Monotype Blacephalon (Ghost)

MrPanda

not a bear
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Contributor to Smogon
Moderator

https://www.smogon.com/dex/ss/pokemon/blacephalon/monotype/
[OVERVIEW]

Ghost
========

Blacephalon é abençoado com um dos Special Attack mais altos do jogo, uma ótima ability em Beast Boost e um ótimo tipo secundário em Fire, o que o torna um sweeper feroz. Beast Boost e Choice Scarf lhe permitem gerar um efeito bola de neve em muitos times e ser um dos melhores revenge killers na tier, ultrapassando ameaças-chave para times Ghost, como Zeraora e Dragapult, bem como usuários de Choice Scarf, como Landorus-T. Todavia, Blacephalon é bastante frágil e é ameaçado por qualquer move de prioridade superefetivo, como Aqua Jet ou Shadow Sneak, de usuários como Azumarill e Mimikyu. Ademais, seu bulk pobre lhe concede oportunidades muito limitadas para fazer switch em segurança. Às vezes, Blacephalon pode ser difícil de encaixar em times Ghost, porque enfrenta competição de outros revenge killers e wallbreakers fortes, como Gengar e Spectrier. Ele também pode ter dificuldades em derrotar Pokémon bulky, como Heatran e Mantine, que o impedem de fazer sweep facilmente. Blacephalon também possui uma fraqueza considerável a hazards, sendo fraco a Stealth Rock e perdendo seu boost em Speed de Choice Scarf para Sticky Web. Isso limita suas oportunidades de revenge kill.

[SET]
name: Choice Scarf (Ghost)
move 1: Flamethrower / Fire Blast
move 2: Shadow Ball
move 3: Psyshock / Psychic
move 4: Trick
item: Choice Scarf
ability: Beast Boost
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Flamethrower e Fire Blast ajudam a remover Steel- e Grass-types, como Ferrothorn, Celesteela e Zarude. Fire Blast é menos confiável, mas seu poder extra lhe permite assegurar nocautes contra oponentes como Tapu Koko. Shadow Ball acerta muitos alvos com dano neutro enquanto lida com Pokémon resistentes a Fire, como Slowbro e Dragapult. Psyshock atinge Poison- e Fighting-types, como Dragalge, Nihilego e Kommo-o, enquanto também causa maior dano contra walls special. Psychic é uma opção para Pokémon defensivos physical, como Toxapex e Galarian Weezing. Trick força Choice Scarf em Pokémon defensivos, como Porygon2, Blissey, Toxapex e Amoonguss, facilitando bastante nocauteá-los. Isso ainda permite a aliados como Mimikyu e Aegislash entrarem em campo com mais facilidade e fazer setup. Investimento máximo em Speed com uma nature Timid permite a Blacephalon ultrapassar ameaças-chave, como Dragapult, Choice Scarf Galarian Darmanitan e Spectrier, com Choice Scarf.

Aliados como Dragapult, Mimikyu e Jellicent apreciam sua capacidade de nocautear ameaças Ice- e Steel-type, como Weavile e Excadrill. Isso permite a Dragapult pressionar times Electric, Fire e Water que podem causar problemas. Mimikyu consegue se livrar de Dark- e Dragon-types, como Hydreigon e Latias, que ameaçariam Blacephalon. Ele também ajuda a fazer revenge kill e finalizar partidas com Disguise. Spectrier distribui burn e realiza wallbreak com eficiência para Blacephalon fazer sweep no resto do time confortavelmente. Water Absorb Jellicent consegue absorver ataques de Water-types, como Urshifu-R, Keldeo e Barraskewda. Gengar ajuda com Dark-types, como Tyranitar e Hydreigon, com Focus Blast e Dazzling Gleam e impede Toxic Spikes de enfraquecerem Blacephalon ao removê-los automaticamente. Dragon Dance Dragapult e Lightning Rod Alolan Marowak podem ajudar com o matchup contra Electric, que tem muitas ameaças rápidas que podem ultrapassar Blacephalon, como Regieleki e Tapu Koko. Aegislash cuida de walls special, como Blissey, de forma concreta com Close Combat, enquanto Blacephalon lida com ameaças para Aegislash, como Celesteela.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ghost
--------
Um set de Calm Mind + Substitute pode ajudar a derrotar walls special, mas Blacephalon tem um bulk muito baixo, então o boost de Special Defense não é tão útil. Contudo, ele força a maioria dos Grass- e Ice-types, como Zarude e Choice Band Galarian Darmanitan, a sair de campo, o que lhe permite fazer setup enquanto eles fazem switch e abre novas oportunidades de nocaute. Esse set também ajuda muito em matchups como Steel e Normal; porém, o baixo uso de Normal e a necessidade de enfraquecer bastante Heatran no matchup contra Steel torna-o menos preferível. Outra opção é Choice Specs em vez de Choice Scarf, mas perder o boost de Speed deixa Blacephalon vulnerável a OHKOs de usuários de Choice Scarf, como Galarian Darmanitan e Krookodile, ou oponentes naturalmente mais rápidos, como Gengar, Spectrier, Weavile e Dragapult.

Checks e Counters
===================

Ghost
--------
**Dark-types**: Dark-types, como Hydreigon e Tyranitar, são imunes ou resistem a todos os ataques de Blacephalon, e muitos deles conseguem aguentar um golpe e nocauteá-lo de volta.

**Revenge Killers e Usuários de Prioridade**: Blacephalon é muito fraco a ambos revenge killers e usuários de prioridade, como Choice Scarf Latios e Mimikyu, respectivamente, devido ao seu bulk extremamente baixo.

**Walls Special**: Blacephalon pode ter dificuldade em derrotar walls special, como Blissey e Heatran; tente se livrar deles antes de trazê-lo a campo.

**Dano Residual**: Blacephalon é bastante prejudicado por condições de status. Paralysis o torna vulnerável a revenge kill de Pokémon mais lentos, como Tapu Lele, enquanto poison limita sua efetividade como um sólido usuário de Choice Scarf. Uma vez que times Ghost não possuem controle de hazards confiável, Blacephalon é muito vulnerável a hazards, sobretudo Stealth Rock, restringindo o número de vezes que ele pode fazer switch a campo em segurança.

[CREDITS]
- Written by: [[MegaBanette69, 525733]]
- Translated by: [[MrPanda, 441160]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [Miketw, 510118]]
- Quality checked by: [[roxiee, 481576], [Decem, 362454]]
 
Last edited:

Pubo

bom dia
is a Site Content Manageris a Top Social Media Contributoris a Forum Moderatoris a Tiering Contributoris a Contributor to Smogon
Moderator
Adicionar / Remover / Comentários e Sugestões
Essa tradução precisa de duas revisões por ter Other Options e Checks and Counters, muda o título quando puder :blobthumbsup:

GP 1/2
[OVERVIEW]

Ghost
========

Blacephalon é abençoado com um dos Special Attacks mais altos do jogo, uma ótima ability em Beast Boost e um ótimo tipo secundário em Fire, o que o torna um sweeper feroz. Beast Boost e Choice Scarf lhe permitem gerar um efeito bola de neve em muitos times e ser um dos melhores revenge killers na tier, ultrapassando ameaças-chave para times Ghost, como Zeraora e Dragapult, bem como usuários de Choice Scarf, como Landorus-T. Todavia, Blacephalon é bastante frágil e é ameaçado por qualquer move de prioridade superefetivo, como Aqua Jet, Sucker Punch ou Shadow Sneak, de usuários como Azumarill, Urshifu-S ( Urshifu-S é banido de Monotype, acredito que tenha que remover tanto isso quanto o Sucker Punch) e Mimikyu. Ademais, seu bulk pobre lhe concede oportunidades muito limitadas para fazer switch em segurança. Às vezes, Blacephalon pode ser difícil de encaixar em times Ghost, porque enfrenta competição de outros revenge killers e wallbreakers fortes, como Gengar e Spectrier. Ele também pode ter dificuldades em derrotar Pokémon bulky, como Heatran e Mantine, que o impedem de fazer sweep facilmente. Blacephalon também possui uma fraqueza considerável a hazards, sendo fraco a Stealth Rock e perdendo seu boost em Speed de Choice Scarf para Sticky Web. Isso limita suas oportunidades de revenge kill.

[SET]
name: Choice Scarf (Ghost)
move 1: Flamethrower / Fire Blast
move 2: Shadow Ball
move 3: Psyshock / Psychic
move 4: Trick
item: Choice Scarf
ability: Beast Boost
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Flamethrower e Fire Blast ajudam a remover Steel- e Grass-types, como Ferrothorn, Celesteela e Zarude. Fire Blast é menos confiável, mas seu poder extra lhe permite assegurar nocautes contra oponentes como Tapu Koko. Shadow Ball acerta muitos alvos com dano neutro enquanto também lida com Pokémon resistentes a Fire, como Slowbro e Dragapult. Psyshock atinge Poison- e Fighting-types, como Dragalge, Nihilego e Kommo-o, enquanto também causa maior dano contra walls special. Psychic é uma opção para Pokémon defensivos physical, como Toxapex e Galarian Weezing. Trick força Choice Scarf em Pokémon defensivos, como Porygon2, Blissey, Toxapex e Amoonguss, facilitando bastante nocauteá-los. Isso ainda permite a aliados como Mimikyu e Aegislash entrar em campo com mais facilidade e fazer setup. Investimento máximo em Speed com uma nature Timid permite a Blacephalon ultrapassar ameaças-chave, como Dragapult, Choice Scarf Galarian Darmanitan e Spectrier, com Choice Scarf.

Aliados como Dragapult, Mimikyu e Jellicent apreciam sua capacidade de nocautear ameaças Ice- e Steel-type, como Weavile e Excadrill. Isso permite a Dragapult pressionar times Electric, Fire e Water que podem lhe dar problemas. Mimikyu consegue se livrar de Dark- e Dragon-types, como Hydreigon e Latias, que ameaçariam Blacephalon. Ele também ajuda a fazer revenge kill e finalizar partidas com Disguise. Spectrier distribui burns e realiza wallbreak com eficiência para Blacephalon fazer sweep no resto do time confortavelmente. Water Absorb Jellicent consegue absorver ataques de Water-types, como Urshifu-R, Keldeo e Barraskewda. Gengar ajuda com Dark-types, como Tyranitar e Hydreigon, com Focus Blast e Dazzling Gleam e impede Toxic Spikes de enfraquecerem Blacephalon ao removê-los automaticamente. Dragon Dance Dragapult e Lightning Rod Alolan Marowak podem ajudar com o matchup contra Electric, que tem muitas ameaças rápidas que podem ultrapassar Blacephalon, como Regieleki e Tapu Koko. Aegislash cuida de walls special, como Blissey, de forma concreta com Close Combat, enquanto Blacephalon lida com ameaças para Aegislash, como Celesteela.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ghost
--------
Um set de Calm Mind + Substitute pode lhe ajudar a derrotar walls special, mas Blacephalon tem um bulk muito baixo, então o boost de Special Defense não é tão útil. Contudo, ele força a maioria dos Grass- e Ice-types, como Zarude e Choice Band Galarian Darmanitan, a sair de campo, o que lhe permite fazer setup enquanto eles fazem switch e abre novas oportunidades de nocaute. Esse set também ajuda muito em matchups como Steel e Normal; porém, o baixo uso de Normal e a necessidade de enfraquecer bastante Heatran no matchup contra Steel torna-o menos preferível. Outra opção é Choice Specs em vez de Choice Scarf, mas perder o boost de Speed deixa Blacephalon vulnerável a OHKOs de usuários de Choice Scarf, como Galarian Darmanitan e Krookodile, ou oponentes naturalmente mais rápidos, como Gengar, Spectrier, Weavile e Dragapult.

Checks e Counters
===================

Ghost
--------
**Dark-types**: Dark-types, como Hydreigon e Tyranitar, são imunes ou resistem a todos os ataques de Blacephalon, e muitos deles conseguem aguentar um golpe e nocauteá-lo de volta.

**Revenge Killers e Usuários de Prioridade**: Blacephalon é muito fraco a ambos, (RV) revenge killers e usuários de prioridade, como Choice Scarf Latios e Mimikyu, respectivamente, devido ao seu bulk extremamente baixo.

**Walls Special**: Blacephalon pode ter dificuldade em derrotar walls special, como Blissey e Heatran; tente se livrar deles antes de trazê-lo a campo.

**Dano Residual**: Blacephalon é bastante prejudicado por condições de status. Paralysis o torna vulnerável a revenge kill de Pokémon mais lentos, como Tapu Lele, enquanto poison limita sua efetividade como um sólido usuário de Choice Scarf. Uma vez que times Ghost não possuem controle de hazards confiável, Blacephalon é muito vulnerável a hazards, sobretudo Stealth Rock, restringindo o número de vezes que ele pode fazer switch a campo em segurança.

[CREDITS]
- Written by: [[MegaBanette69, 525733]]
- Translated by: [[MrPanda, 441160]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [[nome, id]]
- Quality checked by: [[roxiee, 481576], [Decem, 362454]]
 

Miketw

So, goodbye yellow brick road...
is a Top Social Media Contributor Alumnus
Hold up! Estarei corrigindo sua tradução, espero que leia os comentários e em caso de dúvidas não deixe de me contatar.

Adicionar | Remover | Comentários/Sugestões

[OVERVIEW]

Ghost
========

Blacephalon é abençoado com um dos Special Attack mais altos do jogo, uma ótima ability em Beast Boost e um ótimo tipo secundário em Fire, o que o torna um sweeper feroz. Beast Boost e Choice Scarf lhe permitem gerar um efeito bola de neve em muitos times e ser um dos melhores revenge killers na tier, ultrapassando ameaças-chave para times Ghost, como Zeraora e Dragapult, bem como usuários de Choice Scarf, como Landorus-T. Todavia, Blacephalon é bastante frágil e é ameaçado por qualquer move de prioridade superefetivo, como Aqua Jet ou Shadow Sneak, de usuários como Azumarill e Mimikyu. Ademais, seu bulk pobre lhe concede oportunidades muito limitadas para fazer switch em segurança. Às vezes, Blacephalon pode ser difícil de encaixar em times Ghost, porque enfrenta competição de outros revenge killers e wallbreakers fortes, como Gengar e Spectrier. Ele também pode ter dificuldades em derrotar Pokémon bulky, como Heatran e Mantine, que o impedem de fazer sweep facilmente. Blacephalon também possui uma fraqueza considerável a hazards, sendo fraco a Stealth Rock e perdendo seu boost em Speed de Choice Scarf para Sticky Web. Isso limita suas oportunidades de revenge kill.

[SET]
name: Choice Scarf (Ghost)
move 1: Flamethrower / Fire Blast
move 2: Shadow Ball
move 3: Psyshock / Psychic
move 4: Trick
item: Choice Scarf
ability: Beast Boost
nature: Timid
evs: 252 SpA / 4 SpD / 252 Spe

[SET COMMENTS]
Flamethrower e Fire Blast ajudam a remover Steel- e Grass-types, como Ferrothorn, Celesteela e Zarude. Fire Blast é menos confiável, mas seu poder extra lhe permite assegurar nocautes contra oponentes como Tapu Koko. Shadow Ball acerta muitos alvos com dano neutro enquanto lida com Pokémon resistentes a Fire, como Slowbro e Dragapult. Psyshock atinge Poison- e Fighting-types, como Dragalge, Nihilego e Kommo-o, enquanto também causa maior dano contra walls special. Psychic é uma opção para Pokémon defensivos physical, como Toxapex e Galarian Weezing. Trick força Choice Scarf em Pokémon defensivos, como Porygon2, Blissey, Toxapex e Amoonguss, facilitando bastante nocauteá-los. Isso ainda permite a aliados como Mimikyu e Aegislash entrarem em campo com mais facilidade e fazer setup. Investimento máximo em Speed com uma nature Timid permite a Blacephalon ultrapassar ameaças-chave, como Dragapult, Choice Scarf Galarian Darmanitan e Spectrier, com Choice Scarf.

Aliados como Dragapult, Mimikyu e Jellicent apreciam sua capacidade de nocautear ameaças Ice- e Steel-type, como Weavile e Excadrill. Isso permite a Dragapult pressionar times Electric, Fire e Water que podem lhe dar causar problemas. Mimikyu consegue se livrar de Dark- e Dragon-types, como Hydreigon e Latias, que ameaçariam Blacephalon. Ele também ajuda a fazer revenge kill e finalizar partidas com Disguise. Spectrier distribui burn e realiza wallbreak com eficiência para Blacephalon fazer sweep no resto do time confortavelmente. Water Absorb Jellicent consegue absorver ataques de Water-types, como Urshifu-R, Keldeo e Barraskewda. Gengar ajuda com Dark-types, como Tyranitar e Hydreigon, com Focus Blast e Dazzling Gleam e impede Toxic Spikes de enfraquecerem Blacephalon ao removê-los automaticamente. Dragon Dance Dragapult e Lightning Rod Alolan Marowak podem ajudar com o matchup contra Electric, que tem muitas ameaças rápidas que podem ultrapassar Blacephalon, como Regieleki e Tapu Koko. Aegislash cuida de walls special, como Blissey, de forma concreta com Close Combat, enquanto Blacephalon lida com ameaças para Aegislash, como Celesteela.

[STRATEGY COMMENTS]
Outras Opções
=============

Ghost
--------
Um set de Calm Mind + Substitute pode ajudar a derrotar walls special, mas Blacephalon tem um bulk muito baixo, então o boost de Special Defense não é tão útil. Contudo, ele força a maioria dos Grass- e Ice-types, como Zarude e Choice Band Galarian Darmanitan, a sair de campo, o que lhe permite fazer setup enquanto eles fazem switch e abre novas oportunidades de nocaute. Esse set também ajuda muito em matchups como Steel e Normal; porém, o baixo uso de Normal e a necessidade de enfraquecer bastante Heatran no matchup contra Steel torna-o menos preferível. Outra opção é Choice Specs em vez de Choice Scarf, mas perder o boost de Speed deixa Blacephalon vulnerável a OHKOs de usuários de Choice Scarf, como Galarian Darmanitan e Krookodile, ou oponentes naturalmente mais rápidos, como Gengar, Spectrier, Weavile e Dragapult.

Checks e Counters
===================

Ghost
--------
**Dark-types**: Dark-types, como Hydreigon e Tyranitar, são imunes ou resistem a todos os ataques de Blacephalon, e muitos deles conseguem aguentar um golpe e nocauteá-lo de volta.

**Revenge Killers e Usuários de Prioridade**: Blacephalon é muito fraco a ambos revenge killers e usuários de prioridade, como Choice Scarf Latios e Mimikyu, respectivamente, devido ao seu bulk extremamente baixo.

**Walls Special**: Blacephalon pode ter dificuldade em derrotar walls special, como Blissey e Heatran; tente se livrar deles antes de trazê-lo a campo.

**Dano Residual**: Blacephalon é bastante prejudicado por condições de status. Paralysis o torna vulnerável a revenge kill de Pokémon mais lentos, como Tapu Lele, enquanto poison limita sua efetividade como um sólido usuário de Choice Scarf. Uma vez que times Ghost não possuem controle de hazards confiável, Blacephalon é muito vulnerável a hazards, sobretudo Stealth Rock, restringindo o número de vezes que ele pode fazer switch a campo em segurança.

[CREDITS]
- Written by: [[MegaBanette69, 525733]]
- Translated by: [[MrPanda, 441160]]
- Grammar checked by: [[Pubo, 535121], [Miketw, 510118]]
- Quality checked by: [[roxiee, 481576], [Decem, 362454]]

1. Devo dizer, foi uma excelente tradução, está de parabéns! Encontrei alguns poucos erros (que estão mais para sugestões), mas não se preocupe, o mérito da qualidade desta tradução está em suas mãos totalmente. Deixo também meus parabéns ao GPer anterior.
2. Agradecemos sua contribuição, sua ajuda é de extrema importância para o projeto.
3. Se tiver alguma dúvida ou sugestão/crítica, basta me chamar.
4. Agradeço pela leitura e atenção, let's rise.

Att.
Miketw
 

Users Who Are Viewing This Thread (Users: 1, Guests: 0)

Top