OU Rillaboom

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/rillaboom/


[Overview]

O acesso exclusivo de Rillaboom a Grassy Surge e Grassy Glide faz dele um revenge killer mortal em OU. Além disso, seus moves de coverage poderosos, setup em Swords Dance e pivot em U-turn fazem dele uma boa escolha para times ofensivos; ele pode fazer wallbreak, sweep no late-game e gerar momentum por meio de uma switch prevista contra suas switch-ins, além de providenciar recovery passiva por meio de Grassy Terrain. Apesar de todas essas qualidades, Rillaboom é prejudicado pela abundância de Pokémon resistentes a Grass, como Skarmory, Zapdos, Corviknight e especialmente Buzzwole, e isso é exacerbado pela sua susceptibilidade a efeitos de contato adversos, como Rocky Helmet e Static. Adicionalmente, Rillaboom compete com outros Grass-types ofensivos na tier. A Defense mais alta e tipo Fairy de Tapu Bulu fazem dele um check mais confiável a Landorus-T, Urshifu-R e Zeraora, enquanto seu acesso a Stone Edge permite que ele quebre switch-ins Flying-type com mais facilidade. Além disso, o Attack mais alto de Kartana permite que ele faça wallbreak com mais liberdade no early-game, e Beast Boost permite que ele saia de controle e passe por cima de counters como Corviknight no final da partida. Por fim, a proeminência de Tapu Koko, Tapu Lele e Tapu Fini, que mudam o terrain de Rillaboom, ameaçam o dano que ele causa e sua prioridade, dificultando seu potencial de sweep com Grassy Glide.

[Set]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Grassy Glide
move 3: Knock Off
move 4: Superpower
item: Life Orb
ability: Grassy Surge
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]

O poder imediato de Grassy Glide significa que, se trazido em segurança, Rillaboom consegue forçar muitas switches e fazer setup, por exemplo, contra Tapu Fini ou Urshifu-R. Com +2, impulsionado por Life Orb e Grassy Terrain, Grassy Glide é imensamente poderoso, capaz de conseguir um KO em basicamente qualquer alvo neutro e causando bom dano até em Pokémon que resistem Grass. Knock Off complementa Grassy Glide bem, punindo switch-ins ao remover seus itens, como Heavy-Duty Boots de Flying-types. Pode-se optar por Wood Hammer em seu lugar; é extremamente poderoso, muitas vezes eliminando a necessidade de previsões, e dá OHKO em Pokémon como Unaware Clefable, que caso contrário frustra esse set e hyper offense no geral. Wood Hammer também danifica muito switch-ins Flying-type, ajudando um aliado como Kartana a limpar no late-game com Knock Off, tornando Knock Off redundante no próprio Rillaboom. Superpower dá OHKO em Steel-types como Heatran, Ferrothorn e Melmetal, e consegue 2HKO em Corviknight e Skarmory mesmo com o drop em Attack. Uma nature Jolly permite que Rillaboom ultrapasse e derrote Modest Kyurem, Modest Tapu Lele e Heatran ofensivo enquanto surpreende Zapdos para pressioná-lo com Knock Off e Wood Hammer impulsionados.

Esse set é aproveitado ao máximo em times de hyper offense que apreciam a prioridade poderosa de Rillaboom e habilidade de passar por cima de checks defensivos. Superpower ajuda a enfraquecer Skarmory e Corviknight, facilitando o sweep de physical attackers como Urshifu-R e Weavile mais tarde. Kartana é um parceiro notável; apesar do par cumprir papéis ofensivos redundantes, um pode fazer wallbreak para o outro fazer sweep mais tarde, com Grassy Terrain fazendo o Leaf Blade de Kartana super repetível contra até mesmo switch-ins que resistem o move. Magnezone se destaca como o melhor parceiro para Rillaboom, punindo e desencorajando switches previsíveis em Skarmory e Corviknight para que Rillaboom ataque com mais liberdade. Grassy Seed Hawlucha é um ótimo parceiro para Rillaboom, fornecendo uma Speed tier exclusiva e um wallbreaker aterrorizante em um único Pokémon para times de hyper offense, enquanto ajuda na fraqueza de Rillaboom a Buzzwole. Além disso, Rillaboom destrói Clefable, Slowbro e Toxapex, facilitando o sweep de Hawlucha no final da partida.

[Set]
name: Choice Band
move 1: Grassy Glide
move 2: Knock Off
move 3: Wood Hammer
move 4: U-turn
item: Choice Band
ability: Grassy Surge
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Grassy Glide é o move de prioridade mais forte do jogo debaixo de Grassy Terrain, conseguindo um OHKO em ameaças ofensivas comuns, solidificando Rillaboom como um dos melhores revenge killers da tier. Knock Off atinge inimigos resistentes a Grass na switch com bastante força e é crucial para remover itens como Heavy-Duty Boots de Tornadus-T e Rocky Helmet de Corviknight, facilitando o wallbreak ao longo da partida. Se Rillaboom tiver Kartana como parceiro, omitir Knock Off no lugar de Superpower é uma ótima escolha, já que Kartana consegue fazer wallbreak com seu Knock Off mais facilmente se esses Pokémon Flying-type ainda tiverem seus itens. Superpower é útil para atingir Steel-types como Melmetal, Ferrothorn e Heatran, que caso contrário fazem switch em Grassy Glide. Por último, U-turn é um move de pivot forte que pode trazer aliados como Magnezone, Blacephalon e Heatran em campo para punir as switch-ins Steel-type comuns que Rillaboom força. Ele gera momentum ao longo do jogo, algo que competidores como Tapu Bulu e Kartana não conseguem fazer. Rillaboom também é razoavelmente bulky e curado por Grassy Terrain, dando a ele oportunidades de fazer switch e sair de campo contra ataques mais fracos e resistidos, como Earthquake de Landorus-T, sem sacrificar muita longevidade.

Esse set é mais apropriado para times bulky offense. Como sempre, Magnezone é um aliado de destaque, sendo um incrível recipiente do pivot de U-turn, limitando bastante a habilidade do oponente de utilizar Corviknight e Skarmory ao máximo. Heatran aprecia Grassy Terrain para se curar e enfraquecer Earthquake de Pokémon como Galarian Slowking. Ele pode habilitar Rillaboom ao prender e remover Toxapex sem Shed Shell, prevenindo-o de descobrir o move ao qual Rillaboom está Choice-locked. Heatran também põe Stealth Rock em campo com facilidade contra quase todos os Flying-types na tier, o que é especialmente útil junto do Knock Off de Rillaboom. Swords Dance Kartana se beneficia de Grassy Terrain impulsionando a força de seu Leaf Blade, e pode derrotar physical walls como Corviknight, habilitando um sweep de Rillaboom com Grassy Glide no final do jogo. Suporte de entry hazard, como Stealth Rock de Landorus-T e Spikes de Skarmory ajudam a gradativamente enfraquecer o time oponente para fazer sweep mais tarde. Finalmente, Urshifu-R pode se aproveitar do U-turn de Rillaboom em Heatran e Melmetal fazendo switch in. Além disso, Rillaboom tem matchups favoráveis contra todos os Water-types bulky na tier, abrindo caminho para que Urshifu-R faça sweep em times inimigos com Surging Strikes.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Drain Punch pode ser usado em sets de Swords Dance para providenciar uma opção ofensiva mais sustentável contra Steel-types, mas a diferença de força relativa a Superpower é significante. Por exemplo, em +2, Superpower é um 2HKO garantido em Corviknight após Stealth Rock, enquanto Drain Punch tem uma chance de apenas 33.6% de fazê-lo. Acrobatics sem um item é outra opção no set para atrair e derrotar Buzzwole, Tangrowth e Amoonguss, abrindo caminho para aliados como Kartana e Urshifu-R; desistir de um item é preferível a Grassy Seed, já que isso tornaria a presença de Acrobatics óbvia. Contudo, há uma diferença notável em força ao desistir de Life Orb. Um set de Choice Scarf pode ser usado em times que precisam de revenge kill independente de Grassy Glide, já que também pode conseguir KOs surpresa em Pokémon como Dragapult no early-game. Mas isso geralmente depende de um fator surpresa, e é difícil de justificar no lugar de Choice Scarf Kartana, que tem Beast Boost para fazer a limpa com mais eficiência no late-game.

Checks e Counters
====

**Buzzwole**: Buzzwole resiste e aguenta todos os moves de Rillaboom, mesmo após um boost de Swords Dance, enquanto pune tentativas de ataque com Rocky Helmet. Isso limita muito a habilidade de Rillaboom de fazer progresso num jogo. Knock Off removendo o Rocky Helmet ou Heavy-Duty Boots de Buzzwole, contudo, pode facilitar o uso de ataques physical ou punir mais Buzzwole por fazer switch em Rillaboom, respectivamente.

**Flying-types**: Tornadus-T, Corviknight, Zapdos, Skarmory e Mandibuzz fazem switch confortavelmente em Grassy Glide e ameaçam Rillaboom a sair de campo com moves STAB Flying-type, Static, Rocky Helmet, Foul Play ou uma mistura disso. Crucialmente, eles também podem punir Rillaboom saindo de campo com Defog, o que pode estagnar o momentum de vários times. Porém, esses Pokémon precisam ser cautelosos ao fazerem switch in em +2 Rillaboom, pois arriscam um 2HKO. Além disso, Corviknight e Skarmory devem ter cuidado com Rillaboom usando U-turn para trazer Magnezone em campo, o qual prende e dá KO neles, enquanto os outros odeiam perder seu Heavy-Duty Boots via Knock Off.

**Steel-types**: Pokémon como Skarmory, Heatran, Ferrothorn, Scizor e Melmetal podem desencorajar o uso frequente de Grassy Glide e punir Rillaboom com entry hazards, U-turn e Thunder Wave, especialmente contra o set de Choice Band. Porém, devem tomar cuidado com Superpower.

**Efeitos de Contato**: Static de Zapdos, Flame Body de Volcarona e a popularidade de Rocky Helmet limitam a habilidade de Rillaboom de atacar repetidamente e ameaçam enfraquecê-lo ao longo do tempo, especialmente com entry hazards e dano residual de Life Orb.

**Terrain Inimigo**: Todos os Terrain adversários atrapalham seriamente Rillaboom, removendo o aumento de dano de 1.3x para seus moves Grass-type e negando o efeito de prioridade de Grassy Glide. Tapu Lele sempre pode entrar após um KO e ameaçar dar OHKO com qualquer um de seus moves STAB, enquanto Tapu Koko pode usar U-turn para sair de campo numa switch-in entrando ou apenas nocautear com Dazzling Gleam após quantidades pequenas de dano residual. Ambos são incapazes de fazer switch para Rillaboom, no entanto.

[CREDITS]
- Written by: [[Midnight Fredrick, 209953]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Quality checked by: [[Abhi, 526987], [Clone, 218318], [airfare, 513717]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [Pubo, 535121]]
 
Last edited:

Miketw

So, goodbye yellow brick road...
is a Top Social Media Contributor Alumnus
Iwae! Eu sou aquele que te acompanhará nesta tradução. Sem mais delongas, espero que leia os comentários e sugestões abaixo. Gonna TIGA, take me, take me higher!

Original:
https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/rillaboom/

Adicionar | Remover | Sugestões/Comentários

[Overview]

O acesso exclusivo de Rillaboom a Grassy Surge e Grassy Glide faz dele um revenge killer mortal em OU. Além disso, seus moves de coverage poderosos, setup em Swords Dance e pivoting em U-turn fazem dele uma boa escolha para times ofensivos; ele pode fazer wallbreak, sweep no late-game e gerar momentum por meio de uma switch prevista contra suas switch-ins, e ele além de também providenciar recovery passiva por meio de Grassy Terrain. Apesar de todas essas qualidades, Rillaboom é prejudicado pela abundância de Pokémon resistentes a Grass, como Skarmory, Zapdos, Corviknight e especialmente Buzzwole, e isso é exacerbado pela susceptibilidade a efeitos de contato adversos, como Rocky Helmet e Static. Adicionalmente, Rillaboom compete com outros Grass-types ofensivos na tier. A Defense mais alta e tipo Fairy de Tapu Bulu fazem dele um check mais confiável a Landorus-T, Urshifu-R e Zeraora, enquanto seu acesso a Stone Edge permite que ele danifique switch-ins Flying-type com mais facilidade. Alternativamente, o Attack mais alto de Kartana permite que ele faça wallbreak com mais liberdade no early-game, e Beast Boost permite que ele saia de controle e force counters como Corviknight no final da partida.

[Set]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Grassy Glide
move 3: Knock Off
move 4: Superpower
item: Life Orb
ability: Grassy Surge
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]

O poder imediato de Grassy Glide significa que, se trazido em segurança, Rillaboom consegue forçar muitas switches e fazer setup, por exemplo contra Tapu Fini ou Urshifu-R. Com +2, impulsionado por Life Orb e Grassy Terrain, Grassy Glide é imensamente poderoso, capaz de conseguir um KO em basicamente qualquer alvo neutro e dando causando bom dano até em Pokémon que resistem Grass. Knock Off complementa Grassy Glide bem, punindo switch-ins ao remover seus itens, como Heavy-Duty Boots de Flying-types. Pode-se optar por Wood Hammer em seu lugar; é extremamente poderoso, muitas vezes eliminando a necessidade de previsões, e dá OHKO em Pokémon como Unaware Clefable, que caso contrário frustra esse set e hyper offense no geral. Wood Hammer também danifica muito switch-ins Flying-type, ajudando um aliado como Kartana a fazer clean no late-game com Knock Off, portanto tornando Knock Off redundante no próprio Rillaboom. Superpower dá OHKO em Steel-types como Heatran, Ferrothorn e Melmetal, e consegue um 2HKO em Corviknight e Skarmory mesmo com o drop em Attack. Uma nature Jolly permite que Rillaboom ultrapasse e derrote Kyurem e Tapu Lele Modest e Heatran ofensivo enquanto surpreende Zapdos para pressioná-lo com Knock Off e Wood Hammer impulsionados.

Esse set é aproveitado ao máximo em times de hyper offense que apreciam a prioridade poderosa de Rillaboom e habilidade de passar por cima de checks defensivos. Superpower ajuda a enfraquecer Skarmory e Corviknight, facilitando o sweep de physical attackers como Urshifu-R e Weavile mais tarde. Kartana é um parceiro notável; apesar do par cumprir papéis ofensivos redundantes, um pode fazer wallbreak para o outro fazer sweep mais tarde, com Grassy Terrain fazendo o Leaf Blade de Kartana super repetível contra até mesmo switch-ins que resistem o move. Magnezone se destaca como o melhor parceiro para Rillaboom, punindo e desencorajando switches previsíveis em Skarmory e Corviknight para que Rillaboom ataque com mais liberdade. Grassy Seed Hawlucha é um ótimo parceiro para Rillaboom, fornecendo uma Speed tier exclusiva e um wallbreaker aterrorizante em um único Pokémon para times de hyper offense, enquanto ajuda na fraqueza de Rillaboom a Buzzwole. Além disso, Rillaboom destrói Clefable, Slowbro e Toxapex, facilitando o sweep de Hawlucha no final da partida.

[Set]
name: Choice Band
move 1: Grassy Glide
move 2: Knock Off
move 3: Wood Hammer
move 4: U-turn
item: Choice Band
ability: Grassy Surge
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Grassy Glide é o move de prioridade mais forte do jogo debaixo de Grassy Terrain, conseguindo um OHKO em ameaças ofensivas comuns, solidificando Rillaboom como um dos melhores revenge killers da tier. Knock Off atinge inimigos resistentes a Grass na switch com bastante força e é crucial para remover itens como Heavy-Duty Boots de Tornadus-T e Rocky Helmet de Corviknight, facilitando o wallbreaking ao longo da partida. Se Rillaboom tiver Kartana como parceiro, omitir Knock Off no lugar de Superpower é uma ótima escolha, já que Kartana consegue fazer wallbreak com seu Knock Off mais facilmente se esses Pokémon Flying-type ainda tiverem seus itens. Superpower é útil para atingir Steel-types como Melmetal, Ferrothorn e Heatran, que caso contrário fazem switch em Grassy Glide. Por último, U-turn é um move de pivot forte que pode trazer aliados como Magnezone, Blacephalon e Heatran em campo para punir os switch-ins comuns Steel-type que Rillaboom força. Ele gera momentum ao longo do jogo, algo que competidores como Tapu Bulu e Kartana não conseguem fazer. Rillaboom também é razoavelmente bulky e curado por Grassy Terrain, dando a ele oportunidades de fazer switch e sair de campo contra ataques mais fracos e resistidos, como Earthquake de Landorus-T, sem sacrificar muita longevidade.

Esse set é mais apropriado para times de bulky offense. Como sempre, Magnezone é um aliado de destaque, sendo um incrível recipiente do pivoting de U-turn, limitando bastante a habilidade do oponente de utilizar Corviknight e Skarmory ao máximo. Heatran aprecia Grassy Terrain para se curar e enfraquecer Earthquake de Pokémon como Galarian Slowking. Ele pode habilitar Rillaboom ao prender e remover Toxapex sem Shed Shell, prevenindo-o de descobrir o move ao qual Rillaboom está Choice-locked. Heatran também põe Stealth Rock em campo com facilidade contra quase todos os Flying-types na tier, o que é especialmente útil junto do Knock Off de Rillaboom. Swords Dance Kartana se beneficia de Grassy Terrain impulsionando a força de seu Leaf Blade, e pode derrotar physical walls como Corviknight, habilitando um sweep de Rillaboom com Grassy Glide no final do jogo. Suporte de entry hazard, como Stealth Rock de Landorus-T e Spikes de Skarmory ajudam a gradativamente enfraquecer o time oponente para fazer sweep mais tarde. Finalmente, Urshifu-R pode se aproveitar do U-turn de Rillaboom em Heatran e Melmetal fazendo switch in. Além disso, Rillaboom tem matchups favoráveis contra todos os Water-types bulky na tier, abrindo caminho para que Urshifu-R faça sweep em times inimigos com Surging Strikes.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Drain Punch pode ser usado em sets de Swords Dance para providenciar uma opção ofensiva mais sustentável contra Steel-types, mas a diferença de força relativa a Superpower é significante. Por exemplo, em +2, Superpower é um 2HKO garantido em Corviknight após Stealth Rock, enquanto Drain Punch tem uma chance de apenas 33.6% de fazê-lo. Acrobatics sem um item é outra opção no set para atrair e derrotar Buzzwole, Tangrowth e Amoonguss, abrindo caminho para aliados como Kartana e Urshifu-R; desistir de um item é preferível a Grassy Seed, já que isso tornaria a presença de Acrobatics óbvia. Contudo, há uma diferença notável em força ao desistir de Life Orb. Um set de Choice Scarf pode ser usado em times que precisam de revenge killing independente de Grassy Glide, já que também pode conseguir KOs surpresa em Pokémon como Dragapult no early-game. Mas isso geralmente depende de um fator surpresa, e é difícil de justificar no lugar de Choice Scarf Kartana, que tem Beast Boost para fazer clean com mais eficiência no late-game.

Checks e Counters
====

**Buzzwole**: Buzzwole resiste e aguenta todos os moves de Rillaboom, mesmo após um boost de Swords Dance, enquanto pune tentativas de ataque com Rocky Helmet. Isso limita muito a habilidade de Rillaboom de fazer progresso num jogo. Knock Off removendo o Rocky Helmet ou Heavy-Duty Boots de Buzzwole, contudo, pode facilitar o uso de ataques physical ou punir mais Buzzwole por fazer switch em Rillaboom, respectivamente.

**Flying-types**: Tornadus-T, Corviknight, Zapdos, Skarmory e Mandibuzz fazem switch confortavelmente em Grassy Glide e ameaçam Rillaboom a sair de campo com moves STAB Flying-type, Static, Rocky Helmet, Foul Play,(RV) ou uma mistura disso. Crucialmente, eles também podem punir Rillaboom saindo de campo com Defog, o que pode estagnar o momentum de vários times. Porém, esses Pokémon precisam ser cautelosos ao fazerem switch in em +2 Rillaboom, pois arriscam um 2HKO. Além disso, Corviknight e Skarmory devem ter cuidado com Rillaboom usando U-turn para trazer Magnezone em campo, o qual prende e dá KO neles, enquanto os outros odeiam perder seu Heavy-Duty Boots via Knock Off.

**Steel-types**: Pokémon como Skarmory, Heatran, Ferrothorn, Scizor e Melmetal podem desencorajar o uso frequente de Grassy Glide e punir Rillaboom com opções como entry hazards, U-turn e Thunder Wave, especialmente contra o set de Choice Band. Porém, devem tomar cuidado com Superpower.

**Efeitos de Contato**: Static de Zapdos, Flame Body de Volcarona e a popularidade de Rocky Helmet limitam a habilidade de Rillaboom de atacar repetidamente e ameaçam enfraquecê-lo ao longo do tempo, especialmente com entry hazards e dano residual de Life Orb.

**Terrain Inimigo**: Todos os Terrain adversários atrapalham seriamente Rillaboom, removendo o aumento de dano de 1.3x para seus moves Grass-type e negando o efeito de prioridade de Grassy Glide. Tapu Lele sempre pode entrar após um KO e ameaçar dar OHKO com qualquer um de seus moves STAB, enquanto Tapu Koko pode usar U-turn para sair de campo num switch-in entrando ou apenas nocautear com Dazzling Gleam com quantidades pequenas de dano residual. Ambos são incapazes de fazer switch para Rillaboom, no entanto.

[CREDITS]
- Written by: [[Midnight Fredrick, 209953]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Quality checked by: [[Abhi, 526987], [Clone, 218318], [airfare, 513717]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [username2, userid2]]

1. Devo dizer, foi uma excelente tradução! Encontrei alguns poucos erros, eles estão espalhados então sugiro tomar cuidado na correção. De qualquer forma está aprovada com altíssima qualidade! Agora basta esperar o próximo GP.
2. Agradecemos sua contribuição, sua ajuda é de extrema importância para o projeto.
3. Se tiver alguma dúvida ou sugestão/crítica, basta me chamar.
4. Agradeço pela leitura e atenção, let's rise.


Att.
Miketw
 

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
Adicionar / Remover / Comentários
:blobthumbsup:
2/2 bom trabalho

gp stamp 1.gif

[Overview]

O acesso exclusivo de Rillaboom a Grassy Surge e Grassy Glide faz dele um revenge killer mortal em OU. Além disso, seus moves de coverage poderosos, setup em Swords Dance e pivoting em U-turn fazem dele uma boa escolha para times ofensivos; ele pode fazer wallbreak, sweep no late-game e gerar momentum por meio de uma switch prevista contra suas switch-ins, além de (redundante) também providenciar recovery passiva por meio de Grassy Terrain. Apesar de todas essas qualidades, Rillaboom é prejudicado pela abundância de Pokémon resistentes a Grass, como Skarmory, Zapdos, Corviknight e especialmente Buzzwole, e isso é exacerbado pela sua susceptibilidade a efeitos de contato adversos, como Rocky Helmet e Static. Adicionalmente, Rillaboom compete com outros Grass-types ofensivos na tier. A Defense mais alta e tipo Fairy de Tapu Bulu fazem dele um check mais confiável a Landorus-T, Urshifu-R e Zeraora, enquanto seu acesso a Stone Edge permite que ele danifique quebre switch-ins Flying-type com mais facilidade. Alternativamente Além disso, o Attack mais alto de Kartana permite que ele faça wallbreak com mais liberdade no early-game, e Beast Boost permite que ele saia de controle e force passe por cima de counters como Corviknight no final da partida. Por fim, a proeminência de Tapu Koko, Tapu Lele e Tapu Fini, que mudam o terrain de Rillaboom, ameaçam o dano que ele causa e sua prioridade, dificultando seu potencial de sweep com Grassy Glide.

[Set]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Grassy Glide
move 3: Knock Off
move 4: Superpower
item: Life Orb
ability: Grassy Surge
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]

O poder imediato de Grassy Glide significa que, se trazido em segurança, Rillaboom consegue forçar muitas switches e fazer setup, por exemplo, (AV) contra Tapu Fini ou Urshifu-R. Com +2, impulsionado por Life Orb e Grassy Terrain, Grassy Glide é imensamente poderoso, capaz de conseguir um KO em basicamente qualquer alvo neutro e causando bom dano até em Pokémon que resistem Grass. Knock Off complementa Grassy Glide bem, punindo switch-ins ao remover seus itens, como Heavy-Duty Boots de Flying-types. Pode-se optar por Wood Hammer em seu lugar; é extremamente poderoso, muitas vezes eliminando a necessidade de previsões, e dá OHKO em Pokémon como Unaware Clefable, que caso contrário frustra esse set e hyper offense no geral. Wood Hammer também danifica muito switch-ins Flying-type, ajudando um aliado como Kartana a fazer clean limpar no late-game com Knock Off, portanto tornando Knock Off redundante no próprio Rillaboom. Superpower dá OHKO em Steel-types como Heatran, Ferrothorn e Melmetal, e consegue 2HKO em Corviknight e Skarmory mesmo com o drop em Attack. Uma nature Jolly permite que Rillaboom ultrapasse e derrote Modest Kyurem, (AV) e Modest Tapu Lele Modest e Heatran ofensivo enquanto surpreende Zapdos para pressioná-lo com Knock Off e Wood Hammer impulsionados. (fiz essa mudança no Modest para colocá-lo no lugar certo e não dar a entender que o Heatran também é Modest)

Esse set é aproveitado ao máximo em times de hyper offense que apreciam a prioridade poderosa de Rillaboom e habilidade de passar por cima de checks defensivos. Superpower ajuda a enfraquecer Skarmory e Corviknight, facilitando o sweep de physical attackers como Urshifu-R e Weavile mais tarde. Kartana é um parceiro notável; apesar do par cumprir papéis ofensivos redundantes, um pode fazer wallbreak para o outro fazer sweep mais tarde, com Grassy Terrain fazendo o Leaf Blade de Kartana super repetível contra até mesmo switch-ins que resistem o move. Magnezone se destaca como o melhor parceiro para Rillaboom, punindo e desencorajando switches previsíveis em Skarmory e Corviknight para que Rillaboom ataque com mais liberdade. Grassy Seed Hawlucha é um ótimo parceiro para Rillaboom, fornecendo uma Speed tier exclusiva e um wallbreaker aterrorizante em um único Pokémon para times de hyper offense, enquanto ajuda na fraqueza de Rillaboom a Buzzwole. Além disso, Rillaboom destrói Clefable, Slowbro e Toxapex, facilitando o sweep de Hawlucha no final da partida.

[Set]
name: Choice Band
move 1: Grassy Glide
move 2: Knock Off
move 3: Wood Hammer
move 4: U-turn
item: Choice Band
ability: Grassy Surge
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Grassy Glide é o move de prioridade mais forte do jogo debaixo de Grassy Terrain, conseguindo um OHKO em ameaças ofensivas comuns, solidificando Rillaboom como um dos melhores revenge killers da tier. Knock Off atinge inimigos resistentes a Grass na switch com bastante força e é crucial para remover itens como Heavy-Duty Boots de Tornadus-T e Rocky Helmet de Corviknight, facilitando o wallbreaking ao longo da partida. Se Rillaboom tiver Kartana como parceiro, omitir Knock Off no lugar de Superpower é uma ótima escolha, já que Kartana consegue fazer wallbreak com seu Knock Off mais facilmente se esses Pokémon Flying-type ainda tiverem seus itens. Superpower é útil para atingir Steel-types como Melmetal, Ferrothorn e Heatran, que caso contrário fazem switch em Grassy Glide. Por último, U-turn é um move de pivot forte que pode trazer aliados como Magnezone, Blacephalon e Heatran em campo para punir oas switch-ins Steel-type comuns Steel-type que Rillaboom força. Ele gera momentum ao longo do jogo, algo que competidores como Tapu Bulu e Kartana não conseguem fazer. Rillaboom também é razoavelmente bulky e curado por Grassy Terrain, dando a ele oportunidades de fazer switch e sair de campo contra ataques mais fracos e resistidos, como Earthquake de Landorus-T, sem sacrificar muita longevidade.

