Sweepers Não-Me-Crit em LC

Feito por DC. Traduzido por Band. Publicado em: 03/10/2022.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
Crit-me-not Sweepers in LC art

Arte por skrimps.

Introdução: O Que é um Sweeper Não-me-crit e O Que Levou ao Seu Desenvolvimento em SS?

Um sweeper não-me-crit é um setup sweeper bulky capaz de amplificar ambas suas defesas e que tem recovery, tornando-o tecnicamente impossível de derrotar à exceção de critical hits. Eles têm se tornado mais proeminentes em SS ao longo da geração e tem aparecido em várias tiers; exemplos famosos incluem Curse + Amnesia Registeel em RU e Cosmic Power Eternatus em Ubers. Essa tendência chegou em LC, onde sweepers não-me-crit se tornaram integrais ao metagame, requisitando uma preparação significativo e um pouquinho de sorte para lidar com eles.

Mas o que levou ao desenvolvimento deles em SS? Em LC, as razões principais são a perda de Z-Moves e a influência do Dexit. Como uma mecânica, Z-Moves forneciam um move absurdamente poderoso de uso único que conseguia enfraquecer significativamente um inimigo ou simplesmente dar KO em ameaças perigosas. Essa mecânica favorecia sweepers mais ofensivos e impedia setup sweepers bulky de conseguirem chances amplas de setup; ao mesmo tempo, o fator surpresa dos Z-Moves também pode permitir que uma isca de setup virasse o jogo, ganhando o matchup. Além disso, as limitações na hora de construir times trazidas pelo Dexit facilitou muito a vida de setup sweepers bulky em LC. A perda de Pursuit tornou certas ameaças como Gastly imparáveis, que acabou indo parar na lista de bans, o que levou à diminuição da viabilidade de Ghost-types no geral. Isso permitiu que o proeminente Shellos prosperasse, apesar de apenas ter Facade como um move ofensivo. Similarmente, ter Dark-types como Vullaby e Scraggy banidos tem garantido o sucesso de Cosmic Power Natu. Ao mesmo tempo, wallbreakers poderosos como Cutiefly, Snivy e Clamperl ou estão banidos ou simplesmente não existem em SS, reduzindo maneiras de derrotar esses sweepers. No geral, a perda de Z-Moves poderosos e limitações na construção de times criadas pelo Dexit permitiram que esses sweepers não-me-crit criassem um nicho para si mesmos em LC.


Protótipos de Sweepers Não-me-crit

Vullaby Mareanie Munchlax

Iron Defense Vullaby, Iron Defense Mareanie e Curse Munchlax são os protótipos originais de sweepers não-me-crit. Eles têm maneiras de aumentar Defense, uma forma de recovery e bulk natural decente. O que os separa de outros sweepers não-me-crit é o fato de eles apenas serem capazes de aumentar sua Defense em vez de ambos stats defensivos. Porém, eles mostraram o quão efetivo amplificar sua Defense pode ser, especialmente para servir como uma condição de vitória num metagame dominado por ataques physical. Após Iron Defense, Vullaby e Mareanie eram praticamente imparáveis por meio de ataques physical, podendo se aproveitar desse fato para lidar com inimigos como Onix e Thunder Punch Timburr. Munchlax é um caso peculiar pois já possuía Special Defense excelente; isso deu a ele mais oportunidades de usar Curse, pois não precisava temer ser derrubado por special attackers fortes. O que também separou Munchlax dos outros dois é o fato de que Curse também aumentava seu Attack, o que significa que seus Facade e Fire Punch eram bem potentes após vários boosts. Embora incompletos, estes três Pokémon fundaram o desenvolvimento de sweepers não-me-crit em LC.


O Primeiro Não-me-crit Sweeper Verdadeiro

Woobat

Grassy Seed Woobat foi o primeiro sweeper não-me-crit que ganhou destaque em LC. Com seu parceiro de confiança, Grookey, Woobat ganharia imediatamente +2 Defense ao entrar em campo devido a Simple e usaria Calm Mind em seguida. Isto tornava extremamente difícil o derrotar e Roost aumentava ainda mais sua longevidade. Stored Power realmente tornou Woobat aterrorizante, pois ele poderia se aproveitar de todos seus boosts acumulados para dar OHKO na maioria dos Pokémon. Os pouquíssimos Dark- e Steel-types que eram imunes ou resistiam a Stored Power tinham que tomar cuidado com Heat Wave. Como sweeper não-me-crit, Woobat era perigoso, já que até mesmo supostos checks como Pawniard e Vullaby não conseguiam derrotá-lo de forma confiável sem sorte suficiente devido à redução da potência de Knock Off. Woobat subiu ao topo do metagame e o dominou, forçando preparações muito específicas como Encore Abra e Whirlwind Vullaby. Por isso, acabou sendo relegado para banlist.


Sweepers Não-me-crit Atuais

Shellos Natu

Curse + Amnesia Shellos e Cosmic Power Natu são os dois sweepers não-me-crit atuais. Os dois conseguem impulsionar ambas defesas, têm recovery confiável, bulk natural e traços únicos que melhoram suas habilidades de setup. Vamos analisá-los separadamente.

Curse + Amnesia Shellos é o primeiro sweeper não-me-crit, sendo um grande perigo no metagame atual de LC. Sua característica especial é Sticky Hold, que impede que adversários removam seu Eviolite. Isso essencialmente mitiga uma das ferramentas mais importantes de LC em Knock Off e permite que Shellos mantenha seu bulk, o que significa que ele pode fazer setup consistentemente. Com Curse + Amnesia, Shellos pode aumentar ambas defesas e Attack para fazer a festa com Facade, que também pune inimigos que tentam prejudicar ele com status. Essa combinação com Recover é potente o suficiente para que Shellos supere dois dos seus maiores counters, Ferroseed e Foongus, no um contra um. Além disso, os moves de Shellos têm muito PP, 96 para ser exato, portanto, ele pode fazer PP stall contra counters como Frillish.

Cosmic Power Natu é o outro sweeper não-me-crit proeminente e sua especialidade é Magic Bounce, que impede adversários de enfraquecê-lo com status ou impedir suas tentativas de setup com Taunt. Cosmic Power aumenta suas defesas simultaneamente e Natu pode se aproveitar desses boosts para derrotar inimigos com Stored Power, similarmente a Woobat. Heat Wave fornece coverage para Steel-types, notavelmente o popular Dark-type Pawniard, e Roost dá longevidade a Cosmic Power Natu.

Então como você para esses sweepers aparentemente imparáveis? O método mais importante é limitar suas oportunidades de setup: posicionamento cuidadoso através de pivots como Mienfoo, Grookey e Larvesta e switches duplas muitas vezes detêm esses sweepers de fazerem setup sem repercussões, enquanto Mienfoo pode até mesmo carregar Taunt para impedir Shellos. O outro detalhe importante é evitar que eles acumulem múltiplos boosts. Atacantes poderosos como Grookey (para Shellos), Carvanha e Shadow Ball Abra (para Natu) e Thunderbolt Porygon e Magnemite (para ambos) ainda podem forçar essas ameaças a saírem de campo, caso não tenham acumulado boosts demais. Similarmente, setup sweepers ofensivos como Swords Dance Grookey, Dragon Dance Tyrunt e Dragon Dance Onix podem fazer setup junto dessas ameaças e derrotá-los em cenários um contra um. Jogadores também têm inovado com criações como Toxic Drilbur para surpreender e limitar ambos sweepers antes de eles fazerem setup vezes demais, enquanto Final Gambit Diglett existe como um último esforço para remover sweepers não-me-crit após vários boosts, impedindo que eles ganhem a partida.


Conclusão

Sweepers não-me-crit se tornaram uma parte integral de LC, sendo difícil ignorar sua presença. Alguns indivíduos dizem que eles são prejudiciais ao metagame pois encorajam depender da sorte e critical hits para que sejam derrotados, enquanto outras pessoas defendem que eles adicionam uma nova dimensão ao jogo e necessitam de inovações para que se possa lidar com eles. Qualquer que seja o caso, é provável que eles continuem a ser usados. Então experimente um desses sweepers não-me-crit nas suas próximas partidas, seja a lesma aterrorizante ou o pássaro imparável, senão, prepare-se para enfrentá-los!

HTML por Ryota Mitarai.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »