Festival Plaza: Cinco Melhores Maneiras de Melhorar

Feito por Max. Optimizer. Traduzido por Repu e Ropalme1914. Publicado em: 02/09/2019
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Art

Introdução

Rare Kitchen (Food Stall) Thumb-Bump Park (EV Booth) General Store (Goody Shop)

Nos jogos da sétima geração, o Festival Plaza (FP) é o sucessor espiritual do Player Search System (PSS), cuja introdução foi em Pokémon X & Y (XY) — os primeiros jogos da sexta geração — e continuou com Omega Ruby e Alpha Sapphire posteriormente. O FP, tal como o antigo PSS, tinha o propósito de ser um ponto de atividades online para fazer trocas, batalhar — seja com amigos registrados ou contra quem estivesse de passagem — e, inclusive, usar o Global Trade System (GTS) ou o Wonder Trade (WT). Embora o FP e o PSS compartilhem essas qualidades e funcionalidades, a Game Freak decidiu tomar um passo a mais na sétima geração: os jogadores podem desbloquear locais que incrementariam suas praças, indo de pontos de alimentação para aumentar os níveis de seus Pokémon, lotéricas cheias de prêmios, casas infláveis para ajudar nos treinos de EVs, mansões assombradas com recompensas úteis para os Pokémon corajosos o suficiente a entrarem nelas até tendas de cartomantes e lojinhas com itens a fim de auxiliar a jornada dos treinadores. Contudo, muitas reclamações de jogadores têm surgido, e, neste artigo, tentarei descobrir onde os defeitos do FP se encontram, além de mostrar como e porquê certas propostas otimizariam nossa experiência. Assim sendo, paremos de caminhar em círculos e, sem mais delongas, vamos dar início a este festival!


1. Comunicação

Incoming Battle Request Incoming Trade Request

Imagine que você está prestes a batalhar com um de seus amigos, que você está pronto para ajudar um amigo a evoluir o Kadabra ou o Haunter dele, ou que você está prestes a rachar um ovo de Pokémon shiny para um daqueles colecionadores fanáticos de uma das comunidades online. Você consegue enxergar o nome in-game deles na sua lista de visitas do FP e, então, envia um pedido. O tempo passa, mas parece que seu colega ignorou seu pedido, ainda que os dois aparentem estar prontos e presentes no horário marcado. Você tenta entrar em contato pelo sistema de mensagens da comunidade ou pela sala de bate-papo, apenas para descobrir que ambos estão tentando enviar pedidos ao mesmo tempo. Enquanto o visual e os sons de alerta do PSS se manifestavam por meio de alarmes e de uma caixa de texto para chamar sua atenção a um envio de pedido, o FP infelizmente não possui meios para avisar os jogadores sobre seus envios, fazendo ambos terem que testemunhar suas solicitações serem expiradas, na expectativa de que um deles receberá o recado. O FP deveria ter adicionado um sistema de notificações para impedir que seus usuários desperdiçassem tempo e ficassem se perguntando por que seus colegas estão ignorando seus pedidos.


2. Navegação

The PSS' Friend List The FP's Friend List

Não distante do que foi dito há pouco, o FP não usa mais os ícones personalizados do PSS nos quais você poderia clicar para procurar um jogador específico. Ao invés disso, é preciso abrir uma lista com os nomes dos jogadores que deve ser atualizada constantemente com o botão "X" até o nome de quem estivesse sendo procurado aparecer. Isso não só era um processo automático no PSS, mas você ainda conseguia permanecer na interface principal, o que impedia pedidos de troca ou de batalhas serem perdidos por acidente. Como mencionado no parágrafo anterior, o FP infelizmente só lhe permite executar uma ação de cada vez. Esse é mais um "ponto negativo" no sentido de não incentivar a comunicação entre os jogadores, que deveria ser a meta principal. Algo mais comum do que parece entre os jogadores ou é enviarem pedidos simultâneos um para o outro, levando-os a pensar no porquê o outro fica ignorando seu pedidos, ou é o tempo que desperdiçam na esperança de que receberão alguma solicitação. Esse caos poderia ter sido evitado se o sistema de notificações mencionado anteriormente fosse mantido. Ao invés dos antigos ícones, eles poderiam ter nos deixado usar as fotos personalizáveis de nossos Trainer Passports.


3. Acessibilidade

The FP's Bottom Screen The FP's General Interface Battle Options

O próximo ponto é mais sobre uma "oportunidade perdida" do que um "ponto negativo" como nos dois parágrafos anteriores. Na época da sexta geração, os colecionadores de Pokémon shiny, mais especificamente aqueles que buscavam combinar seus TSV e ESV, conseguiam trocar tranquilamente seus Ovos de Pokémon entre si e chocá-los na hora, sem precisar ter que ficar offline, reconectar e ter que passar pelo mesmo processo tedioso citado anteriormente de encontrar o jogador certo e conseguir enviar / aceitar o pedido. Como você deve ter percebido, "inconveniência", "disrupção" e "má comunicação" são, infelizmente, temas recorrentes quando se fala do Festival Plaza. Enquanto o PSS ocupava a área da tela touch do seu console na geração passada, o FP é isolado do jogo principal e ocupa as duas telas de seu videogame. Ao invés de deixar a Rotom Dex ficar enchendo toda a tela inferior, manter o PSS nela e separá-lo do FP e suas tendas que são mais úteis para jogar offline seria uma melhora significante.


4. Ambiente Geral

Como eu já discuti sobre como um PSS separado do FP com coisas úteis para jogar offline seria uma opção melhor no último parágrafo, eu passo agora a explicar sobre como melhorá-lo ainda mais para jogatinas solo. Embora exista uma grande quantidade de tendas úteis, incluindo algumas que eu já citei na introdução deste artigo, eu acho que eles poderiam ter colocado mais algumas barracas padrão para que o FP realmente inclua tudo no mesmo lugar. Algumas tendas poderiam, por exemplo, incluir NPCs úteis, como o Name Rater, a Masseuse, o verificador de EVs, o verificador de happiness e ambos os Move Deleter e Move Reminder. Ao invés de deixá-los espalhados pela região de Alola, você os teria todos convenientemente reunidos no mesmo local, poupando-lhe bastante tempo.


5. Battle Agency

Battle Agency

E por último, mas não menos importante, nós temos a Battle Agency (BA), um elemento do FP que foi adicionado em USUM, as segundas versões dos jogos da sétima geração. Este lugar lhe permite escolher um de três Pokémon com movesets da Battle Tree (BT) e juntar-se a outros jogadores para subir de rank e ganhar uma quantidade considerável de pontos que você pode gastar em itens e nos serviços disponíveis nas barracas. A BA por si só é uma ideia divertida, com a parte de maior destaque do desafio sendo a cabana de troca que lhe permite pegar emprestado diversos Pokémon com movesets interessantes três vezes ao dia. Embora seja inegavelmente uma coisa boa que um grande foco foi colocado em manter a experiência o mais diversificada possível, ainda existem alguns probleminhas que poderiam ser evitados. Ela requer uma alta dedicação para subir de nível e, para que você consiga progredir, você precisa de parceiros com ranks igualmente altos para aumentar suas chances de vitória. Mesmo se você encontrar treinadores poderosos com quem você consiga formar um time, eles só ficam disponíveis por um tempo até que vocês dois precisem estar online ao mesmo tempo para atualizar a disponibilidade. Logo, a não ser que você faça parte de uma comunidade que marca certos momentos para isso, suas chances de encontrar companheiros de equipe apropriados se tornam bem baixas. Embora exista um grupo de NPCs que você pode usar caso não haja jogadores humanos o suficiente, a Game Freak infelizmente decidiu prender esses treinadores a Grade 0 (Level 50). Nesse sentido, tendo esses NPCs presos à sua própria Grade atual seria uma boa melhoria. Isso iria, por exemplo, ser consistente com a BT, onde você recruta treinadores controlados pela IA e se une a eles no formato Super Multi quando não há humanos por perto no seu lugar atual. Isso faz ainda mais sentido quando você considera que os treinadores dos dois lugares usam exatamente os mesmos sets em seus Pokémon!


Conclusão

Para resumir, a GameFreak se consagrou ao longo dos anos por introduzir boas ferramentas em uma geração e substituir por versões inferiores ou as remover completamente na geração seguinte. Teremos de esperar pelo que o futuro nos aguarda com os títulos Sword & Shield, os quais serão lançados daqui a alguns meses. Será que a Game Freak continuará a agir à moda Festival Plaza ou será que irão se defender dos afiados dilemas e ouvir as críticas de sua audiência?

HTML por Ryota Mitarai.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »