Spinoff em Destaque: Pokémon Conquest

Feito por Nol. Traduzido por Miketw. Publicado em: 26/06/2021
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Pokemon Conquest Art

Arte por Zephyri.

Introdução

Com uma extensa lista de jogos spinoff de Pokémon, incluindo grandes sucessos como Pokémon Mystery Dungeon, não é surpresa que alguns passaram despercebidos. Pokémon Conquest é um desses jogos que, apesar de todas as análises positivas, apenas vendeu, no mundo inteiro, um pouco mais de um milhão de cópias. Embora ele sirva como um dos poucos crossovers da série, este título normalmente é esquecido por conta de seu lançamento quase simultâneo a Pokémon Black and White 2. Misturando as receitas dos icônicos monstros de bolso com a série de RPGs baseados em turno como Nobunaga's Ambition da Koei Tecmo, o jogo oferece uma experiência diferente de qualquer outro jogo anterior ou posterior de Pokémon.


Jogabilidade e Mecânicas

Pokémon Conquest descarta o usual combate um contra um, ou até dois contra dois, dos jogos principais de Pokémon em troca de um sistema semelhante ao de Fire Emblem e xadrez, em que você move todo seu time de até seis Pokémon em um único turno, focando em posicionamento e antecipando movimentos do exército inimigo. Cada um de seus Pokémon tem um move com certo alcance, tornando importante considerar não só o posicionamento do oponente, como também o seu próprio para não acertar aliados. A princípio, ele funciona como um jogo básico de estratégia, no qual as mecânicas não são muito aprofundadas, além de lembrar os matchups normais entre os tipos de Pokémon. No geral, não é um jogo difícil, ainda que a dificuldade suba de maneira rápida e um pouco mais drástica no fim de jogo, onde encontraremos inimigos extremamente poderosos com Pokémon lendários e completamente evoluídos.

Uma das quedas na jogabilidade vem com o grind necessário para evoluir seus Pokémon e Warlords. Os níveis de Pokémon são substituídos com o sistema de vínculo, que pode chegar até 100%, o Link Perfeito. Todas as pessoas têm um Link Perfeito, ou seja, um único Pokémon ou família de Pokémon que elas podem formar um vínculo com o potencial máximo de 100%; isso resulta num pesadelo para quem gosta de completar o jogo quando tentam alinhar 200 personagens diferentes com ao menos um ou, no caso de muitos Warlords, múltiplos Links Perfeitos, onde alguns podem apenas ser encontrados atualizando as áreas de Pokémon selvagem ou através de um enxame de encontros que pode acontecer aleatoriamente - muitos dos quais não são explicitamente próprios para você, mas é informado qual tipo de Guerreiro é mais beneficiado - e precisa recorrer à tentativa e erro ou à internet para descobrir o vínculo perfeito. Além disso, a evolução de Pokémon pode ocorrer em determinada porcentagem de vínculo ou quando o mesmo está segurando uma pedra elemental, porém, é mais comum quando um dos stats do Pokémon alcança certo valor, o que implica em vários meses in-game de trabalho duro em grind para fortalecer os laços.

Warlords em si podem passar por evoluções, garantindo uma nova roupa, habilidade e Links Perfeitos adicionais, bem como um aumento de stats. Essas evoluções podem ocorrer ao aumentar o vínculo com seu respectivo Link Perfeito e pode ser alcançado em qualquer momento do jogo desde que esteja em 55%, que pode ser alcançado no final de uma grande campanha, ou em até elevados 80%, que pode levar anos in-game. Conforme passam os meses e anos, felizmente, Pokémon selvagem serão capturados com um vínculo inicial maior, assim você não precisa colocar a mesma quantidade de esforço em um personagem recrutado no “Ano V” do que aquele que você conheceu no “Ano I”. Evoluções também ocorrem depois de qualquer ação feita que exige uma porcentagem de vínculo, o que te permite renunciar uma batalha inteira em troca de uma visita rápida até a Loja Ponigiri ou mina de ouro e economizar um tempo.

Personagens e História

A história de Pokémon Conquest não é uma extremamente profunda, especialmente comparado aos principais jogos da quinta geração lançados durante o mesmo período. Você joga como o novo Warlord de Aurora, o reino dos Normal-types situados na parte sudoeste da região de Ransei. Seu objetivo é unir todos os dezessete reinos de Ransei para conhecer o lendário Pokémon que dizem aparecer quando alguém é capaz de realizar tal façanha. Infelizmente, Nobunaga, Warlord do reino dos Dragon-type ao nordeste, também almeja conquistar todos os dezessete reinos para então destruir a região. É uma trama simples, sem qualquer exploração na natureza dos vínculos com Pokémon ou como as batalhas Pokémon vieram a ser; trata-se apenas de uma marcha de um canto do mapa para outro.

Um dos pontos onde Pokémon Conquest brilha são seus personagens. Quase todos os Warlords são baseados em alguém da história do Japão, algo único até então. O principal antagonista é baseado em Oda Nobunaga, o primeiro "Grande Unificador" do Japão, e muitos Warlords em seu exército são baseados em verdadeiros samurais que lhe serviram. Adicionalmente, as campanhas de pós-jogo indicam as origens históricas dos personagens, como a de Mitsuhide, o Warlord Ice-type, que decide não servir mais Nobunaga, inspirado na real traição e assassinato de Oda Nobunaga por Akechi Mitsuhide.

Reinos

Existem dezessete reinos na região de Ransei, cada um baseado nos tipos de Pokémon. São dois os tipos básicos de campo de batalha que um reino pode ter: em um deles você derrota todos os oponentes e em outro você deve capturar mais bandeiras antes do seu oponente. Todo reino tem seu próprio truque, mesmo que alguns sejam mais fáceis que outros. De um lado, existem reinos como o de Puglis ou Viperia, que encorajam você a ficar alerta aos seus arredores e estrategicamente posicionar suas unidades para evitar ser empurrado para longe de uma bandeira ou para uma poça de veneno. Do outro, existem reinos como Illusio, que depende em RNG para determinar se você está apto para pegar a bandeira e vencer a partida, e Spectra, onde estátuas que se movem aleatoriamente e fogo que espalha condições de status em seus Pokémon servem para atrapalhar você e prolongar a batalha.

Pós-Jogo

O potencial do conteúdo de Pokémon Conquest é encontrado no pós-jogo, onde você pode desbloquear 37 novas campanhas que te permitem explorar vários Warlords e outros personagens secundários que você conhece ao longo da jornada. São nessas campanhas onde você pode desbloquear e vincular-se com vários lendários incluídos no jogo e onde a maior parte do grind e das evoluções mencionadas anteriormente vai ocorrer graças à quantia de conteúdo que certamente vai te manter ocupado por muitas, muitas horas. Infelizmente, elas se tornam repetitivas, já que muitas delas são um espelho da história principal e você deve conquistar pedaço por pedaço ou toda a Ransei novamente. Pelo lado positivo, uma vez que um Pokémon é vinculado ou um Warlord evolui, se você os recrutou para seu exército, eles vão manter os Pokémon e a forma da última vez em que você os teve, um grind sofrido uma única vez, e, assim que você conquistar alguns lendários e evoluir completamente os Pokémon de seu exército, as campanhas subsequentes se tornam muito mais fáceis.


Conclusão

Pokémon Conquest é um título injustiçado em meio a muitos títulos de Pokémon que foram lançados ao longo dos anos. Embora não seja perfeito, é uma entrada única que oferece uma interessante reviravolta nas mecânicas tradicionais da principal linha de jogos Pokémon. É uma ótima escolha para jogadores que procuram por algo novo ou fãs de RPGs táticos como Fire Emblem, que não gostam do estilo único da franquia principal de Pokémon.

Mesmo que o jogo já tenha nove anos no momento desta escrita, lançamentos recentes como Pokémon Mystery Dungeon: Rescue Team DX e New Pokémon Snap, além do lançamento contínuo de jogos da série Nobunaga's Ambition, incluindo Nobunaga's Ambition: Taishi para Nintendo Switch, dão esperança que Pokémon Conquest algum dia receba um remake ou uma sequência para que mais jogadores possam experimentar a magia de Ransei.

HTML por Inactive
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »