Grammar Calyrex-S [GP 0/2]

Band

scatters things often
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Community Contributoris a Top Contributoris a Top Smogon Media Contributor
https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/calyrex-shadow/


[Overview]

Calyrex-S é a força mais influente do metagame. Ele não só é extremamente forte e rápido, como Astral Barrage é um move assinatura altamente poderoso e muito repetível sem desvantagens com um dos melhores tipos STAB do jogo. As One permite que ele saia de controle extremamente rápido e ignore Berries de resistência. Pra acabar, Calyrex-S tem uma movepool de utilidade gigantesca: Trick pode derrotar seu melhor check, Yveltal, com algumas previsões certas, Aromatherapy tem suporte de time inestimável, Nasty Plot impulsiona seu Special Attack para níveis absurdos e Leech Seed + Substitute pode acabar com qualquer time que não estiver preparado. Calyrex-S também é o melhor revenge killer da tier, mantendo hyper offense em xeque. Apesar de Calyrex-S ter uma tipagem defensiva terrível, fazendo com que facilmente leve revenge kill de Shadow Sneak e Sucker Punch, suas defesas são o suficiente para entrar em campo e aguentar ataques neutros. Calyrex-S é tão poderoso, que é o Pokémon cujo times mais se preparam para enfrentar, e muitos carregam pelo menos dois, se não três, checks a ele. E mesmo assim, ele tem poucos ou nenhum defeito e deve ser considerado por quase qualquer time.

[SET]

name: Item Choice
move 1: Astral Barrage
move 2: Psyshock
move 3: Trick
move 4: Aromatherapy / Nasty Plot
item: Choice Scarf / Choice Specs
ability: As One
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse é o set padrão de Calyrex-S. Astral Barrage é poderoso, tem boa accuracy e dá dano massivo em qualquer inimigo que não seja Dark- ou Normal-type. Porém, você deve tomar cuidado com o PP baixo do move. Atingir Yveltal, Blissey e Eternatus repetidamente pode esgotar o PP rapidamente e limitar o potencial de sweep de Calyrex-S. Psyshock atinge Blissey com dano massivo, que caso contrário faria wall a Calyrex-S. Trick é sem dúvida a melhor opção para o terceiro move. Yveltal, o check principal a Calyrex-S, perderá seu Heavy-Duty Boots, o que significa que Stealth Rock irá danificar ele repetidamente quando Calyrex-S forçá-lo a entrar em campo. Porém, fique esperto para não usar Knock Off impulsivamente com seus aliados depois disso. Aromatherapy tem valor imensurável, já que paralysis e Toxic são fortíssimos em Ubers, e clerics são raros. Se já há um cleric no seu time, Nasty Plot é efetivo para pressionar Yveltal mesmo depois de usar Trick nele. Nasty Plot funciona melhor em sets Choice Specs, pois assim Yveltal não ganha Speed via Trick. Choice Scarf permite que Calyrex-S faça revenge kill a quase tudo no metagame, mesmo se o adversário estiver com +2 Speed. Choice Specs traz mais dano contra times balance e stall, ajudando a dar revenge kill em Pokémon bulky que fazem setup, como Groudon, mas usar Trick pode ser mais vantajoso se você não precisa se preocupar com Yveltal.

A chave para usar esse set é decidir quando e se usar Trick. Hesitar demais vai fazer você perder momentum quando gastar um Astral Barrage em Yveltal na switch, enquanto usar Trick cedo demais pode fazer Calyrex-S perder a força ou Speed necessárias para derrotar uma ameaça adversária. Contudo, se você usar Trick no momento certo, ele pode potencialmente tornar o jogo num matchup 6-5. É recomendado decidir o uso de Trick via Team Preview. Por exemplo, se você está usando Choice Scarf Calyrex-S e perceber que o inimigo não tem nenhum Pokémon capaz de aumentar sua Speed, então você está relativamente livre para usar Trick. Se você já usou Trick em Yveltal, colocar Stealth Rock em campo é fundamental para desgastá-lo ao longo da partida. Se Yveltal for enfraquecido o suficiente, ele pode ser tentado a continuar em campo contra Calyrex-S para usar Roost ou Defog; se você prever isso corretamente, você pode ganhar a vantagem ao usar Nasty Plot para fazer sweep ou usar Psyshock continuamente até prever que Yveltal sairá de campo para então usar Astral Barrage naquele turno. Necrozma-DM é um ótimo parceiro, pois pode usar Stealth Rock e ao mesmo tempo pressionar Yveltal usando Defog com Thunder Wave e Iron Head. Como Calyrex-S não tem recovery e tem bulk medíocre, ele é mais efetivo se fizer switch via um pivot ou switch dupla. Seu bulk special é decente o suficiente para fazer switch em Pokémon como Eternatus sem muitos problemas, mas não repetidamente. U-turn Yveltal é um excelente parceiro para o set Choice Scarf, pois não só permite que Calyrex-S faça switch em segurança, mas a combinação dos dois vai te dar uma boa forma de lidar contra SubSeed Calyrex-S inimigo. Certifique-se que Yveltal tenha investimento em Attack para isso, caso contrário não conseguirá quebrar o Substitute do Calyrex-S adversário. Switch-ins para Yveltal, outros Dark-types e Marshadow são muito apreciados por este set. Eternatus, Buzzwole e Tangrowth são bons para fazer switch em Yveltal e aguentam Knock Off bem. Eternatus defensivo physical, Buzzwole, Tangrowth, Ho-Oh e Zygarde são algumas switch-ins notáveis de Marshadow. Groudon pode atrair Yveltal e dar KO nele com Stone Edge. Para ainda melhor efeito, use um Groudon com EVs o suficiente para sobreviver Foul Play após Swords Dance. Se Calyrex-S está usando Nasty Plot, Blissey, Xerneas e Clefable são bons aliados que preenchem o papel de cleric em seu lugar.

name: SubSeed
move 1: Astral Barrage
move 2: Nasty Plot
move 3: Substitute
move 4: Leech Seed
item: Leftovers
ability: As One
nature: Timid
evs: 60 Def / 196 SpA / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set se aproveita de Yveltal sem Snarl, Taunt ou U-turn sem investimento em Attack. Esse matchup deixa Calyrex-S facilmente fazer sweep quando dado a oportunidade, tornado-o mais dependente do matchup do que outros sets de Calyrex-S. A combinação de Substitute, Leech Seed e Leftovers significa que Yveltal eventualmente terá que usar Roost, o que dá a Calyrex-S um turno de graça para fazer setup com Nasty Plot. Fazer setup permite que ele eventualmente destrua vários Dark-types com Astral Barrage, mas tenha cuidado com seu baixo PP. Os EVs dados garantem que o Substitute de Calyrex-S não será quebrado por U-turn de Yveltal com 8 EVs em Attack. Mais investimento em HP ou Defense poderia ser usado para Yveltal com investimento em Attack, mas exagerar nisso pode comprometer o Special Attack ou Speed de Calyrex-S.

Leech Seed pode forçar muitas switches, portanto tem boa sinergia com aliados que podem usar entry hazards ou status, o que desgasta ainda mais inimigos para um sweep. Necrozma-DM, Groudon, Zygarde, Ferrothorn e Blissey são algumas opções notáveis. Pokémon que podem atrair e nocautear Zarude, como Heat Crash Groudon, são companheiros de time ótimos, já que Zarude faz wall completo a esse set, nunca dando turnos de setup para esse set graças à sua imunidade a Leech Seed. Blissey também é problemática, já que Calyrex-S não pode danificá-la diretamente; portanto, qualquer Pokémon de setup com Attack alto que pode fazer switch em Blissey de graça é um bom parceiro, como Groudon, Zekrom, Necrozma-DM ou Marshadow. Como esse set não tem a mesma utilidade de Calyrex-S com item Choice, usuários de priority como Marshadow e Sucker Punch Yveltal podem ser úteis para fazer revenge kill. Clerics como Blissey, Xerneas e Clefable similarmente cumprem um papel que esse set descarta. Whirlwind Ho-Oh é capaz de forçar esse set para fora do campo, então lures para Ho-Oh como Rock Tomb Marshadow, Meteor Beam Eternatus e Stone Edge Necrozma-DM facilitam esse matchup.

name: Nasty Plot
move 1: Astral Barrage
move 2: Psyshock
move 3: Nasty Plot
move 4: Draining Kiss
item: Focus Sash
ability: As One
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]

Esse set é melhor utilizado em times hyper offense, que podem impedir entry hazards do inimigo para manter seu Focus Sash intacto. Esse set é bem direto: usar Nasty Plot e rezar para conseguir dar 2HKO em Yveltal com Draining Kiss, forçando Yveltal a escolher entre derrotar Calyrex-S e remover entry hazards. Astral Barrage e Psyshock acabam com a maioria do metagame depois de um boost de Nasty Plot. Draining Kiss atinge os Dark-types que resistem os ataques STAB de Calyrex-S, e após Nasty Plot dará 2HKO em qualquer Yveltal a menos que ele tenha investimento alto em HP e Special Defense. Draining Kiss também pode restaurar HP, então é útil para deixar Focus Sash útil se Calyrex-S tomar um pouco de dano. Modest pode ser usado para dar 2HKO em até mesmo no Yveltal mais bulky, mas perder a Speed tie para outros Calyrex-S pode ser difícil de manejar, especialmente em times hyper offense.

Também deve-se tomar cuidado com Sucker Punch Yveltal, que pode derrotar Calyrex-S depois de usar seu Focus Sash. É possível fazer jogos mentais se você sabe que Yveltal tem Sucker Punch ao usar Nasty Plot nos turnos em que ele usar o move, especialmente porque Sucker Punch só tem 8 PP, mas é melhor evitar essa situação se possível, pois uma previsão errada permite que Yveltal dê KO com qualquer outro ataque. Slurpuff e Shuckle são parceiros de hyper offense naturais que fornecem Sticky Web; eles também têm as melhores chances de impedir o oponente de usar seus próprios entry hazards. Choice Specs Kyogre é um ótimo parceiro, pois força times a sacrificarem seu Yveltal para remover Sticky Web, o que pode criar uma abertura enorme para Calyrex-S. Weavile é notável por ser capaz de fazer setup caso esse set leve revenge kill de Choice Scarf Calyrex-S. Froslass ou Aerodactyl também podem ser usados para colocar Spikes ou Stealth Rock em campo, respectivamente, e impedir inimigos de usar entry hazards com Taunt. Aerodactyl com Defog, Pheromosa e Regieleki são parceiros específicos de hyper offense que podem remover hazards no mid-game, o que pode ser útil para esse set.

[SET]
name: Disable
move 1: Astral Barrage
move 2: Disable
move 3: Substitute
move 4: Nasty Plot
item: Mental Herb / Leftovers
ability: As One (Spectrier)
nature: Timid
evs: 48 HP / 128 Def / 76 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Disable torna difícil para muitos sets de Yveltal fazer check a Calyrex-S de forma consistente. Já que a maioria dos Yveltal só usam um move Dark-type, a combinação de Substitute e Disable pode efetivamente torná-los inúteis. Disable, em comparação a Leech Seed, têm o benefício de accuracy 100% e a habilidade de afetar Grass-types, como Zarude. Ele também funciona bem com Mental Herb, que deixa Calyrex-S blefar um set de item Choice e impede Taunt de Yveltal. Adicionalmente, contra usuários de item Choice ou adversários com um ataque só, como vários dos sets de Calm Mind Kyogre, Calyrex-S pode usar Disable para impedir eles de atacar, dando a ele utilidade defensiva única e oportunidades de setup. Os EVs dados impedem Adamant Yveltal com 32 EVs em Attack de quebrar Substitute com U-turn, e os EVs em Special Defense garantem que Dynamax Cannon de Eternatus não dará 2HKO em Calyrex-S. Os EVs em Special Attack garantem um 2HKO em qualquer Yveltal e um OHKO em Ho-Oh após dois boosts. O investimento em HP otimiza recovery de Leftovers, o que dá a Calyrex-S mais chances de usar Substitute a custo de perder para Taunt Yveltal

O melhor jeito de Calyrex-S fazer setup é forçando outros Pokémon como Necrozma-DM e Eternatus a saírem de campo, dando a ele oportunidades para usar Nasty Plot ou Substitute. Yveltal será forçado a atacar, o que vai quebrar o Substitute de Calyrex-S e tornar ele suscetível a Disable. Um Disable bem sucedido permitirá que Calyrex-S faça ainda mais setup sem se preocupar. Se estiver esperando uma switch, usar Substitute ao invés de Disable irá permitir que Calyrex-S faça scout no time inimigo para usuários de Choice Scarf ou atacantes rápidos, como Marshadow. Adicionalmente, Pokémon que sobrevivem a um +2 Astral Barrage, como Eternatus e Ho-Oh, podem quebrar o Substitute de Calyrex-S ou tirar ele de campo com Whirlwind, impedindo ele de fazer sweep. Portanto, usar Nasty Plot no turno em que entram em campo permite que Calyrex-S dê OHKO em ambos com +4 Special Attack. Em geral, aliados que podem enfraquecer Eternatus e Ho-Oh facilitam muito a vida de Calyrex-S. Ho-Oh e Kyogre são fantásticos para paralisar e prejudicar Eternatus, enquanto Zygarde, Zekrom, Meteor Beam Eternatus, Rock Slide Buzzwole e Stone Edge Necrozma-DM são boas opções para pressionar Ho-Oh. Como Calyrex-S, especialmente variantes com Mental Herb, precisam entrar em campo com HP alto para usar Substitute várias vezes, então colocá-lo em campo em segurança é crítico. Eject Pack Eternatus é particularmente ótimo em trazer Calyrex-S contra Necrozma-DM; outras opções úteis incluem U-turn Yveltal, Teleport Blissey e Landorus-T. Groudon é um parceiro clássico que pressiona Yveltal com força bruta ou status, e seu poder de wallbreak é muito apreciado contra times com Blissey.

[STRATEGY COMMENTS]

Outras Opções
====
Um set alternativo de SubSeed usando Taunt e Hex é uma opção. Notavelmente, isso impede Taunt Yveltal, Whirlwind Ho-Oh, Blissey e Roar Kyogre de derrubá-lo, e dá a Calyrex-S um ataque com mais PP. O problema é que esse set depende em aliados que espalham status e entry hazards para realmente funcionar, pois sem Nasty Plot, pressionar times inimigos pode ser mais difícil. Pollen Puff é uma opção de nicho para atingir Zarude e Tyranitar com mais força. Will-O-Wisp pode ser usado para prejudicar switch-ins comuns, como Yveltal, mas simplesmente não fornece utilidade no mesmo nível que Aromatherapy e Nasty Plot.

Checks e Counters
====

**Yveltal**: Heavy-Duty Boots Yveltal pode fazer switch em qualquer ataque e pressionar Calyrex-S a sair de campo em seguida. Yveltal sem Choice Scarf precisa tomar cuidado com Trick, pois isso pode colocar seu time em situações complicadas, especialmente junto de entry hazards e status. Sets sem Snarl, Taunt ou U-turn investido em Attack perderão para SubSeed Calyrex-S, e apenas Yveltal com muito bulk evita o 2HKO de +2 Draining Kiss. Mesmo assim, Calyrex-S precisa sempre estar atento a Sucker Punch.

**Dark-types**: Dark-types além de Yveltal, como Zarude e Tyranitar são bulky o suficiente para aguentar Astral Barrage e forçar Calyrex-S a sair de campo Esses Pokémon têm opções de recovery inferiores à de Yveltal, e também precisam ficar atentos a Trick. O raro Pollen Puff também dará dano massivo a eles. Dark-types ofensivos como Urshifu-S, Weavile e Hydreigon podem trazer segurança contra Calyrex-S em times mais ofensivos.

**Normal-types**: Blissey tem medo de Psyshock, mas pode fazer switch em Astral Barrage Choice-locked sem problemas. O raro Porygon2 faz wall completo à maioria dos Calyrex-S. Ambos são severamente prejudicados por Trick, mesmo que dêem um item inútil a Calyrex-S ao invés de Heavy-Duty Boots.

**Prioridade**: Marshadow e Giratina-O podem ajudar a manter Calyrex-S em xeque com Shadow Sneak. Eles não aguentam Astral Barrage de maneira alguma, portanto só conseguem dar revenge kill.

**Walls Special Robustas**: Ho-Oh e Kyogre têm bulk special o suficiente para forçar Calyrex-S a sair de campo numa emergência. Eles podem fazer phaze em sets SubSeed com Whirlwind ou Roar. Porém, ambos levam 2HKO de Choice Specs Astral Barrage e não aguentam ataques impulsionados. Trick também limita severamente eles.

**PP Stall**: Eternatus, mas também outros Pokémon menos usados, como Dialga, Palkia e Weavile, têm Pressure, que pode rapidamente drenar o PP de Astral Barrage. Normal-types como Blissey podem fazer switch em Astral Barrage de graça. Isso pode ser crítico em parar um sweep de Calyrex-S.

[CREDITS]

- Written by: [[Manaphy, 50695]]
- Translated by: [[Band, 301217]]
- Quality checked by: [[Aberforth, 249382], [SiTuM, 274590]]
- Grammar checked by: [[a,a], [a,a]]
 
Last edited:

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top