Ubers Kyogre

Natan

...
is a Smogon Media Contributor Alumnus


Análise Original

[OVERVIEW]

Com um Special Attack excelente de base 150, uma ótima ability em Drizzle e bom bulk, Kyogre permanece como um dos melhores Pokémon do metagame. Drizzle dá aos STABs Water-type poder extra, transformando-o em um wallbreaker ainda mais assustador e dando suporte à sua equipe sempre que Kyogre entra em campo. Enquanto 90 de base Speed não é tão bom, ainda mais para Ubers, Kyogre ainda passa e vence walls comuns com seus fortes golpes, e ultrapassa ameaças ofensivas quando equipado com um Choice Scarf. Mesmo assim, Kyogre tem dificuldades para vencer alguns poderosos Dragon-types que são comuns na tier, como Eternatus e Zekrom, além de alguns Grass-types como Ferrothorn e Zarude, ainda tendo problemas com Blissey. A rain causada por Drizzle também o torna vulnerável a Thunder, que causa muito dano sem que ele possa desviar dele.

[SET]
name: Bulky Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Scald
move 3: Rest
move 4: Ice Beam / Block
item: Leftovers
ability: Drizzle
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]

Esse set foca em utilizar o bulk natural de Kyogre para entrar em vários Pokémon defensivos, como Necrozma-DM, Ho-Oh e Zygarde-C, e usá-los para fazer setup de Calm Mind. Scald é preferível ao invés de Surf por sua chance de burn em respostas comuns como Ferrothorn e Eternatus,(AV) além de causar algum dano residual. Rest permite a Kyogre manter-se saudável e absorver status, ainda fazendo com que trocar em ataques fracos de oponentes como Necrozma-DM e Eternatus defensivo atrapalhem-no menos no longo termo. Ice Beam acerta Dragon- e Grass-types e permite que Kyogre faça setup contra Zygarde-C e cause OHKO. Alternativamente, Block prende walls fracas, principalmente Eternatus, que normalmente parariam Kyogre, e as transforma em iscas de setup junto a Rest. A distribuição de EVs com uma nature Bold permite que Kyogre enfrente oponentes como Groudon, Zygarde-C e Galarian Darmanitan da melhor forma possível.

Physical attackers fortes como Groudon, Zygarde-C e Zekrom são bons companheiros para Kyogre, já que podem vencer Pokémon irritantes para Kyogre, como Dragon Tail Eternatus, Blissey e Ferrothorn. Em troca, Kyogre pode efetivamente vencer Ho-Oh e Ground-types defensivos, como Zygarde-C e Groudon. Drizzle de Kyogre limita a recovery de Necrozma-DM, permitindo a Xerneas ter uma chance melhor de vencê-lo, ainda com Thunders perfeitamente precisos. Dracovish merece uma menção especial, já que é um dos melhores se não o melhor Pokémon para fazer uso de rain, transformando seu Fishious Rend em um ataque incrivelmente forte. Ferrothorn é outra ótima escolha de parceiro, colocando Spikes para enfraquecer os checks de Kyogre e tirando o item de Eternatus, que é um check de ambos os Pokémon. Em troca, a rain de Kyogre ameniza a fraqueza de Ferrothorn para ataques Fire-type.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Water Spout
move 2: Origin Pulse
move 3: Ice Beam
move 4: Thunder
item: Choice Specs
ability: Drizzle
nature: Modest / Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Specs aumenta o já espetacular Special Attack de Kyogre para níveis inimagináveis. Combinado a rain, seu Water Spout é um dos golpes mais fortes do metagame. Com HP cheio, Kyogre tem uma boa chance de causar 2HKO em Blissey após Stealth Rock e sempre causa 2HKO em Ferrothorn. Origin Pulse permite a Kyogre fazer wallbreak mesmo quando seu HP está baixo mas perde algumas possibilidades de nocaute que Water Spout oferece. Ice Beam permite a Kyogre acertar Dragon- e Grass-types que resistem a seus moves STAB, principalmente Eternatus, que pode ultrapassar Kyogre e recuperar o HP perdido tranquilamente. Thunder tem precisão perfeita com a rain de Kyogre, permitindo-lhe derrotar outros Kyogre e enfraquecer Palkia, além de ter uma boa chance de paralisar o oponente. Uma nature Modest permite a Kyogre causar 2HKO em Ferrothorn e Eternatus após Stealth Rock. Timid sacrifica um pouco de poder para conseguir disputar Speed tie com outros oponentes com 90 de base Speed, como Zekrom. Também é essencial em equipes de Sticky Web para ultrapassar Calyrex-S.

Com Choice Specs como item, Kyogre encaixa melhor em equipes mais ofensivas. Suporte de Sticky Web de Shuckle ou Slurpuff ajuda a compensar a Speed não tão alta de Kyogre, permitindo-lhe ultrapassar Calyrex-S e Pheromosa com nature Timid. Xerneas vence Dragon-types defensivos como Eternatus e Palkia, enquanto Kyogre oferece suporte de rain para ajudar com a precisão de Thunder e limita a recovery de Morning Sun de Necrozma-DM em troca. Fortes physical attackers como Swords Dance Groudon podem vencer Eternatus e Ferrothorn, Pokémon que causam problemas para Kyogre. Kyogre, por sua vez, vence Zygarde-C e Lunala, dois checks comuns de Groudon. Calyrex-I é um bom parceiro, podendo derrotar Eternatus e Zekrom enquanto ajuda a enfraquecer Ferrothorn. Enquanto isso, Kyogre pode remover Ho-Oh e Necrozma-DM de campo. Pokémon que espalham paralysis e atraem Eternatus, como Ho-Oh e Necrozma-DM, são bons parceiros por seu controle de Speed, permitindo a Kyogre usar Water Spout mais tranquilamente.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Water Spout
move 2: Origin Pulse
move 3: Ice Beam
move 4: Thunder
item: Choice Scarf
ability: Drizzle
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Scarf Kyogre é um poderoso revenge killer. Water Spout com boost de Rain é um move muito poderoso que permite a Kyogre causar OHKO em ameaças comuns como Calyrex-S, Dragon Dance Zygarde antes de se transformar e Xerneas sem boosts. Origin Pulse é o melhor move de Kyogre uma vez que esteja muito enfraquecido para utilizar Water Spout, causando 2HKO confiavelmente em Necrozma-DM e Yveltal. Ice Beam acerta Dragon-types como Eternatus ofensivo, Zekrom e Zygarde-C. Thunder lhe permite acertar outros Kyogre e força um Ditto oponente a se prender nele para vencê-lo. Uma nature Timid lhe possibilita ultrapassar Calyrex-S e +1 Zygarde-C.

Choice Scarf Kyogre pode ultrapassar e realizar revenge kill na maior parte do metagame se estiver com HP cheio. Calyrex-S é um ótimo parceiro que pode vencer Eternatus e Blissey, os melhores counters de Kyogre, enquanto Kyogre espanta Yveltal e Tyranitar, que vencem Calyrex-S. Necrozma-DM pode colocar Stealth Rock para Kyogre e derrotar Xerneas, que pode entrar em Kyogre se este estiver preso em um move sem STAB. Ho-Oh pode remover entry hazards com Defog para manter Kyogre com o máximo de HP possível, e também limita as capacidades de Ferrothorn de fazer check a Kyogre. Ele não aprecia a diminuição no dano de Sacred Fire causada pela rain, no entanto. Lunala e Groudon podem vencer Zekrom, um dos checks mais perigosos de Kyogre.

[SET]
name: SubCM
move 1: Substitute
move 2: Calm Mind
move 3: Surf
move 4: Thunder Wave
item: Leftovers
ability: Drizzle
nature: Modest
evs: 252 HP / 140 SpA / 116 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set tem a intenção de fazer setup de Calm Mind no mid-game para dominar a partida. Substitute garante que Kyogre não receba status, já que mantê-lo saudável é importantíssimo para maximizar a longevidade de Kyogre. Também ajuda Kyogre a evitar Leech Seed de Ferrothorn e pode absorver golpes mais fracos como Sunsteel Strike de Necrozma-DM e, após um Calm Mind, Dynamax Cannon de Eternatus. Thunder Wave junto a Calm Mind e Substitute permite a Kyogre vencer oponentes como Eternatus e Blissey, desacelerando-os e impedindo-os de fazer PP stall. Surf é escolhido por ser mais preciso e ter mais PP que Origin Pulse, sendo também mais forte que Scald. Além disso, a chance de burn de Scald é inconveniente já que esse set tem a intenção de paralisar seus oponentes. 116 EVs em Speed garantem que Kyogre ultrapasse Calyrex-S e Choice Scarf Yveltal após paralisá-los. 252 EVs em HP impedem que Blissey quebre seu Substitute com Seismic Toss, e o resto dos EVs são alocados em Special Attack junto a uma nature Modest para dar o máximo de dano possível.

Esse set pune muito bem Ground-types em particular, então, Pokémon que querem que esses sejam derrotados são ótimos parceiros. Dragon Dance Necrozma-DM aprecia ter esse set de Kyogre dando check a Zygarde-C e Groudon e providencia uma resposta a Eternatus em troca. Suporte de cleric de Blissey ou Calyrex-S é apreciado caso Kyogre tenha que trocar em um move de status ou tome burn de Ho-Oh. Xerneas pode vencer Zarude, um Pokémon que não se importa muito com os truques desse set de Kyogre. Enquanto isso, Kyogre tem Drizzle para limitar a recuperação de Necrozma-DM com Morning Sun para que Xerneas faça setup e realize um sweep. Kyogre espalhando paralysis com Thunder Wave permite que wallbreakers mais lentos, como Urshifu-S e Rayquaza, entrem e vençam seus checks ofensivos mais facillmente.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Surf pode ser usado no set de Choice Scarf, sendo mais preciso e tendo mais PP que Origin Pulse, mas a queda de dano é consideravelmente alta. Uma distribuição mais focada em Special Defense com 248 HP / 8 Def / 248 SpD e uma nature Calm garantem que Dynamax Cannon de Eternatus sem investimento não quebre o Substitute de Kyogre, mas faz com que Kyogre fique vulnerável a ataques physical. Sleep Talk pode ser usado no quarto moveslot do set bulky Calm Mind, mas Kyogre não precisa se manter tão ativo para preferi-lo em relação a outras opções. Toxic no set de Calm Mind pode ser usado para vencer Shedinja ou Gastrodon e enfraquecer Blissey, mas não é tão útil no geral quanto as outras opções e faz com que Kyogre seja ainda mais suscetível a Eternatus. Sets de Calm Mind podem usar Roar para tirar Cosmic Power Eternatus e outros Kyogre de campo, mas a coverage costuma ser preferível.

Checks e Counters
====

**Eternatus**: Eternatus consegue aguentar todos os moves Water-type que Kyogre usa contra ele e pode dar phaze em um Kyogre com boosts usando Dragon Tail enquanto ainda é mais rápido. No entanto, ele precisa tomar cuidado com Choice Specs Ice Beam que causa muito dano.

**Blissey**: Blissey derrota todos os sets de Kyogre tranquilamente caso utilize um Utility Umbrella, mas com Stealth Rock em campo, ela pode cair para Water Spout de um Kyogre Modest com bastante HP.

**Pokémon imunes a Water**: Gastrodon e Shedinja param qualquer set de Kyogre, Gastrodon ainda é capaz de remover boosts de Kyogre com Clear Smog enquanto Wonder Guard protege Shedinja de todas as outras opções de Kyogre.

**Electric-types**: Zekrom pode ultrapassar Kyogre sem Choice Scarf e causar-lhe OHKO com Bolt Strike enquanto é imune a Thunder Wave, mas não pode trocar em um Ice Beam por risco de OHKO, e nem em Scald podendo sofrer burn. Regieleki tem Speed suficiente para passar mesmo Kyogre Timid com Choice Scarf e vencê-lo com seus ataques Electric-type.

**Dragon-types Bulky**: Kyurem-W com Utility Umbrella e Palkia podem tomar quaisquer ataques de Kyogre e vencê-lo com seus fortes ataques, mas nenhum deles gosta de ser paralisado.

**Ferrothorn**: Ferrothorn resiste aos ataques Water- e Electric-type de Kyogre, só toma dano neutro de Ice Beam, e pode causar 2HKO em Kyogre com Power Whip ou usar a oportunidade para colocar entry hazards. No entanto, ele deve tomar cuidado uma vez que não pode aguentar dois Water Spouts de um Kyogre com HP alto.

[CREDITS]
- Written by: [[Lasen, 273339]]
- Translated by: [[Natan, 321109]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [Miketw, 510118]]
- Quality checked by: [[Fc, 511624], [Manaphy, 50695]]
 
Last edited:

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
adicionar / remover / comentários

1/2 :blobthumbsup:

[OVERVIEW]

Com um Special Attack excelente de base 150, uma ótima ability em Drizzle e bom bulk, Kyogre permanece como um dos melhores Pokémon do metagame. Drizzle dá aos STABs Water-type poder extra, transformando-o em um wallbreaker ainda mais assustador e dando suporte à sua equipe sempre que Kyogre entra em campo. Enquanto 90 de base Speed não é tão bom, ainda mais para Ubers, Kyogre ainda passa e vence walls comuns com seus fortes golpes, e ultrapassa ameaças ofensivas quando equipado com um Choice Scarf. Mesmo assim, Kyogre tem dificuldades para vencer alguns poderosos Dragon-types que são comuns na tier, como Eternatus e Zekrom, além de alguns Grass-types como Ferrothorn e Zarude, ainda tendo problemas com Blissey. A rain causada por Drizzle também o torna vulnerável a Thunders, que causam muito dano sem que ele possa desviar deles.

[SET]
name: Bulky Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Scald
move 3: Rest
move 4: Ice Beam / Block
item: Leftovers
ability: Drizzle
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]

Esse set foca em utilizar o bulk natural de Kyogre para entrar em vários Pokémon defensivos, como Necrozma-DM, Ho-Oh e Zygarde-C, e usá-los para fazer setup de Calm Mind. Scald é preferível ao invés de Surf por sua chance de burn em respostas comuns como Ferrothorn e Eternatus além de dar algum dano residual. Rest permite a Kyogre manter-se saudável e absorver status, ainda fazendo com que trocar em ataques fracos de oponentes como Necrozma-DM e Eternatus defensivo atrapalhem-no menos no longo termo. Ice Beam acerta entradas Dragon- e Grass-types e permite que Kyogre possa façazer setup contra Zygarde-C e dar-lhe OHKO. Alternativamente, Block prende walls fracas, principalmente Eternatus, que normalmente parariam Kyogre, e as transforma em iscas de setup junto a Rest. A spread distribuição (spread é traduzido) de EVs com uma nature Bold permite que Kyogre enfrente oponentes como Groudon, Zygarde-C e Galarian Darmanitan da melhor forma possível.

Atacantes físicos (physical/special attackers nós mantemos em inglês) Physical attackers fortes como Groudon, Zygarde-C e Zekrom são bons companheiros para Kyogre, já que podem vencer Pokémon irritantes para Kyogre, como Dragon Tail Eternatus, Blissey e Ferrothorn. Em troca, Kyogre pode efetivamente vencer Ho-Oh e Ground-types defensivos, como Zygarde-C e Groudon. Drizzle de Kyogre limita a recuperação recovery de Necrozma-DM, permitindo a Xerneas ter uma chance melhor de vencê-lo, ainda com dando-lhe Thunders perfeitamente precisos. Dracovish merece uma menção especial, já que é um dos melhores se não o melhor Pokémon para fazer uso de rain, transformando seu Fishious Rend em um ataque incrivelmente forte. Ferrothorn é outra ótima escolha de parceiro, colocando Spikes para enfraquecer os checks de Kyogre e tirando o item de Eternatus, que é um check de ambos os Pokémon. Em troca, a rain de Kyogre ameniza a fraqueza de Ferrothorn para ataques Fire-type.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Water Spout
move 2: Origin Pulse
move 3: Ice Beam
move 4: Thunder
item: Choice Specs
ability: Drizzle
nature: Modest / Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Specs aumenta o já espetacular Special Attack de Kyogre para níveis inimagináveis. Combinado a com rain, seu Water Spout é um dos golpes mais fortes do metagame. Com HP cheio, Kyogre tem uma boa chance de dar 2HKO em Blissey após Stealth Rock e sempre causa (só para evitar repetição) 2HKO em Ferrothorn. Origin Pulse permite a Kyogre dar fazer wallbreak mesmo quando seu HP está baixo mas perde algumas possibilidades de nocaute que Water Spout oferece. Ice Beam permite a Kyogre acertar Dragon- e Grass-types que resistem a seus moves STAB, principalmente Eternatus, que pode dar outspeed em ultrapassar Kyogre e recuperar o HP perdido tranquilamente. Thunder tem precisão perfeita com a rain de Kyogre, permitindo-lhe derrotar outros Kyogre e enfraquecer Palkia, além de ter uma boa chance de paralisar o oponente. Uma nature Modest permite a Kyogre dar 2HKO em Ferrothorn e Eternatus após Stealth Rock. Timid sacrifica um pouco de poder para conseguir disputar speedtie Speed tie com outros oponentes com 90 de base Speed, (AV) como Zekrom. Também é essencial em equipes de Sticky Web para ultrapassar Calyrex-S.

Com Choice Specs como item, Kyogre encaixa melhor em equipes mais ofensivas. Suporte de Sticky Web de Shuckle ou Slurpuff ajuda a compensar a Speed não tão alta de Kyogre, permitindo-lhe dar outspeed em ultrapassar Calyrex-S e Pheromosa com nature Timid. Xerneas vence Dragon-types defensivos como Eternatus e Palkia, enquanto Kyogre oferece suporte de rain para ajudar com a precisão de Thunder e limita a recovery de Morning Sun de Necrozma-DM em troca. Fortes physical attackers como Swords Dance Groudon podem vencer Eternatus e Ferrothorn, Pokémon que causam problemas para Kyogre. Kyogre, por sua vez, vence Zygarde-C e Lunala, dois checks comuns de Groudon. Calyrex-I é um bom parceiro, podendo derrotar Eternatus e Zekrom enquanto ajuda a enfraquecer Ferrothorn. Enquanto isso, Kyogre pode remover Ho-Oh e Necrozma-DM de campo. Pokémon que espalham paralysis e atraem Eternatus, (AV) como Ho-Oh e Necrozma-DM, (AV) são bons parceiros por seu controle de Speed speed control, permitindo a Kyogre usar Water Spout mais tranquilamente.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Water Spout
move 2: Origin Pulse
move 3: Ice Beam
move 4: Thunder
item: Choice Scarf
ability: Drizzle
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Scarf Kyogre é um poderoso revenge killer. Water Spout com boost de Rain é um move muito poderoso que permite a Kyogre dar OHKO em ameaças comuns como Calyrex-S, Dragon Dance Zygarde antes de se transformar e Xerneas sem boosts. Origin Pulse é o melhor move de Kyogre uma vez que esteja muito enfraquecido para utilizar Water Spout, dando 2HKO confiavelmente em Necrozma-DM e Yveltal. Ice Beam acerta Dragon-types como Eternatus ofensivo, Zekrom e Zygarde-C. Thunder lhe permite acertar outros Kyogre e força um Ditto oponente a se prender nele para vencê-lo. Uma nature Timid lhe possibilita ultrapassar que Calyrex-S e +1 Zygarde-C.

Choice Scarf Kyogre pode dar outspeed (outspeed é traduzido) ultrapassar e dar revenge kill na maior parte do metagame se estiver com HP cheio. Calyrex-S é um ótimo parceiro que pode vencer Eternatus e Blissey, os melhores counters de Kyogre, enquanto Kyogre espanta Yveltal e Tyranitar, que vencem Calyrex-S. Necrozma-DM pode colocar Stealth Rock para Kyogre e derrotar Xerneas, que pode entrar em Kyogre se este estiver preso em um move sem STAB. Ho-Oh pode remover entry hazards com Defog para manter Kyogre com o máximo de HP possível, e também limita as capacidades de Ferrothorn de dar check a Kyogre. Ele não aprecia a diminuição no dano de Sacred Fire causada pela rain, no entanto. Lunala e Groudon podem vencer Zekrom, um dos checks mais periogos de Kyogre.

[SET]
name: SubCM
move 1: Substitute
move 2: Calm Mind
move 3: Surf
move 4: Thunder Wave
item: Leftovers
ability: Drizzle
nature: Modest
evs: 252 HP / 140 SpA / 116 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set tem a intenção de fazer setup de Calm Mind no mid-game para dominar a partida. Substitute garante que Kyogre não receba status, já que mantê-lo saudável é importantíssimo para maximizar a longevidade de Kyogre. Também ajuda Kyogre a evitar Leech Seed de Ferrothorn e pode absorver golpes mais fracos como Sunsteel Strike de Necrozma-DM e, após um Calm Mind, Dynamax Cannon de Eternatus. Thunder Wave junto a Calm Mind e Substitute permite a Kyogre vencer oponentes como Eternatus e Blissey, desacelerando-os e impedindo-os de fazer PP stall. Surf é escolhido por ser mais preciso e ter mais PP que Origin Pulse enquanto sendo mais forte que Scald. Além disso, a chance de burn de Scald é inconveniente já que esse set tem a intenção de paralisar seus oponentes. 116 EVs em Speed garantem que Kyogre ultrapasse Calyrex-S e Choice Scarf Yveltal após paralisá-los. 252 EVs em HP impedem que Blissey quebre seu Substitute com Seismic Toss, e o resto dos EVs são alocados em Special Attack junto a uma nature Modest para dar o máximo de dano possível.

Esse set pune muito bem Ground-types em particular, então, (AV) Pokémon que querem que esses sejam derrotados são ótimos parceiros teammates. Dragon Dance Necrozma-DM aprecia ter esse set de Kyogre dando check a Zygarde-C e Groudon e providencia uma resposta a Eternatus em troca. Suporte de cleric de Blissey ou Calyrex-S é apreciado caso Kyogre tenha que trocar em um move de status ou tome burn de Ho-Oh. Xerneas pode vencer Zarude, um Pokémon que não se importa muito com os truques desse set de Kyogre. Enquanto isso, Kyogre tem Drizzle para limitar a recuperação de Necrozma-DM com Morning Sun para que Xerneas faça setup e realize um sweep. Kyogre espalhando paralysis com Thunder Wave permite que wallbreakers mais lentos, (AV) como Urshifu-S e Rayquaza, (AV) entrem e vençam seus checks ofensivos mais facillmente.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Surf pode ser usado no set de Choice Scarf, sendo mais preciso e tendo mais PP que Origin Pulse, mas a queda de dano é consideravelmente alta. Uma spread distribuição com mais focada em Special Defense com 248 HP / 8 Def / 248 SpD e uma nature Calm garante que Dynamax Cannon de Eternatus sem investimento não quebre o Substitute de Kyogre, mas faz com que Kyogre fique vulnerável a ataques physical físicos. Sleep Talk pode ser usado no quarto moveslot do set bulky Calm Mind, mas Kyogre não precisa se manter tão ativo para preferi-lo em relação a outras opções. Toxic no set de Calm Mind pode ser usado para vencer Shedinja ou Gastrodon e enfraquecer Blissey, mas não é tão útil no geral quanto as outras opções e faz com que Kyogre seja ainda mais suscetível a Eternatus. Sets de Calm Mind podem usar Roar para tirar Cosmic Power Eternatus e outros Kyogre de campo, mas a coverage costuma ser preferível.. (RP)

Checks e Counters
====

**Eternatus**: Eternatus consegue aguentar todos os moves Water-type que Kyogre usa contra ele e pode dar phaze em um Kyogre com boosts usando Dragon Tail enquanto ainda é mais rápido. No entanto, ele precisa tomar cuidado com Choice Specs Ice Beam que causa muito dano.

**Blissey**: Blissey derrota todos os sets de Kyogre tranquilamente caso utilize um Utility Umbrella Ubmrella, mas com Stealth Rock em campo, ela pode cair para Water Spout de um Kyogre Modest com bastante HP.

**Pokémon imunes a Water**: Gastrodon e Shedinja param qualquer set de Kyogre, Gastrodon ainda é capaz de remover boosts de Kyogre com Clear Smog enquanto Wonder Guard protege Shedinja de todas as outras opções de Kyogre.

**Electric-types**: Zekrom pode ultrapassar Kyogre sem Choice Scarf e causar-lhe OHKO com Bolt Strike enquanto é imune a Thunder Wave, mas não pode trocar em um Ice Beam por risco de OHKO nem em Scald podendo sofrer burn. Regieleki tem Speed o suficiente para passar mesmo Kyogre Timid com Choice Scarf e vencê-lo com seus ataques Electric-type.

**Bulky Dragon-types Bulky**: Kyurem-W com Utility Umbrella e Palkia podem tomar quaisquer ataques de Kyogre e vencê-lo com seus fortes ataques, mas nenhum deles gosta de ser paralisado.

**Ferrothorn**: Ferrothorn resiste aos ataques Water- e Electric-type de Kyogre, só toma dano neutro de Ice Beam, e pode dar 2HKO em Kyogre com Power Whip ou usar a oportunidade para colocar entry hazards. No entanto, ele deve tomar cuidado uma vez que não pode aguentar dois Water Spouts de um Kyogre com HP alto.

[CREDITS]
- Written by: [[Lasen, 273339]]
- Translated by: [[Natan, 321109]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [nome, id]]
- Quality checked by: [[Fc, 511624], [Manaphy, 50695]]
 

Miketw

So, goodbye yellow brick road...
is a Top Social Media Contributor Alumnus
Hold up! Estarei corrigindo sua tradução, espero que leia os comentários e em caso de dúvidas não deixe de me contatar.

Adicionar | Remover | Comentários/Sugestões
AV: Adicionar vírgula


[OVERVIEW]

Com um Special Attack excelente de base 150, uma ótima ability em Drizzle e bom bulk, Kyogre permanece como um dos melhores Pokémon do metagame. Drizzle dá aos STABs Water-type poder extra, transformando-o em um wallbreaker ainda mais assustador e dando suporte à sua equipe sempre que Kyogre entra em campo. Enquanto 90 de base Speed não é tão bom, ainda mais para Ubers, Kyogre ainda passa e vence walls comuns com seus fortes golpes, e ultrapassa ameaças ofensivas quando equipado com um Choice Scarf. Mesmo assim, Kyogre tem dificuldades para vencer alguns poderosos Dragon-types que são comuns na tier, como Eternatus e Zekrom, além de alguns Grass-types como Ferrothorn e Zarude, ainda tendo problemas com Blissey. A rain causada por Drizzle também o torna vulnerável a Thunders, que causam muito dano sem que ele possa desviar deles.

[SET]
name: Bulky Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Scald
move 3: Rest
move 4: Ice Beam / Block
item: Leftovers
ability: Drizzle
nature: Bold
evs: 252 HP / 252 Def / 4 SpD

[SET COMMENTS]

Esse set foca em utilizar o bulk natural de Kyogre para entrar em vários Pokémon defensivos, como Necrozma-DM, Ho-Oh e Zygarde-C, e usá-los para fazer setup de Calm Mind. Scald é preferível ao invés de Surf por sua chance de burn em respostas comuns como Ferrothorn e Eternatus,(AV) além de dar causar algum dano residual. Rest permite a Kyogre manter-se saudável e absorver status, ainda fazendo com que trocar em ataques fracos de oponentes como Necrozma-DM e Eternatus defensivo atrapalhem-no menos no longo termo. Ice Beam acerta Dragon- e Grass-types e permite que Kyogre faça setup contra Zygarde-C e dar-lhe cause OHKO. Alternativamente, Block prende walls fracas, principalmente Eternatus, que normalmente parariam Kyogre, e as transforma em iscas de setup junto a Rest. A distribuição de EVs com uma nature Bold permite que Kyogre enfrente oponentes como Groudon, Zygarde-C e Galarian Darmanitan da melhor forma possível.

Physical attackers fortes como Groudon, Zygarde-C e Zekrom são bons companheiros para Kyogre, já que podem vencer Pokémon irritantes para Kyogre, como Dragon Tail Eternatus, Blissey e Ferrothorn. Em troca, Kyogre pode efetivamente vencer Ho-Oh e Ground-types defensivos, como Zygarde-C e Groudon. Drizzle de Kyogre limita a recovery de Necrozma-DM, permitindo a Xerneas ter uma chance melhor de vencê-lo, ainda com Thunders perfeitamente precisos. Dracovish merece uma menção especial, já que é um dos melhores se não o melhor Pokémon para fazer uso de rain, transformando seu Fishious Rend em um ataque incrivelmente forte. Ferrothorn é outra ótima escolha de parceiro, colocando Spikes para enfraquecer os checks de Kyogre e tirando o item de Eternatus, que é um check de ambos os Pokémon. Em troca, a rain de Kyogre ameniza a fraqueza de Ferrothorn para ataques Fire-type.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Water Spout
move 2: Origin Pulse
move 3: Ice Beam
move 4: Thunder
item: Choice Specs
ability: Drizzle
nature: Modest / Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Specs aumenta o já espetacular Special Attack de Kyogre para níveis inimagináveis. Combinado a rain, seu Water Spout é um dos golpes mais fortes do metagame. Com HP cheio, Kyogre tem uma boa chance de dar causar 2HKO em Blissey após Stealth Rock e sempre causa 2HKO em Ferrothorn. Origin Pulse permite a Kyogre fazer wallbreak mesmo quando seu HP está baixo mas perde algumas possibilidades de nocaute que Water Spout oferece. Ice Beam permite a Kyogre acertar Dragon- e Grass-types que resistem a seus moves STAB, principalmente Eternatus, que pode ultrapassar Kyogre e recuperar o HP perdido tranquilamente. Thunder tem precisão perfeita com a rain de Kyogre, permitindo-lhe derrotar outros Kyogre e enfraquecer Palkia, além de ter uma boa chance de paralisar o oponente. Uma nature Modest permite a Kyogre dar causar 2HKO em Ferrothorn e Eternatus após Stealth Rock. Timid sacrifica um pouco de poder para conseguir disputar Speed tie com outros oponentes com 90 de base Speed, como Zekrom. Também é essencial em equipes de Sticky Web para ultrapassar Calyrex-S.

Com Choice Specs como item, Kyogre encaixa melhor em equipes mais ofensivas. Suporte de Sticky Web de Shuckle ou Slurpuff ajuda a compensar a Speed não tão alta de Kyogre, permitindo-lhe ultrapassar Calyrex-S e Pheromosa com nature Timid. Xerneas vence Dragon-types defensivos como Eternatus e Palkia, enquanto Kyogre oferece suporte de rain para ajudar com a precisão de Thunder e limita a recovery de Morning Sun de Necrozma-DM em troca. Fortes physical attackers como Swords Dance Groudon podem vencer Eternatus e Ferrothorn, Pokémon que causam problemas para Kyogre. Kyogre, por sua vez, vence Zygarde-C e Lunala, dois checks comuns de Groudon. Calyrex-I é um bom parceiro, podendo derrotar Eternatus e Zekrom enquanto ajuda a enfraquecer Ferrothorn. Enquanto isso, Kyogre pode remover Ho-Oh e Necrozma-DM de campo. Pokémon que espalham paralysis e atraem Eternatus, como Ho-Oh e Necrozma-DM, são bons parceiros por seu controle de Speed, permitindo a Kyogre usar Water Spout mais tranquilamente.

[SET]
name: Choice Scarf
move 1: Water Spout
move 2: Origin Pulse
move 3: Ice Beam
move 4: Thunder
item: Choice Scarf
ability: Drizzle
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Choice Scarf Kyogre é um poderoso revenge killer. Water Spout com boost de Rain é um move muito poderoso que permite a Kyogre dar causar OHKO em ameaças comuns como Calyrex-S, Dragon Dance Zygarde antes de se transformar e Xerneas sem boosts. Origin Pulse é o melhor move de Kyogre uma vez que esteja muito enfraquecido para utilizar Water Spout, dando causando 2HKO confiavelmente em Necrozma-DM e Yveltal. Ice Beam acerta Dragon-types como Eternatus ofensivo, Zekrom e Zygarde-C. Thunder lhe permite acertar outros Kyogre e força um Ditto oponente a se prender nele para vencê-lo. Uma nature Timid lhe possibilita ultrapassar que Calyrex-S e +1 Zygarde-C.

Choice Scarf Kyogre pode ultrapassar e dar realizar revenge kill na maior parte do metagame se estiver com HP cheio. Calyrex-S é um ótimo parceiro que pode vencer Eternatus e Blissey, os melhores counters de Kyogre, enquanto Kyogre espanta Yveltal e Tyranitar, que vencem Calyrex-S. Necrozma-DM pode colocar Stealth Rock para Kyogre e derrotar Xerneas, que pode entrar em Kyogre se este estiver preso em um move sem STAB. Ho-Oh pode remover entry hazards com Defog para manter Kyogre com o máximo de HP possível, e também limita as capacidades de Ferrothorn de dar fazer check a Kyogre. Ele não aprecia a diminuição no dano de Sacred Fire causada pela rain, no entanto. Lunala e Groudon podem vencer Zekrom, um dos checks mais periogos perigosos de Kyogre.

[SET]
name: SubCM
move 1: Substitute
move 2: Calm Mind
move 3: Surf
move 4: Thunder Wave
item: Leftovers
ability: Drizzle
nature: Modest
evs: 252 HP / 140 SpA / 116 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set tem a intenção de fazer setup de Calm Mind no mid-game para dominar a partida. Substitute garante que Kyogre não receba status, já que mantê-lo saudável é importantíssimo para maximizar a longevidade de Kyogre. Também ajuda Kyogre a evitar Leech Seed de Ferrothorn e pode absorver golpes mais fracos como Sunsteel Strike de Necrozma-DM e, após um Calm Mind, Dynamax Cannon de Eternatus. Thunder Wave junto a Calm Mind e Substitute permite a Kyogre vencer oponentes como Eternatus e Blissey, desacelerando-os e impedindo-os de fazer PP stall. Surf é escolhido por ser mais preciso e ter mais PP que Origin Pulse,(AV) sendo também mais forte que Scald. Além disso, a chance de burn de Scald é inconveniente já que esse set tem a intenção de paralisar seus oponentes. 116 EVs em Speed garantem que Kyogre ultrapasse Calyrex-S e Choice Scarf Yveltal após paralisá-los. 252 EVs em HP impedem que Blissey quebre seu Substitute com Seismic Toss, e o resto dos EVs são alocados em Special Attack junto a uma nature Modest para dar o máximo de dano possível.

Esse set pune muito bem Ground-types em particular, então, Pokémon que querem que esses sejam derrotados são ótimos parceiros. Dragon Dance Necrozma-DM aprecia ter esse set de Kyogre dando check a Zygarde-C e Groudon e providencia uma resposta a Eternatus em troca. Suporte de cleric de Blissey ou Calyrex-S é apreciado caso Kyogre tenha que trocar em um move de status ou tome burn de Ho-Oh. Xerneas pode vencer Zarude, um Pokémon que não se importa muito com os truques desse set de Kyogre. Enquanto isso, Kyogre tem Drizzle para limitar a recuperação de Necrozma-DM com Morning Sun para que Xerneas faça setup e realize um sweep. Kyogre espalhando paralysis com Thunder Wave permite que wallbreakers mais lentos, como Urshifu-S e Rayquaza, entrem e vençam seus checks ofensivos mais facillmente.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Surf pode ser usado no set de Choice Scarf, sendo mais preciso e tendo mais PP que Origin Pulse, mas a queda de dano é consideravelmente alta. Uma distribuição mais focada em Special Defense com 248 HP / 8 Def / 248 SpD e uma nature Calm garantem que Dynamax Cannon de Eternatus sem investimento não quebre o Substitute de Kyogre, mas faz com que Kyogre fique vulnerável a ataques physical. Sleep Talk pode ser usado no quarto moveslot do set bulky Calm Mind, mas Kyogre não precisa se manter tão ativo para preferi-lo em relação a outras opções. Toxic no set de Calm Mind pode ser usado para vencer Shedinja ou Gastrodon e enfraquecer Blissey, mas não é tão útil no geral quanto as outras opções e faz com que Kyogre seja ainda mais suscetível a Eternatus. Sets de Calm Mind podem usar Roar para tirar Cosmic Power Eternatus e outros Kyogre de campo, mas a coverage costuma ser preferível.

Checks e Counters
====

**Eternatus**: Eternatus consegue aguentar todos os moves Water-type que Kyogre usa contra ele e pode dar phaze em um Kyogre com boosts usando Dragon Tail enquanto ainda é mais rápido. No entanto, ele precisa tomar cuidado com Choice Specs Ice Beam que causa muito dano.

**Blissey**: Blissey derrota todos os sets de Kyogre tranquilamente caso utilize um Utility Umbrella, mas com Stealth Rock em campo, ela pode cair para Water Spout de um Kyogre Modest com bastante HP.

**Pokémon imunes a Water**: Gastrodon e Shedinja param qualquer set de Kyogre, Gastrodon ainda é capaz de remover boosts de Kyogre com Clear Smog enquanto Wonder Guard protege Shedinja de todas as outras opções de Kyogre.

**Electric-types**: Zekrom pode ultrapassar Kyogre sem Choice Scarf e causar-lhe OHKO com Bolt Strike enquanto é imune a Thunder Wave, mas não pode trocar em um Ice Beam por risco de OHKO,(AV) e nem em Scald podendo sofrer burn. Regieleki tem Speed suficiente para passar mesmo Kyogre Timid com Choice Scarf e vencê-lo com seus ataques Electric-type.

**Dragon-types Bulky**: Kyurem-W com Utility Umbrella e Palkia podem tomar quaisquer ataques de Kyogre e vencê-lo com seus fortes ataques, mas nenhum deles gosta de ser paralisado.

**Ferrothorn**: Ferrothorn resiste aos ataques Water- e Electric-type de Kyogre, só toma dano neutro de Ice Beam, e pode dar causar 2HKO em Kyogre com Power Whip ou usar a oportunidade para colocar entry hazards. No entanto, ele deve tomar cuidado uma vez que não pode aguentar dois Water Spouts de um Kyogre com HP alto.

[CREDITS]
- Written by: [[Lasen, 273339]]
- Translated by: [[Natan, 321109]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [Miketw, 510118]]
- Quality checked by: [[Fc, 511624], [Manaphy, 50695]]

1. Devo dizer, foi uma excelente tradução, está de parabéns! Encontrei alguns erros, peço só que tome cuidado na correção para achar eles. De qualquer forma, o mérito da qualidade desta tradução está em suas mãos totalmente. Parabéns também ao outro GPer pelo excelente trabalho.
2. Agradecemos sua contribuição, sua ajuda é de extrema importância para o projeto.
3. Se tiver alguma dúvida ou sugestão/crítica, basta me chamar.
4. Agradeço pela leitura e atenção, let's rise.

Att.
Miketw
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top