OU Clefable

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/clefable/
:xy/clefable:
A tipagem e bulk decente de Clefable e seu acesso a uma ability incrível em Magic Guard, além de recovery confiável, fazem dela uma ótima Pokémon. Uma movepool vasta confere a Clefable diversas opções de utilidade, como Stealth Rock, além de moves de coverage fantásticos como Flamethrower e Thunderbolt para atingir Pokémon que caso contrário fariam switch com facilidade, como Ferrothorn e Toxapex. Adicionalmente, acesso a Knock Off dificulta muito punir Clefable, já que seus checks são gravemente prejudicados ao perderem seus itens. Graças a isso, Clefable se encontra numa variedade de times bulky offense e balance como uma usuária de entry hazards defensiva ou usuária de Calm Mind. Apesar de todas as características que fazem de Clefable uma ótima Pokémon, muitas vezes seu bulk natural desapontante faz com que ela seja sobrecarregada por Pokémon ofensivos aos quais ela pode ser usada para fazer check, como Garchomp e Landorus-T, após eles usarem Swords Dance. Os stats defensivos medíocres de Clefable podem ser especialmente problemáticos em partidas mais longas, pois ela é muitas vezes usada como switch-in para diversos Pokémon.

[SET]
name: Utilidade
move 1: Moonblast
move 2: Soft-Boiled
move 3: Stealth Rock / Wish
move 4: Knock Off
item: Leftovers
ability: Magic Guard
nature: Calm
evs: 252 HP / 200 Def / 56 SpD

[SET COMMENTS]

Clefable é uma ótima usuária de Stealth Rock, já que ela pode muito facilmente se aproveitar de Pokémon passivos, como Toxapex, Blissey e Slowbro. Alternativamente, Wish é muito útil, e pode ser usado se o time de Clefable já tem um usuário de Stealth Rock. Ela apoia companheiros de time como Heatran e Ferrothorn ao mantê-los saudáveis ao longo da partida. Knock Off prejudica qualquer switch-in ao remover seu item, especialmente Leftovers de checks como Heatran e Ferrothorn, o que limita a utilidade deles ao longo do jogo. Enquanto Leftovers providencia recovery passiva para manter Clefable saudável e permitir que ela faça switch em ataques com mais facilidade, Rocky Helmet é uma alternativa para punir ataques physical, como U-turn de Landorus-T, Dragapult e Mandibuzz, que geralmente querem sair de campo contra Clefable. 56 EVs em Special Defense com uma nature Calm permitem que Clefable sobreviva a mais de um Freeze-Dry de Kyurem e Hex de Dragapult, com e sem Leftovers, respectivamente. O resto de seus EVs são direcionados a Defense para permitir que ela aguente golpes consecutivos de Pokémon como Dragonite.

Pokémon ofensivos como Melmetal, Heatran e Rillaboom podem muitas vezes sobrecarregar Clefable, então, checks a eles são bons aliados. Toxapex pode enfrentar Melmetal, e Slowbro e Zapdos também são bons checks a ele. Ambos Corviknight e Landorus-T podem enfrentar Rillaboom e outros physical attackers como Garchomp e Landorus-T adversários que podem sobrecarregar Clefable. Steel-types como Melmetal, Excadrill e Scizor podem se aproveitar desse set, então, switch-ins a eles são bons companheiros de equipe; Ferrothorn pode lidar com Melmetal e Rillaboom enquanto usa Spikes para formar uma dupla de empilhamento de hazards com Clefable, e Slowbro pode enfrentar ambos Melmetal e Excadrill, mas tem que tomar cuidado com Toxic. Ground-types como Landorus-T e Garchomp podem pressionar os Steel-types mencionados anteriormente, além de Poison-types como Toxapex, Galarian Slowking e Nidoking que podem fazer switch em Clefable. Pokémon defensivos special como Blissey e Assault Vest Galarian Slowking podem formar um bom core defensivo com Clefable, enfrentando special attackers poderosos aos quais Clefable tem problemas, como Heatran, Tapu Koko e Tornadus-T.

[SET]
name: Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Moonblast
move 3: Soft-Boiled
move 4: Thunder / Flamethrower / Thunderbolt
item: Life Orb / Leftovers
ability: Magic Guard
nature: Bold
evs: 252 HP / 196 Def / 60 Spe

[SET COMMENTS]

Calm Mind impulsiona o Special Attack e Special Defense de Clefable, permitindo que ela derrote Pokémon mais bulky ou se prepare para um sweep. Flamethrower atinge Steel-types como Ferrothorn, Melmetal e Excadrill, enquanto Thunderbolt permite que Clefable atinja Toxapex, Corviknight e Moltres com dano super efetivo e é seu melhor ataque para desgastar Heatran. Knock Off pode ser usado no lugar de um move de coverage para remover Leftovers ou Heavy-Duty Boots de certos Pokémon, limitando sua longevidade e permitindo que Clefable tenha mais oportunidades para fazer wallbreak e um sweep. Thunder é uma alternativa menos precisa do que Thunderbolt que atinge os Pokémon fracos a Electric mencionados anteriormente com muito mais força, além de ter uma chance maior de paralisar Heatran na switch in. Life Orb impulsiona Clefable, dificultando fazer switch nela, permitindo que consiga um 2HKO em Melmetal ofensivo com Flamethrower e que ganhe o um-contra-um com Toxapex mais facilmente com Thunderbolt. Magic Guard impede que Clefable leve dano residual de Life Orb, permitindo que ela faça sweep com mais facilidade e ataque sem se preocupar. Também previne que Clefable leve dano de entry hazard e Toxic, permitindo que ela se mantenha saudável ao fazer switch in e que encontre mais oportunidades de setup. 60 EVs em Speed permitem que Clefable ultrapasse Corviknight sem investimento.

Water-types bulky como Toxapex, Slowbro e Slowking podem fazer switch em Melmetal, enquanto os dois últimos também podem eliminar Heatran para Clefable se estiverem saudáveis. Adicionalmente, Toxapex pode espalhar poison com Toxic ou Toxic Spikes, facilitando com que Clefable faça sweep. Ferrothorn pode usar entry hazards, que são úteis para desgastar as switch-ins de Clefable, além de cobrir Melmetal, enquanto Corviknight pode encarar Excadrill. Como Clefable pode enfraquecer ou derrotar Steel-types bulky com Flamethrower, Pokémon que possam se aproveitar disso, como Excadrill, Melmetal e Rillaboom, são bons aliados. Rillaboom também pode fazer pivot com U-turn para trazer Clefable em segurança contra Pokémon como Mandibuzz e Corviknight. Garchomp é um excelente aliado que aprecia Clefable dando KO em Corviknight. Ele também enfrenta Heatran e pode pôr Stealth Rock em campo para desgastar o time adversário.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Um set Wish + Teleport pode ser usado para apoiar os aliados de Clefable. Contudo, Clefable não é a Wish passer mais efetiva, já que permite que Pokémon como Scizor, Melmetal e Nidoking entrem em campo, impedindo que use Teleport em segurança. Um set defensivo focado em Special Defense pode ser utilizado para enfrentar inimigos como Hydreigon e Dragapult, mas esse set não aguenta physical attackers como Garchomp e Landorus-T, sendo inferior na maioria dos casos. Unaware pode ser usado para que Clefable consiga encarar setup sweepers como Swords Dance Garchomp e Landorus-T. Porém, sem Magic Guard, Clefable é muito mais suscetível a ser desgastada por entry hazards ou status, e requer remoção de hazards muito eficiente. Um set com Choice Scarf e Trick é uma opção para prejudicar Pokémon como Toxapex, Ferrothorn e Blissey, facilitando para que os aliados de Clefable os enfrentem. Contudo, esse set tem utilidade limitada, já que Trick é muitas vezes inútil após seu único uso, e Clefable tem espaço pra só mais um move, tendo que escolher entre Stealth Rock, Calm Mind e um move de coverage. Similarmente, um set com Sticky Barb e Trick pode ser usado para desgastar Pokémon que fazem switch em Clefable, mas ele também tem utilidade limitada pelas mesmas razões. Thunder Wave lhe dá a opção de espalhar paralysis e é especialmente útil para prejudicar Pokémon como Heatran. Aromatherapy pode ser usado para remover status, o que aliados como Garchomp, Landorus-T e Rillaboom apreciam muito.

Checks e Counters
====

**Steel-types**: Steel-types como Scizor, Melmetal e Excadrill podem entrar em campo e forçar Clefable a fazer switch. Ferrothorn e Corviknight podem fazer switch múltiplas vezes e pressionar Clefable se tiverem um ataque super efetivo ou pôr entry hazards em jogo no caso de Ferrothorn. Porém, não gostam de Knock Off e precisam tomar cuidado com Flamethrower, ou no caso de Corviknight, Thunderbolt.

**Fire-types**: Heatran é um dos melhores counters a Clefable, levando pouquíssimo dano de seus ataques e atingindo-a de volta com bastante força. Outros Fire-types como Victini, Volcarona e Moltres também podem fazer switch em Clefable. Contudo, terem seu Heavy-Duty Boots removido por Knock Off irá limitar sua longevidade se entry hazards estiverem em campo. Moltres também precisa tomar cuidado com Thunderbolt.

**Poison-types**: Poison-types como Toxapex, Galarian Slowking e Nidoking podem todos fazer switch em Moonblast; os dois últimos podem ameaçar Clefable com ataques super efetivos. Porém, Nidoking fica bem mais fraco se perde seu Life Orb para Knock Off e Toxapex pode perder para a combinação de Calm Mind e Thunderbolt. Assault Vest Galarian Slowking também pode perder para sets de Calm Mind.

**Wallbreakers Poderosos**: Apesar de seu bulk decente, Clefable pode ser sobrecarregada por wallbreakers poderosos, como Rillaboom, Swords Dance Garchomp e Landorus-T.

[CREDITS]
- Written by: [[DKM, 402001]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Quality checked by: [[Jordy, 395754], [ausma, 360720]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [Pubo. 535121]]
 
Last edited:

Miketw

So, goodbye yellow brick road...
is a Top Social Media Contributor Alumnus
Iwae! Eu sou aquele que te acompanhará nesta tradução. Sem mais delongas, espero que leia os comentários e sugestões abaixo. Gonna TIGA, take me, take me higher!

Original: https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/clefable/

Adicionar | Remover | Sugestões/Comentários

[OVERVIEW]

A tipagem e bulk decente de Clefable e seu acesso à uma ability incrível em Magic Guard, além de recovery confiável, fazem dela uma ótima Pokémon. Uma movepool vasta confere à Clefable um monte de diversas opções de utilidade, como Stealth Rock, além de moves de coverage fantásticos como Flamethrower e Thunderbolt para atingir Pokémon que caso contrário fariam switch com facilidade, como Ferrothorn e Toxapex. Adicionalmente, acesso a Knock Off dificulta muito punir Clefable, já que seus checks são gravemente prejudicados ao perderem seus itens items. Graças a isso, Clefable se encontra numa variedade de times bulky offense e balance como uma usuária de entry hazards defensiva ou usuária de Calm Mind. Apesar de todas as características que fazem de Clefable uma ótima Pokémon, muitas vezes seu bulk natural desapontante faz com que ela seja sobrecarregada por Pokémon ofensivos aos quais ela pode ser usada para fazer check, como Garchomp e Landorus-T, após eles usarem Swords Dance. Os stats defensivos medíocres de Clefable podem ser especialmente problemáticos em partidas mais longas, pois ela é muitas vezes usada como switch-in para diversos Pokémon.

[SET]
name: Utility
move 1: Moonblast
move 2: Soft-Boiled
move 3: Stealth Rock / Wish
move 4: Knock Off
item: Leftovers
ability: Magic Guard
nature: Calm
evs: 252 HP / 200 Def / 56 SpD

[SET COMMENTS]

Clefable é uma ótima usuária de Stealth Rock, já que ela pode muito facilmente se aproveitar de Pokémon passivos, como Toxapex, Blissey e Slowbro. Alternativamente, Wish é muito útil, e pode ser usado se o time de Clefable já tem um usuário de Stealth Rock. Ela apoia companheiros de time como Heatran e Ferrothorn ao mantê-los saudáveis ao longo da partida. Knock Off prejudica qualquer switch-in ao remover seu item, especialmente Leftovers de checks como Heatran e Ferrothorn, o que limita a utilidade deles ao longo do jogo. Enquanto Leftovers providencia recovery passiva para manter Clefable saudável e permitir que ela faça switch em ataques com mais facilidade, Rocky Helmet é uma alternativa para punir ataques physical, como U-turn de Landorus-T, Dragapult e Mandibuzz, que geralmente querem sair de campo contra Clefable. 56 EVs em Special Defense com uma nature Calm permitem que Clefable sobreviva a mais de um Freeze-Dry de Kyurem e Hex de Dragapult, com e sem Leftovers, respectivamente. O resto de seus EVs são direcionados a Defense para permitir que ela aguente golpes consecutivos de Pokémon como Dragonite.

Pokémon ofensivos como Melmetal, Heatran e Rillaboom podem muitas vezes sobrecarregar Clefable, então checks a eles são bons aliados. Toxapex pode enfrentar Melmetal, e Slowbro e Zapdos também são bons checks a ele. Ambos Corviknight e Landorus-T podem enfrentar Rillaboom e outros physical attackers como Garchomp e Landorus-T adversários que podem sobrecarregar Clefable. Steel-types como Melmetal, Excadrill e Scizor podem se aproveitar desse set, então switch-ins a eles são bons companheiros de equipe; Ferrothorn pode lidar com Melmetal e Rillaboom enquanto usa Spikes para formar uma dupla de empilhamento de hazards com Clefable, e Slowbro pode enfrentar ambos Melmetal e Excadrill, mas tem que tomar cuidado com Toxic. Ground-types como Landorus-T e Garchomp podem pressionar os Steel-types mencionados anteriormente, além de Poison-types como Toxapex, Galarian Slowking e Nidoking que podem fazer switch em Clefable. Pokémon defensivos special como Blissey e Assault Vest Galarian Slowking podem formar um bom core defensivo com Clefable, enfrentando special attackers poderosos aos quais Clefable têm problemas, como Heatran, Tapu Koko e Tornadus-T.

[SET]
name: Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Moonblast
move 3: Soft-Boiled
move 4: Thunder / Flamethrower / Thunderbolt (Necessário falar com Repu)
item: Life Orb / Leftovers
ability: Magic Guard
nature: Bold
evs: 252 HP / 196 Def / 60 Spe

[SET COMMENTS]

Calm Mind impulsiona o Special Attack e Special Defense de Clefable, permitindo que ela derrote Pokémon mais bulky ou se prepare para um sweep. Flamethrower atinge Steel-types como Ferrothorn, Melmetal e Excadrill, enquanto Thunderbolt permite que Clefable atinja Toxapex, Corviknight e Moltres com dano super efetivo e é seu melhor ataque para desgastar Heatran. Knock Off pode ser usado no lugar de um move de coverage para remover Leftovers ou Heavy-Duty Boots de certos Pokémon, limitando sua longevidade e permitindo que Clefable tenha mais oportunidades para fazer wallbreak e um sweep. Thunder é uma alternativa menos precisa do que Thunderbolt que atinge os Pokémon fracos a Electric mencionados anteriormente com muito mais força, além de ter uma chance maior de paralisar Heatran na switch in. Life Orb impulsiona Clefable, dificultando fazer switch nela, permitindo que consiga um 2HKO em Melmetal ofensivo com Flamethrower e que ganhe o um-contra-um com Toxapex mais facilmente com Thunderbolt. Magic Guard impede que Clefable leve dano residual de Life Orb, permitindo que ela faça sweep com mais facilidade e ataque sem se preocupar. Também previne que Clefable leve dano de entry hazard e Toxic, permitindo que ela se mantenha saudável ao fazer switch in e que encontre mais oportunidades de setup. 60 EVs em Speed permitem que Clefable ultrapasse Corviknight sem investimento.

Water-types bulky como Toxapex, Slowbro e Slowking podem fazer switch em Melmetal, enquanto os dois últimos também podem eliminar Heatran para Clefable se estiverem saudáveis. Adicionalmente, Toxapex pode espalhar poison com Toxic ou Toxic Spikes, facilitando com que Clefable faça sweep. Ferrothorn pode usar entry hazards, que são úteis para desgastar as switch-ins de Clefable, além de cobrir Melmetal, enquanto Corviknight pode encarar Excadrill. Como Clefable pode enfraquecer ou derrotar Steel-types bulky com Flamethrower, Pokémon que podem se aproveitar disso, como Excadrill, Melmetal e Rillaboom, são bons aliados. Rillaboom também pode fazer pivot com U-turn para trazer Clefable em segurança contra Pokémon como Mandibuzz e Corviknight. Garchomp é um excelente aliado que aprecia Clefable dando KO em Corviknight. Ele também enfrenta Heatran e pode pôr Stealth Rock em campo para desgastar o time adversário.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Um set Wish + Teleport pode ser usado para apoiar os aliados de Clefable. Contudo, Clefable não é a Wish passer mais efetiva, já que permite que Pokémon como Scizor, Melmetal e Nidoking entrem em campo, impedindo com que use Teleport em segurança. Um set defensivo focado em Special Defense pode ser utilizado para enfrentar inimigos como Hydreigon e Dragapult, mas esse set não aguenta physical attackers como Garchomp e Landorus-T, sendo inferior na maioria dos casos. Unaware pode ser usado para que Clefable consiga encarar setup sweepers como Swords Dance Garchomp e Landorus-T. Porém, sem Magic Guard, Clefable é muito mais suscetível a ser desgastada por entry hazard ou status, e requer remoção de hazards muito eficiente. Um set com Choice Scarf e Trick é uma opção para prejudicar Pokémon como Toxapex, Ferrothorn e Blissey, facilitando para que os aliados de Clefable os enfrentem. Contudo, esse set tem utilidade limitada, já que Trick é muitas vezes inútil após seu único uso, e Clefable tem espaço pra só mais um move, tendo que escolher entre Stealth Rock, Calm Mind e um move de coverage. Similarmente, um set com Sticky Barb e Trick pode ser usado para desgastar Pokémon que fazem switch em Clefable, mas ele também tem utilidade limitada pelas mesmas razões. Thunder Wave lhe dá a opção de espalhar paralysis e é especialmente útil para prejudicar Pokémon como Heatran. Aromatherapy pode ser usado para remover status, o que aliados como Garchomp, Landorus-T e Rillaboom apreciam muito.

Checks e Counters
====

**Steel-types**: Steel-types como Scizor, Melmetal e Excadrill podem entrar em campo e forçar Clefable a fazer switch. Ferrothorn e Corviknight podem fazer switch múltiplas vezes e pressionar Clefable se têm um ataque super efetivo ou pôr entry hazards em jogo no caso de Ferrothorn. Porém, não gostam de Knock Off e precisam tomar cuidado com Flamethrower, ou no caso de Corviknight, Thunderbolt.

**Fire-types**: Heatran é um dos melhores counters a Clefable, levando pouquíssimo dano de seus ataques e atingindo-a de volta com bastante força. Outros Fire-types como Victini, Volcarona e Moltres também podem fazer switch em Clefable. Contudo, terem seu Heavy-Duty Boots removido por Knock Off irá limitar sua longevidade se entry hazards estiverem em campo. Moltres também precisa tomar cuidado com Thunderbolt.

**Poison-types**: Poison-types como Toxapex, Galarian Slowking e Nidoking podem todos fazer switch em Moonblast; os dois últimos podem ameaçar Clefable com ataques super efetivos. Porém, Nidoking fica bem mais fraco se perde seu Life Orb para Knock Off e Toxapex pode perder para a combinação de Calm Mind e Thunderbolt. Assault Vest Galarian Slowking também pode perder para sets de Calm Mind.

**Wallbreakers Poderosos**: Apesar de seu bulk decente, Clefable pode ser sobrecarregada por wallbreakers poderosos, como Rillaboom, Swords Dance Garchomp e Landorus-T.

[CREDITS]
- Written by: [[DKM, 402001]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Quality checked by: [[Jordy, 395754], [ausma, 360720]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [username2, userid2]]

1. Devo dizer, foi uma excelente tradução! Encontrei alguns poucos erros, eles estão espalhados então sugiro tomar cuidado na correção. De qualquer forma está aprovada com altíssima qualidade! Agora basta esperar o próximo GP.
2. Agradecemos sua contribuição, sua ajuda é de extrema importância para o projeto.
3. Se tiver alguma dúvida ou sugestão/crítica, basta me chamar.
4. Agradeço pela leitura e atenção, let's rise.


Att.
Miketw
 

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
Adicionar / Remover / Comentários

gp 2/2 :blobthumbsup: bom trabalho, alterei pouca coisa.

Pubo2.gif


A tipagem e bulk decente de Clefable e seu acesso à a uma ability incrível em Magic Guard, além de recovery confiável, fazem dela uma ótima Pokémon. Uma movepool vasta confere à a (nomes próprios não devem ser antecedidos por crase) Clefable diversas opções de utilidade, como Stealth Rock, além de moves de coverage fantásticos como Flamethrower e Thunderbolt para atingir Pokémon que caso contrário fariam switch com facilidade, como Ferrothorn e Toxapex. Adicionalmente, acesso a Knock Off dificulta muito punir Clefable, já que seus checks são gravemente prejudicados ao perderem seus itens. Graças a isso, Clefable se encontra numa variedade de times bulky offense e balance como uma usuária de entry hazards defensiva ou usuária de Calm Mind. Apesar de todas as características que fazem de Clefable uma ótima Pokémon, muitas vezes seu bulk natural desapontante faz com que ela seja sobrecarregada por Pokémon ofensivos aos quais ela pode ser usada para fazer check, como Garchomp e Landorus-T, após eles usarem Swords Dance. Os stats defensivos medíocres de Clefable podem ser especialmente problemáticos em partidas mais longas, pois ela é muitas vezes usada como switch-in para diversos Pokémon.

[SET]
name: Utility Utilidade
move 1: Moonblast
move 2: Soft-Boiled
move 3: Stealth Rock / Wish
move 4: Knock Off
item: Leftovers
ability: Magic Guard
nature: Calm
evs: 252 HP / 200 Def / 56 SpD

[SET COMMENTS]

Clefable é uma ótima usuária de Stealth Rock, já que ela pode muito facilmente se aproveitar de Pokémon passivos, como Toxapex, Blissey e Slowbro. Alternativamente, Wish é muito útil, e pode ser usado se o time de Clefable já tem um usuário de Stealth Rock. Ela apoia companheiros de time como Heatran e Ferrothorn ao mantê-los saudáveis ao longo da partida. Knock Off prejudica qualquer switch-in ao remover seu item, especialmente Leftovers de checks como Heatran e Ferrothorn, o que limita a utilidade deles ao longo do jogo. Enquanto Leftovers providencia recovery passiva para manter Clefable saudável e permitir que ela faça switch em ataques com mais facilidade, Rocky Helmet é uma alternativa para punir ataques physical, como U-turn de Landorus-T, Dragapult e Mandibuzz, que geralmente querem sair de campo contra Clefable. 56 EVs em Special Defense com uma nature Calm permitem que Clefable sobreviva a mais de um Freeze-Dry de Kyurem e Hex de Dragapult, com e sem Leftovers, respectivamente. O resto de seus EVs são direcionados a Defense para permitir que ela aguente golpes consecutivos de Pokémon como Dragonite.

Pokémon ofensivos como Melmetal, Heatran e Rillaboom podem muitas vezes sobrecarregar Clefable, então, (AV) checks a eles são bons aliados. Toxapex pode enfrentar Melmetal, e Slowbro e Zapdos também são bons checks a ele. Ambos Corviknight e Landorus-T podem enfrentar Rillaboom e outros physical attackers como Garchomp e Landorus-T adversários que podem sobrecarregar Clefable. Steel-types como Melmetal, Excadrill e Scizor podem se aproveitar desse set, então, (AV) switch-ins a eles são bons companheiros de equipe; Ferrothorn pode lidar com Melmetal e Rillaboom enquanto usa Spikes para formar uma dupla de empilhamento de hazards com Clefable, e Slowbro pode enfrentar ambos Melmetal e Excadrill, mas tem que tomar cuidado com Toxic. Ground-types como Landorus-T e Garchomp podem pressionar os Steel-types mencionados anteriormente, além de Poison-types como Toxapex, Galarian Slowking e Nidoking que podem fazer switch em Clefable. Pokémon defensivos special como Blissey e Assault Vest Galarian Slowking podem formar um bom core defensivo com Clefable, enfrentando special attackers poderosos aos quais Clefable têm tem (a Clefable [ela] tem: terceira pessoa do singular) problemas, como Heatran, Tapu Koko e Tornadus-T.

[SET]
name: Calm Mind
move 1: Calm Mind
move 2: Moonblast
move 3: Soft-Boiled
move 4: Thunder / Flamethrower / Thunderbolt (Thunderbolt está descrito mas não aparece no set da análise, vou manter por enquanto)
item: Life Orb / Leftovers
ability: Magic Guard
nature: Bold
evs: 252 HP / 196 Def / 60 Spe

[SET COMMENTS]

Calm Mind impulsiona o Special Attack e Special Defense de Clefable, permitindo que ela derrote Pokémon mais bulky ou se prepare para um sweep. Flamethrower atinge Steel-types como Ferrothorn, Melmetal e Excadrill, enquanto Thunderbolt permite que Clefable atinja Toxapex, Corviknight e Moltres com dano super efetivo e é seu melhor ataque para desgastar Heatran. Knock Off pode ser usado no lugar de um move de coverage para remover Leftovers ou Heavy-Duty Boots de certos Pokémon, limitando sua longevidade e permitindo que Clefable tenha mais oportunidades para fazer wallbreak e um sweep. Thunder é uma alternativa menos precisa do que Thunderbolt que atinge os Pokémon fracos a Electric mencionados anteriormente com muito mais força, além de ter uma chance maior de paralisar Heatran na switch in. Life Orb impulsiona Clefable, dificultando fazer switch nela, permitindo que consiga um 2HKO em Melmetal ofensivo com Flamethrower e que ganhe o um-contra-um com Toxapex mais facilmente com Thunderbolt. Magic Guard impede que Clefable leve dano residual de Life Orb, permitindo que ela faça sweep com mais facilidade e ataque sem se preocupar. Também previne que Clefable leve dano de entry hazard e Toxic, permitindo que ela se mantenha saudável ao fazer switch in e que encontre mais oportunidades de setup. 60 EVs em Speed permitem que Clefable ultrapasse Corviknight sem investimento.

Water-types bulky como Toxapex, Slowbro e Slowking podem fazer switch em Melmetal, enquanto os dois últimos também podem eliminar Heatran para Clefable se estiverem saudáveis. Adicionalmente, Toxapex pode espalhar poison com Toxic ou Toxic Spikes, facilitando com que Clefable faça sweep. Ferrothorn pode usar entry hazards, que são úteis para desgastar as switch-ins de Clefable, além de cobrir Melmetal, enquanto Corviknight pode encarar Excadrill. Como Clefable pode enfraquecer ou derrotar Steel-types bulky com Flamethrower, Pokémon que podem possam se aproveitar disso, como Excadrill, Melmetal e Rillaboom, são bons aliados. Rillaboom também pode fazer pivot com U-turn para trazer Clefable em segurança contra Pokémon como Mandibuzz e Corviknight. Garchomp é um excelente aliado que aprecia Clefable dando KO em Corviknight. Ele também enfrenta Heatran e pode pôr Stealth Rock em campo para desgastar o time adversário.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
====

Um set Wish + Teleport pode ser usado para apoiar os aliados de Clefable. Contudo, Clefable não é a Wish passer mais efetiva, já que permite que Pokémon como Scizor, Melmetal e Nidoking entrem em campo, impedindo com que use Teleport em segurança. Um set defensivo focado em Special Defense pode ser utilizado para enfrentar inimigos como Hydreigon e Dragapult, mas esse set não aguenta physical attackers como Garchomp e Landorus-T, sendo inferior na maioria dos casos. Unaware pode ser usado para que Clefable consiga encarar setup sweepers como Swords Dance Garchomp e Landorus-T. Porém, sem Magic Guard, Clefable é muito mais suscetível a ser desgastada por entry hazards ou status, e requer remoção de hazards muito eficiente. Um set com Choice Scarf e Trick é uma opção para prejudicar Pokémon como Toxapex, Ferrothorn e Blissey, facilitando para que os aliados de Clefable os enfrentem. Contudo, esse set tem utilidade limitada, já que Trick é muitas vezes inútil após seu único uso, e Clefable tem espaço pra só mais um move, tendo que escolher entre Stealth Rock, Calm Mind e um move de coverage. Similarmente, um set com Sticky Barb e Trick pode ser usado para desgastar Pokémon que fazem switch em Clefable, mas ele também tem utilidade limitada pelas mesmas razões. Thunder Wave lhe dá a opção de espalhar paralysis e é especialmente útil para prejudicar Pokémon como Heatran. Aromatherapy pode ser usado para remover status, o que aliados como Garchomp, Landorus-T e Rillaboom apreciam muito.

Checks e Counters
====

**Steel-types**: Steel-types como Scizor, Melmetal e Excadrill podem entrar em campo e forçar Clefable a fazer switch. Ferrothorn e Corviknight podem fazer switch múltiplas vezes e pressionar Clefable se têm tiverem um ataque super efetivo ou pôr entry hazards em jogo no caso de Ferrothorn. Porém, não gostam de Knock Off e precisam tomar cuidado com Flamethrower, ou no caso de Corviknight, Thunderbolt.

**Fire-types**: Heatran é um dos melhores counters a Clefable, levando pouquíssimo dano de seus ataques e atingindo-a de volta com bastante força. Outros Fire-types como Victini, Volcarona e Moltres também podem fazer switch em Clefable. Contudo, terem seu Heavy-Duty Boots removido por Knock Off irá limitar sua longevidade se entry hazards estiverem em campo. Moltres também precisa tomar cuidado com Thunderbolt.

**Poison-types**: Poison-types como Toxapex, Galarian Slowking e Nidoking podem todos fazer switch em Moonblast; os dois últimos podem ameaçar Clefable com ataques super efetivos. Porém, Nidoking fica bem mais fraco se perde seu Life Orb para Knock Off e Toxapex pode perder para a combinação de Calm Mind e Thunderbolt. Assault Vest Galarian Slowking também pode perder para sets de Calm Mind.

**Wallbreakers Poderosos**: Apesar de seu bulk decente, Clefable pode ser sobrecarregada por wallbreakers poderosos, como Rillaboom, Swords Dance Garchomp e Landorus-T.

[CREDITS]
- Written by: [[DKM, 402001]]
- Translated by: [[Bandkrook, 301217]]
- Quality checked by: [[Jordy, 395754], [ausma, 360720]]
- Grammar checked by: [[Miketw, 510118], [Pubo. 535121]]
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top