Ubers Lugia

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
:ss/lugia:https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/lugia/
[OVERVIEW]

Lugia possui um dos maiores bulk do metagame junto a uma das melhores abilities defensivas em Multiscale. Seu acesso a recovery confiável, boa Speed tier e movepool de suporte extensa garantem que se mantenha saudável com facilidade e faça check eficientemente a diversas ameaças, como Zygarde, Groudon e Rayquaza. Suas capacidades como wall, no entanto, são completamente dependentes de Multiscale, o que torna Lugia muito difícil de se usar, considerando que ele precisa estar com HP cheio ou arriscar ser derrotado por vários wallbreakers fortes e rápidos do metagame. Lugia também detesta todos os status e precisa evitá-los a todo custo, tornando suporte de cleric importante para Lugia e fazendo-o uma escolha natural em times stall. Por mais que Heavy-Duty Boots seja um presente divino para Lugia evitar sua fraqueza a Stealth Rock, isso também significa que carece de recovery passivo e não pode fazer switch in em certos Pokémon que conseguiria vencer, como Landorus, por causa de Knock Off. Sua tipagem defensiva também deixa muito a desejar, possuindo fraquezas aos extremamente comuns ataques Ghost- e Dark-type. Lugia também não pode lidar com as melhores ameaças ofensivas e defensivas do metagame, sendo completamente superado por Necrozma-DM e Lunala, os quais dividem o tipo Psychic de Lugia mas possuem um tipo secundário melhor em Steel e Ghost, respectivamente. Em times stall mais dedicados, Giratina é mais bulky e provê mais para a equipe.

[SET]
name: Grande Wall (Defensivo)
move 1: Roost
move 2: Ice Beam
move 3: Whirlwind
move 4: Toxic / Thunder Wave
item: Heavy-Duty Boots
ability: Multiscale
nature: Bold
evs: 252 HP / 160 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]

Roost é o move mais importante de Lugia, removendo seu tipo Flying e consequentemente fraquezas irritantes a ataques Ice-, Electric- e Rock-type, ao mesmo tempo que provê recovery confiável. Whirlwind lhe permite fazer phaze contra inimigos como Zygarde tentando fazer setup. Ice Beam atinge Ground- e Dragon-types com dano considerável, causando OHKO em Rayquaza após Stealth Rock e 3HKO a Zygarde-C, enquanto Lugia aguenta seus golpes. Toxic é a melhor maneira que Lugia tem para lidar com a maioria do metagame; ele deve ser usado deliberadamente contra adversários que não são Steel- e Poison-types para enfraquecê-los e fazer stall com o incrível bulk de Lugia. Thunder Wave é uma opção para incapacitar wallbreakers que tentam fazer switch in em Lugia, como Calyrex-S e Urshifu-S, ou os já mencionados Steel- e Poison-types, como Necrozma-DM e Eternatus. 96 EVs em Speed são usados para Lugia ultrapassar não só Pokémon com investimento máximo e 90 de base Speed com nature neutra, como Kyogre e Groudon, assim como Necrozma-DM com investimento máximo.

Lugia necessita de muito suporte, pois é extremamente passivo e somente visto em times stall. Uma switch-in para Yveltal é essencial, pois ele ultrapassa Lugia e pode puní-lo com Knock Off, Taunt ou Toxic. Xerneas defensivo e Eternatus são ótimos parceiros capazes de lidar com tudo que Yveltal tenta enquanto atuam como respostas consistentes a Marshadow, um wallbreaker que Lugia não pode enfrentar. Ghost-types no geral são problemas para Lugia, principalmente Calyrex-S. Logo, Yveltal age como uma boa resposta a eles. Lugia tem dificuldades contra os Steel-types principais do metagame em Necrozma-DM e Ferrothorn, então parceiros que possam derrotá-los são apreciados. Eternatus defensivo physical pode usar Flamethrower para derrotar ambos, aguentando seus golpes e fazendo PP stall com Pressure. Ho-Oh pode ameaçá-los com Sacred Fire e remover entry hazards com Defog para Lugia caso seu Heavy-Duty Boots tenha sido removido. Ho-Oh também serve como uma switch-in para fazer scout de sets de Calyrex-S e Marshadow. Em troca, Lugia lida com Zygarde e Rayquaza, os quais causam problemas a Ho-Oh. Suporte de cleric é preciso caso Lugia leve status, então Blissey e Chansey são parceiras perfeitas, removendo status e atuando como switch-ins emergenciais a golpes Ghost-type. Rest Zygarde e Giratina também podem ajudar nesse quesito ao absorverem status.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Defog faz Lugia remover entry hazards e liberar um moveslot para outro parceiro, mas por Necrozma-DM ser o melhor usuário de Stealth Rock do metagame e não ligar muito para Lugia não é recomendável.

Checks e Counters
====

**Yveltal**: Yveltal pode geralmente ultrapassar Lugia e pará-lo com Knock Off, Toxic ou Taunt. Contudo, ele próprio não aprecia fazer switch in em moves de status.

**Ghost-types**: Calyrex-S pode consistentemente causar 2HKO a Lugia mesmo com Multiscale, leva dano mínimo de Ice Beam e pode se curar de status com Aromatherapy. Marshadow pode passar pelas defesas de Lugia também. Giratina pode causar status em Lugia tanto com Will-O-Wisp quanto Toxic, enquanto Giratina-O pode optar por um STAB Ghost-type forte e causar muitos danos.

**Necrozma-DM**: Necrozma-DM ignora Multiscale graças a Sunsteel Strike, coloca Stealth Rock na frente de Lugia sem medo e pode remover seu Heavy-Duty Boots com Knock Off, ou até mesmo prejudicá-lo com Thunder Wave ou o raro Toxic. Variantes ofensivas podem fazer setup com Dragon Dance na frente de Lugia e enfraquecê-lo com um ataque fortalecido.

**Steel-types**: Ferrothorn, Skarmory e Magearna podem entrar na frente de Lugia e usar seus moves de utilidade de graça, seja colocar entry hazards, removê-los ou prover suporte de cleric, respectivamente. Os dois primeiros também ameaçam Lugia com status.

**Dano Residual**: Multiscale é o único motivo de Lugia ser de certo modo viável, então qualquer maneira de quebrá-lo pune severamente Lugia. Sand Stream de Tyranitar ou dano de condições de status tornam Lugia menos bulky.

[CREDITS]
- Written by: [[Lasen, 273339]]
- Translated by: [[Pubo, 535121]]
- Grammar checked by: [[Band, 301217], [Repu, 304761]]
- Quality checked by: [[Fc, 511624], [TrueNora, 432086]]
 
Last edited:

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
adicionar remover
ótima tradução!

[OVERVIEW]

Lugia possui um dos maiores bulk do metagame junto a uma das melhores abilities defensivas em Multiscale. Seu acesso a recovery confiável, boa Speed tier e movepool de suporte extenso garantem que se mantenha saudável com facilidade e faça check eficientemente a diversas ameaças, como Zygarde, Groudon e Rayquaza. Sua capacidades como wall, no entanto, são completamente dependentes de Multiscale, o que torna Lugia muito difícil de usar, considerando que ele precisa estar com saúde cheia HP cheio ou arriscar ser derrotado por vários wallbreakers fortes e rápidos do metagame. Lugia também detesta todos os status e precisa evitá-los a todo custo, tornando suporte de cleric importante para Lugia e fazendo-o uma escolha natural em times stall. Por mais que Heavy-Duty Boots seja um presente divino para Lugia evitar sua fraqueza a Stealth Rock, isso também significa que carece de recovery passiva e não pode fazer switch in em certos Pokémon que conseguiria vencer, como Landorus, por causa de Knock Off. Sua tipagem defensiva também deixa muito a desejar, possuindo fraquezas aos extremamente comuns ataques Ghost- e Dark-type. Lugia também não pode lidar com as melhores ameaças ofensivas e defensivas do metagame, sendo completamente superado por Necrozma-DM e Lunala, os quais dividem o tipo Psychc Psychic de Lugia mas possuem um tipo secundário melhor em Steel e Ghost, respectivamente. Em times stall mais dedicados, Giratina é mais bulky e provê mais para a equipe.

[SET]
name: Grande Wall (Defensivo)
move 1: Roost
move 2: Ice Beam
move 3: Whirlwind
move 4: Toxic / Thunder Wave
item: Heavy-Duty Boots
ability: Multiscale
nature: Bold
evs: 252 HP / 160 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]

Roost é o move mais importante de Lugia, removendo seu tipo Flying e consequentemente fraquezas irritantes a ataques Ice-, Electric- e Rock-type, ao mesmo tempo que provê recovery confiável. Whirlwind lhe permite fazer phaze contra inimigos como Zygarde tentando fazer setup. Ice Beam atinge Ground- e Dragon-types com dano considerável, causando OHKO em Rayquaza após Stealth Rock e 3HKO a Zygarde-C, enquanto Lugia aguenta seus golpes. Toxic é a melhor maneira que Lugia tem para lidar com a maioria do metagame; ele deve ser usado deliberadamente contra adversários que não são Steel- e Poison-types para enfraquecê-los e fazer stall com o incrível bulk de Lugia. Thunder Wave é uma opção para incapacitar wallbreakers que tentam fazer switch in em Lugia, como Calyrex-S e Urshifu-S, ou os já mencionados Steel- e Poison-types, como Necrozma-DM e Eternatus. 96 EVs em Speed são usados para Lugia ultrapassar Pokémon com investimento máximo e 90 de base Speed com nature neutra, como Kyogre e Groudon, assim como Necrozma-DM com investimento máximo.

Lugia necessita de muito suporte, pois é extremamente passivo e somente visto em times stall. Uma switch-in para Yveltal é essencial, pois ele ultrapassa Lugia e pode puni-lo com Knock Off, Taunt ou Toxic. Xerneas Defensivo e Eternatus são ótimos parceiros capazes de lidar com tudo que Yveltal tenta enquanto atuam como respostas consistentes a Marshadow, um wallbreaker que Lugia não pode enfrentar. Ghost-types no geral são problemas para Lugia, principalmente Calyrex-S. Logo, Yveltal age como uma boa resposta a eles. Lugia tem dificuldades contra os Steel-types principais do metagame em Necrozma-DM e Ferrothorn, então parceiros que possam derrotá-los são apreciados. Eternatus defensivo physical pode usar Flamethrower para derrotar ambos, aguentando seus golpes e fazendo PP stall com Pressure. Ho-Oh pode ameaçá-los com Sacred Fire e remover entry hazards com Defog para Lugia caso seu Heavy-Duty Boots tenha sido removido. Ho-Oh também serve como uma switch-in para fazer scout de sets de Calyrex-S e Marshadow. Em troca, Lugia lida com Zygarde e Rayquaza, os quais causam problemas a Ho-Oh. Suporte de cleric é preciso caso Lugia leve status, então,(RV) Blissey e Chansey são parceiras perfeitas, removendo status e atuando como switch-ins emergenciais a golpes Ghost-type. Rest Zygarde e Giratina também pode ajudar nesse quesito ao absorverem status.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Defog faz Lugia remover entry hazards e liberar um moveslot para outro parceiro, mas por Necrozma-DM ser o melhor usuário de Stealth Rock do metagame e não ligar muito para Lugia, não é recomendavél recomendável.

Checks e Counters
====

**Yveltal**: Yveltal pode geralmente ultrapassar Lugia e inutilizá-lo pará-lo como Knock Off, Toxic ou Taunt. Contudo, Ele ele próprio também não aprecia fazer switch in em moves de status.

**Ghost-types**: Calyrex-S pode consistentemente causar 2HKO a Lugia mesmo com Multiscale, leva dano mínimo de Ice Beam e pode se curar de status com Aromatherapy. Marshadow pode passar pelas defesas de Lugia também. Giratina pode causar status em Lugia tanto com Will-O-Wisp quanto Toxic, enquanto Giratina-O pode optar por um STAB Ghost-type forte e causar muitos danos.

**Necrozma-DM**: Necrozma-DM ignora Multiscale graças a Sunsteel Strike, coloca Stealth Rock na frente de Lugia sem medo e pode remover seu Heavy-Duty Boots com Knock Off, ou até mesmo prejudicá-lo com Thunder Wave ou o raro Toxic. Variantes ofensivas podem fazer setup de com Dragon Dance na frente de Lugia e enfraquecê-lo com um ataque fortalecido.

**Steel-types**: Ferrothorn, Skarmory e Magearna podem entrar contra Lugia e usar seus moves de utilidade de graça, seja colocar entry hazards, removê-los ou prover suporte de cleric, respectivamente. Os dois primeiros também ameaçam Lugia com status.

**Dano Residual**: Multiscale é o único motivo de Lugia ser de certo modo viável, então qualquer maneira de quebrá-la pune severamente Lugia. Sand Stream de Tyranitar ou dano de condições de status tornam Lugia menos bulky.
 

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manager Alumnusis a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
(A)dicionar (R)emover (S)ugerir e (C)omentar

Tradução muito boa. Fiz poucas mudanças. :blobthumbsup:

GP 2/2
[OVERVIEW]

Lugia possui um dos maiores bulk do metagame junto a uma das melhores abilities defensivas em Multiscale. Seu acesso a recovery confiável, boa Speed tier e movepool de suporte extensa (C: "movepool" fica no feminino) garantem que se mantenha saudável com facilidade e faça check eficientemente a diversas ameaças, como Zygarde, Groudon e Rayquaza. Suas capacidades como wall, no entanto, são completamente dependentes de Multiscale, o que torna Lugia muito difícil de se usar, considerando que ele precisa estar com HP cheio ou arriscar ser derrotado por vários wallbreakers fortes e rápidos do metagame. Lugia também detesta todos os status e precisa evitá-los a todo custo, tornando suporte de cleric importante para Lugia e fazendo-o uma escolha natural em times stall. Por mais que Heavy-Duty Boots seja um presente divino para Lugia evitar sua fraqueza a Stealth Rock, isso também significa que carece de recovery passivo (C: "recovery" fica no masculino) e não pode fazer switch in em certos Pokémon que conseguiria vencer, como Landorus, por causa de Knock Off. Sua tipagem defensiva também deixa muito a desejar, possuindo fraquezas aos extremamente comuns ataques Ghost- e Dark-type. Lugia também não pode lidar com as melhores ameaças ofensivas e defensivas do metagame, sendo completamente superado por Necrozma-DM e Lunala, os quais dividem o tipo Psychic de Lugia mas possuem um tipo secundário melhor em Steel e Ghost, respectivamente. Em times stall mais dedicados, Giratina é mais bulky e provê mais para a equipe.

[SET]
name: Grande Wall (Defensivo)
move 1: Roost
move 2: Ice Beam
move 3: Whirlwind
move 4: Toxic / Thunder Wave
item: Heavy-Duty Boots
ability: Multiscale
nature: Bold
evs: 252 HP / 160 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]

Roost é o move mais importante de Lugia, removendo seu tipo Flying e consequentemente fraquezas irritantes a ataques Ice-, Electric- e Rock-type, ao mesmo tempo que provê recovery confiável. Whirlwind lhe permite fazer phaze contra inimigos como Zygarde tentando fazer setup. Ice Beam atinge Ground- e Dragon-types com dano considerável, causando OHKO em Rayquaza após Stealth Rock e 3HKO a Zygarde-C, enquanto Lugia aguenta seus golpes. Toxic é a melhor maneira que Lugia tem para lidar com a maioria do metagame; ele deve ser usado deliberadamente contra adversários que não são Steel- e Poison-types para enfraquecê-los e fazer stall com o incrível bulk de Lugia. Thunder Wave é uma opção para incapacitar wallbreakers que tentam fazer switch in em Lugia, como Calyrex-S e Urshifu-S, ou os já mencionados Steel- e Poison-types, como Necrozma-DM e Eternatus. 96 EVs em Speed são usados para Lugia não só ultrapassar Pokémon com investimento máximo e 90 de base Speed com nature neutra, como Kyogre e Groudon, assim como Necrozma-DM com investimento máximo.

Lugia necessita de muito suporte, pois é extremamente passivo e somente visto em times stall. Uma switch-in para Yveltal é essencial, pois ele ultrapassa Lugia e pode puní-lo com Knock Off, Taunt ou Toxic. Xerneas defensivo (C: "Defensivo" é nome de um set, que inclusive foi traduzido, mas nos próprios parágrafos daquela análise deixamos no diminutivo) e Eternatus são ótimos parceiros capazes de lidar com tudo que Yveltal tenta enquanto atuam como respostas consistentes a Marshadow, um wallbreaker que Lugia não pode enfrentar. Ghost-types no geral são problemas para Lugia, principalmente Calyrex-S. Logo, Yveltal age como uma boa resposta a eles. Lugia tem dificuldades contra os Steel-types principais do metagame em Necrozma-DM e Ferrothorn, então parceiros que possam derrotá-los são apreciados. Eternatus defensivo physical pode usar Flamethrower para derrotar ambos, aguentando seus golpes e fazendo PP stall com Pressure. Ho-Oh pode ameaçá-los com Sacred Fire e remover entry hazards com Defog para Lugia caso seu Heavy-Duty Boots tenha sido removido. Ho-Oh também serve como uma switch-in para fazer scout de sets de Calyrex-S e Marshadow. Em troca, Lugia lida com Zygarde e Rayquaza, os quais causam problemas a Ho-Oh. Suporte de cleric é preciso caso Lugia leve status, então Blissey e Chansey são parceiras perfeitas, removendo status e atuando como switch-ins emergenciais a golpes Ghost-type. Rest Zygarde e Giratina também podem ajudar nesse quesito ao absorverem status.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Defog faz Lugia remover entry hazards e liberar um moveslot para outro parceiro, mas por Necrozma-DM ser o melhor usuário de Stealth Rock do metagame e não ligar muito para Lugia, (C: RV; aqui temos continuidade entre "mas" e "não é recomendável" e, para tanto, não vejo porquê haver separação por vírgula) não é recomendável.

Checks e Counters
====

**Yveltal**: Yveltal pode geralmente ultrapassar Lugia e pará-lo como Knock Off, Toxic ou Taunt. Contudo, ele próprio não aprecia fazer switch in em moves de status.

**Ghost-types**: Calyrex-S pode consistentemente causar 2HKO a Lugia mesmo com Multiscale, leva dano mínimo de Ice Beam e pode se curar de status com Aromatherapy. Marshadow pode passar pelas defesas de Lugia também. Giratina pode causar status em Lugia tanto com Will-O-Wisp quanto Toxic, enquanto Giratina-O pode optar por um STAB Ghost-type forte e causar muitos danos.

**Necrozma-DM**: Necrozma-DM ignora Multiscale graças a Sunsteel Strike, coloca Stealth Rock na frente de Lugia sem medo e pode remover seu Heavy-Duty Boots com Knock Off, ou até mesmo prejudicá-lo com Thunder Wave ou o raro Toxic. Variantes ofensivas podem fazer setup com Dragon Dance na frente de Lugia e enfraquecê-lo com um ataque fortalecido.

**Steel-types**: Ferrothorn, Skarmory e Magearna podem entrar contra (S: "na frente de") Lugia e usar seus moves de utilidade de graça, seja colocar entry hazards, removê-los ou prover suporte de cleric, respectivamente. Os dois primeiros também ameaçam Lugia com status.

**Dano Residual**: Multiscale é o único motivo de Lugia ser de certo modo viável, então qualquer maneira de quebrá-lo pune severamente Lugia. Sand Stream de Tyranitar ou dano de condições de status tornam Lugia menos bulky.

[CREDITS]
- Written by: [[Lasen, 273339]]
- Translated by: [[Pubo, 535121]]
- Grammar checked by: [[Band, 301217], [Repu, 304761]]
- Quality checked by: [[Fc, 511624], [TrueNora, 432086]]

Copy-paste
[OVERVIEW]

Lugia possui um dos maiores bulk do metagame junto a uma das melhores abilities defensivas em Multiscale. Seu acesso a recovery confiável, boa Speed tier e movepool de suporte extensa garantem que se mantenha saudável com facilidade e faça check eficientemente a diversas ameaças, como Zygarde, Groudon e Rayquaza. Suas capacidades como wall, no entanto, são completamente dependentes de Multiscale, o que torna Lugia muito difícil de se usar, considerando que ele precisa estar com HP cheio ou arriscar ser derrotado por vários wallbreakers fortes e rápidos do metagame. Lugia também detesta todos os status e precisa evitá-los a todo custo, tornando suporte de cleric importante para Lugia e fazendo-o uma escolha natural em times stall. Por mais que Heavy-Duty Boots seja um presente divino para Lugia evitar sua fraqueza a Stealth Rock, isso também significa que carece de recovery passivo e não pode fazer switch in em certos Pokémon que conseguiria vencer, como Landorus, por causa de Knock Off. Sua tipagem defensiva também deixa muito a desejar, possuindo fraquezas aos extremamente comuns ataques Ghost- e Dark-type. Lugia também não pode lidar com as melhores ameaças ofensivas e defensivas do metagame, sendo completamente superado por Necrozma-DM e Lunala, os quais dividem o tipo Psychic de Lugia mas possuem um tipo secundário melhor em Steel e Ghost, respectivamente. Em times stall mais dedicados, Giratina é mais bulky e provê mais para a equipe.

[SET]
name: Grande Wall (Defensivo)
move 1: Roost
move 2: Ice Beam
move 3: Whirlwind
move 4: Toxic / Thunder Wave
item: Heavy-Duty Boots
ability: Multiscale
nature: Bold
evs: 252 HP / 160 Def / 96 Spe

[SET COMMENTS]

Roost é o move mais importante de Lugia, removendo seu tipo Flying e consequentemente fraquezas irritantes a ataques Ice-, Electric- e Rock-type, ao mesmo tempo que provê recovery confiável. Whirlwind lhe permite fazer phaze contra inimigos como Zygarde tentando fazer setup. Ice Beam atinge Ground- e Dragon-types com dano considerável, causando OHKO em Rayquaza após Stealth Rock e 3HKO a Zygarde-C, enquanto Lugia aguenta seus golpes. Toxic é a melhor maneira que Lugia tem para lidar com a maioria do metagame; ele deve ser usado deliberadamente contra adversários que não são Steel- e Poison-types para enfraquecê-los e fazer stall com o incrível bulk de Lugia. Thunder Wave é uma opção para incapacitar wallbreakers que tentam fazer switch in em Lugia, como Calyrex-S e Urshifu-S, ou os já mencionados Steel- e Poison-types, como Necrozma-DM e Eternatus. 96 EVs em Speed são usados para Lugia não só ultrapassar Pokémon com investimento máximo e 90 de base Speed com nature neutra, como Kyogre e Groudon, assim como Necrozma-DM com investimento máximo.

Lugia necessita de muito suporte, pois é extremamente passivo e somente visto em times stall. Uma switch-in para Yveltal é essencial, pois ele ultrapassa Lugia e pode puní-lo com Knock Off, Taunt ou Toxic. Xerneas defensivo e Eternatus são ótimos parceiros capazes de lidar com tudo que Yveltal tenta enquanto atuam como respostas consistentes a Marshadow, um wallbreaker que Lugia não pode enfrentar. Ghost-types no geral são problemas para Lugia, principalmente Calyrex-S. Logo, Yveltal age como uma boa resposta a eles. Lugia tem dificuldades contra os Steel-types principais do metagame em Necrozma-DM e Ferrothorn, então parceiros que possam derrotá-los são apreciados. Eternatus defensivo physical pode usar Flamethrower para derrotar ambos, aguentando seus golpes e fazendo PP stall com Pressure. Ho-Oh pode ameaçá-los com Sacred Fire e remover entry hazards com Defog para Lugia caso seu Heavy-Duty Boots tenha sido removido. Ho-Oh também serve como uma switch-in para fazer scout de sets de Calyrex-S e Marshadow. Em troca, Lugia lida com Zygarde e Rayquaza, os quais causam problemas a Ho-Oh. Suporte de cleric é preciso caso Lugia leve status, então Blissey e Chansey são parceiras perfeitas, removendo status e atuando como switch-ins emergenciais a golpes Ghost-type. Rest Zygarde e Giratina também podem ajudar nesse quesito ao absorverem status.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Defog faz Lugia remover entry hazards e liberar um moveslot para outro parceiro, mas por Necrozma-DM ser o melhor usuário de Stealth Rock do metagame e não ligar muito para Lugia não é recomendável.

Checks e Counters
====

**Yveltal**: Yveltal pode geralmente ultrapassar Lugia e pará-lo com Knock Off, Toxic ou Taunt. Contudo, ele próprio não aprecia fazer switch in em moves de status.

**Ghost-types**: Calyrex-S pode consistentemente causar 2HKO a Lugia mesmo com Multiscale, leva dano mínimo de Ice Beam e pode se curar de status com Aromatherapy. Marshadow pode passar pelas defesas de Lugia também. Giratina pode causar status em Lugia tanto com Will-O-Wisp quanto Toxic, enquanto Giratina-O pode optar por um STAB Ghost-type forte e causar muitos danos.

**Necrozma-DM**: Necrozma-DM ignora Multiscale graças a Sunsteel Strike, coloca Stealth Rock na frente de Lugia sem medo e pode remover seu Heavy-Duty Boots com Knock Off, ou até mesmo prejudicá-lo com Thunder Wave ou o raro Toxic. Variantes ofensivas podem fazer setup com Dragon Dance na frente de Lugia e enfraquecê-lo com um ataque fortalecido.

**Steel-types**: Ferrothorn, Skarmory e Magearna podem entrar contra Lugia e usar seus moves de utilidade de graça, seja colocar entry hazards, removê-los ou prover suporte de cleric, respectivamente. Os dois primeiros também ameaçam Lugia com status.

**Dano Residual**: Multiscale é o único motivo de Lugia ser de certo modo viável, então qualquer maneira de quebrá-lo pune severamente Lugia. Sand Stream de Tyranitar ou dano de condições de status tornam Lugia menos bulky.

[CREDITS]
- Written by: [[Lasen, 273339]]
- Translated by: [[Pubo, 535121]]
- Grammar checked by: [[Band, 301217], [Repu, 304761]]
- Quality checked by: [[Fc, 511624], [TrueNora, 432086]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top