Um Guia para Entry Hazards em Little Cup - Parte 1: Usando Entry Hazards

Feito por Conni. Traduzido por Mimas. Publicado em: 17/09/2018.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Surskit by LifeisDANK

Arte por LifeisDANK.

Introdução

Entry hazards sempre foram um aspecto importante de cada metagame, pois muitos times e muitas batalhas são influenciados por eles. Os entry hazards mais comuns em LC são Stealth Rock e Spikes, os quais causam, ambos, dano residual; o primeiro causa dano em termos de fraqueza a Rock, e o último causa mais dano a cada camada, sendo no máximo três. Sticky Web e Toxic Spikes são menos predominantes do que suas contrapartes mencionadas anteriormente, embora sejam apelativos. Sticky Web ainda é útil para desacelerar Pokémon adversários em um estágio na switch, enquanto Toxic Spikes inflige poison ou Toxic poison. Quando um Pokémon aciona esses efeitos, sua longevidade se torna vulnerável. Switches e pivots constantes prejudicam ainda mais a durabilidade do Pokémon afetado por dano residual ou status. Se os entry hazards não forem removidos o mais breve possível, certamente haverá uma desvantagem.


Stealth Rock | Rock-type

O entry hazard mais comum no metagame de LC, Stealth Rock é mandatório em todos os times. Stealth Rock retira uma certa quantidade de HP do Pokémon que dá switch in dependendo de sua resistência aos moves Rock-type. Por exemplo, Pokémon que resistem aos moves Rock-type, como Mienfoo e Ferroseed, têm 6.25% de HP retirados, Pokémon que recebem dano neutro, como Chinchou e Foongus, 12.5% e Pokémon que recebem dano super efetivo, como Vullaby e Ponyta, têm 25% de HP retirados. Stealth Rock não afeta Pokémon com Magic Guard e pode ser rebatido por Magic Coat e Magic Bounce. Pivots e switches constantes causam um grande impacto nos Pokémon adversários, desde que Stealth Rock esteja presente. Isso permite aos sweepers, como Tirtouga e Shellder, fazerem sweep facilmente contra os oponentes desgastados. Stealth Rock também ajuda cores como Fighting spam, que geralmente consiste em Mienfoo e Timburr, a enfraquecer continuamente seus checks.


USE ESTE / ESTES POKÉMON

Onix Rock-type Ground-type Onix

Onix, o mais comum e popular usuário de Stealth Rock, oferece diversas qualidades, com seu incrível bulk e capacidades ofensivas tornando-o um usuário bulky, mas poderoso. Suas resistências úteis e sua incrível Defense permitem que ele faça switch in facilmente em um ataque physical neutro ou resistido e use a switch forçada para pôr Stealth Rock em campo. Seu set SturdyJuice lhe oferece uma opção de recovery que aumenta sua longevidade, podendo colocar Stealth Rock em campo novamente se necessário, enquanto Endure e Sturdy deixam Onix usar Stealth Rock antes de ele inevitavelmente desmaiar após o Berry Juice ter sido consumido ou durante o início do jogo, se Onix fizer lead. O set Weak Armor é mais ofensivamente orientado, enfraquecendo Onix com a redução em Defense, e também carece de uma opção de recovery, mas o bulk adicional de Eviolite e o boost em Speed compensam isso; após Onix receber um golpe physical, ele fica mais rápido, permitindo-lhe colocar Stealth Rock em campo antes de tomar outro ataque. Ademais, considerando isso, ele passa a ultrapassar e fazer check a certos Pokémon, como Ponyta e Doduo, sendo que com a primeira ativação de Weak Armor, Onix pode ultrapassar Choice Scarf Doduo.


Ferroseed Grass-type Steel-type Ferroseed

O ótimo bulk e a combinação de tipos defensiva de Ferroseed tornam-no em uma eficiente wall que lança pedras e atira sementes. Ferroseed é um dos melhores usuários de Stealth Rock defensivos graças à sua habilidade de fazer switch in naquilo a que resiste e pôr Stealth Rock em campo, além de inibir Pokémon adversários com Knock Off e Thunder Wave. O único moveset de Ferroseed é bem simples de usar, já que ele pode fazer switch in em tudo que não o prejudique, colocar Stealth Rock e sair de campo quando um de seus checks entrar na partida. Ele pode ser um lead adequado para prejudicar Pokémon adversários no início do jogo e botar Stealth Rock em campo, mas outro lead comum, Mienfoo, pode ser um problema caso os dois se encontrem. Ferroseed deve ter colegas de equipe que cuidem de seus checks, a fim de ficar livre para fazer switch, wall e usar Stealth Rock para que seja um adendo defensivo ainda mais útil à equipe.


NÃO USE ESTE / ESTES POKÉMON

Golett Ground-type Ghost-type Golett

Devido aos seus stats defensivos e à sua tipagem ruins, Golett se esforça para ser um usuário de Stealth Rock viável. Primeiramente, ele é fraco ao muito comum Knock Off vindo de Pokémon usuais, como Mienfoo e Vullaby, sendo que esse último, em particular, faz check a todos os sets de Golett. Sua fraqueza a Knock Off pode atrapalhar seu papel como tank, já que ele depende de Eviolite para ser bulky, significando que, sem o item, Golett pode ser facilmente derrotado devido à sua Speed baixa, que é ultrapassada por quase todos os seus checks, como Carvanha. A combinação de tipos de Golett também faz ele perder do usuário de Rapid Spin mais comum, Staryu. O único nicho notável de Golett em LC é que ele é o único Pokémon capaz de pôr Stealth Rock em campo e fazer spinblock pela sua parte Ghost, mas isso ainda não é suficiente para o tornar um usuário viável de Stealth Rock, sendo, portanto, ofuscado por Pokémon como Ferroseed e Onix.


Spikes | Ground-type

Spikes distancia-se do mais comum Stealth Rock, já que você pode colocar em campo até três camadas dele, causando mais dano de acordo com seu número. A primeira camada de Spikes causará 12.5% de dano residual, a segunda camada 16.67% e a terceira causará 25%. Spikes não afeta Pokémon com Levitate, com um tipo Flying ou com Magic Guard, porém, também pode ser rebatido por Magic Bounce e Magic Coat. Spikes é um entry hazard muito efetivo, pois causa dano à maioria dos Pokémon e desgasta oponentes para setup sweepers e Pokémon com checks compartilhados se beneficiarem. Contudo, Spikes sofre de poucos usuários viáveis, o que limita muito as oportunidades de incluir Spikes em uma equipe. Além disso, muitas ameaças em LC, como Vullaby, são imunes ao dano de Spikes, fazendo o entry hazard, por vezes, não valer a tensão defensiva colocada na equipe.


USE ESTE / ESTES POKÉMON

Dwebble Bug-type Rock-type Dwebble

A capacidade de pôr Stealth Rock e Spikes ao mesmo tempo, a tipagem, a movepool e as abilities bastante úteis de Dwebble fazem dele o grande e eficiente usuário de entry hazards que é hoje. Dwebble, como um usuário de entry hazards, é mais orientado defensivamente, com dois moveslots ocupados por moves desse estilo. Ele também pode causar dano suficiente para se defender com Rock Blast enquanto também remove itens de Pokémon oponentes com Knock Off. O bom bulk de Dwebble permite-lhe aguentar a maioria dos ataques physical, embora ele deva dar switch in principalmente aos quais resiste ou confiar em um pivot para o trazer seguro a campo, já que sua longevidade deve ser conservada para acumular com êxito Spikes e Stealth Rock. Dwebble também faz um lead adequado, podendo irritar Pokémon adversários com Knock Off e pôr Spikes no começo do jogo para que cause dano residual desde o início. Dwebble não gosta de ser atingido por Knock Off, visto que depende de Eviolite e Berry Juice para ter um bom bulk e uma opção de recovery, respectivamente, e deve ter companheiros de equipe que não se importem em receber o move. A Special Defense de Dwebble também deixa a desejar, então Pokémon com alta Special Defense, como Slowpoke e Munchlax, lidam com ameaças como Magnemite e Staryu, com o último podendo, inclusive, remover Spikes. A prevalência de Defog também prejudica a utilidade de Dwebble.


Chespin Grass-type Chespin

Hoje em dia no metagame de LC, Chespin tem visto muito mais uso do que costumava. Sendo o único Pokémon Grass-type puro viável capaz de pôr Spikes em campo e tendo uma ótima ability e uma movepool adequada, Chespin tem um nicho decente. Bulletproof permite-lhe encontrar grandes oportunidades de colocar Spikes em campo, tal como quando dá switch in em Foongus, um Pokémon comum que é completamente parado por Chespin, a menos que ele tenha Hidden Power Fire. Eviolite com suas defesas moderadas lhe dá um bulk decente o suficiente para fazer switch in em Pokémon, como Mudbray, e fazer-lhe check com Seed Bomb STAB ou aproveitar a chance para adicionar ao campo mais camadas de Spikes. Chespin tem três ótimas opções de coverage em Zen Headbutt, Drain Punch e Rock Slide, que ele pode usar para lidar com Pokémon como Foongus, Pawniard e Vullaby, respectivamente, embora sacrifique um moveslot de coverage para usar Spikes. Chespin também tem uma ótima opção de recovery em Synthesis, o qual ele pode usar quando forçar switches para continuar pondo Spikes em campo. Fire- e Flying-types comuns, tais como Ponyta e Nasty Plot Vullaby, fazem check a Chespin eficientemente tirando vantagem de seu tipo Grass e de sua medíocre Special Defense. Adicionalmente, Steel-types, como Magnemite, podem fazer wall a Chespin sem Drain Punch. Isso faz de Pokémon como Tirtouga e Timburr bons companheiros de equipe, já que eles lidam com os checks de Chespin anteriormente mencionados.


NÃO USE ESTE / ESTES POKÉMON

Shelmet Bug-type Shelmet

A tipagem, os stats ofensivos e a movepool ruins de Shelmet tornam-no incapaz de se provar como um usuário viável de Spikes. Seu tipo Bug não é um bom tipo defensiva ou ofensivamente, deixando-o fraco a Stealth Rock e Pokémon comuns, tais como Ponyta e Vullaby, enquanto ofensivamente só pode acertar três tipos de forma super efetiva, sendo apenas um deles particularmente comum. Ao contrário de muitos usuários de entry hazards, Shelmet não pode ser um lead devido à sua extrema fragilidade contra outros leads usuários de hazards mais comuns, tal como Onix, que já dificulta a sua eficácia e capacidade de pôr Spikes em campo o mais rápido possível. A passividade e a baixa Speed de Shelmet deixam-no como uma isca setup para muitos setup sweepers, já que Leech Life é o seu único move de ataque e atinge apenas um leque limitado de Pokémon com dano adequado. Por isso, Shelmet tem muitas dificuldades para encontrar oportunidades para colocar Spikes em campo, visto que sequer força switches facilmente. Mesmo que tenha acesso a recovery e pivoting confiáveis em Recover e Baton Pass, isso ainda não o torna uma escolha preferível para as equipes.


Sticky Web | Bug-type

Sticky Web é diferente em um certo sentido, pois reduz a velocidade do Pokémon que entra em campo por um estágio. Pokémon com Levitate, Clear Body ou um tipo Flying não são afetados, enquanto Magic Coat e Magic Bounce rebatem-no. Embora os entry hazards que causam dano possam ter mais uso do que Sticky Web, esse hazard é bom para diferentes situações e equipes. Um exemplo de time em que Sticky Web é apreciado é quando o time consiste de sweepers lentos, como Timburr e Spritzee, que podem fazer seu trabalho com menos dificuldade se ultrapassarem seus adversários. Sticky Web permite-lhes realizar setup e conseguir um sweep, visto que, caso contrário, poderão ser abatidos por Pokémon mais rápidos, antes mesmo de poderem dar setup de forma eficiente. Defoggers Flying-type são um dos principais inimigos de Sticky Web, já que eles não são afetados por isso e limpam o campo com facilidade, portanto, um check a esses pássaros atrevidos ajudará a manter o Sticky Web seguro e ativo. Pokémon adversários que ganham uma vantagem de Sticky Web são aqueles com as abilities Contrary e Defiant, os quais incluem Snivy e Pawniard, respectivamente. Pawniard ganha um boost em Attack de Sticky Web, enquanto Snivy ganha um boost em Speed e também pode remover o hazard do campo com Defog.


USE ESTE / ESTES POKÉMON

Surskit Bug-type Water-type Surskit

Surskit é discutivelmente o melhor usuário de Sticky Web na tier devido à sua incrível Speed e ao seu acesso a uma variada movepool que inclui STAB Hydro Pump e Scald, uma opção de recovery em Giga Drain e a capacidade de remover buffs de um setup sweeper. Surskit é um lead eficiente, visto que ultrapassa a maioria dos outros leads, usando Sticky Web no início do jogo enquanto também causa dano considerável em Pokémon a que ele faz check. Focus Sash permite a Surskit ser um suicide lead, considerando que ele deve colocar Sticky Web em campo antes de desmaiar, enquanto o Choice Scarf permite que Surskit ultrapasse ameaças, como Choice Scarf Chinchou e Pikipek. Caso Surskit sobreviva após ter dado lead e usado Stick Web, ele pode voltar ao campo com a ajuda de um pivot ou para fazer check a um Pokémon ou para limpar boosts. Todavia, Surskit geralmente não dura muito tempo após o início da partida, então certificar que Sticky Web permaneça em campo é crucial. Uma maneira infalível de fazer isso é ter um setup sweeper que possa realizar setup seguramente com Sticky Web ativo antes que um removedor de entry hazards faça switch in, já que seu sweeper deve ultrapassar todos os adversários graças à ação de Surskit.


NÃO USE ESTE / ESTES POKÉMON

Spinarak Bug-type Poison-type Spinarak

Spinarak se esforça para sair da sombra de Surskit como um usuário de Sticky Web devido aos seus stats moderados e a uma tipagem defensiva medíocre. Pokémon comuns, tais como Abra, Ponyta e Wingull, facilmente ultrapassam e derrotam Spinarak com seus respectivos moves STAB, enquanto Pokémon, como Onix e Magnemite, podem facilmente parar Spinarak e o derrotar em sequência. Ser fraco a Onix é também muito prejudicial, pois Spinarak não faz lead com segurança, tornando-o incapaz de pôr Stick Web em campo depressa. O tipo Bug de Spinarak o deixa suscetível à usuária mais comum de Defog, Vullaby, significando que Sticky Web pode ser removido instantaneamente se Vullaby der switch nele, pois, caso contrário, corre o risco de ser derrotada. Embora Surskit também não tenha grandes defesas, ele tem o stat de Speed para botar Sticky Web em campo mais eficientemente, diferenciando-o de Spinarak. Porém, Spinarak possui qualidades compensadoras. Sua tipagem ofensiva é bem decente, fazendo check a Snivy, uma grande ameaça para os times de Sticky Web, além de ferir significativamente certos Dark-types, como Carvanha, em uma switch com Leech Life ou o insanamente forte Megahorn. Seu bulk razoável e seu acesso a Sucker Punch também permitem que Spinarak aguente moves resistidos e derrote Pokémon desgastados, sendo útil em algumas situações. Mas, no fim, ele ainda não coloca Sticky Web em campo de forma tão rápida e eficaz quanto Surskit.


Toxic Spikes | Poison-type

Discutivelmente o entry hazard menos usado em Little Cup, Toxic Spikes também é um entry hazard distinto, já que não causa dano assim como Sticky Web, mas ao invés de diminuir um stat, ele inflige poison. Pokémon com Levitate, Immunity ou tipos Flying, Poison e Steel não são afetados, enquanto Magic Coat e Magic Bounce rebatem esse hazard. Como Spikes, Toxic Spikes pode ser acumulado, com uma camada infligindo poison e duas camadas Toxic poison a inimigos que lhe derem switch in. Toxic Spikes é um hazard interessante que compromete a longevidade de um Pokémon, especialmente a de setup sweepers, como Spritzee, enfraquecendo-os constantemente assim que eles entram em campo, permitindo que setup sweepers e Pokémon mais rápidos derrotem os adversários afetados. Da mesma forma que Spikes, independente do número de camadas, Toxic Spikes pode ser removido completamente ou com Rapid Spin ou com Defog. Adicionalmente, Poison-types comuns, tais como Alolan Grimer e Foongus, podem dar switch in em Toxic Spikes com facilidade e instantaneamente os remover, sendo essa a principal razão pela qual Toxic Spikes não é o entry hazard mais efetivo. Porém, se usado corretamente com os companheiros de equipe certos de cujos hazards podem se beneficiar e com aqueles que podem garantir a estadia dele em campo, uma vantagem certamente será obtida.


USE ESTE / ESTES POKÉMON

Mareanie Poison-type Water-type Mareanie

Mareanie é abençoada com um incrível bulk e uma vasta movepool, tendo acesso a duas opções de recovery e moves STAB poderosos, o que faz dela uma das melhores usuárias de Toxic Spikes. Mareanie pode dar switch in em qualquer coisa que não lhe cause dano super efetivo, permitindo-lhe forçar muitas switches que fornecem oportunidades de pôr Toxic Spikes em campo, enquanto também pode aguentar muitos golpes a fim de acumular outra camada do hazard. O acesso de Mareanie a Recover e Regenerator deixam-lhe ficar no jogo por muito tempo, significando que, mesmo se Toxic Spikes for removido, ela pode o recolocar em campo novamente até que os devidos removedores sejam eliminados. Mareanie pode também dar switch in e fazer check a Pokémon, como Ponyta e Spritzee, pois causa dano considerável e força muitas switches graças ao seu papel como pivot defensivo. Quando estiver usando o hazard, ela apenas deve ter cuidado com os checks que dão switch in a fim de lidar com ela, como Elekid e Abra, que, se trazidos com segurança, podem ameaçá-la. Porém, contanto que seus checks sejam derrotados, as opções de recovery e o bulk de Mareanie permitem-lhe dar switch in com praticamente nenhuma dificuldade e continuar a pôr em campo Toxic Spikes para tomar a dianteira.


NÃO USE ESTE / ESTES POKÉMON

Koffing Poison-type Koffing

À primeira vista, Koffing pode aparentar ser um usuário de Toxic Spikes decente, mas seus stats medianos e sua dependência em Eviolite o tornam em uma escolha menos preferível quando comparado a Mareanie. Koffing tem acesso a moves como Sludge Bomb, mas seus stats ofensivos e sua movepool são medíocres na melhor das hipóteses, deixando-o como uma isca de setup para Pokémon que recebem pouco de seus moves, como Tirtouga, embora esse possa temer Will-O-Wisp. Diferente de sua excelente Defense, seu HP e Special Defense não são muito bons, deixando-o fraco a Pokémon como Abra e Drilbur. Pelo lado positivo, Koffing possui uma ótima ability, Levitate, fazendo switch in em quase todos os Pokémon Ground-type e usando a switch forçada para usar Toxic Spikes, se o oponente não tiver uma coverage para ele. A capacidade de Koffing de espalhar Will-O-Wisp também é temível, já que, se ele der lead, é possível prejudicar Pokémon como Mienfoo e Onix no início do jogo. Apesar de Koffing ser uma mistura de boas e más qualidades, os jogadores estão tendem a usar um usuário de Toxic Spikes mais seguro, como Mareanie.


Vá Lá!

Entry hazards abrem espaço para muitos arquétipos e estruturas de equipe e podem moldar o estilo de jogo em si, expressando o quão importante os entry hazards são. Por isso, quando criar equipes, tenha sempre em mente quais entry hazards e usuários são mais eficientes para o seu arquétipo de equipe, pois você nunca saberá se uma boa sinergia ou algum erro na composição da equipe pode ser encontrado. A próxima e última parte dessa série de artigos será sobre a remoção dos entry hazards e sobre spinblockers. Não perca!

HTML por ScarfWynaut
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »