Análise de Crown Tundra

Por Nol. Traduzido por Mr.Panda411. Publicado em: 28/05/2021
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Crown Tundra's Review art

Arte por Ticken.

Introdução

A segunda metade do Expansion Pass de Pokémon Sword e Shield, Crown Tundra, foi lançada no fim de Outubro do ano passado. Você pode ler sobre a primeira parte, Isle of Armor, no artigo fantástico do Estronic. A presença de DLC foi algo novo para a franquia Pokémon, e as duas metades do Expansion Pass diferiram bastante não só em história, mas em mecânicas e atmosfera também. Neste artigo, nós daremos uma olhada na DLC de Crown Tundra, quão boa ela realmente é e o que esse passo em relação a DLC poderia significar para o futuro da franquia.


Superfície

Começando com uma nota não tão positiva, a superfície de Crown Tundra é bem decepcionante, principalmente se comparado aos diversos biomas de Isle of Armor. Cerca de 60% da paisagem é coberta por neve, transformando-a em uma folha em branco infinita. A solitária vila de Freezington, que funciona como a área central da história, é a única ruptura no deserto nevado. O resto é uma campina verde, que sofre da mesma falta geral de diversidade, mas com uma cor diferente. As ruínas onde você encontra os titãs de Hoenn são alguns dos lugares mais legais, fazendo referência à terceira geração com os puzzles necessários para abri-las. Ballimere Lake é um sopro de ar fresco bem-vindo, com grama e água vívidas e uma grande árvore colorida que inicialmente abriga as Galarian forms das aves de Kanto, o que fornece um contraste necessário ao resto da região. As praias, florestas e cavernas de Isle of Armor fazem muita falta em Crown Tundra.

Personagens e História

Há alguns personagens únicos em Crown Tundra, e nenhum muito interessante. Peonia é uma personagem facilmente esquecível, com o único propósito aparente de iniciar a história, introduzir você às Dynamax Adventures e... nada mais. Peony, seu suposto parceiro de aventuras, imediatamente te abandona para você fazer tudo por conta própria, apesar de nomear ambos de "Equipe de Exploração do Peony", e embora seus comentários sobre a "cachola enorme" de Calyrex sejam engraçados na primeira ou segunda vez, a cada uso sucessivo eles se tornam uma piada batida que rapidamente perde a graça. Por fim, Calyrex na verdade é o melhor dos três personagens principais. Ele conta uma história interessante de como foi uma vez reverenciado como o rei de Crown Tundra, que eventualmente se reduziu a uma lenda, e pede sua ajuda para recuperar seu poder para que possa uma vez mais ajudar o povo da região. Ele fala com você através de Peony, o que pode levar a alguns momentos cômicos, mas no fim sua história e personalidade são as mais fortes e interessantes dos três.

O que Crown Tundra falta em personagens, ela mais do que compensa em história. Depois de chegar a Freezington, você imediatamente recebe três Pistas Lendárias para escolher e fazer na ordem que desejar. Essas te forçarão a explorar Crown Tundra inteira a fim de completá-las. Você se verá viajando pelos cantos da região para descobrir os templos onde estão os titãs lendários, subindo uma montanha para ajudar Calyrex a recuperar seu poder e uma ainda te leva de volta a Isle of Armor e a Wild Area de Galar para procurar as aves de Galar. É difícil largar o jogo conforme você trabalha para resolver as pistas e capturar os novos lendários. Ainda mais conteúdo é oferecido por meio de uma quarta pista entregue a você depois da conclusão da história principal, assim como uma caça para encontrar pegadas que eventualmente te levarão às Espadas da Justiça de Unova, incluindo um Keldeo capturável. A liberdade da história de Crown Tundra dá um pausa apreciada na linearidade sufocante do jogo base e de Isle of Armor.

Pokémon Novos e em Retorno

Nove Pokémon novos foram introduzidos nessa nova região, cinco lendários e quatro novas Galarian forms. Muitos desses se consolidaram rapidamente em discussão comum, seja devido aos seus designs únicos e interessantes, como Regieleki e Regidrago, ou devido à sua capacidade de balançar o cenário competitivo, como Spectrier por seu curto tempo em OU e Glastrier em VGC. Calyrex, embora medíocre por si só, ganha duas fusões poderosas quando combinado a Glastrier ou Spectrier, cada um sendo uma das forças a serem reconhecidas no cenário de Ubers da oitava geração. Variantes de Galar das aves lendárias de Kanto também podem ser encontradas, cada uma com uma nova combinação de tipos interessante e um novo design elegante que demonstra muito bem o potencial de variantes regionais ao atualizar Pokémon que foram pilares da franquia por décadas.

Mais de cem Pokémon das gerações passadas também retornaram nessa expansão. A lista inclui favoritos dos fãs como Dragonite, Garchomp e Metagross, assim como Pokémon fósseis como Aurorus e Tyrantrum que podem ser achados na natureza. Mais de cinca do elenco de retorno é formado por Pokémon lendários e Ultra Beasts das gerações passadas, tornando cada um disponível e capturável através do Expansion Pass. Exclusões notáveis incluem vários Pokémon da quarta geração como os iniciais de Sinnoh, provavelmente devido aos lançamentos iminentes dos remakes dessa geração, bem como diversos Pokémon míticos como Hoopa e Meloetta. Contudo, mesmo sem eles, Crown Tundra trouxe consigo uma grande variedade de Pokémon novos e velhos tanto para colecionadores quanto para jogadores ávidos desfrutarem.

Novas Mecânicas


Conclusão

Agora que as duas metades do Expansion Pass saíram, a pergunta é: valeu o dinheiro? Eu acredito que a resposta é sim. Eles adicionaram conteúdo paralelo e pós-game muito necessário e cada uma vem com novas mecânicas que tornam o jogo mais fácil e menos de um martírio quando se trata de conseguir Pokémon que são bons para o competitivo. Embora ele tenha seus defeitos, o Expansion Pass é uma experiência agradável no geral, que te manterá envolvido por muitas horas.

Olhando para o futuro, acredito que isso poderia ser uma nova alternativa menos cara para complementos que nós vimos no passado. Terceiros jogos, como Emerald e Platinum, eventualmente deram lugar a Black e White 2 e Ultra Sun e Ultra Moon. Da mesma forma, acredito que esses também darão lugar às DLCs, que eu encaro como uma mudança positiva, já que a DLC traz conteúdo novo por uma fração do preço de um jogo novo. Embora imperfeito, o Expansion Pass mostra um passo em uma nova direção inteligente e interessante para a franquia.

HTML por Inactive
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »