidden Power Fire, ameaçá-lo com Scald ou lhe fazer phaze, respectivamente. Todavia, o set ofensivo de Swords Dance pode arrebentar walls enfraquecidas com facilidade.

[CREDITS]
- Written by: [[KevinELF, 314540], [roman, 396169]]
- Translated by: [[Mr.Panda411, 441160]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [Tico 21, 413994]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [Misaka Mikoto, 240969], [iLlama, 296591], [terrors, 279058], [Zarif, 221862], [Eien, 100418], [maroon, 305839], [Havens, 391540]]
 
Last edited:

Miketw

So, goodbye yellow brick road...
is a Top Social Media Contributor Alumnus
Arriba, me sinto lisonjeado em poder corrigir sua tradução. Sem mais delongas, espero que leia os comentários e sugestões abaixo. Now, let's pull the trigger!

Original: https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/scizor/monotype/

Adicionar | Remover | Sugestões
AV: Adicionar vírgula
AE: Adicionar espaço


[OVERVIEW]

Bug
========

O tipo Steel útil de Scizor e seu acesso a um STAB repetível com boost de Technician em Bullet Punch fazem dele uma escolha fantástica em equipes Bug. Sua tipagem Bug / Steel lhe concede neutralidade a golpes Flying-type e resistência a moves Fairy-type, tornando-o muito valioso nesses matchups. Além disso, ele resiste a oito tipos, incluindo Normal e Steel, e tem um bulk natural decente. Isso lhe facilita muito mais fazer setup com Swords Dance e lhe permite atuar como pivot. Ademais, Scizor possui uma ótima movepool que complementa sua ability Technician, com moves como Bullet Punch e Bug Bite recebendo boost. Bullet Punch, sendo um move de prioridade, também lhe propicia fazer check a grandes ameaças para times Bug, como Mega Diancie, Nihilego e Tapu Koko, além de dificultar que sofra revenge kill. Scizor também não desaponta no quesito utilidade, com moves como Knock Off e U-turn, um move de setup em Swords Dance e recovery confiável em Roost. Somado a tudo isso, Mega Scizor dispõe de um ótimo bulk e um Attack monstruoso. Como pode utilizar muitos sets, Scizor é bem imprevisível, em especial quando aliado a Heracross, já que pode ser difícil saber qual é a Mega Evolução. Entretanto, quando acompanhado de Pinsir, é óbvio que Scizor não é a Mega Evolução. Infelizmente, ele tem uma fraqueza devastadora a Fire-types, geralmente inutilizando-o contra equipes Fire. Sua baixa Speed também significa que Pokémon mais rápidos que resistem a Bullet Punch, como Keldeo, podem lhe fazer switch in e revenge kill facilmente. Mega Scizor enfrenta muita competição de outras Mega Evoluções Bug-type. É preferível usar Mega Scizor quando o time tiver uma forma sólida de deter Victini e lidar com equipes Water e Poison.

Steel
========

A ótima tipagem Bug / Steel de Mega Scizor, que lhe garante neutralidade a moves Ground- e Fighting-type, combinada ao seu ótimo bulk geral e acesso a Swords Dance fazem dele um setup sweeper fantástico. Seu bulk lhe permite fazer pivot em muitas ameaças a times Steel, como Mega Alakazam, Meloetta e Alolan Raichu. Mega Scizor possui uma movepool vasta que inclui opções de coverage, como Superpower e Knock Off, e recovery confiável em Roost. Ele também pode fazer pivot com U-turn, dando suporte a setup sweepers, como Bisharp. Além disso, Mega Scizor tem acesso a um ótimo STAB com boost de Technician em Bullet Punch, o qual, sendo um move de prioridade, dificulta fazer revenge kill a ele uma vez que consiga fazer setup. Entre suas opções defensivas e ofensivas, Mega Scizor é geralmente um setup sweeper imprevisível. Em adição, ele pode utilizar Facade de forma efetiva para punir usuários Water-type bulky de Scald, como Mantine e Toxapex, que tentam prejudicar seus sets regulares. No entanto, Mega Scizor tem uma fraqueza extremamente explorável a moves Fire-type, o que significa que Pokémon com coverage Fire-type, como Garchomp, podem eliminá-lo com facilidade. Seu tipo Steel também significa que Magnezone pode prendê-lo e derrotá-lo com Hidden Power Fire. Ademais, Fire-types resistem aos seus STABs, tornando-o quase inútil no matchup contra Fire. Mega Scizor também está em uma Speed tier abaixo da média, o que significa que ele pode sofrer revenge kill facilmente de Pokémon mais rápidos que resistem a Bullet Punch, como Keldeo e Infernape.

[SET]
name: Swords Dance Ofensivo (Bug)
move 1: Swords Dance
move 2: Bullet Punch
move 3: Bug Bite
move 4: Superpower
item: Scizorite
ability: Light Metal
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance aumenta o Attack de Scizor a níveis elevados. Bullet Punch é um move STAB de prioridade fantástico que recebe boost de Technician e lhe permite fazer a limpa em times facilmente. Bug Bite é seu STAB mais forte e, uma vez com boost, propicia-lhe vencer checks, como Rotom-W e Mega Venusaur. Superpower completa a coverage de Scizor por acertar Steel-types, como Excadrill e Skarmory. Ele também lhe possibilita derrotar o core defensivo ameaçador de Chansey e Porygon2 em times Normal. Depois do dano de Stealth Rock, Mega Scizor com +2 fará OHKO a Porygon2. Por outro lado, Knock Off pode ser usado para remover itens de ameaças bulky, como o já mencionado core Normal, enquanto também prejudica Pokémon que tentam fazer switch in em Mega Scizor, como Heatran e Keldeo.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Attack e Speed com uma nature Adamant permite a Scizor bater o mais forte e rápido possível, ultrapassando Pokémon como Rotom-W e Mega Venusaur. Light Metal impede usuários de Trace, como Porygon2, de obter Technician como ability, o que poderia fortalecer Hidden Power Fire. Scizorite lhe possibilita Mega Evoluir e receber bulk e Attack adicionais. Scizor também adquire Technician, que aumenta o poder dos STABs desse set. Life Orb é uma alternativa para liberar o espaço da Mega.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua Scizor rápido para conseguir o boost em bulk e Attack. Se Mega Scizor não conseguir fazer a limpa com Bullet Punch, ele pode ser usado para fazer setup e wallbreak em outros momentos do jogo, ajudando seus aliados a subjugarem a equipe oponente. Certifique-se de manter Mega Scizor longe de burns, pois eles podem torná-lo quase inútil. Preserve o campo sem hazards, porque dano residual demais o impede de fazer setup e assolar o time adversário. Não faça setup em Pokémon com Foul Play, como Klefki e Porygon2, nem contra equipes com Choice Scarf Magnet Pull Magnezone e ameaças mais rápidas que não seriam nocauteadas por Bullet Punch. Use Bullet Punch para fazer revenge kill a ameaças enfraquecidas ou vulneráveis. Traga Mega Scizor a campo contra Pokémon que seriam forçados a fazer switch, como Mega Lopunny, e aproveite a oportunidade para usar Swords Dance.

Opções de Equipe
========

Armaldo e Forretress proveem Mega Scizor com o incrível suporte de Rapid Spin para impedi-lo de sofrer muito dano residual, assim lhe facilitando fazer setup. Ambos também têm acesso a Stealth Rock, que desgasta a equipe inimiga, o que torna o sweep de Mega Scizor muito mais fácil no late-game. Armaldo geralmente é preferido por possuir uma maior sinergia de tipos com ele, já que é neutro a ataques Fire-type. Volcarona cuida de algumas das maiores ameaças a Scizor, como Celesteela e Steel-types em geral. Ela também pode lidar com Pokémon bulky physical e enfraquecer o time oponente, permitindo a ele fazer sweep no late-game. Mega Scizor pode fazer switch in em ataques Rock-type, que ameaçam Volcarona, e fazer setup. Além disso, ele pode derrotar Pokémon defensivos special, criando uma oportunidade para ela fazer sweep. Yanmega pode ser usado para dar conta dos Water- e Fighting-types com que Mega Scizor tem problemas, particularmente Keldeo e Buzzwole. O acesso de Galvantula e Araquanid a Sticky Web compensa por sua Speed medíocre e lhe permite ultrapassar Heatran ofensivo. Araquanid também o auxilia ao lidar com Fire-types. Da mesma forma, Mega Scizor cuida de Rock-types que o ameaçam. Heracross remove ameaças, como Mega Charizard Y e Volcarona, com Stone Edge em um set de Choice Scarf e consegue fazer check a Heatran. Buzzwole pode ser usado em vez de Heracross, pois tem uma movepool mais vasta e bulk superior. Contudo, sua Speed menor lhe dificulta lidar com outros usuários de Choice Scarf, como Togekiss, e usuários de Dragon Dance, como Gyarados. Apesar disso, ele pode eliminar alguns dos Dragon-types que Mega Scizor não consegue enfrentar sem fazer setup, como Garchomp, Hydreigon sem Choice Scarf e Dragonite.

[SET]
name: Choice Band (Bug)
move 1: Bullet Punch
move 2: U-turn
move 3: Superpower
move 4: Knock Off / Pursuit
item: Choice Band
ability: Technician
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Bullet Punch é um forte move STAB de prioridade que permite a Scizor fazer a limpar em times enfraquecidos no late-game e fazer revenge kill a Pokémon desgastados. U-turn é um STAB poderoso que dá momentum ao time. Ele também propicia a Scizor causar dano residual a Pokémon que o ameaçariam. Superpower acerta outros Pokémon Steel-type, como Excadrill. Knock Off ajuda ao remover itens de Pokémon que normalmente fariam switch in em Scizor, como Mantine e Toxapex. Pursuit prende e nocauteia Victini depois de Sticky Web e um V-create, assim eliminando uma das maiores ameaças a times Bug, e também prende Heatran.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Attack e Speed otimizam o uso de Scizor como uma ameaça ofensiva e lhe permitem ultrapassar Pokémon como Rotom-W. Choice Band assegura que ele bata o mais forte possível. Uma nature Jolly é usada a fim de ultrapassar Choice Scarf Victini depois de dois V-creates ou depois de um V-create e Sticky Web. Technician aumenta o poder de Bullet Punch e Pursuit, sendo o primeiro seu move mais usado. Entretanto, o último só recebe boost se o oponente não fizer switch out.

Dicas de Uso
========

Esse set é melhor usado para enfraquecer walls no early-game com seus moves de coverage fortes e boost de Choice Band para preparar um sweep de Bullet Punch no late-game. U-turn é uma ótima forma de desgastar walls inimigas e punir as várias switches que Scizor força. Ele também provê o time com um momentum fantástico, trazendo seus aliados a campo em segurança. Tente mantê-lo longe de burns, pois Scizor não poderá mais fazer a limpa com Bullet Punch ou forçar switches se for afetado. Por exemplo, ele sequer consegue fazer OHKO a Pokémon extremamente frágeis, como Mega Alakazam, depois do dano de Stealth Rock. Preserve-o para o late-game contra equipes Fairy- e Rock-type, quando ele pode geralmente assolar com Bullet Punch. Graças ao seu poderoso Bullet Punch, Scizor também pode ser usado para fazer revenge kill a muitas ameaças, como Tapu Koko enfraquecido. Ao mesmo tempo, tome cuidado em qual move de coverage ele está preso, porque pode acabar se tornando objeto de setup para Pokémon como Gyarados ou ser preso por Magnezone. Se usando Pursuit, traga Scizor a campo depois que Victini usar V-create sob efeito de Sticky Web para prendê-lo e eliminá-lo. Da mesma forma, Pursuit pode ser usado para remover Heatran enfraquecido ou causar algum dano residual em um Pokémon que tenta fazer switch out com medo de Superpower.

Opções de Equipe
========

Armaldo e Forretress conseguem limpar hazards com Rapid Spin e colocar Stealth Rock. Isso é essencial porque ajuda Scizor a fazer a limpa,(AV) uma vez que o time oponente sofreu bastante dano residual. Porém, Forretress compartilha de sua fraqueza quádrupla a Fire, então Armaldo é preferível. Volcarona dá conta dos seus counters Steel-type, notavelmente Celesteela e Skarmory. Da mesma forma, Scizor lida com os Pokémon Rock-type que a pressionam. Ele também pode usar U-turn em uma switch para trazê-la a campo em segurança. Outra grande vantagem de Volcarona é que ela força Victini a usar V-create, o que permite a Scizor entrar em campo e prendê-lo. Além disso, ela cuida de walls physical. Galvantula pode colocar Sticky Web, que ameniza os efeitos da Speed medíocre de Scizor. Araquanid também pode fazer isso enquanto faz switch in facilmente em golpes Fire-type e atinge Pokémon desse tipo com fortes ataques Water-type com boost de Water Bubble. Em troca, Scizor pode eliminar os Rock-types que o ameaçam, como Terrakion. Sticky Web facilita prender Choice Scarf Victini e lhe permite ultrapassar Heatran ofensivo. Mega Pinsir o auxilia a fazer wallbreak e pode fazer a limpa na equipe adversária depois de Scizor enfraquecê-la. Como com Volcarona, ele pode trazer Mega Pinsir a campo em segurança usando U-turn contra switches. Heracross é essencial por lidar com ameaças ofensivas, como Mega Charizard Y e Volcarona. Ele também dá conta de ameaças Steel-type rápidas, como Heatran, para Scizor ao lhes fazer OHKO com Close Combat. Se Scizor estiver levando Pursuit, Heracross consegue um moveslot extra. Isso abre espaço para Mega Heracross ser usado; todavia, ele funciona mais como um wallbreaker que pode destruir times com suporte de Sticky Web. Buzzwole também cumpre esse papel, mas sua Speed inferior pode ser problemática.

[SET]
name: Swords Dance Ofensivo (Steel)
move 1: Swords Dance
move 2: Bullet Punch
move 3: Bug Bite
move 4: Superpower
item: Scizorite
ability: Technician
nature: Jolly / Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance permite a Mega Scizor aumentar seu Attack a níveis ameaçadores. Bullet Punch, com boost de Technician, é uma ótima prioridade contra tipos ofensivos, como Dragon. Bug Bite, também com boost de Technician, é seu outro STAB que lhe propicia cuidar de walls mais resistentes, como Hippowdon. Superpower mitiga o problema de Mega Scizor não conseguir acertar Steel-types inimigos. Ele também lhe possibilita derrotar checks defensivos, como Porygon2, contra os quais ele perderia caso contrário.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack e Speed tornam Mega Scizor o mais rápido e forte possível. Uma nature Jolly lhe permite ultrapassar Diggersby Adamant, e uma nature Adamant maximiza seu poder. Technician fortalece Bullet Punch e Bug Bite.

Dicas de Uso
========

Aproveite-se de atacantes Choice-locked, como Latios, fazendo setup neles. Enfraqueça respostas ofensivas, como Fire Blast Garchomp, até o alcance de Bullet Punch antes de tentar fazer sweep. Do mesmo modo, cuide de respostas defensivas, como Foul Play Mandibuzz, antes de qualquer tentativa. Como a maioria dos outros physical attackers, tome cuidado com status, sobretudo burn, pois ele prejudicará Mega Scizor. Use Bug Bite contra Pokémon que carreguem Iapapa Berry frequentemente, como Rotom-W e Alolan Muk, para uma cura de graça. É difícil explorar o bulk incrível e a tipagem defensiva fantástica de Mega Scizor sem Roost, então preserve seu HP e traga-o a campo por meio de switches duplas ou pivots, como Volt Switch Magnezone.

Opções de Equipe
========

Heatran lida com Fire-types com os quais Mega Scizor tem problemas e prejudica respostas defensivas, como Toxapex e Mandibuzz, com Magma Storm, Taunt e possivelmente Toxic. Mold Breaker Toxic de Excadrill afeta checks defensivos, como Mandibuzz e Mega Sableye. Usuários de hazards, como Ferrothorn, Heatran e Skarmory, são ótimos em desgastar respostas com Spikes e Stealth Rock. Volt Switch Magnezone é muito bom por prender e enfraquecer respostas, como Heatran, e trazer Mega Scizor a campo de graça com Volt Switch. Setup sweepers fortes, como Swords Dance Bisharp e Lucario, podem formar um core de wallbreaker com Mega Scizor. Celesteela pode prover-lhe recovery de Leech Seed e remover walls com Toxic. Z-Happy Hour Jirachi e Mega Scizor formam um ótimo core, derrotando os checks e counters um do outro; por exemplo, Jirachi ajuda com Poison-types, como Toxapex, contra os quais Mega Scizor tem dificuldade. Calm Mind Jirachi também é ótimo por enfraquecer o core defensivo de times Water, que Mega Scizor não consegue vencer.

[SET]
name: Bulky Facade (Steel)
move 1: Bullet Punch
move 2: Facade
move 3: Swords Dance
move 4: Roost
item: Scizorite
ability: Technician
nature: Impish
evs: 248 HP / 72 Atk / 48 Def / 140 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Bullet Punch é o melhor STAB de Mega Scizor, sendo um move de prioridade com boost de Technician que pode eliminar ameaças mais rápidas, como Mega Lopunny e Tapu Koko. Facade lhe permite tirar vantagem de condições de status, sobretudo burns, a fim de causar um maior dano a alguns de seus checks defensivos, como Mantine e Toxapex. Swords Dance aumenta seu Attack. Roost o ajuda a permanecer saudável e a criar melhores oportunidades de setup.

Detalhes do Set
========

248 EVs em HP e 48 EVs em Defense com uma nature Impish asseguram que Mega Scizor evite 2HKO de High Jump Kick de Mega Lopunny e também sobreviva a golpes, como Supersonic Skystrike de Gyarados a +1, depois do dano de Stealth Rock. 140 EVs em Speed são usados para ultrapassar oponentes, como Azumarill Jolly e variantes mais rápidas de Mantine e Mega Venusaur. Os EVs restantes são postos em Attack para maximizar seu poder. Technician é usado para melhorar o poder do Bullet Punch de Mega Scizor.

Dicas de Uso
========

Mega Scizor deve utilizar esse set para se aproveitar de burns, permitindo-lhe enfraquecer inimigos, como Mantine e Toxapex, com muito mais eficiência. Tente fazer setup contra oponentes como Suicune e Toxapex, pois eles provavelmente tentarão apenas prejudicá-lo com burns. Ele deve aguardar para revelar Facade a fim de atrair de forma efetiva seus alvos pretendidos, nomeadamente Water-types bulky. Entretanto, há alguns cenários em que se deve evitar burn, já que Mega Scizor requer o uso de Bullet Punch para melhor remover adversários debilitados, como Tapu Koko. Evite usuários de Taunt, como Gliscor e Mew, uma vez que eles podem impedi-lo de fazer setup e se curar, propiciando-lhes derrotá-lo. Mega Scizor também deve utilizar Bullet Punch para fazer revenge kill a inimigos e ameaças enfraquecidas, como Mega Lopunny e Tornadus-T. Além disso, deve usar Roost vez ou outra para manter-se saudável.

Opções de Equipe
========

A incrível habilidade de Heatran de prover uma imunidade a Fire é essencial para qualquer time Steel, tornando-o um aliado importante para Mega Scizor. Além disso, ele é capaz de fazer check e remover alguns de seus checks, como Ferrothorn e Victini. A tipagem de Ferrothorn faz dele um check global a Water-types bulky dos quais Scizor tem dificuldade em tirar proveito, como Empoleon. Ademais, suas funções de utilidade com suporte de Leech Seed e acúmulo de hazards garantem a Mega Scizor mais oportunidades de derrotar os oponentes de forma confiável. O bulk equilibrado e a tipagem de Celesteela tornam-na uma ótima aliada que consegue suportar ataques poderosos de inimigos como Greninja e Landorus. Celesteela também pode usar um set de Autotomize com Metronome para vencer algumas das walls com que Mega Scizor tem problemas, como Hippowdon e Porygon2. Choice Scarf Excadrill é capaz de ameaçar adversários mais rápidos aos quais ele não consegue fazer check, como Nidoking e Choice Band Victini. Em adição, Excadrill tem a opção de ser um lead de utilidade, podendo colocar e remover hazards com segurança e distribuir Toxic com a ajuda de Mold Breaker, permitindo a Mega Scizor lidar com inimigos como Mandibuzz e Mega Sableye com muito mais facilidade. Choice Scarf Magnezone pode prender Steel-types oponentes, como Celesteela e Ferrothorn, que fariam wall a Mega Scizor, por meio de Magnet Pull. Além do mais, Magnezone ameaça seus checks ofensivos, como Mega Charizard Y e Keldeo, e pode trazê-lo a campo com Volt Switch. Jirachi pode utilizar um set de Z-Happy Hour que o torna um revenge killer potente contra alguns dos checks de Mega Scizor, como Celesteela, Mega Charizard Y e Infernape. Bisharp o auxilia ao usar Knock Off para prejudicar seus checks defensivos, como Porygon2 e Mega Slowbro, enquanto também usa sua prioridade em Sucker Punch para ameaçar adversários, como Mega Gallade e Victini.

[SET]
name: Swords Dance Defensivo (Steel)
move 1: Swords Dance
move 2: Bullet Punch
move 3: Roost
move 4: U-turn
item: Scizorite
ability: Light Metal
nature: Careful
evs: 248 HP / 48 Def / 212 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance aumenta o Attack de Mega Scizor e o ajuda a manter presença ofensiva. Bullet Punch é um forte STAB de prioridade que lhe permite eliminar Pokémon enfraquecidos e fazer a limpa no late-game. Roost lhe dá uma forma confiável de recovery que o auxilia a fazer pivot em ameaças, como Mega Alakazam, mais facilmente. U-turn é um STAB secundário que propicia a Mega Scizor se aproveitar de switches forçadas e fazer pivot para seus aliados. Knock Off é uma opção no lugar de U-turn e lhe fornece utilidade geral por remover itens de suas switch-ins, como Porygon2 e Doublade.

Detalhes do Set
========

Os investimentos em HP e Special Defense junto a uma nature Careful permitem a Scizor fazer switch em Focus Blast de Mega Alakazam Modest na forma regular e evitar o nocaute após Mega Evoluir. Thunderbolt de Life Orb Alolan Raichu também falha em lhe fazer 2HKO mesmo depois do dano de Stealth Rock. O resto dos EVs são postos em Defense para melhor suportar golpes physical de Pokémon como Choice Scarf Terrakion. Light Metal é a ability escolhida, pois reduz o poder de Low Kick antes de Mega Evoluir. Mega Scizor adquire Technician depois de Mega Evoluir, o que fortalece o poder de seu Bullet Punch.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua Scizor assim que possível para obter o bulk extra e Technician. Use-o primariamente como um pivot no early-game para enfraquecer seus checks e trazer seus aliados a campo em segurança. Mega Scizor pode fazer switch em ameaças como Mega Alakazam, Life Orb Alolan Raichu e Meloetta, e ameaçá-los com U-turn ou Knock Off. Não tenha medo de fazer setup com Swords Dance e usar U-turn em seguida. Fazer setup torna muito mais efetivo ganhar momentum com U-turn. Todavia, tome cuidado ao usar U-turn em usuários de Rocky Helmet, como Skarmory, e Pokémon como Garchomp, pois o dano residual pode desgastá-lo rápido. Utilize Bullet Punch deliberadamente ao final do jogo uma vez que todos seus checks estejam enfraquecidos. Se Knock Off for escolhido, use-o o máximo possível no early-game para remover os itens do inimigo. Utilize Roost livremente para manter Mega Scizor saudável para fazer check a ameaças como Mega Gardevoir. Evite burns, já que isso corta seu Attack pela metade e o impede de fazer a limpa. Tenha cuidado em dar a Magnezone uma switch livre em Mega Scizor, porque ele pode prendê-lo e removê-lo com Hidden Power Fire. Nessa situação, ele deve usar U-turn em uma switch de Magnezone prevista.

Opções de Equipe
========

Heatran é um aliado fantástico graças à sua habilidade de fazer switch em moves Fire-type. Ele também pode remover walls, como Skarmory. Em troca, Mega Scizor pode fazer check a Fighting-types que ameaçam Heatran, como Terrakion e Heracross, enquanto consegue enfrentar Ground-types decentemente bem. A imunidade a Ground de Skarmory lhe permite fazer check a fortes wallbreakers Ground-type, como Choice Band Excadrill e Diggersby. Ele também pode colocar Spikes e Stealth Rock, que facilitam para Mega Scizor fazer a limpa. Ferrothorn também consegue colocar hazards, como Spikes e Stealth Rock, enquanto faz check a Water-types, como Kingdra. Celesteela pode ajudar a lidar com Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, com Earthquake e Flamethrower. Ela também pode desgastar checks de Mega Scizor com Leech Seed + Protect. Magnezone prende e remove Steel-types, como Skarmory e Celesteela, para ele. Ele também faz check a Water-types, como Keldeo, e forma um ótimo core de VoltTurn com Mega Scizor. Excadrill pode surpreender Mega Sableye com Toxic e limpar hazards com Rapid Spin, permitindo-lhe fazer pivot livremente, enquanto ainda faz check a Fire- e Electric-types devido ao seu tipo Ground. Setup sweepers, como Bisharp, também apreciam o U-turn lento de Mega Scizor.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Bug
--------

Iron Plate pode ser usado em vez de Scizorite no set de Swords Dance para dar espaço a outra Mega Evolução. Contudo, ele o deixa dependente demais de Bullet Punch. Defog pode ser usado para remover hazards, mas isso o força a abrir mão de coverage importante ou Swords Dance. Swords Dance defensivo também pode ser usado, mas isso limita a habilidade de Mega Scizor como sweeper, o que drena muito o momentum de times Bug, que em geral são bastante ofensivos.

Steel
--------

Pursuit é uma opção para impedir ameaças às quais Mega Scizor faz check, como Meloetta e Alolan Raichu, de fazerem switch out. No entanto, a utilidade fornecida por U-turn e Knock Off é mais proveitosa. Defog é uma opção; porém, muitas equipes Steel dependem de acumular hazards, o que o torna contra (AE) produtivo. Em Mega Scizor ofensivo, Knock Off ajuda com cores defensivos encontrados em tipos como Water, contra os quais a coverage original tem dificuldade.

Checks e Counters
===================

Bug
--------

**Magnezone**: Magnezone consegue prender Scizor com Magnet Pull e eliminá-lo facilmente com Hidden Power Fire.

**Fire-types**: Pokémon Fire-type resistem a ambos os seus STABs e removem-no sem esforço com seus próprios STABs. Além disso, certos Fire-types, como Mega Charizard X, podem usá-lo para fazer setup.

**Volcarona**: Volcarona é uma ameaça ainda maior que outros Fire-types porque ela resiste a Superpower e não sofre muito dano de Knock Off devido ao seu Z-Crystal. Ela pode fazer switch in em um ataque de Scizor, prejudicá-lo com um burn de Flame Body e fazer setup nele.

**Fire-type Coverage**: Pokémon como Dragonite conseguem aguentar seu Bullet Punch e lhe fazer OHKO com um move Fire-type.

**Pokémon Resistentes a Steel**: Pokémon como Keldeo e Zapdos resistem a Bullet Punch e, em geral, são capazes de eliminá-lo com um ataque forte.

**Burn**: Usuários de Scald e Will-O-Wisp podem deixá-lo totalmente inútil com um burn.

**Pokémon Defensivos Physical**: Pokémon defensivos physical conseguem levar golpes de Scizor enquanto o forçam a sair de campo por métodos diferentes. Por exemplo, Porygon2 pode nocauteá-lo com Hidden Power Fire e Water-types defensivos podem infligir burn com Scald.

**Celesteela**: Celesteela aguenta qualquer ataque dele com facilidade enquanto consegue fazer-lhe OHKO com Flamethrower.

**Skarmory**: Skarmory lhe faz wall completamente, causa dano residual com Rocky Helmet e o impede de fazer setup com Whirlwind.

**Toxapex**: Toxapex resiste a todos os seus ataques, exceto Knock Off, enquanto pode lhe infligir burn com Scald e impedi-lo de fazer setup com Haze.

Steel
--------

**Fire-types**: Fire-types resistem a Bullet Punch e sofrem pouco dano dos outros moves de Mega Scizor. Em troca, eles podem lhe fazer OHKO com facilidade graças à sua fraqueza quádrupla aos seus STABs.

**Skarmory**: Skarmory lhe faz wall totalmente e pode lhe fazer phaze ou usá-lo como oportunidade para colocar Spikes ou Stealth Rock.

**Toxapex**: Toxapex lhe faz wall completamente e pode limpar seus boosts com Haze. Ele pode recuperar HP repetidas vezes com Recover e pescar burns com Scald. No entanto, se Mega Scizor tem Facade e sofre burn, Toxapex é derrotado com facilidade.

**Magnezone**: Magnezone pode prendê-lo com Magnet Pull e nocauteá-lo com Hidden Power Fire.

**Water-types**: Quase todo Water-type consegue suportar um Bullet Punch com boost facilmente. Water-types defensivos podem ameaçá-lo com Scald enquanto wallbreakers, como Keldeo, podem lhe fazer 2HKO sem problemas.

**Pokémon Resistentes a Steel**: Steel- e Electric-types, como Heatran e Zapdos, podem levar um Bullet Punch com boost tranquilamente e ultrapassá-lo e nocauteá-lo em retorno.

**Coverage Super Efetiva**: Pokémon como Dragonite, Garchomp e Greninja podem sobreviver a um Bullet Punch com boost e eliminar Mega Scizor com seus respectivos moves de coverage Fire-type. Fairy-types como Clefable e Togekiss, que usam Babiri Berry, podem surpreendê-lo e derrotá-lo com Fire Blast.

**Pokémon Defensivos Physical**: Pokémon como Porygon2, Swampert e Hippowdon conseguem aguentar um golpe dele com boost e removê-lo com Hidden Power Fire, ameaçá-lo com Scald ou lhe fazer phaze, respectivamente. Todavia, o set ofensivo de Swords Dance pode arrebentar walls enfraquecidas com facilidade.

[CREDITS]
- Written by: [[KevinELF, 314540], [roman, 396169]]
- Translated by: [[Mr.Panda411, 441160]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118] [nome, id]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [Misaka Mikoto, 240969], [iLlama, 296591], [terrors, 279058], [Zarif, 221862], [Eien, 100418], [maroon, 305839], [Havens, 391540]]

1. Devo dizer, foi uma difícil correção pelo tamanho, mas excelente tradução! Encontrei alguns erros, agora apenas peço que preste MUITA atenção na correção, pois existem erros quase imperceptíveis. De qualquer forma está aprovada com altíssima qualidade. Basta esperar a próxima correção!
2. Agradecemos sua contribuição, sua ajuda é de extrema importância para o projeto.
3. Se tiver alguma dúvida ou sugestão/crítica, basta me chamar.
4. Agradeço pela leitura e atenção, let's rise.


Att.
Miketw
 

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
Adicionar, Remover e (Comentários)

[OVERVIEW]

Bug
========

O tipo Steel útil de Scizor e seu acesso a um STAB repetível com boost de Technician em Bullet Punch fazem dele uma escolha fantástica em equipes Bug. Sua tipagem Bug / Steel lhe concede neutralidade a golpes Flying-type e resistência a moves Fairy-type, tornando-o muito valioso nesses matchups. Além disso, ele resiste a oito tipos, incluindo Normal e Steel, e tem um bulk natural decente. Isso lhe facilita muito mais fazer setup com Swords Dance e lhe permite atuar como pivot. Ademais, Scizor possui uma ótima movepool que complementa sua ability Technician, com moves como Bullet Punch e Bug Bite recebendo boost. Bullet Punch, sendo um move de prioridade, também lhe propicia fazer check a grandes ameaças para times Bug, como Mega Diancie, Nihilego e Tapu Koko, além de dificultar que sofra revenge kill. Scizor também não desaponta no quesito utilidade, com moves como Knock Off e U-turn, um move de setup em Swords Dance e recovery confiável em Roost. Somado a tudo isso, Mega Scizor dispõe de um ótimo bulk e um Attack monstruoso. Como pode utilizar muitos sets, Scizor é bem imprevisível, em especial quando aliado a Heracross, já que pode ser difícil saber qual é a Mega Evolução. Entretanto, quando acompanhado de Pinsir, é óbvio que Scizor não é a Mega Evolução. Infelizmente, ele tem uma fraqueza devastadora a Fire-types, geralmente inutilizando-o contra equipes Fire. Sua baixa Speed também significa que Pokémon mais rápidos que resistem a Bullet Punch, como Keldeo, podem lhe fazer switch in e revenge kill facilmente. Mega Scizor enfrenta muita competição de outras Mega Evoluções Bug-type. É preferível usar Mega Scizor quando o time tiver uma forma sólida de deter fazer trap (embora "deter" esteja tecnicamente correto, times Bug-type normalmente usam suporte de Pursuit para remover Victini, que deve ser a ideia do autor) Victini e lidar com equipes Water e Poison.

Steel
========

A ótima tipagem Bug / Steel de Mega Scizor, que lhe garante neutralidade a moves Ground- e Fighting-type, combinada ao seu ótimo bulk geral e acesso a Swords Dance fazem dele um setup sweeper fantástico. Seu bulk lhe permite fazer pivot em muitas ameaças a times Steel, como Mega Alakazam, Meloetta e Alolan Raichu. Mega Scizor possui uma movepool vasta que inclui opções de coverage, como Superpower e Knock Off, e recovery confiável em Roost. Ele também pode fazer pivot com U-turn, dando suporte a setup sweepers, como Bisharp. Além disso, Mega Scizor tem acesso a um ótimo STAB com boost de Technician em Bullet Punch, o qual, sendo um move de prioridade, dificulta fazer revenge kill a ele uma vez que consiga fazer setup. Entre suas opções defensivas e ofensivas, Mega Scizor é geralmente um setup sweeper imprevisível. Em adição, ele pode utilizar Facade de forma efetiva para punir usuários Water-type bulky de Scald, como Mantine e Toxapex, que tentam prejudicar seus sets regulares. No entanto, Mega Scizor tem uma fraqueza extremamente explorável a moves Fire-type, o que significa que Pokémon com coverage Fire-type, como Garchomp, podem eliminá-lo com facilidade. Seu tipo Steel também significa que Magnezone pode prendê-lo e derrotá-lo com Hidden Power Fire. Ademais, Fire-types resistem aos seus STABs, tornando-o quase inútil no matchup contra Fire. Mega Scizor também está em uma Speed tier abaixo da média, o que significa que ele pode sofrer revenge kill facilmente de Pokémon mais rápidos que resistem a Bullet Punch, como Keldeo e Infernape.

[SET]
name: Swords Dance Ofensivo (Bug)
move 1: Swords Dance
move 2: Bullet Punch
move 3: Bug Bite
move 4: Superpower
item: Scizorite
ability: Light Metal
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance aumenta o Attack de Scizor a níveis elevados. Bullet Punch é um move (redundante) STAB de prioridade fantástico que recebe boost de é impulsionado por ("boost" foi usado diversas vezes, por isso vou trocar) Technician e lhe permite fazer a limpa em times facilmente. Bug Bite é seu STAB mais forte e, uma vez com boost, propicia-lhe vencer checks, como Rotom-W e Mega Venusaur. Superpower completa a coverage de Scizor por acertar Steel-types, como Excadrill e Skarmory. Ele O move (alterei pois logo a frente tem "lhe" fazendo referência a Scizor) também lhe possibilita derrotar o core defensivo ameaçador de Chansey e Porygon2 em times Normal. Depois do dano de Stealth Rock, Mega Scizor com +2 fará OHKO a Porygon2. Por outro lado, Knock Off pode ser usado para remover itens de ameaças bulky, como o já mencionado core Normal, enquanto também prejudica Pokémon que tentam fazer switch in em Mega Scizor, como Heatran e Keldeo.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Attack e Speed com uma nature Adamant permite a Scizor bater o mais forte e rápido possível, ultrapassando Pokémon como Rotom-W e Mega Venusaur. Light Metal impede usuários de Trace, como Porygon2, de obter Technician como ability, o que poderia fortalecer Hidden Power Fire. Scizorite lhe possibilita Mega Evoluir e receber bulk e Attack adicionais. Scizor também adquire Technician, que aumenta o poder dos STABs desse set. Life Orb é uma alternativa para liberar o espaço da Mega.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua Scizor rápido para conseguir os boosts (plural) em bulk e Attack. Se Mega Scizor não conseguir fazer a limpa com Bullet Punch, ele pode ser usado para fazer setup e wallbreak em outros momentos do jogo, ajudando seus aliados a subjugarem a equipe oponente. Certifique-se de manter Mega Scizor longe de burns, pois eles podem torná-lo quase inútil. Preserve o campo sem hazards, porque dano residual demais o impede de fazer setup e assolar o time adversário. Não faça setup em Pokémon com Foul Play, como Klefki e Porygon2, nem contra equipes com Choice Scarf Magnet Pull Magnezone e ameaças mais rápidas que não seriam nocauteadas por Bullet Punch. Use Bullet Punch para fazer revenge kill a ameaças enfraquecidas ou vulneráveis. Traga Mega Scizor a campo contra Pokémon que seriam forçados a fazer switch, como Mega Lopunny, e aproveite a oportunidade para usar Swords Dance.

Opções de Equipe
========

Armaldo e Forretress proveem Mega Scizor com o incrível suporte de Rapid Spin para impedi-lo de sofrer muito dano residual, assim lhe facilitando fazer setup. Ambos também têm acesso a Stealth Rock, que desgasta a equipe inimiga, o que torna o sweep de Mega Scizor muito mais fácil no late-game. Armaldo geralmente é preferido por possuir uma maior sinergia de tipos com ele, já que é neutro a ataques Fire-type. Volcarona cuida de algumas das maiores ameaças a Scizor, como Celesteela e Steel-types em geral. Ela também pode lidar com Pokémon bulky physical e enfraquecer o time oponente, permitindo a ele fazer sweep no late-game. Mega Scizor pode fazer switch in em ataques Rock-type, que ameaçam Volcarona, e fazer setup. Além disso, ele pode derrotar Pokémon defensivos special, criando uma oportunidade para ela fazer sweep. Yanmega pode ser usado para dar conta dos Water- e Fighting-types com que Mega Scizor tem problemas, particularmente Keldeo e Buzzwole. O acesso de Galvantula e Araquanid a Sticky Web compensa por sua Speed medíocre e lhe permite ultrapassar Heatran ofensivo. Araquanid também o auxilia ao lidar com Fire-types. Da mesma forma, Mega Scizor cuida de Rock-types que o ameaçam. Heracross remove ameaças, como Mega Charizard Y e Volcarona, com Stone Edge em um set de Choice Scarf e consegue fazer check a Heatran. Buzzwole pode ser usado em vez de Heracross, pois tem uma movepool mais vasta e bulk superior. Contudo, sua Speed menor lhe dificulta lidar com outros usuários de Choice Scarf, como Togekiss, e usuários de Dragon Dance, como Gyarados. Apesar disso, ele pode eliminar alguns dos Dragon-types que Mega Scizor não consegue enfrentar sem fazer setup, como Garchomp, Hydreigon sem Choice Scarf e Dragonite.

[SET]
name: Choice Band (Bug)
move 1: Bullet Punch
move 2: U-turn
move 3: Superpower
move 4: Knock Off / Pursuit
item: Choice Band
ability: Technician
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Bullet Punch é um forte move STAB de prioridade que permite a Scizor limpar times enfraquecidos no late-game e fazer revenge kill a Pokémon desgastados. U-turn é um STAB poderoso que dá momentum ao time. Ele também propicia a Scizor causar dano residual a Pokémon que o ameaçariam. Superpower acerta outros Pokémon Steel-type, como Excadrill. Knock Off ajuda ao remover itens de Pokémon que normalmente fariam switch in em Scizor, como Mantine e Toxapex. Pursuit prende faz trap e nocauteia Victini depois de Sticky Web e um V-create, assim eliminando uma das maiores ameaças a times Bug, e também prende faz trap Heatran.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Attack e Speed otimizam o uso de Scizor como uma ameaça ofensiva e lhe permitem ultrapassar Pokémon como Rotom-W. Choice Band assegura que ele bata o mais forte possível. Uma nature Jolly é usada a fim de ultrapassar Choice Scarf Victini depois de dois V-creates ou depois de um V-create e Sticky Web. Technician aumenta o poder de Bullet Punch e Pursuit, sendo o primeiro seu move mais usado. Entretanto, o último só recebe boost se o oponente não fizer switch out ("switch out" não está no glossário, então se usa apenas "switch").

Dicas de Uso
========

Esse set é melhor usado para enfraquecer walls no early-game com seus moves de coverage fortes e boost de impulsionados por Choice Band para preparar um sweep de Bullet Punch no late-game. U-turn é uma ótima forma de desgastar walls inimigas e punir as várias switches que Scizor força. Ele também provê o time com um momentum fantástico, trazendo seus aliados a campo em segurança. Tente mantê-lo manter Scizor (alterei pois pode ficar um pouco confuso se a frase faz referência ao move ou ao Pokémon) longe de burns, pois Scizor ele (como alterei a frase anterior, tive de alterar aqui também) não poderá mais fazer a limpa com Bullet Punch ou forçar switches se for afetado. Por exemplo, ele sequer consegue fazer OHKO a Pokémon extremamente frágeis, (RV) como Mega Alakazam, (RV; removi as vírgulas pois o principal exemplo aqui é Mega Alakazam após o dano de Stealth Rock) depois do dano de Stealth Rock. Preserve-o para o late-game contra equipes Fairy- e Rock-type, quando ele pode geralmente assolar com Bullet Punch. Graças ao seu poderoso Bullet Punch, Scizor também pode ser usado para fazer revenge kill a muitas ameaças, como Tapu Koko enfraquecido. Ao mesmo tempo, tome cuidado em qual move de coverage ele está preso, porque pode acabar se tornando objeto de setup para Pokémon como Gyarados ou ser preso por Magnezone. Se usando Pursuit, traga Scizor a campo depois que Victini usar V-create sob efeito de Sticky Web para prendê-lo e eliminá-lo. Da mesma forma, Pursuit pode ser usado para remover Heatran enfraquecido ou causar algum dano residual em um Pokémon que tenta fazer switch out com medo de Superpower.

Opções de Equipe
========

Armaldo e Forretress conseguem limpar hazards com Rapid Spin e colocar Stealth Rock. Isso é essencial porque ajuda Scizor a fazer a limpa, uma vez que o time oponente sofreu bastante dano residual. Porém, Forretress compartilha de sua fraqueza quádrupla a Fire, então Armaldo é preferível. Volcarona dá conta dos seus counters Steel-type de Scizor (alterei aqui pois "seus" pode ser Forretress), notavelmente Celesteela e Skarmory. Da mesma forma, Scizor lida com os Pokémon Rock-type que a pressionam. Ele também pode usar U-turn em uma switch para trazê-la a campo em segurança. Outra grande vantagem de Volcarona é que ela força Victini a usar V-create, o que permite a Scizor entrar em campo e prendê-lo. Além disso, ela cuida de walls physical. Galvantula pode colocar Sticky Web, que ameniza os efeitos da Speed medíocre de Scizor. Araquanid também pode fazer isso enquanto faz switch in facilmente em golpes Fire-type e atinge Pokémon desse tipo com fortes ataques Water-type com boost de Water Bubble. Em troca, Scizor pode eliminar os Rock-types que o ameaçam, como Terrakion. Sticky Web facilita prender Choice Scarf Victini e lhe permite ultrapassar Heatran ofensivo. Mega Pinsir o auxilia Scizor a fazer wallbreak e pode fazer a limpa na equipe adversária depois de Scizor enfraquecê-la. Como Volcarona, ele pode trazer Mega Pinsir a campo em segurança usando U-turn contra switches. Heracross é essencial por lidar com ameaças ofensivas, como Mega Charizard Y e Volcarona. Ele também dá conta de ameaças Steel-type rápidas, como Heatran, para Scizor ao lhes fazer OHKO com Close Combat. Se Scizor estiver levando Pursuit, Heracross consegue um moveslot extra. Isso abre espaço para Mega Heracross ser usado; todavia, ele funciona mais como um wallbreaker que pode destruir times com suporte de Sticky Web. Buzzwole também cumpre esse papel, mas sua Speed inferior pode ser problemática.

[SET]
name: Swords Dance Ofensivo (Steel)
move 1: Swords Dance
move 2: Bullet Punch
move 3: Bug Bite
move 4: Superpower
item: Scizorite
ability: Technician
nature: Jolly / Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance permite a Mega Scizor aumentar seu Attack a níveis ameaçadores. Bullet Punch, com boost de Technician, é uma ótima prioridade contra tipos ofensivos, como Dragon. Bug Bite, também com boost de impulsionado por Technician, é seu outro STAB que lhe propicia cuidar de walls mais resistentes, como Hippowdon. Superpower mitiga o problema de Mega Scizor não conseguir acertar Steel-types inimigos. Ele O move também lhe possibilita derrotar checks defensivos, como Porygon2, contra os quais ele perderia caso contrário.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack e Speed tornam Mega Scizor o mais rápido e forte possível. Uma nature Jolly lhe permite ultrapassar Adamant Diggersby Adamant (o nome da nature vem antes do nome do Pokémon), e uma nature Adamant maximiza seu poder. Technician fortalece Bullet Punch e Bug Bite.

Dicas de Uso
========

Aproveite-se de atacantes Choice-locked, como Latios, fazendo setup neles. Enfraqueça respostas ofensivas, como Fire Blast Garchomp, até o alcance de Bullet Punch antes de tentar fazer sweep. Do mesmo modo, cuide de respostas defensivas, como Foul Play Mandibuzz, antes de qualquer tentativa. Como a maioria dos outros physical attackers, tome cuidado com status, sobretudo burn, pois ele prejudicará Mega Scizor. Use Bug Bite contra Pokémon que carreguem Iapapa Berry frequentemente, como Rotom-W e Alolan Muk, para uma cura de graça. É difícil explorar o bulk incrível e a tipagem defensiva fantástica de Mega Scizor sem Roost, então preserve seu HP e traga-o a campo por meio de switches duplas ou pivots, como Volt Switch Magnezone.

Opções de Equipe
========

Heatran lida com Fire-types com os quais Mega Scizor tem problemas e prejudica respostas defensivas, como Toxapex e Mandibuzz, com Magma Storm, Taunt e possivelmente Toxic. Mold Breaker Toxic de Excadrill afeta checks defensivos, como Mandibuzz e Mega Sableye. Usuários de hazards, como Ferrothorn, Heatran e Skarmory, são ótimos em desgastar respostas com Spikes e Stealth Rock. Volt Switch Magnezone é muito bom por prender e enfraquecer respostas, como Heatran, e trazer Mega Scizor a campo de graça com Volt Switch. Setup sweepers fortes, como Swords Dance Bisharp e Lucario, podem formar um core de wallbreaker (eles são wallbreakers, o core deles é de wallbreak) com Mega Scizor. Celesteela pode prover-lhe recovery de Leech Seed e remover walls com Toxic. Z-Happy Hour Jirachi e Mega Scizor formam um ótimo core, derrotando os checks e counters um do outro; por exemplo, Jirachi ajuda com Poison-types, como Toxapex, contra os quais Mega Scizor tem dificuldade. Calm Mind Jirachi também é ótimo por enfraquecer o core defensivo de times Water, que Mega Scizor não consegue vencer.

[SET]
name: Bulky Facade (Steel)
move 1: Bullet Punch
move 2: Facade
move 3: Swords Dance
move 4: Roost
item: Scizorite
ability: Technician
nature: Impish
evs: 248 HP / 72 Atk / 48 Def / 140 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Bullet Punch é o melhor STAB de Mega Scizor, sendo um move de prioridade com boost de Technician que pode eliminar ameaças mais rápidas, como Mega Lopunny e Tapu Koko. Facade lhe permite tirar vantagem de condições de status, sobretudo burns, a fim de causar um maior dano a alguns de seus checks defensivos, como Mantine e Toxapex. Swords Dance aumenta seu Attack. Roost o ajuda a permanecer saudável e criar melhores oportunidades de setup.

Detalhes do Set
========

248 EVs em HP e 48 EVs em Defense com uma nature Impish asseguram que Mega Scizor evite levar (parecia faltar uma conexão aqui) 2HKO de High Jump Kick de Mega Lopunny e também sobreviva a golpes, (RV) como Supersonic Skystrike de Gyarados a +1, (RV; deixar entre vírgulas faz a frase ficar sem nexo) depois do dano de Stealth Rock. 140 EVs em Speed são usados para ultrapassar oponentes, (RV) como Jolly Azumarill Jolly e variantes mais rápidas de Mantine e Mega Venusaur. Os EVs restantes são postos em Attack para maximizar seu poder. Technician é usado para melhorar o poder do Bullet Punch de Mega Scizor.

Dicas de Uso
========

Mega Scizor deve utilizar esse set para se aproveitar de burns, permitindo-lhe enfraquecer inimigos, (RV) como Mantine e Toxapex, (RV) com muito mais eficiência. Tente fazer setup contra oponentes como Suicune e Toxapex, pois eles provavelmente tentarão apenas prejudicá-lo com burns. Ele deve aguardar para revelar Facade a fim de atrair de forma efetiva seus alvos pretendidos, nomeadamente Water-types bulky. Entretanto, há alguns cenários em que se deve evitar burn, já que Mega Scizor requer o uso de Bullet Punch para melhor remover adversários debilitados, como Tapu Koko. Evite usuários de Taunt, como Gliscor e Mew, uma vez que eles podem impedi-lo de fazer setup e se curar, propiciando-lhes derrotá-lo. Mega Scizor também deve utilizar Bullet Punch para fazer revenge kill a inimigos e ameaças enfraquecidas, como Mega Lopunny e Tornadus-T. Além disso, deve usar Roost vez ou outra para manter-se saudável.

Opções de Equipe
========

A incrível habilidade de Heatran de prover uma imunidade a Fire é essencial para qualquer time Steel, tornando-o um aliado importante para Mega Scizor. Além disso, ele é capaz de fazer check e remover alguns de seus dos checks de Mega Scizor (o sujeito dessa frase é Heatran), como Ferrothorn e Victini. A tipagem de Ferrothorn faz dele um check global a Water-types bulky dos quais Scizor tem dificuldade em tirar proveito, como Empoleon. Ademais, suas funções de utilidade com suporte de Leech Seed e acúmulo de hazards garantem a Mega Scizor mais oportunidades de derrotar os oponentes de forma confiável. O bulk equilibrado e a tipagem de Celesteela tornam-na uma ótima aliada que consegue suportar ataques poderosos de inimigos como Greninja e Landorus. Celesteela também pode usar um set de Autotomize com Metronome para vencer algumas das walls com que Mega Scizor tem problemas, como Hippowdon e Porygon2. Choice Scarf Excadrill é capaz de ameaçar adversários mais rápidos aos quais ele Mega Scizor (o sujeito dessa frase é Excadrill) não consegue fazer check, como Nidoking e Choice Band Victini. Em adição, Excadrill tem a opção de ser um lead de utilidade, podendo colocar e remover hazards com segurança e distribuir Toxic com a ajuda de Mold Breaker, permitindo a Mega Scizor lidar com inimigos como Mandibuzz e Mega Sableye com muito mais facilidade. Choice Scarf Magnezone pode prender Steel-types oponentes, como Celesteela e Ferrothorn, que fariam wall a Mega Scizor, por meio de Magnet Pull. Além do mais, Magnezone ameaça seus checks ofensivos de Mega Scizor (o sujeito dessa frase é Magnezone), como Mega Charizard Y e Keldeo, e pode trazê-lo a campo com Volt Switch. Jirachi pode utilizar um set de Z-Happy Hour que o torna um revenge killer potente contra alguns dos checks de Mega Scizor, como Celesteela, Mega Charizard Y e Infernape. Bisharp o auxilia Mega Scizor (aqui pode haver ambiguidade com Jirachi) ao usar Knock Off para prejudicar seus checks defensivos, como Porygon2 e Mega Slowbro, enquanto também usa sua prioridade em Sucker Punch para ameaçar adversários, como Mega Gallade e Victini.

[SET]
name: Swords Dance Defensivo (Steel)
move 1: Swords Dance
move 2: Bullet Punch
move 3: Roost
move 4: U-turn
item: Scizorite
ability: Light Metal
nature: Careful
evs: 248 HP / 48 Def / 212 SpD

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance aumenta o Attack de Mega Scizor e o ajuda a manter presença ofensiva. Bullet Punch é um forte STAB de prioridade que lhe permite eliminar Pokémon enfraquecidos e fazer a limpa no late-game. Roost lhe dá uma forma confiável de recovery que o auxilia a fazer pivot em ameaças, (RV) como Mega Alakazam, (RV) mais facilmente. U-turn é um STAB secundário que propicia a Mega Scizor se aproveitar de switches forçadas e fazer pivot para seus aliados. Knock Off é uma opção no lugar de U-turn e lhe fornece utilidade geral por remover itens de suas switch-ins, como Porygon2 e Doublade.

Detalhes do Set
========

Os investimentos em HP e Special Defense junto a uma nature Careful permitem a Scizor fazer switch em Focus Blast de Modest Mega Alakazam Modest na forma regular e evitar o nocaute após Mega Evoluir. Thunderbolt de Life Orb Alolan Raichu também falha em lhe fazer 2HKO mesmo depois do dano de Stealth Rock. O resto dos EVs são postos em Defense para melhor suportar golpes physical de Pokémon como Choice Scarf Terrakion. Light Metal é a ability escolhida, pois reduz o poder de Low Kick antes de Mega Evoluir. Mega Scizor adquire Technician depois de Mega Evoluir, o que fortalece o poder de seu Bullet Punch.

Dicas de Uso
========

Mega Evolua Scizor assim que possível para obter o bulk extra e Technician. Use-o primariamente como um pivot no early-game para enfraquecer seus checks e trazer seus aliados a campo em segurança. Mega Scizor pode fazer switch em ameaças como Mega Alakazam, Life Orb Alolan Raichu e Meloetta, e ameaçá-los com U-turn ou Knock Off. Não tenha medo de fazer setup com Swords Dance e usar U-turn em seguida. Fazer setup torna muito mais efetivo ganhar momentum com U-turn. Todavia, tome cuidado ao usar U-turn em usuários de Rocky Helmet, como Skarmory, e Pokémon como Garchomp, pois o dano residual pode desgastá-lo rápido. Utilize Bullet Punch deliberadamente ao final do jogo uma vez que todos seus checks estejam enfraquecidos. Se Knock Off for escolhido, use-o o máximo possível no early-game para remover os itens do inimigo. Utilize Roost livremente para manter Mega Scizor saudável para fazer check a ameaças como Mega Gardevoir. Evite burns, já que isso corta seu Attack pela metade e o impede de fazer a limpa. Tenha cuidado em dar a Magnezone uma switch livre em Mega Scizor, porque ele pode prendê-lo e removê-lo com Hidden Power Fire. Nessa situação, ele deve usar U-turn em uma switch de Magnezone prevista.

Opções de Equipe
========

Heatran é um aliado fantástico graças à sua habilidade de fazer switch em moves Fire-type. Ele também pode remover walls, como Skarmory. Em troca, Mega Scizor pode fazer check a Fighting-types que ameaçam Heatran, como Terrakion e Heracross, enquanto consegue enfrentar Ground-types decentemente bem. A imunidade a Ground de Skarmory lhe permite fazer check a fortes wallbreakers Ground-type, como Choice Band Excadrill e Diggersby. Ele também pode colocar Spikes e Stealth Rock, que facilitam para Mega Scizor fazer a limpa. Ferrothorn também consegue colocar hazards, como Spikes e Stealth Rock, enquanto faz check a Water-types, como Kingdra. Celesteela pode ajudar a lidar com Steel-types, como Heatran e Ferrothorn, com Earthquake e Flamethrower. Ela também pode desgastar checks de Mega Scizor com Leech Seed + Protect. Magnezone prende e remove Steel-types, como Skarmory e Celesteela, para ele Mega Scizor ("ele" terminando e iniciando frase com sujeitos diferentes é um pouco confuso). Ele também faz check a Water-types, como Keldeo, e forma um ótimo core de VoltTurn com Mega Scizor. Excadrill pode surpreender Mega Sableye com Toxic e limpar hazards com Rapid Spin, permitindo-lhe a Mega Scizor fazer pivot livremente, enquanto ainda faz check a Fire- e Electric-types devido ao seu tipo Ground. Setup sweepers, como Bisharp, também apreciam o U-turn lento de Mega Scizor.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Bug
--------

Iron Plate pode ser usado em vez de Scizorite no set de Swords Dance para dar espaço a outra Mega Evolução. Contudo, ele o deixa dependente demais de Bullet Punch. Defog pode ser usado para remover hazards, mas isso o força a abrir mão de coverage importante ou Swords Dance. Swords Dance defensivo também pode ser usado, mas isso limita a habilidade de Mega Scizor como sweeper, o que drena muito o momentum de times Bug, que em geral são bastante ofensivos.

Steel
--------

Pursuit é uma opção para impedir ameaças às quais Mega Scizor faz check, como Meloetta e Alolan Raichu, de fazerem switch out. No entanto, a utilidade fornecida por U-turn e Knock Off é mais proveitosa. Defog é uma opção; porém, muitas equipes Steel dependem de acumular hazards, o que o torna contra produtivo. Em Mega Scizor ofensivo, Knock Off ajuda com cores defensivos encontrados em tipos como Water, contra os quais a coverage original tem dificuldade.

Checks e Counters
===================

Bug
--------

**Magnezone**: Magnezone consegue prender Scizor com Magnet Pull e eliminá-lo facilmente com Hidden Power Fire.

**Fire-types**: Pokémon Fire-type resistem a ambos os seus STABs de Scizor e removem-no sem esforço com seus próprios STABs. Além disso, certos Fire-types, como Mega Charizard X, podem usá-lo para fazer setup.

**Volcarona**: Volcarona é uma ameaça ainda maior que outros Fire-types porque ela resiste a Superpower e não sofre muito dano de Knock Off devido ao seu Z-Crystal. Ela pode fazer switch in em um ataque de Scizor, prejudicá-lo com um burn de Flame Body e fazer setup nele.

**Coverage Fire-type Coverage**: Pokémon como Dragonite conseguem aguentar seu Bullet Punch de Scizor e lhe fazer OHKO com um move Fire-type.

**Pokémon Resistentes a Steel**: Pokémon como Keldeo e Zapdos resistem a Bullet Punch e, em geral, são capazes de eliminá-lo com um ataque forte.

**Burn**: Usuários de Scald e Will-O-Wisp podem deixá-lo totalmente inútil com um burn.

**Pokémon Defensivos Physical**: Pokémon defensivos physical conseguem levar golpes de Scizor enquanto o forçam a sair de campo por métodos diferentes. Por exemplo, Porygon2 pode nocauteá-lo com Hidden Power Fire e Water-types defensivos podem infligir burn com Scald.

**Celesteela**: Celesteela aguenta qualquer ataque dele Scizor com facilidade enquanto consegue fazer-lhe OHKO com Flamethrower.

**Skarmory**: Skarmory lhe faz wall completamente, causa dano residual com Rocky Helmet e o impede de fazer setup com Whirlwind.

**Toxapex**: Toxapex resiste a todos os seus ataques, exceto Knock Off, enquanto pode lhe infligir burn com Scald e impedi-lo de fazer setup com Haze.

Steel
--------

**Fire-types**: Fire-types resistem a Bullet Punch e sofrem pouco dano dos outros moves de Mega Scizor. Em troca, eles podem lhe fazer dar OHKO Scizor com facilidade graças à sua fraqueza quádrupla aos seus STABs.

**Skarmory**: Skarmory lhe faz wall totalmente e pode fazer phaze ou usá-lo como oportunidade para colocar Spikes ou Stealth Rock.

**Toxapex**: Toxapex lhe faz wall completamente e pode limpar seus boosts com Haze. Ele pode recuperar HP repetidas vezes com Recover e pescar burns com Scald. No entanto, se Mega Scizor tem Facade e sofre burn, Toxapex é derrotado com facilidade.

**Magnezone**: Magnezone pode prendê-lo com Magnet Pull e nocauteá-lo com Hidden Power Fire.

**Water-types**: Quase todo Water-type consegue suportar um Bullet Punch com boost facilmente. Water-types defensivos podem ameaçá-lo com Scald enquanto wallbreakers, como Keldeo, podem lhe fazer 2HKO sem problemas.

**Pokémon Resistentes a Steel**: Steel- e Electric-types, como Heatran e Zapdos, podem levar um Bullet Punch com boost tranquilamente e ultrapassá-lo e nocauteá-lo em retorno.

**Coverage Super Efetiva**: Pokémon como Dragonite, Garchomp e Greninja podem sobreviver a um Bullet Punch com boost e eliminar Mega Scizor com seus respectivos moves de coverage Fire-type. Fairy-types como Clefable e Togekiss, que usam Babiri Berry, podem surpreendê-lo e derrotá-lo com Fire Blast.

**Pokémon Defensivos Physical**: Pokémon como Porygon2, Swampert e Hippowdon conseguem aguentar um golpe dele Mega Scizor com boost e removê-lo com Hidden Power Fire, ameaçá-lo com Scald ou lhe fazer phaze, respectivamente. Todavia, o set ofensivo de Swords Dance pode arrebentar walls enfraquecidas com facilidade.

[CREDITS]
- Written by: [[KevinELF, 314540], [roman, 396169]]
- Translated by: [[Mr.Panda411, 441160]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [Tico 21, 413994]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [Misaka Mikoto, 240969], [iLlama, 296591], [terrors, 279058], [Zarif, 221862], [Eien, 100418], [maroon, 305839], [Havens, 391540]]

Ótima tradução, a maioria das correções foram pra evitar repetição ou para deixar mais claro trechos com pronomes possessivos.
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top