Uma Introdução Moderna a LGPE OU

Por Eve. Traduzido por Evelyie. Publicado em: 10/06/2021.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
A Modern Introduction to LGPE OU art

Arte por tiki.

Introdução

Let's Go Pikachu & Eevee (LGPE) OU é uma tier única que, mesmo com sua simplicidade e catálogo limitado de Pokémon, possui várias estratégias interessantes e complexas combinações a serem exploradas. Apesar da quantidade de jogadores ativos ter diminuído, muitas mudanças transformaram o metagame nos últimos dois anos. Esse artigo vai lhe dar uma ideia de como o metagame se encontra atualmente e o seu desenvolvimento para os interessados a se aventurar na tier.

O que é tão diferente em LGPE?

LGPE possui várias diferenças fundamentais quando a jogos como Pokémon Sword and Shield. Os Pokémon batalham no nível 50, mas a maior e mais impactante diferença são as coisas que LGPE não tem. Apesar de LGPE possuir IVs e natures, outras mecânicas, como held items, abilities e vários moves, não estão presentes no jogo, restringindo os papéis que cada Pokémon pode assumir. A falta de EVs deixa stats baixos expostos, como o que acontece com Chansey, o que já indica sua predisposição a levar OHKO da maioria dos moves physical. Por sua vez, Mega Evoluir não é um problema pois Mega Stones são Key Items, o que significa que você pode utilizar vários Pokemon capazes de Mega Evoluir em seu time sem problemas e escolher um de acordo com a situação.

Já em termos de moves, a falta de alguns movimentos comuns definem bastante o metagame. Movimentos como Spikes, Toxic Spikes e Sticky Web não estão presentes, assim como Rapid Spin e Defog, o que significa que Stealth Rock vai sempre estar em campo assim que utilizado. Pode parecer ridículo, mas essa mudança pode ser considerada um fator de balanceamento, já que ajuda a manter em xeque as ameaças mais fortes do metagame, como Zapdos, Mega Beedrill e Mega Charizard Y. Apesar disso, seu efeito no metagame é sem sombra de dúvidas gigante. A falta de Wish e vários moves de recovery fazem que o dano aplicado seja permanente na maioria das vezes contra todos os Pokémon, menos os poucos que ainda aprendem Roost, Recover ou Soft-Boiled. Rest, é amplamente distribuído, mas a falta de Sleep Talk, Heal Bell e Aromatherapy faz com que esse movimento seja ineficaz. Isso significa que várias estratégias de stall sejam quase impossíveis de pôr em prática, resultando nos times mais defensivos do metagame sendo times de bulky offense ou balance.

Finalmente, vários outros moves foram alterados. A nova função de Teleport em Sword and Shield, na verdade, originou-se em LGPE, e é utilizado em Chansey, Mew e outros Pokémon bulky para oferecerem switches sem nenhum risco iminente. Alguns golpes foram fortalecidos em compensação à falta de itens ou outros moves, como é o caso de Sky Attack e Solar Beam, que possuem 200 Base Power devido a falta de Power Herb e sun, e Mega Drain é basicamente um Giga Drain, já que o último não existe. Apesar do poder monstruoso dos dois ataques, o turno de carga faz dessas opções difíceis de uso, sendo apenas ataques de nicho para Zapdos e Mega Venusaur, respectivamente

Quais Pokémon dominam o formato?

LGPE OU possui vários Pokémon bons, mas 3 deles se destacam em comparação ao resto do metagame. Saber o que eles fazem é essencial para se tornar um mestre na tier.

Melmetal

Melmetal

Apesar de não ser nativo da região de Kanto, Melmetal ainda assim se estabeleceu como possivelmente o Pokémon mais forte e dominante da tier. Ele se destaca dos demais por ser o único Steel-type que pode ser usado defensivamente, já que Alolan Dugtrio, Alolan Sandslash e Magneton têm péssimo bulk e/ou tipagens horríveis que resultam em uma fraqueza quádrupla. Melmetal, por outro lado, carrega com si mesmo um physical bulk surpreendente, igual a outros Pokémon defensivos como Mega Slowbro. Sua habilidade de aguentar pancadas e devolvê-las fazem dele uma base para todos os melhores times de LGPE OU, parando as maiores ameaças da tier como Mega Beedrill, Dragonite e Mega Alakazam. Como resultado, forçar o Melmetal do oponente a levar várias pancadas durante o jogo é vital para o funcionamento dos melhores times. Seu Attack monstruoso junto a impressionantes moves de coverage e Double Iron Bash, que é basicamente um STAB com 120 de Base Power, tornam-o possivelmente o melhor wallbreaker da tier. Claro, ele tem suas fraquezas, principalmente sua baixa Speed, um Special Defense medíocre e a falta de moves de recovery, que o deixam ser enfraquecido Melmetal rápido, se não preservado, mas ainda assim, suas excelentes qualidades sobrepõem suas fraquezas.

Mew

Mew
  • Mew
  • Level: 50
  • Timid Nature
  • - Scald
  • - Stealth Rock
  • - Roost
  • - U-turn
  • Mew
  • Level: 50
  • Timid / Bold Nature
  • - Psychic
  • - Will-O-Wisp
  • - Roost
  • - U-turn / Taunt
  • Mew
  • Level: 50
  • Timid Nature
  • IVs: 0 Atk
  • - Nasty Plot
  • - Psychic
  • - Thunderbolt
  • - Fire Blast / Roost
  • Mew
  • Level: 50
  • Jolly Nature
  • - Bulk Up
  • - Facade
  • - Earthquake
  • - Roost

Mew é um excelente Pokémon na tier. Sua ampla movepool com todas as TMs do jogo mais os seus stats balanceados lhe permitem realizar quase todos os papéis, um privilégio raro em um metagame sem EVs. Para pôr isso em perspectiva, Mew tem tantos sets viáveis que nem conseguiríamos listar todos aqui. Seu ótimo bulk e poucas fraquezas lhe permite sobreviver a golpes das ameaças mais fortes do metagame, e ele ainda possui acesso a moves de recovery como Roost além de U-turn e alta Speed, tornando-o um dos melhores Pokémon defensivos do metagame, ajudando a lidar com os Earthquake de Alolan Dugtrio e Rhydon, para compensar a falta de resistências a moves Ground-type na tier. Mew também pode oferecer suporte com Stealth Rock, sendo o melhor usuário desse move, ou pode entrar na pancadaria também, com sets de Nasty Plot e Bulk Up, mesmo sob pressão de um possível Toxic, ainda é um bom wallbreaker com esses sets. Sua principal fraqueza é sua vulnerabilidade a Toxic, que reduz sua efetividade durante o jogo, e o estilo de jogo passivo de seus sets defensivos, mas nada disso impede que Mew mantenha uma presença dominante.

Zapdos

Zapdos

A excelente tipagem defensiva de Zapdos, bons stats defensivos e um acesso privilegiado a um move de recovery em Roost lhe permitem dar check a Pokémon como Melmetal e Mega Gyarados melhor do que qualquer outro Pokémon da tier. Mas esta ave lendária não é apenas uma ameaça defensiva, já que seus 125 de base Special Attack e STAB em Thunderbolt, junto a U-turn para evitar os seus matchups ruins, permitem que o Pokémon seja uma ferramenta ofensiva que sempre aplica pressão ao oponente. A combinação de uma defesa consistente e ameaça ofensiva é inatingível por qualquer outro Pokémon da tier, fazendo com que Zapdos seja quase obrigatório em todos os times em LGPE OU. Sua presença faz com que times utilizem um Ground-type para impedí-lo de ganhar jogos automaticamente, visto que ele derrota rapidamente até Pokémon bulky como Alolan Muk mesmo com sua notável fraqueza a Stealth Rock.

Quais outros Pokémon são bons?

Essas Mega Evoluções podem não ser tão fortes quando comparadas aos Pokémon listado acima, mas ainda são tão incrivelmente fortes quanto eram a dois anos atrás e influenciaram massivamente o metagame.

Mega Aerodactyl

Mega Aerodactyl

Muitos consideram Mega Aerodactyl como a melhor Mega Evolução do meta, carregando uma coverage ofensiva incrível, Speed sem igual e acesso a Roost junto a uma boa tipagem defensiva que lhe permite explorar movimentos tais quais U-turn e Earthquake facilmente. Com todas essas qualidades, o Pokémon se tornou um poderoso cleaner e wallbreaker na tier e é capaz de performar bem em qualquer parte do jogo. Apesar de ter sido usado como usuário de Stealth Rock, já que podia usar o movimento independente de quem estivesse em sua frente, ele se tornou muito mais eficaz deixando para trás essa função, principalmente quando ele era nocauteado após colocar entry hazards, sendo até considerado um desperdício de Mega Evolução. Trocar Stealth Rock pelo movimento Dark-type Crunch o permitiu ser mais efetivo contra Pokémon como Mew e Starmie.

Mega Alakazam

Mega Alakazam

Mega Alakazam possui a mesma Speed tier de Mega Aerodactyl porém troca sua utilidade defensiva e moves de coverage por poder bruto. Seus sets quase não mudaram ao decorrer dos anos, mas o seu uso mudou. Para enfraquecer os seus checks, como Melmetal, Alolan Muk, Mega Gyarados e Chansey, jogadores optaram combinar este Pokémon com outros special attackers como Gengar e Shell Smash Cloyster. Quando esses checks são enfraquecidos ou removidos, os oponentes ficam de joelhos olhando desesperadamente Mega Alakazam dando sweep em seu time com seu poderoso Psychic.

Mega Gyarados

Mega Gyarados

Mega Gyarados tem um estilo similar a Melmetal, com seu poder enorme, bons stats defensivos e ótima coverage que o tornam um pesadelo para qualquer oponente que o vir. Nem mesmo Zapdos, um Pokémon que em teoria lida bem com Mega Gyarados, pode fazer switch in e se curar. Dragon Tail é uma novidade no set que vem se tornando uma parte do plano de jogo de Mega Gyarados, permitindo-lhe dar dano nas poucas switch-ins como Poliwrath, Bold Zapdos e Melmetal junto a Stealth Rock e previne a oportunidade de setup de Dragonite.

O que mudou desde que o metagame teve início?

O metagame mudou significantemente desde seus primeiros dias, com vários Pokémon caindo em uso e outros que vieram do nada a proeminência da tier. Que tal dar uma olhada em alguns deles?

Mega Gengar Gengar

Muitas pessoas não utilizavam Mega Gengar devido a presença de Mega Alakazam nos estágios iniciais da tier devido ao seu poder de setup e stats superiores. Mas quando finalmente notaram o poder de Gengar, ele se estabeleceu rapidamente como uma das maiores forças ofensivas do metagame. Isso foi graças aos seus excelentes STABs e coverage em combinação com as várias opções de utilidade que Gengar possui, principalmente Will-O-Wisp, removendo quaisquer métodos de contra jogo confiáveis ou consistentes. Isso resultou em um suspect test e no banimento de Mega Gengar no início de 2020, sendo o único outro Pokémon além de Mewtwo a ser movido a Ubers na data deste artigo. Mas isso não é o fim da linha para este fantasminha, já que sua forma regular se provou ser um excelente wallbreaker, sendo um parceiro incrível para seu antigo rival Mega Alakazam devido sua lista similar de checks.

Mega Beedrill

Mega Beedrill também era outro Pokémon considerado inutilizável devido a inexistência de utilidade defensiva, fraqueza a Stealth Rock e um péssimo matchup contra Mega Aerodactyl, mas não demorou para que jogadores percebessem o quão bom ele é. Os STABs aliados a Drill Run oferecem excelente coverage a Mega Beedrill contra todos os Pokémon viáveis da tier, exceto Mega Aerodactyl. Sua alta Speed com o U-turn mais forte do metagame fez com que o Pokémon se estabelecesse como o melhor pivot ofensivo da tier. Até mesmo Melmetal não pode fazer switch in, já que U-turn já é suficiente para enfraquecê-lo e deixar que os aliados de Mega Beedrill o nocauteie.

Eevee-S

Ao contrário dos outros Pokémon mencionados, Eevee-S está em declínio em uso e viabilidade no metagame desde o seu início de tal. Seus ótimos ataques com efeitos secundários poderosos, tais como burn e paralysis garantidos, Leech Seed e screens, tornaram Eevee-S um pesadelo de dar pivot. Além do mais, Sparkly Swirl lhe dando acesso a única maneira de curar condições de status fez com que Rest parecesse viável, o que então melhoraria quase todos os times. Enquanto o metagame foi avançando, os jogadores notaram que os stats ruins de Eevee-S e a falta de resistências lhe deixa vulnerável em qualquer situação de 1v1. Essa realização também limitou suas capacidades de suporte, já que os jogadores pararam de dar switch com vários Pokémon para tentar combatê-lo e começaram a se proteger dos status. Depender de Eevee-S para auxiliar usuários de Rest também entrou em desuso, já que esses times eram medíocres e completamente dependentes de Sparkly Swirl para funcionar, assim reduzindo o potencial do mesmo de ser uma ameaça ao inimigo e tornando-o fácil de se derrotar.

Rhydon

Apesar de inicialmente ser considerado o melhor Ground-type de LGPE OU graças a sua resistência a Drill Peck de Zapdos, Rhydon foi deixado de escanteio para outras opções mais efetivas e confiáveis nos tempos atuais. Suas fraquezas, combinadas a seu special bulk horrível, são comuns e atrocivos, sendo quadruplamente fraco a moves Water-type que o torna fácil de ser derrubado por Scald Mew. Como resultado, existem muitas situações em que pode ser difícil para Rhydon realizar sua função de usar Stealth Rock, principalmente como lead. Adicionalmente, mesmo podendo ameaçar Zapdos mais do que qualquer outro Ground-type, ele sofre para ser uma switch-in consistente devido a sua vulnerabilidade a Toxic, que vem se tornando mais popular que Drill Peck. Sua Speed horrenda também o faz vulnerável a Mega Drain Alolan Muk, que não passa de uma insignificância para outros Ground-types. Jogadores em necessidade de um Ground-type bulky geralmente escolhem Nidoqueen hoje em dia devido aos seus bons stats e uma tipagem que dificulta oponentes de enfraquecê-la ou sofrer OHKO, aumentando sua capacidade como usuária de Stealth Rock e resposta para Zapdos, enquanto jogadores em busca de um Ground-type ofensivo irão escolher Alolan Dugtrio devido sua imunidade a Toxic e fantástica Speed.

Considerações Finais

Apesar de sua idade, reputação e número limitado de Pokémon disponíveis, LGPE OU tem tido vários avanços significativos e adaptações em tempos recentes. É uma tier encantadoramente única e subexplorada. Espero que alguns de vocês deem uma chance! Para mais informações sobre a tier, visite nosso tópico de discussão no fórum Ruins of Alph.

HTML por Ryota Mitarai | Script por scpinion.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »