Além do Tabuleiro: A Sala Chess

Feito por Megazard. Arte por Matryoshkat e Cretacerus. Traduzido por Mitsuki.
« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »
Arte por Matryoshkat

Introdução

Alguma vez você já entrou em um site de Pokémon para jogar xadrez? Bom, a sala Chess no Pokémon Showdown! é o lar de todos os jogos e discussões relacionados ao xadrez. Embora não seja uma das salas mais ativas, você pode vir na sala Chess para jogar uma grande variedade de formatos e falar sobre um jogo clássico e muito popular de estratégia que é um pouco mais velho que DPP OU.


Variantes

Embora a variante regular seja a mais jogada na sala, ela pode não ser tão interessante ou única, e às vezes as pessoas podem ficar confusas com conceitos estranhos como Chess960. Essas são as variantes de xadrez mais jogadas na sala Chess, que possuem suporte para desafios no Lichess.

Atomic

Atomic é bastante popular por sua estratégia única e jogos rápidos. Toda vez que uma peça é capturada, todas as peças em um raio de um quadrado são destruídas como resultado da explosão nuclear, exceto os peões, que absorvem a radiação nuclear para conseguirem o poder de se transformar em uma rainha caso cheguem ao outro lado do tabuleiro. Isso faz com que os jogos sejam rápidos, já que os jogadores focam menos em dar xeque-mate e sim em aniquilar o rei com uma captura bem posicionada. As partidas de iniciantes normalmente são bem rápidas já que Atomic é um tema bem complexo para se aprender de início. No entanto, em breve você já vai ter aprendido as manhas de posicionar defensivamente suas peças e proteger cuidadosamente seu rei e mandar seu oponente chorando de volta para casa.


King of the Hill

Esta é a variante que mais se parece com o xadrez comum. Na verdade, King of the Hill segue todas as regras normais, porém com uma pequena mudança de que qualquer um que mova seu rei de forma legal até um dos quatro quadrados centrais do tabuleiro vence. Embora você possa tentar um xeque-mate com uma estratégia agressiva durante o mid-game, uma falha tornará o final do jogo bem mais difícil. Assim que a rainha e algumas outras peças são retiradas de cena, o jogo gira em torno de mover o rei rapidamente, enquanto o outro jogador tenta bloquear seus movimentos de forma efetiva. Embora não seja o mais original dos temas, uma corrida em direção a esses preciosos quadrados pode se tornar intensa quando você estiver se aproximando do fim de uma longa e dura partida.


Chess960

Também conhecido como o xadrez aleatório de Fischer em homenagem ao seu criador mundialmente conhecido, Chess960 encoraja você a pensar fora do quadrado (quadrado, sacou?), começando o jogo com todas as peças em lugares aleatórios. As posições iniciais são uma característica marcante do xadrez regular, e não saber como o jogo começará muda muita coisa em relação às táticas e posições, embora a maioria dos setups tenham estruturas similares. Há uma grande quantidade de diferentes possibilidades, com as únicas regras sendo que ambos os lados devem ser simétricos, assim como no xadrez normal, e que os bispos devem estar em quadrados de coloração diferente. Chess960 normalmente é jogado em sets (como no vôlei, por exemplo), já que a variabilidade pode manter o jogo fresco para uma melhor de três.


Racing Kings

A variante mais rara e mais diferente de xadrez, Racing Kings involve uma posição de setup única, como pode ser visto aqui e colocar seu oponente em xeque é totalmente proibido. O jogo consiste em ser a primeira pessoa a mover seu rei para a oitava posição em vez de tentar dar xeque-mate. Embora o jogo pareça favorecer as peças brancas, se ambos os jogadores forem capazes de mover seu rei para a oitava posição no mesmo turno, a partida termina em um empate. Como colocar o rei adversário em xeque é ilegal, Racing Kings tem uma estratégia única, onde o rei pode semi-proteger as suas próprias peças caso sua captura o coloque em check.


Chessmons

Como a sala Chess está em um site de Pokémon, era natural que alguém tivesse a ideia de criar uma forma de batalha baseada em xadrez. As regras (em inglês) podem ser encontradas aqui, mas basicamente, a ideia é ter um Pokémon representando cada uma das seis peças. O peão deve ser um Pokémon de Little Cup, o cavalo deve ser a evolução final do peão, o bispo pode ser qualquer Pokémon de UU para baixo, a torre pode ser qualquer Pokémon de OU para baixo, a rainha pode ser qualquer Pokémon de Ubers e abaixo, incluindo Primal formes, e o rei deve ser um dos oito Pokémon pseudo-lendários. O jogo termina quando o rei estiver fora de combate, então é importante jogar cuidadosamente e preservá-lo até o final. Embora não exista um formato oficial para desafios e algumas das melhores estratégias não tenham sido descobertas, alguns dos melhores combos de peão-cavalo para se usar são Vullaby e Mandibuzz, já que Vullaby tem um bulk bom para um Pokémon de tiers baixas, e Abra e Alakazam, já que Abra pode continuar desempenhando seu papel como revenge killer utilizando Focus Sash.


Quebra-cabeças

A sala Chess sempre tem um quebra-cabeça para ser resolvido na room intro, que geralmente muda pelo menos uma vez na semana. Isso pode ir de algo simples como xeque-mates a táticas mais complexas, e também frequentemente haverá alguma discussão sobre qual seria a melhor jogada em uma dada situação. Não se esqueça de utilizar spoilers para não arruinar a solução de outras pessoas!


Entrevista dos Room Onwers

Nessa parte, Austin e PenQuin aceitaram falar um pouco sobre suas experiências na sala Chess.

Megazard Interview

Megazard

O que levou você a jogar xadrez?

Austin Interview

Austin

Eu comecei a jogar xadrez por volta dos meus 8 anos. Eu via alguns amigos jogando na escola e instantaneamente fiquei obcecado em sempre ganhar deles.

PenQuin Interview

PenQuin

Bem, voltando à época em que eu era jovem, por volta dos 9 ou 10 anos, meu pai me ensinou a jogar xadrez. Principalmente como mover as peças, xeque e xeque-mates. Eu jogava xadrez com ele algumas vezes na semana, mas era apenas algo que fazíamos após o jantar. Quando entrei no sexto ano, eu estava apto a entrar no clube de xadrez! Uma vez por semana ocorria um torneio. Eu praticava bastante com meu pai. Eu eventualmente ganhei um torneio após ter perdido por algumas semanas, e foi um momento muito especial para mim, especialmente porque a maioria dos alunos que jogaram contra mim eram 2 ou 3 anos mais velhos. Depois disso, eu comecei a jogar xadrez online e em centros comunitários. E ainda faço isso.

Megazard Interview

Megazard

Vocês dois possuem auth em muitas salas. O que há de tão especial na sala Chess?

Austin Interview

Austin

A coisa que eu acho mais especial sobre a sala Chess é que, além de ter sido a primeira sala em que eu fui promovido, eu também estou nela desde o começo, vê-la crescer e conhecer todas as pessoas tem sido bem prazeroso e continua a me motivar hoje em dia.

PenQuin Interview

PenQuin

A sala Chess é muito especial para mim, porque é um lugar em que você sempre pode ir para relaxar. No começo, eu estava nervoso sobre participar da sala e compartilhar meu conhecimento e experiências, mas depois que eu comecei, não tenho arrependimentos. Todo mundo é tão legal e prestativo para qualquer um que quer melhorar seu jogo. Eu fiz um montão de amigos lá, e espero fazer mais.

Megazard Interview

Megazard

Qual é a sua lembrança favorita da sala?

Austin Interview

Austin

Minha lembrança favorita é provavelmente quando ganhei Room Owner, porque todo o tempo e esforço que eu coloquei ali se tornaram muito mais gratificantes quando eu finalmente ganhei o cargo.

PenQuin Interview

PenQuin

Hmmm… eu poderia escolher entre diversos momentos divertidos na sala, mas meu momento favorito é, com certeza, quando eu perdi contra MFahim na final do torneio valendo Voice. Eu joguei muito mal como sempre, mas MFahim me contou o que eu fiz de errado e o que fazer para evitar esses erros no futuro. Isso foi basicamente o que me motivou a fazer parte da sala.

Megazard Interview

Megazard

Por que vocês têm nicknames tão… simples?

Austin Interview

Austin

Originalmente você disse "sem sal", então eu vou responder a isso; meu username é sem sal porque eu sou terrível com nicknames, e o outro nick que eu poderia me ver usando seria um que muita gente não entenderia.

PenQuin Interview

PenQuin

Eu contei para poucas pessoas a origem do meu nome, mas agora eu vou deixar vocês saberem. Quando estava na quarta série, eu recebi meu teste de soletração de inglês. Eu acertei 19 de 20. Eu estava feliz até ver qual palavra estava marcada como incorreta. Acabou que essa palavra estava marcada como errada em muitos testes da minha classe. Então eu perguntei para a minha professora "como você soletra pinguim em inglês?" Ela pareceu irritada e soletrou como "P E N Q U I N". Eu achei isso hilário e mostrei-lhe o dicionário. Ela acabou ligando para minha casa, mas meu pai também achou engraçado. Eu não tive problema algum, mas "penquin" tornou-se uma piada interna entre minha família e meus amigos. Esse é o porquê de eu ter escolhido o nick PenQuin.

« Artigo Anterior Início Artigo Seguinte »