Drops de PU que você pode ter esquecido

Feito por Megazard. Traduzido por HappydaTropa.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Art by LifeisDANK

Arte por LifeisDANK.

Introdução

Com a transição da sexta para a sétima geração surgiram uma série de mudanças técnicas e de power creep. Isso acontece em toda troca de geração, quando as tiers alteram drasticamente sua composição e sua estrutura. Com o advento de USM, PU recebeu um imenso fluxo de novos Pokémon, de vários previamente NU e até de alguns RU. Muitos desses drops de tiers mais altas se tornaram poderosas forças no metagame de PU, valendo mencionar alguns Pokémon como Archeops, Primeape e Jynx, que estão liderando o ranking de viabilidade; no entanto, outros desses drops são surpreendentemente esquecíveis apesar de terem sido rebaixados de tier. Neste artigo, nós vamos dar uma olhadinha nos drops esquecidos da tier PU e no porquê deles não terem repercutido da maneira que alguns esperavam.

Electivire

Electivire

Entre os novos drops nessa transição de gerações, Electivire foi de longe o mais decepcionante de todos. Mesmo que não tenha sido um Pokémon relevante em ORAS NU, Electivire ainda conseguiu exercer um nicho próprio como o único Electric-type capaz de derrotar Lanturn, um dos Pokémon mais presentes no metagame de NU, e ao mesmo tempo ter acesso a uma poderosa movepool special com Flamethrower e Focus Blast como opções de coverage. Entretanto, a mudança para a sétima geração foi muito cruel com Electivire ao trazer novas walls como Type: Null e Palossand, as quais Electivire falha em derrotar. Sem a capacidade de aumentar seus stats — deixando de fora Z-Moves ou Meditate — Electivire sofre para lidar com a maioria dos Pokémon com certo bulk, principalmente por não conseguir utilizar seu alto Attack de maneira apropriada devido à fragilidade de sua coverage physical. Nesse contra tempo, diversos concorrentes Electric-type também foram introduzidos no metagame de PU com Electivire. Alolan Raichu possui uma combinação de tipos mais ameaçadora, uma Speed tier superior e também tem a capacidade de aumentar seu Special Attack via Nasty Plot. Eelektross, por outro lado, possui uma movepool mais extensa com acesso a Knock Off e a Giga Drain, além de uma imunidade a ataques Ground-type e melhores stats defensivos em comparação a Electivire; vale salientar que ambos esses concorrentes são capazes de derrotar Pokémon como Gastrodon, Palossand e Mudsdale, todos que são capazes de fazer check a Electivire. Enquanto isso os sets special, mixed e Choice Scarf de Electivire falham em exercer aquilo que outros Pokémon conseguem fazer melhor. A incapacidade de se diferenciar com um bom niche fez com que Electivire caísse no ranking de viabilidade, onde ele atualmente repousa no rank-D.

Togetic

Togetic

Diferente dos muitos Pokémon que logo vão aparecer nessa lista, Togetic não sente de forma alguma problemas para encontrar seu próprio nicho. Ele foi todo moldado para ser principalmente um bulky Defogger — desconsiderando que Defog e entry hazards não existiram por algumas gerações após a introdução de Togetic —. Em ORAS, esse nicho ficaria no banco de reservas no lugar do set Nasty Plot + Baton Pass de Togetic, que o fez subir de PU até RU. Com a mudança de geração e o banimento completo de Baton Pass, Togetic finalmente voltou para PU... e a sua combinação de tipos defensiva é uma grande decepção. Fighting-types como Primeape e Hitmonchan nunca são vistos sem moves de coverage similares a Stone Edge e a Ice Punch; além disso, quase todos os principais Ground-types carregam Toxic ou coverage Rock-type. Togetic é de fato um ótimo counter de Dragon-types em PU, porém, Clefairy faz o mesmo. Apesar de Clefairy não remover hazards, Togetic também não é "o mandachuva" nessa função. Ser vulnerável a Stealth Rock é um grande problema para um Defogger lento e a sua fraqueza contra uma variedade de tipos ofensivos como Rock, Ice e Electric assim como a sua base Defense medíocre deixam Togetic suscetível à pressão ofensiva. Usar Togetic geralmente é um exercício de paciência, já que você é forçado a fazer spam de Roost em prol de mantê-lo saudável o suficiente para realizar uma switch nos poucos atacantes relevantes que ele genuinamente faz um bom check, como Drampa. Togetic é um Pokémon muito apático, forçando ele a procurar seu niche em times stall — isso se eles não tivessem melhores opções para remover hazards, de qualquer forma —. Finalmente, agir como um Pokémon voltado a fazer switches em alguns dos atacantes mais poderosos de PU, como Drampa e Magmortar, e exercer a função de Defogger defensivo, entrando constantemente em Stealth Rock, deixa Togetic não somente sobrecarregado, mas também superado por outras opções na tier.

Sandslash

Sandslash

Frequentemente um dos favoritos na low ladder de ORAS NU, Sandslash nunca foi um bom Pokémon na sua tier anterior. Apesar de Sandslash ser um dos poucos Pokémon que têm acesso tanto a Stealth Rock quanto a Rapid Spin, ele era um péssimo usuário de ambos. A competição acirrada contra usuários de Stealth Rock mais resistentes e mais versáteis como Rhydon, Mesprit, Torterra e Steelix em conjunto a melhores spinners como Claydol e Hitmonchan permitiu que esses sets de Sandslash causassem prejuízo a qualquer equipe competitiva de ORAS NU. A queda de Sandslash para PU parecia uma oportunidade para esse Pokémon finalmente se diferenciar, porém, ele ainda conseguiu falhar em causar algum impacto na tier. Mesmo sem Rhydon, Steelix e Claydol por perto, PU possui uma incrível variedade de usuários de Stealth Rock e hazards removers; Pokémon como Mesprit e Ferroseed têm melhor utilidade, abilities e defesas, e Defoggers como Skuntank evitam o dano de Toxic Spikes, absorvendo eles antes de serem afetados. Os stats de Sandslash são medíocres e a sua tipagem ofensiva provavelmente é pior do que os de Golem e de Palossand por não possuir resistência a Normal-type. Até os sets ofensivos de Sandslash não se destacam muito, parcialmente por Sandslash ser somente Ground, deixando ele suscetível a sofrer wall de adversários como Weezing, Gourgeist-XL e Eelektross. Apesar da utilidade de Sand Rush, a ability necessita de suporte — considerando que Hippopotas e times de Sand não são muito bons no geral —. Mesmo que Sandslash tenha encontrado um pequeno nicho como o único Pokémon capaz de utilizar ambos Stealth Rock e Rapid Spin em PU, o recente drop de Claydol parece ter cavado a sua cova. Ainda é cedo demais para determinar a maneira que Sandslash vai se desempenhar, porém, também é difícil imaginar que vai valer a pena usá-lo nesse novo metagame.

Granbull

Granbull

Granbull parece bom pra cachorro. Esse enorme buldogue Fairy-type que dispõe de Intimidate, de um ótimo physical bulk para derrotar Fighting-types, de uma movepool extensa tanto ofensivamente quanto defensivamente, veio diretamente de RU. O que poderia dar errado? A resposta, infelizmente, está na diversidade de Dragon- e de Fighting-types em PU. Apesar de Granbull ser um sólido counter para Dragon-types como Flygon em ORAS RU, todos os tipo Dragon que se destacam em PU usam golpes special que podem nocauteá-lo em um ou dois ataques com algum STAB de tipo secundário. Ainda que Granbull faça pivot em Drampa ou em Alolan Exeggutor num predict correto, isso não significa que ele seja uma resposta sólida para ambos. Além disso, o principal Fighting-type de PU é Primeape, que tem acesso a Defiant e a Gunk Shot, e o melhor Dark-type é Skuntank, que possui o tipo secundário Poison para ameaçar Granbull. A ausência de um recovery confiável (fora o move de uso único Z-Heal Bell) e a vulnerabilidade contra qualquer entry hazard são um imenso prejuízo, desvantagens que não são compartilhadas pela sua principal concorrente Clefairy. Heal Bell e Thunder Wave são os únicos e os principais moves de status que Granbull possui, enquanto ambos Clefairy e Silvally-Fairy participam da competição de hazards com Stealth Rock e com Defog, respectivamente. Mesmo com o sólido Attack de Granbull, ele não deixa de ser tão passivo quanto outros Pokémon defensivos, já que seu Play Rough sem qualquer investimento não é o suficiente para ameaçar wallbreakers resistentes. Enfim, o niche de Granbull não é evidente. Ele consegue fazer check a alguns Fighting- e Dark-types ao custo de deixar outros Pokémon importantes à solta; sets ofensivos são fortes, mas devem lidar com a usual presença de Poison- e Steel-types, e ainda por cima ele disputa por um espaço contra Fairy-types que têm niches melhores e definidos. Granbull não parece terrível de forma alguma, porém, esses problemas deixaram-o como um Pokémon mediano, lutando para descobrir seu lugar no metagame.

Manectric

Manectric

Outro Electric-type que caiu de NU nessa geração, Manectric enfrenta adversidades familiares de ORAS. Sendo um Pokémon do tipo Electric em ORAS NU onde Lanturn mantinha presença na maioria dos times, Manectric raramente conseguia atuar como um Electric-type ofensivo, ainda mais quando Rotom era mais presente no metagame. Mesmo estando uma tier acima, Manectric ainda tinha de competir em velocidade com outros Electric-type como Raichu e Zebstrika, reduzindo ainda mais seu nicho. A sétima geração deu as caras e Manectric caiu para PU, assim como todas as coisas que o assombravam em ORAS NU, incluindo mais algumas coisinhas. Lanturn não desceu sozinho, veio junto de Eelektross para aumentar a lista de bulky Electric-types com Assault Vest para competir contra e desvalorizar Manectric. Na verdade, a presença deles evidenciou ainda mais os péssimos stats defensivos de Manectric. O Special Attack de Zebstrika pode ser pior, mas sua Speed superior permite-o ultrapassar de forma decisiva o ameaçador rank-S Archeops. Por outro lado, Alolan Raichu oferece um ótimo STAB secundário e o acesso a Focus Blast, atuando como um wallbreaker Electric-type. Isso forçou Manectric a se limitar ao set Choice Scarf para ultrapassar não só setup sweepers perigosos semelhantes a Jynx, assim como os principais Pokémon de Choice Scarf incluindo o super comum Primeape. Esse set teve seu nicho por um tempo, porém, os move tutors de Ultra Sun & Moon deram Iron Head a Togedemaru, transformando ele num Scarfer muito mais eficaz devido a melhores resistências e um move de pivot que não sofre wall para Lightning Rod, Volt Absorb ou Pokémon Ground-type; Manectric não recebe nenhuma folguinha: dispondo um único set viável e um nicho mediano que ainda enfrenta bastante concorrência, Manectric é deixado de lado, desejando não ter se separado de sua Mega Evolução.

Poliwrath

Poliwrath

Poliwrath provavelmente foi a maior decepção dos jogadores de PU depois de Electivire. Esse Pokémon dominou PU antes de erguer suas asas para NU em ORAS devido à sua combinação de tipos única e aos seus stats sólidos e balanceados, permitindo-o fazer check numa variedade de Water-, Dark-, Bug-, Fire-, Ice-, Rock- e Steel-types. Aliás, por seu mérito próprio, Poliwrath ainda mantém a moral em vários Pokémon perigosos como Carracosta e Golurk. Seu conjunto de resistências é ótimo, sua presença ofensiva é sólida, Water + Fighting é uma ótima combinação de STAB e sua movepool é extensa o bastante para ele ser o que quiser. A encrenca, porém, é em dobro. Primeiramente, as fraquezas de Poliwrath são bem mais presentes e importantes do que na última geração. Psychic-, Electric-, Grass- e Flying-types são consideravelmente comuns em PU; alguns, como Archeops, Jynx e Mesprit, são os melhores Pokémon na tier. O outro grande problema de Poliwrath é que esse novo metagame não se assemelha ao de ORAS PU, onde Monferno era o único Fighting-type que valia a pena usar. Poliwrath deve competir contra a Speed e a força de Primeape, o move de prioridade consideravelmente melhor e o acesso a Rapid Spin de Hitmonchan, a capacidade de wallbreaker superior de Passimian, a ameaçadora presença de Bulk Up Gurdurr e o bulk melhor de Throh, que não possui fraquezas contra o tipo Electric nem o tipo Grass. Como Water-type, Poliwrath é um péssimo check de Fire-types em comparação a Gastrodon e a Lanturn, já que o Thunderbolt de Magmortar e o Hyper Voice de Pyroar podem dar 2HKO em todos seus sets fora os mais defensivos. Semelhante aos outros da lista, é simplesmente difícil dizer o que deve ser feito com Poliwrath. Sua fama em ORAS PU vinha da sua grande versatilidade e da sua capacidade de usar sets voltados a Special Defense, a Substitute + Focus Punch, a Choice Specs, a Defense e a Rain Dance; tudo o que Poliwrath conseguia fazer pode ser feito por Pokémon melhores que conseguem conter quase as mesmas ameaças antes contidas por ele. Pode ter sido o rei de PU na sua última geração, mas, agora, Poliwrath simplesmente não sabe o que fazer.

Torterra

Torterra

Torterra foi um dos diversos Grass-types que desceram para PU nessa geração após ficar em NU durante a maior parte de ORAS. Torterra conseguiu desempenhar alguns nichos sólidos em NU. Sendo um dos poucos usuários de Stealth Rock com um bom recovery e com uma resistência a Ground-types, significa que Torterra pode repor seus hazards várias vezes durante uma partida e consegue fazer check em sweepers poderosos como Dual Dance Rhydon; além disso, é relativamente difícil fazer switch-ins nos sets ofensivos desse Pokémon. Todavia, a sétima geração também foi cruel com Torterra, incapacitando ele de fazer check a Dual Dance Rhydon, e, além disso, quase todos os Pokémon que o atormentavam em ORAS NU também caíram para PU (destacando Weezing, já que Torterra não consegue derrotá-lo). Ser um usuário de Stealth Rock sem a capacidade de resistir Normal- e Flying-types de forma efetiva, junto das fraquezas aos usuais Ice- e Fire-types, faz que Torterra precise de mais suporte em comparação a outros usuários do move, como Ferroseed e Regirock. Pokémon comuns como Archeops, Magmortar e Weezing dão muita dor de cabeça a Torterra, independente do set que ele esteja usando. Mesmo que Torterra ainda seja um Pokémon viável, ele também encontra dificuldades em fixar suas raízes em um metagame muito mais ofensivo comparado a ORAS NU. Como resultado, isso o limita às suas funções de sweeper com Swords Dance + Rock Polish e Stealth Rock setter, sendo que os dois sets já possuem tantas fraquezas que acaba dificultando os seus usos. Enquanto muitas pessoas tentam usar diferentes sets nesse Pokémon, o fato de nenhum deles se destacar levou Torterra à mediocridade.

Menções Honrosas

SableyeVigorothExeggutor

São poucos os Pokémon que não se encaixam nos critérios desse artigo, entretanto, eles ainda merecem ser mencionados. Sableye teve o drop mais longínquo entre as gerações, sendo que ele não é de forma alguma um Pokémon ruim; na verdade, Sableye é eficiente demais na tier, destacando-se como um stallbreaker muito irritante. Todavia, ele não é uma potência extremamente dominante, sendo meramente um forte candidato. Para um Pokémon que percorreu todo o caminho de BL2 até PU e não se tornou imediatamente o melhor Pokémon da tier, ele merece ser mencionado, mesmo que a principal causa disso tenha sido o nerf de Prankster.

Vigoroth e Exeggutor terminaram em BL4 na sexta geração, foram banidos de PU ao invés de terem sido relocados em uma tier maior e não se encaixam muito bem nesse artigo. Porém, nenhum desses dois Pokémon são tão bons no momento, ambos estão longe do que era esperado. No caso de Vigoroth, a concorrência com Type: Null e o influxo de fortes Ghost-types que encaminharam a queda de sua glória. Type: Null é tão bulky quanto Vigoroth, não pode ser derrubado por critical hits e ainda por cima vai prevenir que Vigoroth se destaque na tier pelo resto da geração a não ser que ele suba para NU. Além disso, o set de sweep característico de Vigoroth que só precisava usar Return, o que era uma escolha viável quando a tier apenas tinha dois Ghost-types que podiam ter seus PPs esgotados, deixou de ser uma opção tão boa graças às adições de Sableye, de Haunter e de Oricorio-G.

Enquanto isso, Exeggutor quase foi esquecido pelas novas opções de Pokémon Grass-type que estão presentes nessa tier. Victreebel foi banido em ORAS bem antes da queda de Exeggutor, e agora ele assume um ótimo nicho como sun sweeper. É claro que muitas equipes de sun trazem múltiplos Pokémon com Chlorophyll, contudo, a speed de Exeggutor e a sua fraqueza contra Bug- e Ice-types permitem que os usuários comuns de Choice Scarf deem tanto outspeed quanto KO apesar do boost fornecido por Chlorophyll; isso sem falar da variante Alolan de Exeggutor o superando como special wallbreaker, que era o set principal da forma regular antes dela ser banida. Alolan Exeggutor além de ser mais forte tem um tipo secundário melhor, é livre de fraquezas contra os usuais Sucker Punch e Pursuit, possui Flamethrower para torrar Ferroseeds e pode usar, de forma muito eficaz, sets ofensivos de Trick Room graças a sua baixa speed. Exeggutor consegue se encaixar em times de sun e oferecer um nicho em algumas situações, mas, no geral, ele simplesmente é bem menos relevante.

Considerações Finais

Esses Pokémon podem ter desabado de sua glória, mas isso não significa que a esperança se espatifou junto. Muitos desses drops que falharam em se destacar em PU simplesmente não exerceram um nicho adequado para o metagame, porém, isso não significa que eles não são bons ou estão destinados ao fracasso. Talvez, algum dia, um set inovador será descoberto ou algo vai subir para NU e dar novamente a um desses Pokémon azarados um lugar debaixo dos holofotes.

HTML por XnadrojX.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »