OU Garchomp

https://www.smogon.com/forums/threads/garchomp-gp-2-2.3676332/

[OVERVIEW]
Garchomp possui uma Speed tier acima da média, excelente Attack, opções de coverage relevantes, boa ability e tipagem defensiva que lhe permitem desempenhar diversos papéis, como usuário de Stealth Rock, wallbreaker e fazer check a physical attackers. É um dos melhores wallbreakers e cleaners do metagame devido à sua combinação de moves STAB que quase não possui resistências, Speed tier e bom bulk natural. Também funciona como um dos melhores usuários de entry hazards da tier, pois é capaz de pressionar Defoggers, como Mandibuzz e Zapdos, através de Toxic ou Swords Dance + Stone Edge. No entanto, Garchomp pode ter dificuldades para manter hazards em campo contra Corviknight e Landorus-T, e o seu set de setup é um pouco dependente de Scale Shot, que pode ser arriscado, considerando a accuracy imperfeita. Garchomp também sofre com a falta de longevidade, o que lhe torna vulnerável a dano residual ao fazer switch em Pokémon como Heatran e Zapdos. Ademais, sofre competição de Landorus-T como usuário de Stealth Rock devido à capacidade do último de remover Heavy-Duty-Boots da maioria dos Defoggers com Knock Off e sair de campo com U-turn.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Earthquake
move 3: Fire Fang / Stone Edge
move 4: Scale Shot / Stealth Rock
item: Leftovers / Life Orb
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Garchomp pode agir como um poderoso sweeper ou wallbreaker devido à sua combinação de STAB que quase não possui resistências e ao acesso à opções para pressionar seus checks. Fire Fang é utilizado em sets com Scale Shot para fazer check a Corviknight, Skarmory e Ferrothorn. Scale Shot aumenta a Speed de Garchomp, permitindo-lhe ultrapassar revenge killers mais lentos e fazer um sweep efetivo. Stone Edge pode ser usado em sets com Scale Shot ou Stealth Rock no lugar de Fire Fang para ameaçar Flying-types, como Zapdos, Mandibuzz e Moltres, que podem fazer check ao primeiro set ou utilizar Defog contra o outro. Pressionar esses bulky Defoggers torna Garchomp um excelente usuário de Stealth Rock. Leftovers fornece mais longevidade, enquanto Life Orb aplica mais pressão contra physical walls, como Clefable e Ferrothorn.

Scale Shot Garchomp geralmente participa de times ofensivos utilizando outros wallbreakers ao lado de suporte com dual screens para torná-lo um sweeper mais efetivo. Sets com Scale Shot geralmente precisam estar saudáveis para fazer setup e sweep, enquanto sets com Stealth Rock podem fazer switch in com mais facilidade para fazer wallbreak e utilizar Stealth Rock. Se Garchomp utilizar Stealth Rock ou Stone Edge, muitos Pokémon podem se beneficiar da sua habilidade de pressionar a maioria dos Flying-types, mais notavelmente Kartana e Melmetal, que podem desmantelar times com facilidade. Adicionalmente, Corviknight pode servir como um bom aliado defensivo. Garchomp pode responder ofensivamente os checks de Corviknight, como Heatran e Zapdos, enquanto Corviknight faz check a revenge killers comuns, como Rillaboom. Swords Dance Garchomp não possui muitas respostas defensivas sólidas tirando Pokémon Steel / Flying, como Skarmory e Corviknight, e Pokémon com Unaware, como Clefable. Heatran, Magnezone e Tapu Koko podem exercer pressão nesses checks para fornecer oportunidades de setup para Garchomp.


[SET]
name: Tank
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Toxic
move 4: Rest / Protect / Flamethrower
item: Rocky Helmet / Leftovers
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 HP / 136 Def / 120 Spe

[SET COMMENTS]
Tank Garchomp é um dos melhores usuários de Stealth Rock da tier devido à sua capacidade de manter entry hazards em campo e pressionar Defoggers convencionais como Zapdos, Mandibuzz e Tornadus-T com Toxic. Adicionalmente, é capaz de tomar vantagem da sua tipagem e a combinação de Rocky Helmet e Rough Skin para punir usuários de moves de contato, como U-turn e uma série de physical attackers como Melmetal, Kartana e Hawlucha. Rest fornece longevidade adicional e remove status causado por Pokémon que Garchomp faz switch in, incluindo Heatran e Zapdos. Protect é útil para observar moves que Pokémon Choice-locked vão usar, como Choice Scarf Landorus-T e Choice Band Rillaboom, além de ser especialmente conveniente com Leftovers para aumentar a recovery. Flamethrower é uma opção para pressionar Steel-types, como Ferrothorn e Skarmory, que caso contrário seriam livres para utilizar seus próprios entry hazards ou remover Stealth Rock de Garchomp. Ademais, ajuda Garchomp a fazer check a Grass-types ofensivos como Rillaboom e Kartana, que sofrem pouco dano de Earthquake. 120 EVs em Speed com uma nature Jolly permitem que Garchomp ultrapasse Nidoking com Speed máxima, a maioria dos Landorus-T defensivos e Heatran também com Speed máxima.

Garchomp focado em Defense providencia suporte com entry hazards para benefício de Pokémon como Kartana e Rillaboom. Eles são capazes de utilizar Knock Off para ajudar Garchomp a pressionar Defoggers Flying-type, como Zapdos e Mandibuzz, que fazem check a eles e apreciam a habilidade de Garchomp pressionar outros checks, como Tangrowth. No entanto, Grassy Terrain de Rilaboom enfraquece Earthquake de Garchomp e força o uso de outro STAB, como Stomping Tantrum ou Scorching Sands. A pressão que Garchomp causa em Defoggers pode ajudar outros usuários dedicados de entry hazards, como Ferrothorn e Skarmory. Tapu Koko também é um bom aliado devido à sua capacidade de pressionar Flying-types, especialmente Corviknight e Skarmory, o que pode liberar o quarto moveslot de Garchomp, e em troca aprecia a pressão que Garchomp causa em Tangrowth, Landorus-T e Galarian Slowking através de Toxic ou Earthquake. A enorme pressão que Garchomp causa em Heatran e Galarian Slowking especificamente pode tornar special attackers como Tapu Lele e Calm Mind Clefable companheiros de equipe ideais.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====
Em times baseados em sand, Garchomp pode utilizar Sand Veil em vez de Rough Skin com Swords Dance, Substitute e Leftovers para pescar por misses e fazer setup em segurança. Também é possível utilizar uma nature Naive com Fire Blast para punir Steel-types que o set atrai, como Corviknight e Skarmory. Sets mais dedicados a ser mixed também utilizam a nature Naive e investimento máximo em Special Attack e são capazes de punir checks defensivos que são atraídos, como Landorus-T, Slowbro e Buzzwole, além de Corviknight e Skarmory, com um forte Draco Meteor ou Fire Blast.


Checks e Counters
====

**Fairy-types**: Fairy-types focados em Defense como Clefable e Tapu Fini podem fazer switch em sets com Stealth Rock e atacar com Moonblast, porém possuem dificuldade para fazer check de sets com Sword Dance, especialmente se Garchomp estiver utilizando Life Orb. Suas imunidades a Dragon permitem bloquear o boost em Speed de Scale Shot, tornando mais fácil fazer revenge kill a Garchomp com ameaças mais rápidas. No entanto, isso não é muito confiável, pois esses revenge killers precisam de um sacrifício para fazerem switch em segurança.

**Pokémon Focados em Defense**: Pokémon como Slowbro, Hippowdon e Tangrowth podem fazer check efetivo a Garchomp sem Fire Blast ou Toxic e prejudicá-lo com Scald, Toxic, Stun Spore ou Sleep Powder. Todos esses Pokémon podem fazer pivot na maioria dos moves de Garchomp e forçá-lo a sair de campo constantemente, caso não tenha usado Swords Dance.

**Corviknight e Skarmory**: Ambos Pokémon Steel / Flying resistem a combinação de STAB de Garchomp e levam dano neutro de Stone Edge, porém devem ser cautelosos com Fire Blast. Suas defesas altas e tipagem permitem causar dano residual em Garchomp com facilidade, fazer setup com Iron Defense e fazer pivot com U-turn para um check diferente como Clefable ou um revenge killer como Rillaboom, no caso de Corviknight, ou forçá-lo a sair de campo com Whirlwind, no caso de Skarmory.

**Rillaboom**: Rillaboom possui prioridade com Grassy Glide e seu Grassy Terrain enfraquece Earthquake de Garchomp, tornando-se assim um check ofensivo decente para a maioria dos sets de Garchomp, além de ser um bom revenge killer após Garchomp aumentar sua Speed.


[CREDITS]
- Written by: [[airfare, 513717]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Quality checked by: [[stareal, 481219], [[ausma, 360720]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118]], [[Mitsuki, 262009]]
 
Last edited:

Miketw

So, goodbye yellow brick road...
is a Top Social Media Contributor Alumnus
Arriba, me sinto lisonjeado em poder corrigir sua tradução. Sem mais delongas, espero que leia os comentários e sugestões abaixo. Now, let's pull the trigger!

Original: https://www.smogon.com/forums/threads/garchomp-gp-2-2.3676332/

Adicionar | Remover | Sugestões
AV: Adicionar vírgula


[OVERVIEW]
Garchomp possui uma Speed tier acima da média, excelente Attack stat, opções de coverage relevantes, boa ability e tipagem defensiva que lhe permitem desempenhar diversos papéis, como usuário de Stealth Rock, wallbreaker e fazer check de physical attackers. É um dos melhores wallbreakers e cleaners do metagame devido à sua combinação de moves STAB que não possui resistências, Speed tier e bom bulk natural. Também funciona como um dos melhores usuários de entry hazards da tier, pois é capaz de pressionar Defoggers como Mandibuzz e Zapdos, através de Toxic ou Swords Dance + Stone Edge. No entanto, Garchomp pode ter dificuldades para manter hazards em campo contra Corviknight e Landorus-T, e o seu set de setup é um pouco dependente de Scale Shot, que pode ser arriscado, considerando a accuracy imperfeita. Garchomp também sofre com a falta de longevidade, que lhe torna vulnerável a dano residual ao fazer switch em Pokémon como Heatran e Zapdos. Ademais, sofre competição de Landorus-T como usuário de Stealth Rock devido à capacidade do último de remover Heavy-Duty-Boots da maioria dos Defoggers com Knock Off e sair de campo com U-turn.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Earthquake
move 3: Fire Fang / Stone Edge
move 4: Scale Shot / Stealth Rock
item: Leftovers / Life Orb
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Garchomp pode agir como um poderoso sweeper ou wallbreaker devido à sua combinação de STAB, que quase não possui resistências e ter acesso à opções para pressionar seus checks. Fire Fang é utilizado em sets com Scale Shot para fazer check de Corviknight, Skarmory e Ferrothorn. Scale Shot aumenta a Speed de Garchomp, permitindo ultrapassar revenge killers mais lentos e fazer um sweep efetivo. Stone Edge pode ser usado em sets com Scale Shot ou Stealth Rock no lugar de Fire Fang para ameaçar Flying-types, como Zapdos, Mandibuzz e Moltres, que podem fazer check do primeiro set, ou utilizar Defog contra o outro. Pressionar esses bulky Deffoggers torna Garchomp um excelente usuário de Stealth Rock. Leftovers fornece mais longevidade, enquanto Life Orb aplica mais pressão contra physical walls,(AV) como Clefable e Ferrothorn.

Scale Shot Garchomp geralmente participa de times ofensivos utilizando outros wallbreakers ao lado de suporte com dual screens, para torná-lo um sweeper mais efetivo. Sets com Scale Shot geralmente precisam estar saudáveis para fazer setup e sweep, enquanto sets com Stealth Rock podem fazer switch in com mais facilidade para fazer wallbreak e utilizar Stealth Rock. Se Garchomp utiliza Stealth Rock ou Stone Edge, muitos Pokémon podem se beneficiar da sua habilidade de pressionar a maioria dos Flying-types, mais notavelmente Kartana e Melmetal, que podem desmantelar times com facilidade. Adicionalmente, Corviknight pode servir como um bom aliado defensivo. Garchomp pode responder ofensivamente os checks de Corviknight, como Heatran e Zapdos, enquanto Corviknight faz check de revenge killers comuns como Rillaboom. Swords Dance Garchomp não possui muitas respostas defensivas sólidas tirando Steel- e / Flying-types, como Skarmory e Corviknight, e Pokémon com Unaware, como Clefable. Heatran, Magnezone e Tapu Koko podem exercer pressão nesses checks para fornecer oportunidades de setup para Garchomp.


[SET]
name: Tank
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Toxic
move 4: Rest / Protect / Flamethrower
item: Rocky Helmet / Leftovers
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 HP / 136 Def / 120 Spe

[SET COMMENTS]
Tank Garchomp é um dos melhores usuários de Stealth Rock da tier devido à sua capacidade de manter entry hazards em campo e pressionar Defoggers convencionais como Zapdos, Mandibuzz e Tornadus-T com Toxic. Adicionalmente, é capaz de tomar vantagem da sua tipagem e a combinação de Rocky Helmet e Rough Skin para punir usuários de moves de contato, como U-turn e uma série de physical attackers como Melmetal, Kartana e Hawlucha. Rest fornece longevidade adicional e remove status causado por Pokémon que Garchomp faz switch in, incluindo Heatran e Zapdos. Protect é útil para observar moves que Pokémon Choice-locked vão usar, como Choice Scarf Landorus-T e Choice Band Rillaboom, além de ser especialmente conveniente com Leftovers para aumentar a recovery. Flamethrower é uma opção para pressionar Steel-types, como Ferrothorn e Skarmory, que caso contrário seriam livres para utilizar seus próprios entry hazards ou remover Stealth Rock de Garchomp. Ademais, ajuda Garchomp a fazer check de Grass-types ofensivos como Rillaboom e Kartana que sofrem pouco dano de Earthquake. 120 Speed EVs com uma nature Jolly permitem que Garchomp ultrapasse Nidoking com Speed máxima, a maioria dos Landorus-T defensivos e Heatran também com Speed máxima.

Garchomp focado em Defense providencia suporte com entry hazards para benefício de Pokémon como Kartana e Rillaboom. Eles são capazes de utilizar Knock Off para ajudar Garchomp a pressionar Flying-type Defoggers, como Zapdos e Mandibuzz, que fazem check deles e apreciam a habilidade de Garchomp pressionar outros checks, como Tangrowth. No entanto, Grassy Terrain de Rilaboom enfraquece Earthquake de Garchomp e forçar o uso de outro STAB como Stomping Tantrum ou Scorching Sands. O aperto A pressão que Garchomp causa em Defoggers pode ajudar outros usuários dedicados de entry hazards,(AV) como Ferrothorn e Skarmory. Tapu Koko também é um bom aliado devido à sua capacidade de pressionar Flying-types, especialmente Corviknight e Skarmory, que pode liberar o quarto moveslot de Garchomp, e em troca aprecia o aperto a pressão que Garchomp causa em Tangrowth, Landorus-T e Galarian Slowking através de Toxic ou Earthquake. A enorme pressão que Garchomp causa em Heatran e Galarian Slowking especificamente pode tornar special attackers como Tapu Lele e Clefable com Calm Mind companheiros de equipe ideais.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====
Em times baseados em sand, Garchomp pode utilizar Sand Veil em vez de Rough Skin, com Swords Dance, Substitute e Leftovers para pescar por misses e fazer setup em segurança. Também é possível utilizar uma nature Naive com Fire Blast para punir Steel-types que o set atrai, como Corviknight e Skarmory. Sets mais dedicados a ser mixed também utilizam a nature Naive e investimento máximo em Special Attack e são capazes de punir checks defensivos que são atraídos, como Landorus-T, Slowbro e Buzzwole, além de Corviknight e Skarmory, com um forte Draco Meteor ou Fire Blast.


Checks e Counters
====

**Fairy-types**: Fairy-types focadas em Defense como Clefable e Tapu Fini podem fazer switch em sets com Stealth Rock e atacar com Moonblast, porém possuem dificuldade para fazer check de sets com Sword Dance, especialmente se Garchomp estiver utilizando Life Orb. Suas imunidades a Dragon permitem bloquear speed boost de Scale Shot, tornando mais fácil fazer revenge kill de Garchomp com ameaças mais rápidas. No entanto, isso não é muito confiável, pois esses revenge killers precisam de um sacrifício para fazerem switch em segurança.

**Pokémon Physically Defensive**: Pokémon focados em Defense como Slowbro, Hippowdon e Tangrowth podem fazer check efetivo de Garchomp sem Fire Blast ou Toxic,(AV) e prejudicá-lo com Scald, Toxic, Stun Spore ou Sleep Powder. Todos esses Pokémon podem fazer pivot na maioria dos moves de Garchomp e forçá-lo a sair de campo constantemente, caso não tenha usado Swords Dance.

**Corviknight e Skarmory**: Ambos Steel- e / Flying-type resistem a combinação de STAB de Garchomp e levam dano neutro de Stone Edge, porém devem ser cautelosos com Fire Blast. Suas defesas altas e tipagem permitem causar dano residual em Garchomp com facilidade, fazer setup com Iron Defense, e fazer pivot com U-turn para um check diferente como Clefable ou um revenge killer como Rillaboom, no caso de Corviknight, ou forçá-lo a sair de campo com Whirlwind, no caso de Skarmory.

**Rillaboom**: Rillaboom possui prioridade com Grassy Glide e seu Grassy Terrain enfraquece Earthquake de Garchomp, tornando-se assim um check ofensivo decente para a maioria dos sets de Garchomp, além de ser um bom revenge killer após Garchomp aumentar sua speed.


[CREDITS]
- Written by: [[airfare, 513717]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Quality checked by: [[stareal, 481219], [[ausma, 360720]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [nome, id]]

1. Devo dizer, foi uma ótima tradução! Encontrei algunss erros, então apenas peço que seja cauteloso na correção. De qualquer forma está aprovada com altíssima qualidade. Agora, resta aguardar pelo próximo GP.
2. Agradecemos sua contribuição, sua ajuda é de extrema importância para o projeto.
3. Se tiver alguma dúvida ou sugestão/crítica, basta me chamar.
4. Agradeço pela leitura e atenção, let's rise.


Att.
Miketw
 
adicionar ou corrigir remover (comentários)

[OVERVIEW]
Garchomp possui uma Speed tier acima da média, excelente Attack stat, opções de coverage relevantes, boa ability e tipagem defensiva que lhe permitem desempenhar diversos papéis, como usuário de Stealth Rock, wallbreaker e fazer check de a physical attackers. É um dos melhores wallbreakers e cleaners do metagame devido à sua combinação de moves STAB que quase não possui resistências, Speed tier e bom bulk natural. Também funciona como um dos melhores usuários de entry hazards da tier, pois é capaz de pressionar Defoggers, (adicionar vírgula) como Mandibuzz e Zapdos, através de Toxic ou Swords Dance + Stone Edge. No entanto, Garchomp pode ter dificuldades para manter hazards em campo contra Corviknight e Landorus-T, e o seu set de setup é um pouco dependente de Scale Shot, que pode ser arriscado, considerando a accuracy imperfeita. Garchomp também sofre com a falta de longevidade, o que lhe torna vulnerável a dano residual ao fazer switch em Pokémon como Heatran e Zapdos. Ademais, sofre competição de Landorus-T como usuário de Stealth Rock devido à capacidade do último de remover Heavy-Duty-Boots da maioria dos Defoggers com Knock Off e sair de campo com U-turn.

[SET]
name: Swords Dance
move 1: Swords Dance
move 2: Earthquake
move 3: Fire Fang / Stone Edge
move 4: Scale Shot / Stealth Rock
item: Leftovers / Life Orb
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Garchomp pode agir como um poderoso sweeper ou wallbreaker devido à sua combinação de STAB, (remover vírgula) que quase não possui resistências e ter e ao acesso à opções para pressionar seus checks. Fire Fang é utilizado em sets com Scale Shot para fazer check de a Corviknight, Skarmory e Ferrothorn. Scale Shot aumenta a Speed de Garchomp, permitindo-lhe ultrapassar revenge killers mais lentos e fazer um sweep efetivo. Stone Edge pode ser usado em sets com Scale Shot ou Stealth Rock no lugar de Fire Fang para ameaçar Flying-types, como Zapdos, Mandibuzz e Moltres, que podem fazer check do ao primeiro set, (remover vírgula) ou utilizar Defog contra o outro. Pressionar esses bulky Deffoggers Defoggers torna Garchomp um excelente usuário de Stealth Rock. Leftovers fornece mais longevidade, enquanto Life Orb aplica mais pressão contra physical walls, como Clefable e Ferrothorn.

Scale Shot Garchomp geralmente participa de times ofensivos utilizando outros wallbreakers ao lado de suporte com dual screens, (remover vírgula) para torná-lo um sweeper mais efetivo. Sets com Scale Shot geralmente precisam estar saudáveis para fazer setup e sweep, enquanto sets com Stealth Rock podem fazer switch in com mais facilidade para fazer wallbreak e utilizar Stealth Rock. Se Garchomp utilizar Stealth Rock ou Stone Edge, muitos Pokémon podem se beneficiar da sua habilidade de pressionar a maioria dos Flying-types, mais notavelmente Kartana e Melmetal, que podem desmantelar times com facilidade. Adicionalmente, Corviknight pode servir como um bom aliado defensivo. Garchomp pode responder ofensivamente os checks de Corviknight, como Heatran e Zapdos, enquanto Corviknight faz check de a revenge killers comuns, (adicionar virgula) como Rillaboom. Swords Dance Garchomp não possui muitas respostas defensivas sólidas tirando Steel- e Flying-type Pokémon Steel / Flying, como Skarmory e Corviknight, e Pokémon com Unaware, como Clefable. Heatran, Magnezone e Tapu Koko podem exercer pressão nesses checks para fornecer oportunidades de setup para Garchomp.


[SET]
name: Tank
move 1: Stealth Rock
move 2: Earthquake
move 3: Toxic
move 4: Rest / Protect / Flamethrower
item: Rocky Helmet / Leftovers
ability: Rough Skin
nature: Jolly
evs: 252 HP / 136 Def / 120 Spe

[SET COMMENTS]
Tank Garchomp é um dos melhores usuários de Stealth Rock da tier devido à sua capacidade de manter entry hazards em campo e pressionar Defoggers convencionais como Zapdos, Mandibuzz e Tornadus-T com Toxic. Adicionalmente, é capaz de tomar vantagem da sua tipagem e a combinação de Rocky Helmet e Rough Skin para punir usuários de moves de contato, como U-turn e uma série de physical attackers como Melmetal, Kartana e Hawlucha. Rest fornece longevidade adicional e remove status causado por Pokémon que Garchomp faz switch in, incluindo Heatran e Zapdos. Protect é útil para observar moves que Pokémon Choice-locked vão usar, como Choice Scarf Landorus-T e Choice Band Rillaboom, além de ser especialmente conveniente com Leftovers para aumentar a recovery. Flamethrower é uma opção para pressionar Steel-types, como Ferrothorn e Skarmory, que caso contrário seriam livres para utilizar seus próprios entry hazards ou remover Stealth Rock de Garchomp. Ademais, ajuda Garchomp a fazer check de a Grass-types ofensivos como Rillaboom e Kartana, (adicionar vírgula) que sofrem pouco dano de Earthquake. 120 EVs em Speed EVs com uma nature Jolly permitem que Garchomp ultrapasse Nidoking com Speed máxima, a maioria dos Landorus-T defensivos e Heatran também com Speed máxima.

Garchomp focado em Defense providencia suporte com entry hazards para benefício de Pokémon como Kartana e Rillaboom. Eles são capazes de utilizar Knock Off para ajudar Garchomp a pressionar Defoggers Flying-type Defoggers, como Zapdos e Mandibuzz, que fazem check deles a eles e apreciam a habilidade de Garchomp pressionar outros checks, como Tangrowth. No entanto, Grassy Terrain de Rilaboom enfraquece Earthquake de Garchomp e força o uso de outro STAB, (adicionar vírgula) como Stomping Tantrum ou Scorching Sands. A pressão que Garchomp causa em Defoggers pode ajudar outros usuários dedicados de entry hazards, como Ferrothorn e Skarmory. Tapu Koko também é um bom aliado devido à sua capacidade de pressionar Flying-types, especialmente Corviknight e Skarmory, o que pode liberar o quarto moveslot de Garchomp, e em troca aprecia a pressão que Garchomp causa em Tangrowth, Landorus-T e Galarian Slowking através de Toxic ou Earthquake. A enorme pressão que Garchomp causa em Heatran e Galarian Slowking especificamente pode tornar special attackers como Tapu Lele e Calm Mind Clefable com Calm Mind companheiros de equipe ideais.


[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====
Em times baseados em sand, Garchomp pode utilizar Sand Veil em vez de Rough Skin, (remover vírgula) com Swords Dance, Substitute e Leftovers para pescar por misses e fazer setup em segurança. Também é possível utilizar uma nature Naive com Fire Blast para punir Steel-types que o set atrai, como Corviknight e Skarmory. Sets mais dedicados a ser mixed também utilizam a nature Naive e investimento máximo em Special Attack e são capazes de punir checks defensivos que são atraídos, como Landorus-T, Slowbro e Buzzwole, além de Corviknight e Skarmory, com um forte Draco Meteor ou Fire Blast.


Checks e Counters
====

**Fairy-types**: Fairy-types focadas focados em Defense como Clefable e Tapu Fini podem fazer switch em sets com Stealth Rock e atacar com Moonblast, porém possuem dificuldade para fazer check de sets com Sword Dance, especialmente se Garchomp estiver utilizando Life Orb. Suas imunidades a Dragon permitem bloquear speed o boost em Speed de Scale Shot, tornando mais fácil fazer revenge kill de a Garchomp com ameaças mais rápidas. No entanto, isso não é muito confiável, pois esses revenge killers precisam de um sacrifício para fazerem switch em segurança.

**Pokémon Physically Defensive Focados em Defense**: Pokémon focados em Defense como Slowbro, Hippowdon e Tangrowth podem fazer check efetivo de a Garchomp sem Fire Blast ou Toxic, (remover vírgula) e prejudicá-lo com Scald, Toxic, Stun Spore ou Sleep Powder. Todos esses Pokémon podem fazer pivot na maioria dos moves de Garchomp e forçá-lo a sair de campo constantemente, caso não tenha usado Swords Dance.

**Corviknight e Skarmory**: Ambos Pokémon Steel / Flying Steel- e Flying-type resistem a combinação de STAB de Garchomp e levam dano neutro de Stone Edge, porém devem ser cautelosos com Fire Blast. Suas defesas altas e tipagem permitem causar dano residual em Garchomp com facilidade, fazer setup com Iron Defense, (remover vírgula) e fazer pivot com U-turn para um check diferente como Clefable ou um revenge killer como Rillaboom, no caso de Corviknight, ou forçá-lo a sair de campo com Whirlwind, no caso de Skarmory.

**Rillaboom**: Rillaboom possui prioridade com Grassy Glide e seu Grassy Terrain enfraquece Earthquake de Garchomp, tornando-se assim um check ofensivo decente para a maioria dos sets de Garchomp, além de ser um bom revenge killer após Garchomp aumentar sua Speed.


[CREDITS]
- Written by: [[airfare, 513717]]
- Translated by: [[ambipom unviable, 329222]]
- Quality checked by: [[stareal, 481219], [[ausma, 360720]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118]], [Mitsuki, 262009]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top