Grammar Marshadow [GP 1/2]

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/marshadow/
:xy/marshadow:
[Overview]

Graças à sua combinação de STAB sem resistências, ataques poderosos e boa Speed, Marshadow é um dos melhores wallbreakers e sweepers de Ubers. Ele pode pressionar Pokémon defensivos comuns, como Eternatus e Yveltal, independente do seu set. Até checks a Marshadow, como Ho-Oh e Zygarde, têm de ser extremamente cautelosos com as opções de coverage de Marshadow. Adicionalmente, Shadow Sneak impulsionado por Technician facilmente derrota Calyrex-S e danifica bem ameaças que fazem setup, como Necrozma-DM, enquanto Spectral Thief pode parar outros setup sweepers como Coil Zygarde, Calm Mind Kyogre e Cosmic Power Eternatus. Esses moves fazem de Marshadow um revenge killer efetivo; apenas Choice Scarf Calyrex-S se compara à utilidade de Marshadow nesse quesito. A principal falha de Marshadow é sua fragilidade e dependência de pivots e switches duplas bem pensadas para entrar em campo.


[SET]
name: Cleaner Ofensivo
move 1: Spectral Thief
move 2: Low Kick
move 3: Shadow Sneak
move 4: Ice Punch / Rock Tomb / Bulk Up
item: Life Orb / Spell Tag
ability: Technician
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Com Life Orb ou Spell Tag, Marshadow é ótimo em derrotar times já enfraquecidos. Spectral Thief é usado no lugar de Poltergeist por sua força mais consistente, accuracy e utilidade contra setup sweepers como Calm Mind Kyogre, enquanto Low Kick é escolhido no lugar de Close Combat já que a maioria de Ubers é bem pesada. Shadow Sneak faz de Marshadow um revenge killer útil e evita que Calyrex-S ameace ele. O último move é customizável baseado nas necessidades do time. Ice Punch é uma boa opção para atingir Zygarde, que caso contrário faz wall a Marshadow e usa ele como isca de setup, assim como diminui a necessidade de fazer previsões contra Yveltal e Eternatus. Notavelmente, sets Jolly com Life Orb podem dar 2HKO em Eternatus. Rock Tomb dá OHKO em Ho-Oh e danifica muito Yveltal; a queda em Speed também ajuda Adamant Marshadow a ultrapassar checks como Eternatus. Bulk Up é o único move de setup bom de Marshadow e tem mais sinergia com Spell Tag. Marshadow tem muito mais longevidade sem o recoil de Life Orb, permitindo que ele sobreviva a ataques de Eternatus, Necrozma-DM e Yveltal para potencialmente derrotá-los. Life Orb é geralmente preferido em sets com quatro ataques, mas Spell Tag ainda é uma opção válida pela longevidade. Note que Ho-Oh precisa estar enfraquecido para que Spell Tag Marshadow consiga derrotar ele. Uma nature Jolly pode ser usada especialmente para ultrapassar Eternatus, mas a diferença em poder é definitivamente perceptível. Adamant funciona melhor quando acompanhado de suporte de paralysis.

Esse set requer wallbreakers poderosos como aliados. Kyogre notavelmente pressiona Eternatus, Hone Claws Yveltal pode atrair Eternatus e Buzzwole, e Dragon Dance Necrozma-DM tem boa sinergia, já que pode remover Ho-Oh e Yveltal com Stone Edge e fazer setup em Xerneas e Eternatus. Spikes de Ferrothorn podem ajudar Marshadow a pressionar seus checks, como aumentar a chance de Jolly Marshadow dar 2HKO em Eternatus. Necrozma-DM é um aliado altamente recomendado para fazer switch em Eternatus e Xerneas e usar Stealth Rock, ajudando Marshadow a fazer sweep com muito mais facilidade. Eternatus e Zygarde têm sinergia ao fazerem switch em Ho-Oh e espalharem status no time inimigo. Eternatus também força Buzzwole a sair de campo. Xerneas, Buzzwole e Zarude pode fazer switch em Zygarde-C e forçar ele a sair. Blissey pode trazer Marshadow com Teleport, recuperar recoil de Life Orb com Wish e fornecer suporte de cleric. Ho-Oh facilmente faz switch em Xerneas e Buzzwole. Adicionalmente, ambos Thunder Wave Kyogre e Ho-Oh podem atrair Eternatus e paralisá-lo, ajudando Marshadow a remover ele.

