PokéTunes: Um Ranking Definitivo das Músicas de Pokémon Durante suas Eras

Feito por Rakan e Colonel M. Traduzido por lyd.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Red listening to music

Arte por RitterCat.

Rakan

Rakan

Música sempre foi uma parte integral de diversas formas de entretenimento e mídia, seja em filmes, televisão, rádio, performances ao vivo, ou, claro, vídeo games. Sem uma trilha sonora, jogos são reduzidos a simples sons e barulhos aleatórios que não são nada interessantes em si . Ao adicionar música, mesmo como um plano de fundo, ela proporcionará uma combinação mais do que necessária a qual permite que o jogo seja mais fluido e divertido. Por essa mesma razão, muitos jogadores costumam escolher algumas de suas músicas favoritas de diferentes jogos, apenas precisando do som para eles imediatamente lembrarem do jogo o qual jogaram. Por enquanto, a franquia Pokémon já existe há mais de duas décadas, logo, a gigantesca quantidade de faixas que lentamente evoluíram ao longo dos anos é chocante, e existem mais do que algumas canções as quais ainda trazem uma sensação de nostalgia para jogadores mais velhos como eu e Colonel M.

As seguintes seleções foram escolhidas pelas suas trilhas sonoras facilmente reconhecíveis e frequentemente associadas à sensação de nostalgia. De forma alguma esta é uma lista de todas as músicas consideradas nostálgicas em Pokémon, já que seria quase impossível listar cada uma delas. Também é importante ressaltar que limitamos nossa seleção somente às três primeiras gerações de Pokémon, pois consideramos que qualquer música depois dessa época já seria mais difícil de classificar como nostálgica, apesar de Diamond e Pearl terem sido lançados há quase dez anos.




Escolha 1: Azalea Town (GSC)

Rakan

Rakan

Você pode estar se perguntando o porquê de uma das faixas de GSC aparecer antes de uma faixa de RBY nessa lista nostálgica, e eu estou aqui para explicar exatamente por quê. GSC teve muitas músicas memoráveis desde o começo do jogo, com os sons mais tranquilos e nostálgicos de New Bark Town guiando o início da sua jornada até as inesquecíveis e aceleradas músicas das batalhas de ginásio que tocam incessantemente enquanto o seu pobre inicial dava seu máximo contra Pokémon similares à gorducha e surpreendentemente forte Miltank de Whitney. Entretanto, Azalea Town é onde o jogo realmente começa a parecer uma verdadeira aventura. Após desbravar uma passagem escura cheia de morcegos e outras criaturas chatas encontradas em cavernas (mas principalmente os malditos morcegos), você chega a Azalea Town, uma pitoresca porém vívida vila cheia de coisas pra fazer. Não só tem que lidar com a Team Rocket e as suas tentativas em roubar caudas de Slowpoke, mas aqui você também pode produzir uma grande variedade de Pokébolas exclusivas na região de Johto, que são produzidas com Apricorns usadas por Kurt em sua pequena mas produtiva casa. Tem até uma árvore de Apricorn bem ao lado da casa dele para a sua conveniência! Porém, ele só produz uma quantidade limitada de Pokébolas por dia nos jogos originais (uma só de cada vez — sério mesmo, Kurt, depois de tudo que eu fiz por você?), mas no fim ainda valia a pena para conseguir aquela Heavy Ball para capturar facilmente aquele Snorlax dorminhoco em Vermillion City ou conseguir uma Lure Ball para ter um tempo mais agradável com o primeiro e o único Gyarados no Lake of Rage.

Enfim, voltando ao ponto — a música. A vívida, porém subestimada faixa que toca enquanto passeia pelas casas aleatórias de Azalea Town combina quase perfeitamente com o ambiente. É uma música simples, porém refinada o suficiente para chamar a atenção do seu ouvido e fazê-lo querer cantarolar junto. Para mim é quase impossível não começar a cantarolar junto assim que a música começa a tocar — um sentimento que sem dúvida é compartilhado entre outros ávidos jogadores de Pokémon. Ela não enjoa mesmo após várias repetições, mas também não é entediante ao ponto de você querer ignorar ela. Ao ouvir essa música, eu imediatamente me lembro dos dias da minha infância, quando eu passava tardes jogando esse jogo complexo e incrivelmente interativo, e jamais teve algo parecido com isto. Isso me lembra da época quando a minha maior preocupação era se eu derrotaria os líderes de ginásio e eventualmente a Elite Four. Uma vasta melhoria em relação aos jogos anteriores, com duas regiões diferentes para explorar, sendo uma delas Kanto que foi estreada na geração passada, Gold e Silver com certeza tinha uma das melhores jogatinas juntamente com a sua trilha sonora. A combinação de todos esses aspectos, com o fato de que Azalea Town é possivelmente uma das músicas mais facilmente reconhecidas de toda a franquia, faz com que essa música seja muito bem encaixada na categoria de nostalgia.


Colonel M

Colonel M

Uma coisa que eu amo sobre Azalea Town é que a música é muito aconchegante e aquece o coração. É super alegre, e na verdade combina bem com a atmosfera da vila em que é usada. Os Slowpoke, quando eles retornam é claro, parecem realmente incrementar a música quando você fala com um deles. No geral, a atmosfera e a alegria que a música passa são ótimas. É uma pena que a Equipe Rocket teve que aparecer por lá e roubar aqueles Slowpoke antes disso. :( Ela já é bem nostálgica pela situação do Slowpoke Well, já que, em GSC, tecnicamente é nosso primeiro encontro com a infame Equipe Rocket. Essa também é a primeira vez do jogo em que você consegue Pokébolas customizadas. Infelizmente, devido às mecânicas de jogo mal implementadas e tal, muitas das Pokébolas são inúteis; porém, elas de fato são bem estilosas. Azalea Town, sobretudo, contém bastante nostalgia em algumas das novas funções e na introdução a algumas velhas rivalidades na vila, enquanto possui uma ótima e alegre canção ao fundo. Eu realmente gosto bastante da linhagem dos Slowpoke no geral, sendo mais uma razão para eu considerar essa trilha nostálgica.




Escolha 2: Batalha de Ginásio / Elite Four (RBY)

Rakan

Rakan

Apesar da maioria dos temas de batalha de ginásio ser classificada como “Épica” e facilmente reconhecível (na maior parte das vezes), nenhum tema de ginásio é mais nostálgico do que a música original de RBY. Logo após finalizar a sua breve conversa com Brock ou Misty ou seja lá quem você estiver desafiando, a tela escurece, e a música imediatamente começa a tocar com seu tempo rápido e vibrante. Os primeiros segundos da faixa criam um excelente clima tensão para a principal melodia apresentando uma constante, porém agitada batida que instantaneamente aumenta seus níveis de ansiedade e entusiasmo. Eu quase consigo escutar aquele ríspido barulho do Geodude de Brock no meu ouvido e aquele ruído alienígena do Staryu de Misty ecoando na minha mente quando escuto o começo dessa música. A faixa não perde tempo e salta direto para sua melodia principal assim que a batalha começa. Pula de sons agudos para graves, de claves maiores para menores, de um acompanhamento baixo para uma ascendente melodia aguda — uma notável proeza para as capacidades musicais de 8-bits do Game Boy na época.

Esse tema de ginásio é provavelmente um dos mais complexos do jogo inteiro, e por uma boa razão, já que essa faixa carrega uma enorme responsabilidade (Batalha de Ginásio / Elite Four). Um tema musical que detém uma inexplicável influência na capacidade de relembrar diversos jogadores de Pokémon sobre seus dias jogando Game Boy certamente está qualificado a entrar lista de nostalgia, sem mais delongas.


Colonel M

Colonel M

Essa música é bem intensa, e não é difícil entender o porquê. Aqui é onde treinadores têm seu primeiro teste das suas habilidades em Pokémon. Seja tentando derrotar o Geodude e o Onix de Brock ou tentando competir contra Lance e seu temido Dragonite, existe algo sobre essa música que passa uma sensação inspiradora e até mesmo bem competitiva. Aliás, é bastante curioso o quão bem os sons dos moves se encaixam com esse tema. Ela é a trilha sonora que deixa o treinador ou a treinadora com os nervos a flor da pele e testa o quão bons estes realmente são. Uma das coisas que eu amo sobre essa música é como o começo soa ameaçador, mas com o decorrer da música você se sente mais motivado a dar o seu máximo e almejar o topo. Você com certeza sente uma enxurrada de nostalgia quando escuta essa batida caso tenha jogado os jogos desde o seu início. Eu ainda me lembro da minha dificuldade em derrotar o Brock, pois o anime mentiu para mim sobre Pikachu ser relativamente eficiente contra o time do Brock, e claramente eu fui derrotado. Meu primo me ajudou subindo o level do meu Pidgeotto até demais e derrotou o ginásio no processo. Foi um colírio pros meus olhos. Claro, depois de um tempo eu fiquei mais experiente no jogo, e senti que minha vitória contra a Elite Four significava que eu tinha aprendido bastante em minha jornada. Mas para dizer a verdade, infelizmente, meu Pikachu e meu Pidgeot apenas estavam com um level bem acima do que deveriam.




Escolha 3: Rustboro City (RSE)

Rakan

Rakan

Enquanto a música de RBY e GSC estava limitada às capacidades 8-bit do Game Boy e Game Boy Color, RSE trouxe o novo e melhorado Game Boy Advance, que não só possuía melhores gráficos, assim como uma notável e uma diferente capacidade sonora. A diferença entre o som da segunda geração e da terceira geração é provavelmente a mais marcante em toda a série, já que a nova geração trouxe uma alta diversidade de novos instrumentais, como flautas, instrumentos de corda e, sobretudo, trompetes. O som característico da terceira geração pode ser resumido em uma única palavra: trompetes. Apesar dessa seleção em especifico de RSE não ter sons de trompete, ela com certeza traz uma sensação persistente de nostalgia assim que começa sua simples porém agradável introdução de seis notas.

Como eu disse antes, muitas seleções poderiam ser categorizadas em diversas seções; porém, por mais que esse tema seja bem relaxante, eu sinto que as ondas nostálgicas que reverberam sobre você enquanto escuta o tema de Rustboro City pesam mais do que a sua sensação de relaxamento. Se você escutasse essa música sem saber de onde veio e tivesse nenhum contexto, ela de início passa a sensação de música de elevador ou de um shopping. No entanto, ao continuar ouvindo a trilha, algumas mudanças sutis e adições aqui e acolá realmente fazem a música se destacar. Ironicamente, eu não percebi essas pequenas nuances desse tema ao jogar minha versão de Sapphire pela primeira vez, estando completamente afoito para derrotar a primeira líder de ginásio ao invés disso. É bem interessante ouvir essa canção familiar sozinho cuidadosamente, pois estou notando coisas que eu não tinha percebido antes. O sentimento é parecido àquele de quem lê um livro pela segunda, pela terceira, ou até pela décima vez — de algum jeito, sempre tem um detalhe ou dois que você não tinha percebido antes, e que estavam lá o tempo inteiro. Essa música em especifico consegue combinar cerca de dez instrumentos que se unem de uma maneira surpreendentemente coesiva. A melodia principal é tocada por flautas e instrumentos de corda, acompanhados pelo agradável jingle de um tamborim aqui e lá e uma batida consistente de algum outro instrumento de percussão. É difícil diferenciar todos esses sons a não ser que você ouça atentamente a música graças ao arranjo suave e agradável aos ouvidos de sua composição.

Às vezes, a frase "menos é mais" pode ser aplicada em certas situações — no entanto, essa com certeza não é uma delas. Pelo contrário, "mais é menos", por assim dizer, com a mistura de tantos sons diferentes retratando impecavelmente uma leve e despreocupada sensação que levanta sutilmente o astral de quem ouve essa faixa. Por mais que tal característica não coincida diretamente com o conceito de nostalgia, eu senti que pelo fato dessa faixa tocar na primeira cidade principal do jogo (e pela primeira batalha de ginásio!), ela se qualifica na categoria de nostalgia. Outro fato interessante é que essa mesma música foi usada em Mauville City e Mossdeep City, claramente uma declaração de sua influência pelo decorrer do jogo e, consequentemente, nos jogadores que a ouviram.


Colonel M

Colonel M

Rustboro tem uma atmosfera bem calma acerca de seu tema. É realmente uma excelente trilha para introduzir o jogador a uma cidade que terá um papel importante no jogo, já que haverá em Rustboro tanto a Devon Corporation quanto a sua primeira batalha de ginásio contra Roxanne. Além disso, também é uma das primeiras enrascadas com a Equipe Aqua ou a Equipe Magma. Essa música é simplesmente suave e relaxante enquanto mantém nostalgia o suficiente quando o jogador retorna à cidade mais tarde no jogo. ADV foi com certeza uma nova época para explorar a música de jogos no decorrer dos anos, e eu sinto Rustboro possui uma pegada bem calma e tranquila. A maneira com que essa trilha flui faz que você se sinta em paz com tudo. Eu acho que o principal motivo de eu realmente gostar dessa música é por mais que ADV era conhecido por usar muitos trompetes em suas trilhas sonoras, essa é uma das poucas que não os inclui. A flauta no fundo é o que realmente destaca essa música — um balanço adequado de instrumentos de sopro realmente pode fazer uma trilha soar muito bem. O tema de Rustboro realmente é nostálgico para mim, já que foi lá onde meu Torchic evoluiu para Combusken dentro do ginásio, e derrotar um ginásio do tipo Rock com Pokémon do tipo Fogo não era algo que se escutava naqueles dias. Rustboro também é o lugar onde você pode reviver os novos fósseis do jogo — Lileep e Anorith — mas acho que Armaldo é o unico fóssil que eu realmente gostei nessa geração. Inclusive, a cidade está a alguns passos de Meteor Falls, a qual creio ter uma música muito bonita também.




Menção Honrosa 1: Violet City (GSC)

Rakan

Rakan

Ahh... Violet City. Que nome familiar. Grande parte do motivo dessa música ter sido incluída é pelo fato dela ser a primeira grande cidade de GSC que contém um verdadeiro desafio: uma batalha contra um líder de ginásio em Johto. Certamente é uma música bem reconhecível, talvez não tanto quanto algumas das outras colocadas acima; mas ainda assim, já que ela acompanha seus primeiros passos até o desafio da liga de Johto, essa música com certeza merece algum tipo de menção, concedendo-lhe a condição de menção honrosa.




Menção Honrosa 2: vs Team Rocket (GSC)

Colonel M

Colonel M

RBY não concedeu à Equipe Rocket sua própria trilha sonora de batalha, o que é meio estranho, considerando o quão relevante era o papel de Giovanni na história do jogo. Entretanto, parece que a Game Freak decidiu voltar atrás e dar um pouco de amor à Equipe Rocket, oferendo-lhe sua própria música tema. O tema já surpreende o jogador logo de início, tentando reconstruir a tensão entre o bem e o mal pelo decorrer da música. Você quase consegue sentir esse conflito se recriando enquanto a faixa prossegue. Ela combina bastante com os Admins em particular, quando você está enfrentando os mais fortes capangas da Equipe Rocket. Por mais que essa de vez em quando não seja tão nostálgica quanto as outras desse artigo, podendo até ser considerado um tema épico, eu ainda prefiro a versão de HGSS em termos de “épico”, e essa trilha ainda se mantém firme e forte até os dias de hoje enquanto algumas trilhas mais antigas simplesmente não trazem tanta nostalgia.




Rakan

Rakan

E com essa última humilde opinião da nossa parte em uma seleção vibrante de músicas da série Pokémon as quais se destacaram mais do outras pela sua nostalgia, fique ligado para o nosso próximo artigo dessa série — desta vez abordando um gênero musical bem mais relaxante...

HTML por ScarfWynaut | Avatares por Reigaheres e LifeisDANK.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »