OU Dragapult

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/dragapult/


[Overview]

Dragapult é um wallbreaker, pivot ofensivo e opção para manter inimigos velozes sob controle de primeira em OU, ostentando uma combinação de STAB quase sem resistências, ótimas opções de coverage e uma Speed tier sem igual. O último ponto em particular é um atributo versátil que permite que ele passes por cima da maioria dos Pokémon ofensivos na tier e tirar máximo proveito da sua combinação de STAB para acabar com times enfraquecidos, facilmente espalhar status, ou fazer pivot em segurança com U-turn. Isso, junto a Infiltrator, faz dele uma medida fantástica contra times mais ofensivos, incluindo o arquétipo dual screens, já que fazer switch nos seus STABs Ghost-type é incrivelmente difícil para eles sem uma resposta específica a ele. Não obstante, seu acesso a U-turn veloz junto de sua poderosa combinação de STAB permite que Dragapult habilite parceiros ofensivos muito bem, formando cores incríveis com diversos Pokémon ofensivos, como Urshifu-R e Garchomp. É importante ressaltar que Dragapult pode tirar proveito de seus checks com U-turn e facilmente forçar progresso contra eles, já que eles ou não têm recovery confiável ou podem ser sobrecarregados ao longo do jogo com suporte de Knock Off e entry hazards. Dragapult também brande ótimas opções de coverage, como Thunderbolt e Flamethrower, que permitem que ele sobrecarregue supostos checks, como Mandibuzz, Toxapex, Tapu Fini e Ferrothorn, com mais facilidade. Porém, a falta de longevidade e bulk apenas aceitável apesar de sua tipagem defensiva sólida significa que o dano que ele recebe é permanente, deixando-o suscetível a ser pressionado a longo prazo por status, dano residual de ataques resistidos e entry hazards no caso de variantes sem Heavy-Duty Boots. Consequentemente, isso pode levar com que ele seja derrotado por Pokémon saudáveis, prioridade ou usuários de Choice Scarf mais tarde no jogo. Por essas razões, ele também é incapaz de usar seu tipo Dragon para providenciar uma resposta de longo termo contra Pokémon proeminentes, como Heatran, levando à sua necessidade de suporte de pivot ou switches duplas agressivas para encontrar boas oportunidades de agir. O Special Attack de Dragapult também é apenas acima da média, então ele precisa de Choice Specs ou status para ser imediatamente ameaçador com seus principais ataques STAB ou Hex, respectivamente. Mesmo quando impulsionado, sua força pode ser desapontante, tornando-o dependente de switches forçadas e dano residual anterior para atacar seus alvos com segurança sem arriscar ser danificado ou levar status contra si mesmo no processo.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Shadow Ball
move 2: Draco Meteor
move 3: U-turn
move 4: Flamethrower / Thunder / Hydro Pump
item: Choice Specs
ability: Infiltrator
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Quando equipado com Choice Specs, Dragapult se torna um wallbreaker ameaçador que pode facilmente sobrecarregar a maioria do metagame com seu STAB Draco Meteor e Shadow Ball. Em particular, Shadow Ball é uma opção poderosa incrivelmente repetível que é extremamente difícil de se fazer switch sem uma resposta bem definida capaz de lidar com as outras opções de Dragapult ao longo do jogo, como Clefable focada em Special Defense, Toxapex ou Blissey. U-turn permite que Dragapult explore e facilmente desgaste a pequena quantidade de checks que ele tem para gerar momentum, habilitando aliados ofensivos para que forcem progresso ou façam wallbreak. Flamethrower é coverage extremamente efetiva, permitindo que Dragapult pressione alvos como Corviknight, Scizor e Ferrothorn imediatamente. Hydro Pump permite a Dragapult pressionar Heatran ainda mais e derrotar Hippowdon e Landorus-T focados em Special Defense, (AV) enquanto Thunderbolt ou Thunder pressionam supostos checks, como Mandibuzz, Tapu Fini e Toxapex. Thunder, notavelmente, é capaz de derrotar Toxapex focado em Special Defense com mais facilidade a custo de accuracy e PP. Apesar de uma opção mais obscura, Hex é uma opção similarmente poderosa, sobrecarregando Gastrodon, Hippowdon e Clefable se estiverem infligidos por status, mas deixa Dragapult extremamente dependente de aliados que possam espalhar status. O acesso de Dragapult a Infiltrator junto de sua Speed fantástica faz dele uma ótima resposta a times offense, ignorando completamente dual screens e Substitute de Pokémon como Kyurem e Landorus-T, fazendo dessa ability a escolha ideal no lugar de Clear Body, que é mais situacional.

A habilidade de Dragapult de contornar Clefable, Tyranitar e Blissey faz dele o par ideal para Pokémon ofensivos que o ajudam a superar eles e removem checks compartilhados. Urshifu-R e Melmetal são exemplos incríveis de receptores de U-turn. O primeiro pode usar sua poderosa combinação de STAB para derrotar Tyranitar, Hippowdon e Blissey enquanto ajuda a lidar com Tapu Fini e Toxapex. Similarmente, Melmetal também toma proveito de U-turn para entrar em campo contra Clefable e Blissey, e seu acesso a Toxic e Thunder Wave reforça o potencial de wallbreak de Dragapult com Hex. Em troca, Dragapult pode usar seus moves STAB Ghost-type e poderosíssimo Draco Meteor para atingir ou fazer pivot em seus checks, como Slowbro, Tangrowth, Zapdos e Corviknight. Adicionalmente, Kyurem e Hydreigon podem ser fantásticos para ajudar Dragapult a sobrecarregar checks compartilhados em Fairy- e Steel-types, como Clefable, Ferrothorn e Melmetal. Eles também apreciam a habilidade de Dragapult de fazer pivot contra Pokémon como Toxapex, Gastrodon e Hippowdon para encontrar oportunidades críticas de wallbreak. Heatran é outro receptor de U-turn que é capaz de prender Toxapex, Clefable e Blissey com Magma Storm ou usar Stealth Rock. Dragapult também aprecia bastante o suporte de Knock Off para remover recovery de Leftovers de checks como Clefable e Tapu Fini enquanto deixa outros como Mandibuzz e Blissey mais vulneráveis a entry hazards. Ferrothorn é uma opção sólida que atinge alvos como Heatran com Knock Off para forçar progresso para Dragapult e também é capaz de usar entry hazards. Adicionalmente, Kartana é um incrível usuário mais ofensivo de Knock Off que aprecia U-turn de Dragapult, facilmente cortando checks como Gastrodon, Clefable e Hippowdon no meio com seu Attack alto, ataques STAB e coverage. O acesso de Landorus-T a Stealth Rock, Toxic e Knock Off torna ele capaz de atingir e pressionar checks compartilhados em Mandibuzz e Tapu Fini enquanto atinge Toxapex com dano super efetivo e providencia um switch-in para Zeraora e suporte de pivot. Landorus-T também aprecia a habilidade de Dragapult de providenciar uma entrada segura contra Pokémon como Tyranitar e Blissey, os quais ele pode facilmente explorar para forçar progresso com sua utilidade.

[SET]
name: Pivot Ofensivo
move 1: Hex
move 2: Draco Meteor
move 3: U-turn
move 4: Thunder Wave / Will-O-Wisp
item: Heavy-Duty Boots
ability: Infiltrator
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

O acesso de Dragapult a status, U-turn e STAB Hex faz dele um desestabilizador potente e pivot capaz de fazer sweep contra times enfraquecidos. Adicionalmente, sua Speed tier insana junto de U-turn lhe permite operar como um check maravilhoso a Pokémon rápidos em times mais ofensivos, sendo capaz de se aproveitar de switches forçadas com facilidade para gerar momentum ou forçar progresso com status. A escolha de status de Dragapult depende muito das necessidades de seu time, além do que ele pretende atingir. Thunder Wave tipicamente é preferido, pois prejudica e pune a maioria dos checks de Dragapult, incluindo Clefable e às vezes Heatran, enquanto deixa Pokémon ofensivos, como Tornadus-T, lentos para seus aliados. Will-O-Wisp, contudo, pode ser uma ótima opção que se aproveita e arruína physical attackers enquanto nega recovery de Leftovers de Hippowdon e Gastrodon e força dano passivo em Mandibuzz. A vulnerabilidade de Dragapult a entry hazards como um pivot ofensivo faz dele um bom usuário de Heavy-Duty Boots, habilitando-o para que gere momentum com mais facilidade a longo prazo. Finalmente, Infiltrator permite que Dragapult desconsidere dual screens e Substitute completamente e force dano e inflija status em times hyper offense. Acesso a Infiltrator também permite ignorar Safeguard de Volcarona e atingi-lo com Thunder Wave.

Dragapult faz check a Pokémon mais rápidos e habilita aliados ofensivos com status, U-turn e atrai checks exploráveis, fazendo dele uma opção fenomenal em times de balance. Da mesma forma, ele também aprecia parceiros ofensivos que possam ajudá-lo a lidar com seus checks devido à sua falta de poder imediato. Por exemplo, Urshifu-R é um aliado excelente que aprecia Dragapult paralisando ou enfraquecendo rápidas ameaças ofensivas, como Kartana e Tornadus-T, enquanto é capaz de se aproveitar bastante dos checks de Dragapult, como Tyranitar e Blissey, para fazer wallbreak. Adicionalmente, Urshifu-R é capaz de fazer pivot contra Pokémon como Slowbro e Tangrowth para dar a Dragapult mais oportunidades de espalhar status. Kartana também aprecia Dragapult prejudicando checks em potencial enquanto providencia uma switch segura contra Gastrodon, Hippowdon e Blissey. Thunder Wave também permite que Kartana ultrapasse Pokémon mais rápidos, como Weavile, melhorando seu potencial de limpar a longo prazo. Acesso a Knock Off também permite que Kartana force progresso para Dragapult e deixe seus checks mais vulneráveis a entry hazards e dano residual. Garchomp é um ótimo parceiro ofensivo que gosta de ter seus checks em Corviknight e Clefable defensiva mixed prejudicados com Thunder Wave, se aproveita de Toxapex e é beneficiado pela capacidade de Dragapult fazer pivot, enquanto o ajuda a lidar com Clefable, Hippowdon e Gastrodon. Landorus-T é um aliado ótimo que pode usar Knock Off e Stealth Rock para reforçar progresso enquanto age como um switch-in para Zeraora, que pode tentar fazer revenge kill em Dragapult se enfraquecido o suficiente. Finalmente, a habilidade de Dragapult de comprimir papéis entre sua Speed tier para fazer check a Pokémon rápidos, status e cleaning fazem dele um bom parceiro para Landorus-T, Clefable e Ferrothorn em times mais defensivos, onde eles ajudam-no com suporte de entry hazards e Knock Off.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Dragapult pode utilizar uma variante mixed em seu set pivot com Dragon Darts, podendo derrotar Volcarona e pressionar Blissey e Tyranitar sem se preocupar com o drop em Special Attack. Porém, optar por uma variante mixed evidencia ainda mais a força desapontante de Dragapult ao obrigar investimento em Attack, e deixa ele sem o poder imediato de Draco Meteor. Notavelmente, Dragapult é incapaz de conseguir um OHKO em um Garchomp saudável com Dragon Darts. Por outro lado, Dragapult pode se aproveitar de seu ótimo Attack e acesso a Dragon Dance para derrotar times enfraquecidos. Contudo, esse set não é muito valioso contra Pokémon comuns, como Toxapex, Melmetal e Corviknight, que podem aguentar seus ataques e removê-lo em seguida, especialmente contra variantes com apenas dois ataques. Variantes de Substitute + Hex também são extremamente potentes em se aproveitarem de switches forçadas ao diminuir a necessidade de previsões enquanto espalham status e dano com mais facilidade, mas a falta de U-turn e investimento em Speed retira a habilidade que Dragapult tem de habilitar aliados ofensivos e manter inimigos rápidos sob controle.

Checks e Counters
====

**Walls Focadas em Special Defense**: Dragapult tem muita dificuldade em derrotar walls special como Blissey, Toxapex, Gastrodon, Hippowdon e Clefable. Contudo, Dragapult ainda consegue explorá-los com U-turn, e os últimos três podem ser facilmente sobrecarregados, pois precisam estar saudáveis para fazer check; adicionalmente, variantes de Hex podem ser difíceis de se fazer check apesar disso. A curto prazo, Tapu Fini e Tyranitar são checks decentes, mas não são confiáveis o suficiente devido à falta de longevidade.

**Pokémon Fairy-type**: Clefable e Tapu Fini são imunes a Draco Meteor e têm bulk para aguentar Shadow Ball; a última também é imune a status graças a Misty Surge. Porém, elas podem ser sobrecarregadas por meio de suporte de Knock Off, dificultando ainda mais com que façam check a Dragapult conforme a partida segue.

**Pokémon e Coverage Dark-type**: Bisharp, Mandibuzz e Tyranitar são Pokémon Dark-type comuns que resistem a opção mais comum de ataque de Dragapult em Shadow Ball. O primeiro resiste ambos seus moves STAB, mas não tem bulk suficiente para aguentar o jogo inteiro e depende de suporte de pivot para manter Dragapult sob controle. Mandibuzz e Tyranitar são ambos bem vulneráveis a dano residual do U-turn de Dragapult e dano passivo; Mandibuzz em particular é extremamente vulnerável a Knock Off, o que pode torná-la um check inconsistente conforme a partida continua. Knock Off também é um move muito comum ao qual Dragapult é fraco contra, fazendo-o mais vulnerável do que outros Pokémon ofensivos e tornando-o ainda mais dependente de suporte de pivot.

**Dano Residual**: A falta de longevidade de Dragapult deixa ele suscetível a dano residual de entry hazards, status e ataques resistidos, que podem reduzir sua utilidade defensiva e limitar oportunidades de switch ao longo do jogo.

**Revenge Killers**: Dragapult é muito vulnerável a revenge kill, pois depende dos inimigos estarem enfraquecidos ou de switches forçadas para fazer seu trabalho sem arriscar dano residual ou status. Contudo, prioridade de Rillaboom, Bisharp e Weavile e usuários de Choice Scarf como Tapu Lele e Kartana podem derrotá-lo sem um check defensivo. Zeraora pode simplesmente ultrapassar Dragapult e fazer revenge kill com Knock Off.

[CREDITS]
- Written by: [[ausma, 360720]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Quality checked by: [[Abhisdn417, 526987]], [airfare, 513717]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [Pubo, 535121]]
 
Last edited:

Miketw

So, goodbye yellow brick road...
is a Top Social Media Contributor Alumnus
Iwae! Eu sou aquele que te acompanhará nesta tradução. Sem mais delongas, espero que leia os comentários e sugestões abaixo. Gonna TIGA, take me, take me higher!

Original: https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/dragapult/

Adicionar | Remover | Sugestões/Comentários

[Overview]

Dragapult é um wallbreaker, pivot ofensivo e opção para manter inimigos velozes sob controle de primeira em OU, ostentando uma combinação de STAB quase sem resistências, ótimas opções de coverage e uma Speed tier sem igual. O último ponto em particular é um atributo versátil que permite que ele passes por cima das maioria dos Pokémon ofensivos na tier e tirar máximo proveito da sua combinação de STAB para acabar com times enfraquecidos, facilmente espalhar status, ou fazer pivot em segurança com U-turn. Isso, combinado a com seu acesso a Infiltrator, faz dele uma medida fantástica contra times mais ofensivos, incluindo do tipo dual screens, já que fazer switch nos seus ataques STAB Ghost-type é incrivelmente difícil para eles sem uma resposta específica a ele. Não obstante, seu acesso a um U-turn veloz junto de sua poderosa combinação de STAB permite que Dragapult habilite parceiros ofensivos muito bem, formando cores incríveis com diversos Pokémon ofensivos, como Urshifu-R e Garchomp. É importante ressaltar que Dragapult pode tirar proveito de seus checks com U-turn e facilmente forçar progresso contra eles, já que eles ou não têm recovery confiável ou podem ser sobrecarregados ao longo do jogo com suporte de Knock Off e entry hazard. Dragapult também brande ótimas opções de coverage, como Thunderbolt e Flamethrower, que permitem que ele sobrecarregue supostos checks, como Mandibuzz, Toxapex, Tapu Fini e Ferrothorn com mais facilidade. Porém, a falta de longevidade e bulk apenas aceitável apesar de sua tipagem defensiva sólida significa que o dano que ele recebe é permanente, deixando-o suscetível a ser pressionado a longo prazo por status, dano residual de ataques resistidos e entry hazards no caso de variantes sem Heavy-Duty Boots. Consequentemente, isso pode levar com que ele seja derrotado por Pokémon saudáveis, prioridade ou usuários de Choice Scarf mais tarde no jogo. Por essas razões, ele também é incapaz de usar seu tipo Dragon para providenciar uma resposta de longo termo contra Pokémon proeminentes, como Heatran, levando à sua necessidade de suporte de pivot ou switches duplas agressivas para encontrar boas oportunidades de agir. O Special Attack de Dragapult também é apenas acima da média, então ele precisa de Choice Specs ou status para ser imediatamente ameaçador com seus principais ataques STAB ou Hex, respectivamente. Mesmo quando impulsionado, sua força pode ser desapontante, tornando-o dependente de switches forçadas e dano residual anterior para atacar seus alvos com segurança sem arriscar ser danificado ou levar status contra si mesmo no processo.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Shadow Ball
move 2: Draco Meteor
move 3: U-turn
move 4: Flamethrower
item: Choice Specs
ability: Infiltrator
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Quando equipado com um Choice Specs, Dragapult se torna um wallbreaker ameaçador que pode facilmente sobrecarregar a maioria do metagame com seu STAB Draco Meteor e Shadow Ball. Em particular, Shadow Ball é uma opção poderosa incrivelmente repetível que é extremamente difícil de se fazer switch sem uma resposta bem definida que é capaz de lidar com as outras opções de Dragapult ao longo do jogo, como Clefable focada em Special Defense, Toxapex ou Blissey. U-turn permite que Dragapult explore e facilmente desgaste a pequena quantidade de checks que ele tem para gerar momentum, habilitando aliados ofensivos para que forcem progresso ou façam wallbreak. Flamethrower é coverage extremamente efetiva, permitindo que Dragapult pressione alvos como Corviknight, Scizor e Ferrothorn imediatamente. Alternativamente, Dragapult pode usar Thunderbolt ou Thunder para pressionar supostos checks, como Mandibuzz, Tapu Fini e Toxapex. Thunder, notavelmente, é capaz de derrotar Toxapex com mais facilidade a custo de accuracy e PP. Apesar de uma opção mais obscura, Hydro Pump permite que Dragapult pressione Heatran ainda mais e derrote Hippowdon. Hex é uma opção similarmente poderosa, sobrecarregando Gastrodon, Hippowdon e Clefable se estiverem infligidos por status, mas deixa Dragapult extremamente dependente de aliados que podem espalhar status. O acesso de Dragapult a Infiltrator junto de sua Speed fantástica faz dele uma ótima resposta a times de offense, ignorando completamente dual screens e Substitute de Pokémon como Kyurem e Landorus-T, fazendo dessa ability a escolha ideal no lugar de Clear Body, que é mais situacional.

A habilidade de Dragapult de contornar Clefable, Tyranitar e Blissey faz dele o par ideal para Pokémon ofensivos que o ajudam a superar eles e removem checks compartilhados. Urshifu-R e Melmetal são exemplos incríveis de receptores de U-turn. O primeiro pode usar sua poderosa combinação de STAB para derrotar Tyranitar, Hippowdon e Blissey enquanto ajuda a lidar com Tapu Fini e Toxapex. Similarmente, Melmetal também toma proveito de U-turn para entrar em campo contra Clefable e Blissey, e seu acesso a Toxic e Thunder Wave reforça o potencial de wallbreaking de Dragapult com Hex. Em troca return, Dragapult pode usar seus moves STAB Ghost-type e poderosíssimo Draco Meteor para atingir ou fazer pivot em seus checks, como Slowbro, Tangrowth, Zapdos e Corviknight. Adicionalmente, Kyurem e Hydreigon podem ser fantásticos para ajudar Dragapult a sobrecarregar checks compartilhados em Fairy- e Steel-types em como Clefable, Ferrothorn e Melmetal. Eles também apreciam a habilidade de Dragapult de fazer pivot contra Pokémon como Toxapex, Gastrodon e Hippowdon para encontrar oportunidades críticas de wallbreak. Heatran é outro receptor de U-turn que é capaz de prender Toxapex, Clefable e Blissey com Magma Storm ou usar Stealth Rock. Dragapult também aprecia bastante o suporte de Knock Off para remover recovery de Leftovers de checks como Clefable e Tapu Fini enquanto deixa outros como Mandibuzz e Blissey mais vulneráveis a entry hazards. Ferrothorn é uma opção sólida que atinge alvos como Heatran com Knock Off para forçar progresso para Dragapult e também é capaz de usar entry hazards. Adicionalmente, Kartana é um incrível usuário mais ofensivo de Knock Off que aprecia o U-turn de Dragapult, facilmente cortando checks de Dragapult como Gastrodon, Clefable e Hippowdon no meio com seu Attack alto, ataques STAB e coverage. O acesso de Landorus-T a Stealth Rock, Toxic e Knock Off torna ele capaz de atingir e pressionar checks compartilhados em Mandibuzz e Tapu Fini enquanto atinge Toxapex com dano super efetivo e providencia um switch-in para Zeraora e suporte de pivot. Landorus-T também aprecia a habilidade de Dragapult de providenciar uma entrada segura contra Pokémon como Tyranitar e Blissey, os quais ele pode facilmente explorar para forçar progresso com sua utilidade.

[SET]
name: Pivot Ofensivo
move 1: Hex
move 2: Draco Meteor
move 3: U-turn
move 4: Thunder Wave / Will-O-Wisp
item: Heavy-Duty Boots
ability: Infiltrator
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

O acesso de Dragapult a status, U-turn e STAB Hex faz dele um desestabilizador potente e pivot capaz de fazer sweep contra times enfraquecidos. Adicionalmente, sua Speed tier insana junto de U-turn o permite operar como um check maravilhoso a Pokémon rápidos em times mais ofensivos, sendo capaz de se aproveitar de switches forçadas com facilidade para gerar momentum ou forçar progresso com status. A escolha de status de Dragapult depende muito das necessidades de seu time, além do que ele pretende atingir. Thunder Wave tipicamente é preferido, pois prejudica e pune a maioria dos checks de Dragapult, incluindo Clefable e às vezes Heatran, enquanto deixa Pokémon ofensivos, como Tornadus-T, lentos para seus aliados. Will-O-Wisp, contudo, pode ser uma ótima opção que se aproveita e arruína physical attackers enquanto nega recovery de Leftovers de Hippowdon e Gastrodon e força dano passivo em Mandibuzz. A vulnerabilidade de Dragapult a entry hazards como um pivot ofensivo faz dele um bom usuário de Heavy-Duty Boots, habilitando-o para que gere momentum com mais facilidade a longo prazo. Finalmente, Infiltrator permite que Dragapult desconsidere dual screens e Substitute completamente e force dano e inflija status em times de hyper offense. Acesso a Infiltrator também permite que Dragapult ignore ignorar Safeguard de Volcarona e atinja-o atingi-lo com Thunder Wave.

Dragapult faz check a Pokémon mais rápidos e habilita aliados ofensivos com status, U-turn e atrai checks exploráveis, fazendo dele uma opção fenomenal em times de balance. Da mesma forma, ele também aprecia parceiros ofensivos que podem ajudá-lo a lidar com seus checks devido à sua falta de poder imediato. Por exemplo, Urshifu-R é um aliado excelente que aprecia Dragapult paralisando ou enfraquecendo rápidas ameaças ofensivas, como Kartana e Tornadus-T, enquanto também é capaz de se aproveitar bastante dos checks de Dragapult, como Tyranitar e Blissey para fazer wallbreak. Adicionalmente, Urshifu-R é capaz de fazer pivot contra Pokémon como Slowbro e Tangrowth para dar a Dragapult mais oportunidades de espalhar status. Kartana também aprecia Dragapult prejudicando checks em potencial enquanto providencia uma switch segura contra Gastrodon, Hippowdon e Blissey. Thunder Wave também permite que Kartana ultrapasse Pokémon mais rápidos, como Weavile, melhorando seu potencial de cleaning a longo prazo. Acesso a Knock Off também permite que Kartana force progresso para Dragapult e deixe seus checks mais vulneráveis a entry hazards e dano residual. Garchomp é um ótimo parceiro ofensivo que gosta de ter seus checks em Corviknight e Clefable defensiva mixed prejudicados com Thunder Wave, se aproveita de Toxapex e é beneficiado pelo pivoting de Dragapult enquanto o ajuda a lidar com Clefable, Hippowdon e Gastrodon. Landorus-T é um aliado ótimo que pode usar Knock Off e Stealth Rock para reforçar progresso para Dragapult enquanto age como um switch-in para Zeraora, que pode tentar fazer revenge kill em Dragapult se enfraquecido o suficiente. Finalmente, a habilidade de Dragapult de comprimir papéis entre sua Speed tier para fazer check a Pokémon rápidos, status e cleaning fazem dele um bom parceiro para Landorus-T, Clefable e Ferrothorn em times mais defensivos, onde eles ajudam-no com suporte de entry hazards e Knock Off.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Dragapult pode utilizar uma variante mixed seu set pivot com Dragon Darts, podendo derrotar Volcarona e pressionar Blissey e Tyranitar sem se preocupar com o drop em Special Attack. Porém, optar por uma variante mixed evidencia ainda mais a força desapontante de Dragapult ao obrigar investimento em Attack, e deixa ele sem o poder imediato de Draco Meteor. Notavelmente, Dragapult é incapaz de conseguir um OHKO em um Garchomp saudável com Dragon Darts. Por outro lado, Dragapult pode se aproveitar de seu ótimo Attack e acesso a Dragon Dance para derrotar times enfraquecidos. Contudo, esse set não é muito valioso contra Pokémon comuns, como Toxapex, Melmetal e Corviknight, que podem aguentar seus ataques e removê-lo em seguida, especialmente contra variantes que têm apenas dois ataques. Variantes de Substitute + Hex também são extremamente potentes em se aproveitarem de switches forçadas ao diminuir a necessidade de previsões enquanto espalham status e dano com mais facilidade, mas a falta de U-turn e investimento em Speed retira a habilidade que Dragapult tem de habilitar aliados ofensivos e manter inimigos rápidos sob controle.

Checks e Counters
====

**Walls Focadas em Special Defense**: Dragapult tem muita dificuldade em derrotar special walls como Blissey, Toxapex, Gastrodon, Hippowdon e Clefable. Contudo, Dragapult ainda consegue explorá-los com U-turn, e os últimos três podem ser facilmente sobrecarregados, pois precisam estar saudáveis para fazer check a Dragapult; adicionalmente, variantes de Hex podem ser difíceis de se fazer check apesar disso. A curto prazo, Tapu Fini e Tyranitar são checks decentes, mas não são confiáveis o suficiente devido à falta de longevidade.

**Pokémon Fairy-type**: Clefable e Tapu Fini são imunes a Draco Meteor e têm bulk para aguentar Shadow Ball; a última também é imune a status graças a Misty Surge. Porém, elas podem ser sobrecarregadas por meio de suporte de Knock Off, dificultando ainda mais com que façam check a Dragapult conforme a partida segue.

**Pokémon e coverage Dark-type**: Bisharp, Mandibuzz e Tyranitar são Pokémon Dark-type comuns que resistem a opção mais comum de ataque de Dragapult em Shadow Ball. O primeiro resiste ambos seus moves STAB, mas não tem bulk suficiente para aguentar o jogo inteiro e depende de suporte de pivot para manter Dragapult sob controle. Mandibuzz e Tyranitar são ambos bem vulneráveis a dano residual do U-turn de Dragapult e dano passivo; Mandibuzz em particular é extremamente vulnerável a Knock Off, o que pode torná-la um check inconsistente a Dragapult conforme a partida continua. Knock Off também é um move muito comum ao qual Dragapult é fraco contra, fazendo-o mais vulnerável do que outros Pokémon ofensivos e tornando-o ainda mais dependente em suporte de pivot.

**Dano Residual**: A falta de longevidade de Dragapult deixa ele suscetível a dano residual de entry hazards, status e ataques resistidos, que podem reduzir sua utilidade defensiva e limitar oportunidades de switch ao longo do jogo.

**Revenge Killers**: Dragapult é muito vulnerável a revenge killing, pois depende dos inimigos estarem enfraquecidos ou de switches forçadas para fazer seu trabalho sem arriscar dano residual ou status. Contudo, prioridade de Rillaboom, Bisharp e Weavile e usuários de Choice Scarf como Tapu Lele e Kartana podem derrotá-lo sem um check defensivo. Zeraora pode simplesmente ultrapassar Dragapult e fazer revenge kill com Knock Off.

[CREDITS]
- Written by: [[ausma, 360720]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Quality checked by: [[Abhisdn417, 526987]], [airfare, 513717]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [username2, userid2]]

1. Devo dizer, foi uma excelente tradução! Encontrei alguns poucos erros, eles estão espalhados então sugiro tomar cuidado na correção. Também peço que fique atento com as constantes repetições do sujeito(Dragapult). De qualquer forma está aprovada com altíssima qualidade! Agora basta esperar o próximo GP.
2. Agradecemos sua contribuição, sua ajuda é de extrema importância para o projeto.
3. Se tiver alguma dúvida ou sugestão/crítica, basta me chamar.
4. Agradeço pela leitura e atenção, let's rise.


Att.
Miketw
 

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
Adicionar / Remover / Sugestão / Comentários

GP 2/2
:blobthumbsup:

[Overview]

Dragapult é um wallbreaker, pivot ofensivo e opção para manter inimigos velozes sob controle de primeira em OU, ostentando uma combinação de STAB quase sem resistências, ótimas opções de coverage e uma Speed tier sem igual. O último ponto em particular é um atributo versátil que permite que ele passes por cima da maioria dos Pokémon ofensivos na tier e tirar máximo proveito da sua combinação de STAB para acabar com times enfraquecidos, facilmente espalhar status, ou fazer pivot em segurança com U-turn. Isso, combinado com seu acesso junto a Infiltrator, faz dele uma medida fantástica contra times mais ofensivos, incluindo o arquétipo dual screens, já que fazer switch nos seus ataques STABs Ghost-type é incrivelmente difícil para eles sem uma resposta específica a ele. Não obstante, seu acesso a um U-turn veloz junto de sua poderosa combinação de STAB permite que Dragapult habilite parceiros ofensivos muito bem, formando cores incríveis com diversos Pokémon ofensivos, como Urshifu-R e Garchomp. É importante ressaltar que Dragapult pode tirar proveito de seus checks com U-turn e facilmente forçar progresso contra eles, já que eles ou não têm recovery confiável ou podem ser sobrecarregados ao longo do jogo com suporte de Knock Off e entry hazards. Dragapult também brande ótimas opções de coverage, como Thunderbolt e Flamethrower, que permitem que ele sobrecarregue supostos checks, como Mandibuzz, Toxapex, Tapu Fini e Ferrothorn, (AV) com mais facilidade. Porém, a falta de longevidade e bulk apenas aceitável apesar de sua tipagem defensiva sólida significa que o dano que ele recebe é permanente, deixando-o suscetível a ser pressionado a longo prazo por status, dano residual de ataques resistidos e entry hazards no caso de variantes sem Heavy-Duty Boots. Consequentemente, isso pode levar com que ele seja derrotado por Pokémon saudáveis, prioridade ou usuários de Choice Scarf mais tarde no jogo. Por essas razões, ele também é incapaz de usar seu tipo Dragon para providenciar uma resposta de longo termo contra Pokémon proeminentes, como Heatran, levando à sua necessidade de suporte de pivot ou switches duplas agressivas para encontrar boas oportunidades de agir. O Special Attack de Dragapult também é apenas acima da média, então ele precisa de Choice Specs ou status para ser imediatamente ameaçador com seus principais ataques STAB ou Hex, respectivamente. Mesmo quando impulsionado, sua força pode ser desapontante, tornando-o dependente de switches forçadas e dano residual anterior para atacar seus alvos com segurança sem arriscar ser danificado ou levar status contra si mesmo no processo.

[SET]
name: Choice Specs
move 1: Shadow Ball
move 2: Draco Meteor
move 3: U-turn
move 4: Flamethrower / Thunder / Hydro Pump
item: Choice Specs
ability: Infiltrator
nature: Timid
evs: 4 Def 252 SpA / 252 SpA 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Quando equipado com Choice Specs, Dragapult se torna um wallbreaker ameaçador que pode facilmente sobrecarregar a maioria do metagame com seu STAB Draco Meteor e Shadow Ball. Em particular, Shadow Ball é uma opção poderosa incrivelmente repetível que é extremamente difícil de se fazer switch sem uma resposta bem definida que é capaz de lidar com as outras opções de Dragapult ao longo do jogo, como Clefable focada em Special Defense, Toxapex ou Blissey. U-turn permite que Dragapult explore e facilmente desgaste a pequena quantidade de checks que ele tem para gerar momentum, habilitando aliados ofensivos para que forcem progresso ou façam wallbreak. Flamethrower é coverage extremamente efetiva, permitindo que Dragapult pressione alvos como Corviknight, Scizor e Ferrothorn imediatamente. Hydro Pump permite a Dragapult pressionar Heatran ainda mais e derrotar Hippowdon e Landorus-T focados em Special Defense, (AV) enquanto Alternativamente, (RV) Dragapult pode usar Thunderbolt ou Thunder para pressionamr supostos checks, como Mandibuzz, Tapu Fini e Toxapex. Thunder, notavelmente, é capaz de derrotar Toxapex focado em Special Defense com mais facilidade a custo de accuracy e PP. Apesar de uma opção mais obscura, Hydro Pump permite que Dragapult pressione Heatran ainda mais e derrote Hippowdon. (Essa parte mudou de lugar, por isso tirei daqui. Além disso, essa "opção obscura" faz parte da frase sobre "Hex" agora) Hex é uma opção similarmente poderosa, sobrecarregando Gastrodon, Hippowdon e Clefable se estiverem infligidos por status, mas deixa Dragapult extremamente dependente de aliados que possamdem espalhar status. O acesso de Dragapult a Infiltrator junto de sua Speed fantástica faz dele uma ótima resposta a times de offense, ignorando completamente dual screens e Substitute de Pokémon como Kyurem e Landorus-T, fazendo dessa ability a escolha ideal no lugar de Clear Body, que é mais situacional.

A habilidade de Dragapult de contornar Clefable, Tyranitar e Blissey faz dele o par ideal para Pokémon ofensivos que o ajudam a superar eles e removem checks compartilhados. Urshifu-R e Melmetal são exemplos incríveis de receptores de U-turn. O primeiro pode usar sua poderosa combinação de STAB para derrotar Tyranitar, Hippowdon e Blissey enquanto ajuda a lidar com Tapu Fini e Toxapex. Similarmente, Melmetal também toma proveito de U-turn para entrar em campo contra Clefable e Blissey, e seu acesso a Toxic e Thunder Wave reforça o potencial de wallbreaking de Dragapult com Hex. Em troca, Dragapult pode usar seus moves STAB Ghost-type e poderosíssimo Draco Meteor para atingir ou fazer pivot em seus checks, como Slowbro, Tangrowth, Zapdos e Corviknight. Adicionalmente, Kyurem e Hydreigon podem ser fantásticos para ajudar Dragapult a sobrecarregar checks compartilhados em Fairy- e Steel-types, (AV) como Clefable, Ferrothorn e Melmetal. Eles também apreciam a habilidade de Dragapult de fazer pivot contra Pokémon como Toxapex, Gastrodon e Hippowdon para encontrar oportunidades críticas de wallbreak. Heatran é outro receptor de U-turn que é capaz de prender Toxapex, Clefable e Blissey com Magma Storm ou usar Stealth Rock. Dragapult também aprecia bastante o suporte de Knock Off para remover recovery de Leftovers de checks como Clefable e Tapu Fini enquanto deixa outros como Mandibuzz e Blissey mais vulneráveis a entry hazards. Ferrothorn é uma opção sólida que atinge alvos como Heatran com Knock Off para forçar progresso para Dragapult e também é capaz de usar entry hazards. Adicionalmente, Kartana é um incrível usuário mais ofensivo de Knock Off que aprecia o U-turn de Dragapult, facilmente cortando checks como Gastrodon, Clefable e Hippowdon no meio com seu Attack alto, ataques STAB e coverage. O acesso de Landorus-T a Stealth Rock, Toxic e Knock Off torna ele capaz de atingir e pressionar checks compartilhados em Mandibuzz e Tapu Fini enquanto atinge Toxapex com dano super efetivo e providencia um switch-in para Zeraora e suporte de pivot. Landorus-T também aprecia a habilidade de Dragapult de providenciar uma entrada segura contra Pokémon como Tyranitar e Blissey, os quais ele pode facilmente explorar para forçar progresso com sua utilidade.

[SET]
name: Pivot Ofensivo
move 1: Hex
move 2: Draco Meteor
move 3: U-turn
move 4: Thunder Wave / Will-O-Wisp
item: Heavy-Duty Boots
ability: Infiltrator
nature: Timid
evs: 4 Def / 252 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

O acesso de Dragapult a status, U-turn e STAB Hex faz dele um desestabilizador potente e pivot capaz de fazer sweep contra times enfraquecidos. Adicionalmente, sua Speed tier insana junto de U-turn o lhe permite operar como um check maravilhoso a Pokémon rápidos em times mais ofensivos, sendo capaz de se aproveitar de switches forçadas com facilidade para gerar momentum ou forçar progresso com status. A escolha de status de Dragapult depende muito das necessidades de seu time, além do que ele pretende atingir. Thunder Wave tipicamente é preferido, pois prejudica e pune a maioria dos checks de Dragapult, incluindo Clefable e às vezes Heatran, enquanto deixa Pokémon ofensivos, como Tornadus-T, lentos para seus aliados. Will-O-Wisp, contudo, pode ser uma ótima opção que se aproveita e arruína pune physical attackers enquanto nega recovery de Leftovers de Hippowdon e Gastrodon e força dano passivo em Mandibuzz. A vulnerabilidade de Dragapult a entry hazards como um pivot ofensivo faz dele um bom usuário de Heavy-Duty Boots, habilitando-o para que gere momentum com mais facilidade a longo prazo. Finalmente, Infiltrator permite que Dragapult desconsidere dual screens e Substitute completamente e force dano e inflija status em times de hyper offense. Acesso a Infiltrator também permite ignorar Safeguard de Volcarona e atingi-lo com Thunder Wave.

Dragapult faz check a Pokémon mais rápidos e habilita aliados ofensivos com status, U-turn e atrai checks exploráveis, fazendo dele uma opção fenomenal em times de balance. Da mesma forma, ele também aprecia parceiros ofensivos que podem possam ajudá-lo a lidar com seus checks devido à sua falta de poder imediato. Por exemplo, Urshifu-R é um aliado excelente que aprecia Dragapult paralisando ou enfraquecendo rápidas ameaças ofensivas, como Kartana e Tornadus-T, enquanto também é capaz de se aproveitar bastante dos checks de Dragapult, como Tyranitar e Blissey ,(AV) para fazer wallbreak. Adicionalmente, Urshifu-R é capaz de fazer pivot contra Pokémon como Slowbro e Tangrowth para dar a Dragapult mais oportunidades de espalhar status. Kartana também aprecia Dragapult prejudicando checks em potencial enquanto providencia uma switch segura contra Gastrodon, Hippowdon e Blissey. Thunder Wave também permite que Kartana ultrapasse Pokémon mais rápidos, como Weavile, melhorando seu potencial de cleaning limpar a longo prazo. Acesso a Knock Off também permite que Kartana force progresso para Dragapult e deixe seus checks mais vulneráveis a entry hazards e dano residual. Garchomp é um ótimo parceiro ofensivo que gosta de ter seus checks em Corviknight e Clefable defensiva mixed prejudicados com Thunder Wave, se aproveita de Toxapex e é beneficiado pelao capacidade pivoting de Dragapult fazer pivot, (AV) enquanto o ajuda a lidar com Clefable, Hippowdon e Gastrodon. Landorus-T é um aliado ótimo que pode usar Knock Off e Stealth Rock para reforçar progresso enquanto age como um switch-in para Zeraora, que pode tentar fazer revenge kill em Dragapult se enfraquecido o suficiente. Finalmente, a habilidade de Dragapult de comprimir papéis entre sua Speed tier para fazer check a Pokémon rápidos, status e cleaning fazem dele um bom parceiro para Landorus-T, Clefable e Ferrothorn em times mais defensivos, onde eles ajudam-no com suporte de entry hazards e Knock Off.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Dragapult pode utilizar uma variante mixed em seu set pivot com Dragon Darts, podendo derrotar Volcarona e pressionar Blissey e Tyranitar sem se preocupar com o drop em Special Attack. Porém, optar por uma variante mixed evidencia ainda mais a força desapontante de Dragapult ao obrigar investimento em Attack, e deixa ele sem o poder imediato de Draco Meteor. Notavelmente, Dragapult é incapaz de conseguir um OHKO em um Garchomp saudável com Dragon Darts. Por outro lado, Dragapult pode se aproveitar de seu ótimo Attack e acesso a Dragon Dance para derrotar times enfraquecidos. Contudo, esse set não é muito valioso contra Pokémon comuns, como Toxapex, Melmetal e Corviknight, que podem aguentar seus ataques e removê-lo em seguida, especialmente contra variantes com que têm apenas dois ataques. Variantes de Substitute + Hex também são extremamente potentes em se aproveitarem de switches forçadas ao diminuir a necessidade de previsões enquanto espalham status e dano com mais facilidade, mas a falta de U-turn e investimento em Speed retira a habilidade que Dragapult tem de habilitar aliados ofensivos e manter inimigos rápidos sob controle.

Checks e Counters
====

**Walls Focadas em Special Defense**: Dragapult tem muita dificuldade em derrotar special walls special como Blissey, Toxapex, Gastrodon, Hippowdon e Clefable. Contudo, Dragapult ainda consegue explorá-los com U-turn, e os últimos três podem ser facilmente sobrecarregados, pois precisam estar saudáveis para fazer check; adicionalmente, variantes de Hex podem ser difíceis de se fazer check apesar disso. A curto prazo, Tapu Fini e Tyranitar são checks decentes, mas não são confiáveis o suficiente devido à falta de longevidade.

**Pokémon Fairy-type**: Clefable e Tapu Fini são imunes a Draco Meteor e têm bulk para aguentar Shadow Ball; a última também é imune a status graças a Misty Surge. Porém, elas podem ser sobrecarregadas por meio de suporte de Knock Off, dificultando ainda mais com que façam check a Dragapult conforme a partida segue.

**Pokémon e cCoverage Dark-type**: Bisharp, Mandibuzz e Tyranitar são Pokémon Dark-type comuns que resistem a opção mais comum de ataque de Dragapult em Shadow Ball. O primeiro resiste ambos seus moves STAB, mas não tem bulk suficiente para aguentar o jogo inteiro e depende de suporte de pivot para manter Dragapult sob controle. Mandibuzz e Tyranitar são ambos bem vulneráveis a dano residual do U-turn de Dragapult e dano passivo; Mandibuzz em particular é extremamente vulnerável a Knock Off, o que pode torná-la um check inconsistente conforme a partida continua. Knock Off também é um move muito comum ao qual Dragapult é fraco contra, fazendo-o mais vulnerável do que outros Pokémon ofensivos e tornando-o ainda mais dependente em de suporte de pivot.

**Dano Residual**: A falta de longevidade de Dragapult deixa ele suscetível a dano residual de entry hazards, status e ataques resistidos, que podem reduzir sua utilidade defensiva e limitar oportunidades de switch ao longo do jogo.

**Revenge Killers**: Dragapult é muito vulnerável a revenge killing, pois depende dos inimigos estarem enfraquecidos ou de switches forçadas para fazer seu trabalho sem arriscar dano residual ou status. Contudo, prioridade de Rillaboom, Bisharp e Weavile e usuários de Choice Scarf como Tapu Lele e Kartana podem derrotá-lo sem um check defensivo. Zeraora pode simplesmente ultrapassar Dragapult e fazer revenge kill com Knock Off.

[CREDITS]
- Written by: [[ausma, 360720]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Quality checked by: [[Abhisdn417, 526987]], [airfare, 513717]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [Pubo, 535121]]
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top