Uma Introdução a GSC UU

Feito por Diophantine. Traduzido por Mimas. Publicado em 13/03/2019.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
art

Arte por internet.

Introdução

A tier UU em Gold, Silver e Crystal pode não ser o formato mais popular, mas é interessante sem sombra de dúvidas. Como qualquer outra tier, ela possui suas próprias mecânicas, dinâmicas e Pokémon que a tornam única. GSC UU tem sido historicamente jogado em torneios como o Der Domme Cup e o Ruins of Alph Olympics; agora já tem aparecido em torneios não oficiais, como os dois últimos realizados por Earthworm e eu, além de ter sido incluído na UU Premier League pela primeira vez em 2018. O formato também será introduzido no UU Classic pela primeira vez este ano. Após os torneios mais recentes, a tier vem se desenvolvendo em termos de base de jogadores e metagame, o que tem sido particularmente interessante.

Neste artigo, estarei falando sobre as dinâmicas da tier, exibindo alguns replays de torneios recentes e incluindo algumas amostras de equipes para que todos vocês tenham mais conhecimento desse maravilhoso formato de nicho.


A Rainha e Seu Domínio

Os atuais rankings de viabilidade de GSC UU podem ser encontrados aqui.

nidoqueen

Existem Pokémon dominantes em toda tier e, sendo assim, GSC UU não é diferente. A imperatriz desse formato é a Nidoqueen. Historicamente, Nidoqueen fez em UU o que sua cara-metade masculina fez em OU: usa Lovely Kiss para colocar Pokémon para dormir enquanto oferece uma pressão ofensiva com coverage Ice, Ground e Electric que lhe permitem dar 3HKO a todos os Pokémon relevantes na tier na pior das hipóteses. Com o tempo, isso mudou devido ao fato de que Nidoqueen tem sido mais comumente vista usando Fire Blast em vez de Ice Beam e Moonlight em vez de Lovely Kiss. Moonlight resulta do dilema de que Nidoqueen é tão boa em pressionar seus adversários que seria ruim a deixar ser enfraquecida ao longo da batalha, enquanto Fire Blast é (discutivelmente) melhor para impedir Scyther de fazer sweep e para fazer Bellossom ter de pensar duas vezes antes de entrar em campo, o que ela faria facilmente caso Nidoqueen estivesse com Ice Beam em vez de Fire Blast. Nidoqueen tem um bulk respeitável que lhe permite resistir bem a ataques e contra-atacar. Moonlight permite a quem usa Nidoqueen ser mais agressivo em certas jogadas, já que ele pode criar oportunidades para recuperar o HP perdido mais tarde no jogo. Contudo, Lovely Kiss e Moonlight são incompatíveis entre si, então você é forçado a escolher entre utilidade ou longevidade.

Não é como se não existissem métodos para lutar contra Nidoqueen, e (felizmente) os jogos não passam a ser sobre "quem ganhará o Speed tie com sua respectiva Queen". Ela ainda é pressionada por seus pontos fracos e relativa falta de Speed, além de poder ser paralisada por Stun Spore. Granbull é ao mesmo tempo uma ameaça e um adversário à altura, pois é capaz de entrar em campo e aproveitar o RestTalk com Curse e Return, com o qual Nidoqueen não quer lidar. Há também vários candidatos ao seu trono. Scyther e Granbull, em particular, a desafiam no sentido de que também criam restrições rígidas durante a construção de equipes. Granbull pode ser usado para fazer pivot a Nidoqueen, absorver status, fazer setup e derrubar oponentes, enquanto Scyther pode fazer setup e sweep enquanto também pode passar os stats por meio de Baton Pass para outros parceiros, como Nidoqueen e Granbull.

Nidoqueen sendo a melhor Pokémon da tier afeta muito o metagame, incluindo tornar os Fighting- e a maioria dos outros Poison-types quase completamente irrelevantes, reduzindo a eficácia de Toxic e Thunder Wave em muitos Pokémon, diminuindo substancialmente a viabilidade de Electric-types e definindo as importantes Speed tiers da tier. Como consequência, a presença de Nidoqueen no metagame torna os Water-types ainda mais viáveis.


Os Diferentes Estilos de Jogo em GSC UU

Existem vários estilos de jogo viáveis em GSC UU, nenhum dos quais aparentando serem dominantes no metagame. Vou falar sobre os estilos mais polarizantes antes de falar sobre o estilo mais consistente e comum. O primeiro sobre o qual vou falar é bastante controverso entre os jogadores de gerações posteriores dos jogos de Pokémon: Baton Pass.

Baton Pass envolve o jogador ter que encontrar uma oportunidade correta para fazer setup com um dos usuários de Baton Pass e passar um stat (ou stats) para um parceiro que consiga enfrentar uma equipe inimiga. Terá sempre um lead dedicado (que às vezes pode ser suicide lead), como Electrode com Explosion, Thunder Wave e Dual Screens ou Mr. Mime com Thief, Baton Pass e a capacidade de espalhar sleep e paralysis ou aplicar pressão ofensiva. Desse jeito, as equipes de Baton Pass terão usuários dedicados com esse move. Girafarig é notável por ser capaz de passar Speed e Special Defense, enquanto Scyther pode passar Attack e Speed (assim como fazer sweep por si só). Os parceiros são tipicamente Pokémon bulky que fazem uso dos stats transferidos para acabar com as equipes. Pokémon que se enquadram nesse critério incluem (mas não estão limitados a) Nidoqueen, Quagsire e Poliwrath. Por fim, eles terão um slot filler. Isso incluirá um usuário de Spikes, um espalhador de status com presença ofensiva ou um Pokémon com Explosion, todos os quais tentam enfraquecer a equipe adversária com o intuito de facilitar sweeps.

No entanto, Baton Pass não deixa de ter fraquezas. O estilo de jogo inteiro pode ser derrubado por Pokémon carregando Roar ou Haze. Também é notavelmente fraco às equipes baseadas em espalhar sleep e paralysis. Evidentemente, phaze não é tão onipresente em UU como em OU, mas Haze ainda é uma forte opção em Qwilfish e Crobat.

Stall, que é o estilo de jogo menos favorito de todos os novos jogadores, também é viável nessa tier. A presença de Nidoqueen significa que os Water-types como Blastoise, Slowking e Slowbro são menos pressionados pelos Electric-types e, por isso, não é muito problemático ter mais de um Water-type em uma equipe stall (que é uma coisa boa para stall, pois existem vários Water-types com boa capacidade defensiva). As equipes stall têm como objetivo "não perder" (um termo comum para "perder mais lentamente do que o adversário") e apreciam a utilidade de Rapid Spin, encontrado em Blastoise ou Graveler, e maneiras de vencer Baton Pass, como Encore em Jumpluff, que ultrapassa a maioria da tier. Stall irá, claramente, tentar fazer wall às maiores ameaças ofensivas da tier e, portanto, tomará medidas contra Nidoqueen, Granbull, Ampharos e assim por diante. Algumas variantes podem ter um sweeper no sexto slot para limpar o time adversário, uma vez que tenha sido enfraquecido o suficiente.

GSC UU tem equipes viáveis que vão de stall a hyper offense em termos ofensivos. O estilo de jogo mais consistente em UU é uma abordagem balance com Nidoqueen, Scyther, Qwilfish com Spikes, Slowking ou Slowbro, alguma adição relativamente bulky e um Pokémon mais ofensivo como Granbull ou Electabuzz. Bellossom também é uma ótima opção para desacelerar o jogo, de acordo com Lavos. Essas equipes parecem formar o estilo de jogo mais consistente da tier. Usar Rapid Spin em GSC UU é difícil a longo prazo, portanto stall é prejudicado, e as equipes balance geralmente têm várias contra-medidas para Baton Pass em hyper offense.


Replays de Torneios


Amostras De Equipe


Conclusão

GSC UU é uma tier em que cada estilo de jogo é bastante equilibrado com um número decente de Pokémon viáveis. A onipresença de Nidoqueen não cria muita tensão para o teambuilder e age mais como uma dama no xadrez; as Speed tiers de Nidoqueen não são tão forçadas como muitos pensariam inicialmente. Estilos polarizados, como stall e Baton Pass, não são exageradamente poderosos. Jogar essa tier é boa para dar uma pausa nas tiers de Ultra Sun e Ultra Moon. Particularmente gosto dessa tier e espero que, depois de ler esse artigo, você também. Estou ansioso para joga-lá no UU Classic.

HTML por inactive
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »