Nem Tudo que Reluz é Ouro

Artigo feito por skylight. Traduzido por Luna Bakitso.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »

Introdução

Charmander playing a GameBoy

Arte por FellFromtheSky.

Pokémon Gold resume minha infância. Eu amava explorar a linda região de Johto. Momentos marcantes foram quando eu FINALMENTE capturei Ho-Oh, curei o Ampharos da Jasmine e quando eu estava tentando não me perder nas Whirl Islands. Isso era um desafio e tanto, acredite se quiser.

Lembro-me de uma manhã ventosa e nublada quando eu tinha cerca de 10 anos. Eu estava tentando capturar o Lugia, e repentinamente um parente meu me deu um Game Boy e cópias de Red, Blue e Yellow como presente. Ah, eu não desconhecia Kanto; eu tinha acabado de explorá-la em Gold, afinal.

Apesar disso, eu não ligava muito pros jogos. Eu acabei dando Red para um membro da minha família e Blue para um amigo, deixando o Yellow comigo. Nenhum dos jogos deixou uma "marca" em mim ou coisa assim. Então, quando eu vi que os jogos iriam estar disponíveis no Virtual Console, que é uma loja virtual para o 3DS, meu primeiro pensamento foi "Legal, agora cadê o Pokémon Gold?".

Salte para alguns dias depois, quando eu acabei comprando e jogando Pokémon Red. Aqui está o que retornar à primeira geração me ensinou.


É possível jogar um jogo de Pokémon e ignorar todos seus instintos de batalha relacionados ao competitivo!

Eu sei o que você deve estar pensando: eu devo estar louco. Qual a graça de um jogo de Pokémon se você não puder gastar horas e horas tentando ter o "Pokémon perfeito" antes mesmo do começo da sua jornada? Eu entendo você. Todos nós passamos por isso, e caso contrário nós não estaríamos usando esse site. Porém, deixe-me lhe contar; você pode fazer uma jornada de sucesso sem se preocupar com qualquer aspecto do competitivo. Ei, mesmo se você não jogar mais competitivamente, uma vez que você é exposto à Smogon você provavelmente nunca mais irá jogar Pokémon da mesma forma.

Isso é, até você baixar Pokémon Red, Blue ou Yellow.

Eu escolhi Red. Se você é como eu, começar com Charmander provavelmente será a decisão mais dolorosa da sua vida. Sua equipe provavelmente consistirá de Weedle, Charmander, Pikachu e Pidgey. Você vai se arrepender, claro, mas está tudo bem. Você será um treinador melhor para compensar isso. Agora, você começa a fazer algo em que você já deve ser um especialista: gastar horas e mais horas em um jogo de Pokémon. Porém, dessa vez elas não serão gastas em resets para obtenção de IVs perfeitos. Agora, você vai arrancar seus cabelos para evoluir seus Pokémon e enfrentar o Brock. Eba!

Outra alegria dos jogos originais são os TMs não-reutilizáveis. Sua equipe, como resultado, vai ficar bem ruinzinha. Você achou um Earthquake? Impressionante, agora divirta-se tentando decidir qual Pokémon irá aprendê-lo. Você também vai desejar que Shadow Ball existisse e que Alakazam não fosse tão bom. Até você pegar um pra você e usar ele contra todos os outros treinadores do jogo, é claro. Você também vai aprender a esquecer o que é physical e o que é special; isso não importa. Você só quer zerar a droga do jogo, e se isso significa ensinar Submission para um Alakazam ao invés de Focus Blast, que assim seja... não que isso importe muito, já que Alakazam é roubado pra caramba.


Mochilas não são infinitas

Existem 20 slots para itens nesses jogos. Vamos considerar que a Bicicleta, a(s) vara(s) de pesca, Revives, Full Heals, Poções (de qualquer tipo), Pokébolas, Repels e Escape Ropes são basicamente essenciais. Isso deixa você com praticamente 12 slots para usar. Quer explorar uma caverna ou algo do tipo? Você nem terá a chance de vender esses Carbos; você vai usá-los em uma tentativa de dar espaço suficiente para os super-poderosos TMs. Você então vai se decepcionar, descobrindo que era apenas um Double Team. Haha, trouxa.


Olhar para os sprites dos Pokémon vai fazer você querer correr...

... só que você não vai conseguir. Para aqueles que não estão familiarizados com os primeiros jogos: você vai perder a capacidade de manter pressionado o botão B para correr. Pode tentar, mas não vai dar em nada. Ah, e você não ganha acesso à bicicleta até chegar em Vermilion. Sim, você terá que explorar a versão enorme do Mt. Moon, não a versão minúscula de Johto. E para você que achava os Roller Skates ruins, tente andar por Kanto inteira com os sapatos do Red e você verá o que quero dizer.

Voltando aos sprites: eles são ruins. Eles me ensinaram a apreciar os sprites que temos hoje em dia. Claro, não são tão legais quanto os do Pokkén, mas sério, tente usar um Charizard contra qualquer coisa e não ficar traumatizado.


Conclusão

Esse jogo é tão irritante que você vai aprender a apreciar o quão fácil os jogos são agora. Nós crescemos jogando isso. Se você conseguiu completar qualquer um dos jogos originais quando criança, você já sabe que é muito mais legal do que um garoto qualquer que esteja começando a jogar Pokémon em Sun & Moon.

HTML por Kris.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »