Monotype Excadrill (Ground/Steel)

[OVERVIEW]

Ground
========

Excadrill é o principal sweeper de Sand Rush em equipes Ground e possui um potencial igualmente valioso de revenge kill graças ao seu incrível Attack. Sand Rush duplica sua Speed decente em sand, permitindo-lhe fazer um uso completo de seu potencial para wallbreak e tornando-o quase impossível de receber revenge kill. Excadrill também pode usar sets Choice Scarf em equipes que não usam sand, assumindo o papel de um revenge killer rápido. Sua outra ability viável, Mold Breaker, permite-lhe acertar Rotom-W, que é uma grande ameaça para equipes Ground, e passar por cima de Sturdy. Excadrill tem acesso a dois ataques STAB fortes em Earthquake e Iron Head e possui acesso a coverage como X-Scissor e Rock Slide, formando uma combinação pseudo-EdgeQuake. Além disso, ele possui Rapid Spin, tornando-lhe o único Pokémon viável que pode remover entry hazards em equipes Ground. Para melhorar ainda mais sua diversidade de set, Excadrill também tem o potencial de usar um set de Swords Dance + Z-Move, permitindo-lhe passar por cima de walls como Gliscor. O tipo Steel de Excadrill lfaz dele um check ofensivo excelente para Ice-types que também recebe dano neutro de moves Grass-type. Contudo, após levantar sand, o jogador é algumas vezes forçado a fazer sacrifícios para trazer Excadrill ao campo, o que resulta em uma grande perda de momentum. Além do mais, a Speed de Excadrill não é incrível fora de sand, deixando ele vulnerável a revenge killers. Sua tipagem lhe deixa vulnerável a alguns moves de prioridade, incluindo Mach Punch e Aqua Jet. No geral, Excadrill é uma necessidade em qualquer equipe de sand ofensiva e desempenha o papel de um revenge killer em equipes sem sand de forma efetiva.

Steel
========

Excadrill reivindica o espaço de principal usuário de Choice Scarf em equipes Steel devido à sua excelente tipagem Ground / Steel. Isso lhe permite dar revenge kill em Fire-types ameaçadores como Rotom-H e Entei juntamente a Electric-types como Xurkitree e Tapu Koko, até sendo capaz de impedir Volt Switch. Complementando ainda mais sua tipagem, está sua excelente movepool ofensiva. Ele tem acesso a moves STAB magníficos em Earthquake e Iron Head juntamente a Rock Slide como um move de coverage que lhe permite acertar Flying-types como Mantine e Zapdos, que são por outro lado capazes de resistir aos seus moves STAB facilmente. Sua movepool também abrange Rapid Spin, o que lhe torna um excelente removedor de entry hazards suicida, sendo mais rápido e se prendendo em Rapid Spin antes do inimigo o derrotar. Mold Breaker permite que Excadrill atinja usuários de Levitate, especialmente Rotom-W, com Earthquake. Exceto sua imunidade à Electric, no entanto, a tipagem de Excadrill falha em trazer mais utilidade defensivamente, apenas adicionando uma fraqueza à Water, a qual equipes Steel já são vulneráveis contra. Seu rendimento em dano não é tão impressionante também. Excadrill não consegue passar por cima de walls defensivas como Slowbro e Skarmory e necessita de um suporte da equipe para cuidar desses tipos de walls antes de derrotar o inimigo enfraquecido no late-game. Por fim, mesmo quando equipado com Choice Scarf, sua Speed não é o suficiente, sendo ultrapassado por vários outros usuários de Choice Scarf, como Victini e Gengar.

[SET]
name: Sand Rush (Ground)
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Rock Slide
move 4: Rapid Spin / X-Scissor
item: Choice Band
ability: Sand Rush
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Earthquake é o move mais poderoso e repetível neste set, com uma Base Power alta e poucas switch-ins confiáveis, exceto por Flying-types. Iron Head é o outro move STAB de Excadrill, permitindo-lhe conseguir importantes KOs em Ice- e Fairy-types ameaçadores como Avalugg e Tapu Bulu, além de ser um move mais confiável para ficar preso quando Earthquake não é seguro. Rock Slide completa a coverage de Excadrill por lhe permitir atingir Flying-types que podem fazer switch in de forma segura em outros moves, tais como Zapdos, Mantine e Mega Charizard Y. Rapid Spin permite a Excadrill fornecer um controle de entry hazards para Ground-types, algo que eles costumam não ter, além do mesmo se tornar um rápido spinner ofensivo sob sand. X-Scissor pode ser alternativamente usado, já que prender Excadrill em Rapid Spin pode algumas vezes ser uma péssima ideia. X-Scissor dá a Excadrill um move de confiança contra equipes Psychic, libertando o usuário de jogos mentais contra Slowbro e Latios, pois o primeiro resiste a Iron Head e o segundo a Earthquake.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Attack e Speed junto de uma nature Adamant maximizam o potencial de Excadrill de fazer wallbreak por deixarem-no acertar o mais forte e rápido possível. Choice Band aumenta ainda mais sua força e limita o número de Pokémon que podem fazer switch in nele. Life Orb pode ser alternativamente usado para permitir Excadrill trocar os moves enquanto estiver fazendo sweep, mas isso resulta em uma perda de poder e inflige recoil a cada ataque, fazendo com que o mesmo se esgote facilmente. Life Orb Excadrill notavelmente falha em garantir um 2HKO em Slowbro. Sand Rush corrige a Speed medíocre de Excadrill sob sand.

Dicas de Uso
========

Usar Excadrill fora de sand pode ser extremamente arriscado devido à sua Speed medíocre. Tente tirar vantagem de seu potencial de wallbreak, sempre usando-o quando houver sand. Tente remover os checks e counters de Excadrill, como Skarmory, antes de enviá-lo ao campo, visto que trazê-lo enquanto seus counters ainda estiverem presentes pode ocasionar uma grande perca de momentum e turnos de sand. Depois de colocar sand com Hippowdon, não faça switch in diretamente com Excadrill em atacantes poderosos como Tapu Bulu, já que o bulk de Excadrill não é incrível. Por outro lado, fazer switch in em um Toxic previsto ou golpe resistido fraco é perfeitamente adequado. Tente manter Excadrill saudável durante a partida se você planeja fazer sweep com ele. Uma vez que o mesmo tenha recebido um pouco de dano residual, ele se torna muito suscetível a um KO por moves de prioridade. Choice Band Excadrill é um excelente wallbreaker e pode ser usado no early-game para desmoronar os cores defensivos do oponente antes de deixar um cleaner aparecer e fazer sweep. Usar Life Orb em Excadrill requer uma mentalidade totalmente diferente. Um Excadrill como esse pode usar moves mais apropriados para derrotar um adversário mesmo que ele não cause tanto dano aos inimigos, algo que Choice Band Excadrill não pode fazer. Apenas vá com Rapid Spin se for extremamente necessário ou se o oponente puder tirar pouco dano de Excadrill, já que o mesmo detesta receber golpes poderosos. Por exemplo, remover Sticky Web é geralmente uma grande prioridade devido ao quão ameaçador isso é contra times Ground ofensivos. Se o potencial de sweep de Excadrill não for necessário, sinta-se livre para usar Rapid Spin enquanto sacrifica Excadrill. Não priorize a eliminação dos entry hazards, no entanto, se o oponente puder usar Excadrill como isca de setup.

Opções de Equipe
========

Hippowdon é o parceiro mais importante para Excadrill, fornecendo sand por meio de Sand Stream para ativar Sand Rush. O mesmo também consegue aguentar moves physical de prioridade que ameaçam Excadrill, como Mach Punch e Aqua Jet, enquanto ainda fornece suporte com Stealth Rock. Em troca, Excadrill pode deter Ice- e Grass-types ameaçadores, como Kyurem-B e Tapu Bulu. A imunidade de Gastrodon e Seismitoad a moves Water-type os tornam parceiros quase guarantidos para enfrentar ameaças como Kingdra e Greninja. Seismitoad tem uma melhor presença ofensiva, sendo capaz de lidar com ameaças como Belly Drum Azumarill, enquanto Gastrodon possui recovery confiável. Landorus forma um incrível core ofensivo com Excadrill, fornecendo um wallbreaker special para complementar o ataque physical de Excadrill. O mesmo também aprecia muito a capacidade de Excadrill de eliminar Ice-types. Dugtrio é excelente em prender e remover aborrecimentos, como Keldeo, enquanto o Rapid Spin de Excadrill pode ajudar a preservar o seu Focus Sash. Mamoswine é outro wallbreaker physical que dá suporte a Excadrill derrubando seus checks compartilhados. O mesmo também fornece prioridade, coverage Ice-type para lidar com Flying-types bulky como Gliscor e suporte de Knock Off para passar por cima de Pokémon irritantes como Porygon2. Garchomp proporciona uma resistência a Fire e a capacidade de destruir walls com Z-Moves poderosos. Choice Scarf Krookodile pode ser usado como cleaner depois que Excadrill tenha feito wallbreak no early-game. Krookodile também faz Pursuit trap em ameaças como Latios. Por fim, Nidoking fornece mixed wallbreak e suporte de Toxic Spikes para facilitiar o sweep de Excadrill.

[SET]
name: Swords Dance (Ground)
move 1: Swords Dance
move 2: Earthquake
move 3: Iron Head
move 4: Rapid Spin
item: Steelium-Z
ability: Sand Rush
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Swords Dance permite a Excadrill passar por cima de Pokémon defensivos com ataques após um boost. Earthquake é o move STAB mais poderoso de Excadrill. Iron Head é o seu move STAB secundário que lhe permite acertar Pokémon imunes a Ground, como Tornadus-T e Gliscor. Rapid Spin permite a Excadrill dar suporte aos seus companheiros de equipe, como Focus Sash Dugtrio.

Detalhes do Set
========

Um investimento de 252 EVs em Attack e Speed maximiza o potencial ofensivo de Excadrill. Uma nature Jolly permite que Excadrill seja mais veloz que ameaças como Choice Scarf Greninja e Mew Modest com +2 sob sand e Pokémon como Nidoking e Mimikyu fora de sand. Uma nature Adamant pode ser usada para fornecer mais poder, mas Excadrill será mais lento que as ameaças mencionadas acima. Sand Rush dá a Excadrill +2 de boost em Speed enquanto sand estiver ativo. Steelium Z permite a ele lidar com Pokémon defensivos como Gliscor.

Dicas de Uso
========

Faça uso de Swords Dance e o Z-Move de Excadrill para enfraquecer cores como Mandibuzz + Mega Sableye + Alolan Muk encontrados em equipes Dark. Tente sincronizar Sand Stream de Hippowdon com Excadrill para conseguir boosts com Swords Dance enquanto sand ainda estiver ativo, o que significa que você não pode ser forçado a sair de campo por ameaças ofensivas como Keldeo. Tente manter Excadrill saudável durante a partida para que ele possa fazer a limpa no late-game mais facilmente. Excadrill é uma das melhores ferramentas de Ground contra equipes Fairy, então use-o para pressionar setup sweep ameaçadores como Tapu Bulu e remover wallbreakers como Mega Diancie. Use Rapid Spin para dar suporte aos colegas de equipe, particularmente Focus Sash Dugtrio, que pode prender e remover ameaças como Greninja e Tapu Bulu. Use Swords Dance ao forçar o oponente a fazer switch in em um Pokémon defensivo, como Gliscor. Evite receber burn de Pokémon como Will-O-Wisp Mew pois burns irão cortar o stat de Attack de Excadrill pela metade, deixando-o inútil contra walls comuns.

Opções de Equipe
========

Hippowdon é um colega de equipe importante para Excadrill, pois lhe permite aproveitar Sand Rush ao máximo com Sand Stream e fornece um suporte de Stealth Rock para ele também. Dugtrio é importante para remover várias ameaças ofensivas, como Alolan Raichu, e Pokémon defensivos como Celesteela e Zapdos com Gravity ativo. Excadrill dá suporte para Dugtrio removendo os hazards e Dugtrio pode dar revenge kill em ameaças extremamente rápidas por meio de Sucker Punch. Seismitoad pode tirar vantagem de Water-types para Excadrill graças à sua ability Water Absorb. Outros Pokémon com imunidade a Water, como Gastrodon, também podem desempenhar o mesmo papel. Mega Garchomp é ótimo para remover walls como Celesteela, abrindo caminho para Excadrill. Landorus funciona de maneira similar que Mega Garchomp, removendo walls que Excadrill tem dificuldade em enfrentar. O mesmo também pode fornecer Gravity para Excadrill enfrentar Celesteela. Mega Steelix pode agir como um check secundário para Fairy, aguentando golpes de ameaças como Tapu Bulu e os removendo com Heavy Slam. Mamoswine é um ótimo check para Flying- e Dragon-types e consegue eliminar Pokémon enfraquecidos com Ice Shard, assim como dá suporte a Excadrill com Knock Off, enfraquecendo checks como Porygon2.

[SET]
name: Choice Scarf (Ground)
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Rock Slide
move 4: Rapid Spin
item: Choice Scarf
ability: Mold Breaker
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Earthquake é o move STAB primário de Excadrill; é o que acerta mais fortemente e possui poucas opções de switch-ins confiáveis além de Flying-types. Excadrill se beneficia de Mold Breaker, o que lhe permite atingir usuários de Levitate. Iron Head é o outro move STAB de Excadrill e acerta Grass-, Fairy- e Flying-types como Tapu Bulu, Clefable e Togekiss com mais força. Rock Slide complementa bem os moves STAB de Excadrill, formando uma combinação EdgeQuake com Earthquake e permitindo a Excadrill atingir Flying-types como Mantine com dano super efetivo. Rapid Spin torna Excadrill um removedor de entry hazards veloz, sendo mais rápido que a maioria do metagame e quase garantindo a remoção de hazards.

Detalhes do Set
========

Máximo investimento em Attack e Speed juntamente de uma nature Jolly maximizam o potencial de Excadrill para dar revenge kill. Mold Breaker permite-lhe acertar usuários de Levitate como Rotom-W com Earthquake enquanto anula outras abilities como Sturdy. Um Choice Scarf possibilita a Excadrill ser mais rápido e dar revenge kill em ameaças para equipes Ground, como Mega Charizard Y.

Dicas de Uso
========

Esse set pode se dar ao luxo de receber hits. Apesar de sofrer grandes danos de ataques fortes, fazer switch in para dar revenge kill em ameaças como Grass Knot Tapu Koko e Solar Beam Mega Charizard Y é uma boa jogada. Isso ainda não justifica ser imprudente; o bulk de Excadrill é fraco e ele odeia receber golpes fortes repetidamente. Tente fazer switch in em um Toxic previsto ou um move fraco resistido. Use Excadrill principalmente para dar revenge kill em ameaças como Tapu Bulu no early-game. Prender Excadrill em Rapid Spin é uma jogada perigosa e pode causar uma grande perda de momentum ou conduzir o oponente a fazer setup em um turno gratuito. Use Rapid Spin apenas se nenhuma dessas situações forem prováveis de acontecer e se livrar dos entry hazards for extremamente importante. Por mais que o principal papel desse set seja eliminar ameaças no early-game, Excadrill também pode servir como um late-game cleaner uma vez que os seus checks e counters tenham sidos eliminados. Seja cuidadoso ao escolher em qual move Excadrill preso, visto que o mesmo não é tão forte e pode acabar se tornando uma isca de setup contra Pokémon que resistam ao move o qual está preso.

Opções de Equipe
========

Choice Scarf Excadrill é mais adequado em equipes sem sand, pois há poucas razões para não usar Sand Rush Excadrill em times com Hippowdon. Gastrodon e Seismitoad são excelentes switch-ins para moves Water-type que Excadrill teme. Além disso, Excadrill pode eliminar Pokémon com coverage Grass-type, tal como Mega Charizard Y, e pode fazer switch in em um Toxic previsto. Seismitoad possui uma melhor presença ofensiva assim como acesso a Stealth Rock, mas Gastrodon possui recovery confiável que lhe ajuda a enfrentar Water-types com mais eficácia. Landorus pode facilmente eliminar walls defensivas physical que Excadrill tem dificuldade em enfrentar, tal como Skarmory, e pode fazer switch in em moves Ground-type ameaçadores. Dugtrio pode prender e remover checks para Excadrill como Keldeo, enquanto Excadrill pode preservar o Focus Sash de Dugtrio removendo os entry hazards. Mamoswine é uma opção para enfrentar Grass-, Ground- e Flying-types que Excadrill odeia, como Breloom, Hippowdon e Gliscor. Garchomp e sua Mega Evolução se destacam em fazer lure e eliminar walls defensivas physical como Skarmory para dar suporte à Excadrill. Choice Band Krookodile é um excelente wallbreaker que pode derrotar os checks que compartilha com Excadrill. Landorus-T é um exímio setup sweeper que aprecia a capacidade de Excadrill de fazer revenge kill em Ice-types ameaçadores. Por fim, Nidoking pode enfrentar Flying-types bulky como Celesteela e Gliscor com seus moves de coverage e consegue por Toxic Spikes em campo para ajudar Excadrill a agir como cleaner no late-game.

[SET]
name: Choice Scarf (Steel)
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Toxic
move 4: Rapid Spin
item: Choice Scarf
ability: Mold Breaker
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Moves
========

Earthquake é a principal opção de STAB de Excadrill, com dano respeitável e sem desvantagens. Iron Head age como um move STAB secundário, permitindo a ele atingir Pokémon como Tapu Bulu, que resiste a Earthquake, com dano super efetivo. Toxic permite a Excadrill prejudicar Pokémon como Mega Sableye e Mandibuzz que, por outro lado, lhe fariam wall. Rapid Spin fornece utilidade na forma de controle de entry hazard, liberando um moveslot que, de outra forma, é composto por Defog em colegas de equipe como Skarmory. Rock Slide pode ser usado no lugar de Toxic como um move de coverage graças à sua capacidade de atingir Flying-types como Zapdos, Tornadus-T e Mega Charizard Y com um dano super efetivo, que são capazes de resistir aos moves STAB de Excadrill com facilidade.

Detalhes do Set
========

Choice Scarf junto de EV's máximos em Speed e uma nature Jolly permite a Excadrill ser mais rápido e dar KO em grandes ameaças para times Steel, como Mega Charizard Y. EVs máximos em Attack maximizam sua produção de dano e lhe permitem atingir o mais forte possível. Sua ability, Mold Breaker, deixa-o ignorar outras abilities, como Sturdy e Levitate.

Dicas de Uso
========

Use Excadrill para dar revenge kill em ameaças como Mega Charizard Y e Entei no early-game, se necessário. Seja cuidadoso quanto ao que ficar preso; enquanto Earthquake é altamente repetível, raramente é aconselhável usá-lo quando Flying-types, como Skarmory, permanecem não nocauteados. Tente removê-los antes de trazer Excadrill ao campo para agir como cleaner. Alternativamente, usar seus outros moves para apreender Flying-types como Zapdos em uma switch é bom. No entanto, Excadrill tem uma produção de dano bastante baixa e não consegue romper walls defensivas physical como Celesteela e Skarmory, portanto, ele geralmente deve fazer switch para um check mais apropriado. Além do mais, um Excadrill Choice-locked em Rock Slide ou Iron Head pode facilmente ser explorado pelo adversário. Por exemplo, Magnet Pull Magnezone pode prendê-lo e removê-lo, eliminando uma grande ameaça para ambas equipes Electric e Steel. Seja cuidadoso ao deixar Excadrill Choice-locked em Rapid Spin. Devido à sua péssima capacidade de dar dano, isso costuma deixá-lo no final como uma isca de setup. Tente trazê-lo via pivots como Volt Switch Magnezone, já que seu bulk não é extremamente bom e é propenso a se desgastar facilmente. Mantenha Excadrill saudável durante a partida caso seja necessário retirar os entry hazards.

Opções de Equipe
========

Skarmory dá suporte a Excadrill ao fornecer uma imunidade a Ground junto de entry hazards para o mesmo agir como cleaner de late-game mais facilmente. Excadrill, em troca, é capaz de dar revenge kill em Electric- e Fire-types que ameaçam Skarmory enquanto também fornece suporte com Rapid Spin para preservar o Sturdy de Skarmory e libera um moveslot que poderia ser preenchido por Defog. Da mesma forma, a imunidade a Ground de Celesteela ajuda bastante Excadrill e a capacidade dele de dar revenge kill em Electric- e Fire-types fornece suporte para ela. A ability Flash Fire de Heatran lhe permite receber moves Fire-types que são super efetivos contra Excadrill. Embora Excadrill é capaz de ultrapassar e dar KO em boa parte dos Fire-types por si só, usuários de Choice Scarf mais rápidos como Victini representam uma ameaça para ele, tornando Heatran um parceiro ideal. Magnezone é outra ótima maneira de se livrar de aborrecimentos. Magnet Pull lhe permite prender Skarmory, Celesteela e Ferrothorn, permitindo-lhe eliminá-los com facilidade. Ferrothorn também prova-se um ótimo aliado para Excadrill devido aos seus stats defensivos impecáveis e sua capacidade de por entry hazards em campo. Por fim, Mega Scizor é um ótimo setup sweeper de late-game que aprecia o fato de que Excadrill enfraquece seus checks compartilhados e dar revenge kill em Fire-types. O mesmo também pode trazer Excadrill ao campo com um U-turn lento, o que é apreciado, visto que Excadrill não possui meios de recovery e detesta ser desgastado.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
========

Ground
--------

Swords Dance pode ser usado em sets de Life Orb para fazer setup em Pokémon passivos como Chansey com a finalidade de derrotar Pokémon mais bulky como Porygon2, mas isso não é tão viável devido aos turnos limitados de sand. Uma nature Jolly pode aparecer no set de Sand Rush para ser mais veloz que Choice Scarf Greninja sob sand, mas isso retira a potência imediata das variantes com Adamant.

Steel
--------

Toxic é é uma opção nicho, mas de certa forma viável sobre Rapid Spin para enfraquecer Pokémon como Mega Sableye, ignorando Magic Bounce graças a Mold Breaker.

Checks e Counters
========

Ground
--------

**Skarmory**: Skarmory faz wall em qualquer set de Excadrill e pode dar phaze no raro set de Swords Dance também.

**Flying-types Bulky**: Flying-types Bulky que não são fracos a Rock Slide, tal como Celesteela e Gliscor, derrotam Excadrill completamente.

**Walls Defensivas Physical**: Por mais que Excadrill seja um excelente wallbreaker physical, o mesmo falha ao enfrentar algumas walls defensivas physical, tal como Mega Slowbro e Porygon2.

**Water-types**: Water-types bulky como Swampert podem aguentar alguns golpes de Excadrill e logo após ameaçá-lo com burns de Scald. Water-types ofensivos como Keldeo e Manaphy são muito mais fáceis de se lidar sob sand, mas podem ser mais rápidos e ameaçá-lo com um KO.

**Ground-types**: Ground-types como Hippowdon e Garchomp podem aguentar um golpe e dar KO em Excadrill com seus moves STAB.

**Usuários de Weather**: Usuários de weather como Pelipper podem afastar sand para permitirem que Pokémon naturalmente mais rápidos ultrapassem e deem revenge kill em Excadrill.

**Revenge Killers**: Por mais que seja quase impossível dar revenge kill em Excadrill sob sand, revenge killers rápidos como Victini e Gengar podem ameaçar Excadrill com golpes super efetivos fora de sand.

Steel
--------

**Flying-types Bulky**: Flying-types bulky, especialmente aqueles que recebem dano neutro de Rock Slide, tais como Skarmory, Gliscor e Celesteela, são capazes de fazer switch in e fazer wall a Excadrill.

**Pokémon Mais Rápidos**: Pokémon mais rápidos como Choice Scarf Victini e Choice Scarf Terrakion podem fazer check a Excadrill sendo mais velozes que ele e ameaçando-o com golpes super efetivos.

**Walls Physical**: Devido à baixa produção de dano de Choice Scarf Excadrill, walls fisicamente defensivas como Mega Sableye e Porygon2 podem fazer switch in nele e se recuperarem de qualquer dano recebido.

**Water-types Bulky**: Water-types bulky como Suicune e Slowbro não só resistem a qualquer golpe que Excadrill esteja Choice-locked, como também podem ameaçá-lo com Scald, tendo até a chance de lhe dar burn.

**Ground-types**: Ground-types como Hippowdon e Landorus-T não são ameaçados por Excadrill e podem dar-lhe KO com STAB Earthquake.

**Grass-types Bulky**: Grass-types Bulky como Gourgeist-XL e Mega Venusaur tendem a resistir aos ataques de Excadrill com facilidade e revidar infligindo-lhe com status ou simplesmente o derrotando.

[CREDITS]
- Written by: [[terrors, 279058], [roman, 396169]]
- Ground analysis by: [[terrors, 279058], [roman, 396169]]
- Steel analysis by: [[terrors, 279058]]
- Earlier versions by: [[Eien, 100418]]
- Translated by: [[Mimas, 466658]]
- Grammar checked by: [[Bandkrook, 301217], [Ropalme1914, 245099]]
- Quality control by: [[Eien, 100418], [Havens, 391540] , [maroon, 305839], [Izaya, 311872], [Moosical, 215618], [scpinion, 239869], [Vid, 239907], [Misaka Mikoto, 240969]]
 
Last edited by a moderator:

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
Adicionar / Remover / Comentários / Sugestões
(AV): adicionar vírgula


https://www.smogon.com/dex/sm/pokemon/excadrill/monotype/

[OVERVIEW]

Ground

Excadrill é o principal sweeper com de Sand Rush em equipes Ground e possui um potencial igualmente valioso de dar de (a sequência "de dar" lida em voz alta soa como "dedar" o que não é muito legal, então evite usá-la) revenge kill graças ao seu incrível stat de Attack. Sand Rush duplica sua Speed decente em sand, permitindo-lhe fazer um uso completo de seu potencial para wallbreak e tornando-o quase impossível de receber revenge kill. Excadrill também pode usar sets Choice Scarf em equipes que não usam sand, assumindo o papel de um revenge killer rápido. Sua outra ability viável, Mold Breaker, permite-lhe acertar Rotom-W, que é uma grande ameaça para equipes Ground, e passar por cima de Sturdy. O mesmo Excadrill (tenho quase certeza que esse "o mesmo" se referiria ao Rotom, então mudei) adquire tem acesso a ("adquire" me parece que ele não tinha acesso a esses moves antes, o que não acontece) dois ataques STAB fortes em Earthquake e Iron Head e possui acesso a coverage como X-Scissor e Rock Slide, formando uma combinação pseudo-EdgeQuake. Além disso, ele possui Rapid Spin, tornando-lhe o único Pokémon viável que pode remover entry hazards em equipes Ground. Para melhorar ainda mais sua diversidade de set, Excadrill também tem o potencial de usar um set de Swords Dance + Z-Move set, permitindo-lhe passar por cima de walls como Gliscor. O tipo Steel de Excadrill lhe faz faz dele um check ofensivo excelente para Ice-types que também recebem dano neutro de moves Grass-type. Contudo, após levantar sand, o jogador é algumas vezes forçado a fazer sacrifícios para trazer Excadrill ao campo, o que resulta em uma grande perda de momentum. Além do mais, a Speed de Excadrill não é incrível fora de sand, deixando ele vulnerável aos revenge killers. Sua tipagem lhe deixa vulnerável para a alguns moves priority, incluindo Mach Punch e Aqua Jet. No geral, Excadrill é uma necessidade em qualquer equipe de sand ofensiva e efetivamente desempenha o papel de um revenge killer em equipes sem sand.

Steel

Excadrill reivindica o espaço(papel) de principal usuário de Choice Scarf em equipes Steel devido à sua excelente tipagem Ground / Steel. Isso lhe permite dar revenge kill em Fire-types ameaçadores como Rotom-H e Entei juntamente com Electric-types como Xurkitree e Tapu Koko, até sendo capaz de prever impedir Volt Switch. Complementando ainda mais sua tipagem, está sua excelente movepool ofensiva. O mesmo tem acesso a moves STAB magníficos em Earthquake e Iron Head juntamente com Rock Slide como um move de coverage que lhe permite acertar Flying-types como Mantine e Zapdos, que são por outro lado capazes de resistir aos seus moves STAB facilmente. Sua movepool também abrange Rapid Spin, o que lhe torna um excelente removedor de entry hazards suicida, sendo mais rápido e se trancando em Rapid Spin antes do inimigo o derrotar. Mold Breaker permite que Excadrill atinja usuários de Levitate, especialmente Rotom-W, com Earthquake. Exceto sua imunidade à Electric, no entanto, a tipagem de Excadrill falha em trazer mais utilidade defensivamente, apenas adicionando uma fraqueza à Water, a qual equipes Steel já são vulneráveis a isso contra. Seu rendimento em dano não é tão impressionante também. Excadrill não consegue passar por cima de walls defensivas como Slowbro e Skarmory e necessita de um suporte da equipe para cuidar desses tipos de walls antes de fazer sweep ao final do jogo derrotar o inimigo enfraquecido no late-game. Por fim, mesmo quando equipado com Choice Scarf,(AV) sua Speed não é o suficiente, sendo ultrapassado por vários outros usuários de Choice Scarf, como Victini e Gengar.

[SET]
name: Sand Rush (Ground)
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Rock Slide
move 4: Rapid Spin / X-Scissor
item: Choice Band
ability: Sand Rush
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET DETAILS]
Moves
========

Earthquake é o move mais poderoso e suscetível a ser usado repetível neste set, com uma Base Power alta e poucas switch-ins confiáveis, exceto Flying-types. Iron Head é o outro move STAB de Excadrill, permitindo-lhe conseguir importantes KOs em Ice- e Fairy-types ameaçadores como Avalugg e Tapu Bulu, além de ser um move mais confiável para ficar preso Choice-locked quando Earthquake não é seguro. Rock Slide completa a coverage de Excadrill por lhe permitir atingir Flying-types que podem fazer switch in de forma segura em outros moves, tais como Zapdos, Mantine e Mega Charizard Y. Rapid Spin permite a Excadrill fornecer um controle de entry hazards para Ground-types, algo que eles costumam estar em falta não ter, além do mesmo se tornar um rápido spinner ofensivo sobre sand. X-Scissor pode ser alternativamente usado, já que prender Excadrill em Rapid Spin pode algumas vezes ser uma péssima ideia. X-Scissor dá a Excadrill um move de confiança contra equipes Psychic, libertando o usuário de jogos mentais contra Slowbro e Latios, pois o primeiro resiste a Iron Head e o último segundo a Earthquake.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Attack e Speed junto de uma nature Adamant maximizam o potencial de Excadrill de fazer wallbreak por deixá-lo deixarem-no acertar o mais forte e rápido possível. Choice Band aumenta ainda mais sua força e limita o número de Pokémon que podem fazer switch in nele. Life Orb pode ser alternativamente usado para permitir Excadrill de trocar os moves enquanto estiver dando fazendo sweep, mas isso resulta em uma perda de poder e inflige recoil a cada ataque, fazendo com que o mesmo se esgote facilmente. Life Orb Excadrill notavelmente falha em garantir um 2HKO em Slowbro. Sand Rush corrige o stat de a Speed medíocre de Excadrill sob sand.

Dicas de Uso
========

Usar Excadrill fora de sand pode ser extremamente arriscado devido à sua Speed medíocre. Tente tirar vantagem de seu protencial de wallbreak, sempre usando-o quando houver sand. Tente remover os checks e counters de Excadrill,(AV) como Skarmory,(AV) antes de enviá-lo ao campo, visto que trazê-lo ao campo enquanto seus counters ainda estiverem presentes pode ocasionar numa grande perda de momentum e turnos de sand. Antes Depois de fazer setup em colocar sand com Hippowdon, não faça switch in diretamente com Excadrill em atacantes poderosos como Tapu Bulu, já que o bulk de Excadrill não é incrível. Por outro lado, fazer switch in em um Toxic previsto ou golpe resistido fraco é perfeitamente adequado. Tente manter Excadrill saudável durante a partida se você planeja dar fazer sweep com ele. Uma vez que o mesmo tenha recebido um pouco de dano residual, ele se torna muito fácil suscetível a um receber KO por moves priority. Choice Band Excadrill é um excelente wallbreaker e pode ser usado no início de jogo early-game para desmoronar os cores defensivos do oponente antes de deixar um cleaner aparecer e fazer sweep. Usar Life Orb em Excadrill requer uma mentalidade totalmente diferente. Um Excadrill como esse pode usar moves com mais accuracy mais apropriados para derrotar um adversário mesmo que ele não cause tanto dano aos seus parceiros inimigos, algo que Choice Band Excadrill não pode fazer. Apenas vá com Rapid Spin se for extremamente necessário ou se o oponente puder tirar pouco dano de Excadrill, já que o mesmo detesta receber golpes poderosos. Por exemplo, remover Sticky Web é geralmente uma grande prioridade,(AV) devido ao quão ameaçador isso é contra times Ground ofensivos. Se o potencial de sweep de Excadrill não for necessário, sinta-se livre para usar Rapid Spin enquanto sacrifica Excadrill. Não priorize a eliminação dos entry hazards, no entanto, se o oponente puder usar Excadrill como isca de setup.

Opções de Equipe
========

Hippowdown é o parceiro mais importante para Excadrill, fornecendo sand por meio de Sand Stream para ativar Sand Rush. O mesmo também consegue resistir a aguentar moves physical de prioridade priority que ameaçam Excadrill,(AV) como Mach Punch e Aqua Jet, enquanto ainda fornece suporte com Stealth Rock. Em troca, Excadrill pode deter Ice- e Grass-types ameaçadores como Kyurem-B e Tapu Bulu. A imunidade de Gastrodon e Seismitoad à moves Water-type os torna parceiros quase guarantidos para enfrentar ameaças como Kingdra e Greninja. Seismitoad tem uma melhor presença ofensiva, sendo capaz de lidar com ameaças como Belly Drum Azumarill, enquanto Gastrodon possui recovery confiável. Landorus forma um incrível core ofensivo com Excadrill, fornecendo um wallbreaker special para complementar o ataque physical de Excadrill. O mesmo também aprecia muito a capacidade de Excadrill de eliminar Ice-types também. Dugtrio é excelente em capturar prender e remover aborrecimentos,(AV) como Keldeo, enquanto o Rapid Spin de Excadrill pode ajudar a preservar o seu Focus Sash. Mamoswine é outro wallbreaker physical que dá suporte a Excadrill derrubando seus checks compartilhados. O mesmo também fornece prioridade, coverage Ice-type para lidar com Flying-types bulky como Gliscor,(AV) e suporte de Knock Off para passar por cima de aborrecimentos como Porygon2. Garchomp proporciona uma resistência a Fire e a capacidade de destruir walls com Z-Moves poderosos. Choice Scarf Krookodile pode ser usado como cleaner depois dos wallbreaks de que Excadrill tenha feito wallbreak no início de jogo early-game. O mesmo Krookodile (para mim, não ficou claro se você está se referindo a Excadrill ou Krookodile) também prende faz Pursuit trap em ameaças como Latios. Por fim, Nidoking fornece mixed wallbreak misto e suporte de Toxic Spikes para facilitiar o sweep de Excadrill.

[SET]
name: Swords Dance (Ground)
move 1: Swords Dance
move 2: Earthquake
move 3: Iron Head
move 4: Rapid Spin
item: Steelium-Z
ability: Sand Rush
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET DETAILS]
Moves
========

Swords Dance permite a Excadrill passar por cima de Pokémon defensivos com ataques mais fortes após um boost (acho que assim fica mais claro). Earthquake é o move STAB mais poderoso de Excadrill. Iron Head é o seu move STAB secundário que lhe permite acertar Pokémon imunes a Ground, como Tornadus-T e Gliscor. Rapid Spin permite a Excadrill dar suporte aos seus companheiros de equipe,(AV) como Focus Sash Dugtrio.

Detalhes do Set
========

Um investimento com de 252 EVs em Attack e Speed maximiza o potencial ofensivo de Excadrill. Uma nature Jolly permite que Excadrill seja mais veloz que ameaças como Choice Scarf Greninja e Mew Modest com +2 sob sand e Pokémon como Nidoking e Mimikyu fora de sand. Uma nature Adamant pode ser usada para fornecer mais poder, mas Excadrill será mais lento que as ameaças mencionadas acima ("já mecionadas acima" é redundante). Sand Rush dá a Excadrill +2 de boost para seu stat de em Speed enquanto sand estiver ativo. Steelium Z permite a ele lidar com Pokémon defensivos,(AV) como Gliscor.

Dicas de Uso
========

Faça uso de Swords Dance e o Z-Move de Excadrill para enfraquecer cores como Mandibuzz + Mega Sableye + Alolan Muk encontrados em equipes Dark. Tente otimizar sincronizar o Sand Stream de Hippowdon com Excadrill para conseguir boosts com Swords Dance enquanto sand ainda estiver ativo, o que significa que você não pode ser forçado a sair de campo por ameaças ofensivas como Keldeo. Tente manter Excadrill saudável durante a partida para que ele possa finalizar o jogo fazer cleanup no late-game mais facilmente. Excadrill é uma das melhores ferramentas de Ground contra equipes Fairy, então use-o para pressionar setup sweep ameaçadores como Tapu Bulu e remover wallbreakers como Mega Diancie. Use Rapid Spin para dar suporte aos colegas de equipe, particularmente Focus Sash Dugtrio, que pode prender e remover ameaças,(AV) como Greninja e Tapu Bulu. Use Swords Dance ao forçar o oponente a fazer switch in em um Pokémon defensivo,(AV) como Gliscor. Evite receber burn por Pokémon como Will-O-Wisp Mew pois burns irão cortar o stat de Attack de Excadrill pela metade, deixando-o inútil contra walls comuns.

Opções de Equipe
========

Hippowdon é um colega de equipe importante para Excadrill,(AV) pois lhe permite aproveitar o máximo de Sand Rush Sand Rush ao máximo com Sand Stream e fornece um suporte de Stealth Rock para ele também. Dugtrio é importante para remover várias ameaças ofensivas,(AV) como Alolan Raichu,(AV) e Pokémon defensivos como Celesteela e Zapdos com Gravity ativo. Excadrill dá suporte para Dugtrio removendo os hazards e Dugtrio pode dar revenge kill em ameaças extremamente rápidas por meio de Sucker Punch. Seismitoad pode tirar vantagemns de Water-types para Excadrill graças à sua ability Water Absorb. Outros Pokémon com imunidade a Water,(AV) como Gastrodon também podem desempenhar o mesmo papel. Mega Garchomp é ótimo para remover walls como Celesteela, abrindo caminho para Excadrill. Landorus funciona de maneira similar que a Mega Garchomp, removendo walls que Excadrill tem dificuldade em enfrentar. O mesmo também pode fornecer Gravity para Excadrill enfrentar Celesteela. Mega Steelix pode agir como um check secundário para Fairy, aguentando golpes de ameaças como Tapu Bulu e os removendo com Heavy Slam. Mamoswine é um ótimo check para Flying- e Dragon-types e consegue eliminar Pokémon enfraquecidos com Ice Shard, assim como dar suporte a Excadrill com Knock Off, enfraquecendo(prejudicando) checks como Porygon2.

[SET]
name: Choice Scarf (Ground)
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Rock Slide
move 4: Rapid Spin
item: Choice Scarf
ability: Mold Breaker
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET DETAILS]
Moves
========

Earthquake é o move STAB primário de Excadrill; é o que acerta mais fortemente e possui poucas opções de switch-ins confiáveis além dos Flying-types. O mesmo Excadrill (parece que você está falando de Earthquake) se beneficia de Mold Breaker,(AV) que lhe permite atingir usuários de Levitate. Iron Head é o outro move STAB de Excadrill e acerta Grass-, Fairy- e Flying-types como Tapu Bulu, Clefable e Togekiss com mais dano força. Rock Slide complementa bem os moves STAB de Excadrill, formando uma combinação EdgeQuake com Earthquake e permitindo a Excadrill atingir Flying-types como Mantine com um dano super efetivo. Rapid Spin torna Excadrill em um removedor de entry hazards veloz, sendo mais rápido que a maioria do metagame e quase garantindo a remoção de hazards.

Detalhes do Set
========

Máximo investimento em Attack e Speed juntamente de uma nature Jolly maximizam o potencial de Excadrill para dar revenge kill. Mold Breaker permite a ele acertar usuários de Levitate como Rotom-W com Earthquake enquanto anula outras abilities como Sturdy. Um Choice Scarf possibilita a Excadrill ser mais rápido e dar revenge kill em ameaças para equipes Ground,(AV) como Mega Charizard Y.

Dicas de Uso
========

Esse set pode se dar ao luxo de receber hits. Apesar de sofrer grandes danos de ataques fortes, fazer switch in para dar revenge kill em ameaças como Grass Knot Tapu Koko e Solar Beam Mega Charizard Y é uma boa jogada. Isso ainda não justifica ser imprudente com isso; o bulk de Excadrill é fraco e ele odeia receber golpes fortes repetidamente. Tente fazer switch in em um Toxic previsto ou um move fraco resistido. Use Excadrill principalmente para dar revenge kill em ameaças como Tapu Bulu no início de jogo. Prender Excadrill em Rapid Spin é uma jogada perigosa e pode causar uma grande perda de momentum ou conduzir o oponente a fazer setup em um turno gratuito. Use Rapid Spin apenas se nenhuma dessas situações forem prováveis de acontecer e se livrar dos entry hazards é for extremamente importante. Por mais que o principal papel desse set seja eliminar ameaças no início de jogo early-game, também pode servir como um cleaner de final de jogo late-game uma vez que os seus checks e counters estejam tenham sido eliminados. Seja cuidadoso quando for ao escolher o que em qual move deixar Excadrill preso, visto que o mesmo não é tão forte e pode acabar se tornando uma isca de setup contra Pokémon que resistam ao move o qual está preso.

Opções de Equipe
========

Choice Scarf Excadrill é mais adequado em equipes sem sand, pois há poucas razões para não usar Sand Rush Excadrill em times com Hippowdon. Gastrodon e Seismitoad são excelentes switch-ins para moves Water-type que Excadrill teme. Além disso, Excadrill pode eliminar Pokémon com coverage Grass-type tal como Mega Charizard Y e pode fazer switch in em um Toxic previsto. Seismitoad possui uma melhor presença ofensiva assim como tem acesso a Stealth Rock, mas Gastrodon possui uma recovery confiável que lhe ajuda a resistir aos enfrentar Water-types com mais eficácia. Landorus pode facilmente eliminar walls fisicamente defensivas focadas em Defense que Excadrill tem dificuldade em enfrentar, tal como Skarmory, e pode fazer switch in em moves Ground-type ameaçadores. Dugtrio pode prender e remover checks para Excadrill como Keldeo, enquanto Excadrill pode preservar o Focus Sash de Dugtrio removendo os entry hazards. Mamoswine é uma opção para enfrentar Grass-, Ground- e Flying-types que Excadrill odeia, como Breloom, Hippowdon e Gliscor. Garchomp e sua Mega Evolução se destacam em atrair fazer lure e eliminar walls fisicamente defensivas como Skarmory para dar suporte à Excadrill. Choice Band Krookodile é um excelente wallbreaker que pode derrotar os checks que compartilha com Excadrill. Landorus-T é um excelente exímio (evitando repetições) setup sweeper que aprecia a capacidade de Excadrill de dar fazer revenge kill em Ice-types ameaçadores. Por fim, Nidoking pode enfrentar Flying-types bulky como Celesteela e Gliscor com seus moves de coverage e consegue pôr Toxic Spikes em campo para ajudar Excadrill a agir como cleaner no final de jogo late-game.

[SET]
name: Choice Scarf (Steel)
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Toxic
move 4: Rapid Spin
item: Choice Scarf
ability: Mold Breaker
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET DETAILS]
Moves
========

Earthquake é a principal opção STAB de Excadrill, com dano respeitável e sem desvantagens. Iron Head age como um move STAB secundário, permitindo a ele lhe atingir Pokémon como Tapu Bulu, que resiste a Earthquake, com um dano super efetivo. Toxic permite a Excadrill afetar prejudicar Pokémon como Mega Sableye e Mandibuzz que, por outro lado, lhe fariam wall. Rapid Spin fornece utilidade na forma de controle de entry hazards, liberando um moveslot que, de outra forma, é composto por Defog em colegas de equipe como Skarmory. Rock Slide pode ser usado sobre(no lugar de) Toxic como um move de coverage graças à sua capacidade de atingir Flying-types como Zapdos, Tornadus-T e Mega Charizard Y com um dano super efetivo, que são capazes de resistir aos moves STAB de Excadrill com facilidade.

Detalhes do Set
========

Choice Scarf junto de EVs máximos em Speed e uma nature Jolly permitem a Excadrill ser mais rápido e dar KO em maiores grandes ameaças para times Steel, como Mega Charizard Y. EVs máximos em Attack maximizam sua produção de dano e lhe permitem atingir o mais forte possível. Sua ability, Mold Breaker, deixa-o ignorar outras abilities como Sturdy e Levitate.

Dicas de Uso
========

Use Excadrill para dar revenge kill em ameaças como Mega Charizard Y e Entei no início de jogo early-game, se necessário. Seja cuidadoso quanto ao que ficar preso qual move deixá-lo Choice-locked; enquanto Earthquake é altamente repetível, raramente é aconselhável usá-lo quando Flying-types, como Skarmory, permanecem em campo ainda não foram eliminados (ao meu ver, o texto original expressa que Skarmory ainda não foi eliminado no geral, e não que ele está em campo). Tente removê-los antes de trazer Excadrill ao campo para agir como cleaner. Alternativamente, usar seus outros moves para apreender Flying-types como Zapdos em uma switch é bom. No entanto, Excadrill tem uma produção de dano bastante baixa e não consegue romper walls fisicamente defensivas como Celesteela e Skarmory, portanto, ele geralmente deve dar fazer switch out para um check mais apropriado. Além do mais, um Excadrill Choice-locked em Rock Slide ou Iron Head pode ser facilmente explorado pelo adversário. Por exemplo, Magnet Pull Magnezone pode prendê-lo e removê-lo, eliminando uma grande ameaça para ambas equipes Electric e Steel. Seja cuidadoso ao deixar Excadrill fixo Choice-locked em Rapid Spin. Devido à sua geração péssima capacidade de dar dano péssima, isso costuma deixá-lo no final como uma isca de setup. Tente trazê-lo sobre via pivots como Volt Switch Magnezone, já que seu bulk não é extremamente bom e é propenso a se desgastar facilmente. Mantenha Excadrill saudável durante a partida caso seja necessário retirar os entry hazards.

Opções de Equipe
========

Skarmory dá suporte a Excadrill ao fornecer uma imunidade a Ground-type junto com de (junto com é redundante) entry hazards para o mesmo agir como cleaner no final de jogo late-game mais facilmente. Ele, em troca, Em troca, Excadrill é capaz de dar fazer revenge kill em Electric- e Fire-types que ameaçam Skarmory enquanto também fornece suporte com Rapid Spin para preservar o Sturdy de Skarmory e liberando um moveslot a qual Defog poderia ser preenchido que poderia ser preenchido por Defog. Da mesma forma, a imunidade a Ground-type de Celesteela ajuda bastante Excadrill e a capacidade dele de dar conseguir um revenge kill em Electric- e Fire-types é vista como um fornece suporte para ela. A ability Flash Fire de Heatran lhe permite receber(absorver) moves Fire-types que são super efetivos contra Excadrill. Enquanto Excadrill é capaz de ser mais rápido ultrapassar e dar KO em boa parte dos Fire-types por si só, usuários de Choice Scarf mais rápidos como Victini representam uma ameaça para ele, tornando Heatran um parceiro ideal. Magnezone é outra ótima maneira de se livrar de aborrecimentos. Magnet Pull lhe permite prender Skarmory, Celesteela e Ferrothorn, permitindo-o a permitindo-lhe eliminá-los com facilidade. Ferrothorn também prova a si mesmo ser prova-se um ótimo aliado para Excadrill devido aos seus stats defensivos impecáveis e sua capacidade de pôr entry hazards em campo. Por fim, Mega Scizor é um ótimo setup sweeper de final de jogo late-game que aprecia o fato de que Excadrill derrubar enfraquece seus checks compartilhados e dár revenge kill em Fire-types. O mesmo também pode trazer Excadrill ao campo com um U-turn lento, o que é apreciado, visto que Excadrill não possui meios de recovery e detesta ser desgastado.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
========
Ground


Swords Dance pode ser usado em sets de Life Orb para dar fazer setup em Pokémon passivos como Chansey com a finalidade de derrotar Pokémon mais resistentes bulky como Porygon2, mas isso não é tão viável devido aos turnos limitados de sand. Uma nature Jolly pode aparecer(ser usada) no set de Sand Rush para ser mais veloz que Choice Scarf Greninja sob sand, mas isso retira a potência imediata das variantes com Adamant.

Steel

Toxic é um nicho, mas de certa forma uma opção viável é uma opção nicho, mas de certa forma viável sobre(no lugar de) Rapid Spin para enfraquecer(prejudicar) Pokémon como Mega Sableye, ignorando Magic Bounce graças a Mold Breaker.

Checks e Counters
========

Ground

Skarmory:
Skarmory faz wall em qualquer set de Excadrill e pode dar phaze no raro set de Swords Dance também.
Flying-types Bulky: Flying-types Bulky que não são fracos a Rock Slide, tal como Celesteela e Gliscor, derrotam Excadrill completamente.
Walls Fisicamente Defensivas Physical: Por mais que Excadrill seja um excelente wallbreaker physical, o mesmo falha ao enfrentar algumas walls fisicamente defensivas focadas em Defense, tal como Mega Slowbro e Porygon2.
Water-types: Water-types bulky como Swampert podem resistir a aguentar poucos hits de Excadrill e logo após ameaçá-lo com burns de Scald. Water-types ofensivos como Keldeo e Manaphy são muito mais fáceis de se lidar sob sand, mas podem ser mais rápidos e ameaçá-lo com um KO por outro lado.
Ground-types: Ground-types como Hippowdon e Garchomp podem aguentar um hit e dar KO em Excadrill com seus moves STAB.
Usuários de Weather: Usuários de weather como Pelipper podem afastar(parar) sand para naturalmente permitirem que Pokémon naturalmente mais rápidos darem outspeed ultrapassem e dêem revenge kill em Excadrill.
Revenge Killers: Por mais que seja quase impossível dar revenge kill em Excadrill sob sand, revenge killers rápidos como Victini e Gengar podem ameaçar Excadrill com golpes super efetivos fora de sand.

Steel

Flying-types Bulky:
Flying-types bulky, especialmente aqueles que recebem dano neutro de Rock Slide, tais como Skarmory, Gliscor e Celesteela, são capazes de fazer switch in e serem walls para fazer wall a Excadrill.

Pokémon Mais Rápidos: Pokémon mais rápidos como Choice Scarf Victini e Choice Scarf Terrakion podem fazer check em a Excadrill sendo mais velozes que ele e ameaçando-o com golpes super efetivos.

Walls Physical: Devido à baixa produção de dano de Choice Scarf Excadrill, walls fisicamente defensivas como Mega Sableye e Porygon2 podem fazer switch in nele e se recuperarem de qualquer dano recebido.

Water-types Bulky: Water-types bulky como Suicune e Slowbro podem não só resistirem a qualquer golpe fixado por que Excadrill esteja Choice-locked, como também podem ameaçá-lo com Scald, tendo até a chance de lhe dar burn.

Ground-types: Ground-types como Hippowdon e Landorus-T não são ameaçados por Excadrill e podem dar-lhe KO com STAB Earthquake STAB.

Grass-types Bulky: Grass-types Bulky como Gourgeist-XL e Mega Venusaur tendem a resistir aos ataques de Excadrill com facilidade e revidar infligindo-lhe com status ou simplesmente o derrotando.


  • Written by [[terrors, 279058] and [roman, 396169]]
  • Ground analysis by [[terrors, 279058] and [roman, 396169]]
  • Steel analysis by [[terrors, 279058]]
  • Earlier versions by [[Eien,100418]]
  • Quality checked by [[Eien,100418], [Havens, 391540], [maroon, 305839], [Izaya, 311872], [Moosical, 215618], [scpinion, 239869], [Vid, 239907], and [Misaka Mikoto, 240969]]
  • Grammar by [[Bandkrook, 301217], [,]


1- Coloque os créditos.
2- Coloque o link da análise original.
3- Preste atenção no uso dos termos early-game, mid-game e late-game, não traduzimos eles.
4- Parabéns por mais uma tradução.


bandkrook-gp.gif
 

Ropalme1914

Ace Poker Player
is a Tiering Contributoris a Contributor to Smogonis a Smogon Media Contributoris a Site Content Manager Alumnusis a Social Media Contributor Alumnusis a Forum Moderator Alumnus
[OVERVIEW]

Ground

Excadrill é o principal sweeper de Sand Rush em equipes Ground e possui um potencial igualmente valioso de revenge kill graças ao seu incrível Attack. Sand Rush duplica sua Speed decente em sand, permitindo-lhe fazer um uso completo de seu potencial para wallbreak e tornando-o quase impossível de receber revenge kill. Excadrill também pode usar sets Choice Scarf em equipes que não usam sand, assumindo o papel de um revenge killer rápido. Sua outra ability viável, Mold Breaker, permite-lhe acertar Rotom-W, que é uma grande ameaça para equipes Ground, e passar por cima de Sturdy. Excadrill tem acesso a dois ataques STAB fortes em Earthquake e Iron Head e possui acesso a coverage como X-Scissor e Rock Slide, formando uma combinação pseudo-EdgeQuake. Além disso, ele possui Rapid Spin, tornando-lhe o único Pokémon viável que pode remover entry hazards em equipes Ground. Para melhorar ainda mais sua diversidade de set, Excadrill também tem o potencial de usar um set de Swords Dance + Z-Move, permitindo-lhe passar por cima de walls como Gliscor. O tipo Steel de Excadrill lfaz dele um check ofensivo excelente para Ice-types que também recebe dano neutro de moves Grass-type. Contudo, após levantar sand, o jogador é algumas vezes forçado a fazer sacrifícios para trazer Excadrill ao campo, o que resulta em uma grande perda de momentum. Além do mais, a Speed de Excadrill não é incrível fora de sand, deixando ele vulnerável aos a revenge killers. Sua tipagem lhe deixa vulnerável a alguns moves priority de prioridade, incluindo Mach Punch e Aqua Jet. No geral, Excadrill é uma necessidade em qualquer equipe de sand ofensiva e efetivamente desempenha o papel de um revenge killer em equipes sem sand de forma efetiva.

Steel

Excadrill reivindica o espaço de principal usuário de Choice Scarf em equipes Steel devido à sua excelente tipagem Ground(espaço)/(espaço)Steel. Isso lhe permite dar revenge kill em Fire-types ameaçadores como Rotom-H e Entei juntamente com a (redundância) Electric-types como Xurkitree e Tapu Koko, até sendo capaz de impedir Volt Switch. Complementando ainda mais sua tipagem, está sua excelente movepool ofensiva. O mesmo Ele tem acesso a moves STAB magníficos em Earthquake e Iron Head juntamente com a Rock Slide como um move de coverage que lhe permite acertar Flying-types como Mantine e Zapdos, que são por outro lado capazes de resistir aos seus moves STAB facilmente. Sua movepool também abrange Rapid Spin, o que lhe torna um excelente removedor de entry hazards suicida, sendo mais rápido e se trancando prendendo (normalmente a gente fala que o Pokémon tá preso por causa do item Choice, não que ele tá trancado) em Rapid Spin antes do inimigo o derrotar. Mold Breaker permite que Excadrill atinja usuários de Levitate, especialmente Rotom-W, com Earthquake. Exceto sua imunidade à Electric, no entanto, a tipagem de Excadrill falha em trazer mais utilidade defensivamente, apenas adicionando uma fraqueza à Water, a qual equipes Steel já são vulneráveis contra. Seu rendimento em dano não é tão impressionante também. Excadrill não consegue passar por cima de walls defensivas como Slowbro e Skarmory e necessita de um suporte da equipe para cuidar desses tipos de walls antes de derrotar o inimigo enfraquecido no late-game. Por fim, mesmo quando equipado com Choice Scarf, sua Speed não é o suficiente, sendo ultrapassado por vários outros usuários de Choice Scarf, como Victini e Gengar.

[SET]
name: Sand Rush (Ground)
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Rock Slide
move 4: Rapid Spin / X-Scissor
item: Choice Band
ability: Sand Rush
nature: Adamant
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET DETAILS]
Moves
========

Earthquake é o move mais poderoso e repetível neste set, com uma Base Power alta e poucas switch-ins confiáveis, exceto por Flying-types. Iron Head é o outro move STAB de Excadrill, permitindo-lhe conseguir importantes KOs em Ice- e Fairy-types ameaçadores como Avalugg e Tapu Bulu, além de ser um move mais confiável para ficar preso quando Earthquake não é seguro. Rock Slide completa a coverage de Excadrill por lhe permitir atingir Flying-types que podem fazer switch in de forma segura em outros moves, tais como Zapdos, Mantine e Mega Charizard Y. Rapid Spin permite a Excadrill fornecer um controle de entry hazards para Ground-types, algo que eles costumam não ter, além do mesmo se tornar um rápido spinner ofensivo sob sand. X-Scissor pode ser alternativamente usado, já que prender Excadrill em Rapid Spin pode algumas vezes ser uma péssima ideia. X-Scissor dá a Excadrill um move de confiança contra equipes Psychic, libertando o usuário de jogos mentais contra Slowbro e Latios, pois o primeiro resiste a Iron Head e o segundo a Earthquake.

Detalhes do Set
========

EVs máximos em Attack e Speed junto de uma nature Adamant maximizam o potencial de Excadrill de fazer wallbreak por deixarem-no acertar o mais forte e rápido possível. Choice Band aumenta ainda mais sua força e limita o número de Pokémon que podem fazer switch in nele. Life Orb pode ser alternativamente usado para permitir Excadrill trocar os moves enquanto estiver fazendo sweep, mas isso resulta em uma perda de poder e inflige recoil a cada ataque, fazendo com que o mesmo se esgote facilmente. Life Orb Excadrill notavelmente falha em garantir um 2HKO em Slowbro. Sand Rush corrige a Speed medíocre de Excadrill sob sand.

Dicas de Uso
========

Usar Excadrill fora de sand pode ser extremamente arriscado devido à sua Speed medíocre. Tente tirar vantagem de seu protencial potencial de wallbreak, sempre usando-o quando houver sand. Tente remover os checks e counters de Excadrill, como Skarmory, antes de enviá-lo ao campo, visto que trazê-lo enquanto seus counters ainda estiverem presentes pode ocasionar uma grande perca de momentum e turnos de sand. Depois de colocar sand com Hippowdon, não faça switch in diretamente com Excadrill em atacantes poderosos como Tapu Bulu, já que o bulk de Excadrill não é incrível. Por outro lado, fazer switch in em um Toxic previsto ou golpe resistido fraco é perfeitamente adequado. Tente manter Excadrill saudável durante a partida se você planeja fazer sweep com ele. Uma vez que o mesmo tenha recebido um pouco de dano residual, ele se torna muito suscetível a um KO por moves priority de prioridade. Choice Band Excadrill é um excelente wallbreaker e pode ser usado no early-game para desmoronar os cores defensivos do oponente antes de deixar um cleaner aparecer e fazer sweep. Usar Life Orb em Excadrill requer uma mentalidade totalmente diferente. Um Excadrill como esse pode usar moves mais apropriados para derrotar um adversário mesmo que ele não cause tanto dano aos inimigos, algo que Choice Band Excadrill não pode fazer. Apenas vá com Rapid Spin se for extremamente necessário ou se o oponente puder tirar pouco dano de Excadrill, já que o mesmo detesta receber golpes poderosos. Por exemplo, remover Sticky Web é geralmente uma grande prioridade devido ao quão ameaçador isso é contra times Ground ofensivos. Se o potencial de sweep de Excadrill não for necessário, sinta-se livre para usar Rapid Spin enquanto sacrifica Excadrill. Não priorize a eliminação dos entry hazards, no entanto, se o oponente puder usar Excadrill como isca de setup.

Opções de Equipe
========

Hippowdon é o parceiro mais importante para Excadrill, fornecendo sand por meio de Sand Stream para ativar Sand Rush. O mesmo também consegue aguentar moves physical de prioridade que ameaçam Excadrill, como Mach Punch e Aqua Jet, enquanto ainda fornece suporte com Stealth Rock. Em troca, Excadrill pode deter Ice- e Grass-types ameaçadores, (AV) como Kyurem-B e Tapu Bulu. A imunidade de Gastrodon e Seismitoad a (remover acento) moves Water-type os tornam parceiros quase guarantidos para enfrentar ameaças como Kingdra e Greninja. Seismitoad tem uma melhor presença ofensiva, sendo capaz de lidar com ameaças como Belly Drum Azumarill, enquanto Gastrodon possui recovery confiável. Landorus forma um incrível core ofensivo com Excadrill, fornecendo um wallbreaker special para complementar o ataque physical de Excadrill. O mesmo também aprecia muito a capacidade de Excadrill de eliminar Ice-types. Dugtrio é excelente em prender e remover aborrecimentos, como Keldeo, enquanto o Rapid Spin de Excadrill pode ajudar a preservar o seu Focus Sash. Mamoswine é outro wallbreaker physical que dá suporte a Excadrill derrubando seus checks compartilhados. O mesmo também fornece prioridade, coverage Ice-type para lidar com Flying-types bulky como Gliscor e suporte de Knock Off para passar por cima de aborrecimentos Pokémon irritantes como Porygon2. Garchomp proporciona uma resistência a Fire e a capacidade de destruir walls com Z-Moves poderosos. Choice Scarf Krookodile pode ser usado como cleaner depois que Excadrill tenha feito wallbreak no early-game. Krookodile também faz Pursuit trap em ameaças como Latios. Por fim, Nidoking fornece mixed wallbreak e suporte de Toxic Spikes para facilitiar o sweep de Excadrill.

[SET]
name: Swords Dance (Ground)
move 1: Swords Dance
move 2: Earthquake
move 3: Iron Head
move 4: Rapid Spin
item: Steelium-Z
ability: Sand Rush
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET DETAILS]
Moves
========

Swords Dance permite a Excadrill passar por cima de Pokémon defensivos com ataques após um boost. Earthquake é o move STAB mais poderoso de Excadrill. Iron Head é o seu move STAB secundário que lhe permite acertar Pokémon imunes a Ground, como Tornadus-T e Gliscor. Rapid Spin permite a Excadrill dar suporte aos seus companheiros de equipe, como Focus Sash Dugtrio.

Detalhes do Set
========

Um investimento de 252 EVs em Attack e Speed maximiza o potencial ofensivo de Excadrill. Uma nature Jolly permite que Excadrill seja mais veloz que ameaças como Choice Scarf Greninja e Mew Modest com +2 sob sand e Pokémon como Nidoking e Mimikyu fora de sand. Uma nature Adamant pode ser usada para fornecer mais poder, mas Excadrill será mais lento que as ameaças mencionadas acima. Sand Rush dá a Excadrill +2 de boost em Speed enquanto sand estiver ativo. Steelium Z permite a ele lidar com Pokémon defensivos como Gliscor.

Dicas de Uso
========

Faça uso de Swords Dance e o Z-Move de Excadrill para enfraquecer cores como Mandibuzz + Mega Sableye + Alolan Muk encontrados em equipes Dark. Tente sincronizar Sand Stream de Hippowdon com Excadrill para conseguir boosts com Swords Dance enquanto sand ainda estiver ativo, o que significa que você não pode ser forçado a sair de campo por ameaças ofensivas como Keldeo. Tente manter Excadrill saudável durante a partida para que ele possa fazer cleanup a limpa no late-game mais facilmente. Excadrill é uma das melhores ferramentas de Ground contra equipes Fairy, então use-o para pressionar setup sweep ameaçadores como Tapu Bulu e remover wallbreakers como Mega Diancie. Use Rapid Spin para dar suporte aos colegas de equipe, particularmente Focus Sash Dugtrio, que pode prender e remover ameaças, (RV) como Greninja e Tapu Bulu. Use Swords Dance ao forçar o oponente a fazer switch in em um Pokémon defensivo, como Gliscor. Evite receber burn por de Pokémon como Will-O-Wisp Mew pois burns irão cortar o stat de Attack de Excadrill pela metade, deixando-o inútil contra walls comuns.

Opções de Equipe
========

Hippowdon é um colega de equipe importante para Excadrill, pois lhe permite aproveitar Sand Rush ao máximo com Sand Stream e fornece um suporte de Stealth Rock para ele também. Dugtrio é importante para remover várias ameaças ofensivas, como Alolan Raichu, e Pokémon defensivos como Celesteela e Zapdos com Gravity ativo. Excadrill dá suporte para Dugtrio removendo os hazards e Dugtrio pode dar revenge kill em ameaças extremamente rápidas por meio de Sucker Punch. Seismitoad pode tirar vantagem de Water-types para Excadrill graças à sua ability Water Absorb. Outros Pokémon com imunidade a Water, como Gastrodon, (AV) também podem desempenhar o mesmo papel. Mega Garchomp é ótimo para remover walls como Celesteela, abrindo caminho para Excadrill. Landorus funciona de maneira similar que Mega Garchomp, removendo walls que Excadrill tem dificuldade em enfrentar. O mesmo também pode fornecer Gravity para Excadrill enfrentar Celesteela. Mega Steelix pode agir como um check secundário para Fairy, aguentando golpes de ameaças como Tapu Bulu e os removendo com Heavy Slam. Mamoswine é um ótimo check para Flying- e Dragon-types e consegue eliminar Pokémon enfraquecidos com Ice Shard, assim como dá suporte a Excadrill com Knock Off, enfraquecendo checks como Porygon2.

[SET]
name: Choice Scarf (Ground)
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Rock Slide
move 4: Rapid Spin
item: Choice Scarf
ability: Mold Breaker
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 SpD / 252 Spe

[SET DETAILS]
Moves
========

Earthquake é o move STAB primário de Excadrill; é o que acerta mais fortemente e possui poucas opções de switch-ins confiáveis além dos de Flying-types. Excadrill se beneficia de Mold Breaker, o que lhe permite atingir usuários de Levitate. Iron Head é o outro move STAB de Excadrill e acerta Grass-, Fairy- e Flying-types como Tapu Bulu, Clefable e Togekiss com mais força. Rock Slide complementa bem os moves STAB de Excadrill, formando uma combinação EdgeQuake com Earthquake e permitindo a Excadrill atingir Flying-types como Mantine com dano super efetivo. Rapid Spin torna Excadrill um removedor de entry hazards veloz, sendo mais rápido que a maioria do metagame e quase garantindo a remoção de hazards.

Detalhes do Set
========

Máximo investimento em Attack e Speed juntamente de uma nature Jolly maximizam o potencial de Excadrill para dar revenge kill. Mold Breaker permite-lhe a ele acertar usuários de Levitate como Rotom-W com Earthquake enquanto anula outras abilities como Sturdy. Um Choice Scarf possibilita a Excadrill ser mais rápido e dar revenge kill em ameaças para equipes Ground, como Mega Charizard Y.

Dicas de Uso
========

Esse set pode se dar ao luxo de receber hits. Apesar de sofrer grandes danos de ataques fortes, fazer switch in para dar revenge kill em ameaças como Grass Knot Tapu Koko e Solar Beam Mega Charizard Y é uma boa jogada. Isso ainda não justifica ser imprudente; o bulk de Excadrill é fraco e ele odeia receber golpes fortes repetidamente. Tente fazer switch in em um Toxic previsto ou um move fraco resistido. Use Excadrill principalmente para dar revenge kill em ameaças como Tapu Bulu no início de jogo early-game. Prender Excadrill em Rapid Spin é uma jogada perigosa e pode causar uma grande perda de momentum ou conduzir o oponente a fazer setup em um turno gratuito. Use Rapid Spin apenas se nenhuma dessas situações forem prováveis de acontecer e se livrar dos entry hazards for extremamente importante. Por mais que o principal papel desse set seja eliminar ameaças no early-game, Excadrill também pode servir como um late-game cleaner de late-game uma vez que os seus checks e counters estejam tenham sidos eliminados. Seja cuidadoso ao escolher em qual move Excadrill preso, visto que o mesmo não é tão forte e pode acabar se tornando uma isca de setup contra Pokémon que resistam ao move o qual está preso.

Opções de Equipe
========

Choice Scarf Excadrill é mais adequado em equipes sem sand, pois há poucas razões para não usar Sand Rush Excadrill em times com Hippowdon. Gastrodon e Seismitoad são excelentes switch-ins para moves Water-type que Excadrill teme. Além disso, Excadrill pode eliminar Pokémon com coverage Grass-type, (AV) tal como Mega Charizard Y, (AV) e pode fazer switch in em um Toxic previsto. Seismitoad possui uma melhor presença ofensiva assim como acesso a Stealth Rock, mas Gastrodon possui recovery confiável que lhe ajuda a enfrentar Water-types com mais eficácia. Landorus pode facilmente eliminar walls fisicamente defensivas physical que Excadrill tem dificuldade em enfrentar, tal como Skarmory, e pode fazer switch in em moves Ground-type ameaçadores. Dugtrio pode prender e remover checks para Excadrill como Keldeo, enquanto Excadrill pode preservar o Focus Sash de Dugtrio removendo os entry hazards. Mamoswine é uma opção para enfrentar Grass-, Ground- e Flying-types que Excadrill odeia, como Breloom, Hippowdon e Gliscor. Garchomp e sua Mega Evolução se destacam em fazer lure e eliminar walls focadas em Defense defensivas physical como Skarmory para dar suporte à Excadrill. Choice Band Krookodile é um excelente wallbreaker que pode derrotar os checks que compartilha com Excadrill. Landorus-T é um exímio setup sweeper que aprecia a capacidade de Excadrill de fazer revenge kill em Ice-types ameaçadores. Por fim, Nidoking pode enfrentar Flying-types bulky como Celesteela e Gliscor com seus moves de coverage e consegue por Toxic Spikes em campo para ajudar Excadrill a agir como cleaner no late-game.

[SET]
name: Choice Scarf (Steel)
move 1: Earthquake
move 2: Iron Head
move 3: Toxic
move 4: Rapid Spin
item: Choice Scarf
ability: Mold Breaker
nature: Jolly
evs: 252 Atk / 4 Def / 252 Spe

[SET DETAILS]
Moves
========

Earthquake é a principal opção de STAB de Excadrill, com dano respeitável e sem desvantagens. Iron Head age como um move STAB secundário, permitindo a ele atingir Pokémon como Tapu Bulu, que resiste a Earthquake, com dano super efetivo. Toxic permite a Excadrill prejudicar Pokémon como Mega Sableye e Mandibuzz que, por outro lado, lhe fariam wall. Rapid Spin fornece utilidade na forma de controle de entry hazard, liberando um moveslot que, de outra forma, é composto por Defog em colegas de equipe como Skarmory. Rock Slide pode ser usado sobre no lugar de Toxic como um move de coverage graças à sua capacidade de atingir Flying-types como Zapdos, Tornadus-T e Mega Charizard Y com um dano super efetivo, que são capazes de resistir aos moves STAB de Excadrill com facilidade.

Detalhes do Set
========

Choice Scarf junto de EV's máximos em Speed e uma nature Jolly permite a Excadrill ser mais rápido e dar KO em grandes ameaças para times Steel, como Mega Charizard Y. EV's máximos em Attack maximizam sua produção de dano e lhe permitem atingir o mais forte possível. Sua ability, Mold Breaker, deixa-o ignorar outras abilities, (AV) como Sturdy e Levitate.

Dicas de Uso
========

Use Excadrill para dar revenge kill em ameaças como Mega Charizard Y e Entei no early-game, se necessário. Seja cuidadoso quanto ao que ficar preso; enquanto Earthquake é altamente repetível, raramente é aconselhável usá-lo quando Flying-types, como Skarmory, permanecem em campo não nocauteados (o problema é ter um Flying-type vivo mesmo, não necessariamente em campo, você nunca apertaria Earthquake contra um Skarmory mesmo). Tente removê-los antes de trazer Excadrill ao campo para agir como cleaner. Alternativamente, usar seus outros moves para apreender Flying-types como Zapdos em uma switch é bom. No entanto, Excadrill tem uma produção de dano bastante baixa e não consegue romper walls fisicamente defensivas defensivas physical como Celesteela e Skarmory, portanto, ele geralmente deve fazer switch para um check mais apropriado. Além do mais, um Excadrill Choice-locked em Rock Slide ou Iron Head pode facilmente ser explorado pelo adversário. Por exemplo, Magnet Pull Magnezone pode prendê-lo e removê-lo, eliminando uma grande ameaça para ambas equipes Electric e Steel. Seja cuidadoso ao deixar Excadrill Choice-locked em Rapid Spin. Devido à sua péssima capacidade de dar dano, isso costuma deixá-lo no final como uma isca de setup. Tente trazê-lo via pivots como Volt Switch Magnezone, já que seu bulk não é extremamente bom e é propenso a se desgastar facilmente. Mantenha Excadrill saudável durante a partida caso seja necessário retirar os entry hazards.

Opções de Equipe
========

Skarmory dá suporte a Excadrill ao fornecer uma imunidade a Ground junto de entry hazards para o mesmo agir como cleaner de late-game mais facilmente. Excadrill, em troca, é capaz de dar revenge kill em Electric- e Fire-types que ameaçam Skarmory enquanto também fornece suporte com Rapid Spin para preservar o Sturdy de Skarmory e libera um moveslot que poderia ser preenchido por Defog. Da mesma forma, a imunidade a Ground de Celesteela ajuda bastante Excadrill e a capacidade dele de dar revenge kill em Electric- e Fire-types fornece suporte para ela. A ability Flash Fire de Heatran lhe permite receber moves Fire-types que são super efetivos contra Excadrill. Enquanto Embora (traduções diferentes para a mesma palavra dependendo do contexto) Excadrill é capaz de ultrapassar e dar KO em boa parte dos Fire-types por si só, usuários de Choice Scarf mais rápidos como Victini representam uma ameaça para ele, tornando Heatran um parceiro ideal. Magnezone é outra ótima maneira de se livrar de aborrecimentos. Magnet Pull lhe permite prender Skarmory, Celesteela e Ferrothorn, permitindo-lhe eliminá-los com facilidade. Ferrothorn também prova-se um ótimo aliado para Excadrill devido aos seus stats defensivos impecáveis e sua capacidade de por entry hazards em campo. Por fim, Mega Scizor é um ótimo setup sweeper de late-game que aprecia o fato de que Excadrill enfraquece seus checks compartilhados e dar revenge kill em Fire-types. O mesmo também pode trazer Excadrill ao campo com um U-turn lento, o que é apreciado, visto que Excadrill não possui meios de recovery e detesta ser desgastado.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
========
Ground


Swords Dance pode ser usado em sets de Life Orb para fazer setup em Pokémon passivos como Chansey com a finalidade de derrotar Pokémon mais bulky como Porygon2, mas isso não é tão viável devido aos turnos limitados de sand. Uma nature Jolly pode aparecer no set de Sand Rush para ser mais veloz que Choice Scarf Greninja sob sand, mas isso retira a potência imediata das variantes com Adamant.

Steel

Toxic é é uma opção nicho, mas de certa forma viável sobre Rapid Spin para enfraquecer Pokémon como Mega Sableye, ignorando Magic Bounce graças a Mold Breaker.

Checks e Counters
========

Ground


**Skarmory**: Skarmory faz wall em qualquer set de Excadrill e pode dar phaze no raro set de Swords Dance também.

**Flying-types Bulky**: Flying-types Bulky que não são fracos a Rock Slide, tal como Celesteela e Gliscor, derrotam Excadrill completamente.

**Walls Defensivas Physical**: Por mais que Excadrill seja um excelente wallbreaker physical, o mesmo falha ao enfrentar algumas walls defensivas focadas em Defense physical, tal como Mega Slowbro e Porygon2.

**Water-types**: Water-types bulky como Swampert podem aguentar poucos alguns hits golpes de Excadrill e logo após ameaçá-lo com burns de Scald. Water-types ofensivos como Keldeo e Manaphy são muito mais fáceis de se lidar sob sand, mas podem ser mais rápidos e ameaçá-lo com um KO.

**Ground-types**: Ground-types como Hippowdon e Garchomp podem aguentar um hit e dar KO em Excadrill com seus moves STAB.

**Usuários de Weather**: Usuários de weather como Pelipper podem afastar sand para permitirem que Pokémon naturalmente mais rápidos ultrapassem e deem revenge kill em Excadrill.

**Revenge Killers**: Por mais que seja quase impossível dar revenge kill em Excadrill sob sand, revenge killers rápidos como Victini e Gengar podem ameaçar Excadrill com golpes super efetivos fora de sand.

Steel
--------

**Flying-types Bulky**: Flying-types bulky, especialmente aqueles que recebem dano neutro de Rock Slide, tais como Skarmory, Gliscor e Celesteela, são capazes de fazer switch in e fazer wall a Excadrill.

**Pokémon Mais Rápidos**: Pokémon mais rápidos como Choice Scarf Victini e Choice Scarf Terrakion podem fazer check a Excadrill sendo mais velozes que ele e ameaçando-o com golpes super efetivos.

**Walls Physical**: Devido à baixa produção de dano de Choice Scarf Excadrill, walls fisicamente defensivas como Mega Sableye e Porygon2 podem fazer switch in nele e se recuperarem de qualquer dano recebido.

**Water-types Bulky**: Water-types bulky como Suicune e Slowbro não só resistem a qualquer golpe que Excadrill esteja Choice-locked, como também podem ameaçá-lo com Scald, tendo até a chance de lhe dar burn.

**Ground-types**: Ground-types como Hippowdon e Landorus-T não são ameaçados por Excadrill e podem dar-lhe KO com STAB Earthquake.

**Grass-types Bulky**: Grass-types Bulky como Gourgeist-XL e Mega Venusaur tendem a resistir aos ataques de Excadrill com facilidade e revidar infligindo-lhe com status ou simplesmente o derrotando.
Pelo amor, que análise longa :psywoke: eu já falei com o Tico também btw, pode aplicar esse daqui.
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top