[SET]
name: Choice Band
move 1: Spectral Thief
move 2: Low Kick
move 3: Shadow Sneak
move 4: Ice Punch / Rock Tomb / Poltergeist
item: Choice Band
ability: Technician
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

A força de Choice Band permite que Marshadow seja mais flexível para escolher seus ataques. Por exemplo, com Choice Band, Marshadow pode usar Spectral Thief com uma nature Jolly e facilmente dar 2HKO na maioria dos sets de Eternatus, sem necessidade de usar Poltergeist ou uma nature Adamant. Shadow Sneak é um move de prioridade importante para fazer revenge kill, especialmente com a força de Choice Band. O último move, Ice Punch ou Rock Tomb, é usado para danificar gravemente checks como Zygarde e Ho-Oh. Poltergeist é uma boa opção também, pois é o ataque Ghost-type mais poderoso de Marshadow, e atinge ambos inimigos mencionados anteriormente com bom dano. Porém, Poltergeist tem falhas em sua accuracy e vulnerabilidade a inimigos sem items. Enquanto uma nature Adamant é possível, Jolly é preferida por deixar Marshadow ultrapassar e dar 2HKO em Eternatus, uma switch-in muito comum. Apesar do poder de Choice Band, tome cuidado ao se prender em um move, já que Zygarde-C, Xerneas, Landorus-T, Necrozma-DM, Buzzwole e Zarude podem muitas vezes fazer setup de graça contra certos moves.

Esse set funciona bem em times que querem um revenge killer que não seja Calyrex-S. Certos setup sweepers apreciam o foco desse set em wallbreak. Zygarde-C e Kyogre apreciam Marshadow pressionando bastante Eternatus, Groudon aprecia ele continuamente atingindo Zygarde-C com Ice Punch e Necrozma-DM ofensivo ama o fato dele remover Ho-Oh com Rock Tomb. Outros setup sweepers que apreciam Marshadow removendo Eternatus são Zarude e Buzzwole. Checks a Pokémon como Groudon, Zygarde-C e Zekrom são aliados muito apreciados, por exemplo Xerneas e Landorus-T, já que esses adversários podem aguentar um ataque de Marshadow se necessário. Pivots como U-turn Yveltal e Teleport Blissey ajudam Marshadow a entrar em jogo mais facilmente e fazem check a Calyrex-S, que pode forçar Marshadow fora do campo se ele estiver preso em um move que não Shadow Sneak. Eles gostam de Marshadow ameaçar setup sweepers como Cosmic Power Eternatus e SubCM Kyogre, e U-turn Yveltal e Marshadow juntos podem manter SubSeed Calyrex-S em xeque. Blissey também é boa em suporte de cleric, assim como Xerneas e Clefable. Se Marshadow carregar Poltergeist, garanta que nenhum de seus aliados tenham Knock Off.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Iron Head ou Acrobatics dão a Marshadow uma opção para surpreender Xerneas ou Buzzwole. Focus Punch pode ser usado em Choice Band Marshadow Adamant, pois dá OHKO em switch-ins como Yveltal de utilidade rápido. Close Combat atinge adversários como Magearna com mais força, mas Low Kick é quase sempre melhor, já que Ubers é cheia de Pokémon pesados, e ele leva boost de Technician se não tiver poder máximo. Swagger é útil para confundir o oponente e em seguida roubar o boost com Spectral Thief, e funciona bem com suporte de paralysis, mas depende muito de sorte. Focus Sash é extremamente popular, então merece um menção; apesar de ser tentador, Marshadow precisa desesperadamente da força de Choice Band, Life Orb ou Spell Tag. Além disso, Focus Sash é muito inconsistente, pois é invalidado por qualquer dano passivo, principalmente entry hazards.

Checks e Counters
====

**Xerneas**: Xerneas defensivo aguenta qualquer hit de Marshadow e dá OHKO com Moonblast nele.

**Buzzwole**: Buzzwole resiste Low Kick e é bulky o suficiente para aguentar até mesmo Choice Band Poltergeist sem levar 2HKO, portanto, ele completamente faz wall a Marshadow.

**Zygarde-C**: Zygarde-C tem bulk o suficiente para aguentar qualquer move de Marshadow exceto Ice Punch.

**Ho-Oh**: Ho-Oh resiste Low Kick e terá bulk para aguentar a maioria dos ataques Ghost-type de Marshadow, mas Choice Band ou Life Orb Marshadow dará OHKO com Rock Tomb.

**Eternatus e Yveltal**: Apesar de raro, Eternatus defensivo physical tem o bulk e Speed para forçar Marshadow a sair de campo. O mais comum Eternatus defensivo special geralmente tem EVs para ultrapassar Marshadow Adamant e fazer switch em Low Kick. Yveltal defensivo special tem o HP e investimento em Defense para fazer pivot em vários moves de Marshadow; Sucker Punch Yveltal também é muito ameaçador. Ambos os sets precisam tomar cuidado na hora de fazer switch no move STAB errado ou Ice Punch, senão levam 2HKO.

**Tanks Defensivos Physical**: Apesar de normalmente não terem recovery, Groudon, Landorus-T e Zekrom podem aguentar um ataque neutro e forçar Marshadow a sair.

**Pivots de Regenerator**: Tangrowth e Toxapex tem o bulk physical para sobreviver a maioria dos ataques de Marshadow e danificá-lo de volta com Rocky Helmet.

**Status e Dano Residual**: Marshadow é frágil, então não consegue levar dano repetidamente ao longo da partida. Recoil de Life Orb, poison, dano de entry hazards e de Rocky Helmet limitam a habilidade de Marshadow consistentemente pressionar inimigos. Paralysis e burn ambos diminuem muito a presença ofensiva de Marshadow.

**Itens de Uso Único**: Poltergeist Marshadow tem o problema peculiar de levar check de Pokémon que têm itens de uso único, como Air Balloon, Power Herb e Sitrus Berry, especialmente Eternatus e Xerneas. A falta de um item impede que Poltergeist funcione, invalidando uma opção poderosa de Marshadow.

[CREDITS]
- Written by: [[Manaphy, 50695]]
- Translated by: [[Band, 301217]]
- Quality checked by: [[Aberforth, 249382], [Minority, 222996]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], []]
 
Last edited:

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
adicionar remover comentários

1/2
.
[SET]
[Overview]

Graças à sua combinação de STAB sem resistências, ataques poderosos e boa Speed, Marshadow é um dos melhores wallbreakers e sweepers de Ubers. Ele pode pressionar Pokémon defensivos comuns, como Eternatus e Yveltal,AV independente do seu set. Até checks a Marshadow, como Ho-Oh e Zygarde, têm de ser extremamente cautelosos com as opções de coverage de Marshadow. Adicionalmente, Shadow Sneak impulsionado por Technician facilmente derrota Calyrex-S e danifica bem ameaças que fazem setup, como Necrozma-DM, enquanto Spectral Thief pode parar outros setup sweepers como Coil Zygarde, Calm Mind Kyogre e Cosmic Power Eternatus. Esses moves fazem de Marshadow um revenge killer efetivo; apenas Choice Scarf Calyrex-S se compara à utilidade de Marshadow nesse quesito. A principal falha de Marshadow é sua fragilidade e dependência de pivots e switches duplas bem pensadas para entrar em campo.


[SET]
name: Cleaner Ofensivo
move 1: Spectral Thief
move 2: Low Kick
move 3: Shadow Sneak
move 4: Ice Punch / Rock Tomb / Bulk Up
item: Life Orb / Spell Tag
ability: Technician
nature: Adamant / Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Com Life Orb ou Spell Tag, Marshadow é ótimo em derrotar times já enfraquecidos. Spectral Thief é usado no lugar de Poltergeist por sua força mais consistente, accuracy e utilidade contra setup sweepers como Calm Mind Kyogre, enquanto Low Kick é escolhido no lugar de Close Combat já que a maioria de Ubers é bem pesada. Shadow Sneak faz de Marshadow um revenge killer útil e evita que Calyrex-S ameace ele. O último move é customizável baseado nas necessidades do time. Ice Punch é uma boa opção para atingir Zygarde, que caso contrário faz wall a Marshadow e usa ele como isca de setup, e assim como diminui a necessidade de fazer previsões contra Yveltal e Eternatus. Notavelmente, sets Jolly com Life Orb podem dar 2HKO em Eternatus. Rock Tomb dá OHKO em Ho-Oh e danifica muito Yveltal; a queda em Speed também ajuda Adamant Marshadow Adamant a ultrapassar checks como Eternatus. Bulk Up é o único move de setup bom de Marshadow e tem mais sinergia com Spell Tag. Marshadow tem muito mais longevidade sem o recoil de Life Orb, permitindo que ele sobreviva a ataques de Eternatus, Necrozma-DM e Yveltal para potencialmente derrotá-los. Life Orb é geralmente preferido em sets com quatro ataques, mas Spell Tag ainda é uma opção válida pela longevidade. Note que Ho-Oh precisa estar enfraquecido para que Spell Tag Marshadow consiga derrotar ele. Uma nature Jolly pode ser usada especialmente para ultrapassar Eternatus, mas a diferença em poder é definitivamente perceptível. Adamant funciona melhor quando acompanhado de suporte de paralysis.

Esse set requer wallbreakers poderosos como aliados. Kyogre notavelmente pressiona Eternatus, Hone Claws Yveltal pode atrair Eternatus e Buzzwole, e Dragon Dance Necrozma-DM tem boa sinergia, já que pode remover Ho-Oh e Yveltal com Stone Edge e fazer setup em Xerneas e Eternatus. Spikes de Ferrothorn podem ajudar Marshadow a pressionar seus checks, como aumentar a chance de Jolly Marshadow dar 2HKO em Eternatus. Necrozma-DM é um aliado altamente recomendado para fazer switch em Eternatus e Xerneas e usar Stealth Rock, ajudando Marshadow a fazer sweep com muito mais facilidade. Eternatus e Zygarde têm sinergia ao fazerem switch em Ho-Oh e espalharem status no time inimigo. Eternatus também força Buzzwole a sair de campo. Xerneas, Buzzwole e Zarude pode fazer switch em Zygarde-C e forçar ele a sair. Blissey pode trazer Marshadow com Teleport, recuperar recoil de LIfe Life Orb com Wish e fornecer suporte de cleric. Ho-Oh facilmente faz switch em Xerneas e Buzzwole. Adicionalmente, ambos Thunder Wave Kyogre e Ho-Oh podem atrair Eternatus e paralisá-lo, ajudando Marshadow a remover ele.

[SET]
name: Choice Band
move 1: Spectral Thief
move 2: Low Kick
move 3: Shadow Sneak
move 4: Ice Punch / Rock Tomb / Poltergeist
item: Choice Band
ability: Technician
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

A força de Choice Band permite que Marshadow seja mais flexível para escolher seus ataques. Por exemplo, com Choice Band, Marshadow pode usar Spectral Thief com uma nature Jolly e facilmente dar 2HKO na maioria dos sets de Eternatus, sem necessidade de usar Poltergeist ou uma nature Adamant. Shadow Sneak é um move de prioridade importante para fazer revenge kill, especialmente com a força de Choice Band. O último move, Ice Punch ou Rock Tomb, é usado para danificar gravemente checks como Zygarde e Ho-Oh. Poltergeist é uma boa opção também, pois é o ataque Ghost-type mais poderoso de Marshadow, e atinge ambos inimigos mencionados anteriormente com bom dano. Porém, Poltergeist tem falhas em sua accuracy e vulnerabilidade a inimigos sem items. Enquanto uma nature Adamant é possível, Jolly é preferida por deixar Marshadow ultrapassar e dar 2HKO em Eternatus, uma switch-in muito comum. Apesar do poder de Choice Band, tome cuidado ao se prender em um move, já que Zygarde-C, Xerneas, Landorus-T, Necrozma-DM, Buzzwole e Zarude podem muitas vezes fazer setup de graça contra certos moves.

Esse set funciona bem em times que querem um revenge killer que não seja Calyrex-S. Certos setup sweepers apreciam o foco desse set em wallbreak. Zygarde-C e Kyogre apreciam Marshadow pressionando bastante Eternatus, Groudon aprecia ele continuamente atingindo Zygarde-C com Ice Punch e Necrozma-DM ofensivo ama o fato dele remover Ho-Oh com Rock Tomb. Outros setup sweepers que apreciam Marshadow removendo Eternatus são Zarude e Buzzwole. Checks a Pokémon como Groudon, Zygarde-C e Zekrom são aliados muito apreciados, por exemplo Xerneas e Landorus-T, já que esses adversários podem aguentar um ataque de Marshadow se necessário. Pivots como U-turn Yveltal e Teleport Blissey ajudam Marshadow a entrar em jogo mais facilmente e fazer fazem check a Calyrex-S, que pode forçar Marshadow fora do campo se ele estiver preso em um move que não Shadow Sneak. Eles gostam de Marshadow ameaçar setup sweepers como Cosmic Power Eternatus e SubCM Kyogre, e U-turn Yveltal e Marshadow juntos podem manter SubSeed Calyrex-S em xeque. Blissey também é boa em suporte de cleric, assim como Xerneas e Clefable. Se Marshadow carregar Poltergeist, garanta que nenhum de seus aliados tenham Knock Off.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Iron Head ou Acrobatics dão a Marshadow uma opção para surpreender Xerneas ou Buzzwole. Focus Punch pode ser usado em Choice Band Marshadow Adamant, pois dá OHKO em switch-ins como Yveltal de utilidade rápido. Close Combat atinge adversários como Magearna com mais força, mas Low Kick é quase sempre melhor, já que Ubers é cheia de Pokémon pesados, e ele leva boost de Technician se não tiver poder máximo. Swagger é útil para confundir o oponente e em seguida roubar o boost com Spectral Thief, e funciona bem com suporte de paralysis, mas depende muito de sorte. Focus Sash é extremamente popular, então merece um menção; mas redundante, mas você que sabe. apesar de ser tentador, Marshadow precisa desesperadamente da força de Choice Band, Life Orb ou Spell Tag. Além disso, Focus Sash é muito inconsistente, pois é invalidado por qualquer dano passivo, principalmente entry hazards.

Checks e Counters
====

**Xerneas**: Xerneas defensivo aguenta qualquer hit de Marshadow e dá OHKO com Moonblast nele.

**Buzzwole**: Buzzwole resiste a Low Kick e é bulky o suficiente para aguentar até mesmo Choice Band Poltergeist sem levar 2HKO, portanto, ele completamente faz wall a Marshadow.

**Zygarde-C**: Zygarde-C tem bulk o suficiente para aguentar qualquer move de Marshadow exceto Ice Punch.

**Ho-Oh**: Ho-Oh resiste Low Kick e terá bulk para aguentar a maioria dos ataques Ghost-type de Marshadow, mas Choice Band ou Life Orb Marshadow dará OHKO com Rock Tomb.

**Eternatus e Yveltal**: Apesar de raro, Eternatus defensivo physical tem o bulk e Speed para forçar Marshadow a sair de campo. O mais comum Eternatus defensivo special geralmente tem EVs para ultrapassar Marshadow Adamant e fazer switch em Low Kick. Yveltal defensivo special tem o HP e investimento em Defense para fazer pivot em vários moves de Marshadow; Sucker Punch Yveltal também é muito ameaçador. Ambos os sets precisam tomar cuidado na hora de fazer switch no move STAB errado ou Ice Punch, senão levam 2HKO.

**Tanks Defensivos Physical**: Apesar de normalmente não terem recovery, Groudon, Landorus-T e Zekrom podem aguentar um ataque neutro e forçar Marshadow a sair.

**Pivots de Regenerator**: Tangrowth e Toxapex tem o bulk physical para sobreviver a maioria dos ataques de Marshadow e danificá-lo de volta com Rocky Helmet.

**Status e Dano Residual**: Marshadow é frágil, então não consegue levar dano repetidamente ao longo da partida. Recoil de Life Orb, poison, dano de entry hazards e de Rocky Helmet limitam a habilidade de Marshadow consistentemente pressionar inimigos. Paralysis e burn ambos diminuem muito a presença ofensiva de Marshadow.

**Itens de Uso Único**: Poltergeist Marshadow tem o problema peculiar de levar check de Pokémon que têm itens de uso único, como Air Balloon, Power Herb e Sitrus Berry, especialmente Eternatus e Xerneas. A falta de um item impede que Poltergeist funcione, invalidando uma opção poderosa de Marshadow.

[CREDITS]
- Written by: [[Manaphy, 50695]]
- Translated by: [[Band, 301217]]
- Quality checked by: [[Aberforth, 249382], [Minority, 222996]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], []]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top