Monotype Jirachi (Steel)

woo

The Neymar of Pet Mods
is a Pre-Contributor
[OVERVIEW]

Steel
========

Jirachi é o special attacker primário para times Steel por possuir diversas opções de coverage, com moves como Psyshock, Moonblast, Thunderbolt e Energy Ball, que ajudam em matchups contra Poison, Dragon, Flying, Water e Ground. Jirachi também possui uma boa Speed tier, permitindo-lhe ultrapassar e nocautear ameaças como Urshifu-R, Nidoking e Hydreigon. Além disso, seu bulk decente e neutralidade a moves Fighting-type permite a Jirachi levar alguns ataques e ser uma boa resposta para Tapu Lele. No entanto, o seu Special Attack é um pouco ruim, não conseguindo causar OHKO em Pokémon mais bulky, como Kyurem, Hippowdon e Toxapex. Por causa disso, Jirachi precisa de suporte de wallbreakers, como Bisharp e Melmetal, para remover Pokémon com alta Special Defense, como Slowking-G e Pokémon que resistem a seus ataques, como Heatran.

[SET]
name: Choice Specs (Steel)
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Thunder / Thunderbolt
move 4: Energy Ball
item: Choice Specs
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
shiny: Yes


[SET COMMENTS]
Psyshock auxilia Jirachi a causar dano considerável a Pokémon com alta Special Defense, como Slowking-G e Blissey. Moonblast lida com Dark- e Dragon-types, como Hydreigon, Krookodile e Kommo-o. Thunder é usado para causar OHKO a Mantine e 2HKO em Slowking e Celesteela focados em Special Defense, também tendo uma grande chance de paralisar a switch-in do oponente graças a Serene Grace. Thunderbolt é usado pela melhor accuracy, com o custo de causar menos dano e ter menor chance de espalhar paralysis. Energy Ball ajuda Jirachi a quebrar times Water e Ground, ameaçando Swampert, Gastrodon e Seismitoad. A nature Timid deixa Jirachi ultrapassar Kyurem, Urshifu-R, Hydreigon e Nidoking.

Parceiros como Skarmory e Ferrothorn, que colocam entry hazards para causar dano residual no time do oponente, são excelentes companheiros
[OVERVIEW]

Steel
========

Jirachi é o special attacker primário para times Steel por possuir diversas opções de coverage, com moves como Psyshock, Moonblast, Thunderbolt e Energy Ball, que ajudam em matchups contra Poison, Dragon, Flying, Water e Ground. Jirachi também possui uma boa Speed tier, permitindo-lhe ultrapassar e nocautear ameaças como Urshifu-R, Nidoking e Hydreigon. Além disso, seu bulk decente e neutralidade a moves Fighting-type permitem a Jirachi levar alguns ataques e ser uma boa resposta para Tapu Lele. No entanto, o seu Special Attack é um pouco ruim, não conseguindo causar OHKO em Pokémon mais bulky, como Kyurem, Hippowdon e Toxapex. Por causa disso, Jirachi precisa de suporte de wallbreakers, como Bisharp e Melmetal, para remover Pokémon com alta Special Defense, como Galarian Slowking e Pokémon que resistem a seus ataques, como Heatran.

[SET]
name: Choice Specs (Steel)
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Thunder / Thunderbolt
move 4: Energy Ball
item: Choice Specs
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
shiny: Yes


[SET COMMENTS]
Psyshock auxilia Jirachi a causar dano considerável a Pokémon com alta Special Defense, como Galarian Slowking e Blissey. Moonblast lida com Dark- e Dragon-types, como Hydreigon, Krookodile e Kommo-o. Thunder é usado para causar OHKO a Mantine e 2HKO em Slowking e Celesteela focados em Special Defense, também tendo uma grande chance de paralisar a switch-in do oponente graças a Serene Grace. Thunderbolt é usado pela melhor accuracy, com o custo de causar menos dano e ter menor chance de espalhar paralysis. Energy Ball ajuda Jirachi a quebrar times Water e Ground, ameaçando Swampert, Gastrodon e Seismitoad. A nature Timid deixa Jirachi ultrapassar Kyurem, Urshifu-R, Hydreigon e Nidoking.

Parceiros como Skarmory e Ferrothorn, que colocam entry hazards para causar dano residual no time do oponente, são excelentes companheiros para Jirachi. Skarmory fornece uma imunidade a Ground, dá check a physical attackers rápidos, como Terrakion, e consegue fazer phaze em sweepers physical que utilizam setup, como Belly Drum Azumarill usando Whirlwind. Por outro lado, Corviknight pode ser usado no lugar de Skarmory, pois Corviknight permite a Jirachi entrar com segurança via U-turn lento e também faz check com Brave Bird a Fighting-types. Celesteela também pode ser o parceiro com imunidade a Ground, pois Celesteela consegue ameaçar Steel-types que fazem wall a Jirachi, como Ferrothorn, com Flamethrower. Ferrothorn faz check a Ground- e Water-types, como Excadrill, Landorus-T, Barraskewda e fornece recovery passiva com Leech Seed. Heatran fornece uma imunidade a moves Fire-type e espalha Toxic para desgastar Pokémon defensivos, como Rotom-W e Slowbro. Heatran também pode fazer phaze a setup sweepers focados em Special Attack, como Moltres-G e Hydreigon com Roar, e também consegue aguentar a maioria dos ataques special usados contra Jirachi. Aegislash aprecia Jirachi removendo Poison-types e o auxilia em matchups contra Flying- e Water-types enfraquecendo o time do oponente com Toxic. Excadrill fornece uma imunidade a Electric e consegue ameaçar Fire- e Steel-types, como Victini, Volcanion e Heatran com um set Choice Scarf. Bisharp forma um bom core ofensivo com Jirachi, ameaçando Ghost- e Psychic-types, como Aegislash e Victini, com Sucker Punch, enquanto Jirachi ajuda Bisharp a fazer sweep removendo Fighting- e Dark-types como Urshifu-R e Hydreigon. Bisharp e Excadrill também tiram vantagem da capacidade de wallbreak de Jirachi para finalizar o time inimigo no late-game quando Pokémon bulky, como Amoonguss e Toxapex já foram enfraquecidos ou removidos. Melmetal pode abrir buracos no time oponente no early-game e tem o bulk necessário para remover Pokémon problemáticos, como Cinderace, Azumarill e Tyranitar.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Steel
--------

Aura Sphere pode ser usado no lugar de Energy Ball para atingir Ferrothorn, Magnezone, Heatran e Tyranitar, que tomam dano insignificante desse set; contudo, times Steel podem fazer scout e punir Jirachi ao fazer switch in para Aegislash, Celesteela ou Corviknight. Um set de Calm Mind com Moonblast, Psyshock e Thunderbolt faz Jirachi ser um bom wallbreaker e uma condição de vitória contra times Poison. No entanto, Jirachi raramente encontra uma situação para fazer setup em outros matchups. Trick pode ser usado com Choice Specs para inutilizar Pokémon focados em Special Defense como Chansey, Slowking e Galarian Slowking, mas perder um move de coverage é prejudicial para a efetividade de Jirachi. Um set com Choice Scarf e Healing Wish também pode ser usado para ameaçar times Fighting e Dragon, mas este set falha em causar dano importante devido ao Special Attack medíocre de Jirachi.

Checks e Counters
===================

Steel
--------

**Walls Special**: Pokémon com alta Special Defense, como Chansey, tomam pouco dano dos ataques de Jirachi, conseguindo também forçar Jirachi a sair de campo com paralysis ou Seismic Toss, no caso de Chansey. Tyranitar também consegue usar moves de set up na frente de Jirachi e ameaçar um sweep a times Steel a não ser que Jirachi carregue Aura Sphere.

**Revenge Killers**: Pokémon mais rápidos, como Choice Band Weavile, Choice Scarf Landorus-T, Blacephalon, Cinderace e Garchomp, conseguem ultrapassar Jirachi e causar OHKO com um move super efetivo.

**Steel-types**: Steel-types, como Ferrothorn, Bisharp, Heatran e Aegislash resistem aos STABs de Jirachi e a maioria de seus moves de coverage, podendo punir Jirachi ao colocar mais entry hazards, ou colocando times Steel em uma má situação.

**Paralysis**: Paralysis corta a Speed de Jirachi ao meio, o que reduz sua habilidade de ameaçar a maioria dos times ofensivos como Water, Flying e Dragon.

[CREDITS]
- Written by: [[Neko, 542526]]
- Translated by: [[Moretto, 528751]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121]], [[Miketw, 510118]]
- Quality checked by: [[roxiee, 481576], [Felines, 290520]]
 
Last edited:

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
Este é um Am check que receberá uma read de um dos membros da equipe de GP.
Adicionar
Remover
(RV: remover vírgula)
(AV: adicionar vírgula)
Sugestão
Comentários


original: https://www.smogon.com/forums/threads/jirachi-steel-qc-2-2-gp-1-2.3692740/ (sempre coloque o link do original para facilitar o GP)
como é uma análise completa, precisa de 2 GPs. Mude o título da thread.

A maioria dos erros estão relacionados ao não conhecimento do léxico das traduções (isso você pega com o tempo, tenta traduzir alguns spotlights que irá ajudá-lo muito!) e ao uso da vírgula. Se tiver dúvidas, pergunte no Discord.

Edit 15/11: a análise recebeu um segundo GP e algumas coisas foram alteradas, nada muito relevante mas vou alterar aqui também.

[OVERVIEW]

Steel
========

Jirachi é o atacante special attacker primário ( special e physical attackers são mantidos em inglês) para times Steel-type com sua enorme quantidade de por possuir diversas opções de coverage, com moves como Psyshock, Moonblast, Thunderbolt e Energy Ball, que ajudam em matchups contra Poison, Dragon, Flying, Water e Ground-types. Jirachi também possui uma boa Speed tier, que faz Jirachi capaz de dar outspeed permitindo-lhe ultrapassar e nocautear dar OHKO em ameaças como Urshifu-R, Nidoking, (RV) e Hydreigon. Além disso, sua seu bulk decente e neutralidade a moves Fighting-type faz Jirachi capaz de permite a Jirachi ser atingido em um aperto e ser bom contra Tapu Lele levar alguns ataques e ser uma boa resposta para Tapu Lele. No entanto, o seu Special Attack é um pouco ruim, pois Jirachi falha a dar não conseguindo causar OHKO em Pokémon mais bulky, como Kyurem, Hippowdon, (RV) ("e" tem sentido aditivo, portanto não precisa colocar "," mais "e" quando citar exemplos) e Toxapex. Por causa disso, Jirachi precisa de suporte de wallbreakers (AV) como Bisharp e Melmetal (AV) para remover Pokémon com alta Special Defense, como Slowking-G e pPokémon (Pokémon fica em maiúsculo) que resistem a seus ataques (AV) como Heatran.

[SET]
name: Choice Specs (Steel)
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Thunder / Thunderbolt
move 4: Energy Ball
item: Choice Specs
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
shiny: Yes


[SET COMMENTS]
Um move STAB Psychic-type dá causa OHKO em ameaças (AV) como Nidoking e Urshifu-R. (Removido do original) Psyshock ajuda auxilia (evita repetição, fica a seu critério aderir nos próximos parágrafos também.) Jirachi a dar causar dano significante considerável a (causa dano a algo (pokémon), não em algo) Pokémon com alta Special Defense, como Slowking-G e Blissey. Moonblast lida com Dark- e Dragon-types (AV) como Hydreigon, Krookodile, (RV) e Kommo-o. Thunder é usado para dar causar OHKO em a Mantine, (RV) e dar 2HKO em Slowking e Celesteela specially defensive focados em Special Defense, enquanto (enquanto e também fica um pouco redundante na minha opinião) também tendo uma grande chance de paralisar a switch-in do oponente com graças a ( Serene Grace aumenta a chance, não causa a paralysis) Serene Grace. Thunderbolt é usado por pela melhor accuracy, pelo com o custo de perder damage causar menos dano e ter menor chance de espalhar paralysis. Energy Ball ajuda Jirachi a quebrar times Water- e Ground (AV)-type ameaçando Swampert, Gastrodon, (RV) e Seismitoad. Choice Specs é usado para aumentar o Special Attack medíocre de Jirachi, enquanto (também removido do original) a A nature Timid deixa Jirachi fazer outspeed a ultrapassar (outspeed é traduzido) Kyurem, Urshifu-R, Hydreigon e Nidoking.

Teammates Parceiros (pode traduzir para parceiros ou companheiros, seu critério.) como Skarmory e Ferrothorn, que colocam entry hazards para dar causar chip dano residual (chip damage é traduzido) no time do oponente, são parceiros excelentes companheiros para a (esse "a" dá a entender que Jirachi é feminino, por isso removi) Jirachi. Skarmory fornece uma imunidade a Ground, faz (é sempre faz check, faz wall etc, nunca dá wall) check a atacantes físicos physical attackers (physical attackers é mantido em inglês) rápidos (AV) como Terrakion, e consegue dar fazer phaze em sweepers físicos physical que utilizam setup, como Belly Drum Azumarill (AV) usando Whirlwind. Alternativamente Por outro lado (flui melhor), Corviknight pode ser usado no lugar de Skarmory, pois Corviknight permite (permite precisa de preposição pois permite a alguém) a Jirachi a entrar seguramente com segurança via com um U-turn lento e também faz check com Brave Bird a Fighting-types com Brave Bird. Celesteela também pode ser o parceiro com imunidade a Ground-types (imunidade a ataques Ground, não a Ground-types em si), pois Celesteela consegue ameaçar Steel-types que ameaçam fazem wall a Jirachi (AV) como Ferrothorn (AV) com Flamethrower. Ferrothorn faz check a Ground- e Water-types (AV) como Excadrill, Landorus-T (AV) Barraskewda, (RV) e fornece recovery passiva com Leech Seed. Heatran fornece uma imunidade a moves Fire-type e espalha Toxic para dar chip (chip traduzimos para desgastar, enfraquecer, ou no caso de chip damage, dano residual) desgastar em Pokémon defensivos (AV) como Rotom-W e Slowbro. Heatran também pode dar fazer phaze em a setup sweepers especiais (acredito que também possa ser "setup sweepers special". Você também pode omitir o Special, pois phaze tira de campo tanto sweepers físicos quanto especiais) focados em Special Attack (AV) como Moltres-G e Hydreigon (AV) com Roar e também consegue levar a maioria dos ataques special usados contra Jirachi. Aegislash aprecia Jirachi removendo Poison-types e o auxilia em matchups contra Flying- e Water-types suavizando enfraquecendo o time do oponente com Toxic. Excadrill fornece uma imunidade a Electric e consegue ameaçar Fire- e Steel-types (AV) como Victini, Volcanion e Heatran (AV) com um set de Choice Scarf. Bisharp forma um bom core ofensivo com Jirachi, ameaçando Ghost- e Psychic-types (AV) como Aegislash e Victini (AV) com Sucker Punch, enquanto e Jirachi ajuda Bisharp a fazer um ( "um" aqui dá ideia de 1 sweep, 2 sweeps etc, por isso removi) sweep removendo Fighting- e Dark-types (AV) como Urshifu-R e Hydreigon. Bisharp e Excadrill também tiram vantagem do poder da capacidade de wallbreaking de Jirachi para limpar finalizar o time inimigo no late-game quando Pokémon bulky (AV) como Amoonguss e Toxapex levaram foram enfraquecidos chip suficiente ou foram removidos. Melmetal pode abrir buracos no time oponente no early-game e tem a o (bulk fica no masculino) bulk necessáriao para acabar remover com (no original está "remove") Pokémon problemáticos, como Cinderace, Azumarill, (RV) e Tyranitar.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Steel
--------

Aura Sphere pode ser usado no lugar de Energy Ball para dar dano atingir em Ferrothorn, Magnezone, Heatran, (RV) e Tyranitar, que tomam dano insignificante desse set sem Aura Sphere; (ponto e vírgula você continua a frase com letra minúscula) Ccontudo, times Steel-type podem fazer scout e punir Jirachi ao fazer switch in trocando para Aegislash, Celesteela, (RV) ou Corviknight. Um set de Calm Mind com Moonblast, Psyshock e Thunderbolt faz Jirachi ser um bom wallbreaker e uma wincon condição de vitória (traduzido) contra times Poison. No entanto, Jirachi raramente encontra uma situação para fazer set up setup em outros matchups. Trick pode ser usado com Choice Specs para inutilizar Pokémon specially defensive focados em Special Defense (não tem uma tradução específica para specially e physically defensive, usamos "focados em (nome do stat)"), como Chansey, Slowking, (RV) e Slowking-G, mas perder um move de coverage é prejudicial para a efetividade de Jirachi. Um set com Choice Scarf e Healing Wish também pode ser usado para ameaçar times Fighting- e Dragon-types melhor (você pode tirar esse melhor caso queira), mas este set falha a dar em causar damage (damage é traduzido) dano importante significante (evita repetição) com o devido ao Special Attack medíocre de Jirachi.

Checks e Counters
===================

Steel
--------

**Walls Specially Defensive Special**: Pokémon com alta Special Defense (AV) como Chansey,(AV) tomam um pouco dano insignificante (evita repetição) dos ataques de Jirachi, conseguindo também e Chansey forçar Jirachi a sair de campo com paralysis ou dano de chip de Seismic Toss, no caso de Chansey. Tyranitar também consegue usar moves de set up na frente de Jirachi e ameaçar um sweep a times Steel-type a não ser que Jirachi carregue Aura Sphere.

**Revenge Killers**: Pokémon mais rápidos (AV) como Choice Band Weavile, Choice Scarf Landorus-T, Blacephalon, Cinderace e Garchomp, conseguem fazer outspeed ultrapassar a Jirachi e dar causar OHKO a isso com um move super efetivo.

**Steel-types**: Steel-types (AV) como Ferrothorn, Bisharp, Heatran, (RV) e Aegislash resistem aos moves (moves stab é redundante, use apenas um deles, nunca junto) STABs de Jirachi e a maioria de seus moves de coverage, e eles podem podendo punir Jirachi ao colocar colocando mais entry hazards, ou colocando pondo times Steel-type em um aperto uma má situação.

**Paralysis**: Paralysis divide corta a sSpeed (stats começam com letra maiúscula) de Jirachi ao meio, (pode colocar reduzindo também) o que reduz sua habilidade de ameaçar a maioria dos times ofensivos (AV) como Water-, Flying-, (RV) e Dragon-type.

[CREDITS]
- Written by: [[fish sticks cat, 542526]]
- Translated by: [[Moretto, 528751]]
- Grammar checked by: [[nome, id]] (adiciona mais um espaço aqui pois terá 2 revisões)
- Quality checked by: [[roxiee, 481576], [Felines, 290520]]
 
Last edited:
  • Love
Reactions: woo

Repu

The Sand Crew
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributor Alumnusis a Community Leader Alumnusis a Contributor Alumnusis a Top Smogon Media Contributor Alumnusis a Battle Simulator Moderator Alumnus
Oi Pubo, perdão pela demora. Estou aqui para fazer uma breve leitura do seu amcheck. Vamos lá:
Skarmory fornece uma imunidade a Ground, faz (é sempre faz check, faz wall etc, nunca dá wall) check a atacantes físicos physical attackers (physical attackers é mantido em inglês) rápidos (AV) como Terrakion, (RV) e consegue dar fazer phaze em sweepers físicos que utilizam setup, como Belly Drum Azumarill (AV) usando Whirlwind.
Em "physical attackers rápidos" adicionar vírgula depois de "como" está certo, mas a vírgula depois de "Terrakion" deve ser mantida se for o caso. A vírgula antes do "e" de fato é retirada quando o mesmo possui um valor aditivo, mas no caso você está mantendo a vírgula porque "como" com sentido de exemplo fica entre vírgulas e, por isso, mantém-se. Outro adendo é sobre "sweepers físicos", que "físico" fica traduzido para "physical", logo, "sweeper physical".
Alternativamente Por outro lado (flui melhor), Corviknight pode ser usado no lugar de Skarmory, pois Corviknight permite (permite precisa de preposição pois permite a alguém) a Jirachi a entrar seguramente com segurança via com um U-turn lento e também faz check a Fighting-types (AV) com Brave Bird.
Entendi a adição da vírgula antes de "com Brave Bird", mas não fazemos essa separação da preposição com vírgula. Eu sugiro, em vez de adicionar a vírgula, mover "com Brave Bird" e colocar entre "também faz check com Brave Bird a Fighting-types". Acho que assim a gente consegue chegar a um meio-termo e evitar a ambiguidade.
Um set de Calm Mind com Moonblast, Psyshock e Thunderbolt faz Jirachi ser um bom wallbreaker e uma wincon contra times Poison. No entanto, Jirachi raramente encontra uma situação para fazer set up em outros matchups.
É mais uma observação, mas "wincon" devia ter sido alterado para "condição de vitória", pois é traduzido, e "set up" escrito junto. Isso fica para futuras revisões suas.
**Walls Specially Defensive Special Defensivas**: Pokémon com alta Special Defense (AV) como Chansey tomam um pouco dano insignificante (evita repetição) dos ataques de Jirachi, conseguindo também e Chansey forçar Jirachi a sair de campo com paralysis ou dano de chip de Seismic Toss, no caso de Chansey. Tyranitar também consegue usar moves de set up na frente de Jirachi e ameaçar um sweep a times Steel-type a não ser que Jirachi carregue Aura Sphere.
"Walls Special Defensivas" é redundante, porque "wall" já implica uma ideia de função defensiva. "Wall Special" já estaria bom. "como Chansey" deve ser colocado entre vírgulas, ou seja, você acrescenta mais um (AV) depois de Chansey. Não entendi bem porquê remover "dano de Seismic Toss"; só traduzir ou remover "chip" parece bom.

Observações

Em geral, gostei da revisão. Justificou bem as mudanças e muitas delas foram bem válidas por sinal. Gostei também que estabeleceu uma distinção clara entre um time de certo tipo ser diferente de um Pokémon com certo tipo ao omitir "-type" quando se referia às equipes, mas não aos Pokémon. A próxima não é uma observação tão técnica, mas acho que as sugestões e adições de vírgula poderiam ser um pouco melhor sinalizadas, colocando as sugestões entre parênteses e adicionar as vírgulas também, não só um (AV) (ou quando for adicionar um (RV), indicar a remoção da vírgula). Depois que ler este comentários e alterar o que for necessário, pode considerar este um GP 1/2. Avise ao tradutor quando que ele pode aplicar a revisão.
 

Miketw

So, goodbye yellow brick road...
is a Top Social Media Contributor Alumnus
Hold up! Estarei corrigindo sua tradução, espero que leia os comentários e em caso de dúvidas não deixe de me contatar.

Adicionar | Remover | Comentários/Sugestões

Original:
https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/jirachi/monotype/

[OVERVIEW]

Steel
========

Jirachi é o special attacker primário para times Steel por possuir diversas opções de coverage, com moves como Psyshock, Moonblast, Thunderbolt e Energy Ball, que ajudam em matchups contra Poison, Dragon, Flying, Water e Ground. Jirachi também possui uma boa Speed tier, permitindo-lhe ultrapassar e nocautear ameaças como Urshifu-R, Nidoking e Hydreigon. Além disso, seu bulk decente e neutralidade a moves Fighting-type permitem a Jirachi levar alguns ataques e ser uma boa resposta para Tapu Lele. No entanto, o seu Special Attack é um pouco ruim, não conseguindo causar OHKO em Pokémon mais bulky, como Kyurem, Hippowdon e Toxapex. Por causa disso, Jirachi precisa de suporte de wallbreakers, como Bisharp e Melmetal, para remover Pokémon com alta Special Defense, como Galarian Slowking Slowking-G e Pokémon que resistem a seus ataques, como Heatran.

[SET]
name: Choice Specs (Steel)
move 1: Psychic / Psyshock
move 2: Moonblast
move 3: Thunder / Thunderbolt
move 4: Energy Ball
item: Choice Specs
ability: Serene Grace
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe
shiny: Yes


[SET COMMENTS]
Psyshock auxilia Jirachi a causar dano considerável a Pokémon com alta Special Defense, como Galarian Slowking Slowking-G e Blissey. Moonblast lida com Dark- e Dragon-types, como Hydreigon, Krookodile e Kommo-o. Thunder é usado para causar OHKO a Mantine e 2HKO em Slowking e Celesteela focados em Special Defense, também tendo uma grande chance de paralisar a switch-in do oponente graças a Serene Grace. Thunderbolt é usado pela melhor accuracy, com o custo de causar menos dano e ter menor chance de espalhar paralysis. Energy Ball ajuda Jirachi a quebrar times Water e Ground, ameaçando Swampert, Gastrodon e Seismitoad. A nature Timid deixa Jirachi ultrapassar Kyurem, Urshifu-R, Hydreigon e Nidoking.

Parceiros como Skarmory e Ferrothorn, que colocam entry hazards para causar dano residual no time do oponente, são excelentes companheiros para Jirachi. Skarmory fornece uma imunidade a Ground, dá check a physical attackers rápidos, como Terrakion, e consegue fazer phaze em sweepers physical que utilizam setup, como Belly Drum Azumarill usando Whirlwind. Por outro lado, Corviknight pode ser usado no lugar de Skarmory, pois Corviknight permite a Jirachi entrar com segurança via U-turn lento e também faz check com Brave Bird a Fighting-types. Celesteela também pode ser o parceiro com imunidade a Ground, pois Celesteela consegue ameaçar Steel-types que fazem wall a Jirachi, como Ferrothorn, com Flamethrower. Ferrothorn faz check a Ground- e Water-types, como Excadrill, Landorus-T, Barraskewda e fornece recovery passiva com Leech Seed. Heatran fornece uma imunidade a moves Fire-type e espalha Toxic para desgastar Pokémon defensivos, como Rotom-W e Slowbro. Heatran também pode fazer phaze a setup sweepers focados em Special Attack, como Moltres-G e Hydreigon com Roar, e também consegue aguentar levar a maioria dos ataques special usados contra Jirachi. Aegislash aprecia Jirachi removendo Poison-types e o auxilia em matchups contra Flying- e Water-types enfraquecendo o time do oponente com Toxic. Excadrill fornece uma imunidade a Electric e consegue ameaçar Fire- e Steel-types, como Victini, Volcanion e Heatran com um set Choice Scarf. Bisharp forma um bom core ofensivo com Jirachi, ameaçando Ghost- e Psychic-types, como Aegislash e Victini, com Sucker Punch, enquanto Jirachi ajuda Bisharp a fazer sweep removendo Fighting- e Dark-types como Urshifu-R e Hydreigon. Bisharp e Excadrill também tiram vantagem da capacidade de wallbreak de Jirachi para finalizar o time inimigo no late-game quando Pokémon bulky, como Amoonguss e Toxapex já foram enfraquecidos ou removidos. Melmetal pode abrir buracos no time oponente no early-game e tem o bulk necessário para remover Pokémon problemáticos, como Cinderace, Azumarill e Tyranitar.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Steel
--------

Aura Sphere pode ser usado no lugar de Energy Ball para atingir Ferrothorn, Magnezone, Heatran e Tyranitar, que tomam dano insignificante desse set; contudo, times Steel podem fazer scout e punir Jirachi ao fazer switch in para Aegislash, Celesteela ou Corviknight. Um set de Calm Mind com Moonblast, Psyshock e Thunderbolt faz Jirachi ser um bom wallbreaker e uma condição de vitória contra times Poison. No entanto, Jirachi raramente encontra uma situação para fazer setup em outros matchups. Trick pode ser usado com Choice Specs para inutilizar Pokémon focados em Special Defense como Chansey, Slowking e Galarian Slowking Slowking-G, mas perder um move de coverage é prejudicial para a efetividade de Jirachi. Um set com Choice Scarf e Healing Wish também pode ser usado para ameaçar times Fighting e Dragon, mas este set falha em causar dano importante devido ao Special Attack medíocre de Jirachi.

Checks e Counters
===================

Steel
--------

**Walls Special**: Pokémon com alta Special Defense, como Chansey, tomam pouco dano dos ataques de Jirachi, conseguindo também forçar Jirachi a sair de campo com paralysis ou Seismic Toss, no caso de Chansey. Tyranitar também consegue usar moves de set up na frente de Jirachi e ameaçar um sweep a times Steel a não ser que Jirachi carregue Aura Sphere.

**Revenge Killers**: Pokémon mais rápidos, como Choice Band Weavile, Choice Scarf Landorus-T, Blacephalon, Cinderace e Garchomp, conseguem ultrapassar Jirachi e causar OHKO com um move super efetivo.

**Steel-types**: Steel-types, como Ferrothorn, Bisharp, Heatran e Aegislash resistem aos STABs de Jirachi e a maioria de seus moves de coverage, podendo punir Jirachi ao colocar mais entry hazards, ou colocando times Steel em uma má situação.

**Paralysis**: Paralysis corta a Speed de Jirachi ao meio, o que reduz sua habilidade de ameaçar a maioria dos times ofensivos como Water, Flying e Dragon.

[CREDITS]
- Written by: [[fish sticks cat, 542526]]
- Translated by: [[Moretto, 528751]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121]], [[Miketw, 510118]]
- Quality checked by: [[roxiee, 481576], [Felines, 290520]]

1. Devo dizer, foi uma excelente tradução, está de parabéns! Encontrei alguns erros, mas não se preocupe, o mérito da qualidade desta tradução está em suas mãos totalmente. Deixo aqui também meus elogios ao GPer anterior, tenha meus parabéns Pubo(e Repu)!
2. Agradecemos sua contribuição, sua ajuda é de extrema importância para o projeto.
3. Se tiver alguma dúvida ou sugestão/crítica, basta me chamar.
4. Agradeço pela leitura e atenção, let's rise.

Att.
Miketw
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top