Joias Desenterradas de PU

Feito por Megazard. Traduzido por: Mimas. Publicado em: 22/09/2018.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
art

Arte por Tikitik.

Introdução

A história de PU foi relativamente curta na sétima geração . A tier saiu da fase beta em setembro de 2017, dois meses antes do lançamento de Ultra Sun e Ultra Moon em novembro. Quando este artigo foi escrito, PU tinha menos de um ano em seu estágio oficial completo, dando a crer que não seria tempo o suficiente para ver muitas mudanças. Contudo, nunca julgue um diamante somente por sua aparência. O metagame de PU passou por um bom crescimento e alterações esse ano, e, para comemorar isso, daremos uma olhada em alguns Pokémon que foram considerados medíocres ou completamente inviáveis terem seus potenciais desenterrados. Apesar de não receberem nenhuma melhoria desde os move tutors de Ultra Moon e Ultra Sun em novembro, estes Pokémon subiram no ranking de viabilidade a ponto de se destacarem como escolhas sólidas ou de primeira linha em muitas equipes PU, simplesmente devido à experimentação e à percepção de que havia mais do que aquilo descoberto pela base de jogadores inicialmente.


Crabominable

Essencialmente, Crabominable nunca foi considerado ruim em PU. Ele sempre teve um bom nicho, sendo praticamente obrigatório nos times de Trick Room, visto que se trata de um wallbreaker devastadoramente poderoso com uma Speed muito baixa. Times de Trick Room eram bastante populares no começo da tier, por isso ele possuía um nicho bem definido nesses modelos específicos de times. Contudo, Crabominable nunca encontrou de fato um espaço fora dessa estrutura de time muito específica e a usagem de Trick Room começou a diminuir, deixando-o sem um espaço no metagame até a descoberta do moveset com Assault Vest, amplamente creditado a HJAD. Em uma tier na qual Aurorus é um dos mais devastadores wallbreakers, Pokémon bulky e resistentes a Ice são sempre populares, e Crabominable funciona como um fantástico check geral para Aurorus e outros Pokémon com Special Attack alto, tais como Alolan Exeggutor, Omastar e Jynx mono-atacante. Mesmo sem investimento em Attack, Crabominable ainda pressiona mais ofensivamente do que outras special walls, como Clefairy e Munchlax, sendo muito difícil de lhe fazer check; e, não só com cuidado, mas também com Healing Wish, ele pode facilmente durar mais que certos checks, tal como Mesprit, e enfraquecê-los ao longo do tempo. Embora sets ofensivos regulares jamais chegariam tão longe quanto Pokémon como Aggron, a surpreendente descoberta de Crabominable como um Pokémon de apoio, ainda que seus stats gritem "wallbreaker ofensivo", fez uma grande diferença sobre como ele é visto em PU, escalando quase um rank inteiro no ranking de viabilidades, podendo crescer ainda mais.


Silvally-Dragon

Silvally-Dragon é um curioso caso em que não se descobriu um set ou uma mecânica novos para que fosse de uma posição sem ranks a uma escolha sólida na tier. Ele recebeu Defog com o anúncio de Ultra Sun e Ultra Moon, mas Silvally-Fairy e Silvally-Ghost continuaram a ser escolhas mais populares do que o mesmo, sem constar outros Dragon-types, como Altaria e Alolan Exeggutor. Fairy-types paravam-no completamente e ele simplesmente não fazia check a coisas as quais você poderia parar mais efetivamente usando outro Defogger, ou era o que se pensava. Eventualmente, isso foi desfeito da consciência das pessoas por tondas com uma nomeação no ranking de viabilidade. Silvally-Dragon e seu primo Silvally-Water começaram a ver a sua usagem aumentar à medida que Altaria deixava a tier e Kingler se tornava uma força cada vez mais dominante no metagame. A priori, eles poderiam funcionar de maneira semelhante ao mais popular Silvally-Fairy, todavia, eles faziam check a Fire- e Water-types ao invés de Fighting-types. Aos poucos, jogadores de torneio começaram a perceber a utilidade de Silvally-Dragon, e descobriram que Draco Meteor é um excelente ataque para se ter em um Pokémon que normalmente seria patético ofensivamente, e Flamethrower oferece-lhe ótima coverage neutra. Não há muito o que dizer sobre sua ascensão; as pessoas simplesmente foram informadas sobre esse novo e legal Pokémon para usar e acabaram despertando um forte interesse, mas, independe disso, ele é potente. As principais ferramentas de Silvally-Dragon sempre foram conhecidas, apenas levou tempo, experiências e a lapidação do metagame para que as pessoas dessem a essa joia uma real chance.


Aggron

Aggron é um outro caso em que nada específico mudou exatamente, sendo, porém, o exemplo mais drástico disso. Começando com um mísero C+ no ranking de viabilidade, Aggron era considerado uma má escolha de wallbreaker enquanto Hitmonchan, Primeape e Gurdurr corriam à solta e melhores opções de wallbreakers, como Archeops, Magmortar e Drampa, eram disponíveis. Isso não foi necessariamente ilógico, já que o metagame de PU naquela época tendia mais para fortes special attackers e Aggron era uma vítima fácil de revenge kill. Contudo, conforme o tempo passava, novas pedras preciosas começaram a emergir. Mesmo antes de Gastrodon e Ferrothorn subirem para NU, muitos estavam considerando Aggron cada vez mais uma forte ameaça. Sua eficácia como wallbreaker pode ter sido prejudicada pelo quão comum switch-ins como Gurdurr e Gastrodon eram, mas suas capacidades defensivas começaram a ser exploradas profundamente. Como um Steel-type bulky, Aggron poderia fazer switch in com muita facilidade em Pokémon, como Silvally-Fairy e Skuntank, e teria a habilidade de fazer switch in ou de ser trazido ao campo com segurança através de switches duplas tão frequentemente lhe tornava uma opção mais atraente em relação a Pokémon defensivamente medíocres, como Drampa. E assim foi, com Choice Band se tornando ainda mais popular seguido de sets de Stealth Rock, à medida que as pessoas percebiam quanta pressão ofensiva esses sets ainda eram capazes de colocar nas equipes adversárias, e, finalmente, sets Z-Move com Continental Crush ou Corkscrew Crash se tornaram alguns dos mais destrutivos e confiáveis em PU. Atualmente, Aggron subiu para A+ no ranking de viabilidade, uma reviravolta massiva de seu medíocre e esquecível drop no início da geração, sendo uma das maiores ascensões em PU até hoje.


Bellossom

A maior ascensão, no entanto, muito provavelmente pertence a Bellossom, um Pokémon que era desprezível em ORAS e sem ranking antes do lançamento de USM. Claro, Bellossom recebeu Quiver Dance e Strength Sap, dois moves incrivelmente poderosos. Contudo, PU ainda tinha um caso amoroso com Lilligant, um Pokémon que continua sendo o Grass-type usuário de Quiver Dance superior. Então, esse moveset mudou tudo. Originalmente creditado a jklioe, o set bulky Quiver Dance Bellossom se diferencia de Lilligant simplesmente devido a sua capacidade de realmente aguentar um golpe. Bellossom pode fazer setup em ameaças medianas ofensivas como Kangaskhan e Primeape, e não perderia suas pétalas instantaneamente se errasse Sleep Powder. Ademais, a fragilidade de Lilligant lhe deixa altamente suscetível a sofrer revenge kill de usuários de Choice Scarf, como Primeape, enquanto Bellossom tem bulk para aguentar alguns U-turns. Mesmo após essa descoberta, Bellossom teve uma classificação relativamente baixa, nunca se vendo muita usagem simplesmente pelo quão difícil é construir uma equipe com um sweeper inusitado que tinha péssimas matchups contra Pokémon comuns, tais como Magmortar, Alolan Sandslash e Taunt Weezing, tudo o que Lilligant derrotaria mais facilmente. Ainda assim, aos poucos foi ganhando relevância até receber um nível muito maior de reconhecimento na mais recente PUPL. Muitos só precisavam descobrir o suporte adequado de equipe para um sweeper único e inesperado, e Bellossom agora descansa em um confortável B+ no ranking de viabilidade, finalmente achando um nicho competitivo em uma tier oficial.


Lurantis

Por um tempo na vida útil de PU, Lurantis tinha o simples problema de ambos os sets physical e special serem relativamente desapontantes. Superpower aumentava os stats de Lurantis muito devagar e não era tão forte, e Grass também não é um bom tipo ofensivo, especialmente quando Pokémon com Sap Sipper, como Drampa, eram comuns. Além disso, Knock Off e Leaf Blade eram sólidos moves de coverage physical, mas o moveset mais popular focado em Special Attack era forçado a escolher entre diferentes tipos de Hidden Power. Em retrospecto, provavelmente é fácil perceber que tanto Superpower e Leaf Storm podem ser usados no mesmo moveset, porém, mixed Lurantis nunca decolou até ser usado nas primeiras semanas do Smogon Exhibition Tournament. Popularizado por Megazard, mixed Lurantis poderia aumentar seus stats ofensivos contra inimigos mais bulky, como Clefairy, enquanto ameaça efetivamente oponentes comuns resistentes a Grass, como Skuntank, tudo isso sem precisar escolher entre moves de coverage que deixariam Lurantis vulnerável a uma ameaça ou outra. Isso levou Lurantis a ser um Pokémon usuário de Defog nicho para uma escolha mais comum e sólida, principalmente pelo quão bem ele conseguia tirar vantagem dos mais comuns usuários de entry hazards, Ferroseed e Regirock. Mudanças no metagame sequer tiveram um grande impacto em Lurantis, visto que a perda de Ferroseed e Gastrodon foi compensada pela dominância de Kingler, que se tornou em um wallbreaker muito atrativo no qual ela conseguiria fazer switch in. Lurantis possivelmente teria uma relevância maior nos primeiros estágios de PU se os sets corretos tivessem sido usados, no entanto, esse foi simplesmente um caso de as pessoas não saberem quais moves de coverage deviam combinar, impactando bastante em sua utilização como um removedor de entry hazards capaz de soterrar equipes balance.


Oricorio-E

Outro adorável Pokémon dançante fazendo parte da lista, Oricorio-E inicialmente parecia ser ofuscado por sua cara metade Ghost-type e vários outros Flying-types. Ser completamente parado por Lanturn é bastante lamentável e os movesets de Taunt + Toxic, que eram bastante comuns, sequer causavam muita pressão ofensiva. Isso não fazia quase nada nas equipes. Seria um stallbreaker em teoria, mas dificilmente seu uso é justificado, visto que fazia check a tão poucas ameças relevantes fora de Lilligant e Archeops sem Stone Edge. Então, o set conhecido como "Bulky Sensu" foi descoberto, e Oricorio-E finalmente pôde ver a luz do dia novamente. Oricorio-G sempre foi um bom Pokémon em PU, todavia, a explosão do set de Taunt + Calm Mind, popularizado por dibs, teve impactos massivos no metagame de PU, devastando cores típicos de balance, como Clefairy + Ferroseed. Oricorio-E tornou-se extremamente popular em nível de torneio e jogadores começaram a re-experimentar vários movesets que tinham saído de moda a fim de o manter sob controle, incluindo Choice Scarf Aurorus e este pequeno passarinho. Oricorio-E faria essencialmente o mesmo que Oricorio-G, porém, fazendo check a Flying-types adversários mais efetivamente. Ele não chegou a ofuscar Oricorio-G, uma vez que Ghost simplesmente triunfa sobre Electric em PU, embora consiga ser um wallbreaker tão bom quanto o último e encontre usagem consistente, preenchendo um papel similar enquanto faz check à sua contraparte fantasma. Atualmente, Oricorio-E reside em B+ no ranking de viabilidade — um rank abaixo de Oricorio-G, e ainda assim muito respeitável.


Conclusão

Seja de OU até PU, cada metagame podem crescer e mudar imensamente, mesmo sem tier shifts ou novos buffs. Experimente criar novos nichos para Pokémon subestimados e quem sabe você será aquele que desenterrará o próximo Pom-Pom bulky e mudará sua tier favorita.

HTML por ScarfWynaut
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »