Os Formatos Randomizados do Pokémon Showdown!

Feito por autumn. Traduzido por HappydaTropa.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Art

Arte por LifeisDANK.

Introdução

Pokémon Showdown! possui uma abundância de formatos disponíveis para jogar, que vão de tiers oficiais, de gerações passadas e até de metagames aleatórios. Formatos randomizados são únicos pelo fato de você não precisar de uma equipe, logo, isso significa que a pressão de montar um time deixa de ser um problema, além de tornar o tempo de espera por uma batalha e realmente jogar quase inexistente. Isso também quer dizer que esses formatos randomizados tendem a ser o meio pelo qual jogadores novatos aprendem o básico do PS e possivelmente Pokémon competitivo no geral. Diferente de outros formatos no simulador, a maioria dos metagames randomizados não segue as ideias estruturadas pela Smogon e por isso tende a oferecer maior liberdade; além disso, eles permitem que você possa experimentar novos Pokémon que você talvez nunca tenha utilizado! O PS tem suporte para uma diversidade desses formatos randomizados, que variam em regras e em estilo de jogo de metagame para metagame.


USM Random Singles

No momento em que você faz login no PS, qual formato você vê? USM Random Battle é o formato que aparece na sua página principal se você não selecionar conscientemente uma tier, ou seja, muitas pessoas irão ver e experimentar esse formato, principalmente os novos usuários do site. USM Random Battle não é apenas voltado para novatos, no entanto; há uma dedicada comunidade de jogadores e a ladder é a mais alta no simulador, ultrapassando até a de OU. A atividade frequente da ladder também resulta na facilidade de encontrar partidas, independente de qual for o horário do dia. Quando os jogadores do seu metagame favorito estiverem dormindo ou offline, é fácil clicar no botão "Battle" e descobrir um novo mundo de formatos para jogar. Em USM Random Battle, e todos os metagames randomizados que serão apresentados nesse artigo, você recebe um time aleatório. Nesse formato, todos os Pokémon completamente evoluídos, incluindo alguns Pokémon viáveis não completamente evoluídos como Chansey, Porygon2 e Gligar, podem ser selecionados para sua equipe. Todos terão seus moves, suas abilities e seus itens mdash; incluindo Z-Crystals mdash; voltados para o competitivo; o nível dos Pokémon sofre balanceamento, fazendo com que o nível daqueles que são da tier Ubers seja menor comparando com os Pokémon da tier PU. Graças a esse nivelamento alguns Pokémon como Nasty Plot Simipour se tornam viáveis, mas a chance de aparecer um segundo Pokémon Ubers ou PU é reduzida se você já possuir um desses na sua equipe. Entretanto, similar a outros formatos, há alguns Pokémon que realmente se destacam. O acesso a Geomancy em conjunto de Power Herb permite que Xerneas se transforme num temido sweeper só com um turno, e diferente de Ubers, você provavelmente não terá um check nem um counter para deté-lo. Além disso, o set Cosmic Power/ Stored Power/ Roost/ Psycho Shift de Sigilyph, acompanhado de Flame Orb e de Magic Guard, faz dele um Pokémon muito difícil de derrubar. Com grandes Pokémon vem grandes falhas, porque é possível argumentar que Random Battles acabam sendo julgadas como não competitivas pela probabilidade de resultados injustos, já que Pokémon PU são colocados frente a ameaças de Ubers. Contudo, esse formato testa a capacidade dos jogadores de analisar sua situação e de trabalhar efetivamente com sua equipe, então, na maioria das vezes, o time não é o único fator que define o resultado de uma partida.


Old Gen Random Battles

Você já sentiu nostalgia por alguma geração? Está enjoado e cansado das mecânicas repetitivas e do estilo de jogo da sétima geração? Ou você somente perdeu a oportunidade de jogar uma certa geração, seja in-game ou competitivamente? Todas as gerações possuem um formato randomizado com ladder disponível no PS, garantindo que você possa experimentar a jogabilidade e os Pokémon em diferentes gerações. Partindo do começo da primeira geração até a complexa sexta geração, há uma ladder onde você pode aproveitar caso gerações passadas sejam do seu agrado. As diferenças das mecânicas entre as gerações, seja pela ausência dos Dark-, Steel- e Fairy-types quanto pela falta da divisão physical / special, também fazem que Old Gen Random Battles sejam sempre divertidas e envolventes para jogar. Alguns Pokémon se tornam mais viáveis e outros que se destacam na sétima geração podem não exercer o mesmo desempenho, porém, a quantidade de estratégias presentes na sétima geração contrasta com os sets simplificados das gerações antigas, por elas geralmente terem menos coisas para se trabalhar, como certos itens e abilities. Se você espera jogar alguma partida rápida, o desinteresse pelas velhas gerações é existente aqui, visto que as ladders são significativamente mais baixas e menos ativas; os formatos também acabam por ser mais difíceis de se envolver, pois USM Random Battles são de longe mais interessantes. Como o PS estava presente durante a quinta geração e a sexta geração, essas gerações de Random Battle raramente recebem atualizações, ou seja, elas podem se tornar antiquadas.


Random Doubles

Enquanto a maioria dos metagames da Smogon, incluindo os formatos randomizados providenciados por essa comunidade, geralmente focam em batalhas singles 6v6, Random Doubles Battle lhe fornece seis Pokémon aleatórios de level balanceado, sem o recurso do Team Preview e faz você batalhar com dois Pokémon ao invés de um. Essas regras permitem que você experimente os metagames de doubles, onde o estilo de jogo é diferenciado. Moves como Helping Hand, Tailwind e Heal Pulse são usáveis nesse formato e, logo, os Pokémon que têm uma extensa moverpool de suporte se tornam mais viáveis comparando com sua variante singles. Usuários de Prankster como Whimsicott ganham destaque e entry hazards, e por consequência isso inclui aqueles que as colocam, tornam-se menos efetivas por conta da escassez de switches. Apesar de vários Pokémon exercerem papéis semelhantes, ataques que atingem mais de um Pokémon como Heat Wave e Dazzling Gleam tornam-se bem práticos durantes as partidas. Pokémon que ativam climas, tais como Kyogre e Mega Charizard Y, demonstram melhor utilidade pelo fato dos climas permitirem o melhor desempenho de certos parceiros; contudo, devido as características do formato, você poderia receber uma dupla com um Pokémon Fire-type junto de um rain setter ou um Water-type junto de um sun setter. Moves de status são bons, mas em grande número podem atrapalhar alguns Pokémon caso esses não tenham parceiros capazes de abusar dessas estratégias. Os seus dois últimos Pokémon poderiam ser usuários de Helping Hand!


Monotype Random Battle

Em Monotype Random Battle, você recebe um time que compartilha pelo menos um tipo em comum. Diferente do formato Monotype em si, Mega Evoluções que perdem o tipo compartilhado pela equipe são legalizados, como Mega Charizard X e Mega Gyarados em times Flying-type. Esse estilo de batalha divertido e fugaz garante que os jogadores consigam experimentar Monotype de uma maneira única. Este formato leva você a pensar em estratégias usáveis apenas em Monotype, como por exemplo usar os diferentes aspectos do seu time para combater um tipo que tem vantagem contra o da sua equipe, e isso é consideravelmente mais difícil por você não poder escolher seus checks ou moves de coverage. Os tipos que realmente se destacam em Monotype Random Battle são aqueles fortes ofensivamente, como Fairy. Times Fairy têm acesso aos Guardiões das Ilhas que invocam Terrains para aprimorar seu time e às Mega Evoluções poderosas como Mega Mawile, Mega Gardevoir e Mega Diancie. Outros tipos que se sobressaem são os defensivos, incluindo Steel. Esse tipo possui uma gama de Pokémon capazes de fazer check contra ameaças, seja Heatran com Flash Fire ou Celesteela e Skarmory portando Flying como tipo secundário, e Kartana e Excadrill são exemplos de Pokémon capazes de exercer pressão ofensiva nos seus adversários. Finalmente, tipos que possuem Pokémon de alto BST são bons em Monotype Random Battle; equipes Dragon-type quase garantem a você um Pokémon da tier Ubers. Porém, Monotype Random Battle é um formato exclusivo de torneios e de desafios no PS, logo, não há uma ladder disponível para este, então é mais difícil de se envolver em comparação aos outros formatos randomizados, sendo impossível jogar casualmente sem colegas interessados nesse metagame. A desvantagem de tipos é muito comum, fazendo deste um formato bem desbalanceado. É possível vencer com desvantagens, mas isso faz da partida mais árdua e tendenciosa.


Challenge Cup

O formato randomizado Challenge Cup lhe concede Pokémon com moves e abilities que podem ser obtidas naturalmente, além de itens completamente aleatórios. Há dois formatos Challenge Cup: CC1v1 e CC2v2. CC1v1 oferece a você seis Pokémon, mas somente um pode ser escolhido para batalhar. Primeiramente, você deve escolher seu Pokémon olhando os movesets, já que, geralmente, preferir um Pokémon que tenha um move STAB relativamente forte é melhor do que escolher um Pokémon de tier alta que tenha moves fracos. Por exemplo, um Pokémon Ubers poderia apenas ter moves de status ou Tackle como seu único ataque, enquanto um Pokémon PU poderia ter um set viável. Você também deveria ficar atento em relação aos moves Frustration e Return, pois muitas pessoas perderam jogos devido a uma possível Base Power baixa. Apesar disso, Challenge Cup é um metagame muito fácil de jogar já que as partidas não demoram, mas subir nessa ladder pode ser bem imprevisível e existe uma dificuldade de se manter consistente nela. O ritmo de jogo chega a ser apelativo, embora nem sempre haja uma garantia de você receber um set usável, tornando esse formato voltado mais para a diversão e menos para o competitivo. CC2v2 parece bastante com CC1v1, a diferença é que você escolhe dois Pokémon entre seis; logo, você deve procurar dois Pokémon com sets viáveis, o que geralmente é um desafio. Algumas vezes, haverá só um Pokémon que você será capaz de usar enquanto o outro só observa, somente utilizando Happy Hour até a partida terminar em sua derrota. Esse formato somente é disponível em torneios e em desafios diretos, além de ser relativamente novo ao server, então poucas pessoas jogam ou sabem sobre sua existência.


Hackmons Cup

Hackmons Cup é um formato imensamente divertido e bem reconhecido por envolver Pokémon, moves, abilities e itens completamente aleatórios, criando estratégias absurdamente fortes, como usuários de Wonder Guard com apenas uma fraqueza, ou Pokémon inúteis que sequer possuem moves ofensivos e apenas servem de peso morto para a equipe. Pokémon extremamente fracos como Sunkern e Magikarp são capazes de aparecer nas partidas, então você nem sempre pode garantir que vai ganhar independente da sua experiência neste formato. Recentemente, Hackmons Cup recebeu uma atualização para incluir Mega Evoluções que já foram Mega Evoluídas sem a necessidade de usar uma Mega Stone. Muitas pessoas gostam de Hackmons Cup e o formato possui uma comunidade grande de jogadores, apesar de ser desbalanceado e difícil de ser consistente nele; contudo, a capacidade de utilizar aquilo que foi dado a você é uma habilidade muito predominante neste metagame. Este pode ser constantemente visto como não competitivo por conta da sua pura aleatoriedade e da presença das abilities Wonder Guard e Huge Power. Além disso, moves de boosts extremos como Geomancy e Extreme Evoboost são mais comuns do que você imagina. Double Hackmons Cup é uma versão doubles de Hackmons Cup, permitindo que você possa usar alguns dos moves status mais irritantes inutilizáveis em singles. Todavia, Doubles Hackmons Cup é exclusivo de torneios e de desafios, e além disso, poucas pessoas decidem jogar ativamente esse formato ao invés da sua versão singles, então para a maioria, subir na ladder fica mais fácil.


Battle Factory

Battle Factory é baseado nos metagames ORAS da Smogon, com times constituídos de Pokémon viáveis em uma certa tier. Partidas podem ocorrer com equipes das tiers Ubers, OU, UU, RU, NU ou PU, porém, Pokémon de tiers mais baixas são capazes de aparecer no seu time caso eles tenham impactado o metagame de alguma maneira. Ambos jogadores usam equipes da mesma tier e os sets dos Pokémon são escolhidos com base em sets fixos em vez de apenas quatro moves viáveis, logo, pode-se argumentar que esse formato randomizado seja o mais balanceando e por isso o mais competitivo entre os outros semelhantes. Battle Factory, em relação aos outros formatos do gênero, é o único onde todos os Pokémon estão no nível 100, já que não há uma necessidade de balancear os níveis; todavia, devido à transição de gerações, alguns sets e algumas estratégias estão ultrapassadas e são mais difíceis dos novatos pegarem a manha caso eles não tenham experimentado o metagame daquela época. Esses jogadores que não tiveram essa experiência não saberão qual papel cada Pokémon exerce e quais serão seus counters e checks, isso se eles tiverem mudado drasticamente. O formato pode ser "chato" para jogadores que preferem a jogabilidade de uma certa tier, pois algumas são mais rápidas ou mais lentas comparando com as outras. Entretanto, Battle Factory é uma ótima maneira de compreender melhor os metagames da smogon, além de formar uma ponte entre o competitivo e as partidas casuais de formatos randomizados. Por enquanto, Battle Factory só pode ser jogado seguindo os metagames de ORAS, mas logo será adaptado para USM e isso significa que nós poderemos aproveitar as incríveis mecânicas da sétima geraão, além de aprender sobre os metagames da Smogon de maneira competitivamente agradável sem estarmos presos às rédeas da geração anterior.


BSS Factory

BSS Factory é o mais novo formato randomizado do PS - isso se você não contar Challenge Cup 2v2 separadamente - que tem como base o formato Battle Spot Singles, ou seja, batalhas 3v3 em estilo singles. BSS Factory oferece sets viáveis na tier base, que foram escolhidos por pessoas familiarizadas a ela, além de ser o único formato randomizado jogável com os Pokémon no nível 50, sendo este o nível que BSS é jogado nos jogos de cartucho. Para jogadores sem experiência em BSS, esse formato permite que eles possam experimentar novas estratégias as quais não são utilizadas em outros formatos randomizados e metagames da Smogon. Entretanto, isso nem sempre é positivo: BSS carece de Sleep Clause e isso significa que você não pode evitar o status Sleep trocando de Pokémon, principalmente quando você precisa remover rapidamente alguma ameaça. Além disso, Moody Clause também não se faz presente, permitindo que o infame Moody Glalie utilize Substitute e Protect para acumular o máximo de boosts possível usando Moody, visando aumento de sua evasiva, e dessa forma assistir o seu Pokémon se esforçando só para acertar um move. Apesar disso tudo, este formato tem um ritmo rápido e fácil de subir na ladder, então sempre é divertido experimentá-lo!


Considerações finais

Existe uma variedade de formatos randomizados disponíveis, então é bem provável que haja um que te agrade. Agora vá e dê uma experimentada neles ainda hoje!

HTML por inactive.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »