OU Rotom-H

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Esta tradução foi feita em mensagem privada da Smogon no dia 25 de janeiro de 2020. Os respectivos revisores foram Randomnick e Ropalme1914. As revisões de ambos podem ser conferidas nestes links:

GP 1/2 (Randomnick)

https://www.diffchecker.com/qNIXUIKV

GP 2/2 (Ropalme1914)

https://www.diffchecker.com/Ta1eNuiS

Tradução final:

[OVERVIEW]

A combinação de tipos, utilidade e capacidades ofensivas de Rotom-H fizeram dele um dos Pokémon mais úteis em OU. Sua ótima tipagem defensiva e sua combinação de STABs lhe permitem fazer check a Pokémon predominantes, como Clefable, Corviknight e Aegislash. Levitate é uma ability incrivelmente útil, compensando a fraqueza quádrupla de Rotom-H a golpes Ground, o que impede Pokémon como Hippowdon de tocá-lo e Dugtrio de prendê-lo com Arena Trap. Will-O-Wisp e Thunder Wave são suas melhores opções de utilidade, as quais podem ameaçar switch-ins comuns de Rotom-H. Seu acesso a Nasty Plot ajuda a pressionar muitos Pokémon defensivos, como Clefable, Toxapex e Mandibuzz. Infelizmente, Rotom-H muitas vezes depende demais de Heavy-Duty Boots para se proteger de Stealth Rock, precisando ser cuidadoso contra usuários comuns de Knock Off, como Mandibuzz e Ferrothorn. Além disso, ameaças ofensivas comuns, tais como Substitute Dragapult, Mold Breaker Excadrill e Hydreigon, podem se aproveitar dele. Rotom-H também encontra dificuldades para enfrentar Seismitoad, que é um dos Pokémon defensivos mais comuns. Por último, a falta de um recovery confiável impede-o de fazer check consistentemente aos Pokémon anteriormente mencionados, pois é muito suscetível a ser enfraquecido e muito prejudicado por Toxic.

[SET]
name: Nasty Plot
move 1: Nasty Plot
move 2: Overheat
move 3: Volt Switch
move 4: Thunder Wave / Will-O-Wisp
item: Heavy-Duty Boots
ability: Levitate
nature: Timid
evs: 248 HP / 8 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Descrição do Set
========

Nasty Plot deixa Rotom-H agir como um wallbreaker, podendo efetivamente fazer setup contra adversários como Clefable, Sylveon e Corviknight. Esse move também ajuda a balancear a redução em Special Attack de Overheat, o que possibilita seu uso contínuo. Overheat é o golpe mais forte de Rotom-H, não só causando bom dano a alvos neutros, mas também acabando com Ferrothorn, Aegislash e Rotom-C. Volt Switch é ótimo para preservar momentum ofensivo contra switch-ins ao mesmo tempo que oferece um STAB Electric contra Mandibuzz, Toxapex e outros Water-types bulky. Thunder Wave é útil para prejudicar switch-ins comuns, tais como Dragapult e Hydreigon. Will-O-Wisp atrapalha não apenas Seismitoad, sendo que ele é a contra-medida defensiva mais comum de Rotom-H, como também physical attackers, a exemplo de Tyranitar, Dracozolt e Dracovish. Discharge também pode ser uma opção mais consistente de STAB Electric-type com uma alta chance de paralysis sem o forçar a sair de campo. Heavy-Duty Boots é necessário para proteger Rotom-H de Stealth Rock. Investimento máximo em Speed e uma nature Timid são importantes para ultrapassar adversários tão rápidos quanto Kommo-o. Investimento máximo em HP permite-lhe fazer check ao que precisa mais efetivamente, além de facilitar oportunidades de setup.

Dicas de Uso
========

Rotom-H é melhor usado como um pivot ofensivo, uma vez que é capaz de fazer soft check a uma vasta variedade de Pokémon, ao mesmo tempo que mantém momentum por meio de Volt Switch, status e seu potencial de wallbreak. Quem o usa deveria evitar colocar Rotom-H diante de ataques muito fortes. Embora consiga fazer switch in contra Pokémon como Clefable, Rotom-H é bem suscetível a ser enfraquecido, principalmente contra variantes de Life Orb da mesma. Reduções de Special Attack de Moonblast também são problemáticas e geralmente forçam Rotom-H a usar Nasty Plot mais. O melhor é esperar por uma oportunidade segura de trazer Rotom-H a campo, tal quando moves de recovery são previstos, quando o adversário usar Defog ou a partir de um U-turn lento. Usar de modo liberal Volt Switch e status é recomendado quando checks de Rotom-H ainda estiverem presentes a fim de evitar que eles façam switch ins livremente, pois, com exceção de Seismitoad e Gastrodon, a maioria das switch-ins de Rotom-H deve ser atenta a esses moves. Cuidado contra Pokémon que muitas vezes têm Knock Off, como Mandibuzz e Ferrothorn, já que a fraqueza de Rotom-H a Stealth Rock podem ser um grande prejuízo para sua capacidade de entrar em campo. Apenas use Nasty Plot diante de Pokémon contra os quais Rotom-H pode fazer check confortavelmente, tais como Clefable defensiva, Corviknight e Ferrothorn sem Knock Off, senão haverá o risco de ser muito enfraquecido ou forçado a sair de campo.

Opções de Equipe
========

Fairy-types como Clefable e Sylveon conseguem fazer check a Hydreigon, Dragapult e Kommo-o, os quais conseguem pressionar ofensivamente Rotom-H graças às resistências deles. Esses aliados também são capazes de passar Wish para Rotom-H, o que ajuda a compensar sua falta de recovery confiável. Seismitoad é um dos melhores companheiros disponíveis devido à imunidade a moves Water-type, em especial Fishious Rend de Dracovish. Seismitoad aprecia a capacidade de Rotom-H pressionar Rotom-C e Ferrothorn. Outros Water-types bulky, como Toxapex e Gastrodon, também funcionam bem. Ferrothorn é um ótimo parceiro, uma vez que é uma das melhores switch-ins de Seismitoad na tier. Ferrothorn é capaz de colocar Spikes no campo, o que ajuda ainda mais o potencial de wallbreak de Rotom-H. Parear Rotom-H com poderosos wallbreakers como Nasty Plot Hydreigon, Aegislash e Conkeldurr funciona bem, já que eles apreciam a capacidade de Rotom-H de trazê-los a campo em segurança com Volt Switch. Rotom-H pode ajudá-los a pressionar cores defensivos. Corviknight, Mandibuzz e Dragapult podem formar um core VoltTurn com Rotom-H, permitindo a eles preservar momentum ofensivo enquanto também trazem um ao outro a campo em segurança. Dragapult ainda oferece o benefício de fazer check a Hydreigon, enquanto Corviknight consegue fazer switch in em Mold Breaker Excadrill de maneira confortável. Mandibuzz é também uma switch-in decente para Choice Specs Dragapult.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Trick é um move muito útil pela sua capacidade de causar prejuízos a muitas switch-ins defensivas de Rotom-H com items diferentes. Choice Scarf Rotom-H pode prejudicar Pokémon defensivos como Seismitoad, Gastrodon e Clefable. A Speed adicional permite a Rotom-H fazer revenge kill a Excadrill e causar paralysis em adversários como Dragapult com um Thunder Wave rápido. Rotom-H também pode dar a Seismitoad e Gastrodon um Ring Target para cancelar a imunidade deles a Volt Switch. Porém, deve ser mencionado que ambos esses sets de Trick são vulneráveis a Stealth Rock devido à ausência de Heavy-Duty Boots. Leftovers + Protect pode melhorar a longevidade de Rotom-H, embora isso acarrete no custo de precisar remover entry hazards frequentemente.

Checks e Counters
===================

**Seismitoad e Gastrodon**: Ambos esses Pokémon resistem a Overheat e são imunes a Volt Switch. Embora Seismitoad não aprecie levar burn, ele precisa ser bastante enfraquecido para Rotom-H chegar a ameaçá-lo.

**Dragon-types**: Dragapult, Hydreigon e Kommo-o resistem a ambos os STABs de Rotom-H e são capazes de fazê-lo sair de campo ou fazer setup na frente dele. No entanto, eles devem ter cuidado com Thunder Wave.

**Revenge Killers**: Pokémon mais velozes, como Mold Breaker Excadrill, Obstagoon e Choice Specs Gengar podem ameaçar Rotom-H a sair de campo com seus ataques poderosos ou nocauteá-lo diretamente.

[CREDITS]
- Written by: [[Gary, 101351]]
- Earlier versions by: [[Egor, 439341]]
- Translated by: [[Repu, 304761]]
- Grammar checked by: [[Randomnick, 321109], [Ropalme1914, 245099]]
- Quality control by: [[Jordy, 395754], [TDK, 185591] , [Leo, 328915]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top