Os Guerreiros Caídos de RBY OU

Por Plague von Karma. Traduzido por Band. Publicado em: 14/09/2022.
« Artigo Anterior Próximo Artigo »
RBY OU's Fallen Warriors art

Arte por Swiffix.

Introdução

De todos os Pokémon da geração cromática, dezenove deles uma hora ou outra conseguiram atingir a aclamada posição de OverUsed. Numa geração tão centralizada e precisa como RBY, isso não é para qualquer um. Porém, ela também sempre passa por mudanças, com até mesmo melhoras mínimas no simulador tendo um impacto massivo na maneira em como é jogada. Enquanto passa por essa evolução, Pokémon sobem e descem em viabilidade, mas é muito mais raro e devagar do que em outras gerações. Como cada mudança tem um impacto enorme, elas são extremamente discutidas, tendo até discussões quase em nível científico nos Rankings de Viabilidade hoje em dia, graças a vapicuno. Isso faz de qualquer mudança em OU um evento enorme na comunidade, com alguns reclamando e outros secretamente dizendo "boa" no canto quando percebem que isso afeta uma tier abaixo.

Levando tudo isso em conta, seis Pokémon caíram de OU sem nunca retornar a tier. Isso foi causado por certas descobertas cataclísmicas que mudaram o jogo para sempre. A primeira, que marcou o começo do que agora chamamos de "RBY moderno", foi a descoberta em 2014 de que Normal-types são imunes a paralysis de Body Slam. Isso levou a mudanças no metagame que favoreciam Reflect Snorlax e Chansey, além da maior necessidade de paralysis "manual" com Alakazam e Starmie. A segunda foi permitir e melhorar a simulação de moves de Wrap; apesar disso acontecer antes da "Mudança Paraslam", ela não entrou em prática com firmeza até Cloyster se tornar mais popular alguns anos depois e Victreebel começar a picotar o metagame em pedacinhos em 2018 e 2019. Outras mudanças aconteceram, sim, mas nenhuma teve um impacto tão formidável quanto essas duas.

Bora lá conferir os guerreiros caídos de OU?


Os Guerreiros Caídos

Persian: O Felino Feroz

Persian

Persian é famoso por fazer uma coisa extremamente bem: usar Slash. É um dos Pokémon mais rápidos ao seu dispor e efetivamente atinge a força de Hyper Beam STAB sem pontos negativos em qualquer turno, o que foi o suficiente para colocar ele em OU em primeiro lugar. Bem lá no comecinho da geração, ele era visto quase como igual a Tauros. Contudo, a sua falta de coverage para Gengar o limitava e ele evoluiu para ser um aliado ofensivo de Tauros ao invés disso. Infelizmente, quando foi descoberto que Normal-types não podiam ser paralisados por Body Slam, mudanças significativas ocorreram no metagame que profundamente aborreceram Persian, tal como Snorlax e Chansey se tornando bem mais necessários e a construção de times mais apertada. Portanto, como times precisavam de mais Pokémon para infligir paralysis manualmente, como Alakazam e Starmie, Persian simplesmente foi empurrado para fora de times que caso contrário teriam ele. Com o Ranking de Viabilidade de OU de 2016, Persian caiu para UU, onde se tornou um pilar do metagame, ainda sendo irritado por Haunter, mas fazendo Tentacruel suar para manter seu posto no trono.

Articuno: O Frio Cruel

Articuno

Parecido com Persian, Articuno é conhecido por uma coisa: Blizzard. Articuno tem 125 de base Special, dando a ele o maior Special Attack do jogo sem boosts, igualando-o ao Earthquake de Rhydon. Originalmente, Articuno não era OU, sendo um "cavaleiro de BL" por um bom tempo. Porém, ele subiu para OU em RBY 2k10, que notavelmente tinha moves como Wrap banidos; eles seriam adotados por um tempo pela Smogon em 2015. Isso incluía Clamp, portanto Cloyster, uma das suas maiores walls, era bem menos usado, tanto que ele era BL e visto como inferior a Lapras. Blizzard de Articuno é mais poderoso que Psychic de Mewtwo e exige respeito. Com Chansey muitas vezes perdendo para Snorlax devido a Normal-types ainda serem paralisados por Body Slam, aquele era o melhor momento para Articuno atingir seu pico em OU. Starmie, outro check a Articuno, também era menos popular e era geralmente usado como um lead com Thunder Wave, muitas vezes ele mesmo sendo paralisado e piorando sua habilidade de fazer check a Articuno. Na época muitas coisas favoreceram Articuno, e com membros da comunidade como WaterWizard implorando para que Articuno subisse, ele conseguiu em junho de 2010. Porém, seis anos depois, muito dessa teoria antiga se tornou ultrapassada devido a descobertas de mecânicas novas, o que faria Articuno cair junto de Persian no Ranking de Viabilidade de OU de 2016 pouco depois das tiers de RBY 2k10 terem sido adotadas. Em UU, ele é o pilar de um estilo inteiro de times que tem como objetivo enfraquecer peças defensivas como Vaporeon e Hypno antes de fazer sweep, muitas vezes sendo usado junto de indutores de sleep Grass-type confiáveis, como Venusaur, Tangela e, recentemente, Victreebel.

Dragonite: O Primeiro Dragão

Dragonite

Dragonite subiu de BL para OU em setembro de 2011 como consequência de Hipmonlee tentando melhorar o prestígio de tiers baixas na mesma época em que RBY 2k10 se reorganizava. Naquela época, moves de Wrap tinham sido implementados corretamente em simuladores como Pokémon Online e mais tarde Pokémon Showdown, e a Smogon permitiu eles serem usados enquanto RBY 2k10 não. Devido ao estigma por trás desses moves, Dragonite subiu primariamente para educar jogadores que eles sempre deveriam estar preparados para esse tipo de estratégia. E eles estavam certos: devido às mecânicas de Wrap em RBY, o infame combo "AgiliWrap" de Dragonite pode potencialmente dar 32 turnos de dano garantido para ele, podendo abrir as portas para um sweep. Adicionalmente, Thunder Wave dificulta-lhe fazer switch em Dragonite, pois antes desse combo ser usado, trazer um Pokémon mais rápido a campo poderia muito bem garantir que o oponente perdesse a partida se o jogador com Dragonite acertasse a previsão. Contudo, RBY OU é um metagame extremamente bulky com vários ataques Ice-type e moves que induzem paralysis por aí, e apesar de Dragonite parecer bom, ele não serve lá para muito mais coisas. A falta de moves STAB e a fraqueza a Blizzard foram a gota d'água para ele, caindo para UU no Ranking de Viabilidade de OU de 2016. Lá, o metagame com menos bulk levou a seu suspect test e, apesar de ter ficado, um segundo teste para a combinação de Agility + Trapping Parcial acabou, no lugar, banindo seu moveset mais popular em 2022, já que Pokémon como Dragonair e Moltres usavam a mesma estratégia. Apesar de levemente prejudicado, Dragonite se mantém um Pokémon de utilidade poderoso e benéfico para a tier, tendo sucesso em vários times.

Golem: O Rolling Stone

Golem

Nosso querido pedregulho foi um pilar de OU por muitos anos, considerado até mesmo melhor do que Rhydon na maioria das últimas duas décadas. Sendo o plano anti-Zapdos do time e uma ótima maneira de abrir buracos no time adversário, Golem tem muito do que se orgulhar. Contudo, entre 2018 e 2019, os melhores jogadores analisaram Rhydon e Golem para achar o melhor entre os dois, e as descobertas foram bem interessantes. Os matchups geralmente melhores de Rhydon graças a seu Attack monumental, além de melhor bulk, foram determinados como fundamentais em lidar com Pokémon como Starmie, Slowbro e Chansey, pois seu Earthquake atingia nocautes cruciais que Golem simplesmente não conseguia. O papel de Golem também é meio paradoxal: ele quer ficar no fundo esperando Zapdos, mas também quer usar Explosion para derrotar Pokémon como Starmie, o que pode levar a decisões estranhas. Não ajuda que o Self-Destruct STAB de Snorlax é mais forte e comprime o papel que Golem quer preencher. Por isso, Rhydon acabou substituindo Golem em vários times, resultando no senso comum de que ele é simplesmente ultrapassado em várias áreas, relegando Golem a times específicos que precisam de não só um, como dois Explosion nucleares, além de um matchup melhor contra Rhydon, o qual Golem ganha por ser mais rápido. Com o Ranking de Viabilidade de OU de 2019, Golem finalmente caiu para UU, onde ele infelizmente não conseguiu competir graças à infestação de Water-types na tier. Em 2021, ele se viu em NU, onde tem se tornado uma escolha popular para combater o pilar da tier: Charizard. Se você quer uma análise mais detalhada, nós na verdade escrevemos um artigo dedicado em contar a história da queda gradual de Golem!

Victreebel: O Devorador de Sonhos

Victreebel

Em 2019, Victreebel subiu para OU após muitos anos fotossintetizando no fundo como... uma planta. Porém, após muitas performances incríveis na SPL do ano anterior, jogadores perceberam que não só usavam Victreebel da forma errada, como também estavam extremamente despreparados para ele. Por se beneficiar da troca de Thunder Wave no primeiro turno como ninguém, muitos jogadores imediatamente jogavam seu counter de Victreebel fora assim que o jogo começava, com certos times tendo apenas Tauros para ultrapassá-lo no final. A combinação de Sleep Powder mais rápido do que o de Exeggutor, Wrap e Razor Leaf é bem feroz, destruindo a estrutura comum de Starmie / Rhydon / Exeggutor / Chansey / Snorlax / Tauros, forçando jogadores a repensarem o metagame de lead. Isso levou à ascensão de Sing Chansey, que fazia switch no primeiro turno para levar paralysis e então usava Sing repetidamente para dar sleep, o que ela podia fazer graças a seu bulk tremendo e matchup positivo contra leads de paralysis típicos da época. Isso bloqueava completamente a estratégia de Victreebel, com sets comuns sendo completamente parados por Chansey paralisada e leads de paralysis como Alakazam e Starmie, acabando com sua estratégia de Wrap. A performance inicialmente impressionante de Victreebel no final não era nada mais do que a resposta de RBY ao Gambito Tennison: uma abertura dominante se bem executada, mas a escolha de um tolo contra um jogador bem informado. Em 2022, após um pequeno mas significante período em OU, ele voltou para UU, onde amplamente substituiu Venusaur e é recebido de braços abertos como um impulso para vários times. Apesar da queda ser recente, essa faminta planta carnívora provavelmente será uma presença saudável.

Lapras: A Besta das Profundezas

Lapras

Lapras é o Pokémon que mais demorou para cair de OU, demorando 18 anos para fazê-lo. De fato, Lapras era OU antes mesmo da Smogon existir, sendo até mesmo o melhor Pokémon nos primeiros formatos competitivos no Japão. Com a estratégia clássica de Thunder Wave no primeiro turno, Lapras era capaz de derrotar a maioria dos absorvedores de paralysis, ameaçar Pokémon como Chansey com sleep e até mesmo ganhar o um-a-um contra Tauros. Sua queda foi lenta, mas constante, começando quando moves de Wrap foram permitidos novamente após Pokémon Online integrar as tiers de RBY 2k10. Apesar de Lapras continuar a ser usada ativamente, ela começou a encarar mais competição por conta disso, além de mais um absorvedor de Blizzard em Cloyster, e daria o palco para a dominação de Victreebel mais tarde. Ela detestava o metagame infestado de Victreebel em 2019, mas mesmo quando Victreebel se foi, as mudanças no metagame também atingiram Lapras. Por exemplo, Sing Lapras tem muita dificuldade de derrotar Chansey paralisada. Ocasionalmente, Confuse Ray era usado no lugar de Sing, o que melhorava as chances de Lapras nesse matchup. Starmie também, na maior parte das vezes, escapava de paralysis, o que desfavorecia muito o matchup de Lapras contra ele. Hoje em dia, Lapras é ofuscada por Starmie e Cloyster; o primeiro tem Recover, enquanto o segundo tem melhor bulk physical e Clamp para permitir que ele saia de matchups desfavoráveis. Apesar de todos eles funcionarem de forma diferente, usá-los juntos torna o time extremamente vulnerável a Zapdos e ambos Water-types têm pelo menos parte do que Lapras pode fazer também. Conforme a simulação do jogo e estratégias vão se otimizando, Lapras parece piorar cada vez mais. Em junho de 2022, Lapras caiu para UU, onde levou quickban pelo recém-formado council de UU graças ao seu bulk extremo, acesso a Sing e coverage impressionante, que simplesmente eram demais para a tier lidar, transformando-a em guerras de Lapras. Isso reconstituiria UUBL pela primeira vez em 10 anos em RBY!


Conclusão

RBY não perdoa, com até mesmo qualquer mudança mínima no metagame alterando estratégias inteiras e tornando Pokémon inviáveis. De qualquer forma, o sistema de tiers da Smogon significa que sempre haverá pelo menos um lugar para qualquer Pokémon, então mesmo um guerreiro caído de OU tem a sua chance na vida. Otimizado quase a nível de um jogo de xadrez, o metagame ainda tem muitas formas de evoluir: talvez um deles volte para o metagame com o tempo. Quem sabe não será você a ressuscitar esses fósseis?

HTML por Ryota Mitarai.
« Artigo Anterior Próximo Artigo »