OU Nidoking

https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/nidoking/

[OVERVIEW]

Nidoking é equipado com uma incrível combinação de STABs que é amplificada por sua ability Sheer Force e Life Orb, permitindo-lhe agir como um poderoso special wallbreaker apesar de sua base Special Attack medíocre. Ademais, ele ostenta opções de coverage fenomenais como Thunderbolt, Flamethrower e Ice Beam, que lhe permitem confiavelmente pressionar switch-ins aos seus golpes STAB, como Slowking, Corviknight, Ferrothorn e Landorus-T. A tipagem defensiva de Nidoking também é bastante sólida, tornando possível tomar vantagem de Pokémon como Tapu Koko e Clefable para fins de wallbreak, além de lhe conceder uma útil imunidade a Toxic e Thunder Wave. Porém, seu bulk e sua Speed tier deixam muito a desejar. Nidoking é muito vulnerável a revenge kill de ameaças mais velozes, como Landorus-T ofensivo, Garchomp e Tapu Lele, e também sofre para encontrar oportunidades de wallbreak devido à sua fragilidade, dependendo de pivots aliados que podem trazê-lo a campo em segurança. Apesar de sua boa tipagem defensiva, a fragilidade de Nidoking torna difícil utilizá-lo consistentemente, em especial se tiver recebido dano residual prévio. Além disso, Nidoking é dependente de seu item para causar dano devido ao seu Special Attack medíocre, tornando-o suscetível a Knock Off. Isso pode ser problemático sobretudo contra Clefable, da qual Nidoking pode tirar proveito caso contrário. Special walls como Blissey e Slowking também são problemáticos, não tendo qualquer problema com fazer switch in em seus ataques e ganhando momentum ao escapar com Teleport.

[SET]
name: Wallbreaker
move 1: Sludge Wave
move 2: Earth Power
move 3: Thunderbolt / Thunder
move 4: Flamethrower / Ice Beam
item: Life Orb
ability: Sheer Force
nature: Modest / Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Nidoking usa Thunderbolt como sua opção de coverage mais consistente, causando dano super efetivo em Slowking e Corviknight. Thunder é uma alternativa que pressiona Slowking muito mais e que dá OHKO em Tornadus-T na switch ao custo de uma accuracy menor; porém, uma nature Modest é requerida caso Thunder seja usado para que Nidoking tenha mais chances de conseguir derrotar Slowking com um subsequente Sludge Wave. Flamethrower é outra opção de coverage que dá OHKO em Ferrothorn e Scizor e pressiona switch-ins de Landorus-T. Alternativamente, Ice Beam acerta Landorus-T e Garchomp, mas torna mais difícil pressionar Ferrothorn, o qual pode se aproveitar de Nidoking ao usar Knock Off, Leech Seed ou Spikes. Substitute é outra opção que lhe permite aproveitar ao máximo switches forçadas e seguramente causar dano em um alvo de sua escolha sem o risco de ser nocauteado previamente, o que diminui bastante a necessidade de fazer antecipações, mas força Nidoking a abdicar um outro move de coverage. Uma nature Modest provê ao usuário de Nidoking uma saída de dano mais frutífera e chances bem mais favoráveis de conseguir um 2HKO em Slowking com Thunderbolt. Contudo, a nature Timid torna Nidoking mais rápido que Tapu Bulu, Modest Tapu Lele e Zapdos.

A inabilidade de Nidoking conseguir muitas oportunidades de fazer wallbreak naturalmente o torna um parceiro fenomenal de pivots ofensivos como Tapu Koko e Dragapult, que podem trazê-lo ao campo em segurança. O primeiro pressiona bastante checks como Corviknight e Slowking enquanto faz pivot frente a Grass-types bulky, como Ferrothorn; ademais, seu Electric Terrain fortalece Thunderbolt de Nidoking, o que é ótimo contra Slowking. Já o segundo faz pivot contra Fairy-types bulky, como Tapu Fini e Clefable, enquanto pressiona Slowking com seus ataques Ghost-type com STAB. Além disso, Dragapult é capaz de usar Thunder Wave para deixar Pokémon como Tornadus-T mais lentos, tornando-os presas fáceis de Nidoking. Nidoking também fica bem ao lado de pivots defensivos como Corviknight e Rotom-W, que dão a ele uma oportunidade segura de fazer wallbreak contra Electric-types como Tapu Koko e Grass-types como Tangrowth. Adicionalmente, eles dão a Nidoking um bom meio de fuga contra potenciais revenge killers, como Tapu Lele no caso de Corviknight e Landorus-T no caso de Rotom-W. Slowking também encontra boas oportunidades de fazer pivot contra Tapu Koko e Tangrowth enquanto dá a Nidoking a capacidade de explorar Toxapex para uma oportunidade de fazer wallbreak. Em adição, entry hazards e Knock Off são ferramentas valiosas que ajudam enormemente as capacidades de wallbreaker de Nidoking, tornando checks como Slowking e Landorus-T vulneráveis a suas opções de coverage. Ferrothorn, por exemplo, tem acesso a Stealth Rock, Spikes e Knock Off para remover Heavy-Duty Boots de Slowking e pressioná-lo com mais efetividade. Landorus-T também pode usar Stealth Rock e Knock Off, além de fazer pivot em Tangrowth, Ferrothorn e Tapu Fini adversários com U-turn, fornecendo uma oportunidade de wallbreak a Nidoking. Clefable também é uma sólida usuária de Stealth Rock com acesso a Knock Off.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Taunt permite que Nidoking se aproveite de seu pequeno conjunto de switch-ins ao incapacitar a maior parte das suas formas de progresso, como Teleport e remoção de entry hazards ou colocação de hazards. Taunt pune principalmente Blissey, limitando enormemente sua utilidade e permitindo que Nidoking tome vantagem dela. Porém, Taunt é um move que precisa ser usado agressivamente para ter valor, o que pode ser conflitante com o papel de Nidoking como wallbreaker. Alternativamente, Focus Punch pode atrair e despachar Blissey, colocando-a ao alcance de um subsequente STAB. Isso pode abrir mais espaço para Nidoking fazer wallbreak contra equipes que dependem exclusivamente de Blissey como seu alicerce special; porém, Focus Punch é extremamente dependente do matchup, não tendo quase nenhuma utilidade contra outros Pokémon. Por fim, Stealth Rock é uma opção para equipes que não possuem um usuário de Stealth Rock, permitindo-lhe utilizar hazards em switches forçadas. Todavia, usar esse move limita consideravelmente o potencial de Nidoking como wallbreaker.

Checks e Counters
====

**Pokémon Mais Rápidos**: Nidoking é extremamente suscetível a revenge kill de uma gama de Pokémon ofensivos, como Landorus-T, Rillaboom, Dragapult e Urshifu-R, que conseguem se aproveitar de seu bulk medíocre e Speed tier e forçá-lo a sair de campo, conseguindo progredir na batalha através de opções como Stealth Rock, Knock Off e U-turn.

**Ground-types**: Landorus-T e Garchomp afugentam Nidoking com suas Speeds mais altas e STABs super efetivos. Landorus-T, em particular, não se incomoda com nenhum dos STABs de Nidoking, mas pode ser facilmente sobrecarregado por sua coverage se usado imprudentemente. Gastrodon e Swampert também conseguem forçar Nidoking para fora de campo, porém, o segundo é facilmente pressionado devido à sua falta de recovery confiável.

**Pokémon Defensivos Special**: Blissey é counter da maioria das variantes de Nidoking, conseguindo confiavelmente fazer switch in em qualquer um de seus ataques special, sendo detida somente por Taunt e o situacional Focus Punch. Galarian Slowking, Slowking e Tyranitar também conseguem aguentar os golpes de Nidoking com facilidade.

**Remoção de Item**: Nidoking depende de Life Orb para maximizar o dano causado, por isso, perder Life Orb para Knock Off ou Trick diminui consideravelmente a ameaça de seu poder. Além disso, dada a prevalência de Knock Off, a susceptibilidade de Nidoking ao move permite que usuários de Knock Off consigam progredir facilmente contra o time do usuário de Nidoking.

[CREDITS]
- Written by: [[ausma, 360720]]
- Translated by: [[Mitsuki, 262009]]
- Grammar checked by: [[Tico 21, 413994], [Repu, 304761]]
- Quality checked by: [[curiosity, 443485], [Jordy, 395754]]
 
Last edited:

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
Adicionar, Remover e (Comentários)

[OVERVIEW]

Nidoking é equipado com uma incrível combinação de STABs que é amplificada por sua ability Sheer Force e Life Orb, permitindo-lhe agir como um poderoso special wallbreaker apesar de sua base Special Attack medíocre. Ademais, ele ostenta opções de coverage fenomenais como Thunderbolt, Flamethrower e Ice Beam, que lhe permitem (plural) confiavelmente pressionar switch-ins aos seus golpes STAB, como Slowking, Corviknight, Ferrothorn e Landorus-T. A tipagem defensiva de Nidoking também é bastante sólida, tornando possível tomar vantagem de Pokémon como Tapu Koko e Clefable para fins de wallbreaking, além de lhe conceder uma útil imunidade a Toxic e Thunder Wave. Porém, seu bulk e Speed tier deixam muito a desejar. Nidoking é muito vulnerável a revenge kill de ameaças mais velozes, como Landorus-T ofensivo, Garchomp e Tapu Lele, e também sofre para encontrar oportunidades de wallbreaking devido à sua fragilidade, dependendo de pivots aliados que podem o trazer a campo em segurança. Apesar de sua boa tipagem defensiva, a fragilidade de Nidoking torna difícil utilizá-lo consistentemente, em especial se tiver recebido dano residual prévio. Além disso, Nidoking é dependente de seu item para causar dano devido ao seu Special Attack medíocre, tornando-o suscetível a Knock Off. Isso pode ser problemático sobretudo contra Clefable, sobre a qual Nidoking pode tomar vantagem tirar proveito (variando um pouco) caso contrário. Special walls como Blissey e Slowking também são problemáticos, não tendo qualquer problema com fazer switch in em seus ataques e ganhando momentum ao escapar com Teleport.

[SET]
name: Wallbreaker
move 1: Sludge Wave
move 2: Earth Power
move 3: Thunderbolt / Thunder
move 4: Flamethrower / Ice Beam
item: Life Orb
ability: Sheer Force
nature: Modest / Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Nidoking usa Thunderbolt como sua opção de coverage mais consistente, causando dano super efetivo em Slowking e Corviknight. Thunder é uma alternativa que pressiona Slowking muito mais e que dá OHKO em Tornadus-T na switch ao custo de uma accuracy menor; porém, a (sinto falta de um artigo) nature Modest é requerida caso Thunder seja usado para que Nidoking tenha mais chances de conseguir derrotar Slowking com um subsequente Sludge Wave. Flamethrower é outra opção de coverage que dá OHKO em Ferrothorn e Scizor e pressiona switch-ins de Landorus-T. Alternativamente, Ice Beam acerta Landorus-T e Garchomp, mas torna mais difícil pressionar Ferrothorn, o qual pode se aproveitar de Nidoking ao usar Knock Off, Leech Seed ou Spikes. Substitute é outra opção que lhe permite aproveitar ao máximo switches forçadas e seguramente causar dano em um alvo de sua escolha sem o risco de ser nocauteado previamente, o que diminui bastante a necessidade de fazer antecipações, mas força Nidoking a abdicar de um outro move de coverage. Nature Modest provê ao usuário de Nidoking uma saída de dano mais frutífera e chances bem mais favoráveis de conseguir um 2HKO em Slowking com Thunderbolt. Contudo, a nature ("nature" vem antes da nature em si) Timid torna Nidoking mais rápido que Tapu Bulu, Modest Tapu Lele e Zapdos.

A inabilidade de Nidoking conseguir muitas oportunidades de fazer wallbreak naturalmente o torna um parceiro fenomenal de pivots ofensivos como Tapu Koko e Dragapult, que podem trazê-lo ao campo em segurança. O primeiro exerce bastante pressão em checks como Corviknight e Slowking enquanto faz pivot frente à Grass-types bulky, como Ferrothorn; ademais, seu Electric Terrain fortalece o Thunderbolt de Nidoking, o que é ótimo contra Slowking. Já o segundo faz pivot contra Fairy-types bulky, como Tapu Fini e Clefable, enquanto pressiona Slowking com seus ataques Ghost-type com STAB. Além disso, Dragapult é capaz de usar Thunder Wave para deixar Pokémon como Tornadus-T mais lentos, tornando-os presas fáceis de Nidoking. Nidoking também fica bem ao lado de pivots defensivos como Corviknight e Rotom-W, que dão a Nidoking uma oportunidade segura de fazer wallbreak versus Electric-types como Tapu Koko e Grass-types como Tangrowth. Adicionalmente, eles dão a Nidoking um bom meio de fuga contra potenciais revenge killers, como Tapu Lele no caso de Corviknight e Landorus-T no caso de Rotom-W. Slowking também encontra boas oportunidades de fazer pivot contra Tapu Koko e Tangrowth enquanto dá a Nidoking a capacidade de explorar Toxapex para uma oportunidade de fazer wallbreak. Em adição, entry hazards e Knock Off são ferramentas valiosas que ajudam enormemente as capacidades de wallbreaker de Nidoking, tornando checks como Slowking e Landorus-T vulneráveis a suas opções de coverage. Ferothorn, por exemplo, tem acesso a Stealth Rock, Spikes e Knock Off para remover Heavy-Duty Boots de Slowking e pressioná-lo com mais efetividade. Landorus-T também pode usar Stealth Rock e Knock Off, além de fazer pivot em Tangrowth, Ferrothorn e Tapu Fini adversários com U-turn, fornecendo uma oportunidade de wallbreak a Nidoking. Clefable também é uma sólida usuária de Stealth Rock com acesso a Knock Off.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Taunt permite que Nidoking se aproveite de seu pequeno conjunto de switch-ins ao incapacitar a maior parte das suas formas de progresso, como Teleport e remoção de entry hazards, ou colocação de hazards. Taunt pune principalmente Blissey, limitando enormemente sua utilidade e permitindo que Nidoking tome vantagem dela. Porém, Taunt é um move que precisa ser usado agressivamente para ter valor, o que pode ser conflitante com o papel de Nidoking como wallbreaker. Alternativamente, Focus Punch pode ser usado para atrair e despachar Blissey, colocando-a ao alcane de um subsequente move (redundante) STAB. Isso pode abrir mais espaço para Nidoking fazer wallbreak contra equipes que dependem exclusivamente de Blissey como seu alicerce special; porém, Focus Punch é extremamente dependente do matchup, não tendo quase nenhuma utiliade contra outros Pokémon. Por fim, Stealth Rock é uma opção para equipes que não possuem um usuário de Stealth Rock, permitindo-lhe utilizar hazards em switches forçadas. Todavia, usar esse move limita consideravelmente o potencial de Nidoking como wallbreaker.

Checks e Counters
====

**Pokémon Mais Rápidos**: Nidoking é extremamente suscetível a revenge kill de uma gama de Pokémon ofensivos, como Landorus-T, Rillaboom, Dragapult e Urshifu-R, que conseguem se aproveitar de seu bulk medíocre e Speed tier e forçá-lo a sair de campo, conseguindo progresso na batalha através de opções como Stealth Rock, Knock Off e U-turn.

**Ground-types**: Landorus-T e Garchomp afugentam Nidoking com suas Speeds mais altas e STABs super efetivos. Landorus-T, em particular, não se incomoda com nenhum dos STABs de Nidoking, mas pode ser facilmente sobrecarregado por sua coverage se usado imprudentemente. Gastrodon e Swampert também conseguem forçar Nidoking para fora de campo, porém, o segundo é facilmente pressionado devido à sua falta de recovery confiável.

**Pokémon Defensivos Special**: Blissey faz é counter da (Blissey é counter) maioria das variantes de Nidoking, conseguindo confiavelmente fazer switch in em qualquer um de seus ataques ("attacks" é traduzido) special attacks, sendo detida somente por Taunt e o situacional Focus Punch. Galarian Slowking, Slowking e Tyranitar também conseguem aguentar os golpes de Nidoking com facilidade.

**Remoção de Item**: Nidoking depende de Life Orb para maximizar o dano causado, por isso, perder Life Orb para Knock Off ou Trick diminui consideravelmente a ameaça de seu poder. Além disso, dada a prevalência de Knock Off, a susceptibilidade de Nidoking ao move permite que usuários de Knock Off consigam progresso facilmente contra o time do usuário de Nidoking.

[CREDITS]
- Written by: [[ausma, 360720]]
- Translated by: [[Mitsuki, 262009]]
- Grammar checked by: [[Tico 21, 413994], [nome, id]]
- Quality checked by: [[curiosity, 443485], [Jordy, 395754]]
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
(A)dicionar (R)emover (S)ugerir e (C)omentar

[OVERVIEW]

Nidoking é equipado com uma incrível combinação de STABs que é amplificada por sua ability Sheer Force e Life Orb, permitindo-lhe agir como um poderoso special wallbreaker apesar de sua base Special Attack medíocre. Ademais, ele ostenta opções de coverage fenomenais como Thunderbolt, Flamethrower e Ice Beam, que lhe permitem confiavelmente pressionar switch-ins aos seus golpes STAB, como Slowking, Corviknight, Ferrothorn e Landorus-T. A tipagem defensiva de Nidoking também é bastante sólida, tornando possível tomar vantagem de Pokémon como Tapu Koko e Clefable para fins de wallbreaking, além de lhe conceder uma útil imunidade a Toxic e Thunder Wave. Porém, seu bulk e sua Speed tier deixam muito a desejar. Nidoking é muito vulnerável a revenge kill de ameaças mais velozes, como Landorus-T ofensivo, Garchomp e Tapu Lele, e também sofre para encontrar oportunidades de wallbreaking devido à sua fragilidade, dependendo de pivots aliados que podem o trazê-lo (C: no caso, ou posicionamos o pronome antes do verbo "aliados que o podem trazer" ou podemos adicioná-lo depois do segundo verbo) a campo em segurança. Apesar de sua boa tipagem defensiva, a fragilidade de Nidoking torna difícil utilizá-lo consistentemente, em especial se tiver recebido dano residual prévio. Além disso, Nidoking é dependente de seu item para causar dano devido ao seu Special Attack medíocre, tornando-o suscetível a Knock Off. Isso pode ser problemático sobretudo contra Clefable, sobre da (C: tira-se proveito de, não proveito sobre) qual Nidoking pode tirar proveito caso contrário. Special walls como Blissey e Slowking também são problemáticos, não tendo qualquer problema com fazer switch in em seus ataques e ganhando momentum ao escapar com Teleport.

[SET]
name: Wallbreaker
move 1: Sludge Wave
move 2: Earth Power
move 3: Thunderbolt / Thunder
move 4: Flamethrower / Ice Beam
item: Life Orb
ability: Sheer Force
nature: Modest / Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Nidoking usa Thunderbolt como sua opção de coverage mais consistente, causando dano super efetivo em Slowking e Corviknight. Thunder é uma alternativa que pressiona Slowking muito mais e que dá OHKO em Tornadus-T na switch ao custo de uma accuracy menor; porém, uma nature Modest é requerida caso Thunder seja usado para que Nidoking tenha mais chances de conseguir derrotar Slowking com um subsequente Sludge Wave. Flamethrower é outra opção de coverage que dá OHKO em Ferrothorn e Scizor e pressiona switch-ins de Landorus-T. Alternativamente, Ice Beam acerta Landorus-T e Garchomp, mas torna mais difícil pressionar Ferrothorn, o qual pode se aproveitar de Nidoking ao usar Knock Off, Leech Seed ou Spikes. Substitute é outra opção que lhe permite aproveitar ao máximo switches forçadas e seguramente causar dano em um alvo de sua escolha sem o risco de ser nocauteado previamente, o que diminui bastante a necessidade de fazer antecipações, mas força Nidoking a abdicar de um outro move de coverage. Uma nature Modest provê ao usuário de Nidoking uma saída de dano mais frutífera e chances bem mais favoráveis de conseguir um 2HKO em Slowking com Thunderbolt. Contudo, uma nature Timid torna Nidoking mais rápido que Tapu Bulu, Modest Tapu Lele e Zapdos.

