Coverage da AGPL IV

Feito por pannuracotta e Theia. Traduzido por Frixel. Publicado em: 05/10/2022.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »
AGPL IV Coverage

Arte por Pissog.

Introdução

A Anything Goes Premier League, ou AGPL, é o maior e mais prestigiado torneio em equipes no circuito de Anything Goes. Com seis equipes e oito slots, este torneio dá a várias gerações desta OM a oportunidade de brilhar. Apresentando slots para ORAS, USM e SS, bem como para National Dex AG e um multigen à melhor de três, a AGPL permite que alguns dos jogadores mais fortes de Anything Goes se enfrentem em uma batalha para serem os melhores.

A quarta edição da AGPL viu jogadores novos e antigos nos pares de managers. Retornando do ano passado estava o manager campeão da AGPL III, Icemaster, com um novo nome de equipe e um novo co-manager em baconeatinassassin, cujo conhecimento e experiência no metagame ajudaram a formar imediatamente um dos conjuntos de managers mais fortes do torneio. Também retornaram Kate e os Limitless Lycanrocs, que por pouco não conseguiram vencer a AGPL III, desta vez acompanhados pelo ex-companheiro de equipe e eventual campeão da OMPL X, Will. O líder de Anything Goes, cromagnet, também estava de volta, liderando seus amados Crooked Crobats na esperança de finalmente conquistar uma vitória indescritível no torneio de equipe, com um novo manager com especialidade em torneios de RoA. Participando novamente, mas apenas com o mesmo nome, estavam os Salt Mining Sableyes. A equipe teve uma história difícil, vencendo a AGPL II e chegando em quinto lugar na AGPL III, mas com um de seus ex-managers no torneio sendo banido e o outro sendo o host, pannuracotta, especialista em OM e o ex-líder da AG Guard; ele esperava trazer a glória de volta aos Sableyes na AGPL IV. Os pares finais de managers consistiam no líder de Ubers e finalista do circuito de AG de 2021, Fc, junto do colaborador de longa data de AG e vencedor do AG Snake II, lotiasite, e no vencedor do AG Circuit de 2021, Skarph, cujo último período gerencial na AGPL II terminou com sua equipe em quinto lugar, agora ao lado de outra ex-líder de AG, a recém-retornada pichus, que também comandou pela última vez na AGPL II com sua equipe ficando em segundo lugar.


Draft

Crobat

Crooked Crobats

Necrozma-DM

Lion's Den

Lycanroc

Limitless Lycanrocs

Sableye

Salt Mining Sableyes

Mega Rayquaza

Streaming Sky Serpents

Spheal

Spheal Ordeal

Enquanto os jogadores mais caros do torneio foram lotiasite e baconeatinassassin, com um preço de 20k por serem os co-managers que se compraram para poder jogar, o preço mais alto no leilão foi a compra de 17k do jogador de USM Zenithial pelo Lion's Den. O versátil pdt, vindo de duas temporadas consecutivas de equilíbrio, seguiria com uma oferta de 15.5k dos Crooked Crobats.


Primeiras Semanas

Nas primeiras três semanas da AGPL IV, os Spheal Ordeal foram uma força dominante e o único time invicto. Eles derrotaram os Crooked Crobats e os favoritos do torneio Streaming Sky Serpents, bem como empataram com os Salt Mining Sableyes na segunda semana, quando reverteram um 2-4 graças às vitórias consecutivas de Andyboy e Fc.

Os Lion's Den, Streaming Sky Serpents, Salt Mining Sableyes e Crooked Crobats encontraram-se em posições semelhantes, separadas apenas por alguns pontos de diferença. Os Lion's Den tinham a maior pontuação, com um ponto, e os Crooked Crobats tinham a menor com -2 devido a uma derrota de 2-6 contra os Spheal Ordeal na primeira semana. Os Limitless Lycanrocs ficaram para trás na classificação sem uma única vitória e enfrentariam uma dura batalha se quisessem garantir uma vaga nos playoffs.

Muitos jogadores tiveram atuações fortes nas primeiras três semanas com recordes invictos. Entre eles estavam, para surpresa de ninguém, a dupla final do circuito de AG do ano passado, Fc e Skarph, bem como jogadores veteranos de ORAS AG keys e Andyboy, que não é um estranho quando se trata de fortes exibições em USUM AG. Fazendo sua estreia na AGPL estavam os jogadores de OM astralydia, Dr. Phd. BJ e zioziotrip, assim como o líder de Ubers, Aberforth, todos com recordes de 3-0 também. Por outro lado, jogadores renomados como Trade, Ballfire e pdt ficaram aquém da competição/aquém do esperado, não conseguindo mais de uma vitória entre eles na primeira metade do torneio.

Classificação da Meia-Temporada

Equipes Vitórias Derrotas Empates Pontos
Spheal Ordeal 2 0 1 5
Lion's Den 1 1 1 3
Streaming Sky Serpents 1 1 1 3
Salt Mining Sableyes 1 1 1 3
Crooked Crobats 1 1 1 3
Limitless Lycanrocs 0 2 1 1

Semanas Seguintes

Os Spheal Ordeal continuaram a dominar a concorrência na segunda metade do torneio, com uma vitória na semana quatro contra os Lion's Den, mantendo-os invictos e confortavelmente no primeiro lugar. A derrota dos Lion's Den colocou-os em terceiro lugar, já que a vitória dos Streaming Sky Serpents contra os Crooked Crobats na mesma semana permitiu que eles passassem para o segundo lugar. Os Limitless Lycanrocs também garantiram a sua primeira vitória contra os Salt Mining Sableyes na quarta semana, colocando-os de volta na disputa por um lugar nas semifinais.

Entrando na quinta e última semana da temporada regular, os Spheal Ordeal estavam praticamente garantidos no primeiro lugar e conseguiram uma vaga nos playoffs. Os Streaming Sky Serpents se mantiveram forte no segundo lugar, estando dois pontos à frente do último conjunto de equipes. As quatro equipes finais tiveram recordes idênticos de vitórias, derrotas e empates e foram separadas apenas pelo diferencial, com os Lion's Den liderando com um diferencial de -1 e os Crooked Crobats em último com um de -6. Havia a possibilidade de qualquer time que não fosse os Spheal Ordeal perder ou ganhar um lugar entre os três primeiros, então as apostas eram mais altas do que nunca no início da semana.

A equipe líder Spheal Ordeal foi contra os Limitless Lycanrocs, que estava tentando ir do último lugar para as semifinais em apenas duas semanas. Os Lycanrocs começaram fortes, rapidamente colocando a semana em 3-0. No entanto, os Spheals voltaram com três vitórias próprias para igualar o placar. Um infeliz paralysis em um jogo de NatDex AG entre Kate e Nevelle colocou os Spheals de volta no topo da semana e o Rotten não conseguiu garantir o empate para sua equipe, perdendo uma melhor de três em dois jogos para Fc e tirando oficialmente os Lycanrocs da disputa e garantindo aos Spheals o seu bilhete para as finais.

O segundo lugar Streaming Sky Serpents e o terceiro classificado Lion's Den se enfrentaram, ambos esperando manter seu lugar nas semifinais. Os Lions conseguiram levar a semana para um início de 4-1, mas os jogadores do Serpents FatFighter2 e keys levaram o placar para 4-3. tier, que era recém-chegado a AG, não conseguiu superar o manager dos Serpents, baconeatinassassin, e os Serpents terminaram a semana empatados, garantindo uma vaga nas semifinais e forçando o Lion's Den a esperar ansiosamente pelo resultado da outra série para ver se conseguiriam passar aos playoffs.

O confronto final foi os Salt Mining Sableyes contra os Crooked Crobats. As equipes estavam em quinto e sexto lugar, respectivamente, entrando na quinta semana, mas com os Lycanrocs eliminados pelos Spheals e o Lion's Den empatando, uma vitória para qualquer uma dessas equipes os levaria da parte inferior da tabela para as semifinais. A série permaneceu próxima, com as equipes trocando vitórias e derrotas até o placar ficar em 4-3 a favor dos Sableyes. O jogo final da série também foi último da semana e os espectadores assistiram com a respiração suspensa quando Sasha, jogando um dos jogos mais importantes do torneio como seu jogo de estreia na AGPL, e Farce Of The Death, um jogador especializado em NatDex AG que tinha encontrando sucesso em SS AG nesta AGPL, se enfrentaram. A equipe de Farce parecia estranha no início e não tinha fortes ameaças ofensivas óbvias, exceto por um Flygon altamente incomum contra a equipe com uma aparência mais padrão de Sasha, mas a equipe com mais bulk provou ser demais para Sasha, que desistiu da partida. A vitória do Farce empatou a série, mantendo tanto a própria equipe quanto os Sableyes fora das semifinais e garantindo a vaga dos Lion's Den em terceiro lugar, apenas com dois pontos acima dos Sableyes.

Saindo da temporada regular, dois jogadores ainda ostentavam recordes invictos. Fc conseguiu um recorde de 5-0 no slot de melhor de três, onde enfrentou adversários difíceis como Skarph e Icemaster. keys também manteve um recorde perfeito no slot de ORAS dos Serpents, com vitórias contra jogadores de longa data como Chloe e Iguana. Mesmo que seu time estivesse fora, o primeiro AGPL de Aberforth terminou com um recorde de 4-1, um dos dois únicos recordes positivos nos Lycanrocs e o melhor de qualquer time eliminado. Por outro lado, Trade terminaria sua temporada na quinta semana com um recorde de 1-4, um resultado completamente inesperado após sua estreia de 6-1 na AGPL III. QWILY, Rotten e cromagnet apresentaram recordes igualmente decepcionantes na temporada regular, enquanto os veteranos de AG Chloe, Dockiva~~ e PurpleGatorade também terminaram com resultados negativos nesta edição do torneio, cada um com desempenho de 2-3.

Classificações Finais

Equipes Vitórias Derrotas Empates Pontos
Spheal Ordeal 4 0 1 9
Streaming Sky Serpents 2 1 2 6
Lion's Den 1 2 2 4
Salt Mining Sableyes 1 2 2 4
Crooked Crobats 1 2 2 4
Limitless Lycanrocs 1 3 1 3

Semifinais

Depois de um final emocionante para a temporada regular, os Streaming Sky Serpents e os Lion's Den encontraram-se cara a cara pela segunda semana consecutiva. A série começaria 1-1, com um par de vitórias divididas pelos dois slots de USM, uma para Zenithial e outra para The Strap. Ao contrário da semana anterior, no entanto, a série não terminaria num empate. Swas começou o último dia da semana com uma vitória sobre baconeatinassassin. Ballfire, que estava a se recuperar de seu início incerto no torneio, garantiu a terceira vitória dos Lions sobre o calouro de AG, kythr. Skarph derrotou Icemaster no slot à melhor de três pela segunda semana consecutiva e Nineveh terminaria as semifinais com um pouco de sorte em seu jogo ORAS contra o invicto keys.

Apesar do seu percurso nas semifinais, ambos keys e The Strap terminaram com impressionantes recordes de 5-1, com o 3-2 de FatFighter2 sendo o terceiro dos três melhores recordes dos Serpents, enquanto os dois managers dos Serpents apresentaram recordes de 3-3 que não eram característicos dos mesmos.


Finais

Passando para as finais, os Lion's Den iriam enfrentar o seu adversário mais difícil até agora: o primeiro classificado do torneio, os Spheal Ordeal, que tinham acabado de ter uma semana de folga enquanto os Lions lutavam nas semifinais. O último encontro dessas equipes terminou com uma vitória por 5 a 3 para os Spheals, e eles estavam ansiosos para repetir isso e conquistar a vitória da AGPL IV.

Spheal Ordeal (4) vs (4) Lion's Den

A série final começou equilibrada, com as duas equipes conseguindo vitórias até o 2-2. No entanto, Alpha Rabbit e Nevelle rapidamente mudaram isso com um par de vitórias que colocaram os Spheals na liderança por 4-2, precisando apenas de mais uma vitória para terminar o domínio completo do torneio. Skarph conquistou mais uma vitória para sua equipe, aproximando a série de 4-3 e arruinando o recorde invicto de Fc ao longo do caminho e de repente todos os olhos estavam no jogo restante, o veterano lotiasite com um recorde de 3-2 contra o recém-chegado a AG polt com um recorde de 0-2, que entrou na escalação com uma substituição no início da semana. Com os Spheals claramente favoritos para vencer esta partida, aqueles que seguiram o torneio ficaram surpresos quando o polt conseguiu uma vitória por 3 a 0 sobre lotiasite, levando a série ao empate e a um desempate.

Com SS como um slot garantido na série de desempate, os Lion's Den escolheram ORAS e os Spheal Ordeal, sem surpresa, escolheram uma segunda vaga de SS dado o seu desempenho em SS ao longo do torneio.

Spheal Ordeal (0) vs (2) Lion's Den

A primeira partida do desempate foi de ORAS entre dois jogadores que jogaram USM durante todo o torneio, inclusive um contra o outro nas finais. Desta vez, no entanto, foi MZ quem saiu por cima com um raro Chilan Berry Mega Rayquaza, colocando os Lions em vantagem de 1-0. tier, uma aparição surpreendente na escalação de desempate das finais dos Lions como um recém-chegado ao metagame quando o torneio começou, ganhou a ajuda de algumas paralysis oportunas e boosts de Dragon Dance para fortalecer um Necrozma-DM e vencer lotiasite e assim terminar o torneio com o mascote do time vencedor.

Quando as finais acabaram, seria para surpresa de ninguém que o manager dos Lion's Den, Skarph, teve a melhor exibição no torneio, apresentando um impressionante recorde de 6-1, com cinco dessas vitórias vindo do slot à melhor de três. Zenithial e Nineveh completaram os melhores desempenhos dos Lions, cada um com um recorde de 4-3. Os Spheals também tiveram vários jogadores fortes, com o manager Fc apresentando um recorde de 5-1. Alpha Rabbit também registrou um recorde de 5-1, o que foi uma redenção de sua exibição de 1-4 na AGPL III. Andyboy, Nevelle e Dr. Phd. BJ todos tiveram fortes recordes de 4-2, completando os melhores desempenhos dos Spheals.


