Monotype Lucario (Steel / Fighting) [GP 1/2]

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
:xy/lucario: :lucarionite: :sm/lucario mega:https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/lucario/monotype/

[OVERVIEW]

Steel
========

Lucario é um forte wallbreaker para equipes Steel graças a Swords Dance que o torna um setup sweeper potente. Extreme Speed lhe permite ser um incrível cleaner de late-game contra time ofensivos. Lucario ajuda equipes Steel em vários matchups, como Dark, Normal e Steel oponente, sendo capaz de enfrentar Pokémon ameaçadores como Mandibuzz, Chansey e Heatran. Contudo, Lucario não possui nenhuma utilidade defensiva para times e Steel aumenta as fraquezas comuns a ataques Fire-, Fighting- e Ground-type. Devido à sua Speed mediana, ele é ameaçado por muitos atacantes velozes e depende de Extreme Speed para lidar com Pokémon rápidos, como Tapu Koko e Mega Charizard X, que conseguiriam vencê-lo caso contrário. Lucario também odeia burn e paralysis, e compete por um espaço em times Steel como sweeper de Swords Dance com Bisharp, o qual pode enfrentar Pokémon Psychic-type como Victini e Mega Latios.

Fighting
========

O excelente tipo secundário de Lucario, Steel, acesso a Swords Dance e moves de prioridade em Bullet Punch e Extreme Speed o tornam uma opção ofensiva decente em equipes Fighting. Sua tipagem lhe fornece uma neutralidade a todas as fraquezas de Fighting e lhe permite ser efetivo em matchups contra Fairy e Psychic. Além disso, Lucario oferece utilidade em matchups como Dragon graças às suas inúmeras resistências e imunidades. Lucario é o único Pokémon do metagame com acesso a Swords Dance e Extreme Speed, compensando sua Speed mediana e permitindo-lhe fazer wallbreak enquanto evita potenciais revenge killers como Greninja após um boost. Contudo, geralmente é complicado fazer setup com Lucario, já que sua Speed mediana, bulk ruim e dependência em Life Orb para fazer wallbreak o tornam extremamente fácil de se enfraquecer. Sua tipagem, por mais que ofereça muitas resistências úteis, deixa-o vulnerável a muitos tipos ofensivos comuns, como Fighting, Ground e Fire, fazendo com que revenge killers como Garchomp e Infernape façam check a ele com facilidade. Por fim, é muito difícil encaixar Lucario em uma equipe, visto que ele compartilha a mesma tipagem que o melhor usuário de entry hazards do tipo Fighting: Cobalion. Outros setup sweepers como Breloom também competem com Lucario, pois lidam com Pokémon que ele não consegue, como Swampert.

[SET]
name: Swords Dance (Steel)
move 1: Swords Dance
move 2: Close Combat
move 3: Extreme Speed
move 4: Earthquake
item: Life Orb
ability: Justified
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance torna Lucario em um wallbreaker muito ameaçador e lhe permite alcançar certos nocautes, como contra Mandibuzz com Close Combat após Stealth Rock. Close Combat é o principal STAB de Lucario e o ataque mais repetível. Extreme Speed lhe permite fazer revenge kill a ameaças rápidas já enfraquecidas, como Mega Charizard Y e Tapu Koko, ao longo do jogo. Lucario usa Earthquake para atingir Pokémon resistentes a Fighting e Poison-types, como Toxapex, que caso contrário fariam wall a ele. Ice Punch é uma opção para acertar de forma confiável Dragon-, Ground- e Flying-types, principalmente Gliscor, um problema para equipes Steel e que pode facilmente sobrecarregar o resto da equipe.

Detalhes do Set
========

Investimentos máximos em Attack e Speed com uma nature Jolly faz Lucario bater o mais forte que pode e ultrapassar ameaças como Nidoking e Suicune, os quais não pode ultrapassar caso use uma nature Adamant. Life Orb aumenta os danos causados, permitindo-lhe garantir mais OHKOs e 2HKOs, como contra Toxapex e Mandibuzz, respectivamente. Justified permite a Lucario tirar vantagem de walls passivas, como Mandibuzz, que faz check a setup sweepers com Foul Play, assim como outros ataques Dark-types fracos, como Knock Off de Alolan Muk.

Dicas de Uso
========

Por Lucario não ser muito bulky, ele não pode fazer setup de forma confiável muitas vezes durante a partida e precisa fazê-lo na hora certa, como contra Pokémon Choice-locked não ameaçadores, como Hydreigon preso em Dark Pulse. Lucario deve fazer setup de forma segura uma vez que seus checks, como Mega Sableye, estejam enfraquecidos o suficiente para que possa enfrentá-los. Lucario deve ser usado como revenge killer ao trazê-lo após um parceiro ter sido nocauteado e proceder com Close Combat ou com setup de Swords Dance, dependendo da equipe inimiga. Assim como outros setup sweepers, Lucario não aprecia condições de status e deve evitar burn ou paralysis, visto que esses status cortam severamente sua capacidade de fazer sweep.

Opções de Equipe
========

Todos os Pokémon Steel-type apreciam o potencial de wallbreak de Lucario, capacidade de vencer inimigos como Toxapex e habilidade de fazer revenge kill a adversários como Mega Charizard Y. Celesteela é um parceiro imune a Ground que pode fazer switch em atacantes rápidos como Excadrill para Lucario. Celesteela também pode ajudar Lucario a fazer setup com segurança por meio de suporte de Leech Seed. Em troca, Lucario lida com walls como Toxapex e Mandibuzz para Celesteela. Heatran pode fazer check a Fire-types para Lucario e quebrar Pokémon que ele tem dificuldades, como Mega Venusaur, com Magma Storm e Taunt. Skarmory é outro parceiro imune a Ground; entretanto, em vez de ajudar Lucario com Leech Seed, Skarmory pode colocar entry hazards para Lucario fazer a limpa no late-game facilmente. Lucario também pode lidar com Pokémon como Choice Specs Magnezone que pode tentar prender e finalizar Skarmory. Mega Scizor é um pivot lento ofensivo fantástico que pode trazer Lucario ao campo de forma segura. Mega Scizor e Lucario também formam um core ofensivo de Swords Dance insano; eles podem enfraquecer checks compartilhados como Keldeo e são parados por poucos inimigos, como Zapdos. Choice Scarf Excadrill pode ultrapassar muitas ameaças-chave como Tapu Koko que ameaçam Lucario, e aprecia o mesmo lidando com alguns de seus counters, como Skarmory e Celesteela. Ferrothorn pode empilhar hazards para Lucario e prover suporte de Leech Seed, além de atuar como um check geral de muitos special attackers, como Greninja e Latios. Ele também possui uma resistência a Water, permitindo-lhe fazer check a Mega Swampert, o qual Lucario tem problemas em enfrentar. Bisharp também forma um core fantástico de Swords Dance com Lucario, já que ele pode enfrentar Psychic- e Ghost-types que causam problemas a Lucario, como Victini e Blacephalon. Z-Happy Hour Jirachi pode lidar com Poison- e Fighting-types problemáticos para Lucario, como Mega Venusaur e Keldeo.

[SET]
name: Swords Dance (Fighting)
move 1: Swords Dance
move 2: Close Combat
move 3: Extreme Speed
move 4: Meteor Mash / Bullet Punch
item: Life Orb
ability: Inner Focus
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance torna Lucario em um poderoso wallbreaker junto à sua combinação de STABs, passando por cima de Pokémon problemáticos, como Skarmory, após um boost. Close Combat é o ataque mais forte e repetível de Lucario, atigindo Steel-types que resistem a seus outros moves como, Mega Scizor. Extreme Speed é uma forte forma de prioridade usada para finalizar equipes enfraquecidas no late-game após um boost e para fazer revenge kill a Pokémon enfraquecidos ao decorrer do jogo. Meteor Mash permite a Lucario acertar Fairy-types perigosos como Tapu Bulu ao mesmo tempo que oferece boa coverage neutra, sendo capaz de atingir Pokémon que resistem a Close Combat, como Mega Venusaur, assim como ameaça-los com a chance decente de aumentar seu Attack em um estágio. Bullet Punch, apesar de ser mais fraco que Meteor Mash, é outro move de prioridade que notávelmente causa OHKO em Mega Diancie ao mesmo tempo em que lida com ameaças como o já mencionado Tapu Bulu após Swords Dance.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack, uma nature Adamant e Life Orb combinam-se para tornar Lucario o mais forte possível, compensando seu Attack mediano e ameaçando muitos Pokémon defensivos, como Celesteela. O resto dos EVs são colocados em Speed que, mesmo com uma nature neutra, permite que Lucario ultrapasse inimigos como Heatran e Tapu Bulu. Todas as abilities de Lucario são muito situacionais, mas Inner Focus é escolhida para evitar flinches de adversários como Togekiss.


Dicas de Uso
========

Lucario pode ser usado tanto como um forte wallbreaker com seus moves STAB, como late-game cleaner e revenge killer graças a Extreme Speed. Para expandir isso, Lucario depende de um boost de Swords Dance para fazer qualquer um desses papéis, e pode achar oportunidades de setup apenas quando forçar switches. Switch-ins como Mega Venusaur podem ser derrotadas se Lucario usar Swords Dance em uma troca prevista, eliminando muitos counters potenciais. Quando Pokémon perigosos como Latios e Alolan Raichu estiverem presentes, é inteligente preservar Lucario para fazer revenge kill uma vez que eles sejam enfraquecidos. É muito importante jogar cuidadosamente com Lucario no matchup contra Fairy, já que ele é o melhor Pokémon de Fighting nesse matchup, ameaçando quase todas switch-ins em potencial. Além disso, a fragilidade de Lucario o deixa levar check de Pokémon como Tapu Koko, logo, é importante trazê-lo no late-game quando esses Pokémon já estiverem no alcance de seus moves de prioridade. Lucario deve ser usado como sweeper de late-game em matchups contra Dragon, visto que muitos Pokémon são suscetíveis aos seus moves de prioridade caso enfraquecidos, principalmente após Swords Dance. Ademais, é geralmente recomendável não trazer Lucario em qualquer ataque forte, pois mesmo moves resistidos de adversários como Tapu Bulu irão causar muito dano por causa de seu bulk baixo. Lucario deve evitar ser enfraquecido o máximo possível, já que recoil de Life Orb combinado a seu bulk baixo o torna vulnerável a revenge kill. Por mais que a imunidade a Poison de Lucario possa ser vantajosa, ele ainda odeia outras formas de status; levar burn tira sua presença ofensiva e paralysis o deixa ser ultrapassado facilmente.

Opções de Equipe
========

Os parceiros de Lucario apreciam sua capacidade de wallbreak e setup em matchups contra Fairy. Keldeo é um parceiro essencial que beneficia Lucario e o resto da equipe ao agir como um extremamente necessário special wallbreaker, capaz de lidar com ameaças como Mega Sableye, enquanto Lucario faz revenge kill a inimigos como Greninja. A capacidade de Choice Scarf Terrakion manter inimigos rápidos em xeque é muito apreciada, já que a Speed mediana de Lucario evita que ele passe por Pokémon velozes, como Blacephalon. Mega Gallade forma um core de wallbreak mortal com Lucario, conseguindo quebrar Poison- e Water-types problemáticos, como Toxapex e Mantine, enquanto Lucario ameaça arquétipos ofensivos com prioridade e Fairy-types com seus STABs super efetivos. Por Lucario compartilhar a mesma tipagem que Cobalion, outros parceiros que possam prover suporte de Stealth Rock são apreciados. Infernape é decente como suicide lead e Kommo-o pode comprimir o papel de usuário de Stealth Rock e special sweeper ameaçador. Pokémon que ajudam Lucario em matchups difíceis como Psychic são bons parceiros. Heracross e Buzzwole são ambos excelentes usuários de Choice Scarf que podem facilmente fazer sweep ao serem combinados a capacidade de Lucario fazer revenge kill a Latios. Breloom é outro usuário de prioridade que provê utilidade com seu acesso único a Spore, permitindo-lhe ser uma ameaça de setup perigosa enquanto fornece a Lucario oportunidades seguras de switch in e setup. Por mais que Lucario não seja incomodado pela maioria dos entry hazards, suporte de Defog de Hawlucha é útil, pois previne que Lucario seja enfraquecido rapidamente. Além disso, Defog ajuda Lucario a pressionar no matchup contra Fairy ao remover Reflect de Klefki.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Steel
--------

Uma nature Adamant faz Lucario bater insanamente forte e causar 2HKO em Celesteela, ao mesmo tempo em que ultrapassa ameaças-chave, como Heatran, mas isso o deixa levar wall de muitos Pokémon, como Nidoking e Jolly Diggersby. Contudo, sua habilidade de fazer revenge kill a Keldeo com Extreme Speed +2 com menos dano residual e quase sempre nocautear Swampert com Close Combat +2 faz Adamant ser melhor no matchup contra Water. Thunder Punch com Electrium Z e uma nature Jolly é uma alternativa no lugar de Earthquake, pois Gigavolt Havoc +2 pode causar OHKO em Pokémon que geralmente fazer wall a Lucario, como Mantine e Slowbro, após dano de Stealth Rock. Meteor Mash é o STAB Steel-type mais confiável de Lucario e lhe permite derrotar Fairy-types como Tapu Bulu. Entretanto, Meteor Mash é um pouco redundante em Lucario, pois seus parceiros usam STABs Steel-type, e não usar Earthquake ou Ice Punch deixa-o incapaz de fazer check a Pokémon como Toxapex e Gliscor, respectivamente.

Fighting
--------

Uma nature Jolly é útil para ultrapassar certos Pokémon, como Nidoking e Suicune, mas normalmente não é válida essa troca de poder de wallbreak que Adamant possui, além de perder OHKOs importantes contra Skarmory após Swords Dance e Stealth Rock. Justified é usável como ability para punir usuários de Foul Play e Knock Off, mas esse papel é geralmente ocupado por outros Pokémon que possuem a ability como Terrakion e Keldeo.

Checks e Counters
===================

Steel
--------

**Fighting-types**: Fighting-types velozes como Terrakion, Keldeo e Mega Gallade todos ameaçam um OHKO em Lucario com seus poderosos ataques STAB. Entretanto, Mega Gallade dever ter cuidado com Extreme Speed, já que usar Close Combat várias vezes reduz sua Defense severamente.

**Fire-types**: Pokémon Fire-type como Infernape, Mega Charizard X e Blacephalon ameaçam nocautear Lucario com seus poderosos moves STAB. Fire-types bulky como Torkoal podem aguentar facilmente um Close Combat fortalecido e ameaçar Lucario com um nocaute.

**Ground-types**: Pokémon Ground-type como Landorus e Sand Rush Excadrill ameaçam ultrapassar Lucario e nocauteá-lo com seus poderosos ataques STAB. Ground-types bulky como Hippowdon pode facilmente aguentar Close Combat fortalecido e nocautear Lucario em retorno.

**Pokémon focados em Defense**: Pokémon como Mega Sableye e Slowbro podem aguentar todos os ataques de Lucario, recuperar-se, e puni-lo com Will-O-Wisp ou Scald, respectivamente.

**Revenge Killers**: Pokémon rápidos com fortes moves STAB, como Landorus-T, Victini, Tapu Koko e Mega Lopunny podem ultrapassar Lucario e nocauteá-lo com seus ataques. Entretanto, todos esses Pokémon não podem lidar com Lucario facilmente se ele usar Swords Dance, pois são todos ameaçados por Extreme Speed.


Fighting
--------
**Atacantes com Golpes Super Efetivos**: Quando sem boosts, Lucario geralmente falha em nocautear Ground-, Fire- e Fighting-types inimigos, como Landorus-T, Volcarona e Keldeo, e todos podem derrotar Lucario com moves super efetivos.

**Pokémon Defensivos**: Lucario tem dificuldades em passar por walls como Slowbro e Mantine, visto que levam dano mínimo de seus moves e podem ameaçar Lucario com status ou Haze.

**Toxapex**: O bulk physical fantástico de Toxapex e resistência a ambos os seus STABs o torna um counter defensivo excelente de Lucario. Além disso, Toxapex pode causar burn em Lucario com Scald e remover seus boosts de Swords Dance com Haze.

**Flying-types**: De forma similar, Flying-types como Mega Charizard Y resistem aos ataques Fighting-type de Lucario e podem facilmente derrotá-lo com moves de coverage.

**Revenge Killers**: Mesmo com acesso a prioridade, Lucario é incapaz de usar sua Speed mediana para enfrentar revenge killers como Latios sem muito dano residual ou boosts de Swords Dance.

**Status**: Por mais que seja imune a poison, o capacidade de sweep de Lucario é desabilitada por burn e paralysis.

[CREDITS]
- Written by: [[maroon, 305839], [Haaku, 194098]]
- Translated by: [[Pubo, 535121]]
- Grammar checked by: [[Tico, 413994], [nome, id]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [Eien, 100418], [Misaka Mikoto, 240969], [maroon, 305839]]
 
Last edited:

Tico

Heart of the Mountain
is a Social Media Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a member of the Battle Simulator Staff
[OVERVIEW]

Steel
========

Lucario é um forte wallbreaker para equipes Steel graças a Swords Dance que o torna um setup sweeper potente. Extreme Speed lhe permite ser um incrível cleaner de late-game cleaner (adaptamos a frase mesmo que os termos não sejam traduzidos) contra time ofensivos. Lucario ajuda equipes Steel em vários matchups, como Dark, Normal e Steel oponente, sendo capaz de enfrentar Pokémon ameaçadores como Mandibuzz, Chansey e Heatran. Contudo, Lucario não possui nenhuma utilidade defensiva para times e Steel aumenta as fraquezas comuns a ataques Fire-, Fighting- e Ground-type. Devido à sua Speed média mediana (adjetivo mais adequado), ele é ameaçado por muitos atacantes velozes e depende de Extreme Speed para lidar com Pokémon rápidos, como Tapu Koko e Mega Charizard X, que conseguiriam vencê-lo caso contrário. Lucario também odeia burn e paralysis, e compete para por (preposição mais adequada) um espaço em times Steel como sweeper de Swords Dance com Bisharp, o qual pode enfrentar Pokémon Psychic-type, (RV; todo trecho é um exemplo, não é necessário ter vírgula para denotar isso novamente) como Victini e Mega Latios.

Fighting
========

O excelente tipo secundário de Lucario, Steel, acesso a Swords Dance e moves de prioridade em Bullet Punch e Extreme Speed o tornam uma opção ofensiva decente em equipes Fighting. Sua tipagem lhe fornece uma neutralidade a todas as fraquezas de Fighting e lhe permite ser efetivo em matchups contra Fairy e Psychic. Além disso, Lucario oferece utilidade em matchups contra como (tradução mais exata, cita vários tipos indiretamente em vez de um só) Dragon graças às suas inúmeras resistências e imunidades. Lucario é o único Pokémon do metagame com acesso a Swords Dance e Extreme Speed, compensando sua Speed média mediana e permitindo-lhe fazer wallbreak e potencialmente evitar (S: "enquanto evita potenciais") revenge killers, (RV) como Greninja, (RV) após um boost. Contudo, geralmente é complicado fazer setup com Lucario, já que sua Speed média mediana, bulk ruim e dependência em Life Orb para fazer wallbreak o tornam extremamente fácil de se enfraquecer. Sua tipagem, por mais que ofereça muitas resistências úteis, deixa-o vulnerável a muitos tipos ofensivos comuns, como Fighting, Ground e Fire, fazendo com que revenge killers como Garchomp e Infernape façam check a ele com facilidade. Por fim, é muito difícil encaixar Lucario em uma equipe, visto que ele compartilha a mesma tipagem que o melhor usuário de entry hazards de (S: não tenho certeza mas acredito que "do tipo" é o mais correto aqui) Fighting: Cobalion. Outros setup sweepers como Breloom também competem com Lucario, pois lidam com Pokémon que ele não consegue, como Swampert.

[SET]
name: Swords Dance (Steel)
move 1: Swords Dance
move 2: Close Combat
move 3: Extreme Speed
move 4: Earthquake
item: Life Orb
ability: Justified
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance torna Lucario em um wallbreaker muito ameaçador e lhe permite alcançar certos nocautes, como contra Mandibuzz com Close Combat após Stealth Rock. Close Combat é o principal STAB de Lucario e o (faltando um artigo) ataque mais repetível. Extreme Speed lhe permite fazer revenge kill a ameaças rápidas já enfraquecidas, como Mega Charizard Y e Tapu Koko, ao longo do jogo. Lucario usa Earthquake para atingir Pokémon resistentes a Fighting e Poison-types, como Toxapex, que caso contrário faria fariam (se refere a todos os Pokémon resistentes a Fighting e Poison-types) wall a ele. Ice Punch é uma opção para acertar de forma confiável Dragon-, Ground- e Flying-types, principalmente Gliscor, uma um (concordância de gênero) problema para equipes Steel e que pode facilmente sobrecarregar o resto da equipe.

Detalhes do Set
========

Investimento máximo Investimentos máximos (plural porque se trata de dois stats) em Attack e Speed com uma nature Jolly faz Lucario bater o mais forte que pode e ultrapassar ameaças como Nidoking e Suicune, os quais Lucario (o início do paragráfo deixa claro que é sobre Lucario) não pode ultrapassar caso use uma nature Adamant. Life Orb aumenta os danos causados, permitindo-lhe garantir mais OHKOs e 2HKOs, como contra Toxapex e Mandibuzz, respectivamente. Justified permite a (trechos desconexos) Lucario tirar vantagem de walls passivas, como Mandibuzz, que faz check a setup sweepers com Foul Play, assim como outros ataques Dark-types fracos, como Knock Off de Alolan Muk.

Dicas de Uso
========

Por Lucario não ser muito bulky, ele não pode fazer setup de forma confiável muitas vezes durante a partida e precisa fazê-lo na hora certa, como contra Pokémon Choice-locked não ameaçadores, como Hydreigon preso em Dark Pulse. Lucario deve fazer setup de forma segura uma vez que seus checks, como Mega Sableye, estejam enfraquecidos o suficiente para que Lucario (não vejo necessidade de repetir como no texto original) possa enfrentá-los. Lucario deve ser usado como revenge killer ao trazê-lo após um parceiro ter sido nocauteado e proceder com Close Combat ou com setup de Swords Dance, dependendo da equipe inimiga. Assim como outros setup sweepers, Lucario não aprecia condições de status e deve evitar burn ou paralysis, visto que esses status cortam severamente sua capacidade de fazer sweep.

Opções de Equipe
========

Todos os Pokémon Steel-type apreciam o potencial de wallbreak de Lucario, capacidade de vencer inimigos como Toxapex e habilidade de fazer revenge kill a adversários como Mega Charizard Y. Celesteela é um parceiro imune a Ground que pode fazer switch em atacantes rápidos, (RV) como Excadrill, (RV) para Lucario. Celesteela também pode ajudar Lucario a fazer setup com segurança por meio de suporte de Leech Seed. Em troca, Lucario lida com walls como Toxapex e Mandibuzz para Celesteela. Heatran pode fazer check a Fire-types para Lucario e quebrar Pokémon que ele tem dificuldades, como Mega Venusaur, com Magma Storm e Taunt. Skarmory é outro parceiro imune a Ground; entretanto, em vez de ajudar Lucario com Leech Seed, Skarmory pode colocar entry hazards para Lucario fazer a limpa no late-game facilmente. Lucario também pode lidar com Pokémon como Choice Specs Magnezone que pode tentar prender e finalizar Skarmory. Mega Scizor é um pivot lento ofensivo fantástico que pode trazer Lucario ao campo de forma segura. Mega Scizor e Lucario também formam um core ofensivo de Swords Dance insano; eles podem enfraquecer checks compartilhados como Keldeo e levam wall de (S: "são parados por") poucos inimigos, como Zapdos. Choice Scarf Excadrill pode ultrapassar muitas ameaças-chave como Tapu Koko que ameaçam Lucario, e aprecia o mesmo lidando com alguns de seus counters, como Skarmory e Celesteela. Ferrothorn pode empilhar hazards para Lucario e prover suporte de Leech Seed, além de atuar como um check geral de muitos special attackers, como Greninja e Latios. Ele também possui uma resistência a Water, permitindo-lhe fazer check a Mega Swampert, o qual Lucario tem problemas em enfrentar. Bisharp também forma um core fantástico de Swords Dance com Lucario, já que ele pode enfrentar Psychic- e Ghost-types que causam problemas a Lucario, como Victini e Blacephalon. Z-Happy Hour Jirachi pode lidar com Poison- e Fighting-types problemáticos para Lucario, como Mega Venusaur e Keldeo.

[SET]
name: Swords Dance (Fighting)
move 1: Swords Dance
move 2: Close Combat
move 3: Extreme Speed
move 4: Meteor Mash / Bullet Punch
item: Life Orb
ability: Inner Focus
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance torna Lucario em um poderoso wallbreaker junto à sua combinação de STABs, passando por cima de Pokémon problemáticos, como Skarmory, após um boost. Close Combat é o ataque mais forte e repetível de Lucario, atigindo Steel-types que resistem a seus outros moves como, Mega Scizor. Extreme Speed é uma forte forma de prioridade usada para finalizar equipes enfraquecidas no late-game após um boost e para fazer revenge kill a Pokémon enfraquecidos ao decorrer do jogo. Meteor Mash permite a Lucario acertar Fairy-types perigosos como Tapu Bulu ao mesmo tempo que oferece boa coverage neutra, sendo capaz de atingir Pokémon que resistem a Close Combat, como Mega Venusaur, assim como ameaça-los com a chance decente de aumentar seu Attack em um estágio. Bullet Punch, apesar de ser mais fraco que Meteor Mash, é outro move de prioridade que notávelmente causa OHKO em Mega Diancie ao mesmo tempo em que lida com ameaças como o já mencionado Tapu Bulu após Swords Dance.

Detalhes do Set
========

252 EVs em Attack, uma nature Adamant e Life Orb combinam-se para tornar Lucario o mais forte possível, compensando seu Attack mediano e ameaçando muitos Pokémon defensivos, como Celesteela. O resto dos EVs são colocados em Speed que, mesmo com uma nature neutra, permite que Lucario ultrapasse inimigos como Heatran e Tapu Bulu. Todas as abilities de Lucario são muito situacionais, mas Inner Focus é escolhida para evitar flinches de adversários como Togekiss.


Dicas de Uso
========

Lucario pode ser usado tanto como um forte wallbreaker com seus moves STAB, como late-game cleaner e revenge killer graças a Extreme Speed. Para expandir isso, Lucario depende de um boost de Swords Dance para fazer qualquer um desses papéis, e pode achar oportunidades de setup apenas quando forçar switches. Switch-ins como Mega Venusaur podem ser derrotadas se Lucario usar Swords Dance em uma troca prevista, eliminando muitos counters potenciais. Quando Pokémon perigosos como Latios e Alolan Raichu estiverem presentes, é inteligente preservar Lucario para fazer revenge kill uma vez que eles sejam enfraquecidos. É muito importante jogar cuidadosamente com Lucario no matchup contra Fairy, já que ele é o melhor Pokémon de Fighting nesse matchup, ameaçando quase todas switch-ins em potencial. Além disso, a fragilidade de Lucario o deixa levar check de Pokémon como Tapu Koko, logo, é importante trazê-lo no late-game quando esses Pokémon já estiverem no alcance de seus moves de prioridade. Lucario deve ser usado como sweeper de late-game sweeper em matchups contra Dragon, visto que muitos Pokémon são suscetíveis aos seus moves de prioridade caso enfraquecidos, principalmente após Swords Dance. Ademais, é geralmente recomendável não trazer Lucario em qualquer ataque forte, pois mesmo moves resistidos de adversários como Tapu Bulu irão causar muito dano por causa de seu bulk baixo (se encaixa melhor no contexto) pobre. Lucario deve evitar ser enfraquecido o máximo possível, já que recoil de Life Orb combinado a seu bulk pequeno pobre o torna vulnerável a revenge kill. Por mais que a imunidade a Poison de Lucario possa ser vantajosa, ele ainda odeia outras formas de status; levar burn tira sua presença ofensiva e paralysis o deixa ser ultrapassado facilmente.

Opções de Equipe
========

Os parceiros de Lucario apreciam sua capacidade de wallbreak e setup em matchups contra Fairy. Keldeo é um parceiro essencial que se beneficia do (acredito que você interpretou esse trecho de forma equivocad,a pois se trata das vantagens de Keldeo na equipe) Lucario e o resto da equipe gosta muito de ao agir como um extremamente necessário special wallbreaker (S: "um special wallbreaker muito necessário"; mais claro), capaz de lidar com ameaças como Mega Sableye, enquanto Lucario faz revenge kill a inimigos como Greninja. A capacidade de Choice Scarf Terrakion manter inimigos rápidos em xeque é muito apreciada, já que a Speed mediana de Lucario evita que ele passe por Pokémon velozes, como Blacephalon. Mega Gallade formam forma (seria plural se fosse "Mega Gallade e Lucario", mas é singular pois é apenas um) um core de wallbreak mortal com Lucario, conseguindo quebrar Poison- e Water-types problemáticos, como Toxapex e Mantine, enquanto Lucario ameaça arquétipos ofensivos com prioridade e Fairy-types com seus (evitar ambiguidade) STABs super efetivos. Por Lucario compartilhar a mesma tipagem que Cobalion, outros parceiros que possam prover suporte de Stealth Rock são apreciados. Infernape é decente como suicide lead e Kommo-o pode comprimir o papel de usuário de Stealth Rock e special sweeper ameaçador. Pokémon que ajudam Lucario em matchups difíceis como Psychic são bons parceiros. Heracross e Buzzwole são ambos excelentes usuários de Choice Scarf que pode podem facilmente fazer sweep ao serem combinados a capacidade de Lucario fazer revenge kill a Latios. Breloom é outro usuário de prioridade que provê utilidade com seu acesso único a Spore, permitindo-lhe ser uma ameaça de setup perigosa enquanto fornece a Lucario oportunidades seguras de switch in e setup. Por mais que Lucario não seja incomodado pela maioria dos entry hazards, suporte de Defog de Hawlucha é útil, pois previne que Lucario seja enfraquecido rapidamente. Além disso, Defog ajuda Lucario e a pressionar no matchup contra Fairy ao remover Reflect de Klefki.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Steel
--------

Uma nature Adamant faz Lucario bater insanamente forte e causar 2HKO em Celesteela, ao mesmo tempo em que ultrapassa ameaças-chave, como Heatran, mas isso o deixa levar wall de muitos Pokémon, como Nidoking e Jolly Diggersby. Contudo, sua habilidade de fazer revenge kill a Keldeo com Extreme Speed +2 com menos dano residual e quase sempre nocautear Swampert com Close Combat +2 faz Adamant ser melhor no matchup contra Water. Thunder Punch com Electrium Z e uma nature Jolly é uma alternativa no lugar de Earthquake, pois Gigavolt Havoc +2 pode causar OHKO em Pokémon que geralmente fazer wall a Lucario, como Mantine e Slowbro, após dano de Stealth Rock. Meteor Mash é o STAB Steel-type mais confiável de Lucario e lhe permite derrotar Fairy-types como Tapu Bulu. Entretanto, Meteor Mash é um pouco redundante em Lucario, pois seus parceiros usam STABs Steel-type, e não usar Earthquake ou Ice Punch deixa-o incapaz de fazer check a Pokémon como Toxapex e Gliscor, respectivamente.

Fighting
--------

Uma nature Jolly é útil para ultrapassar certos Pokémon, como Nidoking e Suicune, mas normalmente não é válida essa troca de poder de wallbreak que Adamant possui, além de perder OHKOs importantes contra Skarmory após Swords Dance e Stealth Rock. Justified é usável como ability para punir usuários de Foul Play e Knock Off, mas esse papel é geralmente ocupado por outros Pokémon que possuem a ability como Terrakion e Keldeo.

Checks e Counters
===================

Steel
--------

**Fighting-types**: Fighting-types velozes como Terrakion, Keldeo e Mega Gallade todos ameaçam um OHKO em Lucario com seus poderosos ataques STAB. Entretanto, Mega Gallade dever ter cuidado com Extreme Speed, já que usar Close Combat várias vezes reduz sua Defense severamente.

**Fire-types**: Pokémon Fire-type como Infernape, Mega Charizard X e Blacephalon ameaçam nocautear Lucario com seus poderosos moves STAB. Fire-types bulky como Torkoal podem aguentar facilmente um Close Combat fortalecido e ameaçar Lucario com um nocaute.

**Ground-types**: Pokémon Ground-type como Landorus e Sand Rush Excadrill ameaçam ultrapassar Lucario e nocauteá-lo com seus poderosos ataques STAB. Ground-types bulky como Hippowdon pode facilmente aguentar Close Combat fortalecido e nocautear Lucario em retorno.

**Pokémon focados em Defense**: Pokémon como Mega Sableye e Slowbro podem aguentar todos os ataques de Lucario, recuperar-se, e puni-lo com Will-O-Wisp ou Scald, respectivamente.

**Revenge Killers**: Pokémon rápidos com fortes moves STAB, como Landorus-T, Victini, Tapu Koko e Mega Lopunny podem ultrapassar Lucario e nocauteá-lo com seus ataques. Entretanto, todos esses Pokémon não podem lidar com Lucario facilmente se ele usar Swords Dance, pois são todos ameaçados por Extreme Speed.


Fighting
--------
**Atacantes com Golpes Super Efetivos**: Quando sem boosts, Lucario geralmente falha em nocautear Ground-, Fire- e Fighting-types inimigos, como Landorus-T, Volcarona e Keldeo, e todos podem derrotar Lucario com moves super efetivos.

**Pokémon Defensivos**: Lucario tem dificuldades em passar por walls como Slowbro e Mantine, visto que levam dano mínimo de seus moves e podem ameaçar Lucario com status ou Haze.

**Toxapex**: O bulk physical fantástico de Toxapex e resistência a ambos os seus STABs o torna um counter defensivo excelente de Lucario. Além disso, Toxapex pode causar burn em Lucario com Scald e remover seus boosts de Swords Dance com Haze.

**Flying-types**: De forma similar, Flying-types como Mega Charizard Y resistem aos ataques Fighting-type de Lucario e podem facilmente derrotá-lo com moves de coverage.

**Revenge Killers**: Mesmo com acesso a prioridade, Lucario é incapaz de usar sua Speed mediana para enfrentar revenge killers como Latios sem muito dano residual ou boosts de Swords Dance.

**Status**: Por mais que seja imune a poison, o capacidade de sweep de Lucario é desabilitada por burn e paralysis.

[CREDITS]
- Written by: [[maroon, 305839], [Haaku, 194098]]
- Translated by: [[Pubo, 535121]]
- Grammar checked by: [[Tico, 413994], [nome, id]]
- Quality control by: [[Moosical, 215618], [Eien, 100418], [Misaka Mikoto, 240969], [maroon, 305839]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top