A inabilidade de Nidoking conseguir muitas oportunidades de fazer wallbreak naturalmente o torna um parceiro fenomenal de pivots ofensivos como Tapu Koko e Dragapult, que podem trazê-lo ao campo em segurança. O primeiro pressiona exerce bastante pressão em checks como Corviknight e Slowking enquanto faz pivot frente a Grass-types bulky, como Ferrothorn; ademais, seu Electric Terrain fortalece o Thunderbolt de Nidoking, o que é ótimo contra Slowking. Já o segundo faz pivot contra Fairy-types bulky, como Tapu Fini e Clefable, enquanto pressiona Slowking com seus ataques Ghost-type com STAB. Além disso, Dragapult é capaz de usar Thunder Wave para deixar Pokémon como Tornadus-T mais lentos, tornando-os presas fáceis de Nidoking. Nidoking também fica bem ao lado de pivots defensivos como Corviknight e Rotom-W, que dão a Nidoking ele uma oportunidade segura de fazer wallbreak versus contra Electric-types como Tapu Koko e Grass-types como Tangrowth. Adicionalmente, eles dão a Nidoking um bom meio de fuga contra potenciais revenge killers, como Tapu Lele no caso de Corviknight e Landorus-T no caso de Rotom-W. Slowking também encontra boas oportunidades de fazer pivot contra Tapu Koko e Tangrowth enquanto dá a Nidoking a capacidade de explorar Toxapex para uma oportunidade de fazer wallbreak. Em adição, entry hazards e Knock Off são ferramentas valiosas que ajudam enormemente as capacidades de wallbreaker de Nidoking, tornando checks como Slowking e Landorus-T vulneráveis a suas opções de coverage. Ferrothorn, por exemplo, tem acesso a Stealth Rock, Spikes e Knock Off para remover Heavy-Duty Boots de Slowking e pressioná-lo com mais efetividade. Landorus-T também pode usar Stealth Rock e Knock Off, além de fazer pivot em Tangrowth, Ferrothorn e Tapu Fini adversários com U-turn, fornecendo uma oportunidade de wallbreak a Nidoking. Clefable também é uma sólida usuária de Stealth Rock com acesso a Knock Off.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Taunt permite que Nidoking se aproveite de seu pequeno conjunto de switch-ins ao incapacitar a maior parte das suas formas de progresso, como Teleport e remoção de entry hazards, (C: RV) ou colocação de hazards. Taunt pune principalmente Blissey, limitando enormemente sua utilidade e permitindo que Nidoking tome vantagem dela. Porém, Taunt é um move que precisa ser usado agressivamente para ter valor, o que pode ser conflitante com o papel de Nidoking como wallbreaker. Alternativamente, Focus Punch pode ser usado para atrair e despachar Blissey, colocando-a ao alcance de um subsequente STAB. Isso pode abrir mais espaço para Nidoking fazer wallbreak contra equipes que dependem exclusivamente de Blissey como seu alicerce special; porém, Focus Punch é extremamente dependente do matchup, não tendo quase nenhuma utilidade contra outros Pokémon. Por fim, Stealth Rock é uma opção para equipes que não possuem um usuário de Stealth Rock, permitindo-lhe utilizar hazards em switches forçadas. Todavia, usar esse move limita consideravelmente o potencial de Nidoking como wallbreaker.

Checks e Counters
====

**Pokémon Mais Rápidos**: Nidoking é extremamente suscetível a revenge kill de uma gama de Pokémon ofensivos, como Landorus-T, Rillaboom, Dragapult e Urshifu-R, que conseguem se aproveitar de seu bulk medíocre e Speed tier e forçá-lo a sair de campo, conseguindo progresso progredir (C: flui melhor, imo) na batalha através de opções como Stealth Rock, Knock Off e U-turn.

**Ground-types**: Landorus-T e Garchomp afugentam Nidoking com suas Speeds mais altas e STABs super efetivos. Landorus-T, em particular, não se incomoda com nenhum dos STABs de Nidoking, mas pode ser facilmente sobrecarregado por sua coverage se usado imprudentemente. Gastrodon e Swampert também conseguem forçar Nidoking para fora de campo, porém, o segundo é facilmente pressionado devido à sua falta de recovery confiável.

**Pokémon Defensivos Special**: Blissey é counter da maioria das variantes de Nidoking, conseguindo confiavelmente fazer switch in em qualquer um de seus ataques special, sendo detida somente por Taunt e o situacional Focus Punch. Galarian Slowking, Slowking e Tyranitar também conseguem aguentar os golpes de Nidoking com facilidade.

**Remoção de Item**: Nidoking depende de Life Orb para maximizar o dano causado, por isso, perder Life Orb para Knock Off ou Trick diminui consideravelmente a ameaça de seu poder. Além disso, dada a prevalência de Knock Off, a susceptibilidade de Nidoking ao move permite que usuários de Knock Off consigam progresso progredir facilmente contra o time do usuário de Nidoking.

[CREDITS]
- Written by: [[ausma, 360720]]
- Translated by: [[Mitsuki, 262009]]
- Grammar checked by: [[Tico 21, 413994], [Repu, 304761]]
- Quality checked by: [[curiosity, 443485], [Jordy, 395754]]
[OVERVIEW]

Nidoking é equipado com uma incrível combinação de STABs que é amplificada por sua ability Sheer Force e Life Orb, permitindo-lhe agir como um poderoso special wallbreaker apesar de sua base Special Attack medíocre. Ademais, ele ostenta opções de coverage fenomenais como Thunderbolt, Flamethrower e Ice Beam, que lhe permitem confiavelmente pressionar switch-ins aos seus golpes STAB, como Slowking, Corviknight, Ferrothorn e Landorus-T. A tipagem defensiva de Nidoking também é bastante sólida, tornando possível tomar vantagem de Pokémon como Tapu Koko e Clefable para fins de wallbreak, além de lhe conceder uma útil imunidade a Toxic e Thunder Wave. Porém, seu bulk e sua Speed tier deixam muito a desejar. Nidoking é muito vulnerável a revenge kill de ameaças mais velozes, como Landorus-T ofensivo, Garchomp e Tapu Lele, e também sofre para encontrar oportunidades de wallbreak devido à sua fragilidade, dependendo de pivots aliados que podem trazê-lo a campo em segurança. Apesar de sua boa tipagem defensiva, a fragilidade de Nidoking torna difícil utilizá-lo consistentemente, em especial se tiver recebido dano residual prévio. Além disso, Nidoking é dependente de seu item para causar dano devido ao seu Special Attack medíocre, tornando-o suscetível a Knock Off. Isso pode ser problemático sobretudo contra Clefable, da qual Nidoking pode tirar proveito caso contrário. Special walls como Blissey e Slowking também são problemáticos, não tendo qualquer problema com fazer switch in em seus ataques e ganhando momentum ao escapar com Teleport.

[SET]
name: Wallbreaker
move 1: Sludge Wave
move 2: Earth Power
move 3: Thunderbolt / Thunder
move 4: Flamethrower / Ice Beam
item: Life Orb
ability: Sheer Force
nature: Modest / Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Nidoking usa Thunderbolt como sua opção de coverage mais consistente, causando dano super efetivo em Slowking e Corviknight. Thunder é uma alternativa que pressiona Slowking muito mais e que dá OHKO em Tornadus-T na switch ao custo de uma accuracy menor; porém, uma nature Modest é requerida caso Thunder seja usado para que Nidoking tenha mais chances de conseguir derrotar Slowking com um subsequente Sludge Wave. Flamethrower é outra opção de coverage que dá OHKO em Ferrothorn e Scizor e pressiona switch-ins de Landorus-T. Alternativamente, Ice Beam acerta Landorus-T e Garchomp, mas torna mais difícil pressionar Ferrothorn, o qual pode se aproveitar de Nidoking ao usar Knock Off, Leech Seed ou Spikes. Substitute é outra opção que lhe permite aproveitar ao máximo switches forçadas e seguramente causar dano em um alvo de sua escolha sem o risco de ser nocauteado previamente, o que diminui bastante a necessidade de fazer antecipações, mas força Nidoking a abdicar um outro move de coverage. Uma nature Modest provê ao usuário de Nidoking uma saída de dano mais frutífera e chances bem mais favoráveis de conseguir um 2HKO em Slowking com Thunderbolt. Contudo, uma nature Timid torna Nidoking mais rápido que Tapu Bulu, Modest Tapu Lele e Zapdos.

A inabilidade de Nidoking conseguir muitas oportunidades de fazer wallbreak naturalmente o torna um parceiro fenomenal de pivots ofensivos como Tapu Koko e Dragapult, que podem trazê-lo ao campo em segurança. O primeiro pressiona bastante em checks como Corviknight e Slowking enquanto faz pivot frente a Grass-types bulky, como Ferrothorn; ademais, seu Electric Terrain fortalece Thunderbolt de Nidoking, o que é ótimo contra Slowking. Já o segundo faz pivot contra Fairy-types bulky, como Tapu Fini e Clefable, enquanto pressiona Slowking com seus ataques Ghost-type com STAB. Além disso, Dragapult é capaz de usar Thunder Wave para deixar Pokémon como Tornadus-T mais lentos, tornando-os presas fáceis de Nidoking. Nidoking também fica bem ao lado de pivots defensivos como Corviknight e Rotom-W, que dão a ele uma oportunidade segura de fazer wallbreak contra Electric-types como Tapu Koko e Grass-types como Tangrowth. Adicionalmente, eles dão a Nidoking um bom meio de fuga contra potenciais revenge killers, como Tapu Lele no caso de Corviknight e Landorus-T no caso de Rotom-W. Slowking também encontra boas oportunidades de fazer pivot contra Tapu Koko e Tangrowth enquanto dá a Nidoking a capacidade de explorar Toxapex para uma oportunidade de fazer wallbreak. Em adição, entry hazards e Knock Off são ferramentas valiosas que ajudam enormemente as capacidades de wallbreaker de Nidoking, tornando checks como Slowking e Landorus-T vulneráveis a suas opções de coverage. Ferrothorn, por exemplo, tem acesso a Stealth Rock, Spikes e Knock Off para remover Heavy-Duty Boots de Slowking e pressioná-lo com mais efetividade. Landorus-T também pode usar Stealth Rock e Knock Off, além de fazer pivot em Tangrowth, Ferrothorn e Tapu Fini adversários com U-turn, fornecendo uma oportunidade de wallbreak a Nidoking. Clefable também é uma sólida usuária de Stealth Rock com acesso a Knock Off.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Taunt permite que Nidoking se aproveite de seu pequeno conjunto de switch-ins ao incapacitar a maior parte das suas formas de progresso, como Teleport e remoção de entry hazards ou colocação de hazards. Taunt pune principalmente Blissey, limitando enormemente sua utilidade e permitindo que Nidoking tome vantagem dela. Porém, Taunt é um move que precisa ser usado agressivamente para ter valor, o que pode ser conflitante com o papel de Nidoking como wallbreaker. Alternativamente, Focus Punch pode atrair e despachar Blissey, colocando-a ao alcance de um subsequente STAB. Isso pode abrir mais espaço para Nidoking fazer wallbreak contra equipes que dependem exclusivamente de Blissey como seu alicerce special; porém, Focus Punch é extremamente dependente do matchup, não tendo quase nenhuma utilidade contra outros Pokémon. Por fim, Stealth Rock é uma opção para equipes que não possuem um usuário de Stealth Rock, permitindo-lhe utilizar hazards em switches forçadas. Todavia, usar esse move limita consideravelmente o potencial de Nidoking como wallbreaker.

Checks e Counters
====

**Pokémon Mais Rápidos**: Nidoking é extremamente suscetível a revenge kill de uma gama de Pokémon ofensivos, como Landorus-T, Rillaboom, Dragapult e Urshifu-R, que conseguem se aproveitar de seu bulk medíocre e Speed tier e forçá-lo a sair de campo, conseguindo progredir na batalha através de opções como Stealth Rock, Knock Off e U-turn.

**Ground-types**: Landorus-T e Garchomp afugentam Nidoking com suas Speeds mais altas e STABs super efetivos. Landorus-T, em particular, não se incomoda com nenhum dos STABs de Nidoking, mas pode ser facilmente sobrecarregado por sua coverage se usado imprudentemente. Gastrodon e Swampert também conseguem forçar Nidoking para fora de campo, porém, o segundo é facilmente pressionado devido à sua falta de recovery confiável.

**Pokémon Defensivos Special**: Blissey é counter da maioria das variantes de Nidoking, conseguindo confiavelmente fazer switch in em qualquer um de seus ataques special, sendo detida somente por Taunt e o situacional Focus Punch. Galarian Slowking, Slowking e Tyranitar também conseguem aguentar os golpes de Nidoking com facilidade.

**Remoção de Item**: Nidoking depende de Life Orb para maximizar o dano causado, por isso, perder Life Orb para Knock Off ou Trick diminui consideravelmente a ameaça de seu poder. Além disso, dada a prevalência de Knock Off, a susceptibilidade de Nidoking ao move permite que usuários de Knock Off consigam progredir facilmente contra o time do usuário de Nidoking.

[CREDITS]
- Written by: [[ausma, 360720]]
- Translated by: [[Mitsuki, 262009]]
- Grammar checked by: [[Tico 21, 413994], [Repu, 304761]]
- Quality checked by: [[curiosity, 443485], [Jordy, 395754]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top