Jogos Em Destaque

SS AG - Skarph vs Fc

Começando as finais da série bo3, o lendário jogador de AG Skarph e o relativamente novo Fc jogaram SS. Ambos levaram equipes bastante semelhantes de Kyogre + Ferrothorn e também usaram Yveltal e Necrozma-DM; contudo, o que é interessante são as duas vagas restantes em cada equipe e como cada jogador decidiu usá-las. Skarph negligenciou o uso de Eternatus e, em vez disso, usou o espaço para criar um core de spam Fairy com Xerneas e Zacian-C; se ele conseguisse sobrecarregar os três Steel-types de Fc com um, o outro estaria pronto para vencer. Fc, por outro lado, optou por Eternatus e Calyrex-S, dando-lhe mais longevidade e um poderoso wallbreaker. O jogo começou simplesmente com os dois jogadores a jogar agressivamente. Fc liderou com Kyogre, esperando conseguir alguns KOs fáceis vendo a falta de Eternatus de Skarph, ao qual Skarph troca para Ferrothorn, mas ao ver que levava um 2HKO de Choice Specs Kyogre, decidiu usar Dynamax defensivamente em Ferrothorn cedo no jogo e reivindicou o Kyogre de Fc com um critical hit no turno 2. Skarph não tirou o pé do acelerador e continuou a jogar de forma muito agressiva, aproveitando ao máximo o seu golpe de sorte. Eventualmente, colocou Xerneas contra o Ferrothorn de Fc, contra o qual Fc tem que ser cauteloso com um set de Geomancy, que normalmente carrega Substitute e faz setup em Ferrothorn. Ficando sem opções, Fc optou por deixar o seu Ferrothorn no campo de batalha e deixar Xerneas fazer setup de Substitute e usar Geomancy. Eventualmente, o Ferrothorn de Fc caiu, mas o Xerneas de Skarph foi imensamente desgastado por ter sido obrigado a fazer setup de Substitute várias vezes e agora está em perigo de sofrer revenge kill por qualquer move de prioridade. Em vez disso, Fc opta por fazê-lo com Choice Scarf Calyrex-S, apenas para ser forçado a sair no próximo turno por Yveltal. Em resposta, Fc envia seu próprio Yveltal, enquanto Skarph faz pivot para o seu Zacian-C, forçando Necrozma-DM a entrar e derrubando-o com Crunch após o desgaste de Spikes e Behemoth Blade. Sem mais Pokémon a fazer-lhe wall, Zacian-C está em uma posição fantástica para vencer; contudo, encontra-se com pouco HP e Fc tinha Calyrex-S para forçá-lo a sair. Mais alguns turnos se passaram e, notavelmente, Skarph sacrifica o seu Ferrothorn para Yveltal entrar em segurança e remover os entry hazards no campo e usar U-turn de volta para trazer Zacian-C, forçando um KO em Yveltal de Fc. Com Fc trazendo seu Calyrex-S, Skarph vai para seu Kyogre, revelando um set com bulk com Leftovers e Rest e, aproveitando-se disto, Fc traz o seu Eternatus para o campo de batalha e revela Cosmic Power, podendo potencialmente vencer o jogo. Enquanto ele está fazendo setup de Cosmic Power, Skarph aproveita os turnos livres para trocar para o seu Necrozma-DM e provocar paralysis a Eternatus para depois trocar para Zacian-C e revelar Rest e Sleep Talk, sendo capaz de pressionar Eternatus; no entanto, como Eternatus estava segurando Rocky Helmet, Zacian-C rapidamente se desgastaria. Eventualmente, Kyogre e Eternatus entram em um impasse e, enquanto Eternatus eventualmente sai por cima e nocauteia o Kyogre, o Thunder Wave anterior permite que Necrozma-DM e Zacian-C se recuperem com segurança contra Eternatus. Fc faz uma jogada agressiva e vai para seu Calyrex-S enquanto Zacian-C usa Rest, indo para um Dynamax sweep; contudo, é incapaz de nocautear Yveltal e Skarph leva a vitória.

USM AG - Dockiva~~ vs cromagnet

Doze Pokémon em campo e cinco deles são Arceus; senhoras e senhores sejam bem-vindos a USM AG. Da Dockiva, vemos uma equipe mais balance; Mega Gengar é fantástico para facilitar sweepers ameaçadores, então provavelmente veremos um Necrozma-DM ofensivo e Arceus ofensivo, enquanto cromagnet carrega um bom e antigo offense. Um de seus Arceus é provavelmente Extreme Killer, mas os outros dois podem ser quase qualquer coisa. Vemos um Arceus em cada lado do campo no turno 1, o Arceus-Ground de cromagnet vai para Stealth Rock enquanto Dockiva o derruba com seu Arceus-Water. cromagnet responde com seu Xerneas, forçando o Groudon de Dockiva a entrar enquanto o oponente vai para Geomancy. No turno seguinte, Moonblast tira mais da metade do HP de Groudon, enquanto Xerneas leva phaze, com crogmagnet enviando um segundo Arceus-Ground. Dockiva volta para seu Arceus-Water enquanto cromagnet revela Calm Mind. No próximo turno, Arceus-Water tem sorte e se esquiva de Thunder, já que Arceus-Ground mal consegue aguentar um Z-Liquidation. Dockiva opta por manter Arceus-Water e sacrificar o seu Groudon, também conseguindo entrar com segurança com Gengar para remover Arceus-Ground. cromagnet envia o seu Arceus e leva 50% de Sludge Wave, mas Gengar aguenta Shadow Claw e derrota um segundo Arceus. cromagnet envia Mega Rayquaza em resposta, absorvendo um Sludge Wave enquanto faz setup com Dragon Dance antes de ir para o KO com Earthquake e revelar Life Orb. Arceus-Fairy chega e mal sobrevive o +1 Dragon Ascent, mas consegue se vingar e derrubar Mega Rayquaza. Necrozma-DM toma o lugar de Mega Rayquaza e usa Swords Dance antes de usar Ultra Burst, colocando-se em posição de vencer. Dockiva envia Yveltal, revela Choice Scarf e o nocauteia com Dark Pulse; no entanto, isso transforma Yveltal na oportunidade de setup perfeita para Xerneas, já que ele volta ao campo e vai para Geomancy. No turno seguinte, Dockiva envia Necrozma-DM; porém, sobrevivendo a um Moonblast e nocauteando Xerneas para completar um jogo muito próximo.

ORAS AG - QWILY vs Chloe

Stall em ORAS AG é muito único, usando Pokémon como Tyranitar, Skarmory e Mega Diancie para enfrentar o nível de poder insanamente alto e utilizando alguns sets interessantes para inicializar. Aqui vemos QWILY usá-lo contra Chloe, que está usando uma equipe de balance mais padrão. Os primeiros turnos são bem simples. QWILY faz scouts em Mega Rayquaza com sua Diancie enquanto ele vai para Waterfall e no turno seguinte ele vai para seu Arceus, que é do tipo Dragon, enquanto Rayquaza vai para um segundo Waterfall prevendo um ganancioso Stealth Rock de Diancie. Depois de alguns pivots, Chloe consegue colocar Arceus-Ground no campo de batalha enquanto Tyranitar vai para Stealth Rock, removendo-os imediatamente quando Mewtwo é enviado. Mewtwo causa burn em Arceus-Ground ao mesmo tempo que é desgastado por Judgement, sendo forçado a usar Recover enquanto Chloe traz de volta Arceus. QWILY envia Skarmory, prevendo Swords Dance, mas Arceus revela o seu set special de nicho e usa Hyper Voice, causando quase 50% de dano. Skarmory revela Red Card e força Arceus a sair, mas tem bastante azar pois Primal Groudon entra. Chloe usa Stealth Rock enquanto QWILY arrisca perder o seu Skarmory para um move Fire-type e usa Recover. No turno seguinte, QWILY traz Arceus-Dragon e Chloe envia Arceus outra vez; contudo, desta vez trocam um Toxic no Arceus da Chloe por cerca de metade dos HP de Arceus-Dragon. Enquanto ele traz Chansey para lidar com o Arceus special, Chloe vai para Mega Rayquaza como resposta, fazendo uma previsão inteligente e usando Waterfall enquanto ele troca para Tyranitar. QWILY entra com seu Arceus-Dragon para recuperar um pouco de HP contra Rayquaza, mas seu investimento mínimo em Speed significa que o seu Dragon é mais lento, então Rayquaza consegue outro KO. Chloe então traz Primal Groudon no Will-O-Wisp de Mewtwo, indo para Thunder Wave contra Skarmory, enquanto QWILY remove Stealth Rock quando Arceus volta. Skarmory troca para Diancie enquanto QWILY o troca para lidar com Arceus. Arceus-Ground entra para o revenge kill e acerta um critical hit em Mewtwo na switch, aproveitando a oportunidade para voltar para Primal Groudon no Recover forçado. Então, quando Mewtwo decide atacar Primal Groudon com Psystrike, Primal Groudon consegue um critical hit sortudo para nocautear Mewtwo com Precipice Blades. Quando Diancie chega para forçar a saída de Primal Groudon, Blissey de Chloe leva um Earth Power com facilidade, mas mal sobrevive a Diamond Storm e nocauteia Diancie com Seismic Toss, terminando o jogo.


Considerações Finais

Depois de um longo e difícil torneio, os Lion's Den saíram vitoriosos, derrubando os invictos Spheal Ordeal para reivindicar o título, o que foi uma vitória ainda mais impressionante pelo fato de que um terço do time não jogou uma única partida no torneio inteiro. Sua determinação e perseverança os levaram ao topo, e Skarph e pichus finalmente ganharam a redenção como managers da AGPL II.

A AGPL IV apresentou alguns jogos incríveis dos principais talentos do metagame, além de dar destaque a vários recém-chegados e às suas performances incríveis. Para ver todos os jogos deste torneio, confira a thread de replays da AGPL IV e fique atento para a AGPL V!

HTML por Ryota Mitarai.
« Artigo Anterior Artigo Seguinte »