Esse set é mais apropriado para times de bulky offense. Como sempre, Magnezone é um aliado de destaque, sendo um incrível recipiente do pivoting de U-turn, limitando bastante a habilidade do oponente de utilizar Corviknight e Skarmory ao máximo. Heatran aprecia Grassy Terrain para se curar e enfraquecer Earthquake de Pokémon como Galarian Slowking. Ele pode habilitar Rillaboom ao prender e remover Toxapex sem Shed Shell, prevenindo-o de descobrir o move ao qual Rillaboom está Choice-locked. Heatran também põe Stealth Rock em campo com facilidade contra quase todos os Flying-types na tier, o que é especialmente útil junto do Knock Off de Rillaboom. Swords Dance Kartana se beneficia de Grassy Terrain impulsionando a força de seu Leaf Blade, e pode derrotar physical walls como Corviknight, habilitando um sweep de Rillaboom com Grassy Glide no final do jogo. Suporte de entry hazard, como Stealth Rock de Landorus-T e Spikes de Skarmory ajudam a gradativamente enfraquecer o time oponente para fazer sweep mais tarde. Finalmente, Urshifu-R pode se aproveitar do U-turn de Rillaboom em Heatran e Melmetal fazendo switch in. Além disso, Rillaboom tem matchups favoráveis contra todos os Water-types bulky na tier, abrindo caminho para que Urshifu-R faça sweep em times inimigos com Surging Strikes.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Drain Punch pode ser usado em sets de Swords Dance para providenciar uma opção ofensiva mais sustentável contra Steel-types, mas a diferença de força relativa a Superpower é significante. Por exemplo, em +2, Superpower é um 2HKO garantido em Corviknight após Stealth Rock, enquanto Drain Punch tem uma chance de apenas 33.6% de fazê-lo. Acrobatics sem um item é outra opção no set para atrair e derrotar Buzzwole, Tangrowth e Amoonguss, abrindo caminho para aliados como Kartana e Urshifu-R; desistir de um item é preferível a Grassy Seed, já que isso tornaria a presença de Acrobatics óbvia. Contudo, há uma diferença notável em força ao desistir de Life Orb. Um set de Choice Scarf pode ser usado em times que precisam de revenge killing independente de Grassy Glide, já que também pode conseguir KOs surpresa em Pokémon como Dragapult no early-game. Mas isso geralmente depende de um fator surpresa, e é difícil de justificar no lugar de Choice Scarf Kartana, que tem Beast Boost para fazer clean a limpa com mais eficiência no late-game.

Checks e Counters
====

**Buzzwole**: Buzzwole resiste e aguenta todos os moves de Rillaboom, mesmo após um boost de Swords Dance, enquanto pune tentativas de ataque com Rocky Helmet. Isso limita muito a habilidade de Rillaboom de fazer progresso num jogo. Knock Off removendo o Rocky Helmet ou Heavy-Duty Boots de Buzzwole, contudo, pode facilitar o uso de ataques physical ou punir mais Buzzwole por fazer switch em Rillaboom, respectivamente.

**Flying-types**: Tornadus-T, Corviknight, Zapdos, Skarmory e Mandibuzz fazem switch confortavelmente em Grassy Glide e ameaçam Rillaboom a sair de campo com moves STAB Flying-type, Static, Rocky Helmet, Foul Play ou uma mistura disso. Crucialmente, eles também podem punir Rillaboom saindo de campo com Defog, o que pode estagnar o momentum de vários times. Porém, esses Pokémon precisam ser cautelosos ao fazerem switch in em +2 Rillaboom, pois arriscam um 2HKO. Além disso, Corviknight e Skarmory devem ter cuidado com Rillaboom usando U-turn para trazer Magnezone em campo, o qual prende e dá KO neles, enquanto os outros odeiam perder seu Heavy-Duty Boots via Knock Off.

**Steel-types**: Pokémon como Skarmory, Heatran, Ferrothorn, Scizor e Melmetal podem desencorajar o uso frequente de Grassy Glide e punir Rillaboom com opções como entry hazards, U-turn e Thunder Wave, especialmente contra o set de Choice Band. Porém, devem tomar cuidado com Superpower.

**Efeitos de Contato**: Static de Zapdos, Flame Body de Volcarona e a popularidade de Rocky Helmet limitam a habilidade de Rillaboom de atacar repetidamente e ameaçam enfraquecê-lo ao longo do tempo, especialmente com entry hazards e dano residual de Life Orb.

**Terrain Inimigo**: Todos os Terrain adversários atrapalham seriamente Rillaboom, removendo o aumento de dano de 1.3x para seus moves Grass-type e negando o efeito de prioridade de Grassy Glide. Tapu Lele sempre pode entrar após um KO e ameaçar dar OHKO com qualquer um de seus moves STAB, enquanto Tapu Koko pode usar U-turn para sair de campo numa switch-in entrando ou apenas nocautear com Dazzling Gleam com após quantidades pequenas de dano residual. Ambos são incapazes de fazer switch para Rillaboom, no entanto.

[CREDITS]
- Written by: [[Midnight Fredrick, 209953]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Quality checked by: [[Abhi, 526987], [Clone, 218318], [airfare, 513717]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [Pubo, 535121]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top