Monotype Mega Charizard X e Y (Fire / Flying) [GP 1/2]

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
:sm/charizard mega x: :charizardite x: :charizard mega x::xy/charizard mega y: :charizardite y::charizard mega y:

https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/charizard/monotype/

[OVERVIEW]

Fire
========

Charizard é abençoado por duas Mega Evoluções igualmente viáveis, o que o torna uma excelente escolha para qualquer equipe Fire. Mega Charizard X faz uso de Dragon Dance, seu alto Attack e Tough Claws para ser um potente sweeper de late-game. Além disso, seu bulk respeitável e recovery em Roost fornecem mais oportunidades para usar Dragon Dance. Sua parte Dragon-type dá uma neutralidade a Water útil e uma resistência a ataques Electric-type, garantindo mais oportunidades de setup. Contudo, Mega Charizard X não possui a imunidade a ataques Ground-type que suas outras formas possuem, que o deixa suscetível a ataques Ground-type comuns de Pokémon como Mamoswine e Garchomp. Mega Charizard X é facilmente parado por status, com paralysis e poison diminuindo sua capacidade de fazer sweep efetivamente. Charizard também tem uma fraqueza quádrupla a Stealth Rock antes de Mega Evoluir e é extremamente dependente de Flare Blitz para fazer sweep, o que significa que Mega Charizard X é facilmente desgastado.

Mega Charizard Y é um excelente wallbreaker capaz de nocautear walls bulky, como Zapdos e Hippowdon. Ele também possui Drought, que enfraquece ataques Water-type e permite que Solar Beam não precise de um turno para carregar. Sua boa coverage em Solar Beam e Focus Blast significa que pode passar por supostos checks e counters, como Swampert e Tyranitar, e seu acesso a Defog fornece a times Fire uma forma secundária de controle de entry hazards. Seu tipo Flying o torna imune a ataques Ground-type, ganhando mais oportunidades de wallbreak e seu bulk special decente junto a recovery confiável em Roost lhe permitem aguentar a maioria dos ataques special com tranquilidade. Entretanto, Mega Charizard Y possui uma fraqueza quádrupla a Stealth Rock, logo, suporte de Rapid Spin de Torkoal é sempre necessário. Ele também não possui uma Defense boa, o que significa que Mega Charizard Y é suscetível a physical attackers, como Garchomp e Mega Sharpedo. Mega Charizard Y também é extremamente previsível devido à sua coverage limitada.

Flying
========

Mega Charizard Y é um wallbreaker excepcional e está entre os mais fortes wallbreakers disponíveis para equipes Flying-type. Sua ability, Drought, fortalece moves Fire-type, permitindo que seus STABs Fire-type causem OHKO ou 2HKO em praticamente qualquer alvo neutro. Drought também possui a vantagem de enfraquecer ataques Water-type e lhe permite usar Solar Beam, melhorando os matchups contra Water- e Rock-types, como Azumarill, Manaphy e Alolan Golem. Acesso a Focus Blast previne que Mega Charizard Y leve wall de Heatran e Tyranitar, alguns dos poucos counters defensivos disponíveis para às suas respectivas equipes. Roost provê longevidade a Charizard, permitindo-lhe pressionar o time inimigo como wallbreaker tanto no early- quanto no mid-game. Mega Charizard Y ajuda sua equipe com uma neutralidade a Ice e bom bulk special, sendo uma switch-in ofensiva para ataques Ice-type special. Por exemplo, Mega Charizard Y pode fazer switch in em Ice Beam de Life Orb Nidoking e força-lo a sair. Infelizmente, Mega Charizard Y possui uma fraqueza gritante a Stealth Rock, perdendo 50% de HP ao entrar. Suporte de Defog é preciso ao usar Mega Charizard Y, visto que Stealth Rock limita muito sua capacidade de fazer switch in e remove sua habilidade de aguentar ataques Ice-type special.

[SET]
name: Dragon Dance (Fire)
move 1: Dragon Dance
move 2: Flare Blitz
move 3: Outrage / Dragon Claw
move 4: Roost / Earthquake
item: Charizardite X
ability: Blaze
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Dragon Dance permite que Mega Charizard X aumente tanto seu Attack quanto sua Speed de forma simultânea. Flare Blitz é um poderoso ataque Fire-type que atinge Steel-, Grass- e Ice-types, como Skarmory, Mega Venusaur e Weavile, com o custo de um pouco de seu HP. Outrage é um ataque Dragon-type forte que força Mega Charizard X a usá-lo por dois a três turnos sem sair de campo. Dragon Claw é uma opção segura e mais fraca, mas sem Outrage Mega Charizard X não pode derrotar Toxapex. Roost pode ser usado para aumentar sua longevidade, ganhando mais oportunidades de sweep. Earthquake pode ser usado para atingir Heatran e Toxapex com o custo de não possur recovery.

Detalhes do Set
========

Máximo investimento em Speed com uma nature Jolly garante que Mega Charizard X seja o mais rápido possível, permitindo-lhe ultrapassar Choice Scarf Kyurem-B e Choice Scarf Excadrill após um Dragon Dance. Investimento máximo em Attack faz Mega Charizard X bater o mais forte que pode. Blaze é a ability escolhida para que ele não leve dano desnecessário de Solar Power durante sun. Charizardite X lhe permite Mega Evoluir para Mega Charizard X e mudar sua ability para Tough Claws. Tough Claws aumenta o poder dos moves de contato de Mega Charizard X.

Dicas de Uso
========

Se Charizard vai ser alvo de um ataque Ground-type, é normalmente melhor não Mega Evoluir para que não leve dano desnecessário. Além disso, é interessante blefar para o oponente que a Mega Evolução é Mega Charizard Y para que Mega Charizard X consiga aguentar ataques Water- e Electric-type fracos para fazer setup de Dragon Dance. Evitar status, principalmente paralysis e poison, é preciso pois eles diminuem a capacidade de Mega Charizard X fazer sweep. Use Dragon Dance no early-game para fazer wallbreak ou no late-game para fazer sweep. Use pivots como Volt Switch Rotom-H e U-turn Victini para fornecer a Mega Charizard X mais oportunidades de setup de Dragon Dance. Stealth Rock deve ser removido antes de mandá-lo ao campo para não levar dano desnecessário. Preserve o HP de Mega Charizard X pois ele precisa estar saudável para fazer setup de Dragon Dance com sucesso. Tenha cuidado quando prender Mega Charizard X em Outrage, visto que assim Fairy-types como Azumarill e Togekiss podem usá-lo como setup bait. Use Flare Blitz apenas quando for extremamente necessário, já que o recoil pode ser devastador. Mega Charizard X deve tentar fazer setup de Dragon Dance uma vez que seus checks e counters, como Roar Swampert, Unaware Quagsire e Tyranitar, foram eliminados.

Opções de Equipe
========

Torkoal pode colocar Stealth Rock e remover entry hazards com Rapid Spin. Ele também pode colocar sun com Drought, fortalecendo os ataques Fire-type de Mega Charizard X. Rotom-H pode colocar Light Screen e Reflect, tornando muito mais fácil para Mega Charizard X usar Dragon Dance, além de atuar como um pivot decente com Volt Switch. Volcarona pode eliminar alguns checks de Mega Charizard X, como Slowbro e Swampert, enquanto ele elimina Chansey e Dragonite para Volcarona. Victini e Rotom-H podem usar U-turn e Volt Switch para trazer Mega Charizard X ao campo com segurança. Volcanion elimina Rock- e Fairy-types como Tyranitar e Azumarill, enquanto Mega Charizard X pode derrotar Dragon-types como Dragonite para Volcanion. Infernape pode nocautear Rock-types problemáticos, como Tyranitar e Nihilego, para Mega Charizard X. Heatran pode colocar Stealth Rock e vencer Fairy- e Rock-types com seus ataques Steel-type.

[SET]
name: Wallbreaker (Fire)
move 1: Fire Blast / Flamethrower
move 2: Solar Beam
move 3: Focus Blast
move 4: Roost
item: Charizardite Y
ability: Blaze
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Fire Blast é o STAB primário de Mega Charizard Y e é fortalecido por Drought. Flamethrower é uma opção mais precisa, mas não consegue causar 2HKO em Latios após Stealth Rock. Solar Beam permite que Mega Charizard Y acerte Ground- e Water-types, como Swapert e Gastrodon. Focus Blast causa OHKO a Heatran e Tyranitar que caso contrário fariam wall a ele. Roost é usado para aumentar a longevidade de Mega Charizard Y.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Speed com uma nature Timid garante que Mega Charizard Y seja o mais rápido possível, ultrapassando inimigos como Kyurem-B e Excadrill. Investimento máximo em Special Attack lhe permite bater o mais forte que pode. Blaze é escolhido em vez de Solar Power para Charizard não levar dano desnecessário. Charizardite Y permite que Charizard Mega Evolua para Mega Charizard Y e obtenha Drought. Drought faz Solar Beam ser usado em apenas um turno e corta pela metade o dano de ataques Water-type, enquanto fortalece golpes Fire-type.

Dicas de Uso
========

É geralmente melhor remover entry hazards antes de mandar Mega Charizard Y ao campo para que ele não perca metade de seu HP. Use pivots como U-turn Victini e Volt Switch Rotom-H para trazê-lo em segurança. Mega Charizard Y deve focar em fazer wallbreak no early-game, enquanto no late-game ele pode fazer sweep graças a sua Speed respeitável. Tenha cuidado ao usar Solar Beam, principalmente contra outros ativadores de weather, como Tyranitar e Pelipper, já que usá-lo nesses weathers prende Mega Charizard Y por dois turnos e corta pela metade o poder de Solar Beam. Mega Charizard Y deve evitar paralysis, visto que sem sua Speed ele leva revenge kill facilmente de physical attackers, como Kyurem-B e Excadrill. Tente fazer switch com Mega Charizard Y em um switch dupla previsível para que ele não tome dano desnecessário. Preserve o HP de Mega Charizard Y, visto que ele precisa estar com saúde cheia para aguentar a maioria dos ataques special. Por Mega Charizard Y possuir alto Special Attack e Drought, geralmente é uma boa ideia usar Fire Blast repetidamente. Contudo, Fire Blast possui pouco PP, logo, é melhor usar Solar Beam para finalizar um alvo enfraquecido para preservar PP de Fire Blast. Mega Charizard Y deve usar Drought para fazer switch em ataques Water-type fracos, como Scald de Slowbro e Lanturn. Já que Mega Charizard Y possui boa Special Defense, ele pode facilmente fazer switch em ataques special fracos, como Scald de Jellicent e Alomomola.

Opções de Equipe
========

Mega Charizard Y é uma grande escolha para maioria das equipes Fire devido a Drought fortalecendo os ataques Fire-type de seus parceiros e reduzindo o dano de ataques Water-type. Torkoal pode colocar Stealth Rock e remover entry hazards com Rapid Spin. Ele também pode aguentar ataques physical poderosos para Mega Charizard Y. Victini pode usar U-turn para trazê-lo com segurança, enquanto Mega Charizard Y pode eliminar walls physical, como Swampert e Landorus-T. Rotom-H pode usar Volt Switch para trazer Mega Charizard Y em segurança e é uma sólida switch-in para ataques Electric-type. Volcanion pode levar golpes Water-type direcionados a Mega Charizard Y e é um check confiável a Belly Drum Azumarill. Infernape pode causar OHKO em Heatran e Tyranitar para Mega Charizard Y não precisar depender da accuracy baixa de Focus Blast. Volcarona pode eliminar Psychic-types bulky, como Mew e Latios, para Mega Charizard Y com Bug Buzz. Alolan Marowak é uma excelente switch-in para ataques Electric-type comuns direcionados a Mega Charizard Y e também é um excelente wallbreaker physical.

[SET]
name: Drought Wallbreaker (Flying)
move 1: Fire Blast / Flamethrower
move 2: Solar Beam
move 3: Focus Blast
move 4: Roost
item: Charizardite Y
ability: Blaze
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Fire Blast é o STAB mais poderoso de Charizard. Quando fortalecido por Drought, ele se torna extremamente difícil de se fazer switch e pode causar 2HKO em até mesmo Pokémon que resistem, como Latios. Flamethrower pode ser usado em vez de Fire Blast para accuracy perfeita; entretanto, sua Base Power menor significa que Charizard perderá certos 2HKOs contra Pokémon bulky, como Garchomp e Latios. Solar Beam lhe permite atingir Water- e Rock-types que resistem a seus STABs Fire-type, como Azumarill, Manaphy e Alolan Golem, com dano super efetivo. Focus Blast é usado para causar muitos danos em Tyranitar e Heatran, os quais fazem wall a esse set caso contrário. Roost permite que Mega Charizard Y recupere dano de Stealth Rock e residual. Roost também faz Charizard usar seu bom bulk special para fazer switch in em ataques Ice-type special.

Detalhes do Set
========
Blaze é usado como ability pré-Mega Evolução em vez de Solar Power para não tomar dano de sun oponente. 252 EVs em Special Attack são usados para maximizar os danos causados, permitindo-lhe fazer wallbreak com efetividade. 252 EVs em Speed com uma nature Timid lhe permitem ultrapassar Pokémon como Kyurem-B e Mimikyu, assim como ter um Speed tie com oponentes base 100. Charizardite Y é necessário para Charizard Mega Evoluir para Mega Charizard Y.

Dicas de Uso
========

Se possível, remova Stealth Rock antes de colocar Mega Charizard Y em campo para prevenir que ele leve revenge kill facilmente. Use Mega Charizard Y para fazer wallbreak no early-game a abrir caminho para seus companheiros fazerem sweep no late-game. Cuidado para não gastar PP de Fire Blast , já que ele é muito limitado. Use Solar Beam para finalizar ameaças já enfraquecidas para preservar PP e ter accuracy perfeita. Use U-turn ou Volt Switch de parceiros como Landorus-T e Zapdos para trazer Charizard com segurança, permitindo-lhe pressionar a equipe inimiga. Switches duplas também funcionam e permitem que Charizard aplique pressão, por mais que possuam algum risco. Charizard pode ser trazido diretamente contra alguns moves special, provendo uma switch-in para Ice Beam de Nidoking e para alguns usuários de coverage BoltBeam, como Porygon2. Após fazer switch em um ataque, é geralmente uma boa ideia usar Roost para recuperar sua longevidade. A exceção seria se causar dano a uma resposta defensiva a Charizard garantiria a vitória para um parceiro — calcule precisamente esses cenários caso a caso. Mega Charizard Y depende de sun para fazer wallbreak; logo, escolha seus moves cuidadosamente ao enfrentar usuários de weather adversários — se Mega Charizard Y usar Solar Beam e um usuário de weather entrar em campo, ele não poderá sair e poderá ser nocauteado. Tyranitar, Hippowdon e Pelipper podem remover o sun de Charizard e prendê-lo em um Solar Beam fraco que precisa de dois turnos para funcionar, aproveitando a oportunidade para atingir Charizard com moves super efetivos.

Opções de Equipe
========

Skarmory e Mantine são bons parceiros de suporte, visto que podem limpar entry hazards de forma confiável. Skamory também tem ótimo matchup contra equipes de sand enquanto Mantine derrota a maioria das equipes de rain, ajudando Charizard contra weathers oponentes. Zapdos provê uma neutralidade a ataques Electric-type e pode fornecer suporte adicional para Charizard via Defog. Zapdos também oferece uma resposta para alguns Pokémon que fazem wall a Mega Charizard Y, como Mantine e Toxapex, e pode usar esses Pokémon para usar Substitute ou Toxic. Por outro lado, Zapdos pode usar um set de Volt Switch para trazer Mega Charizard Y em segurança para fazer wallbreak. Celesteela pode lidar com a maioria dos Dragon-types para Mega Charizard Y e pode enfraquecer Chansey com Leech Seed. Togekiss dá suporte adicional contra Dragon-types e pode punir Chansey com Trick para auxiliar Charizard. Choice Scarf Togekiss também ajuda Charizard em matchups contra equipes mais ofensivas e aprecia sua capacidade de wallbreak para fazer a limpa no late-game. Thundurus vence Toxapex e Mantine, ajudando Charizard com Thunder Wave e pode atrair Chansey com sets mixed. Landorus-T fornece uma imunidade a golpes Electric-type e pode colocar Stealth Rock para enfraquecer checks de Mega Charizard Y, além de trazê-lo em segurança com U-turn. Gliscor é outro usuário de Stealth Rock sólido que pode fazer stallbreak com Taunt. Aerodactyl pode ser usado em equipes hyper offense para colocar Stealth Rock e prover suporte contra equipes ofensivas graças à sua alta Speed. Landorus é um bom parceiro que quando combinado a Charizard aplica muita pressão em equipes defensivas e pode colocar Stealth Rock. Choice Band Dragonite destrói as melhores respostas defensivas a Mega Charizard Y e pode ser difícil para os inimigos fazerem switch. Dragonite também pode usar Extreme Speed para finalizar equipes inimigas já enfraquecidas no late-game. Gyarados é um usuário de Dragon Dance sólido, capaz de fazer sweep em equipes enfraquecidas no late-game. Salamence é outro bom sweeper de Dragon Dance que se beneficia de Z-Moves para começar um sweep com Moxie. O wallbreak de Mega Charizard Y permite que Salamence preserve seu Z-Move para obliterar um check no meio de um sweep em vez de começar um.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Fire
--------

Mega Charizard Y pode usar Defog no lugar de Roost para remover entry hazards, mas sem Roost é extremamente difícil preservar seu HP. Mega Charizard X pode usar uma nature Adamant para maior poder, mas isso vem com o custo de ser ultrapassado por Kyurem-B e Excadrill.

Flying
--------

Defog é uma possibilidade em vez de Roost em equipes mais ofensivas para não usar Skarmory ou Mantine com Defog. Uma nature Modest em vez de Timid pode ser usada para maior poder, ajudando Mega Charizard Y a mitigar a troca entre poder e accuracy. Contudo, ultrapassar Pokémon como Kyurem-B e Mimikyu e ter Speed tie com outros Pokémon com base 100 é geralmente preferido. Mega Charizard Y pode usar Tailwind para quebrar equipes ofensivas, mas é difícil encontrar oportunidades para usar o move com segurança contra esses tipos de times.

Checks e Counters
===================

Fire
--------

**Pokémon Defensivos**: Certos Pokémon defensivos fazem wall a Mega Charizard X e Mega Charizard Y. Walls focadas em Special Defense como Chansey e Mantine podem aguentar vários golpes de Mega Charizard Y e recuperar o dano recebido. Walls focadas em Defense como Swampert e Hippowdon podem levar um ataque de Mega Charizard X e fazer phaze nele com Roar ou Whirlwind.

**Toxapex**: Toxapex pode levar vários golpes de Mega Charizard X e Y além de possuir recovery confiável em Recover e Haze para negar os boosts de Dragon Dance de Mega Charizard X. Contudo, ele deve tomar cuidado com Earthquake.

**Heatran**: Heatran pode aguentar um Focus Blast de Mega Charizard Y e nocauteá-lo com Stone Edge. Heatran também faz wall a Mega Charizard X se não possuir Earthquake.

**Stealth Rock**: Stealth Rock tira metade do HP de Mega Charizard Y, limitando sua habilidade de wallbreak, enquanto tirar um quarto da saúde de Mega Charizard X, tornando mais difícil fazer sweep no late-game.

**Revenge Killers**: Revenge killers como Choice Scarf Terrakion e Choice Scarf Latios podem ultrapassar e nocautear ambos Mega Charizard X e Mega Charizard Y.

**Status**: Status prejudica ambos Mega Charizard X e Mega Charizard Y. Paralysis cortando a Speed torna extremamente difícil para Mega Charizard Y fazer wallbreak efetivamente e tornando impossível que Mega Charizard X faça sweep no late-game. Poison enfraquece Mega Charizard X lentamente, dificultando um setup de Dragon Dance.

Flying
--------

**Chansey**: Chansey é provavelmente a melhor counter defensiva para Mega Charizard Y. Ela pode aguentar qualquer ataque, recuperar-se e usar a oportunidade para colocar Stealth Rock e pressionar a equipe de Mega Charizard Y.

**Stealth Rock**: Charizard e sua Mega Evolução possuem uma fraqueza quádrupla a Stealth Rock, perdendo 50% de HP ao entrar em campo. Isso limita a capacidade de Mega Charizard Y fazer wallbreak de forma efetiva e o torna propício a levar revenge kill.

**Dragon-types**: Mega Charizard Y tem dificuldades em derrubar a maioria dos Dragon-types, visto que resistem a seus STABs Fire-type e Solar Beam. Dragonite, Latios e Latias também resistem a Focus Blast, tornando-os excelentes respostas. Dragon-types com base Speed maior que 100, como Garchomp, Latios e Latias, também pode fazer revenge kill ou facilmente forçar Mega Charizard Y a sair.

**Revenge Killers**: Por mais que sua Speed tier seja boa para um wallbreaker, Mega Charizard Y ainda é vulnerável a revenge kill. A maioria dos Pokémon ofensivos, como Tapu Koko, Terrakion, Latios e Nihilego, ultrapassam-no e possuem a coverage e poder para causar muitos dano ou nocauteá-lo.

**Usuários de Weather Oponentes**: Rain, sand e hail cortam o poder de Solar Beam e torna necessário dois turnos para carregar. Tyranitar, Hippowdon e Pelipper previnem que Charizard use Solar Beam repetidamente contra suas equipes com medo de ser preso e nocauteado. Weather oponente também enfraquece os STABs Fire-type de Charizard.

**Outras Walls focadas em Special Defense**: Por mais que Mega Charizard Y tenha o poder para passar pela maioria das walls, Pokémon extremamente focados em Special Defense, como Toxapex e Mantine, podem aguentar seus ataques, recuperar-se e revidar.

[CREDITS]
- Written by: [[Vid, 239907], [GMars, 273636]]
- Translated by: [[Pubo, 535121]]
- Grammar checked by: [[Tico, 413994], [b, 2]]
- Quality checked by: [[Eien, 100418], [Vid, 239907], [scpinion, 239869], [Misaka Mikoto, 240969], [terrors, 279058]]
 
Last edited:

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
[OVERVIEW]

Fire
========

Charizard é abençoado por duas Mega Evoluções igualmente viáveis, o que o torna uma excelente escolha para qualquer equipe Fire. Mega Charizard X faz uso de Dragon Dance, seu alto Attack e Tough Claws para ser um potente sweeper de (rearranjado por causa da tradução) late-game sweeper. Além disso, seu bulk respeitável e recovery em Roost fornece fornecem (ambos bulky e Roost ajudam) mais oportunidades para usar Dragon Dance. Sua parte Dragon-type dá uma neutralidade a Water útil e uma resistência a ataques Electric-type, garantindo mais oportunidades de setup. Contudo, Mega Charizard X não possui a imunidade a ataques Ground-type que suas outras formas possuem, que o deixa suscetível a ataques Ground-type comuns de Pokémon como Mamoswine e Garchomp. Mega Charizard X é facilmente parado por status, com paralysis e poison diminuindo sua capacidade de fazer sweep efetivamente. Charizard também tem uma fraqueza quádrupla a Stealth Rock antes de Mega Evoluir e é extremamente dependente de Flare Blitz para fazer sweep, o que significa que Mega Charizard X é facilmente desgastado.

Mega Charizard Y é um excelente wallbreaker capaz de nocautear walls bulky, como Zapdos e Hippowdon. Ele também possui Drought, que enfraquece ataques Water-type e permite que Solar Beam não precise de um turno para carregar. Sua boa coverage em Solar Beam e Focus Blast significa que pode passar por supostos checks e counters, como Swampert e Tyranitar, e seu acesso a Defog fornece a times Fire uma forma secundária de controle de entry hazards. Seu tipo Flying o torna imune a ataques Ground-type, ganhando mais oportunidades de wallbreak e seu bulk special decente junto a recovery confiável em Roost lhe permitem aguentar a maioria dos ataques special com tranquilidade. Entretanto, Mega Charizard Y possui uma fraqueza quádrupla a Stealth Rock, logo, suporte de Rapid Spin de Torkoal é sempre necessário. Ele também não possui uma Defense boa, o que significa que Mega Charizard Y é suscetível a physical attackers, como Garchomp e Mega Sharpedo. Mega Charizard Y também é extremamente previsível devido à sua coverage limitada.

Flying
========

Mega Charizard Y é um wallbreaker excepcional e está entre os mais fortes wallbreakers disponíveis para equipes Flying-type. Sua ability, Drought, fortalece moves Fire-type, permitindo que seus STABs Fire-type causem OHKO ou 2HKO em praticamente qualquer alvo neutro. Drought também possui a vantagem de enfraquecer ataques Water-type e lhe permite usar Solar Beam, melhorando os matchups contra Water- e Rock-types, como Azumarill, Manaphy e Alolan Golem. Acesso a Focus Blast previne que Mega Charizard Y leve wall de Heatran e Tyranitar, alguns dos poucos counters defensivos disponíveis para às suas respectivas equipes. Roost provê longevidade a Charizard, permitindo-lhe pressionar o time inimigo como wallbreaker tanto no early- quanto no mid-game. Mega Charizard Y ajuda sua equipe como com (acredito ser erro de digitação) uma neutralidade a Ice e bom bulk special, sendo uma switch-in ofensiva para ataques Ice-type special. Por exemplo, Mega Charizard Y pode fazer switch in em Ice Beam de Life Orb Nidoking e força-lo a sair. Infelizmente, Mega Charizard Y possui uma fraqueza gritante a Stealth Rock, perdendo 50% de HP ao entrar. Suporte de Defog é preciso ao usar Mega Charizard Y, visto que Stealth Rock limita muito sua capacidade de fazer switch in e remove sua habilidade de aguentar ataques Ice-type special.

[SET]
name: Dragon Dance (Fire)
move 1: Dragon Dance
move 2: Flare Blitz
move 3: Outrage / Dragon Claw
move 4: Roost / Earthquake
item: Charizardite X
ability: Blaze
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Dragon Dance permite que Mega Charizard X aumente tanto seu Attack quanto sua Speed de forma simultânea. Flare Blitz é um poderoso ataque Fire-type que atinge Steel-, Grass- e Ice-types, como Skarmory, Mega Venusaur e Weavile, com o custo de um pouco de seu HP. Outrage é um ataque Dragon-type forte que força Mega Charizard X a usá-lo por dois a três turnos sem sair de campo. Dragon Claw é uma opção segura e mais fraca, mas sem Outrage Mega Charizard X não pode quebrar derrotar (mais exato) Toxapex. Roost pode ser usado para aumentar sua longevidade, ganhando mais oportunidades de sweep. Earthquake pode ser usado para atingir Heatran e Toxapex com o custo de não possur recovery.

Detalhes do Set
========

Máximo investimento em Speed com uma nature Jolly garante que Mega Charizard X seja o mais rápido possível, permitindo-lhe ultrapassar Choice Scarf Kyurem-B e Choice Scarf Excadrill após um Dragon Dance. Investimento máximo em Attack faz Mega Charizard X bater o mais forte que pode. Blaze é a ability escolhida para que ele não leve dano desnecessário de Solar Power durante sun. Charizardite X lhe permite Mega Evoluir para Mega Charizard X e mudar sua ability para Tough Claws. Tough Claws aumenta o poder dos moves de contato de Mega Charizard X.

Dicas de Uso
========

Se Charizard for vai ser (acho melhor deixar como possibilidade do futuro) alvo de um ataque Ground-type, é normalmente melhor não Mega Evoluir para que não leve dano desnecessário. Além disso, é interessante blefar para o oponente que a Mega Evolução é Mega Charizard Y para que Mega Charizard X consiga aguentar ataques Water- e Electric-type fracos para fazer setup de Dragon Dance. Evitar status, principalmente paralysis e poison, é preciso pois eles diminuem a capacidade de Mega Charizard X fazer sweep. Use Dragon Dance no early-game para fazer wallbreak ou no late-game para fazer (fica sem sentido) sweep. Use pivots como Volt Switch Rotom-H e U-turn Victini para fornecer a Mega Charizard X mais oportunidades de setup de Dragon Dance. Stealth Rock deve ser removido antes de mandá-lo ao campo para não levar dano desnecessário. Preserve o HP de Mega Charizard X pois ele precisa estar saudável para fazer setup de Dragon Dance com sucesso. Tenha cuidado quando prender Mega Charizard X em Outrage, visto que assim Fairy-types como Azumarill e Togekiss podem usá-lo como isca de setup setup bait (não é traduzido). Use Flare Blitz apenas quando for extremamente necessário, já que o recoil pode ser devastador. Mega Charizard X deve tentar fazer setup de Dragon Dance uma vez que seus checks e counters, como Roar Swampert, Unaware Quagsire e Tyranitar, foram eliminados.

Opções de Equipe
========

Torkoal pode colocar Stealth Rock e remover entry hazards com Rapid Spin. Ele também pode colocar sun com Drought, fortalecendo os ataques Fire-type de Mega Charizard X. Rotom-H pode colocar Light Screen e Reflect, tornando muito mais fácil para Mega Charizard X usar Dragon Dance, além de atuar como um pivot decente com Volt Switch. Volcarona pode eliminar alguns checks de Mega Charizard X, como Slowbro e Swampert, enquanto ele elimina Chansey e Dragonite para Volcarona. Victini e Rotom-H podem usar U-turn e Volt Switch para trazer Mega Charizard X ao campo com segurança. Volcanion elimina Rock- e Fairy-types como Tyranitar e Azumarill, enquanto Mega Charizard X pode derrotar Dragon-types como Dragonite para Volcanion. Infernape pode nocautear Rock-types problemáticos, como Tyranitar e Nihilego, para Mega Charizard X. Heatran pode colocar Stealth Rock e vencer Fairy- e Rock-types com seus ataques Steel-type.

[SET]
name: Wallbreaker (Fire)
move 1: Fire Blast / Flamethrower
move 2: Solar Beam
move 3: Focus Blast
move 4: Roost
item: Charizardite Y
ability: Blaze
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Fire Blast é o STAB primário de Mega Charizard Y e é fortalecido por Drought. Flamethrower é uma opção mais precisa, mas não consegue causar 2HKO em Latios após Stealth Rock. Solar Beam permite que Mega Charizard Y acerte Ground- e Water-types, como Swapert e Gastrodon. Focus Blast causa OHKO a Heatran e Tyranitar que caso contrário fariam wall a ele. Roost é usado para aumentar a longevidade de Mega Charizard Y.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo em Speed com uma nature Timid garante que Mega Charizard Y seja o mais rápido possível, ultrapassando inimigos como Kyurem-B e Excadrill. Investimento máximo em Special Attack lhe permite bater o mais forte que pode. Blaze é escolhido em vez de Solar Power para Charizard não levar dano desnecessário. Charizardite Y permite que Charizard Mega Evolua para Mega Charizard Y e obtenha Drought. Drought faz Solar Beam ser usado em apenas um turno e corta pela metade o dano de ataques Water-type, enquanto fortalece golpes Fire-type.

Dicas de Uso
========

É geralmente melhor remover entry hazards antes de mandar Mega Charizard Y ao campo para que ele não perca metade de seu HP. Use pivots como U-turn Victini e Volt Switch Rotom-H para trazê-lo em segurança. Mega Charizard Y deve focar em fazer wallbreak no early-game, enquanto no late-game ele pode fazer sweep graças a sua Speed respeitável. Tenha cuidado ao usar Solar Beam, principalmente contra outros ativadores de weather, como Tyranitar e Pelipper, já que usá-lo nesses weathers prende Mega Charizard Y por dois turnos e corta pela metade o poder de Solar Beam. Mega Charizard Y deve evitar paralysis, visto que sem sua Speed ele leva revenge kill facilmente de physical attackers, como Kyurem-B e Excadrill. Tente fazer switch com Mega Charizard Y em um switch dupla previsível para que ele não tome dano desnecessário. Preserve o HP de Mega Charizard Y, visto que ele precisa estar com saúde cheia para aguentar a maioria dos ataques special. Por Mega Charizard Y possuir alto Special Attack e Drought, geralmente é uma boa ideia usar Fire Blast repetidamente. Contudo, Fire Blast possui pouco PP, logo, é melhor usar Solar Beam para finalizar um alvo enfraquecido para preservar PP de Fire Blast. Mega Charizard Y deve usar Drought para fazer switch em ataques Water-type fracos, como Scald de Slowbro e Lanturn. Já que Mega Charizard Y possui boa Special Defense, ele pode facilmente fazer switch em ataques special fracos, como Scald de Jellicent e Alomomola.

Opções de Equipe
========

Mega Charizard Y é uma grande escolha para maioria das equipes Fire devido a Drought fortalecendo os ataques Fire-type de seus parceiros e reduzindo o dano de ataques Water-type. Torkoal pode colocar Stealth Rock e remover entry hazards com Rapid Spin. Ele também pode aguentar ataques physical poderosos para Mega Charizard Y. Victini pode usar U-turn para trazê-lo com segurança, enquanto Mega Charizard Y pode eliminar walls physical, como Swampert e Landorus-T. Rotom-H pode usar Volt Switch para trazer Mega Charizard Y em segurança e é uma sólida switch-in para ataques Electric-type. Volcanion pode levar golpes Water-type direcionados a Mega Charizard Y e é um check confiável a Belly Drum Azumarill. Infernape pode causar OHKO em Heatran e Tyranitar para Mega Charizard Y não precisar depender da accuracy baixa de Focus Blast. Volcarona pode eliminar Psychic-types bulky, como Mew e Latios, para Mega Charizard Y com Bug Buzz. Alolan Marowak é uma excelente switch-in para ataques Electric-type comuns direcionados a Mega Charizard Y e também é um excelente wallbreaker physical.

[SET]
name: Drought Wallbreaker (Flying)
move 1: Fire Blast / Flamethrower
move 2: Solar Beam
move 3: Focus Blast
move 4: Roost
item: Charizardite Y
ability: Blaze
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe


[SET COMMENTS]
Moves
========

Fire Blast é o STAB mais poderoso de Charizard. Quando fortalecido por Drought, ele se torna extremamente difícil de se fazer switch e pode causar 2HKO em até mesmo Pokémon que resistem, como Latios. Flamethrower pode ser usado em vez de Fire Blast para accuracy perfeita; entretanto, sua Base Power menor significa que Charizard perderá certos 2HKOs contra Pokémon bulky, como Garchomp e Latios. Solar Beam lhe permite atingir Water- e Rock-types que resistem a seus STABs Fire-type, como Azumarill, Manaphy e Alolan Golem, com dano super efetivo. Focus Blast é usado para causar muitos danos em Tyranitar e Heatran, os quais fazem wall a esse set caso contrário. Roost permite que Mega Charizard Y recupere dano de Stealth Rock e residual. Roost também faz Charizard usar seu bom bulk special para fazer switch in em ataques Ice-type special.

Detalhes do Set
========
Blaze é usado como ability pré-Mega Evolução em vez de Solar Power para não tomar dano de sun oponente. 252 EVs em Special Attack são usados para maximizar os danos causados, permitindo-lhe fazer wallbreak com efetividade. 252 EVs em Speed com uma nature Timid lhe permitem ultrapassar Pokémon como Kyurem-B e Mimikyu, assim como ter um Speed tie com oponentes base 100. Charizardite Y é necessário para Charizard Mega Evoluir para Mega Charizard Y.

Dicas de Uso
========

Se possível, remova Stealth Rock antes de colocar Mega Charizard Y em campo para prevenir que ele leve revenge kill facilmente. Use Mega Charizard Y para fazer wallbreak no early-game a abrir caminho para seus companheiros fazerem sweep no late-game. Cuidado para não gastar PP de Fire Blast , já que ele é muito limitado. Use Solar Beam para finalizar ameaças já enfraquecidas para preservar PP e ter (fica meio estranho porque parece ser "preservar accuracy") accuracy perfeita. Use U-turn ou Volt Switch de parceiros como Landorus-T e Zapdos para trazer Charizard com segurança, permitindo-lhe pressionar a equipe inimiga. Switches duplas também funcionam e permitem que Charizard aplique pressão, por mais que possuam algum risco. Charizard pode ser trazido diretamente contra alguns moves special, provendo uma switch-in para Ice Beam de Nidoking e para alguns usuários de coverage BoltBeam, como Porygon2. Após fazer switch em um ataque, é geralmente uma boa ideia usar Roost para recuperar sua longevidade. A exceção seria se causar dano a uma resposta defensiva a Charizard garantiria a vitória para um parceiro — calcule precisamente esses cenários caso a caso. Mega Charizard Y depende de sun para fazer wallbreak; logo, escolha seus moves cuidadosamente ao enfrentar usuários de weather adversários — se Mega Charizard Y usar Solar Beam e um usuário de weather entrar em campo, ele não poderá sair e poderá ser nocauteado. Tyranitar, Hippowdon e Pelipper podem remover o sun de Charizard e prendê-lo em um Solar Beam fraco que precisa de dois turnos para funcionar, aproveitando a oportunidade para atingir Charizard com moves super efetivos.

Opções de Equipe
========

Skarmory e Mantine são bons parceiros de suporte, visto que podem limpar entry hazards de forma confiável. Skamory também tem ótimo matchup contra equipes de sand enquanto Mantine derrota a maioria das equipes de rain, ajudando Charizard contra weathers oponentes. Zapdos provê uma neutralidade a ataques Electric-type e pode prover fornecer (evitar repetição) suporte adicional para Charizard via Defog. Zapdos também oferece uma resposta para alguns Pokémon que fazem wall a Mega Charizard Y, como Mantine e Toxapex, e pode usar esses Pokémon para usar Substitute ou Toxic. Por outro lado, Zapdos pode usar um set de (se refere aos dois sets de Zapdos, SubToxic que usa Discharge como STAB e SpDef que usa Volt Switch para momentum) Volt Switch para trazer Mega Charizard Y em segurança para fazer wallbreak. Celesteela pode lidar com a maioria dos Dragon-types para Mega Charizard Y e pode enfraquecer Chansey com Leech Seed. Togekiss provê suporte adicional contra Dragon-types e pode punir Chansey com Trick para auxiliar Charizard. Choice Scarf Togekiss também ajuda Charizard em matchups contra equipes mais ofensivas e aprecia sua capacidade de wallbreak para fazer a limpa no late-game. Thundurus quebra vence Toxapex e Mantine, ajudando Charizard com Thunder Wave e pode atrair Chansey com sets mixed. Landorus-T provê fornece uma imunidade a golpes Electric-type e pode colocar Stealth Rock para enfraquecer checks de Mega Charizard Y, além de trazê-lo em segurança com U-turn. Gliscor é outro usuário de Stealth Rock sólido que pode fazer stallbreak com Taunt. Aerodactyl pode ser usado em equipes hyper offense para colocar Stealth Rock e prover suporte contra equipes ofensivas graças à sua alta Speed. Landorus é um bom parceiro que quando combinado a Charizard aplica muita pressão em equipes defensivas e pode colocar Stealth Rock. Choice Band Dragonite quebra destrói as melhores respostas defensivas a Mega Charizard Y e pode ser difícil para os inimigos fazerem switch. Dragonite também pode usar Extreme Speed para finalizar equipes inimigas já enfraquecidas no late-game. Gyarados é um usuário de Dragon Dance sólido, capaz de fazer sweep em equipes enfraquecidas no late-game. Salamence é outro bom sweeper de Dragon Dance que se beneficia de Z-Moves para começar um sweep com Moxie. O wallbreak de Mega Charizard Y permite que Salamence preserve seu Z-Move para obliterar um check no meio de um sweep em vez de começar um.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Fire
--------

Mega Charizard Y pode usar Defog no lugar de Roost para remover entry hazards, mas sem Roost é extremamente difícil preservar sua saúde seu HP. Mega Charizard X pode usar uma nature Adamant para maior poder, mas isso vem com o custo de ser ultrapassado por Kyurem-B e Excadrill.

Flying
--------

Defog é uma possibilidade em vez de Roost em equipes mais ofensivas para não usar Skarmory ou Mantine com Defog. Uma nature Modest em vez de Timid pode ser usada para maior poder, ajudando Mega Charizard Y a mitigar a troca entre poder e accuracy. Contudo, ultrapassar Pokémon como Kyurem-B e Mimikyu e ter um Speed tie com outros Pokémon com base 100 é geralmente preferido. Mega Charizard Y pode usar Tailwind para quebrar (acho que esse é um dos casos que está correto porque vc quebra cores e equipes, mas não Pokémon) equipes ofensivas, mas é difícil encontrar oportunidades para usar o move com segurança contra esses tipos de equipes times (evitar repetição).

Checks e Counters
===================

Fire
--------

**Pokémon Defensivos**: Certos Pokémon defensivos fazem wall a Mega Charizard X e Mega Charizard Y. Walls special focadas em Special Defense (traduzido) como Chansey e Mantine podem aguentar vários golpes de Mega Charizard Y e recuperar o dano recebido. Walls physical focadas em Defense como Swampert e Hippowdon pode podem levar um ataque de Mega Charizard X e fazer phaze nele com Roar ou Whirlwind.

**Toxapex**: Toxapex pode levar vários golpes de Mega Charizard X e Y além de possuir recovery confiável em Recover e Haze para negar os boosts de Dragon Dance de Mega Charizard X. Contudo, ele deve tomar cuidado com Earthquake.

**Heatran**: Heatran pode aguentar um Focus Blast de Mega Charizard Y e nocauteá-lo com Stone Edge. Heatran também faz wall a Mega Charizard X se não possuir Earthquake.

**Stealth Rock**: Stealth Rock tira metade da saúde do HP de Mega Charizard Y, limitando sua habilidade de wallbreak, enquanto tirar um quarto da saúde de Mega Charizard X, tornando mais difícil fazer sweep no late-game.

**Revenge Killers**: Revenge killers como Choice Scarf Terrakion e Choice Scarf Latios podem ultrapassar e nocautear ambos Mega Charizard X e Mega Charizard Y.

**Status**: Status prejudica ambos Mega Charizard X e Mega Charizard Y. Paralysis cortando sua a (acho melhor não restringir a Speed dos dois) Speed torna extremamente difícil para Mega Charizard Y fazer wallbreak efetivamente e tornando impossível que Mega Charizard X faça sweep no late-game. Poison enfraquece Mega Charizard X lentamente, dificultando um setup de Dragon Dance.

Flying
--------

**Chansey**: Chansey é provavelmente a melhor counter defensiva para Mega Charizard Y. Ela pode aguentar qualquer ataque, recuperar-se e usar a oportunidade para colocar Stealth Rock e pressionar a equipe de Mega Charizard Y.

**Stealth Rock**: Charizard e sua Mega Evolução possuem uma fraqueza quádrupla a Stealth Rock, perdendo 50% de HP ao entrar em campo. Isso limita a capacidade de Mega Charizard Y fazer wallbreak de forma efetiva e o torna propício a levar revenge kill.

**Dragon-types**: Mega Charizard Y tem dificuldades em derrubar a maioria dos Dragon-types, visto que resistem a seus STABs Fire-type e Solar Beam. Dragonite, Latios e Latias também resistem a Focus Blast, tornando-os excelentes respostas. Dragon-types com base Speed maior que 100, como Garchomp, Latios e Latias, também pode fazer revenge kill ou facilmente forçar Mega Charizard Y a sair.

**Revenge Killers**: Por mais que sua Speed tier seja boa para um wallbreaker, Mega Charizard Y ainda é vulnerável a revenge kill. A maioria dos Pokémon ofensivos, como Tapu Koko, Terrakion, Latios e Nihilego, ultrapassam-no e possuem a coverage e poder para causar muitos dano ou nocauteá-lo.

**Usuários de Weather Oponentes**: Rain, sand e hail cortam o poder de Solar Beam e torna necessário dois turnos para carregar. Tyranitar, Hippowdon e Pelipper previnem que Charizard use Solar Beam repetidamente contra suas equipes com medo de ser preso e nocauteado. Weather oponente também enfraquece os STABs Fire-type de Charizard.

**Outras Walls focadas em Special Defense**: Por mais que Mega Charizard Y tenha o poder para passar pela maioria das walls, Pokémon extremamente focados em Special Defense, como Toxapex e Mantine, pode podem aguentar seus ataques, recuperar-se e revidar.

[CREDITS]
- Written by: [[Vid, 239907], [GMars, 273636]]
- Translated by: [[Pubo, 535121]]
- Grammar checked by: [[Tico, 413994], [b, 2]]
- Quality checked by: [[Eien, 100418], [Vid, 239907], [scpinion, 239869], [Misaka Mikoto, 240969], [terrors, 279058]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top